[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Qual a vantagem dos 6GHz? quanto maior a frequência, menos longe vai....
Se for focar apenas em distância teríamos que ficar no 2.4Ghz limitado em 400-500Mbps. Para isso temos 5Ghz e agora 6Ghz… para aumentar a velocidade acima de 500Mbps…

E distância pode ser compensada usando extensores ou múltiplos roteadores / access points… velocidade não (não dá para aumentar velocidade colocando 2 roteadores).

Então sinceramente distância é o menor dos problemas… compra 2-3 roteador e coloca em mesh.

Como os amigos disseram há vantagens na rede 6Ghz, vou listar elas:

- Canais 6Ghz funcionam sem interferências (é útil para quem mora em condômino / prédio onde se tem dezenas de WiFi no 2.4Ghz / 5Ghz que interferem no seu próprio WiFi).
- 6Ghz tem o dobro de banda do 5Ghz… 320Mhz vs 160Mhz… mais velocidade e menos congestionamento.
- WiFi 7 sem 6Ghz só combina duas bandas (2.4Ghz + 5Ghz) enquanto com 6Ghz combina três bandas (2.4Ghz + 5Ghz + 6Ghz).

Somando tudo isso vem minha opinião… se eu vou gastar mais grana para comprar um WiFi 7 para durar muitos anos… pq eu deveria aceitar algo capado?

Se for assim melhor ficar com os AXs (WiFi6) da vida que vou economizar muito.

PS. É o mesmo sentido do WiFI 6E (que introduz o 6Ghz)… qual o sentido de pagar mais caro por um roteador WiFI 6E se o mesmo não tiver 6Ghz?

Última edição:
Se for focar apenas em distância teríamos que ficar no 2.4Ghz limitado em 400-500Mbps. Para isso temos 5Ghz e agora 6Ghz… para aumentar a velocidade acima de 500Mbps…

E distância pode ser compensada usando extensores ou múltiplos roteadores / access points… velocidade não (não dá para aumentar velocidade colocando 2 roteadores).

Então sinceramente distância é o menor dos problemas… compra 2-3 roteador e coloca em mesh.

Como os amigos disseram há vantagens na rede 6Ghz, vou listar elas:

- Canais 6Ghz funcionam sem interferências (é útil para quem mora em condômino / prédio onde se tem dezenas de WiFi no 2.4Ghz / 5Ghz que interferem no seu próprio WiFi).
- 6Ghz tem o dobro de banda do 5Ghz… 320Mhz vs 160Mhz… mais velocidade e menos congestionamento.
- WiFi 7 sem 6Ghz só combina duas bandas (2.4Ghz + 5Ghz) enquanto com 6Ghz combina três bandas (2.4Ghz + 5Ghz + 6Ghz).

Somando tudo isso vem minha opinião… se eu vou gastar mais grana para comprar um WiFi 7 para durar muitos anos… pq eu deveria aceitar algo capado?

Se for assim melhor ficar com os AXs (WiFi6) da vida que vou economizar muito.

PS. É o mesmo sentido do WiFI 6E (que introduz o 6Ghz)… qual o sentido de pagar mais caro por um roteador WiFI 6E se o mesmo não tiver 6Ghz?
Entendi... é realmente tem benefícios, mas vejo mais para casos muito específicos... o AX atende bem 1GB e sabemos que mesmo com o 6Ghz, para alguns dispositivos, ainda teremos que usar o cabo de rede...

Tem que ver se vale a pena pagar o preço da inovação ou trocar daqui a 5 anos, quando a tecnologia já estará barata... acho que se economiza no longo prazo e não se perde de forma significativa em performance.

Poxa estou batendo cabeça pra melhorar o alcance do Wifi de casa, peguei o EX511 achando que seria a solução e não resolveu, agora com o Deco X50 Outdoor tambem não está rolando oque eu preciso.

O Deco leva o sinal e passa por 4 paredes e chega excelente no meu quintal que fica a 20 metros da sala, mas ele na janela aberta na sala com tempo bom ele não vai a 80 metros, chega a uns 65 metros com sinal já bem fraco, 5 metros depois ja era.

A outra unidade eu levei via cabo para um imovel que serve de abrigo para os cães e fica a 30 metros do Deco principal, lá esse outro Deco fica quase proximo a janela que fica 24 horas aberta, o wifi deste Deco tem um alcance incrível porque tem varias paredes para chegar no imóvel de baixo e no fundo do terreno e o sinal é excelente, mas o Deco principal não leva o Wifi 80 metros praticamente livre de barreiras, e ja troquei ambos de lugar e não adiantou. E eu vi video dele levando Wifi no mato quase 100 metros, fiquei animado e comprei.

Esta configurado em 160Mhz

Última edição:
Poxa estou batendo cabeça pra melhorar o alcançe do Wifi de casa, peguei o EX511 achando que seria a solução e não resolveu, agora com o Deco X50 Outdoor tambem não está rolando oque eu preciso.

O Deco leva o sinal e passa por 4 paredes e chega excelente no meu quintal que fica a 20 metros da sala, mas ele na janela aberta na sala com tempo bom ele não vai a 80 metros, chega a uns 65 metros com sinal já bem fraco, 5 metros depois ja era.

A outra unidade eu levei via cabo para um imovel que serve de abrigo para os cães e fica a 30 metros do Deco principal, lá esse outro Deco fica quase proximo a janela que fica 24 horas aberta, o wifi deste Deco tem um alcance incrível porque tem varias paredes para chegar no imóvel de baixo e no fundo do terreno e o sinal é excelente, mas o Deco principal não leva o Wifi 80 metros praticamente livre de barreiras, e ja troquei ambos de lugar e não adiantou. E eu vi video dele levando Wifi no mato quase 100 metros, fiquei animado e comprei.

Esta configurado em 160hz
160Mhz é muito mais propenso a interferencias.. nesses casos o melhor é deixar a largura mais restrita.. Alcance é inversamente proporcional à velocidade..

Prezados, preciso instalar 2 roteadores mesa em casa para vivo fibra 600mb, preciso para atender 150m2, algumas paredes e espelhos, hoje o que tem de bom custo benefício para esses Pack com 2 unidades mesh?

Poxa estou batendo cabeça pra melhorar o alcance do Wifi de casa, peguei o EX511 achando que seria a solução e não resolveu, agora com o Deco X50 Outdoor tambem não está rolando oque eu preciso.

Esta configurado em 160Mhz
Amigo não seria porque o Deco X50 Outdoor possui uma antena direcional, já o EX511 possui uma antena Omnidirecional não?. É bom também dar uma olhada na parte mais técnica de escolher canal, frequência e tudo mais para ter um desempenho ainda melhor.

23868571276823

23868559829143

Esses dois gráficos de cada tipo de antena da uma visão melhor da propagação do sinal.

O pessoal ainda tem adquirido o Tem W30E? Tá por 195 numa loja do aliexpress aqui do Brasil. Frete free.

O pessoal ainda tem adquirido o Tem W30E? Tá por 195 numa loja do aliexpress aqui do Brasil. Frete free.
Primeira vez que vejo esse roteador por aqui, mas pelo que vi nos testes, ele possui uma potencia baixa em 5GHz (~137mW) comparado a outros roteadores AX (~900mW)
Mas se a ideia é montar Mesh com diversos pontos espalhados, pode ser uma opção..

Primeira vez que vejo esse roteador por aqui, mas pelo que vi nos testes, ele possui uma potencia baixa em 5GHz (~137mW) comparado a outros roteadores AX (~900mW)
Mas se a ideia é montar Mesh com diversos pontos espalhados, pode ser uma opção..
Como encontra um modelo nesse site? Queria o tplink ex511 tplink e o unifi u6 pro e u7 pro.

O ex511 acredito que não, talvez como uma versão diferente, mas os da Unifi são vendidos lá.
Eu geralmente vou aqui...

Digito no Search Anything: Deco X50 e olhos resultados.... ele faz uma busca pelo Google no FCCID.io apenas.

Ou...

Procuro por company... na página da empresa tem todos os modelos dela homologados lá... a lista é por model number e não pelo nome comercial.
As vezes a empresas tem dois ou mais nomes (como aqui no Brasil tem vários CNPJ e razão social) então tem que procurar em todas.

Não sei se tem uma forma mais fácil ou prática.

Como encontra um modelo nesse site? Queria o tplink ex511 tplink e o unifi u6 pro e u7 pro.
Se quiser buscar na Anatel, também dá, mas é mais trabalhoso e os dados das homologações são bastante desconexos..
Mas serve para um comparativo..
Na pagina anterior eu postei os links para obter tanto o numero de homologação qto para baixar o certificado com as potencias

Alguém tem o Tenda W30E? É bom?

Estava olhando algumas opções de Mesh no mercado, e quase não se acha um que tenha 3x3 MIMO.

Muitos são voltados para 2x2 focando mais no Wi-Fi 6 até porque não precisa de muitas antenas para esse protocolo.

Porém um dos meus dispositivos é Wi-Fi 5 com 3x3 totalizando 1300mbps link de transmissão.

Ao que parece esse Huawei Mesh 7 fornece o que preciso.

IMG-2379.jpg

Rapaziada, estou trocando meu wi-fi, tenho um Xiaomi AX6000, irei vendê-lo, está zerado, na caixa com plástico ainda, quanto devo pedir?

No Mercado Livre vi que para vender pede Homologação Anatel Nº (obrigatório), como conseguir esse número ou usar outro qualquer?

Estava olhando algumas opções de Mesh no mercado, e quase não se acha um que tenha 3x3 MIMO.

Muitos são voltados para 2x2 focando mais no Wi-Fi 6 até porque não precisa de muitas antenas para esse protocolo.

Porém um dos meus dispositivos é Wi-Fi 5 com 3x3 totalizando 1300mbps link de transmissão.

Ao que parece esse Huawei Mesh 7 fornece o que preciso.

IMG-2379.jpg
Esse roteador é muito bom usava ele aqui, acabei trocando pelo UniFi, porém no seu caso não compensa trocar a placa Wi-Fi AC por uma AX ou BE?

Última edição:
Esse roteador é muito bom usava ele aqui, acabei trocando pelo UniFi, porém no seu caso não compensa trocar a placa Wi-Fi AC por uma AX ou BE?
Aproveitando se me permite perguntar...
Já teve experiência com os Deco da TP-Link? Comparando esse Huawei com o Deco XE75 ou BE65 o que você acha? Faz diferença essa falta de 4x4?

Fora isso o que me diz da UniFi? Só não achei roteadores deles aqui no Brasil.

É interna no MacBook 2017. Só 2021 pra cima que usa 802.11ax
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faz diferença essa falta de 4x4
Basicamente não tem cliente com essa quantidade de antenas. Celulares, tablet tudo opera em 2x2.

Só alguns notebooks que usa 3x3 e placas wireless específicas.

Já teve experiência com os Deco da TP-Link? Comparando esse Huawei com o Deco XE75 ou BE65 o que você acha? Faz diferença essa falta de 4x4?
Conheço os M5, são bem eficientes como a grande maioria das soluções deste tipo, desde que a conectividade entre eles seja feita por cabo, do contrário deixa um pouco a desejar.

Olhou no site? Há algumas opções -> https://br.store.ui.com/br/pt?category=all-unifi-cloud-gateways

Também uso Unifi há vários anos e zero reclamações, no roteamento tenho um Mikrotik.

Aproveitando se me permite perguntar...

Experiência com o Deco que tive foi com o M5, modelo antigo com Wi-Fi 5, então não consigo opinar sobre os modelos mais novos.

O 4x4 não faz muita diferença pois a maioria dos dispositivos é 2x2 muito difícil um 4x4, apesar que posso estar errado mas quando o roteador é 4x4 ele consegue atender 2 dispositivos 2x2 ao mesmo tempo… em redes com muito dispositivos isso pode reduzir o congestionamento.

Cara sobre o UniFi gostei pois é uma ferramenta Doméstica/Empresarial então tem muitos recursos de gestão e são bem estáveis, sobre velocidades de Wi-Fi ficou 6 por Meia dúzia

O site oficial deles é: https://br.store.ui.com/ inclusive o preço é menor que em outras lojas

É interna no MacBook 2017. Só 2021 pra cima que usa 802.11ax

Basicamente não tem cliente com essa quantidade de antenas. Celulares, tablet tudo opera em 2x2.

Só alguns notebooks que usa 3x3 e placas wireless específicas.
Ahh entendi o problema apesar que se vc pesquisar bem as vezes dá para vc pegar uma placa AX do modelo mais recente… tem que confirmar o slot… mas em todo caso tem que ser placa da Apple que n é tão em conta.

Vocês me deixaram confusos agora kkkk com as opções Mesh no homologadas no Brasil:

- Deco XE75 (WiFi 6E, tri-band, tudo 2x2, 6Ghz, 160Mhz, ~R$750 cada)
- Deco XE65 (WiTi 7, tri-band, tudo 2x2, 6Ghz, 320MHz, combina as redes, ~R1400 cada)
- Huawei Mesh 7 (WiFi 6, tri-band, 1 delas é 4x4, 160Mhz, ~R$700 cada)

Sobre o uso, configurações e funcionalidades no app qual vocês acham melhor TP-Link ou Huawei?
Sobre alcance de rede mais estável?
E a mudança entre os roteadores? Tipo eu vou sentir quando sair de um para outro, ou é transparente? Pretendo ter 2 em Mesh com cabo… ambos sites da Huawei e TP-Link dizem que não vou perceber o roaming…. Mas vai saber.

Eu estou pendendo bastante para esse Huawei agora pois parece ser melhor que o Deco XE75 em potência/alcance.

Mas facilidade de uso r opções no app é também essencial.

Última edição:
Alguém já usou o EX511 no modo AP com o nokia G-140W-H? estou sentindo ele meio fraco, o roteador fica no andar de baixo e o 5ghz fica com 2/3 pontos no notebook com wifi 6 e bate cerca de 66.70 de download e 12.28 de UP, meu plano é 1GB da Sumicity e no 2.4 fica cerca de 17.76 de download e 16.58 de upload ás vezes fica forte e chega mais que o 5ghz.

Galera 2 perguntas aqui:

- Podem me indicar um roteador dual-core de até R$350,00?
- Por enquanto estou meio com Acher AX53, mas ví em páginas anteriores sobre o Acher AX511, eles são equivalentes?

Users who are viewing this thread

Voltar