• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória 3600 com i5 13600k tem ganho?

kirkorian

New Member
Registrado
Olá
Estou pensando em trocar um Ryzen 5 3600 por um i5 13600k com uma placa mãe z690. Estou em dúvida se vale a pena fazer isso e principalmente se tem algum ganho em comprar memórias
3600 ao invés de 3200MHz. Se o tópico caiu no lugar errado, desculpem. Obrigado.
 
Olá
Estou pensando em trocar um Ryzen 5 3600 por um i5 13600k com uma placa mãe z690. Estou em dúvida se vale a pena fazer isso e principalmente se tem algum ganho em comprar memórias
3600 ao invés de 3200MHz. Se o tópico caiu no lugar errado, desculpem. Obrigado.

Depende, qual o restante da sua configuração e qual o uso do seu pc? Eu particularmente não faria essa troca, se você tem um kit am4 eu trocaria apenas o processador por outro melhor, um ryzen 5700x3d, 5800x3d etc.

Além disso se fosse pra trocar o kit hoje já iria direto para DDR5, não acho que vale a pena gastar dinheiro com memória DDR4
 
Pensei nisso, mas pelo que andei lendo o ganho não seria tão grande pelo 5700/5800 pelo valor. E também não gostei de pensar nas ddr4 novas, mas as placas-mães ddr5 atx estão em falta e o que tem está de 700 a mais de 1000 reais a mais que a z690 que eu encontrei. Estou com bastante dúvida...
 
Eu tenho um 5800x3d com uma asus tuf x570 e 32gb ddr4 3600. Parece bobagem, mas estou indo para uma z690-a pro msi ddr4 e um i5 14600kf, justamente porque preciso dessa contagem de núcleos extras. Eu peguei a mainboard por 1000, creio que foi um bom negócio, vai suportar meus 2 ssds nvme tranquilamente com possibilidade de upgrade.

Ps. para algumas pessoas é loucura a troca, mas estou enfrentando alguns problemas para o meu trabalho de home office e um leve gargalo na 6900xt. Não fui para DDR5 por que perderia algumas features do chipset z690 que me fazem sentido, fora que teria que adquirir memórias caras.
 
Eu tenho um 5800x3d com uma asus tuf x570 e 32gb ddr4 3600. Parece bobagem, mas estou indo para uma z690-a pro msi ddr4 e um i5 14600kf, justamente porque preciso dessa contagem de núcleos extras. Eu peguei a mainboard por 1000, creio que foi um bom negócio, vai suportar meus 2 ssds nvme tranquilamente com possibilidade de upgrade.

Ps. para algumas pessoas é loucura a troca, mas estou enfrentando alguns problemas para o meu trabalho de home office e um leve gargalo na 6900xt. Não fui para DDR5 por que perderia algumas features do chipset z690 que me fazem sentido, fora que teria que adquirir memórias caras.
desculpe a curiosidade, mas em que cenário exatamente vale essa troca?
 
Eu tenho um 5800x3d com uma asus tuf x570 e 32gb ddr4 3600. Parece bobagem, mas estou indo para uma z690-a pro msi ddr4 e um i5 14600kf, justamente porque preciso dessa contagem de núcleos extras. Eu peguei a mainboard por 1000, creio que foi um bom negócio, vai suportar meus 2 ssds nvme tranquilamente com possibilidade de upgrade.

Ps. para algumas pessoas é loucura a troca, mas estou enfrentando alguns problemas para o meu trabalho de home office e um leve gargalo na 6900xt. Não fui para DDR5 por que perderia algumas features do chipset z690 que me fazem sentido, fora que teria que adquirir memórias caras.

Por isso perguntei ao OP qual o uso, porque se for pra games por exemplo, bem mais negocio pegar um 5700x3d ou 5800x3d que trocar todo o Kit, aliás se for pra games, dependendo a GPU nem vale a pena trocar pois não vai ter ganho nenhum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pensei nisso, mas pelo que andei lendo o ganho não seria tão grande pelo 5700/5800 pelo valor. E também não gostei de pensar nas ddr4 novas, mas as placas-mães ddr5 atx estão em falta e o que tem está de 700 a mais de 1000 reais a mais que a z690 que eu encontrei. Estou com bastante dúvida...

Mas ganho noq? um 5800x3d dependendo o cenário é tão bom quanto um 13600k
 
desculpe a curiosidade, mas em que cenário exatamente vale essa troca?
Mas ganho noq? um 5800x3d dependendo o cenário é tão bom quanto um 13600k
O pessoal acaba focando apenas nos jogos mas não é difícil ver o 5800x3d andando junto ou atrás de 12600 ou 13400 numa utilização mais 'profissional', por assim dizer (edição, render, compressão, criptografia, etc.), não sei se é o caso do colega mas num cenário assim a troca pode fazer sentido e conheço algumas pessoas que seguiram caminho parecido.

No caso do OP, não acho que valha a pena trocar placa mãe e nem as memórias, no máximo processador, mas sem conhecer o restante do hardware e onde o calo dói fica difícil ajudar.
 
Pensei nisso, mas pelo que andei lendo o ganho não seria tão grande pelo 5700/5800 pelo valor. E também não gostei de pensar nas ddr4 novas, mas as placas-mães ddr5 atx estão em falta e o que tem está de 700 a mais de 1000 reais a mais que a z690 que eu encontrei. Estou com bastante dúvida...

Como assim "o ganho não seria tão grande"? :wat:

M1b9CPO.png


O salto a partir do 3600 pode chegar a até 52% dependendo do cenário e do processador comparado! São até 52% pra você MANTER sua placa-mãe atual e sua memória, vulgo, custo menor! O 13600K é um bom processador, fato, mas ao meu ver NÃO COMPENSA a troca considerando o custo envolvido (tanto o de aquisição quanto o de manutenção, pois o 13600K consome bem mais energia que o 5700X3D).

Falouws :cool:
 
Eu tinha visto a comparação de cpus no site Userbenchmark, parecia que não não valia a pena. O uso principal é trabalho com edição, corte e renderização de vídeo.
 
Eu tinha visto a comparação de cpus no site Userbenchmark, parecia que não não valia a pena. O uso principal é trabalho com edição, corte e renderização de vídeo.

Esse site é polêmico, para dizer o mínimo, e não possui resultados fidedignos. Definitivamente NÃO é um site confiável para realizar pesquisas de performance...

Quanto ao processador em si, o foco dos modelos com 3D-VCache é jogos. As aplicações de trabalho até rodam bem, mas os modelos sem esse cache extra ou com mais núcleos entregam mais performance seja porque tem mais que 8 núcleos/16 threads, seja porque trabalham com um clock maior.

Como você usa um 3600, qualquer CPU que você puser aí vai te trazer ganhos significativos nos apps que você usa para trabalho, mas eu analisaria o custo envolvido entre trocar apenas a CPU AM4 para outra na mesma plataforma (5700X, 5900X ou 5950X) ou fazer a permuta da placa-mãe/CPU para Intel, mantendo as memórias. Se o custo de aquisição da Intel for mais caro, então eu ficaria com o upgrade apenas da CPU no AM4, não só pelo fato de, em tese, custar menos, como também por ser menos trabalhoso no fim das contas (o pior upgrade ou manutenção que se pode fazer em um PC é o de mexer na placa-mãe, ponto). Agora, mesmo que o upgrade da CPU seja mais simples, é necessário que sua placa-mãe tenha um VRM robusto o suficiente para aguentar a pressão de uma nova CPU, ESPECIALMENTE do 5900X em diante. Se você uma uma A320 ou B450 simples, com VRM sem qualquer dissipação passiva, talvez seja melhor pensar na migração pra Intel mesmo (ah não ser que o custo de pegar uma B550, como a MSI B550M Pro-VDH WiFi, juntamente com uma CPU AM4 melhor, custe menos).

PS: fonte é outro fator a ser considerado, pois CPUs com mais núcleos e/ou que trabalham com clocks mais elevados tendem a consumir mais energia. É fato que qualquer CPU que você colocar aí vai consumir mais energia que seu 3600 atual, mas o 13600K, nos workloads que exigirem todos os núcleos, vai consumir mais energia até mesmo que o 5900X, que possui 12 cores/24 threads (o 5950X é mais econômico por trabalhar com clocks mais baixos):

l3IW9yG.png


PS2: refrigeração também deve ser considerado aqui, especialmente pro 13600K, que basicamente exige um watercooler decente para poder entregar toda sua performance (e mesmo assim ainda é capaz de bater 100°C :eca: ).

PS3: performance do 13600K no Adobe Premier comparado com outras CPUs (lembrando que o teste foi feito com DDR5, ou seja, com DDR4 o resultado com certeza será inferior):

L6sQ1SQ.png


Ele se saiu melhor que o 5900X, com 12 cores/24 threads, mas basicamente empatou com o 5950X, que está custando R$ 2438,01 à vista na Gigantec.

Falouws :cool:
 
Quem diria que a AMD chegaria nesse nível em termos de processadores. Hoje eu nem cogitaria migrar pra um Intel, seja em qual nível ou pra qual utilidade for.

Olá
Estou pensando em trocar um Ryzen 5 3600 por um i5 13600k com uma placa mãe z690. Estou em dúvida se vale a pena fazer isso e principalmente se tem algum ganho em comprar memórias
3600 ao invés de 3200MHz. Se o tópico caiu no lugar errado, desculpem. Obrigado.

Se sua placa-mãe não for muito de entrada (tipo uma A320 da vida), vale a pena fazer upgrade só de processador, por mais cara que a linha "x3D" esteja. Fora que ainda tem a opção de comprar na China no "precinho". Intel hoje pra mim não vale a pena de forma alguma, salvo em notebooks e olhe lá.
 
Olá. Considerei o que vocês sugeriram, mas surgiu outra dúvida. Minha placa-mãe é uma MSI X470 GAMING PLUS (só por acaso, pois game não é o meu interesse), com 16 Gb DDR4 3000MHz da Corsair. Na especificação do 5700X pede 3200MHz da memória. Pelo que me lembro, a AMD é muito sensível à velocidade da memória. Será que isso não será um problema no desempenho?
 
Olá. Considerei o que vocês sugeriram, mas surgiu outra dúvida. Minha placa-mãe é uma MSI X470 GAMING PLUS (só por acaso, pois game não é o meu interesse), com 16 Gb DDR4 3000MHz da Corsair. Na especificação do 5700X pede 3200MHz da memória. Pelo que me lembro, a AMD é muito sensível à velocidade da memória. Será que isso não será um problema no desempenho?

Não é só a AMD, Intel também ganha performance com memórias mais rápidas. Entretanto, os ganhos com memórias mais rápidas e com baixa latência dependem da aplicação usada, pois algumas são mais sensíveis que outras nesse quesito, inclusive nos jogos:


Ao meu ver, até pode valer à pena fazer uma tunagem manual pra tentar ganhar algo com o que você já possui, mas trocar a memória por uma mais rápida na maioria dos casos não compensa o custo despendido. Se você já tem 2x8GB, single rank, colocar mais 2 pentes 2x8GB single rank pode incrementar a performance, mas usar 4 pentes pode exigir uma tunagem fina para garantir a estabilidade (eu, mesmo usando memórias Samsung B-Die single rank, tive que fazer isso para conseguir fazer com que meus 4 pentes funcionassem a 3600 MHz).

Falouws :cool:
 
Olá
Estou pensando em trocar um Ryzen 5 3600 por um i5 13600k com uma placa mãe z690. Estou em dúvida se vale a pena fazer isso e principalmente se tem algum ganho em comprar memórias
3600 ao invés de 3200MHz. Se o tópico caiu no lugar errado, desculpem. Obrigado.
Eita, seria uma furada da furada da furada essa troca.

Compra um 5700X3D e seja feliz.

Quanto a velocidade de memória, isso vai depender do resto do sistema, do jogo e da resolução. Quem te deu resposta certa pra isso é pq infelizmente não entende como a coisa funciona. Então a resposta é: DEPENDE.
 
+1 pra ideia da compra do processador de 3 dimensões.
Ele é menos dependente de memória RAM..

Mas... Se você que jogar a resposta é depende de sua placa mãe.

Se sua resposta é... Eu uso pra trabalho e preciso de mais cores pra ficar muito poderoso a resposta é depende da aplicação.

Softwares que usam pouca memória
mas com muita frequência dependem menos de quantidade ou frequência e mais de latência de acesso.

Se você precisa muito de memória o DDR4 não é seu lugar.

A melhor definição para qualquer CPU pra joguinho é usar 2 módulos de memória single rank.

Agora se vc quer um PC móvel da sala cheio de luzes e bonequinhos dentro, sugiro você comprar o 13900 que possui uma placa mãe com muitos conectores RGB de modo que no natal você possa colocar o seu PC no topo da árvore, a estrela da casa.
 
Z690 pra um 13600k
 
+1 pra ideia da compra do processador de 3 dimensões.
Ele é menos dependente de memória RAM..

A melhor definição para qualquer CPU pra joguinho é usar 2 módulos de memória single rank.

É fato que o X3D é menos dependente de RAM, mas a melhor configuração, do ponto de vista da performance, é usar 2 pentes Dual Rank ou 4 pentes Single Rank, que trabalharão como se fossem 2 módulos Dual Rank. Dá mais trabalho de tunar, é fato, mas pras aplicações super sensíveis à velocidade da memória, essa é a melhor combinação, segundo esse review:


Falouws :cool:
 
É fato que o X3D é menos dependente de RAM, mas a melhor configuração, do ponto de vista da performance, é usar 2 pentes Dual Rank ou 4 pentes Single Rank, que trabalharão como se fossem 2 módulos Dual Rank. Dá mais trabalho de tunar, é fato, mas pras aplicações super sensíveis à velocidade da memória, essa é a melhor combinação, segundo esse review:


Falouws :cool:
É que esse teste é meio véinho.
3800Mhz CL14 FCLK 3800 fica melhor do que o melhor resultado do techoowerup.

AIDA.png



E como é bem mais fácil obter bons resultados em single rank, gastar grana em muita memória pra ter mais capacidade em dual rank pra quem quer jogar joguinho é meio besteira.

Com excessão de Harry Potter, 16gb de RAM é bem dentro dos padrões nos últimos 4 anos.

O que não adianta é ter 128gb de RAM e uma 3050 de 6gb achando que vai fazer milagre.
 
É que esse teste é meio véinho.
3800Mhz CL14 FCLK 3800 fica melhor do que o melhor resultado do techoowerup.

AIDA.png



E como é bem mais fácil obter bons resultados em single rank, gastar grana em muita memória pra ter mais capacidade em dual rank pra quem quer jogar joguinho é meio besteira.

Com excessão de Harry Potter, 16gb de RAM é bem dentro dos padrões nos últimos 4 anos.

O que não adianta é ter 128gb de RAM e uma 3050 de 6gb achando que vai fazer milagre.

Caraca 53ns? Tá bom pra caramba. Aqui, na configuração que já usava com meu antigo 3600, manteve-se os 70ns de latência e eu não entendo porque não consigo fazê-lo abaixar mais :crycat:

Agora, no tocante à capacidade de RAM, eu fiz upgrade pra 32GB exatamente porque notei que eu já estava tendo que fechar navegadores e outros apps pra poder sobrar RAM pro jogo e não ficar dando swap no SSD. O que me impulsionou de vez foi o Uncharted, que mesmo com tudo fechado, a RAM do sistema beirava os 14-15GB :eca:

Falouws :cool:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo