• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

natanurso

know-it-all Member
Registrado
Bom dia Pessoal,
Estou criando este topico, pois faz cerca de 1 ano e 6 meses que adquiri um Mikrotik Rb750r2 (Hex Lite) e substitui o roteador comum pela Rb e abaixo está minha experiência.
A rede da minha casa sempre tiveram varios dispositivos conectados (o maximo possivel por cabo), 4 Smart TVS, 4 HTPCS (2Raspberry,1 Odroid C2 e um 1 Desktop com Kodi), 2 Consoles, 1 PC Master Race, 3 Notebooks, 2 Tablets, 1 kindle, 3 Notebooks, 4 celulares, 1 Servidor NAS em Atom com Openmediavault, alem de dispositivos de visitantes, alem de 4 roteadores adicionais sendo utilizados como Hotspots. Conclusão, qualquer roteador domestico comum que utilizasse travava toda a rede constantemente, tendo problemas de distribuição de IP (inclusive testei deixar todos IPs Fixos no roteador, e nao funcionou) e gerenciar toda a rede quando havia varios dispositivos conectados.
Cheguei a cogitar a montar um servidor para gerenciar a rede e evitar esse tipo de problema, contudo minha preocupação era de subir muito o custo de energia, quando me deparei com alguns artigos falando sobre o RouterOS e os roteadores menos parrudos da mikrotik, que dispunham do mesmo sistema, e poderiam inclusive ser usados para gerenciar pequenos provedores de internet, alem de ter um preço de um roteador barato (paguei cerca de 150 reais com frete), pensei, se segura um provedor pequeno, segura a rede da minha casa..
Pesquisei bastante se havia materiais ensinando a configurar, pois ate o momento nunca tive muita experiencia com servidores, vi varios videos tutoriais, e encontrei passo a passo de fazer toda a configuração, quando ela chegou, tirei um FDS para configurar.
A configuração basica foi mais rapida doque imaginei, fiz em cerca de 30minutos, utilizando o software Winbox, enquanto assistia uns videos que havia baixado do youtube com os tutoriais, pronto, tudo funcionando.
Com o tempo, fui realizando ajuste fino na minha rede, fixando os IPs no DHCP por MacAdress, criei uma segunda rede para visitantes (gerando outra faixa de ips), criei Scripts e rotinas para nao haver perigo de dar algum erro, como Limpeza de Logs a cada 14 dias, Reboot a cada 14 dias, Limpeza de Cache de DNS, ajuste de relogio. Depois passei a estudar sobre Controle de Banda e configurei o Queue, servidor DDNS para acessar meu NAS remotamente.
Desde os primeiros dias utilizando o Mikrotik, nao tive nenhum problema de REDE em razão do roteador, nunca tive de reiniciar o roteador por estar com pau, minha rede nunca foi tão eficiente, nao tenho problemas de ter 1 pessoa apenas consumindo toda a banda quando outros querem utilizar a internet.
Hoje tenho 5 acess point cabeados (todos ligados em 1 Switch, do qual o mikrotik esta ligado) que estão em quase todos os comodos da casa.
Concluindo, nunca estive tão feliz com a rede da minha casa.

Resumo
Vantagens:
Baixo consumo de energia
A disposição todo o tipo de configuração que um servidor pode te disponibilizar
Não da problemas
Possibilidade de Comprar a licensa o RouterOS e instalar em servidores (x86 ou Arm)
Possui uma comunidade relativamente extensa, com varios videos tutoriais no youtube, cursos, alem de pessoas que prestam serviço de consultoria para configuração
Possibilidade de configuração de LoadBalance e Failover


Desvantagens
Um pouco complicado de configurar
Meu modelo em especifico não possui porta GIGABIT ou wifi, contudo existem modelos que dispoem do Recurso, no meu caso como minha internet é de 35MB, utilizo Gigabit na rede interna através de Switchs Gigabit entre os dispositivos que são gigabit (apenas meu Desktop, o NAS, o odroid c2 e o HTPC que é um Desktop)
 
Vou chamar o @sLk na thread pois ele usa Mikrotik em casa há algun tempo e pode dar mais impressões :)

[]'s
 
Acompanhando o tópico!
Tô de olho numa RB da mikrotik para gerenciar e deixar os 2 routers como AP.
No meu caso eu gostaria de um gigabit, que tivesse suporte a VPN/FTP/Acesso externo e etc...
 
Aos mais entendidos, esse aqui é bom?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873483092-mikrotik-routerboard-rb-2011uias-2hnd-in-l5-_JM
É mais doq bom, nesse caso acho que seria matar uma barata com uma Bazuca, tem a versão sem Wifi que acredito que compense mais, pois n compensa pagar esses a mais para nem ter Wifi AC 5ghz pelo menos..
Acho que essa seria mais q suficiente, pois possui o hardware melhor (mais memoria RAM e processador melhor), principal diferença seria o LCD (que duvido muito ser essencial):
https://produto.mercadolivre.com.br...tik-750-gr3-5-portas-gigabit-rb750gr3-hex-_JM

particularmente, eu compraria a Rb Acima + 1 roteador AC 5ghz com porta Gigabit (estou a um tempo procurando algum com bom CxB, cheguei em 1 da marca COMTAC sendo vendido no submarino a 180 reais, mas n vi nenhum review, e depois so a 400 conto começo a achar esse tipo de aparelho, to pensando em comprar 1 para testar)
 
É mais doq bom, nesse caso acho que seria matar uma barata com uma Bazuca, tem a versão sem Wifi que acredito que compense mais, pois n compensa pagar esses a mais para nem ter Wifi AC 5ghz pelo menos..
Acho que essa seria mais q suficiente, pois possui o hardware melhor (mais memoria RAM e processador melhor), principal diferença seria o LCD (que duvido muito ser essencial):
https://produto.mercadolivre.com.br...tik-750-gr3-5-portas-gigabit-rb750gr3-hex-_JM

particularmente, eu compraria a Rb Acima + 1 roteador AC 5ghz com porta Gigabit (estou a um tempo procurando algum com bom CxB, cheguei em 1 da marca COMTAC sendo vendido no submarino a 180 reais, mas n vi nenhum review, e depois so a 400 conto começo a achar esse tipo de aparelho, to pensando em comprar 1 para testar)
Saquei. Realmente eu nem preciso de routerboard com wifi, visto que já tenho 2 AP aqui em casa. Vou ficar de olho nessa 750 gr3 hehehehe.
 
Vou chamar o @sLk na thread pois ele usa Mikrotik em casa há algun tempo e pode dar mais impressões :)

[]'s

Obrigado pela lembrança. Quando abri o tópico, achei que era alguma dúvida, mas depois vi que não. Coisa boa de se ler por aqui.
Não tenho como escrever todos os pontos positivos/negativos por agora, mas gostei do que li.
Inclusive foi bom ler algumas regras como limpar o log, ou o reboot a cada 2 semanas. No meu caso, nao sei o real benefício de se apagar o log, talvez apenas um tweaking. E sobre o reboot, não uso pois a rede elétrica daqui dá um reboot automático 1 ou 2x por mês, hahaha.

Um interesse que tenho é, ao subir a sessão PPPoE (faço a discagem por minha RB), eu queria que o IP novo fosse enviado para meu e-mail... Ainda não parei pra fazer isso, mas sei que não é tão difícil. :)
 
Obrigado pela lembrança. Quando abri o tópico, achei que era alguma dúvida, mas depois vi que não. Coisa boa de se ler por aqui.
Não tenho como escrever todos os pontos positivos/negativos por agora, mas gostei do que li.
Inclusive foi bom ler algumas regras como limpar o log, ou o reboot a cada 2 semanas. No meu caso, nao sei o real benefício de se apagar o log, talvez apenas um tweaking. E sobre o reboot, não uso pois a rede elétrica daqui dá um reboot automático 1 ou 2x por mês, hahaha.

Um interesse que tenho é, ao subir a sessão PPPoE (faço a discagem por minha RB), eu queria que o IP novo fosse enviado para meu e-mail... Ainda não parei pra fazer isso, mas sei que não é tão difícil. :)
Da pra fazer DNS no ip ?
 
DNS no ip? O que você quis dizer?
No meu Xiaomi atual eu configurei pra ele atualizar meu Ddns no ip a cada 10 min, visto que tenho ip dinamico
 
Com esses RB's eu consigo usar e combinar mais links de internet (load balance) ou só pode utilizar uma porta para entrada do link?
Consegue sim, pode utilizar quantas portas quiser para o balanceamento (por exemplo, 4 portas de entrada e 1 de saída), inclusive eu estou com a ideia de qualquer hora fazer um Seed Box com 1 Mikrotik + 4 modens 4G em Roteadores, com Balance no Upload, tendo em vista que as Franquias das operadoras nao contabilizarem Upload

Obrigado pela lembrança. Quando abri o tópico, achei que era alguma dúvida, mas depois vi que não. Coisa boa de se ler por aqui.
Não tenho como escrever todos os pontos positivos/negativos por agora, mas gostei do que li.
Inclusive foi bom ler algumas regras como limpar o log, ou o reboot a cada 2 semanas. No meu caso, nao sei o real benefício de se apagar o log, talvez apenas um tweaking. E sobre o reboot, não uso pois a rede elétrica daqui dá um reboot automático 1 ou 2x por mês, hahaha.

Um interesse que tenho é, ao subir a sessão PPPoE (faço a discagem por minha RB), eu queria que o IP novo fosse enviado para meu e-mail... Ainda não parei pra fazer isso, mas sei que não é tão difícil. :)

Pelo oq estou vendo é fácil, nesse tópico do fórum em inglês tem o script:
https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=71293

Você quer apenas para fins de controle ou para acesso remoto? Se for pra acesso remoto, usa Ddns
 
Última edição:
Consegue sim, pode utilizar quantas portas quiser para o balanceamento (por exemplo, 4 portas de entrada e 1 de saída), inclusive eu estou com a ideia de qualquer hora fazer um Seed Box com 1 Mikrotik + 4 modens 4G em Roteadores, com Balance no Upload, tendo em vista que as Franquias das operadoras nao contabilizarem Upload



Pelo oq estou vendo é fácil, nesse tópico do fórum em inglês tem o script:
https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=71293

Você quer apenas para fins de controle ou para acesso remoto? Se for pra acesso remoto, usa Ddns

Seria apenas para fim de controle. Seria uma forma de eu saber se a Vivo resetou o PPPoE num horário não esperado.
Tô estudando uma outra coisa agora. Minha rede no mikrotik está no 192.168.88.1/24, meu roteador (Archer C7 como dumb-AP) está no 192.168.88.2. A minha intenção é usar o telnet do mikrotik para logar no Archer C7 (firmware LEDE/Openwrt) e rodar um reboot. Digo isso pois o firmware LEDE/Openwrt vive perdendo o horário (o server NTP tá configurado certinho), e meu script nele de reiniciar de madrugada as vezes fica desconfigurado (reiniciando o roteador no meio da tarde, por exemplo).

No fim das contas, são intenções bobas, a configuração é mais com intenção de curiosidade e aprendizado.
 
Faz anos que quero comprar Mikrotik pra usar aqui em casa, nunca tenho $$$ :feelbad:

Quero pegar um com licença lvl5 no minimo, pra ter umas firulas extras.
 
Faz anos que quero comprar Mikrotik pra usar aqui em casa, nunca tenho $$$ :feelbad:

Quero pegar um com licença lvl5 no minimo, pra ter umas firulas extras.
Além do aparelho tem que comprar licença?
 
Faz anos que quero comprar Mikrotik pra usar aqui em casa, nunca tenho $$$ :feelbad:

Quero pegar um com licença lvl5 no minimo, pra ter umas firulas extras.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909173685-mikrotik-routerboard-rb-750gr3-hex-rb750-c-nfe-_JM
Tá num preço show de bola, e segundo o vendedor, com NF.
Já vem com lv4
 
Última edição:
Eu sei que vem com licença, todos vem, eu quero um que vem com lvl5.

126usd - RB 2011UIAS-2HND-IN LVL5 (ARM 600mhz, 128mb ram) tem wifi
164usd - RB 3011UIAS-RM LVL5 (ARM 1.4ghz dualcore, 1GB ram, 128mb storage) nao tem wifi
Para uso domestico, sei nao se terá muita diferença uma licença lvl5 para lvl4, os equipamentos da mikrotik acompanham licença de LVL4, a 5 e 6 são necessário adquirir, e nao existe desconto para upgrade]

aqui tem 1 comparativo das licenças
https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:License#Change_license_Level

Se for necessario realmente utilizar uma licença de lvl5 ou 6, acho melhor voce montar um Servidor doq usar as RBs

Com relação a Wifi, a melhor coisa é ter um roteador/acess point separado e configurar ele como bridge...
 
Para uso domestico, sei nao se terá muita diferença uma licença lvl5 para lvl4, os equipamentos da mikrotik acompanham licença de LVL4, a 5 e 6 são necessário adquirir, e nao existe desconto para upgrade]

aqui tem 1 comparativo das licenças
https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:License#Change_license_Level

Se for necessario realmente utilizar uma licença de lvl5 ou 6, acho melhor voce montar um Servidor doq usar as RBs

Com relação a Wifi, a melhor coisa é ter um roteador/acess point separado e configurar ele como bridge...

Conforme postei, os equipamentos acima vem com LVL5, alguns da linha CloudRouter vem com LVL6, essa linha porem nao tem modelo abaixo de 200usd.(nao na loja que to olhando pelo menos)

Minha ideia é usar como cobaia pra uns projetos/trabalhos, alem da rede domestica.

Já usei o Router OS X86 em uma VM no periodo trial que tem disponível no site.

Já tive servidor com pfSense, e pra montar outro servidor com Router OS eu teria o mesmo problema novamente, gasto com outro pc e principal, gasto com energia eletrica de outro pc. RB me atenderia perfeitamente.
 
Me tirem uma dúvida, esse 750 r3 tem como configurar FTP/DLNA ?
 
Eu sei que vem com licença, todos vem, eu quero um que vem com lvl5.

126usd - RB 2011UIAS-2HND-IN LVL5 (ARM 600mhz, 128mb ram) tem wifi
164usd - RB 3011UIAS-RM LVL5 (ARM 1.4ghz dualcore, 1GB ram, 128mb storage) nao tem wifi

Na minha opinião, eu acho que é jogar dinheiro fora nessas rb com wifi rsrs, duvido que o wifi delas seja algo realmente bom! Melhor comprar uma rb "parruda\boa" para ser o roteador da rede e gerenciar tudo e alguma outra coisa direcionada apenas ao wifi, como os produtos da ubiquiti como o AP AC PRO.

Portanto, dessa duas opções ai, eu ficaria com a RB 3011UIAS-RM LVL5.
 
Na minha opinião, eu acho que é jogar dinheiro fora nessas rb com wifi rsrs, duvido que o wifi delas seja algo realmente bom! Melhor comprar uma rb "parruda\boa" para ser o roteador da rede e gerenciar tudo e alguma outra coisa direcionada apenas ao wifi, como os produtos da ubiquiti como o AP AC PRO.

Portanto, dessa duas opções ai, eu ficaria com a RB 3011UIAS-RM LVL5.

Sim sim, tambem pensei nisso. Mas como o wifi aqui é só pra coisas inuteis, funcionaria bem.
Mas gostei do 3011 pelas specs que tem.

Quando minha conta permitir, vou pegar pegar essa 3011 ou algo proximo dessas specs.
 
Na minha opinião, eu acho que é jogar dinheiro fora nessas rb com wifi rsrs, duvido que o wifi delas seja algo realmente bom! Melhor comprar uma rb "parruda\boa" para ser o roteador da rede e gerenciar tudo e alguma outra coisa direcionada apenas ao wifi, como os produtos da ubiquiti como o AP AC PRO.

Portanto, dessa duas opções ai, eu ficaria com a RB 3011UIAS-RM LVL5.
700 reais só num access point tem que ser algo magnífico, 5ghz em 160 metros quadrados com sinal forte
 
Me tirem uma dúvida, esse 750 r3 tem como configurar FTP/DLNA ?
DLNA Sim, tem a opção de liberar o Upnp (q e basicamente a msm coisa, funciona do msm jeito e nos msms dispositivos)
FTP, no caso voce precisaria de um NAS ou algo do tipo para compartilhar os arquivos online, pois o Mikrotik nao tem memoria interna suficiente, mas se for em um dispositivo que tenha, voce consegue sim, https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:FTP_server , dependendo do uso, existe alguns servicos melhores para serem implementados em um NAS, como por exemplo o Owncloud... Aqui eu tenho um NAS bastante CxB, que montei com uma placa mae atom, gabinete generico e 2 Hds 2Tb e 2hds 1Tb, 1 Placa de Rede Pci Gigabit Ethernet..gastei 170 reais (meu relato segue abaixo neste topico do htforum...ja faz mais de 1 ano e meio que estou utilizando 24/7 e nunca tive nenhum problema(desliga e reinicia apenas quando cai a energia e/ou vem a mulher da faxina e chuta a tomada)
https://www.htforum.com/forum/threads/clube-do-openmediavault-nas.279823/

abaixo um mega tutorial de openmediavault e owncloud
http://jose-crispim.pt/artigos/armazenamento/armaz_art/06_openmediavault.html
 
acompanhando o tópico, interessante a ideia de usar Mikrotik de forma residencial, sempre que entro em locais públicos ou qualquer lugar com rede WiFi para visitantes e vejo Access Point da Ubiquiti e gateway RouterBoard ja sei que vai funcionar bem, o aparelho é bom de controle de banda e é incrível como a rede (se bem configurada , claro) não trava kkk diferente de outros locais que usam Intelbras, TP-Link para tráfego alto, aí é problema na certa
 
DLNA Sim, tem a opção de liberar o Upnp (q e basicamente a msm coisa, funciona do msm jeito e nos msms dispositivos)
FTP, no caso voce precisaria de um NAS ou algo do tipo para compartilhar os arquivos online, pois o Mikrotik nao tem memoria interna suficiente, mas se for em um dispositivo que tenha, voce consegue sim, https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:FTP_server , dependendo do uso, existe alguns servicos melhores para serem implementados em um NAS, como por exemplo o Owncloud... Aqui eu tenho um NAS bastante CxB, que montei com uma placa mae atom, gabinete generico e 2 Hds 2Tb e 2hds 1Tb, 1 Placa de Rede Pci Gigabit Ethernet..gastei 170 reais (meu relato segue abaixo neste topico do htforum...ja faz mais de 1 ano e meio que estou utilizando 24/7 e nunca tive nenhum problema(desliga e reinicia apenas quando cai a energia e/ou vem a mulher da faxina e chuta a tomada)
https://www.htforum.com/forum/threads/clube-do-openmediavault-nas.279823/

abaixo um mega tutorial de openmediavault e owncloud
http://jose-crispim.pt/artigos/armazenamento/armaz_art/06_openmediavault.html
Minha ideia seria plugar meu hd externo no mikrotik e fazer FTP, como já faço atualmente no meu roteador.
 
Tambem tenho essa RB em minha casa e não tenho que dizer, faz tudo muito bem!
Eu tinha 2 links de internet e tinha ate um load balance configurado! rsrs
Tem bastante tutorial na rede para configurar e fazer esse refino.
Ele tambem tem uma parte de firewall muito top! montei/compilei alguns scripts e descobri o quanto de gente que tem por ai fazendo scan de portas nos roteadores, cada dia é mais de 100 ips bloqueados!
Recomendo muito!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo