[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde pessoal. Tenho um relato e uma dúvida.

Minha internet é Claro 600/80 (down/up)
Eu tenho um Asus AC-RT86U que fica em uma sala a 13m e 3 paredes do PC. Não tem como mudar isso ou passar cabo. Chega no PC em média 280/77.

Comprei um TP LINK GX90 achando que mudaria pra melhor.
Fez piorar. No GX90 chega 190/80.

De perto e sem paredes o GX90 é só 20% mais rápido. Mas botou parede já era.

Fiquei impressionado como o GX90 perde sinal muito mais do que o Asus, afinal, são 8 antenas contra apenas 3, além de ser um AX6600 contra um AC2900.

Já solicitei a devolução com menos de um dia de testes.

Dúvidas:

1. É normal?
2. Alguém tem uma sugestão de um roteador melhor nesta situação? Eu pensei no Xiaomi AX6000 ou o novo BE7000 (também pensei no Asus RT AX88u Pro, mas custa 1,8 mil), mas agora estou até com medo de comprar.
O RT86U possui 861mW de potencia em 5GHz. O GX90 possui 616mW nessa mesma banda.
Assim, o alcance do GX90 fica mais prejudicado com maior distancia e obstaculos.
A quantidade de antenas não afeta alcance. Apenas o número de clientes simultaneos, já que o iPhone é 2x2, ele só vai usar 2 antenas das 8 do GX90

Ah entendi, então o meu deve ser esse chipset, pois é da versão v2, no caso v2.9.

@DuoLEd vc consegue verificar no firmware o quanto de ram esse roteador possui?

Por enquanto, decidi usar o EX511 como roteador principal, percebi que obtive um pequeno incremento de velocidade e estabilidade de latência ao usar ele, talvez pelo fato da onu usar SoC da mesma fabricante do switch. Deixei o ac68u como AP, pra isso ele funciona bem. Ficarei nessa configuração enquanto não compro algo mais sofisticado, como um nanopi e etc, mas isso é pra depois.peguei um ex511 no ML para completar minha rede Easymesh e está funcionando perfeitamente como roteador satélite. Único problema é que não atualiza a firmware via rede e tão pouco manualmente. Firmware atual do ex511 está de 2023 e tem duas iá de 2024. Versão 2.9 na etiqueta do meu e no site da Tp-link tem atualização disponível. Sempre retorna erro que o arquivo não é compatível e um código 4503 ou algo assim. Se alguém já passou por isso e quiser compartilhar, agradeço.

Ah entendi, então o meu deve ser esse chipset, pois é da versão v2, no caso v2.9.

@DuoLEd vc consegue verificar no firmware o quanto de ram esse roteador possui?

Por enquanto, decidi usar o EX511 como roteador principal, percebi que obtive um pequeno incremento de velocidade e estabilidade de latência ao usar ele, talvez pelo fato da onu usar SoC da mesma fabricante do switch. Deixei o ac68u como AP, pra isso ele funciona bem. Ficarei nessa configuração enquanto não compro algo mais sofisticado, como um nanopi e etc, mas isso é pra depois.
Olá, peguei um ex511 no ML para completar minha rede Easymesh e está funcionando perfeitamente como roteador satélite. Único problema é que não atualiza a firmware via rede e tão pouco manualmente. Firmware atual do ex511 está de 2023 e tem duas iá de 2024. Versão 2.9 na etiqueta do meu e no site da Tp-link tem atualização disponível. Sempre retorna erro que o arquivo não é compatível e um código 4503 ou algo assim. Vi que você tem um com a mesma verão que o meu V2.9. Conseguiu atualizar o seu? Abraço

Olá, peguei um ex511 no ML para completar minha rede Easymesh e está funcionando perfeitamente como roteador satélite. Único problema é que não atualiza a firmware via rede e tão pouco manualmente. Firmware atual do ex511 está de 2023 e tem duas iá de 2024. Versão 2.9 na etiqueta do meu e no site da Tp-link tem atualização disponível. Sempre retorna erro que o arquivo não é compatível e um código 4503 ou algo assim. Vi que você tem um com a mesma verão que o meu V2.9. Conseguiu atualizar o seu? Abraço
Consegui, baixei a build mais recente, a 2.0_0.7.0 3.0.0_Build 240930, antes resetei as configurações para o padrão de fábrica, aí foi tranquilo a atualização, não tive problemas. O meu também é a versão v2.9, era para o seu atualizar normalmente, deve ter algo barrando, algum bug no firmware atual. Vc tentou instalar a primeira build, a 2.0_Build 230321?

Se não me engano, o meu ja veio na versão 2.0_Build 230321, talvez por isso foi mais simples o update, não sei se isso tem algo a ver, mas mesmo assim o seu deveria atualizar sem erros.

Pessoal, bom tarde.

Vocês acha que tem alguma possibilidade do Xiaomi BE6500 Pro ter um update de firmware para habilitar 6Ghz no futuro when a China decidir se faz ou sai da moita?
Eu queria realmente pegar ela mas WiFi 7 sem 6Ghz é praticamente um tiro no pé... ai compensa pegar um WiFi 6 mesmo.

Aliás um dúvida grande aqui... TP-LINK and Xiaomi ambas são Chinesas... pq uma oferece WiFi 6E/7 with 6Ghz e outra não?

O RT86U possui 861mW de potencia em 5GHz. O GX90 possui 616mW nessa mesma banda.
Assim, o alcance do GX90 fica mais prejudicado com maior distancia e obstaculos.
A quantidade de antenas não afeta alcance. Apenas o número de clientes simultaneos, já que o iPhone é 2x2, ele só vai usar 2 antenas das 8 do GX90
Olá boa tarde. Existe algum lugar específico na qual posso consultar mW dos roteadores?

Olá boa tarde. Existe algum lugar específico na qual posso consultar mW dos roteadores?
O mais fácil seria pesquisar na FCCID.IO pela homologação americana.
Mas para equipamento local é no SCH* da ANATEL (https://sistemas.anatel.gov.br/sch/) usando o numero de homologação do equipamento no BR.
Para saber o numero da homologacao da pra pesquisar o site de consulta: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/consulta-de-produtos

* não sei o motivo, mas os valores de potencia 5m 5.2GHz mostrados na homologação da Anatel me parecem fora da escala.. Normalmente eles mostram uma fração do que é mostraqdo pelo mesmo equipamento na FCC. Ex.: O X60 mostra potencia de 6mW (0.006W) em 5.2GHz 160MHz OFDM na Anatel enquanto na FCC a potencia é de 814mW..

então eu confio mais na FCC para fazer comprativos, já que normalmente os equipamentos homologados lá são os mesmos daqui desde 2020..

Mas para equipamento local é no SCH* da ANATEL (https://sistemas.anatel.gov.br/sch/) usando o numero de homologação do equipamento no BR.
Para saber o numero da homologacao da pra pesquisar o site de consulta: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/consulta-de-produtos

* não sei o motivo, mas os valores de potencia 5m 5.2GHz mostrados na homologação da Anatel me parecem fora da escala.. Normalmente eles mostram uma fração do que é mostraqdo pelo mesmo equipamento na FCC. Ex.: O X60 mostra potencia de 6mW (0.006W) em 5.2GHz 160MHz OFDM na Anatel enquanto na FCC a potencia é de 814mW..

então eu confio mais na FCC para fazer comprativos, já que normalmente os equipamentos homologados lá são os mesmos daqui desde 2020..
Joia demais amigo, muito grato pela explicação.
Já irei salvar os sites em meus favoritos e mais tarde irei fazer algumas comparações de equipamentos que eu tenho aqui e outros que tenho interesse. Abs.

Se você olhar o BE65 parece semelhante.

Na Anatel 5.150,0 a 5.250,0 (que é o 5Ghz) fica entre entre 280-480 mW.
Enquanto no FCC mostra 370 mW.

Última edição:
@blacklynx Na verdade, acho que me venderam ex511 que era da Algar, pois a rede wi-fi default do roteador está nomeado como ALGAR e não TPlink como de costume. Outra coisa que notei é que o IP para entrar via web Browser é 192.168.12.1 onde deveria ser 192.168.0.1.
Vixe @alexdau, então com certeza foi isso mesmo, então se for firmware modificado pela algar vc não conseguirá atualizar. Porque vc não vê isso com o vendedor, pedindo a troca?

Vixe @alexdau, então com certeza foi isso mesmo, então se for firmware modificado pela algar vc não conseguirá atualizar. Porque vc não vê isso com o vendedor, pedindo a troca?
Estava em viagem e só agora peguei pra desembalar e usar. Já eras, passou da data de devolução.
Estou dando uma zapeada aqui e parece que tem alguma forma de: por TFTP conseguir algo, mas nada 100% ainda. Em último caso, tenho uma gravadora de eprom aqui, arregaço as mangas e faço por força bruta mesmo😁.
Abraço

Estava em viagem e só agora peguei pra desembalar e usar. Já eras, passou da data de devolução.
Estou dando uma zapeada aqui e parece que tem alguma forma de: por TFTP conseguir algo, mas nada 100% ainda. Em último caso, tenho uma gravadora de eprom aqui, arregaço as mangas e faço por força bruta mesmo😁.
Abraço
Também tenho essa da Algar no mesmo Firmware 0.1.0 3.0.0 v607e.0 Build 231019 Rel.44413n.

Conseguiu algo para atualizar? Se conseguir via eprom vou te enviar o meu por correios :safadao:

Última edição:

MUITO obrigado pela resposta.

Pois é, na prática foi exatamente como você explicou. No mesmo ambiente o GX90 entregava uns 20% a mais do que o RT68U, mas bastava colocar uma parede ou duas entre os dois e já era, o GX90 perdia muito mais... sinal e velocidade.

Sabe informar qual seria a potência do AX88u Pro da Asus? Ele custa um rim mas ao menos eu aproveitaria para fazer mesh.

Ah, vi que você colocou uma forma de encontrar estas informações, vou tentar encontrar aqui... mas se tu souber esta informação sobre o AX88u Pro eu já agradeço antecipadamente.

Forte abraço.

Pessoal, bom tarde.

Vocês acha que tem alguma possibilidade do Xiaomi BE6500 Pro ter um update de firmware para habilitar 6Ghz no futuro when a China decidir se faz ou sai da moita?
Eu queria realmente pegar ela mas WiFi 7 sem 6Ghz é praticamente um tiro no pé... ai compensa pegar um WiFi 6 mesmo.

Aliás um dúvida grande aqui... TP-LINK and Xiaomi ambas são Chinesas... pq uma oferece WiFi 6E/7 with 6Ghz e outra não?
Acredito que não por agora.... Aparentemente as bandas de 6GHz são bloqueadas para uso "civil" na China

A TP-Link normalmente lista "versões global"....Pro uso na China, eles devem capar

Referente ao Mesh TP-LINK Deco x50 Wi-Fi 6, pretendo usar dois no ambiente.

O primeiro irei conectar no Modem da operadora que posso deixa-lo em bridge. Já o segundo ponto precisa estar interligado de fato por cabo de rede para uma melhor experiência ? Pois minha intenção inicial é fechar conexão com primeiro ponto por Wi-Fi.

Referente ao Mesh TP-LINK Deco x50 Wi-Fi 6, pretendo usar dois no ambiente.

O primeiro irei conectar no Modem da operadora que posso deixa-lo em bridge. Já o segundo ponto precisa estar interligado de fato por cabo de rede para uma melhor experiência ? Pois minha intenção inicial é fechar conexão com primeiro ponto por Wi-Fi.
Tenha em mente que vc vai usar metade da sua capacidade do Wifi para se comunicar com o primeiro ponto e a outra metade para servir o Wifi..
Por Wifi você tb estará sujeito a toda flutuação relativa a radio frequencia, perda de pacotes por interferencia, etc.
Pra resumir: Se sua experiência é de uma internet de 100mbps, só pra streaming e tiktok e vc não se importa com latência, fazer a conexão por Wifi não vai muda muito.
Agora se vc tem internet acima dos 500mbps e não quer ter "engasgos", cabo de rede sempre será melhor..

Tenha em mente que vc vai usar metade da sua capacidade do Wifi para se comunicar com o primeiro ponto e a outra metade para servir o Wifi..
Por Wifi você tb estará sujeito a toda flutuação relativa a radio frequencia, perda de pacotes por interferencia, etc.
Pra resumir: Se sua experiência é de uma internet de 100mbps, só pra streaming e tiktok e vc não se importa com latência, fazer a conexão por Wifi não vai muda muito.
Agora se vc tem internet acima dos 500mbps e não quer ter "engasgos", cabo de rede sempre será melhor..
Minha internet é de 500mbps com modem Wi-Fi 6, irei ver primeiro como ficará a rede no ambiente após a instalação.

Agora conexão entre os mesh mesmo por cabo a velocidade full no Wi-Fi de fato é só no cômodo aonde está a torre. Digo isso pois estou cancelando plano Oi FTTR de 700mbps, e por mais que o modem Huawei envia dados para o Mesh Huawei por fibra, mudou de cômodo ja cai para 350mbps conectado em 802.11ax.

Ou só se esse modem Huawei HG8141XR-10 e o Mesh Huawei k662d são fraco mesmo.

Minha internet é de 500mbps com modem Wi-Fi 6, irei ver primeiro como ficará a rede no ambiente após a instalação.

Agora conexão entre os mesh mesmo por cabo a velocidade full no Wi-Fi de fato é só no cômodo aonde está a torre. Digo isso pois estou cancelando plano Oi FTTR de 700mbps, e por mais que o modem Huawei envia dados para o Mesh Huawei por fibra, mudou de cômodo ja cai para 350mbps conectado em 802.11ax.

Ou só se esse modem Huawei HG8141XR-10 e o Mesh Huawei k662d são fraco mesmo.
Isso é algo físico de radio frequencia, todo obstaculo irá causar atenuação do sinal RF, seja ele celular, televisão, rádio AM/FM, Wifi..

Hoje tenho 1gbps de link e consigo uns 400mbps a uns 10 metros com duas paredes tanto no andar de cima quanto no de baixo por Mesh cabeado.. E tá excelente para meu uso..

Mas sim.. Se quer ter 100% da sua banda em todos os cômodos, teria que ter um ponto de Wifi Mesh cabeado em todos os cômodos..

Isso é algo físico de radio frequencia, todo obstaculo irá causar atenuação do sinal RF, seja ele celular, televisão, rádio AM/FM, Wifi..

Hoje tenho 1gbps de link e consigo uns 400mbps a uns 10 metros com duas paredes tanto no andar de cima quanto no de baixo por Mesh cabeado.. E tá excelente para meu uso..

Mas sim.. Se quer ter 100% da sua banda em todos os cômodos, teria que ter um ponto de Wifi Mesh cabeado em todos os cômodos..
Sim, só que para dispositivo móvel nem precisa de velocidade total. Prioridade mesmo é computador, TV, console que está ao lado do modem.

Mesh só é interessante se predente usar um PC ou console em um cômodo e necessita de velocidade total para download e transferência de arquivo do servidor de mídia para TV e etc.

Acredito que não por agora.... Aparentemente as bandas de 6GHz são bloqueadas para uso "civil" na China

A TP-Link normalmente lista "versões global"....Pro uso na China, eles devem capar
Mas essa é a minha confusão.
As três são empresas Chinesas então as 3 deveriam ter a mesma restrição.
Porém a TP-LINK tem modelos com 6Ghz no mundo todo enquanto a Xiaomi e a Huawei não.

No Brasil até AX fica tudo blz mas para BE acabo pensando que Xiaomi e Huawei não são opções.
Não tem Xiaomi e Huawei global?

PS. Eu achei o Xiaomi BE6500 Pro perfeito para minha sala mas sem 6Ghz não me vejo investindo nele :(

Mas essa é a minha confusão.
As três são empresas Chinesas então as 3 deveriam ter a mesma restrição.
Porém a TP-LINK tem modelos com 6Ghz no mundo todo enquanto a Xiaomi e a Huawei não.

No Brasil até AX fica tudo blz mas para BE acabo pensando que Xiaomi e Huawei não são opções.
Não tem Xiaomi e Huawei global?

PS. Eu achei o Xiaomi BE6500 Pro perfeito para minha sala mas sem 6Ghz não me vejo investindo nele :(

Qual a vantagem dos 6GHz? quanto maior a frequência, menos longe vai....

Qual a vantagem dos 6GHz? quanto maior a frequência, menos longe vai....
A largura de banda é maior.....No caso, ela vai pra 320GHz

Se não me engano, uma das coisas que o Wifi 7 faz é usar a 3 frequências em simultâneo

Na olx tem um pessoal vendendo o modem 5g intelbras gx3000 parace ser da Brisanet. Alguém sabe dizer se esses modem são bloqueados para usar com outras operadoras? vou comprar um para usar com a vivo e tenho essa dúvida

Users who are viewing this thread

Voltar