[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
eu usava o Unifi ACLR com um roteador mikrotik aqui. A configuracao dele eu fazia todo no programa da unifi no pc, soh se mudou na linha nova, mas a principio voce nao precisa de um roteador da marca para usar ele como AC
Ha tá... sim pode ser qualquer roteador mas é necessário ter um... no meu caso comprar dois aparelhos (Roteador + AP).
É que eu queria ir comprando os aparelhos separados... comprar um roteador e colocar ele para rodar e ver onde vou precisar de outro aparelho rssss.
Começando pelo Unifi não daria certo.

Muito obrigado pela atenção e teste...
Sim o cache talvez segure um pouco as coisas... mas quer um teste simples qual meus filhos fazem a todo momento? Faz uma chamada em vídeo conferência... minhas crianças quando ligam para os avós correm a casa inteira com o celular na mão para mostrar as coisas "novas" (gato novo, brinquedo novo, cama nova, roupa nova, sapo que apareceu no jardim, etc etc etc..)... literalmente correm com o celular na mão conversando sem nem olhar na tela.
Ai quando entra em uma área de troca de radio tela do video trava e diz que está discando novamente (no caso Whatsapp)... 1-2 segundos apenas mas queria eliminar isso.

É coisa minha... mas acho chato ficar falando...tem que ficar aqui... não vai ali que cai o sinal... etc... eu quero que eles fiquem livres para ir onde quiser (dentro da cadeia da nossa casa :D).
Se eu vou trocar minha rede WiFi (hoje uso o que a operadora fornece) então que já fique tudo transparente para quem use aqui com todos as partes cobertas com WiFi.
Nesse caso específico seu, caso opte por estabelecer a ligação entre os pontos mesh via radio ao invés de cabo, seria conectar os celulares das crianças apenas na rede 2.4Ghz, que deve ser suficiente para chamadas de video via Whats, até mesmo porque o sinal de 5Ghz deve ser fraco em alguns pontos. Assim, ao menos em tese, deve trocar de estação normalmente sem cair o sinal.

Minha saga para comprar um router continua...

Eu estava dando olhada nos Unifi (em especial o U7 Pro e U6 Pro) e estava gostando muito... até vendo a possibilidade de colocar um na parede ao invés do teto.
Até assistir um vídeo deles ontem e descobrir que eles são apenas APs que precisam de uma central / roteador... e o conjunto dobra o preço :D
Fiquei até feliz que não comprei um no impulso.

E ontem fiquei triste com o vídeo do MaxDicas com o BE550 na qual mostra que o 6Ghz e MLO são redes separadas mesmo com o opção de smart connect ligada... o que já foge do que eu quero... eu quero um único SSID na qual o router e cliente decidem o que melhor usar.
Que me fez até pensar que não vale a pena ir com WiFi 7 agora se for ficar essa zona.

Agora estou até vendo roteadores Mesh triband que são WiFi6 como Huawei Mesh 7 ou Deco X75 ao invés de procurar coisas só do Deco BE65.
Queria que a ASUS lançasse os ZenWiFi aqui mas parece querer muito (até pelo Ali não é fácil comprar).

Tá osso... não tem nada que realmente me agrada... e as opções vendidas no Brasil são para acabar mesmo.

PS. Desculpa o desabafo :(
Acrescentando que os Ap da UniFi vc vai precisar também do injetor de energia… n é caro mas n vem com o AP

Comecei a rede UniFi com o Cloud Gateway Ultra pq precisava de 2 internets e fiquei impressionado com os recursos, tem muita coisa interessante que roteadores domésticos não tem… ai usei ele um tempo com o Huawei Mesh 7… depois migrei para o U7 Pro, honestamente em Wifi 6 o Hawuei achei melhor… alcance e talz

Mas em gerenciamento da rede o U7 Pro te dá muitas variáveis úteis.

Acho que valeu muito a pena e sim n foi barato

Certeza que ele funciona sem um roteador? Pq todo lugar diz que não... eu preciso de um roteador (que eles chama de Gateway na Ubiquiti) para rotear a internet para o Access Point.

Precisa sim, pois ele é um acess point... o que quis dizer é que não precisa de uma controladora específica para ele... qualquer roteador vai funcionar... aqui um uso um rodando o OpenWRT.

Nesse caso específico seu, caso opte por estabelecer a ligação entre os pontos mesh via radio ao invés de cabo, seria conectar os celulares das crianças apenas na rede 2.4Ghz, que deve ser suficiente para chamadas de video via Whats, até mesmo porque o sinal de 5Ghz deve ser fraco em alguns pontos. Assim, ao menos em tese, deve trocar de estação normalmente sem cair o sinal.
Eu estou pensando em fazer via cabo porém eu só tenho conduite para passar os cabos nos quartos e na sala (é o conduite dos cabos de TVs) o que provavelmente me ajuda a ter 100% do sinal nos quartos com um aparelho ali, mas se a parte de fora (área gourmet, piscina, garagem, afins) precisar de um ponto ficaria mais fácil sem cabo.
A não ser que eu colocasse um externo no beiral da casa com o cabo vindo pelo telhado (não é uma idéia ruim... o cabo sairia da sala pelo conduite do cabo da TV e iria pela laje até sair no telhado perto do local do roteador... ficaria uns 1-2 metros expostos apenas)... mas ai teria que ser um aparelho que suporte chuva, sol e afins.

Meus problemas hoje.
1 roteador da operadora na sala que fica do lado direito da casa...
No meu quarto, banheiro e closet do lado direto o sinal falha... dá 1-2 risco no celular mas de vez em quanto cai ai tem que esperar conectar novamente.
No jardim de inverno que fica no lado esquerdo (o mais longe do roteador) acho que não pega sinal mesmo.
Do outro lado da casa... no final da piscina, chegando perto do portão da garagem e na calçada / frente da casa o sinal falha.

O resto pega legal... sala, cozinha, escritório, os outros 2 quartos... banheiros centrais... jardim de inverno central (e antes que perguntem pq tem que pegar sinal no jadim de inverno... é que tem rede, balanço, etc... é tipo uma área de lazer aberta para relaxar do tamanho de uma quarto... então seria legal ter sinal neles).

Como são lados opostos meu medo é que mesmo colocando um aparelho no quarto e mudando o da sala para ficar mais perto possível da saída para a área gormet (hoje ele está o mais perto para o lado dos quartos rssss... dá uns 3-4 metros de diferença) ainda assim vou precisar de um aparelho para pegar até na frente da casa.
A não ser que o roteador que eu coloque tenha mais um pouco mais de alcance do que o da operadora ONT Huawei EG8145X6-10... se aumentar em 10-15% o alcance do sinal acho que com 2 eu me resolvo.

Última edição:
Eu estou pensando em fazer via cabo porém eu só tenho conduite para passar os cabos nos quartos e na sala (é o conduite dos cabos de TVs) o que provavelmente me ajuda a ter 100% do sinal nos quartos com um aparelho ali, mas se a parte de fora (área gourmet, piscina, garagem, afins) precisar de um ponto ficaria mais fácil sem cabo.
A não ser que eu colocasse um externo no beiral da casa com o cabo vindo pelo telhado (não é uma idéia ruim... o cabo sairia da sala pelo conduite do cabo da TV e iria pela laje até sair no telhado perto do local do roteador... ficaria uns 1-2 metros expostos apenas)... mas ai teria que ser um aparelho que suporte chuva, sol e afins.

Meus problemas hoje.
1 roteador da operadora na sala que fica do lado direito da casa...
No meu quarto, banheiro e closet do lado direto o sinal falha... dá 1-2 risco no celular mas de vez em quanto cai ai tem que esperar conectar novamente.
No jardim de inverno que fica no lado esquerdo (o mais longe do roteador) acho que não pega sinal mesmo.
Do outro lado da casa... no final da piscina, chegando perto do portão da garagem e na calçada / frente da casa o sinal falha.

O resto pega legal... sala, cozinha, escritório, os outros 2 quartos... banheiros centrais... jardim de inverno central (e antes que perguntem pq tem que pegar sinal no jadim de inverno... é que tem rede, balanço, etc... é tipo uma área de lazer aberta para relaxar do tamanho de uma quarto... então seria legal ter sinal neles).

Como são lados opostos meu medo é que mesmo colocando um aparelho no quarto e mudando o da sala para ficar mais perto possível da saída para a área gormet (hoje ele está o mais perto para o lado dos quartos rssss... dá uns 3-4 metros de diferença) ainda assim vou precisar de um aparelho para pegar até na frente da casa.
A não ser que o roteador que eu coloque tenha mais um pouco mais de alcance do que o da operadora ONT Huawei EG8145X6-10... se aumentar em 10-15% o alcance do sinal acho que com 2 eu me resolvo.
É sempre difícil se prever sinal de wifi, mas chutando eu diria que o AX3000T teria o dobro de alcance do roteador da operadora. Minha casa tem 380 m2, em um terreno de 600 m2, e dois AX3000T cobrem praticamente todo o terreno. A única área em que o sinal é fraco é no banheiro do quarto principal, isso porque tem um closet enorme e o espelho das pias no caminho do roteador, o que acaba bloqueando parcialmente o sinal. Da rua, do lado direito, o sinal também é fraco, pois o sinal acaba encontrando as paredes na diagonal. No resto, o sinal é plenamente funcional e não vejo necessidade de mais roteadores ou aumento de sinal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu fiz usando o xmir-patcher, foi super rápido e simples... menos de 10min de leitura e processo...
Quando eu fiz no primeiro, o xmir-patcher só funcionava com uma versão específica do firmware original do AX3000T, e era preciso fazer downgrade. Só que a interface web não aceitava. Só consegui usando uma ferramenta da Xiaomi, toda em chinês, e aí consegui fazer o downgrade do firmware e rodar o xmir-patcher. Foram muitas horas de serviço. No segundo, também tinha que fazer downgrade, mas como já sabia como foi rápido. No terceiro, já veio com o firmware que era necessário, e não foram nem 5 minutos pra instalar o Openwrt.

Última edição:
É sempre difícil se prever sinal de wifi, mas chutando eu diria que o AX3000T teria o dobro de alcance do roteador da operadora. Minha casa tem 380 m2, em um terreno de 600 m2, e dois AX3000T cobrem praticamente todo o terreno. A única área em que o sinal é fraco é no banheiro do quarto principal, isso porque tem um closet enorme e o espelho das pias no caminho do roteador, o que acaba bloqueando parcialmente o sinal. Da rua, do lado direito, o sinal também é fraco, pois o sinal acaba encontrando as paredes na diagonal. No resto, o sinal é plenamente funcional e não vejo necessidade de mais roteadores ou aumento de sinal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quando eu fiz no primeiro, o xmir-patcher só funcionava com uma versão específica do firmware original do AX3000T, e era preciso fazer downgrade. Só que a interface web não aceitava. Só consegui usando uma ferramenta da Xiaomi, toda em chinês, e aí consegui fazer o downgrade do firmware e rodar o xmir-patcher. Foram muitas horas de serviço. No segundo, também tinha que fazer downgrade, mas como já sabia como foi rápido. No terceiro, já veio com o firmware que era necessário, e não foram nem 5 minutos pra instalar o Openwrt.
Sentiu alguma diferença em relação na perca de potencia no sinal no AX3000T ao usar o OpenWRT? Ainda não cheguei a usar, mas já percebi esse tipo de coisa quando usava OpenWRT em outro roteador que não era Mediatek. Estou um tempo afastado de usar custom firmware e estou querendo voltar a me aventurar nisso, uso dual wan o firmware original é muito limitado, não tem IPV6 na wan 2, fora outras pequenos problemas bobos que acontecem, por exemplo de dar erro na discagem de pppoe as vezes, tive até que fazer um reset recentemente.

Eu tava olhando ainda na ideia de conseguir montar uma rede Unifi (cara tem muito detalhe que não acho que nem vala a pena mas como estudo de viabilidade aqui em casa estou adorando pesquisar rsss).... me deparei com o UniFi Express.

Fui procurar dicas e relatos.
E me decepcionei muito com ele... lá fora é chamado de roteador de vovós... pq é fraquíssimo... se tiver 3-4 aparelhos usando a internet por ele vai travar.
É muito limitado... talvez sirva para 1 quarto onde você tenha o celular e notebook e só.
Não aguenta gerenciar uma rede Unifi.

Porém funciona bem como AP (desliga o router e deixa ele apenas sendo uma AP para outro router melhor).

E minha surpresa maior foi quando cheguei na parte de olhar vídeo brasileiro e o MaxDicas dizendo que é um aparelho "fantástico".
Eu buguei nessa hora? kkkkkk

Seria legal eles terem esse UniFi Express em um formato maior com hardware melhor para realmente ser uma opção numa rede Unifi.
Digo isso pq ele é o único aparelho que vi que integra Central de Controle + roteador WiFi na linha Unifi... só que ele é inútil para 99% das pessoas.

Eu tava olhando ainda na ideia de conseguir montar uma rede Unifi (cara tem muito detalhe que não acho que nem vala a pena mas como estudo de viabilidade aqui em casa estou adorando pesquisar rsss).... me deparei com o UniFi Express.

E me decepcionei muito com ele... lá fora é chamado de roteador de vovós... pq é fraquíssimo... se tiver 3-4 aparelhos usando a internet por ele vai travar.
É muito limitado... talvez sirva para 1 quarto onde você tenha o celular e notebook e só.

Porém funciona bem como AP (desliga o router e deixa ele apenas sendo uma AP para outro router melhor).

E minha surpresa maior foi quando cheguei na parte de olhar vídeo brasileiro e o MaxDicas dizendo que é um aparelho "fantástico".

Seria legal eles terem esse UniFi Express em um formato maior com hardware melhor para realmente ser uma opção numa rede Unifi.
Digo isso pq ele é o único aparelho que vi que integra Central de Controle + roteador WiFi na linha Unifi... só que ele é inútil para 99% das pessoas.
A ubiquiti no começo era incrível com seu custo beneficio, depois pegou fama e deitou na cama.
Ao mesmo tempo, empresas que não eram competidores diretos da ubiquiti, estavam muito acima dela, começaram de perder terreno onde justamente os unifi brilhavam, o SOHO e ai muitos anos depois essas empresas começaram de lançar produtos ou até mesmo marcas para competir nesse mercado com um custo muito inferior ao que elas estavam acostumadas.
No final das contas, hoje a ubiquiti tem muito mais concorrência e perdeu aquele custo beneficio incrível que tinha. Tem muitas promessas que nunca se concretizam, levam anos para sair algo parecido com a promessa, ou vem pela metade, ou apenas para 2 modelos, ficou lenta e meio perdida no lançamento de novos produtos, deu uma "applezada" a lá 30 anos atras...

Eu montava meus escritórios e residências com eles, isso a uns 15 anos ou talvez mais, tive algumas frustações, primeira geração de câmeras deles foi ridículo, acho que rolou até processo contra eles, enfim as ultimas compras minhas tem sido Omada, não tem toda aquela UI bonitinha etc e tal, mas faz oq me interessa, funciona sem encher o saco, extremamente estável e é mais barato.

Youtubers brasileiros de tecnologia são piada, deve se salvar 1 ou 2, no geral é tudo patrocinado, não pode falar mal caso contrario nunca mais recebe nada da marca, enfim tudo oq eles mostram é bom e você devia comprar...

Ha tá... sim pode ser qualquer roteador mas é necessário ter um... no meu caso comprar dois aparelhos (Roteador + AP).
É que eu queria ir comprando os aparelhos separados... comprar um roteador e colocar ele para rodar e ver onde vou precisar de outro aparelho rssss.
Começando pelo Unifi não daria certo.
Vc poderia começar utilizando um Unifi (ou qualquer outro Access Point) em conjunto com o equipamento que a operadora fornece sem problema algum, não é uma opção?

É preciso analisar qualquer "dica de internet" (vale aqui pro fórum também) com subjetividade mas algo a ser considerado com qualquer equipamento deste tipo é: Localização.

Não conheço esse cara em específico mas quase nunca o ponto onde "chega a internet" é o melhor local para propagação do sinal Wi-Fi por todo o ambiente, e infelizmente a quantidade de gente que quebra o porquinho, investe pesado em roteadores "tudo em um" para deixar no mesmo lugar ruim e segue frustrada não tá no gibi, eu mesmo fiz isso algumas vezes no passado até voltar duas casas, analisar melhor o cenário e fazer algo mais racional, nunca mais me incomodei com isso.

Às vezes separar o roteador do ponto de acesso não é mero preciosismo, podendo inclusive te fazer economizar dinheiro dependendo da necessidade e do local, aqui em casa por exemplo um único Access Point consegue sozinho cobrir uma área de 3 pavimentos super bem há muitos anos, se fosse utilizar alguma solução mesh (por exemplo) precisaria de pelo menos um equipamento por andar, provavelmente gastaria mais e não ficaria melhor, isso fora o investimento na infraestrutura/cabeamento para eles e eventuais percalços relacionados à configuração pelo caminho.

Planejar uma rede não é uma ciência de foguete mas às vezes compensa gastar um pouco mais do que o previsto num primeiro momento, pode evitar dissabores e mais gastos no curto/médio prazo.

A ubiquiti no começo era incrível com seu custo beneficio, depois pegou fama e deitou na cama.
Ao mesmo tempo, empresas que não eram competidores diretos da ubiquiti, estavam muito acima dela, começaram de perder terreno onde justamente os unifi brilhavam, o SOHO e ai muitos anos depois essas empresas começaram de lançar produtos ou até mesmo marcas para competir nesse mercado com um custo muito inferior ao que elas estavam acostumadas.
No final das contas, hoje a ubiquiti tem muito mais concorrência e perdeu aquele custo beneficio incrível que tinha. Tem muitas promessas que nunca se concretizam, levam anos para sair algo parecido com a promessa, ou vem pela metade, ou apenas para 2 modelos, ficou lenta e meio perdida no lançamento de novos produtos, deu uma "applezada" a lá 30 anos atras...

Eu montava meus escritórios e residências com eles, isso a uns 15 anos ou talvez mais, tive algumas frustações, primeira geração de câmeras deles foi ridículo, acho que rolou até processo contra eles, enfim as ultimas compras minhas tem sido Omada, não tem toda aquela UI bonitinha etc e tal, mas faz oq me interessa, funciona sem encher o saco, extremamente estável e é mais barato.

Youtubers brasileiros de tecnologia são piada, deve se salvar 1 ou 2, no geral é tudo patrocinado, não pode falar mal caso contrario nunca mais recebe nada da marca, enfim tudo oq eles mostram é bom e você devia comprar...
Baita síntese, como usuário antigo dos Ubiquiti tanto no ambiente doméstico como corporativo me perdi totalmente na confusão de aparelhos e variantes dos mesmos aparelhos que eles soltaram nos últimos anos para tentar abraçar e/ou recuperar mercado em vários nichos distintos, muitos deles não precisariam existir.

Users who are viewing this thread

Voltar