[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Alguém sabe se as importações de roteadores da Xiaomi pelo Ali estão sendo barradas? Ou é loteria?
Oficialmente qualquer roteador sem homologação da Anatel é barrado na importação, mesmo se o importador fizer o uso da Declaração de Conformidade para Uso Próprio..
EXEMPLOS DE PRODUTOS QUE NÃO PODEM SER HOMOLOGADOS POR DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE PARA USO PRÓPRIO

Não podem ser homologados por Declaração de Conformidade, para uso do próprio importador, equipamentos que operam conectados à rede de energia elétrica, tais como, e não se limitando a:

• equipamentos para acesso a conteúdo multimídia em televisores, popularmente conhecidos como TV Box;
  • ponto de acesso sem fio / access point;
  • switch e roteador;
Como depois do Remessa Conforme a importação caiu quase pela metade, praticamente todos os pacotes estão sendo fiscalizados e qual bate um roteador, ele vai para Anatel, que barra a importação e a devolve ao remetente..

Mas ainda existem alguns poucos que tem sucesso nessas importações.. mas o que antes eram 90% de sucesso, agora deve girar em torno de 10%..

@Marco A de Avila
Os processadores que eu sei.

AX73: Broadcom BCM6750 Cortex-A7 Triple-core @ 1.5Ghz / 512MB RAM
AX72: Qualcomm IPQ5018 ARM Cortex-A53 Dual-Core @ 1Ghz / 512MB RAM
AX50: Intel (Lantiq) GRX350A3 MIPS IA Dual-Core @ 800Mhz / 256MB RAM
EX511: Dual-Core @ 1Ghz (não tenho outras informações)

AX3000XT é o Xiaomi? Se sim...

AX3000XT: MediaTek MT7981BA ARM Cortex-A53 Dual-core @ 1.3Ghz / 256MB RAM
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oficialmente qualquer roteador sem homologação da Anatel é barrado na importação, mesmo se o importador fizer o uso da Declaração de Conformidade para Uso Próprio..

Como depois do Remessa Conforme a importação caiu quase pela metade, praticamente todos os pacotes estão sendo fiscalizados e qual bate um roteador, ele vai para Anatel, que barra a importação e a devolve ao remetente..

Mas ainda existem alguns poucos que tem sucesso nessas importações.. mas o que antes eram 90% de sucesso, agora deve girar em torno de 10%..
Mas o Xiaomi AX3000XT é homologado aqui, não?

Aproveitando o ensejo, quantas unidades do Huawei vc tinha? Mais de 1? Usa o Unifi no teto?

Tenho um amigo vindo dos EUA nas próximas semanas e estou estudando a possibilidade de substituir meu Unifi AC-LR que vem trabalhando bem desde 2018 e consegue cobrir um sobrado triplex com rede 5Ghz e ótima velocidade em qualquer canto da casa, mas ele é "apenas" AC.

A ideia inicial seria U6 Pro ou U7 Pro (entre US$150 e 190, fora injetores), ainda não tenho dispositivos WiFi7 na rede e nem infraestrutura que suporte 2.5G, talvez aproveite para pegar um Cloud Gateway Max para substituir meu Mikrotik (rb750gr3) ou apenas um switch 2.5G mais pra frente uma vez que minha conexão com a internet é sub-gigabit e o MK me atende bem no dia a dia.

Outra opção seria um Omada mas já vi tantas opiniões divergentes sobre eles que tenho certo receio por não conhecer muito à fundo os modelos e nem saber quais seriam os concorrentes corretos de U6 Pro e U7 Pro em performance e alcance, como funciona a controladora (vai bem docker?) e os injetores certos/recomendados.

Lá fora encontrei EAP670 v2 e EAP673 na faixa dos US$135 e EAP683 UR por US$160, todos com especificações aparentemente bem parecidas.

(@Paulao., dá uma luz aí tb!)
Em um prédio comercial de 10 andares mais salões no térreo e 2 subsolos, eu retirei toda a infra ubiquiti, APs AC, controladora, gateway, switchs e coloquei tudo Omada APs AX, gateway e switchs.
Reparei que os equipamentos Omadas ficam com uptime muito superior, principalmente em relação aos APs ubiquiti, que por algum motivo, todos os que já tive em vários locais, ficam reiniciando de forma aleatória, atingindo uptime de menos de 6 meses. No Omada todo mundo tem uptime igualzinho, nada de reinicio aleatório. Claro que estou levando as atualizações em consideração.
Na pratica, depois que mudou ninguém nunca mais reclamou de nada, ao contrario, elogiaram que a velocidade está melhor e sinal no máximo em todo lugar. Com ubiquiti, de vez em nunca algum passante reclamava que não conseguia conectar, ou que ficava caindo a conexão, se não me falha a memoria isso era com iphones/ipads. Ah tinha também alguém fixo do prédio com um samsung velho que usava apenas pra banco, um S7 Edge se não me engano, que reclamava que a bateria ia pro espaço conectado no WiFi e agora no Omada o problema acabou.
Outra coisa que vale apena mencionar, achei a construção dos APs Omada melhor, a parte de baixo da carcaça toda em metal, abri um e tem alguns thermal pads em contato com a carcaça.

Sobre o controlador, eu estou usando físico, mas me parece não ser necessário, pode ser tudo online de graça, você deve achar essa info no site da omada tplink.

Vamos lá, boa noite!!!
Estou adquirindo um Archer 73 (US) Versão 2.0, com o firmware 1.0.2 Build 20220524. Gostaria de saber se já suporta o easymesh e se pode se fazer a atualização? Não entendi muito bem me parecer que dependendo de pais o firmware é diferente.
Agradeço!!! Alguma sugestão de um roteador bem potente também?
Grato!!!!

Vamos lá, boa noite!!!
Estou adquirindo um Archer 73 (US) Versão 2.0, com o firmware 1.0.2 Build 20220524. Gostaria de saber se já suporta o easymesh e se pode se fazer a atualização? Não entendi muito bem me parecer que dependendo de pais o firmware é diferente.
Agradeço!!! Alguma sugestão de um roteador bem potente também?
Grato!!!!
No caso do AX73 tem 3 versões o que encontrei foi isso:

V1: última versão 1.3.6 / 1.3.5 adicionou Easymesh
V2: ultima versão 1.1.1 / Acredito que sempre teve Easymesh
V2.20: não sei onde está o firmware / Acredito que sempre teve Easymesh

No caso do AX73 tem 3 versões o que encontrei foi isso:

V1: última versão 1.3.6 / 1.3.5 adicionou Easymesh
V2: ultima versão 1.1.1 / Acredito que sempre teve Easymesh
V2.20: não sei onde está o firmware / Acredito que sempre teve Easymesh
Edmarcio, grato!!!
Será que por ser a versão US 2.0 com o firmware 1.0.2, então ele tem o Onemesh e não o Easymesh, será que consigo atualizar para a versão 2.20 para a versão Easymesh em PT?
Muito obrigado!!!
Abraço.

Edmarcio, grato!!!
Será que por ser a versão US 2.0 com o firmware 1.0.2, então ele tem o Onemesh e não o Easymesh, será que consigo atualizar para a versão 2.20 para a versão Easymesh em PT?
Muito obrigado!!!
Abraço.
Não entendi muito bem acho… mas V2 é V2.20 são diferentes hardwares… não tem como um V2 virar V2.20.

Todo o caso o V2 pode ser atualizado para o firmware 1.1.1… e ele tem Easymesh… ao menos desde versão 1.1.0.

Não entendi muito bem acho… mas V2 é V2.20 são diferentes hardwares… não tem como um V2 virar V2.20.

Todo o caso o V2 pode ser atualizado para o firmware 1.1.1… e ele tem Easymesh… ao menos desde versão 1.1.0.
Edmarcio, boas.
Muito obrigado, foi esclarecedor. Realmente o firmware disponível para este roteador V2 (US) é o Archer AX73(EUA)_V2_1.1.1 Build 20241031 Data de publicação: 2025-01-06.
Obrigado!

Em um prédio comercial de 10 andares mais salões no térreo e 2 subsolos, eu retirei toda a infra ubiquiti, APs AC, controladora, gateway, switchs e coloquei tudo Omada APs AX, gateway e switchs.
Reparei que os equipamentos Omadas ficam com uptime muito superior, principalmente em relação aos APs ubiquiti, que por algum motivo, todos os que já tive em vários locais, ficam reiniciando de forma aleatória, atingindo uptime de menos de 6 meses. No Omada todo mundo tem uptime igualzinho, nada de reinicio aleatório. Claro que estou levando as atualizações em consideração.
Na pratica, depois que mudou ninguém nunca mais reclamou de nada, ao contrario, elogiaram que a velocidade está melhor e sinal no máximo em todo lugar. Com ubiquiti, de vez em nunca algum passante reclamava que não conseguia conectar, ou que ficava caindo a conexão, se não me falha a memoria isso era com iphones/ipads. Ah tinha também alguém fixo do prédio com um samsung velho que usava apenas pra banco, um S7 Edge se não me engano, que reclamava que a bateria ia pro espaço conectado no WiFi e agora no Omada o problema acabou.
Outra coisa que vale apena mencionar, achei a construção dos APs Omada melhor, a parte de baixo da carcaça toda em metal, abri um e tem alguns thermal pads em contato com a carcaça.

Sobre o controlador, eu estou usando físico, mas me parece não ser necessário, pode ser tudo online de graça, você deve achar essa info no site da omada tplink.
Bom saber disso, ia pedir indicações de APs em específico pra dar uma olhada (citei alguns no post anterior) mas acho que vou deixar esse plano em stand-by por mais um tempo.

Independentemente de marca desconfio que ia gastar sem efetivamente precisar e com alguma chance de arrumar sarna pra me coçar.

Bom saber disso, ia pedir indicações de APs em específico pra dar uma olhada (citei alguns no post anterior) mas acho que vou deixar esse plano em stand-by por mais um tempo.

Independentemente de marca desconfio que ia gastar sem efetivamente precisar e com alguma chance de arrumar sarna pra me coçar.
Eu tentei fazer orçamento com ambos Unifi e Omada para 2-3 APs... e saem mais caro (e não é pouco) que colocar 2-3 roteadores top de linha.
E isso que eu fui na dos gringos que APs eram mais baratos.
Só um AP custa o mesmo ou até mais que um roteador com as mesmas specs.

As vantagens são mais para se você tiver usando muitos APs mesmo... que ai o gerenciamento fica mais centralizado.
Porém os roteadores Mesh como Deco e Eero fazem isso de uns anos para cá com seus limites mas muito mais que uma casa precisa.

Última edição:
Eu tentei fazer orçamento com ambos Unifi e Omada para 2-3 APs... e saem mais caro (e não é pouco) que colocar 2-3 roteadores top de linha.
Roteadores "tudo em um" precisam ter maior capacidade de processamento e memória pois eles executam inúmeras outras atividades enquanto um AP basicamente apenas converte os pacotes do cabo para o Wi-Fi e vice-versa, para uma solução com vários roteadores o pessoal acaba tendo que 'capar' boa parte das funcionalidades deles configurando-os como bridge/mesh/etc para evitar Duplo-NAT e afins, superada essa parte de configuração eles certamente irão funcionar bem também.

Como você chegou nessa quantidade de Roteadores/APs? Não conheço a área que pretende cobrir e nem quais equipamentos vc já usou até aqui mas inicialmente eu também achei que precisaria de 2-3 equipamentos para cobrir o sobrado onde moro, acabei começando com apenas um AP pra ver como ia ficar e ele foi suficiente, antes disso testei vários roteadores "top de linha" (Asus, Archer, etc.) e sempre tive algum tipo de dissabor, mas volta ao que falei anteriormente: Localização dos equipamentos, suas expectativas e principalmente o uso que vc faz da rede no dia a dia.

As vantagens são mais para se você tiver usando muitos APs mesmo... que ai o gerenciamento fica mais centralizado.
Porém os roteadores Mesh como Deco e Eero fazem isso de uns anos para cá..
Neste aspecto creio que qualquer solução atual esteja bem resolvida, preferência por "A" ou "B" acaba indo do gosto pessoal ou familiaridade de cada um e na prática é algo que vc nem precisa acessar quando a rede está funcionando 100%.

Roteadores "tudo em um" precisam ter maior capacidade de processamento e memória pois eles executam inúmeras outras atividades enquanto um AP basicamente apenas converte os pacotes do cabo para o Wi-Fi e vice-versa, para uma solução com vários roteadores o pessoal acaba tendo que 'capar' boa parte das funcionalidades deles configurando-os como bridge/mesh/etc para evitar Duplo-NAT e afins, superada essa parte de configuração eles certamente irão funcionar bem também.

Como você chegou nessa quantidade de Roteadores/APs? Não conheço a área que pretende cobrir e nem quais equipamentos vc já usou até aqui mas inicialmente eu também achei que precisaria de 2-3 equipamentos para cobrir o sobrado onde moro, acabei começando com apenas um AP pra ver como ia ficar e ele foi suficiente, antes disso testei vários roteadores "top de linha" (Asus, Archer, etc.) e sempre tive algum tipo de dissabor, mas volta ao que falei anteriormente: Localização dos equipamentos, suas expectativas e principalmente o uso que vc faz da rede no dia a dia.

Neste aspecto creio que qualquer solução atual esteja bem resolvida, preferência por "A" ou "B" acaba indo do gosto pessoal ou familiaridade de cada um e na prática é algo que vc nem precisa acessar quando a rede está funcionando 100%.
Minha casa tem cerca de 300m2 porém ela é retangular... são 10m de largura por 30m de comprimento.
1 roteador só não vai dar.
Como não pensei quanto construí eu não tenho lugar pronto para eles... mas eu tenho os canos de antena de TV que hoje nem uso (ou se uso é só um cabo de antena kkkk) que estão na sala, e nos quartos... fora isso não conseguiria usar cabo para ligar eles.
A sala que seria o ponto central está +- ali nos 12m porém fica na parede direita da casa... hoje o roteador da operadora falha no meu quarto no fundo da casa ao centro então estavapensando em colocar um no quarto que fica mais perto ali do meu quarto (uns 5 metros) e está do lado oposto da sala.
E ai sobra a frente da casa que é mais aberta e o roteador da sala daria conta....
Porém eu queria ter internet na calçada (minha calçada é recuada com bancos e sombra na qual eu fico olhando minhas crianças brincarem na rua... pega internet do celular mas pq não ter WiFi ali tb) e na rua em frente da casa em si... que daria uns 20 metros que é a ideia de colocar um terceiro ponto se necessário.

Claro... primeiro vou comprar 1 e testes, depois 2 e assim por diante... mas 1 eu acho que não vai dar conta mesmo.

Não estou com pressa... estou até esperando ter mais opções no mercado rssss

PS. Acho que os roteadores dito "Mesh" como Eero, Deco e afins usam apenas 1 unidade como roteador as outras funcionam como APs apenas... só que o hardware é melhor que a maioria dos APs com exceção de APs realmente top de linha :D

Aqui no Brazil os APs são superfaturados e difícil de achar (tenta achar um Omada mais novo)... lá fora eles são realmente mais baratos ou até elas por leas com roteadores de mesmo configuração de hardware.... por exemplo ambos 2x2 em todas as bandas o EAP772 custa mais de 2mil aqui e o BE65 1500... e lá fora eles tem preços semelhantes com o EAP772 sendo até um pouco mais barato... pode ser que por ser para consumidor final a taxa do nosso governo é menor para o BE65 que para o EAP772.

Última edição:
Minha casa tem cerca de 300m2 porém ela é retangular... são 10m de largura por 30m de comprimento.
1 roteador só não vai dar.
Como não pensei quanto construí eu não tenho lugar pronto para eles... mas eu tenho os canos de antena de TV que hoje nem uso (ou se uso é só um cabo de antena kkkk) que estão na sala, e nos quartos... fora isso não conseguiria usar cabo para ligar eles.
A sala que seria o ponto central está +- ali nos 12m porém fica na parede direita da casa... hoje o roteador da operadora falha no meu quarto no fundo da casa ao centro então estavapensando em colocar um no quarto que fica mais perto ali do meu quarto (uns 5 metros) e está do lado oposto da sala.
E ai sobra a frente da casa que é mais aberta e o roteador da sala daria conta....
Porém eu queria ter internet na calçada (minha calçada é recuada com bancos e sombra na qual eu fico olhando minhas crianças brincarem na rua... pega internet do celular mas pq não ter WiFi ali tb) e na rua em frente da casa em si... que daria uns 20 metros que é a ideia de colocar um terceiro ponto se necessário.
Minha casa é um pouco menor mas há a laje entre os andares que costumam comprometer mais a propagação de sinal do que paredes/móveis/vidros/cerâmica/etc.

No meu caso o sobrado tem 3 pavimentos, coloquei esse carinha no andar intermediário num corredor:

1740686291687.png

Note a canaleta de PVC para guiar o cabo de rede entre caixa de passagem que está na parede e o teto, na época deu bastante trabalho pois ele vem lá do andar de baixo mas ficou visualmente bem discreto e nunca mais incomodou, de repente pode ser uma alternativa pra vc também.

Aqui tenho ótima cobertura em todo canto da casa, incluindo o banheiro da suíte e o lavabo que ficam nos extremos, mas também na garagem, na rua e em 2 casas vizinhas (moro em condomínio) e também no quintal nos fundos, como fica no teto sequer acumula pó e no dia a dia eu literalmente esqueço que ele está ali (desde 2018).

Claro... primeiro vou comprar 1 e testes, depois 2 e assim por diante... mas 1 eu acho que não vai dar conta mesmo.
Faz bem, no seu caso provavelmente 2 bons equipamentos bem posicionados já devem ser resolver mas só testando pra saber, e se vai precisar deixá-los baixos ou sobre móveis isso também deve ser um ponto de atenção pois basicamente qualquer coisa influencia na propagação do sinal, e obviamente estou considerando que vc vai conectar todos por cabo, seja quantos forem.

Não estou com pressa... estou até esperando ter mais opções no mercado rssss
Sua urgência em resolver eventuais problemas de conectividade é o que devia ditar a pressa, a disponibilidade dos atuais sempre varia e novidades no mercado aparecem o tempo todo.

PS. Acho que os roteadores dito "Mesh" como Eero, Deco e afins usam apenas 1 unidade como roteador as outras funcionam como APs apenas... só que o hardware é melhor que a maioria dos APs com exceção de APs realmente top de linha :D
Indiferente, meu objetivo foi só dizer pra não comparar apenas processamento ou quantidade de memória que os equipamentos tem, cada qual geralmente é adequado para seu propósito.

Aqui no Brazil os APs são superfaturados e difícil de achar... lá fora eles são realmente mais baratos ou até elas por leas com roteadores de mesmo configuração de hardware.
Acho que depende do equipamento, na olhada que dei em alguns equipamentos Ubiquiti e Omada nas lojas do BR e EUA a diferença foi bem menos absurda do que achei que seria.

Aqui no Brazil os APs são superfaturados e difícil de achar (tenta achar um Omada mais novo)... lá fora eles são realmente mais baratos ou até elas por leas com roteadores de mesmo configuração de hardware.... por exemplo ambos 2x2 em todas as bandas o EAP772 custa mais de 2mil aqui e o BE65 1500... e lá fora eles tem preços semelhantes com o EAP772 sendo até um pouco mais barato... pode ser que por ser para consumidor final a taxa do nosso governo é menor para o BE65 que para o EAP772.

Acho que depende do equipamento, na olhada que dei em alguns equipamentos Ubiquiti e Omada nas lojas do BR e EUA a diferença foi bem menos absurda do que achei que seria.

No caso da ubiquiti, depois que ela começou de vender oficialmente/diretamente aqui no BR, melhorou muito os preços e disponibilidade.
Em relação a omada, é tplink, então sempre teve no BR, ao menos os modelos mais comuns.

O que eu posso dizer em relação a modelos top ou não, por experiencia própria no meio comercial e por um colega na residência dele é o seguinte. É bem melhor ter APs simples/baratos em vários pontos da casa, do que ter os TOP de linha em poucos pontos.
Nas minhas ultimas residências eu já deixei durante a construção vários pontos espalhados pela casa inteira, utilizo eles com equipamentos que hoje me arrependo no sentido de ter sido exagerado, então em uma próxima residência ou atualização de equipamentos, vou seguir oq acabei de escrever acima.

(...) O que eu posso dizer em relação a modelos top ou não, por experiencia própria no meio comercial e por um colega na residência dele é o seguinte. É bem melhor ter APs simples/baratos em vários pontos da casa, do que ter os TOP de linha em poucos pontos (...)
É o que eu tenho no meu apto aqui (~150m2 com várias paredes de tijolos). Basicamente tenho 4 APs "genéricos" porém com excelente performance em diversos cômodos, todos cabeados (meio improvisado usando tubulação de telefone e tv a cabo já que meu apê é antigo e não tinha tubulação para Ethernet).

Uso o Redmi AX6S com um build especial do OpenWrt que fiz para os pontos de acesso, funciona muito bem. Cobertura e roaming automático em todo apê sem nenhuma configuração especial (somente usando mesmo SSID e senha e planejando os canais de cada AP para não dar overlap). Como roteador principal uso também OpenWrt num NanoPI R6S.

Certamente dá trabalho configurar tudo manualmente, instalar e atualizar os OpenWrt, etc. Mas como virou meio um hobby, acaba sendo diversão.

Apesar de nunca ter usado, entendo que os Omadas e Ubiquitis teriam um software que permitiria gerenciar todos APs e rotadores de forma centralizada. Vejo isso como vantagem para quem tem muitos APs (principalmente em ambientes empresariais).

Última edição:
A Ubitiqui acabou de lançar alguns produtos WiFi 7 interessante (eles mostraram ele na CES).

Dream Router 7: central + roteador + WiFi7 AP
Express Router 7: roteador + WiFi7 AP (diferente do anterior agora suporta mais de 4 aparelhos conectados... talvez não seja mais um roteador de vovós como é chamado lá fora :D)

A diferença aqui é que o primeiro consegue controlar câmeras IP, telefones e outros aparelhos que não sejam APs.... enquanto o Express não (ele é mais um router mesmo).
Mas ambos podem ligar APs auxiliares.
O WiFi7 deles é similar ao encontrado no AP U7 Pro.

Pelo menos é o que eu entendi... se for isso mesmo eu volto a colocar a Ubitiqui como opção para minha casa... não entrou na loja Brasileira ainda :D
Vou esperar algum tempo ainda mas me agradou esses aparelhos... ambos usam Quad-core ARM® Cortex®-A53 at 1.5 GHz. com 3GB de RAM.

Porém os roteadores Mesh como Deco e Eero fazem isso de uns anos para cá com seus limites mas muito mais que uma casa precisa.
Na verdade olhando pelo lado de segurança equipamentos empresárias te permitem um conceito mais amplo.

Por exemplo hoje estamos na era dos streamings e a volta da pirataria com TV Box, quando você pega um app pirata vc não sabe se ele está ali só fazendo o que se propõem ou se ele monitora a atividade da rede.

Com um equipamento omada, UniFi entre outros, você consegue criar uma Vlan e isolar as TV Box da sua rede de computadores e celulares por exemplo evitando um possível monitoramento.

Outra separação de rede que está tomando forma é câmeras de segurança isoladas do restante da rede para n comprometer a privacidade em caso de um comprometimento de parte da rede.

Claro que são muitos recursos que não servem de nada se a pessoa não souber configurar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Ubitiqui acabou de lançar alguns produtos WiFi 7 interessante (eles mostraram ele na CES).

Dream Router 7: central + roteador + WiFi7 AP
Express Router 7: roteador + WiFi7 AP (diferente do anterior agora suporta mais de 4 aparelhos conectados... talvez não seja mais um roteador de vovós como é chamado lá fora :D)

A diferença aqui é que o primeiro consegue controlar câmeras IP, telefones e outros aparelhos que não sejam APs.... enquanto o Express não (ele é mais um router mesmo).
Mas ambos podem ligar APs auxiliares.
O WiFi7 deles é similar ao encontrado no AP U7 Pro.

Pelo menos é o que eu entendi... se for isso mesmo eu volto a colocar a Ubitiqui como opção para minha casa... não entrou na loja Brasileira ainda :D
Vou esperar algum tempo ainda mas me agradou esses aparelhos... ambos usam Quad-core ARM® Cortex®-A53 at 1.5 GHz. com 3GB de RAM.
Vi o USG Fiber que agora conta com 2 SFP… muito legal para quem quer eliminar totalmente o modem da operadora

Última edição:
Vi o USG Fiber que agora conta com 2 SFP… muito legal para quem quer eliminar totalmente o modem da operadora
Minha dúvida aqui é se a operadora deixaria rsss.
Pelo menos aqui eles não liberam usuário e senha ou qualquer coisa que eles tenham que diz quem sou na rede dele... então vou ter que ter um aparelho ali como modem deles (que não é um problema no meu caso).

Última edição:
Minha dúvida aqui é se a operadora deixaria rsss.
Pelo menos aqui eles não liberam usuário e senha ou qualquer coisa que eles tenham que diz quem sou na rede dele
Mais trabalhoso mas não impossível, vai depender da operadora mas temos muitos cases de sucesso neste tópico, inclusive com equipamentos Ubiquiti.

então vou ter que ter um aparelho ali como modem deles (que não é um problema no meu caso).

Idem, meu HGU da Vivo está em bridge no cantinho dele há vários anos e zero incomodação em qualquer aspecto.

Com um equipamento omada, UniFi entre outros, você consegue criar uma Vlan e isolar as TV Box da sua rede de computadores e celulares por exemplo evitando um possível monitoramento.
Para empresas certamente. Porém note que os EUA não são santos. Por exemplo, vários anos atrás a NSA desviava lotes de roteadores CISCO destinados a exportção para instalar um backdoor sem a Cisco saber (fonte). Pouca gente fala disso, eu na época quando vi a notícia fiquei estupefato. Outra coisa: vc sabia que dados de estrangeiros (exemplo Brasileiros) armazenados em servidores de nuvem localizados fisicamente nos EUA (ex: datacenters do Google em solo norte-americano) *não* tem nenhum tipo de proteção? O FBI pode por exemplo pedir dados de todos estrangeiros que estejam armazenados nesses servidores sem necessidade de mandato (a lei lá só proteje os cidadãos americanos). Isso inclusive já aconteceu, com EUA "grampeando" telefones do alto escalão do governo brasileiro (fonte 1 e fonte 2). Por esse motivo por exemplo existe essa opção abaixo (1) no NextDNS.

Por isso acho meio ilusão isso que vc falou. Vc separa os dispositivos chineses numa VLAN, mas teu roteador "confiável" Made in USA pode ter um monte de backdoors mesmo assim (ou seja, absolutamente nada garante que teu equipamento Ubiquiti não tenha backdoors gerenciadas pela NSA). O próprio Windows já tem um monte de telemetria. Claro que eu confio muito mais nos EUA do que na China, mas mesmo assim nenhuma privacidade é garantida. Nem vou falar nas informações que o Google tem sobre toda a população mundial e com livre acesso para a CIA e NSA... Ou seja, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Por isso, para quem gosta de "fuçar", o OpenWrt é uma ótima opção. Além de suportar VLANs, dá para comprar hardware chinês, trocar o software por open source (aberto ao escrutínio púlbico), e aí tá tudo certo (que é o que eu faço).

(1)

Última edição:
Para empresas certamente. Porém note que os EUA não são santos. Por exemplo, vários anos atrás a NSA desviava lotes de roteadores CISCO destinados a exportção para instalar um backdoor sem a Cisco saber (fonte). Pouca gente fala disso, eu na época quando vi a notícia fiquei estupefato. Outra coisa: vc sabia que dados de estrangeiros (exemplo Brasileiros) armazenados em servidores de nuvem localizados fisicamente nos EUA (ex: datacenters do Google em solo norte-americano) *não* tem nenhum tipo de proteção? O FBI pode por exemplo pedir dados de todos estrangeiros que estejam armazenados nesses servidores necessidade de mandato (a lei lá só proteje os cidadãos americanos). Isso inclusive já aconteceu, com EUA "grampeando" telefones do alto escalão do governo brasileiro (fonte 1 e fonte 2). Por esse motivo por exemplo existe essa opção abaixo (1) no NextDNS.

Por isso acho meio ilusão isso que vc falou. Vc separa os dispositivos chineses numa VLAN, mas teu roteador "confiável" Made in USA pode ter um monte de backdoors mesmo assim (ou seja, absolutamente nada garante que teu equipamento Ubiquiti não tenha backdoors gerenciadas pela NSA). O próprio Windows já tem um monte de telemetria. Claro que eu confio muito mais nos EUA do que na China, mas mesmo assim nenhuma privacidade é garantida. Nem vou falar nas informações que o Google tem sobre toda a população mundial e com livre acesso para a CIA e NSA... Ou seja, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

Por isso, para quem gosta de "fuçar", o OpenWrt é uma ótima opção. Além de suportar VLANs, dá para comprar hardware chinês, trocar o software por open source (aberto ao escrutínio púlbico), e aí tá tudo certo (que é o que eu faço).

(1)

Cara vamos por partes…

Primeiro ponto, aonde eu escrevi isolar dispositivos “chineses” em uma rede separada?, melhor ainda aonde citei “Chineses”?

Deixei bem claro sobre aplicativos de pirataria, inclusive não especifiquei qualquer origem visto que o cenário é obscuro e não sabemos a origem, quem desenvolveu e nem o que eles fazem na rede…

Segundo ponto eu disse equipamentos empresariais, Omada, UniFi entre outros… se vc quiser um equipamento empresarial Chinês, Europeu, não precisa ser Made USA.

Sobre segurança ser uma ilusão pode ser mesmo, temos vários relatos sobre os Estados Unidos confirmados como você citou e provavelmente muitos outros países podem praticar sem que saibamos o que está acontecendo… a única solução é ser off-line… o q tecnicamente nos dias de hoje é meio impossível

Entretanto eu prefiro manter uma certa segurança quanto aos criminosos mais a baixo dessa cadeia online… quanto aos peixes grandes infelizmente não tem o que fazer

Sobre o OpenWRT é realmente uma boa pedida porém não temos garantias de nada visto que o pessoal da NSA pode estar infiltrado entre os Devs

Cara vamos por partes…

Primeiro ponto, aonde eu escrevi isolar dispositivos “chineses” em uma rede separada?, melhor ainda aonde citei “Chineses”?

Deixei bem claro sobre aplicativos de pirataria, inclusive não especifiquei qualquer origem visto que o cenário é obscuro e não sabemos a origem, quem desenvolveu e nem o que eles fazem na rede…

Segundo ponto eu disse equipamentos empresariais, Omada, UniFi entre outros… se vc quiser um equipamento empresarial Chinês, Europeu, não precisa ser Made USA.

Sobre segurança ser uma ilusão pode ser mesmo, temos vários relatos sobre os Estados Unidos confirmados como você citou e provavelmente muitos outros países podem praticar sem que saibamos o que está acontecendo… a única solução é ser off-line… o q tecnicamente nos dias de hoje é meio impossível

Entretanto eu prefiro manter uma certa segurança quanto aos criminosos mais a baixo dessa cadeia online… quanto aos peixes grandes infelizmente não tem o que fazer

Sobre o OpenWRT é realmente uma boa pedida porém não temos garantias de nada visto que o pessoal da NSA pode estar infiltrado entre os Devs

OK, de fato quando você falou "Com um equipamento omada, UniFi entre outros, você consegue criar uma Vlan e isolar as TV Box da sua rede" eu assumi que seria a prática comum de ter uma VLAN dedicada a equipamentos IOT isoladas da LAN doméstica. Essa é uma prática comum e recomendada (que eu ainda não implementei pois preciso fazer via VLAN trunk que é um pouco mais complicado) para isolamento de câmeras de segurança, tomadas e lâmpadas smart, etc, e que assim como as TV Box são a sua maioria de origem chinesa. Mas de fato vc não falou, eu que assumi.

Sobre usar qualquer dispositivo com software criado para pirataria, concordo 100%. Assim como os antigos "crackers" os mesmos com frequencia contém payloads maliciosos, o que não é diferente das TV Boxes de origem duvidosa como vc falou.

Boa noite a todos, talvez a pergunta seja meio off, estou pensando em pegar um tplink be700 no Paraguai. Alguém sabe se da rolo na alfândega devido a questão de homologação e selo Anatel?

Users who are viewing this thread

Voltar