• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Alguem tem experiencia em micron Rev. F?


Captura-de-tela-2024-03-28-180259.png


Foi o que consegui, alguem tem alguma sugestao
Menor latência é melhor que maior transferência, no geral.

Qualquer coisa acima de 65 é ruim.
 
Vcs ainda utilizam aquela calculadora pra fazer over nas memórias ou vão na mão msm?
Na última vez que fiz over, cheguei a 3800MHz, porém ainda tendo alguns stutterings em jogos e no Windows
Em 3600MHz não presenciei isso
 
Tem mais algo que possa fazer?

Sim.

Terminações:
ProcODT 36.9
7-3-1

DrvStr: 24 20 24 24

Voltagens:
VSOC: 1.07
CLDO VDDP: padrão 0.900V
VDDG CCD: 0.860)
VDDG IOD: 1.040
 
Sim.

Terminações:
ProcODT 36.9
7-3-1

DrvStr: 24 20 24 24

Voltagens:
VSOC: 1.07
CLDO VDDP: padrão 0.900V
VDDG CCD: 0.860)
VDDG IOD: 1.040
Captura-de-tela-2024-03-31-120941.png

Mexi em mais alguns parametros e alterei os que vc disse tbm, esse foi o resultado.
Da pra alterar algo ainda?
 
Da pra alterar algo ainda?

Ô se dá... Vsoc ainda tá muito alto.

Veja se dá pelo menos POST com os SCL em 4. Se não der, tenta WTRS 4 e tWR em 12.
 
O memory test do Aida só serve pra competição no hwbot e fazer um teste rápido pra ver se não tá acontecendo stretching.



Tenta com GDM ativado.

Seu CPU consegue fclk em 1900?
Ja testei 1900 mas não deu certo, nao sei se o controlador nao agueanta ou a memoria, quais timmings coloco na memo pra testar 3800 e 1900 fclk?
 
Ja testei 1900 mas não deu certo, nao sei se o controlador nao agueanta ou a memoria, quais timmings coloco na memo pra testar 3800 e 1900 fclk?

Se o seu IMC não segura 1900, nem adianta tentar.

Primeiro, veja se a memória é binada. Deixa o fclk em 1600 e tenta 1900 só na RAM. Se der boot no OS com 1900, vai aumentando até 2133. Sempre com GDM ligado:

CL 18
RCD 20
RP 20
RAS=CL+RCD
RC=RAS+RP
RRDS/RRDL/FAW 4/6/16
WR/RTP 16/8
WTRS/WTRL 4/12
RFC 688
RDRDSCL 4
WRWRSCL 4
CWL=CL
RDWR=RCD x 2
WRRD 1

Resto em auto.

Vsoc 1.1V
Aumente aos poucos CPU VDD18 acima de 1900 na RAM.
 
Se o seu IMC não segura 1900, nem adianta tentar.

Primeiro, veja se a memória é binada. Deixa o fclk em 1600 e tenta 1900 só na RAM. Se der boot no OS com 1900, vai aumentando até 2133. Sempre com GDM ligado:

CL 18
RCD 20
RP 20
RAS=CL+RCD
RC=RAS+RP
RRDS/RRDL/FAW 4/6/16
WR/RTP 16/8
WTRS/WTRL 4/12
RFC 688
RDRDSCL 4
WRWRSCL 4
CWL=CL
RDWR=RCD x 2
WRRD 1

Resto em auto.

Vsoc 1.1V
Aumente aos poucos CPU VDD18 acima de 1900 na RAM.
Consegui 3733 com os timmings folgados, nessa frequencia qual timmings vc sugere colocar?


Captura-de-tela-2024-03-31-144318.png


edit: testando estabilidade, ate agora tudo ok.
 
Última edição:
Consegui 3733 com os timmings bem folgados, nessa frequencia qual timmings vc sugere colocar?

Fixa o clock do IMC, conhecido como fclk, em 1600mhz ou 3200. GDM enabled. Precisa confirmar se sua RAM tem os chips binados. ICs da Micron precisam de tRFC alto só pra dar POST; você tá conseguindo boot no Windows com RFC em 290 ns sem otimização nenhuma, coisa bem incomum.

Teste tRFC sempre em ns. Mantenha na casa de 350 ns pra isolar a variável. Use a tabela a seguir pra converter cK (o 540) pra ns:

eIv4Zeo.png
 
Fixa o clock do IMC, conhecido como fclk, em 1600mhz ou 3200. GDM enabled. Precisa confirmar se sua RAM tem os chips binados. ICs da Micron precisam de tRFC alto só pra dar POST; você tá conseguindo boot no Windows com RFC em 290 ns sem otimização nenhuma, coisa bem incomum.

Teste tRFC sempre em ns. Mantenha na casa de 350 ns pra isolar a variável. Use a tabela a seguir pra converter cK (o 540) pra ns:

eIv4Zeo.png
Não consegui subir 3800 com 1600 de fclk, não da nem video, vou deixar 3733 msm. Estou terminando od testes de estabilidade, assim que concluir posto os resultados aqui.
 
vou deixar 3733 msm

Melhor.

Lembre-se que os primários não valem quase nada se estiverem minimamente decentes, FAW, tRRD, SCL e WRRD são os mais importantes. Faça o possível pra conseguir estabilizar os SCL em 4.
 
Melhor.

Lembre-se que os primários não valem quase nada se estiverem minimamente decentes, FAW, tRRD, SCL e WRRD são os mais importantes. Faça o possível pra conseguir estabilizar os SCL em 4.
Não consigo baixar os SCL, alguma dica? O que dá maior impacto neles? Alguma Tensão?
 
Vcs ainda utilizam aquela calculadora pra fazer over nas memórias ou vão na mão msm?
Na última vez que fiz over, cheguei a 3800MHz, porém ainda tendo alguns stutterings em jogos e no Windows
Em 3600MHz não presenciei isso

Ela é bem defasada, sempre que eu quero esmagar um chip eu sempre corro atrás de resultados no Reddit, junto todos que encontro, observo os melhores timings de cada um, tento aqui e 99% das vezes o meu acaba ficando bem parecido.
 
Galera, vocês que manjam, as memórias da minha assinatura são 4133 CL19 1.4v mas o máximo que consigo subir estável é 3600 CL18 mesmo com timmings mais altos. Seguindo tutorial do reddit consegui apertar o máximo possível dos timmings e nos testes do AIDA tenho os seguintes resultados:



CR1 nessa frequência também não da boot.
Os resultados estão ao menos aceitáveis para uma 3600 CL18?
Faz mais ou menos uns 2 anos que uso assim. Comprei essas memórias na gringa então não podia trocar na época. A XPG usava chips Samsung B-Die e por um azar absurdo peguei o lote que começaram a colocar SK Hynix. Nem tentei subir elas em 4133 com 1.45 ou 1.5 por que vi que nas B-Die é tranquilo, mas nas Hynix ocorre deterioração dos chips.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo