[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Galera 2 perguntas aqui:

- Por enquanto estou meio com Acher AX53, mas ví em páginas anteriores sobre o Acher AX511, eles são equivalentes?
AX53 e AX511 são praticamente o mesmo... se tiver alguma diferença em termos de hardware ainda não descobriram.
Em termos de sistema o AX511 é para provedores por isso tem acesso a rede Aginet e tem algumas configurações específicas para provedores.

Sobre recomendações eu passo... não sei nem qual comprar para minha casa :D

Pessoal boa noite, já estou perdendo a cabeça aqui em casa. Atualmente tenho CLARO 500mb, removi o roteador da empresa e conectei no meu tp-link xz000-g7.

Após isso passo para um MikroTik que faz o trabalho de roteador e passo finalmente para o meu intelbras AC 1250 Max.

A internet Wi-Fi em toda a casa está horrível. Redes 2.4GHz e 5GHz separadas e apontando para os canais menos congestionados mas ainda assim, a velocidade que, no mesmo cabo do Wi-Fi, bate 800mb se eu fizer pelo PC, simplesmente cai para 100mb quando vai para o Wi-Fi. Sei que é esperado uma queda ao comparar com um teste cabeado, mas poxa vida, era pra ser tanto assim? Não sei mais oq fazer. Tenho receio de comprar um aparelho melhor e o problema persistir.

Eu simplesmente estou embaixo do Wi-Fi e tem vídeo n o YouTube travando :(

a velocidade que, no mesmo cabo do Wi-Fi, bate 800mb se eu fizer pelo PC, simplesmente cai para 100mb quando vai para o Wi-Fi.
Se não passar de 100mbps, provavelmente é mal contato no cabo entre o Mikro e o Intelbras.
AC 2x2 num mesmo ambiente, a velocidade máxima deve ficar próxima de 500mbps

Alguém sabe me dizer se o Xiaomi AX6000 versão chinesa faz mesh com o AX3000T também versão chinesa?

Vlw!

Uma alteração na destinação da faixa de 6 GHz está causando atritos entre provedores de internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como relatou o UOL na sexta-feira (24). O imbróglio também envolve os Estados Unidos e a China, de forma indireta.

Exclusivo das redes Wi-Fi desde 2020, o espectro pode ser usado pelos equipamentos compatíveis sem a necessidade de autorização. No entanto, conselheiros da agência reguladora decidiram repartir o uso da faixa, no final de 2024, destinando aproximadamente 60% da sua capacidade para a telefonia móvel, alegando que os provedores quase não investiram nela.

Uma torre de telefone celular com um céu azul ao fundo
Se a decisão for mantida, as redes de Wi-Fi e celular vão dividir a frequência de 6 GHz. (Imagem: Unsplash)
Isso significa que a partir do leilão do 6 GHz, previsto para 2026, essa radiofrequência só poderá ser usada pelas operadoras de telefonia que vencerem o certame. O modelo de divisão do espectro adotado agora é o defendido por China e União Europeia, que vão mesclar seu uso entre Wi-Fi e celular já pensando na estreia do 6G, na próxima década.

Do outro lado estão os EUA, que utilizam toda a faixa de 6 GHz para o Wi-Fi e vinham pressionando os países do continente para adotar tal estratégia. Algumas empresas americanas também defendem o modelo, entre as quais a Meta, afirmando que seus produtos mais avançados exigem transferências de dados robustas, como as taxas oferecidas por esta frequência.

Tentativa de anular a decisão​

Com a divisão da faixa de 6 GHz entre Wi-Fi e celular feita pela Anatel, algumas entidades estão solicitando a anulação da decisão. Uma delas é a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em conjunto com representantes de prestadoras de pequeno porte.

A Abrint defende que o espectro continue destinado ao uso não licenciado, permanecendo exclusivo do Wi-Fi. Para ela, a mudança representa um retrocesso na inclusão digital, já que a rede sem fio responde por quase 90% do tráfego de internet no Brasil e é o meio mais usado nas escolas e pela população de baixa renda.

Um pedido de anulação da medida foi protocolado pela entidade junto à Anatel. Esta e outras solicitações serão analisadas pela procuradoria do órgão, que deve repassá-las ao conselho, posteriormente.

Uma alteração na destinação da faixa de 6 GHz está causando atritos entre provedores de internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como relatou o UOL na sexta-feira (24). O imbróglio também envolve os Estados Unidos e a China, de forma indireta.

Exclusivo das redes Wi-Fi desde 2020, o espectro pode ser usado pelos equipamentos compatíveis sem a necessidade de autorização. No entanto, conselheiros da agência reguladora decidiram repartir o uso da faixa, no final de 2024, destinando aproximadamente 60% da sua capacidade para a telefonia móvel, alegando que os provedores quase não investiram nela.

Uma torre de telefone celular com um céu azul ao fundo
Se a decisão for mantida, as redes de Wi-Fi e celular vão dividir a frequência de 6 GHz. (Imagem: Unsplash)
Isso significa que a partir do leilão do 6 GHz, previsto para 2026, essa radiofrequência só poderá ser usada pelas operadoras de telefonia que vencerem o certame. O modelo de divisão do espectro adotado agora é o defendido por China e União Europeia, que vão mesclar seu uso entre Wi-Fi e celular já pensando na estreia do 6G, na próxima década.

Do outro lado estão os EUA, que utilizam toda a faixa de 6 GHz para o Wi-Fi e vinham pressionando os países do continente para adotar tal estratégia. Algumas empresas americanas também defendem o modelo, entre as quais a Meta, afirmando que seus produtos mais avançados exigem transferências de dados robustas, como as taxas oferecidas por esta frequência.

Tentativa de anular a decisão​

Com a divisão da faixa de 6 GHz entre Wi-Fi e celular feita pela Anatel, algumas entidades estão solicitando a anulação da decisão. Uma delas é a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em conjunto com representantes de prestadoras de pequeno porte.

A Abrint defende que o espectro continue destinado ao uso não licenciado, permanecendo exclusivo do Wi-Fi. Para ela, a mudança representa um retrocesso na inclusão digital, já que a rede sem fio responde por quase 90% do tráfego de internet no Brasil e é o meio mais usado nas escolas e pela população de baixa renda.

Um pedido de anulação da medida foi protocolado pela entidade junto à Anatel. Esta e outras solicitações serão analisadas pela procuradoria do órgão, que deve repassá-las ao conselho, posteriormente.
Anatel fazendo 💩 e querendo capar o Wifi 7 no Brasil... :facepalm:

Colegas, tenho uma dúvida. Tenho um link de 700mb e não consigo alcançar essa velocidade pelo Wi-Fi. Eu tenho um XIAOMI AX1800 torre (discando PPPOE) e ele do nada não pegava mais o máximo por Wi-Fi. Comprei um Xiaomi BE5000 (discando PPPOE) e a mesma coisa acontece. Já mexi em tudo, até ligar o ax1800 por cabo no BE5000, mas a velocidade pelo Wi-Fi não passa dos 400mb. a única coisa que não fiz foi ligar o roteador da operadora e deixar o BE5000 em DHCP. Existe a possibilidade dos roteadores não darem conta do PPPOE em velocidades altas?

PS: não tem interferência em 5ghz aqui, testei a rede interna e os dois roteadores pegam 900mb em média. Por cabo eu consigo os 700mb em qualquer lugar que eu vá testar a conexão.

Edit: só em apenas uma situação consigo os 700mb por Wi-Fi: quando estou baixando alguma coisa na Steam. Daí consigo 780mb.

Última edição:
Colegas, tenho uma dúvida. Tenho um link de 700mb e não consigo alcançar essa velocidade pelo Wi-Fi. Eu tenho um XIAOMI AX1800 torre (discando PPPOE) e ele do nada não pegava mais o máximo por Wi-Fi. Comprei um Xiaomi BE5000 (discando PPPOE) e a mesma coisa acontece. Já mexi em tudo, até ligar o ax1800 por cabo no BE5000, mas a velocidade pelo Wi-Fi não passa dos 400mb. a única coisa que não fiz foi ligar o roteador da operadora e deixar o BE5000 em DHCP. Existe a possibilidade dos roteadores não darem conta do PPPOE em velocidades altas?

PS: não tem interferência em 5ghz aqui, testei a rede interna e os dois roteadores pegam 900mb em média. Por cabo eu consigo os 700mb em qualquer lugar que eu vá testar a conexão.

Edit: só em apenas uma situação consigo os 700mb por Wi-Fi: quando estou baixando alguma coisa na Steam. Daí consigo 780mb.
Parece para mim mais parece que seu provedor não está entregando o máximo do link na maioria dos casos que sua rede interna.

Se internamente você pega 700Mbps e fazendo download externo no Steam chega a 700Mbps então não tens errado limitando sua rede.

Apenas que seu provedor não tem um link suficiente para te fornecer os 700Mbps constantes em todos os casos.

Última edição:
Parece para mim mais parece que seu provedor não está entregando o máximo do link na maioria dos casos que sua rede interna.

Se internamente você pega 700Mbps e fazendo download externo no Steam chega a 700Mbps então não tens errado limitando sua rede.

Apenas que seu provedor não tem um link suficiente para te fornecer os 700Mbps constantes em todos os casos.
Então, por cabo qualquer teste de velocidade que eu faça eu recebo os 700mb. Somente por Wi-Fi que fica pela metade. No Wi-Fi somente na steam consigo o máximo da velocidade pelo Wi-Fi. Por isso meu questionamento sobre o PPPOE pois é a única coisa que não mexi (não mexi pq tenho que colocar o roteador da operadora e pedir pra eles liberarem o MAC dele pra conectar).

Então, por cabo qualquer teste de velocidade que eu faça eu recebo os 700mb. Somente por Wi-Fi que fica pela metade. No Wi-Fi somente na steam consigo o máximo da velocidade pelo Wi-Fi. Por isso meu questionamento sobre o PPPOE pois é a única coisa que não mexi (não mexi pq tenho que colocar o roteador da operadora e pedir pra eles liberarem o MAC dele pra conectar).
Entendo mas continua estranho para mim.

Se Steam chega a 700Mbps então o problema não seria sua rede e sim algo externo… se tivesse algum problema com a sua nem o Steam chegaria a 700Mbps… Se o problema fosse PPPOE o Steam não chegaria a 700Mbps.

A sua rede / roteador não deveria fazer distinção entre Steam e outros.

Lembre-se que não é apenas o roteador wireless quem deve suportar a velocidade, mas cada um dos dispositivos da rede também precisam ter suporte a velocidade mais elevada. Para 700mb é recomendável que os dispositivos da rede utilizem o wifi 6. Se você está fazendo os testes usando o wifi 5, certamente não vai conseguir chegar nos 700 megas.

Roteador Archer Be550 TP-Link BE9300

Como prometi, segue abaixo...

Testei rapidamente pois cheguei tarde. Fiz um vídeo rápido mostrando a configuração dele e um teste de velocidade.

Com mais tempo coloco a arquitetura interna dele. Já saliento que ele é praticamente um mini PC.

Ver anexo 136293

-Vídeo Firmware:

-Video aparelho:

-Vídeo teste de velocidade:

Obs: Sobre o teste de velocidade, comprei um Xiaomi 13 Pro que foi atualizado para wi-fi 7, mas não chegou ainda, então meu teste foi executado com meu Xiaomi 12 onde embora pegue 1.2Gbps de rede, a velocidade nunca passa de 750-800 Mega.

E ai, curtiu o roteador?
Agora já teve tempo de ter uma opinião final sobre ele.
Pode informar o que achou, sobre velocidade e principalmente potência de sinal?

[OBSERVAÇÃO 1]
Nste momento ele está R$1499 na Amazon do Brasil. Acredito que o preço está muito bom né?!

[OBSERVAÇÃO 2]
Não ficou nem 15 minutos disponível. Já acabou. Boletei um enquanto decido a compra ou não.

Abraços

Última edição:
E ai, curtiu o roteador?
Agora já teve tempo de ter uma opinião final sobre ele.
Pode informar o que achou, sobre velocidade e principalmente potência de sinal?

[OBSERVAÇÃO 1]
Nste momento ele está R$1499 na Amazon do Brasil. Acredito que o preço está muito bom né?!

[OBSERVAÇÃO 2]
Não ficou nem 15 minutos disponível. Já acabou. Boletei um enquanto decido a compra ou não.

Abraços
Tenho usado direto e em um apto de 92m2 o sinal é 100% em todo ele. O preço que tu pegou está excelente se for Brasil.

Tenho usado direto e em um apto de 92m2 o sinal é 100% em todo ele. O preço que tu pegou está excelente se for Brasil.

Sim, Amazon do Brasil, vendido pela própria TP Link.
Estou pensando em pagar o boleto. Acabou em uns 15 minutos.

Meu único medo (pois eu já me decepcionei com a potência e alcance do Archer Gx90 Ax6600, que perdeu para meu Asus RT86u) é este BE9300 ser fraco em relação ao que eu já tenho.
Estou pensando.

Valeu.

Última edição:

Meu único medo (pois eu já me decepcionei com a potência e alcance do Archer Gx90 Ax6600, que perdeu para meu Asus RT86u) é este BE9300 ser fraco em relação ao que eu já tenho.
Estou pensando.

Valeu.

Quantos metros quadrados tu precisa abranger?

Aqui em meu condomínio eu tenho o BE9300 que pega 100% de potência em todo o meu apartamento.

Na minha janela da sala eu coloquei o DECO X50 outdoor, ele pega em praticamente todo meu condomínio...

1000082782.jpg

Estou pensando.

Valeu.
Estava querendo ir no Deco BE65 que pelas specs é similar a esse BE550 só que full mesh (e mais bonito para uma sala mas isso é pessoal).
Também está aparecendo de vez em quando pela TP Link na Amazon por R$1499 em 10x (já vi duas vezes).

Não sei aqui no Brasil mas o RTINGS fez um review do que você está querendo:

Recebeu 7.8 de range e tem umas images que dá uma idéia de quanto ele alcança.
O RT86U Pro (não sei se o seu modelo exato) tem 8.0 de range e dá para comparar as imagens.

Tem até uma ferramenta de comparação direta:

Estava querendo ir no Deco BE65 que pelas specs é similar a esse BE550 só que full mesh (e mais bonito para uma sala mas isso é pessoal).
Também está aparecendo de vez em quando pela TP Link na Amazon por R$1499 em 10x (já vi duas vezes).

Não sei aqui no Brasil mas o RTINGS fez um review do que você está querendo:

Recebeu 7.8 de range e tem umas images que dá uma idéia de quanto ele alcança.
O RT86U Pro (não sei se o seu modelo exato) tem 8.0 de range e dá para comparar as imagens.

Tem até uma ferramenta de comparação direta:

Valeuuuu. Vou ver agora. Sim, meu Asus é esse mesmo, RT86U, mas ainda é AC, não é AX e nem tem na lista para comparar ahhahahaha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quantos metros quadrados tu precisa abranger?

Aqui em meu condomínio eu tenho o BE9300 que pega 100% de potência em todo o meu apartamento.

Na minha janela da sala eu coloquei o DECO X50 outdoor, ele pega em praticamente todo meu condomínio...

Ver anexo 136524

Então, minha casa tem 180m.
Mas o grande problema é que o local onde fica o modem é separado do meu escritório por 3 paredes com um banheiro no meio. Então o sinal cai bastante.
Em vou ter que fazer uma reforma em breve, passar cabo etc. Por isso fico pensando se vale a pena comprar ou não um roteador novo.

Quando vi este em um preço melhor do que os AX 6000 me pareceu uma ótima oportunidade. Mas como boletei, dá tempo de pensar com calma.

Como a compra é pela internet, tem os 7 dias para testar e se não gostar, devolver. Eu não gosto de fazer isso, mas infelizmente com a falta de lojas físicas para olhar e testar o produto, terá de ser assim.

Muito obrigado pela resposta.

Última edição:
Eu não sabia disso... então o mesmo modelo pode ter versões AC e AX...
Fica confuso mas se é assim fazer o que né rssss
Bem, apesar dos nomes dos modelos serem parecidos (linha "86" da ASUS), possuem diferenças importantes. Em resumo:
  • RT-AC86U:
    • 802.11ac (Wifi 5)
    • 2.4GHz 3x3, 5GHz 4x4
    • 1.8GHz dual-core processor
    • 256 MB Flash
    • 512 MB RAM
    • Five (5) 10/100/1000 Mbps Gigabit Ethernet ports
  • RT-AX86S:
    • 802.11ax (Wifi 6)
    • 2.4GHz 3x3, 5GHz 4x4
    • 1.8GHz dual-core processor
    • 256 MB Flash
    • 512 MB RAM
  • RT-AX86U:
    • 802.11ax (Wifi 6)
    • 2.4GHz 3x3, 5GHz 4x4
    • 1.8GHz quad-core processor
    • 256 MB Flash
    • 1 GB RAM
    • One (1) 2.5G/1Gbps multi-Gig port (configurable)
  • RT-AX86U Pro:
    • 802.11ax (Wifi 6)
    • 2.4GHz 3x3, 5GHz 4x4
    • 2.0 GHz quad-core processor
    • 256 MB Flash
    • 1 GB RAM
    • One (1) 2.5G/1Gbps multi-Gig port (configurable)
  • RT-BE86U:
    • 802.11be (Wifi 7)
    • 2.4GHz 3x3, 5GHz 4x4
    • 2.6 GHz quad-core processor
    • 256 MB Flash
    • 1 GB RAM
    • Four (4) 2.5G Ethernet ports
    • One (1) 10G Ethernet port

Última edição:
Olhando as configurações deste TP-Link Archer BE550 Router Wi-Fi 7 Tri-Band BE9300 no site da empresa, não fala a memória nem o processador.
Pior, fala "CPU de Alto Desempenho". Tá de brincadeira né. Hahahahah.

Acho que não vou pagar o boleto. Apesar de parecer tentador por 1,5 mil lules, tenho a impressão de que não vai valer a pena.
Não quero fazer mesh agora, além disso, meu Asus RT-AC86U velho de guerra entrega 500 Mbps (plano de 600 Mbps) no meu escritório, mesmo com as 3 paredes no caminho até o roteador.

Acho que se eu apenas puxar um cabo serei mais feliz.

Obrigado pelos comentários.

Bem..,.. nesses últimos dias andei pesquisando para trocar meu TP-Link Archer 7 AC1750 por um dos modelos:
Huawei be3 (em média R$ 500,00) ou Xiaomi be5000 (no aliexpress (choice), atualmente, promoções entre R$ 380,00 e R$ 500,00 com impostos).
Ambos são wifi7 com pelo menos uma porta LAN 2.5Gbps.
Meu provedor recentemente trocou o equipamento deles aqui e me sugeriram utilizar um roteador wifi 6 ou wifi7 e, se fosse wifi7, com uma porta 2.5Gbps.
Eu sempre preferi roteadores TP-Link... até olhei um da Mercusys MR90x... mas, os bons, todos de R$1000 ou mais... valor um pouco alto nesse momento.
Enfim... caso alguém tenha o Huawei ou Xiaomi da minha dúvida e puder postar algum comentário, agradeço.

Olhando as configurações deste TP-Link Archer BE550 Router Wi-Fi 7 Tri-Band BE9300 no site da empresa, não fala a memória nem o processador.
Pior, fala "CPU de Alto Desempenho". Tá de brincadeira né. Hahahahah.

Acho que não vou pagar o boleto. Apesar de parecer tentador por 1,5 mil lules, tenho a impressão de que não vai valer a pena.
Não quero fazer mesh agora, além disso, meu Asus RT-AC86U velho de guerra entrega 500 Mbps (plano de 600 Mbps) no meu escritório, mesmo com as 3 paredes no caminho até o roteador.

Acho que se eu apenas puxar um cabo serei mais feliz.

Obrigado pelos comentários.

Este roteador é um tiro no pé bem dado, ele é extremamente fraco em questão de wifi, alguns sites dizem que o processador dele é "Qualcomm Network Pro 620 Quad-Core 2,2 GHz / 512MB Ram" porém não da para acreditar até alguém abrir para confirmar, esse roteador, assim como alguns WIFI7 tplink tem mais de 2 anos de existência nos EUA, e a maioria dos reviews falam que o BE550 não compensa a troca caso a pessoas tiver um WIFI6 top, justamente pelo WIFI 6ghz do BE550 funcionar corretamente apenas no mesmo cômodo em 320hz, quando a pessoa avança uma parede ele faz downgrade para 160hz no 6Ghz, baixando drasticamente a velocidade na nova frequência, o principal problema dele é a limitação de potência em todas as frequência, mesmo 2.4/5G a potência dele chega a ser mais fraco que um AX72/AX73, roteadores de anos atrás, o chamativo desse roteador é somente as portas WAN/LAN 2.5G, outra coisa é que ele não é BE na frequência 2.4Ghz, não sei se é exigir muito por um roteador de entrada, mas se quer embarcar no WIFI7, os reviews recomenda no mínimo BE800 da TPLINK, ele é 4x4 em todas as bandas, BE em todas as bandas, a potência WIFI é um pouco melhor que o BE550, mas por ser full 4x4, ele compensa, ele é o dobro do valor do BE550, se chegar aqui no Brasil deve ser uns 3K mais o menos, tem algumas pessoas vendendo ele no ML, por fim, na minha visão, ele é mais para suprir o mesh da residência em um local menos acessado!

OBSERVAÇÃO: A partir do BE800 o consumo de energia começa a ser 75W, então prepara a conta de energia!

Última edição:
Este roteador é um tiro no pé bem dado, ele é extremamente fraco em questão de wifi, alguns sites dizem que o processador dele é "Qualcomm Network Pro 620 Quad-Core 2,2 GHz / 512MB Ram" porém não da para acreditar até alguém abrir para confirmar, esse roteador, assim como alguns WIFI7 tplink tem mais de 2 anos de existência nos EUA, e a maioria dos reviews falam que o BE550 não compensa a troca caso a pessoas tiver um WIFI6 top, justamente pelo WIFI 6ghz do BE550 funcionar corretamente apenas no mesmo cômodo em 320hz, quando a pessoa avança uma parede ele faz downgrade para 160hz no 6Ghz, baixando drasticamente a velocidade na nova frequência, o principal problema dele é a limitação de potência em todas as frequência, mesmo 2.4/5G a potência dele chega a ser mais fraco que um AX72/AX73, roteadores de anos atrás, o chamativo desse roteador é somente as portas WAN/LAN 2.5G, outra coisa é que ele não é BE na frequência 2.4Ghz, não sei se é exigir muito por um roteador de entrada, mas se quer embarcar no WIFI7, os reviews recomenda no mínimo BE800 da TPLINK, ele é 4x4 em todas as bandas, BE em todas as bandas, a potência WIFI é um pouco melhor que o BE550, mas por ser full 4x4, ele compensa, ele é o dobro do valor do BE550, se chegar aqui no Brasil deve ser uns 3K mais o menos, tem algumas pessoas vendendo ele no ML, por fim, na minha visão, ele é mais para suprir o mesh da residência em um local menos acessado!

OBSERVAÇÃO: A partir do BE800 o consumo de energia começa a ser 75W, então prepara a conta de energia!
Acho que WiFI 7 ainda é um pouco imaturo.... não só da TP-LINK.... e as chinesas do continente ainda não oferecem opções com 6Ghz.

Bem aproveitando a deixa o que você me diz do Deco BE65? Ele parece com esse BE550 mas como não tem specs corretas não posso falar.
Mas alguns sites colocam o alcance do BE65 acima do BE550.

PS. Opinião pessoal aqui... eu não curto roteadores com design ET e antenas... principalmente para sala de estar eu gosto de minimalistas em cores branco ou preto... por isso pergunto do BE65 que atende esses quesitos... o Huawei Mesh 7, ASUS XT8 ou ET8, Xiaomi BE6500 Pro, etc são roteadores que me agradam mesmo que sejam inferiores e mais caros que os irmãos ETs com antenas :D

Users who are viewing this thread

Voltar