• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Alguem consegue me passar uma base do maximo que eu conseguiria de clock na memoria utilizando um R5 2600?
Lembrando que estou com 4x 8
 
Alguem consegue me passar uma base do maximo que eu conseguiria de clock na memoria utilizando um R5 2600?
Lembrando que estou com 4x 8

Eu li por alto que é por volta dos 3466Mhz (por causa do IF que vai até 1733mhz) e que é fixo 1:1 pra essa geração), mas depende do chip. No entanto, quanto mais pentes, mais difícil é estabilizar, mas acredito que 3200mhz seja bem seguro e fácil de alcançar.
 
Micron - E , posso utilizar quanto de voltagem sem levar elas mais rapidamente ao cemiterio ?
Ontem consegui alterar algumas coisas, mas sinto em alguns momentos nos jogos uma leve travada, porem nao to conseguindo resolver isso
 
Micron - E , posso utilizar quanto de voltagem sem levar elas mais rapidamente ao cemiterio ?
Ontem consegui alterar algumas coisas, mas sinto em alguns momentos nos jogos uma leve travada, porem nao to conseguindo resolver isso

A garantia é vitalícia, então nem me preocupo muito. Se estragar, faço rma. O que não pode é pegar fogo, tipo, colocar uma voltagem muito acima do "seguro", pois nesses casos nenhuma garantia cobriria...
Então é importante ter noção da temperatura dos pentes, no caso, extrapolar nos cenários de stress pra verificar se a temperatura máxima atingida fica numa zona confortável.

Eu uso cooler de RAM, e meus pentes (4) ficam por volta de 43-45 °C, que considero uma média de temperatura excelente. Se não me falha a memória, sem esse cooler, as temperaturas ficam quase 10°C superiores, que ainda assim seria seguro.

Posso estar enganado, mas acho qeu li na especificação da micron que a temperatura máxima pra esse chip DDR4 deles deve ser até 70°C. E 1,5v vem na minha cabeça como voltagem máxima, principalmente por ter exemplos de pentes micron e-die nessa voltagem, mas não lembro ao certo se mencionavam na documentação técnica que li.

----EDIT


Aqui, direto do site da micron,


7USz6v9.png


 
Última edição:
Acho entao que posso sair dos 1.399v sem medo, e ir um pouco acima para ver se alcanço 100% de estabilidade
 
Acho entao que posso sair dos 1.399v sem medo, e ir um pouco acima para ver se alcanço 100% de estabilidade

Acho 1,40v super tranquilo, nem precisa se preocupar.
Eu uso 1,45v e nem notei no olhômetro diferença de temperatura em comparação ao xmp padrão (1,35v).

Mas se seus pentes tiverem sensor de temperatura, é bom de vez em quando conferir as temperaturas, tanto em idle quanto em stress.
 
Acho entao que posso sair dos 1.399v sem medo, e ir um pouco acima para ver se alcanço 100% de estabilidade
Coloque no máximo 1.42V para as Micron E-Die, 1.40V é o máximo que eu usaria... Com 4 pentes de memória, deve parar nos @3200Mhz com o Ryzen 5 2600.
 
Coloque no máximo 1.42V para as Micron E-Die, 1.40V é o máximo que eu usaria... Com 4 pentes de memória, deve parar nos @3200Mhz com o Ryzen 5 2600.

Máximo 1,42? Mas por quê? Eu aqui tô quase me convencendo a tentar 1,52v pra ver se consigo pegar 4000mhz. kkkk

Como relatado, eu atualmente estou com 1,45v e meio que acomodei... mas lembro que já testei 1,42v e gerou erros no TM5 quase que de cara....
Mas até resolvi testar agora 1,43v no TM5 pra ver se passa.

ps. Em 1,42v deu erro bem rápido (3867mhz cas16), mas passou no teste preliminar do TM5 a 1,43v, sendo que a temperatura máxima não diferencia entre 1,35 ou até 1,45, por isso a minha pouca preocupação em tentar ajustar.
No entanto uso cooler de ram, então pode ser que isso seja significativo pra manter as temperaturas sempre nesse nível.
 
Última edição:
Máximo 1,42? Mas por quê? Eu aqui tô quase me convencendo a tentar 1,52v pra ver se consigo pegar 4000mhz. kkkk

Como relatado, eu atualmente estou com 1,45v e meio que acomodei... mas lembro que já testei 1,42v e gerou erros no TM5 quase que de cara....
Mas até resolvi testar agora 1,43v no TM5 pra ver se passa.

ps. Em 1,42v deu erro bem rápido (3867mhz cas16), mas passou no teste preliminar do TM5 a 1,43v, sendo que a temperatura máxima não diferencia entre 1,35 ou até 1,45, por isso a minha pouca preocupação em tentar ajustar.
No entanto uso cooler de ram, então pode ser que isso seja significativo pra manter as temperaturas sempre nesse nível.
Pelo que eu vejo o pessoal usando mesmo. Acima de 1.45V só em B-Die vejo recomendações. Não que 1.45V não seja utilizável nas Micron, mas até onde não há degradação, não sei dizer...
 
Pelo que eu vejo o pessoal usando mesmo. Acima de 1.45V só em B-Die vejo recomendações. Não que 1.45V não seja utilizável nas Micron, mas até onde não há degradação, não sei dizer...

De fato, pelo que observei também, se ficar até 3800mhz, dificilmente precisaria mais de 1,42v. Eu aqui estou usando uma frequência um pouco maior e precisei de mais. Estava há alguns meses com 1,45v, mas estou testando agora se 1,43v mantem a mesma estabilidade.

Mas não tenho muito receio de voltagem. Se ficar dentro desse limite de trabalho indicado pelo micron de 1,5v, acho seguro. To pensando até em arriscar e passar um pouquinho, como teste, tendo em vista alguns relatos bem sucedidos que li.
Eu só fico de olho mesmo nas temperaturas e de vez em quando checo se continuam no mesmo patamar seguro.

Claro que muito da minha tranquilidade está relacionado ao excelente RMA da marca das minhas memórias (corsair), que já precisei utilizar e gostei bastante, a ponto de nem pensar noutra marca.
 
Só estou com um impasse no momento, para dar 100% de certeza que meu OC deu certo...
Estou usando win11, então agora fica dificil dizer se algum bug que possa vir pela frente é memoria ou OS

Edit -

Ficou 3466mhz CL 14 1.40v
 
Só estou com um impasse no momento, para dar 100% de certeza que meu OC deu certo...
Estou usando win11, então agora fica dificil dizer se algum bug que possa vir pela frente é memoria ou OS

Edit -

Ficou 3466mhz CL 14 1.40v

Faz igual eu.

Tipo, usa o TestMem5, na V3 da build do 1usmus, mas deixa rodando junto o HINFO64, pois ele contabiliza eventuais erros de hardware do windows (WHEA).
Se passar nesse teste preliminar, então rode também alguns benches específicos DX12, DX11 etc, mas deixa junto também o HWINFO64 pra verificar eventuais WHEA.

tipo esta ss,
gYCWiqW.png



Eu tenho 3dmark e pcmark, e os benches deles simulam praticamente tudo que uso no pc, entre games/engines e aplicativos e operações em geral, assim se tiver qualquer instabilidade, mesmo passando no teste específico, o monitor do HWINFO64 de WHEA registra o erro.
 
Última edição:
A noite vou relizar o teste com essa versao do seu TestMem, pois nao recordo o meu...
Que ontem fiz o teste com o TestMEM , HW aberto, nao deu erro em nem um deles
Depois fui jogar e deixei o HW, sem erros
Porem me parece haver alguns "lag ou stuttering" nao sei como classificar, sao muito rapidos, mas notavel
 
Pessoal, preciso de uma ajudinha aqui. Parece que eu bati numa barreira do processador ou das DDR4.

Config:
Ryzen 7 5800x com OC manual pra 4.7GHz @ vcore 1,25v
Memos: Gskill Trident Z Neo 2x16GB 3600mhz Cas 16-19-19-39 @ 1,35v (XMP) F4-3600C16D-32GTZNC (Hynix CJR)

B6XKlHu.png


Consigo rodá-las a 3733 com as mesmas latências 16-19-19-39 @ 1,41v e SoC Voltage 1,0625v (100% estável, estou a meses assim já), mas acima disso não dá nem POST na bios. Já tentei voltagem até de 1,50v pras memos, cas 17~18,.. nada. Será que meu processador que é o gargalo?

Tentei SOC Voltage até 1,250v e não dá POST nem que a vaca tussa. Que voltagens/ajustes mais vocês acham que daria pra eu tentar?
 

FabricioGS

Eu aqui, uso 1,43v no dram voltage, 1,125 no soc voltage, 1,075 em CCD e IOD voltage e 1,05 em VDDP voltage.
Mas dá uma conferida no dram calculator ou em alguma planilha, pro seu chip específico e configuração, que é melhor que sair atirando no escuro.
Cada chip tem suas particularidades, e pode ser que nem seja as voltagens que estão te segurando, e sim algum outro parâmetro, ou simplesmente seja o limite do chip.

PS. Este link dá algumas infos interessantes, https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md
 

FabricioGS

Eu aqui, uso 1,43v no dram voltage, 1,125 no soc voltage, 1,075 em CCD e IOD voltage e 1,05 em VDDP voltage.
Mas dá uma conferida no dram calculator ou em alguma planilha, pro seu chip específico e configuração, que é melhor que sair atirando no escuro.
Cada chip tem suas particularidades, e pode ser que nem seja as voltagens que estão te segurando, e sim algum outro parâmetro, ou simplesmente seja o limite do chip.

PS. Este link dá algumas infos interessantes, https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md

Era limitação do 5800x mesmo :bem:

Testei hoje com um 5600x e consegui subir as memos no Windows até 4000 (instável, não consegui testar 100%) mas claramente o 5800x me limita. Pior que eu estava de olho num kit b-die mas agora nem sei se vale a pena. Só se talvez eu rodasse a 3733 mas com timmings menores, quem sabe.

bleh6S9.png
 
Última edição:
Nem faça isso, tu vai ter ganhos tao baixos que nao sei se vale 10 reais
 
VvzsJ7b.png
zt05S6s.png


finalmente consegui 3733 estáveis no B450, 1.41v, com a Biostar A520 em 3733 dava erro até com timings mais relaxados, só conseguia 3600

se tiverem mais alguma dica ai de qual timing mexer para ver se diminui mais ainda a latência, é bem vinda, tRFC estou barrando no limite em 530~535
 
VvzsJ7b.png
zt05S6s.png


finalmente consegui 3733 estáveis no B450, 1.41v, com a Biostar A520 em 3733 dava erro até com timings mais relaxados, só conseguia 3600

se tiverem mais alguma dica ai de qual timing mexer para ver se diminui mais ainda a latência, é bem vinda, tRFC estou barrando no limite em 530~535

Tenta um tRTP=12, que é seguro, ou se quiser apertar, 10;
O tCWL seguro é igual ao valor do tCL, mas dá pra tentar apertar diminuindo 1 também;
Tenta deixar o tRC = tRP + tRAS;

Seu chip é micron e-die, né? Pra uma maior estabilidade, eu tentaria um tRFC maior, pra retornar 300ns cravado, no caso, 560 pra essa frequência.

PS. Eu postei na pagina anterior um perfil meu estável @ 3600 C14, mas de repente dá até pra forçar mais e conseguir 3733 C14.
 
Última edição:
Tenta um tRTP=12, que é seguro, ou se quiser apertar, 10;
O tCWL seguro é igual ao valor do tCL, mas dá pra tentar apertar diminuindo 1 também;
Tenta deixar o tRC = tRP + tRAS;

Seu chip é micron e-die, né? Pra uma maior estabilidade, eu tentaria um tRFC maior, pra retornar 300ns cravado, no caso, 560 pra essa frequência.

PS. Eu postei na pagina anterior um perfil meu estável @ 3600 C14, mas de repente dá até pra forçar mais e conseguir 3733 C14.
tRTP está em 12, tCWL deixei no valor do tCL msm já que é seguro, já o tRC não abaixa de 55 nem a pau, dá tela azul, na via das dúvidas deixei em 56 (já que 55 está no limite)

sim, micron e-die, deixei tRFC em 560 e está em 300ns (é melhor que 289ns?)

JwB9zfp.png


fiz 3 testes, o melhor deu esse
 
tRTP está em 12, tCWL deixei no valor do tCL msm já que é seguro, já o tRC não abaixa de 55 nem a pau, dá tela azul, na via das dúvidas deixei em 56 (já que 55 está no limite)

sim, micron e-die, deixei tRFC em 560 e está em 300ns (é melhor que 289ns?)

JwB9zfp.png


fiz 3 testes, o melhor deu esse

Quanto ao tRFC, quanto menor, melhor, mas se você deixar entre 300-350, tem mais estabilidade (teoricamente).
 
Quanto ao tRFC, quanto menor, melhor, mas se você deixar entre 300-350, tem mais estabilidade (teoricamente).
Certo, mas estava esperando só as memórias Asgard chegarem, pq vou deixar os Ballistix para o pc do meu pai que to montando, mas já fiquei impressionado só com um leve tapinha nos timings com o Asgard

MmbYKtX.png
ACTR2tD.png


tenho que procurar mais a fundo sobre o chip Nanya A-Die no google, reddit etc... muito difícil encontrar algo sobre ele, to indo nas escuras mesmo, mas de início já curti, dps vou refinar mais até onde chega
 
Certo, mas estava esperando só as memórias Asgard chegarem, pq vou deixar os Ballistix para o pc do meu pai que to montando, mas já fiquei impressionado só com um leve tapinha nos timings com o Asgard

MmbYKtX.png
ACTR2tD.png


tenho que procurar mais a fundo sobre o chip Nanya A-Die no google, reddit etc... muito difícil encontrar algo sobre ele, to indo nas escuras mesmo, mas de início já curti, dps vou refinar mais até onde chega

Eu devo trocar meus pentes também nas próximas semanas, mas basicamente vou passar de 4 x 8gb por 2 x 16gb. Vou continuar na mesma marca (corsair), mas não sei qual chip virá...
Imagino no entanto que será mais fácil estabilizar um oc por ser menos pentes, mas não sei. Espero que nesses consiga chegar nos 4000mhz cas16, pois vou comprar com o mesmo xmp da atual 3600mhz (cas18).
 
Eu devo trocar meus pentes também nas próximas semanas, mas basicamente vou passar de 4 x 8gb por 2 x 16gb. Vou continuar na mesma marca (corsair), mas não sei qual chip virá...
Imagino no entanto que será mais fácil estabilizar um oc por ser menos pentes, mas não sei. Espero que nesses consiga chegar nos 4000mhz cas16, pois vou comprar com o mesmo xmp da atual 3600mhz (cas18).
Sim, vc tem Ryzen 5000, bem melhor pra brincar com OC nas memórias

Eu realmente fiquei bem impressionado para umas memórias de 370 (na promo) no Ali.

Pelo que consegui, o tRCDRD só consigo até 17, em 16 nem sobe o sistema, os primarios consigo até por 16-13-17-13-13-36, sobe o sistema, mas dá erro no TM5, com 1.45v acho que deve ir sem erro, estou usando em 1.42v (não quero passar disso), mas ao terminar de testar os timings, vou testar diminuir tensão.

tRFC com 300 dá erro, testei 305 e foi, mas acho que vou deixar 310 pra ter uma folga, fora isso eu só mexi em tRC, tFAW e tCKE, não que eu saiba pra que servem esses timings, mas diminuindo acho que dá bom

1HnWF01.png
WM0DE8T.png
cqPrP2x.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pronto, cheguei acho que num ponto legal, consegui ainda reduzir tensão, tá ótimo

9aKfNvH.png


Testei com TM5, Prime95 (Large FFTs) e Aida64 e estão ok
 
Última edição:
Galera, comprei 2x16 3600CL18, provavelmente virão E-Die (XPG D50)..

Alguém tem algum set ai para 3800mhz ou até mais funcionando 100% garantido nos Ryzen 3xxx?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo