• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início

farbus

Desbanido
Registrado
Compartilhando aqui,
eu finalizei a fase inicial de OC nos meus 4 pentes de memória micron e-die (plataforma ryzen 5000).

LTFXEpi.png


Acredito que os timings já estejam no limite pras minhas memórias (micron e-die) @ 4000mhz. Pelo menos a minha paciência pra tentar ajustar mais já está... Mas eu até consegui 4066mhz com sucesso, no entanto, precisei afrouxar um pouco os timings, então optei por usar a 4000mhz nos timings atuais mesmo.

Eu basicamente carreguei o perfil XMP original da minha memória, e só alterei a frequência, FCLK e os timings em destaque, além de usar 1,45v no dram voltage, 1,125 no soc voltage, 1,075 em CCD e IOD voltage e 1,05 em VDDP voltage.

E apenas bootar com sucesso não é suficiente, eu então passei o TM5 (config 1usmus) e rodei alguns benches do 3dmark e pcmark, pois esses são os testes iniciais que sempre executo quando faço OC de memória.

Como não tive problemas, estou agora na fase final, que é ir usando o PC normalmente nas tarefas cotidianas e games em geral por 1-2 meses pra ver se ocorre algum crash ou reinício. Se tudo ocorrer bem, então é começar a afrouxar a voltagem aos poucos, sem pressa. Eu, no entanto, nem penso em diminuir as voltagens, considerando que as temperaturas dos meus pentes em OC ficaram praticamente iguais quando eles operam no perfil original xmp (3600mhz CL18 @1.35v) e que 1,45v é a voltagem utilizada em alguns kits 4266mhz C18.


Quem tiver também micron e-die, principalmente na plataforma AMD e quiser compartilhar algum perfil de oc bem sucedido (pelo zen timings), agradeço bastante.

ps. A título de informação, a latência aumenta 2-3 ns por pente, sendo que eu uso 4, então quem tiver 2 pentes nesse mesmo perfil terá 4-6 ns a menos na latência.



//ATUALIZAÇÃO 25/02/2021


Eu achei que estava estável em 4000mhz, mas esse sensor do HWINFO64 sempre apontava erros, inclusive noutras frequências acima de 3866mhz... Tentei afrouxar timings, subir/descer voltagens, ajustar outros parâmetros, mas não deu mesmo... O fato de eu usar 4 pentes também não deve ajudar, então me conformei... Eu to pensando levemente ainda se vale a pena trocar meu conjunto atual de 4 x 8GB para 2 x 16GB, mas provavelmente só devo trocar de memória quando tiver DDR5, no meu próximo upgrade daqui uns 5-10 anos.

Vou postar aqui somente o perfil com o máximo que consegui (3866mhz), que aparentemente está estável, pois rodei não só o TM5, como diversos outros benches, e todos com o sensor do HWINFO a procura do menor WEA, e felizmente consegui passar em tudo desta vez.

I9wF15D.png


O que está no quadro do zentimings foi o que alterei, o resto ficou no "auto", sendo que precisei usar 1,45v em "DRAM Voltage", pois 1,40v já gerava erro no sensor do HWINFO64, e não me preocupei em descobrir a voltagem mínima, considerando que as temperaturas das memórias beiram no máximo 45°C, então quanto a isso estou confortável.


//ATUALIZAÇÃO 06/06/2021


Eu resolvi testar 3800 recentemente e dei até uma refinada boa.

3QkwES0.png



//ATUALIZAÇÃO 03/07/2021


Abaixei mais ainda o clock, mas não por instabilidade, e sim pra testar timings menores.
Tipo, passou no TM5, OCCT (1hora), rodei 3dmark e pcmark também, tudo com o monitor do HWINFO64 para verificar se aparecia algum WHEA.

H81gGty.png


E aqui o perfil estável já ajustado e amplamente testado que tenho a 3866mhz CL16, que é o máximo de frequência que chego sem WHEA,

jchS4WH.png



A latência pelo aida64 compensa mais com 3867 C16 do que 3600 C14,

KMxLpTQ.png
EPS2wNU.png
 
Última edição:
Eu acho que os timings estão altos... Eu tentaria reduzir mais o clock ainda e espremer os timings, vai ser mais vantajoso.
 
Eu acho que os timings estão altos... Eu tentaria reduzir mais o clock ainda e espremer os timings, vai ser mais vantajoso.

Não, infelizmente já está no limite dos meus pentes (são 4 pentes), pois em 16-20-20... já dá erro no TM5.

Eu na verdade iniciei em 18-19-...., depois fui pra 16-22-22... e fui diminuindo até encontrar um timing primário estável, que no meu caso está sendo 16-21-21.

Não tenho paciência e disponibilidade de tempo pra tentar mexer noutros parâmetros, vou ficar mais do que satisfeito se esse perfil se confirmar estável mesmo ao passar do tempo de uso.

Eu estava até maturando a idéia de trocar meus 4x8gb atuais por 2x16gb pra ter uma facilidade maior de OC, mas acabou que fiquei satisfeito com o resultado do OC atual e já descartei trocar.
 
Eu acho que os timings estão altos... Eu tentaria reduzir mais o clock ainda e espremer os timings, vai ser mais vantajoso.

Esqueci de mencionar sua sugestão de diminuir um pouco a frequência pra conseguir deixar os timings menores.

Antes eu ficava a 3800mhz 16-19-19, e era o limite mesmo pra ficar estável nos 4 pentes.

E eu consigo melhor performance subindo a frequência do que tentando diminuir os timings, pois não descem o suficiente de forma estável para compensar.

Meu objetivo inicial era os 4000mhz mesmo, e estou avaliando ainda se compensa usar 4066 com timings levemente maiores. Devo testar mais pra frente até colocar cl 18 pra subir mais a frequência, caso o limite do IF 1:1 seja maior de forma que compense.
 
Esqueci de mencionar sua sugestão de diminuir um pouco a frequência pra conseguir deixar os timings menores.

Antes eu ficava a 3800mhz 16-19-19, e era o limite mesmo pra ficar estável nos 4 pentes.

E eu consigo melhor performance subindo a frequência do que tentando diminuir os timings, pois não descem o suficiente de forma estável para compensar.

Meu objetivo inicial era os 4000mhz mesmo, e estou avaliando ainda se compensa usar 4066 com timings levemente maiores. Devo testar mais pra frente até colocar cl 18 pra subir mais a frequência, caso o limite do IF seja maior de forma que compense.
Eu acredito que deva parar na maior frequência que estabilize com CL16. Como usa 4 pentes não dá para forçar tanto..
 
16-16-21-16 é bem capaz de fazer, o que mata E-Die é só o tRCDRD
 
16-16-21-16 é bem capaz de fazer, o que mata E-Die é só o tRCDRD
Sim, sempre são uns 3~4 acima dos demais primários... Meu caso por exemplo: (14-17-14-32).
 
16-16-21-16 é bem capaz de fazer, o que mata E-Die é só o tRCDRD

É, aparentemente deu certo.
Passou no teste primário no TM5.

xc89elS.png


Mais tarde corro outros benches, e devo ficar nesse perfil um tempo pra ver se ocorre algo fora do comum.
 
Provavelmente esse tRAS cai pra 38 e o tRC pra 58 ou 60 sem mudar mais nada tb, tenta aí.
 
Provavelmente esse tRAS cai pra 38 e o tRC pra 58 ou 60 sem mudar mais nada tb, tenta aí.
Esse tFAW também estou achando bem alto, e o tRDWR também... Pra ter noção, eu uso tWRRD: 1 / tRDWR: 7, ele está usando 7 / 18.
 
Está assim atualmente,

6Dw9uof.png


O tRAS tive qeu deixar em 40, e diminuí o TRC para 60, ficou estável; Eu havia testado 38 / 58 e tinha dado ruim.

Depois vou ver se ajusto o tFAW pra 4 x tRRDS, ou pouco mais pra ver se fica estável.

Vlw pelas sugestões.
 
Está assim atualmente,

6Dw9uof.png


O tRAS tive qeu deixar em 40, e diminuí o TRC para 60, ficou estável; Eu havia testado 38 / 58 e tinha dado ruim.

Depois vou ver se ajusto o tFAW pra 4 x tRRDS, ou pouco mais pra ver se fica estável.

Vlw pelas sugestões.
O ponto principal aí é o tRFC, tenta reduzir para 660, acredito que vai aceitar numa boa. Abaixo disso é tentativo e erro...
 
Acho que agora ficou melhor mesmo.

LyrnQGv.png


Só um resumo da ópera, são quatro pentes idênticos corsair vengeance rgb pro (3600mhz C18 de 8 GB), micron e-die, e eu basicamente carreguei o perfil XMP e deixei tudo em "Auto", exceto nos parâmetros destacados na figura, além que setei 1,45v em dram voltage.

Os timings 16-16-21-16 acredito estarem no mínimo mesmo, e esse tRCDRD destoante encrenca mesmo se tento diminuir mais. O 40 e 60 para o tRAS e tRC foi o mínimo também que consegui.
E no tFAW usei o valor "Auto" do tRRDS como base e multipliquei por 4 pra ter esse 32 utilizado. Enquanto o tRFC foi na tentativa e erro mesmo, e consegui descer até 590.

Esse perfil no teste inicial no TM5 passou, qeu já é um bom sinal, mas vou rodar ainda outros benches específicos pra confirmação, além de ir usando o sistema em aplicações e games normalmente durante um tempo.

Daqui uns 2 meses ou pouco menos penso se diminuo um tiquinho das voltagens, mas nem me preocupo muito com isso, considerando que minhas temperaturas em stress estão bem razoáveis, na mesma faixa das que tenho no perfil padrão XMP.

---


PS.
No próximo FDS vou avaliar se tento subir a frequência/FCLK para 4066/2033, que é o máximo que consegui mantendo o tCL em 16, junto com o IF 1:1.
Nos meus testes anteriores nessa frequência, o tRCDRD precisou ficar em 22, mas o restante dos parâmetros eram um pouco diferentes, então pode ser que eu precise alterar mais coisas... Não devo insistir muito se encontrar instabilidade, pois a minha meta inicial era 4000mhz mesmo.
 
Última edição:
tRFC me surpreendeu, bem baixo. Tá mt bom o resultado agora.
 
tRFC me surpreendeu, bem baixo. Tá mt bom o resultado agora.

O TM5, que considero um indicativo forte, passou, mas vou correr ainda alguns benches do 3dmark/pcmark e finalizar com o memtest86 para ter uma certeza maior pra poder usar tranquilamente no meu sistema.
 
O TM5, que considero um indicativo forte, passou, mas vou correr ainda alguns benches do 3dmark/pcmark e finalizar com o memtest86 para ter uma certeza maior pra poder usar tranquilamente no meu sistema.
Eu gosto de rodar essas coisas com o Hwinfo64 aberto de fundo, as vezes sei lá pq não acusa erro no teste de memória mas o erro aparece lá no final no Hwinfo64
 
Eu gosto de rodar essas coisas com o Hwinfo64 aberto de fundo, as vezes sei lá pq não acusa erro no teste de memória mas o erro aparece lá no final no Hwinfo64

Esse sensor de erro do Hwinfo64 é muito bom, está sendo o parâmetro diferencial pra verificação, mas infelizmente ele apontou instabilidade pra mim nas frequências acima de 3866mhz.

Eu até tentei afrouxar os timings, mas não teve jeito... Vou só finalizar alguns ajustes, e até o fds posto aqui o OC definitivo que consegui otimizar nas minhas memórias nesse limite de 3866mhz.
 
Esse sensor de erro do Hwinfo64 é muito bom, está sendo o parâmetro diferencial pra verificação, mas infelizmente ele apontou instabilidade pra mim nas frequências acima de 3866mhz.

Eu até tentei afrouxar os timings, mas não teve jeito... Vou só finalizar alguns ajustes, e até o fds posto aqui o OC definitivo que consegui otimizar nas minhas memórias nesse limite de 3866mhz.
Geralmente quando ele aponta é erro no infinity fabric, as vezes um ajuste no VDDP e VDDG, ou uma afrouxada no tRFC resolvem.
 
Geralmente quando ele aponta é erro no infinity fabric, as vezes um ajuste no VDDP e VDDG, ou uma afrouxada no tRFC resolvem.

Vou depois dar um derradeiro teste com o tRFC maior, mas acho que tentei usar 700... Vou ver também até quanto posso subir essas voltagens, pois já estava usando a 1,075v, que me pareciam já alto, então talvez nem faça mais diferença. Talvez tente dram voltage a 1,5v... Mas não acho que seja isso...

Nessa frequência de 3866mhz eu optei por VDDCR SoC: 1.1v - CLDO VDDG: 0.95v - CLDO VDDP: 0.9v - Dram Voltage: 1.4v
 
Última edição:
Tenta 1.05 VGGD e 0.95~1 VDDP, DRAM 1.45V, isso pra 4000MHz
 
Tenta 1.05 VGGD e 0.95~1 VDDP, DRAM 1.45V, isso pra 4000MHz

Eu não procurei muito meio termo, principalmente agora de início, mas até pra 3866mhz, 1.42v não foi suficiente.
Eu precisei setar 1,45v no dram voltagem pra não ter erro no hwinfo enquanto rodava o tm5 em 3866mhz... Tipo, então pode ser que eu precise de mais que 1,45 pra aguentar 4000mhz... Vou ver se em 1,5v dá certo, e se passar sem erro, rodo ele novamente seguido pra ver a temperatura máxima.
 
Eu achei que estava estável em 4000mhz, mas esse sensor do HWINFO64 sempre apontava erros, inclusive noutras frequências acima de 3866mhz... Tentei afrouxar timings, subir/descer voltagens, ajustar outros parâmetros, mas não deu mesmo... O fato de eu usar 4 pentes também não deve ajudar, então me conformei... Eu to pensando levemente ainda se vale a pena trocar meu conjunto atual de 4 x 8GB para 2 x 16GB, mas provavelmente só devo trocar de memória quando tiver DDR5, no meu próximo upgrade daqui uns 5-10 anos.

Vou postar aqui somente o perfil com o máximo que consegui (3866mhz), que aparentemente está estável, pois rodei não só o TM5, como diversos outros benches, e todos com o sensor do HWINFO a procura do menor WEA, e felizmente consegui passar em tudo desta vez.

I9wF15D.png


O que está no quadro do zentimings foi o que alterei, o resto ficou no "auto", sendo que precisei usar 1,45v em "DRAM Voltage", pois 1,40v já gerava erro no sensor do HWINFO64, e não me preocupei em descobrir a voltagem mínima, considerando que as temperaturas das memórias beiram no máximo 45°C, então quanto a isso estou confortável.
 
Última edição:
Aproveitando o gancho do teu TPC, OP, comprei do ali um par de memória Asgard XMP 3200 CL16.

Elas vieram com chip Micron A-Die, de acordo com o thaiphoon burner.

Ela subiu até 3400 e pouco sem mexer nos timings, após isso só afrouxando um pouco, sem mexer na voltagem do xmp de 1.35.

Consegui deixar ela dessa forma:
imagem-2021-02-26-091122.png


Rodei MemTest por um bom tempo e não achou erros, além de ter rodado alguns jogos pesados e passou bem.

É um bom resultado? Tem algo a tentar melhorar?
 
Aproveitando o gancho do teu TPC, OP, comprei do ali um par de memória Asgard XMP 3200 CL16.

Elas vieram com chip Micron A-Die, de acordo com o thaiphoon burner.

Ela subiu até 3400 e pouco sem mexer nos timings, após isso só afrouxando um pouco, sem mexer na voltagem do xmp de 1.35.

Consegui deixar ela dessa forma:
imagem-2021-02-26-091122.png


Rodei MemTest por um bom tempo e não achou erros, além de ter rodado alguns jogos pesados e passou bem.

É um bom resultado? Tem algo a tentar melhorar?

Vc tentou abaixar o máximo possível? Tenta usar algum perfil gerado pelo dram calcultator também.

Mas eu recomendo a dica do rlopes e rodar junto o HWINFO64 (no último sensor) com a contagem de erros (whea).

No meu caso, nas minhas primeiras tentativas eu achei também que meu oc estava 100% estável, porque tinha passado no TM5 e num monte de benches, mas ví depois quando comparei junto com o HWINFO que não estava de fato.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo