[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Acho que WiFI 7 ainda é um pouco imaturo.... não só da TP-LINK.... e as chinesas do continente ainda não oferecem opções com 6Ghz.

Bem aproveitando a deixa o que você me diz do Deco BE65? Ele parece com esse BE550 mas como não tem specs corretas não posso falar.
Mas alguns sites colocam o alcance do BE65 acima do BE550.

PS. Opinião pessoal aqui... eu não curto roteadores com design ET e antenas... principalmente para sala de estar eu gosto de minimalistas em cores branco ou preto... por isso pergunto do BE65 que atende esses quesitos... o Huawei Mesh 7, ASUS XT8 ou ET8, Xiaomi BE6500 Pro, etc são roteadores que me agradam mesmo que sejam inferiores e mais caros que os irmãos ETs com antenas :D
Eu recomendaria esperar sair o BE800 da TPLINK no Brasil, ele deve sair pelo mesmo preço do Deco BE65 ou pouca coisa a mais, BE800 é 4x4 em todas as frequência, tem BE em todas as frequência, não que o deco seja ruim, por ele ser 2x2 não acho que vale tanto a compra pelo valor...

I
Acho que WiFI 7 ainda é um pouco imaturo.... não só da TP-LINK.... e as chinesas do continente ainda não oferecem opções com 6Ghz.

Bem aproveitando a deixa o que você me diz do Deco BE65? Ele parece com esse BE550 mas como não tem specs corretas não posso falar.
Mas alguns sites colocam o alcance do BE65 acima do BE550.

PS. Opinião pessoal aqui... eu não curto roteadores com design ET e antenas... principalmente para sala de estar eu gosto de minimalistas em cores branco ou preto... por isso pergunto do BE65 que atende esses quesitos... o Huawei Mesh 7, ASUS XT8 ou ET8, Xiaomi BE6500 Pro, etc são roteadores que me agradam mesmo que sejam inferiores e mais caros que os irmãos ETs com antenas :D
Isso que vc falou do Wi-Fi 7 é fato ainda é uma tecnologia imatura, acompanho os fóruns gringos sobre Ubiquiti e a linha Wifi 7 chove reclamações sobre instabilidade, muito preferindo voltar os equipamentos Wi-Fi 6

Eu tenho um U7 Pro e para mim está excelente, minha casa é pequena e térrea… mas acho o alcance do Wifi 7 6ghz ridículo o roteador no corredor com 1 parede de separação apenas o sinal já fica extremamente nulo

Eu recomendaria esperar sair o BE800 da TPLINK no Brasil, ele deve sair pelo mesmo preço do Deco BE65 ou pouca coisa a mais, BE800 é 4x4 em todas as frequência, tem BE em todas as frequência, não que o deco seja ruim, por ele ser 2x2 não acho que vale tanto a compra pelo valor...
Então é que o BE800 não é minimalista... ai acaba com a decoração do local (só se esconder ele rsss).... mas isso é coisa totalmente minha.
Eu prefiro a linha Deco da TP-LINK mesmo que seja digamos inferior.... aliás tem algum Deco 4x4 em alguma antena?

Editado - Aparentemente a partir do BE75 é 4x4 e a diferença de preço é sureal.... 1500 para 7000? Eu sei que o segundo é importando no ML mas mesmo assim.

Última edição:
Então é que o BE800 não é minimalista... ai acaba com a decoração do local (só se esconder ele rsss).... mas isso é coisa totalmente minha.
Eu prefiro a linha Deco da TP-LINK mesmo que seja digamos inferior.... aliás tem algum Deco 4x4 em alguma antena?

Editado - Aparentemente a partir do BE75 é 4x4 e a diferença de preço é sureal.... 1500 para 7000? Eu sei que o segundo é importando no ML mas mesmo assim.

Por ser novidade no Brasil, o preço dos aparelhos WIFI 7 estão salgados, o melhor a se fazer é esperar lança um bom equipamento no Brasil, o BE550 no ML tinha o valor de 3500 ~ 5000, quando lançou oficialmente no Brasil o valor desceu para 1500, então acredito que seja bom aguardar um pouco para ver como vai ficar o mercado de roteador!!

Você acredita que TP-LINK faça este lançamento no Brasil quando?

Este roteador é um tiro no pé bem dado, ele é extremamente fraco em questão de wifi, alguns sites dizem que o processador dele é "Qualcomm Network Pro 620 Quad-Core 2,2 GHz / 512MB Ram" porém não da para acreditar até alguém abrir para confirmar, esse roteador, assim como alguns WIFI7 tplink tem mais de 2 anos de existência nos EUA, e a maioria dos reviews falam que o BE550 não compensa a troca caso a pessoas tiver um WIFI6 top, justamente pelo WIFI 6ghz do BE550 funcionar corretamente apenas no mesmo cômodo em 320hz, quando a pessoa avança uma parede ele faz downgrade para 160hz no 6Ghz, baixando drasticamente a velocidade na nova frequência, o principal problema dele é a limitação de potência em todas as frequência, mesmo 2.4/5G a potência dele chega a ser mais fraco que um AX72/AX73, roteadores de anos atrás, o chamativo desse roteador é somente as portas WAN/LAN 2.5G, outra coisa é que ele não é BE na frequência 2.4Ghz, não sei se é exigir muito por um roteador de entrada, mas se quer embarcar no WIFI7, os reviews recomenda no mínimo BE800 da TPLINK, ele é 4x4 em todas as bandas, BE em todas as bandas, a potência WIFI é um pouco melhor que o BE550, mas por ser full 4x4, ele compensa, ele é o dobro do valor do BE550, se chegar aqui no Brasil deve ser uns 3K mais o menos, tem algumas pessoas vendendo ele no ML, por fim, na minha visão, ele é mais para suprir o mesh da residência em um local menos acessado!

OBSERVAÇÃO: A partir do BE800 o consumo de energia começa a ser 75W, então prepara a conta de energia!

Mano, muito obrigado pelo texto.
Você me deixou mais feliz por não ter comprado.

Na verdade o boleto venceu ontem, mas eu decidi não pagar porque estava com uma sensação de que não ia dar bom.
Eu até poderia pagar, testar e devolver, mas eu apenas senti que nem isso valeria a pena fazer.

Primeiro, encontrei só 3 reviews dele na internet. E nenhum deles realmente completo e abrangente.
Segundo, a falta de cuidado da TP Link na página deste modelo me deixou com o pé atrás, pois nos outros modelos a TP Link tem mais cuidado, especialmente nos modelos DECO.

O meu roteador atual é um Asus RT-AC86U, minha NET é 600/100. E ele é muito forte, mesmo com várias paredes, ele chega bem em ambientes a 25m de distância no 5G.
Eu sei que não preciso de outro equipamento agora, mas a vontade de modernizar é grande. Só que não estou atrás de + velocidade, e sim, de mais força no sinal para o meu estúdio... em fevereiro começarei a fazer lives.
Mas eu sei que o correto é usar cabo.

Bom, segue a busca, porém sem urgência.

Valeu de novo.

Mano, muito obrigado pelo texto.
Você me deixou mais feliz por não ter comprado.

Na verdade o boleto venceu ontem, mas eu decidi não pagar porque estava com uma sensação de que não ia dar bom.
Eu até poderia pagar, testar e devolver, mas eu apenas senti que nem isso valeria a pena fazer.

Primeiro, encontrei só 3 reviews dele na internet. E nenhum deles realmente completo e abrangente.
Segundo, a falta de cuidado da TP Link na página deste modelo me deixou com o pé atrás, pois nos outros modelos a TP Link tem mais cuidado, especialmente nos modelos DECO.

O meu roteador atual é um Asus RT-AC86U, minha NET é 600/100. E ele é muito forte, mesmo com várias paredes, ele chega bem em ambientes a 25m de distância no 5G.
Eu sei que não preciso de outro equipamento agora, mas a vontade de modernizar é grande. Só que não estou atrás de + velocidade, e sim, de mais força no sinal para o meu estúdio... em fevereiro começarei a fazer lives.
Mas eu sei que o correto é usar cabo.

Bom, segue a busca, porém sem urgência.

Valeu de novo.

Se tivesse comprado só iria se frustrar, ele tem menos potência que um AX3000 da TPLINK tanto em 2.4/5Ghz, tem os dados dele no site da FCC, eu comentei no vídeo de lançamento da TPLINK que deveria ter lançado junto o BE800, ele me ganhou só por ter SFP+, mas acredito que até final do ano já deve ter lançado aqui no Brasil, a TPLINK está investindo bastante aqui...

FCC BE550 = https://fccid.io/2AXJ4BE550
FCC BE800 = https://fccid.io/2AXJ4BE800

Se tivesse comprado só iria se frustrar, ele tem menos potência que um AX3000 da TPLINK tanto em 2.4/5Ghz, tem os dados dele no site da FCC, eu comentei no vídeo de lançamento da TPLINK que deveria ter lançado junto o BE800, ele me ganhou só por ter SFP+, mas acredito que até final do ano já deve ter lançado aqui no Brasil, a TPLINK está investindo bastante aqui...

FCC BE550 = https://fccid.io/2AXJ4BE550
FCC BE800 = https://fccid.io/2AXJ4BE800

Existe a página do BE800 no site brasileiro da TP Link, em uma mistura louca de português com inglês... Mas, se brincar já já chega ofialmente por aqui.

meu xiaomi ax3000t chegou e substitui meu tplink ex220 da operadora, a mudança foi absurda, meu celular galaxy z flip 5 tava pegando 150mb no meu quarto e com esse chegou a pegar 500mb. Além de que configurei o ipv6 e adicionei a dns do nextdns.

nem imagino quando chegar o be7000 e ligar ambos em mesh.

agora me arrependi de nao ter pego um be5000 no lugar do 3000t, mas se bem que nao tenho nenhum device wifi 7

meu xiaomi ax3000t chegou e substitui meu tplink ex220 da operadora, a mudança foi absurda, meu celular galaxy z flip 5 tava pegando 150mb no meu quarto e com esse chegou a pegar 500mb. Além de que configurei o ipv6 e adicionei a dns do nextdns.

nem imagino quando chegar o be7000 e ligar ambos em mesh.

agora me arrependi de nao ter pego um be5000 no lugar do 3000t, mas se bem que nao tenho nenhum device wifi 7
Eu queria muito um Xiaomi BE6500 Pro mas comprar um aparelho WiFi 7 sem 6Ghz e 320Mhz de band não acho viável ainda.
Se eles atualizarem para suportar WiFi 7 completo eu pego um.

Eu queria muito um Xiaomi BE6500 Pro mas comprar um aparelho WiFi 7 sem 6Ghz e 320Mhz de band não acho viável ainda.
Se eles atualizarem para suportar WiFi 7 completo eu pego um.
Na teoria, mesmo em 5Ghz e com mesma banda (ex: 80Mhz 2x2 que é o mais usual) o Wifi7 deveria ter o dobro de desempenho do que o Wifi6, justamente por causa da diferença da modulação (1024-QAM vs 4096-QAM).

Note que digo na teoria, pois na prática deve ser menor (teria que achar um teste comparando).

Mas ainda assim concordo contigo, para mim WiFi7 só faz sentido se tiver a banda de 6GHz pois está mais livre.

Por outro lado, a ANATEL quer capar a banda de 6GHz aqui no Brasil... :mad:

Esperava-se que a liberação da faixa de 6 GHz não licenciada arrecadasse trilhões de dólares até 2025. No entanto, isso não aconteceu. Para ser justo, a pandemia pode ter atrapalhado. A verdade é que sentaram a bunda em cima da faixa e não fizeram nada. E não é apenas o Brasil que está recuando na liberação da faixa de 6 GHz.

Na teoria, mesmo em 5Ghz e com mesma banda (ex: 80Mhz 2x2 que é o mais usual) o Wifi7 deveria ter o dobro de desempenho do que o Wifi6, justamente por causa da diferença da modulação (1024-QAM vs 4096-QAM).

Note que digo na teoria, pois na prática deve ser menor (teria que achar um teste comparando).

Mas ainda assim concordo contigo, para mim WiFi7 só faz sentido se tiver a banda de 6GHz pois está mais livre.

Eu não vejo tantos problemas assim.
6Ghz tem 1200Mhz de faixas... é possível dividir sem problemas.

Agora a causa da Anatel querer dividir é dos próprios provedores... eles pediram a faixa, ganharam ela e não usaram.
Oras se vocês não estão usando vamos passar para quem use uai.

Se esses mesmo provedores tivessem investido na faixa e colocado aparelhos com suporte então ninguém estaria falando de dividir faixa pois já estaria consolidado no mercado.
Mas eles esperaram a água bater na bunda né.

Existe a página do BE800 no site brasileiro da TP Link, em uma mistura louca de português com inglês... Mas, se brincar já já chega ofialmente por aqui.

No Brasil será o EB810v. Ele ainda vai entrar em processo de homologação, conversando com a TP a previsão é de liberação até junho, mas vai depender da anatel.

No Brasil será o EB810v. Ele ainda vai entrar em processo de homologação, conversando com a TP a previsão é de liberação até junho, mas vai depender da anatel.
Esse é de provedor... será que não irão lançar uma versão para consumidor final?
Eu sei que não faz muita diferença para quem usa a não ser provedores mesmo mas para marketing do produto faz rssss.

Última edição:
Esse é de provedor... será que não irão lançar uma versão para consumidor final?
Eu sei que não faz muita diferença para quem usa a não ser provedores mesmo mas para marketing faz do produto faz rssss.

Eu questionei o pessoal da homologação, pedi o que tem para entrar na anatel, assim que responderem irei postar aqui.

Tenho um asus RTac68U de 1900mb
Estou querendo adicionar mais um roteador na rede mesh e colocar esse ac68U como secundário.

Fiquei entre o Ax5400 (maior velocidade) e o BE3600,ambos da asus pra usar em mesh.
O ax5400 tem 512mb de ram,enquanto o BE3600 já tem 1gb,wifi 7,porém não tem a frequência de 6Ghz (vou importar,e na china não é homologado o 6Ghz).

Qual vale mais a pena (ax5400 ou BE3600)
Os dois estão quase o mesmo preço (o ax tá 1000~1200 enquanto o BE tá R$850)

Tenho um asus RTac68U de 1900mb
Estou querendo adicionar mais um roteador na rede mesh e colocar esse ac68U como secundário.

Fiquei entre o Ax5400 (maior velocidade) e o BE3600,ambos da asus pra usar em mesh.
O ax5400 tem 512mb de ram,enquanto o BE3600 já tem 1gb,wifi 7,porém não tem a frequência de 6Ghz (vou importar,e na china não é homologado o 6Ghz).

Qual vale mais a pena (ax5400 ou BE3600)
Os dois estão quase o mesmo preço (o ax tá 1000~1200 enquanto o BE tá R$850)
Olhando as specs a diferença fora o WiFi 7 capado é que o AX5400 é 4x4 no 5Ghs enquanto o BE3600 é 2x2 no 5Ghz… 2.4Ghz é 2x2 em ambos.

Por isso o AX é mais caro.

Mais aí depende se o 4x4 faz diferença para você ou não… o seu AC68U é 3x3 em ambas bandas.

For isso tem a potência do sinal que spec nenhuma te conta.

Olá, todos bem?

Preciso de uma ajuda.

Sou do Rio de Janeiro e tenho duas internet Live Tim Fibra e Claro Net com coaxial, quero unir as duas internet em um único aparelho para gerenciar tudo e me livra no modem da tim.

Olhei algum vídeos do Tito Tec e ele comentou sobre o fórum.

Comprei o TP-Link ROTEADOR VPN GIGABIT MULTI-WAN TL-ER7206 para gerenciar a rede as duas internet, vou colocar a fibra de tim direto nele e a outra via cabo na porta wan.

Gostaria de saber qual modulo modulo SFP eu uso para colocar a fibra direto neste aparelho?

Obrigado!

Olhando as specs a diferença fora o WiFi 7 capado é que o AX5400 é 4x4 no 5Ghs enquanto o BE3600 é 2x2 no 5Ghz… 2.4Ghz é 2x2 em ambos.

Por isso o AX é mais caro.

Mais aí depende se o 4x4 faz diferença para você ou não… o seu AC68U é 3x3 em ambas bandas.

For isso tem a potência do sinal que spec nenhuma te conta.
Tava olhando só roteador novo,mas procurando achei o ax88u usado custando 1000
Coloquei o BE3600 mais pelas specs de processador e memória,mas ele parece ser capado mesmo,além disso o único dispositivo que suporta wifi 7 é o s23u,que descobri que suporta wifi 7,mas é capado via software pela Samsung...
Vou no ax82 ou ax88 que parecem ser suficientes.

Achei o AX3000 por 750 tbm

Olá, todos bem?

Preciso de uma ajuda.

Sou do Rio de Janeiro e tenho duas internet Live Tim Fibra e Claro Net com coaxial, quero unir as duas internet em um único aparelho para gerenciar tudo e me livra no modem da tim.

Olhei algum vídeos do Tito Tec e ele comentou sobre o fórum.

Comprei o TP-Link ROTEADOR VPN GIGABIT MULTI-WAN TL-ER7206 para gerenciar a rede as duas internet, vou colocar a fibra de tim direto nele e a outra via cabo na porta wan.

Gostaria de saber qual modulo modulo SFP eu uso para colocar a fibra direto neste aparelho?

Obrigado!
Se não me engano qualquer módulo que seja Gpon, mas recomendo verificar direto nesta página: https://forum.adrenaline.com.br/thr...dora-provedor.699243/page-232#post-1077238833

Uma pergunta, qual vocês escolheriam?

BE550 tplink
Ou
Be7000 Xiaomi
A pergunta deveria ser... você quer a terceira banda? Não quero dizer se você precisa mas se você quer ter no futuro porque quem tá comprando roteador WiFI 7 tá comprando pro futuro.
Essa é a grande diferença contra o Xiaomi... todos BE dela não terão a banda 6Ghz e nem o 320Mhz (é limitado a 160Mhz).
Dito isso o BE7000 é muito mais equipamento tanto em processador, RAM, antenas (todas bandas 4x4), etc.
Ele te dará melhores resultados agora.

Mas para o futuro como um roteador WiFi 7 ele é capado.

Essa é minha opinião... para uso do dia a dia eu iria de BE7000 mas entenderia que ele seria limitado em questão de WiFi 7 e teria que mudar de roteador num futuro quando os clientes começarem a tirar proveito do WiFi 7 sabe-se lá quando.

Mesmo o MLO que o pessoal diz é limitado... ele só combina a rede 2.4Ghz e 5Ghz... a rede 2.4Ghz já é lenta então nem sei se combinação aqui irá mostrar algum resultado no dia a dia (vai aumentar a banda em 10-20%?).
Enquanto o BE550 combina as 3 bandas... 2.4Ghz, 5Ghz e 6Ghz.... ai sim é mais que o dobro no dia a dia... para Mesh via WiFi (que não é recomendado fazer mas cada um tem seus motivos) acho que o BE500 se sairia melhor que o BE7000. por causa da banda exclusiva para backhaul.

Então sei lá... precisa do pessoal fazer testes práticos... e também eu acho o BE550 feio grande pra c******

@Lazaroxp eu cometi um engano na parte das bandas… aparentemente o BE7000 tem como configurar com um modo de banda tripla… 2.4Ghz, 5.2Ghz e 5.8Ghz.

Nesse caso o MLO seria elas por elas com o BE550 que faz meu comentário anterior da velocidade desnecessário…. Vou corrigir.

Editado - Não tem como corrigir essa… mas em resumo é isso combinar 2.4Ghz+5Ghz+6Ghz ou 2.4Ghz+5.2Ghz+5.8Ghz sairá elas por elas… só não vai ter mesmo o 320Mhz de largura.

Claro isso se dá pra usar esse more tri-Banda com MLO.

Galera 2 perguntas aqui:

- Podem me indicar um roteador dual-core de até R$350,00?
- Por enquanto estou meio com Acher AX53, mas ví em páginas anteriores sobre o Acher AX511, eles são equivalentes?

Respondendo a minha pergunta peguei anteontem o Archer AX53 e o bixinho tá voando aqui em casa, o TP-Link está como principal e os Twibi Giga+ estão como ponte (bridge) e está tudo funcionando direitinho, antes dava uma dor de cabeça configurar o Twibi corretamente como bridge no TP-Link oferecido pela brisanet (TP-Link AC1300 - BSN1300) e tinha momentos que ele não reconhecia na rede.

Agora o Archer AX53 está usando em média 14% da CPU / 51% da memória, preferi pegar ele porque no site diz que ele é Dual Core, diferente do AX511 que não diz absolutamente nada sobre isso.

Sobre o preço consegui pegar numa promoção no Mercado Livre por R$386,00 no menor preço do dia (já com o frete gratuito), para vocês terem uma idéia a Kalunga vende por R$511,00 (valor sobe com o frete)

Users who are viewing this thread

Voltar