Se for focar apenas em distância teríamos que ficar no 2.4Ghz limitado em 400-500Mbps. Para isso temos 5Ghz e agora 6Ghz… para aumentar a velocidade acima de 500Mbps…Qual a vantagem dos 6GHz? quanto maior a frequência, menos longe vai....
E distância pode ser compensada usando extensores ou múltiplos roteadores / access points… velocidade não (não dá para aumentar velocidade colocando 2 roteadores).
Então sinceramente distância é o menor dos problemas… compra 2-3 roteador e coloca em mesh.
Como os amigos disseram há vantagens na rede 6Ghz, vou listar elas:
- Canais 6Ghz funcionam sem interferências (é útil para quem mora em condômino / prédio onde se tem dezenas de WiFi no 2.4Ghz / 5Ghz que interferem no seu próprio WiFi).
- 6Ghz tem o dobro de banda do 5Ghz… 320Mhz vs 160Mhz… mais velocidade e menos congestionamento.
- WiFi 7 sem 6Ghz só combina duas bandas (2.4Ghz + 5Ghz) enquanto com 6Ghz combina três bandas (2.4Ghz + 5Ghz + 6Ghz).
Somando tudo isso vem minha opinião… se eu vou gastar mais grana para comprar um WiFi 7 para durar muitos anos… pq eu deveria aceitar algo capado?
Se for assim melhor ficar com os AXs (WiFi6) da vida que vou economizar muito.
PS. É o mesmo sentido do WiFI 6E (que introduz o 6Ghz)… qual o sentido de pagar mais caro por um roteador WiFI 6E se o mesmo não tiver 6Ghz?
Última edição: