• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Me tirem uma dúvida, esse 750 r3 tem como configurar FTP/DLNA ?
700 reais só num access point tem que ser algo magnífico, 5ghz em 160 metros quadrados com sinal forte
Minha ideia seria plugar meu hd externo no mikrotik e fazer FTP, como já faço atualmente no meu roteador.
Perdoe-me pela intromissão mas pelos questionamentos entendo que você quer Roteador + AP + File Sharing topzera consolidados em um único equipamento de 300 e poucos reais, né?

Em casa preciso cobrir uma área de uns 200m² e gastei facilmente umas 5x esse valor para ter roteador de qualidade (atualmente um Archer C3150) e um NAS (Asustor AS3202T) e hoje não tenho do que reclamar em termos de cobertura, desempenho e principalmente features, mas cada um está fazendo a sua função, e se precisasse separar o roteador do AP eu o faria, como já tive no passado.

Sobre os Ubiquiti eu sou suspeito pra falar mas na empresa onde trabalho tenho um UAP-AC-LR sozinho cobrindo uma área interna de mais de 1000m² com rede 5ghz em grande parte do prédio e para mais de 40 devices simultâneos, sem contabilizar a área externa que está bem coberta em 2.4ghz, mas ele custou uns 600 reais e é "apenas" um AP... falta o resto.

Quando um equipamento faz (ou promete fazer) tudo sozinho é quase certo que alguma coisa não sai bem feita, e quando realmente faz ele cobra o preço disso, não tem jeito.

[]´s
 
Perdoe-me pela intromissão mas pelos questionamentos entendo que você quer Roteador + AP + File Sharing topzera consolidados em um único equipamento de 300 e poucos reais, né?

Em casa preciso cobrir uma área de uns 200m² e gastei facilmente umas 5x esse valor para ter roteador de qualidade (atualmente um Archer C3150) e um NAS (Asustor AS3202T) e hoje não tenho do que reclamar em termos de cobertura, desempenho e principalmente features, mas cada um está fazendo a sua função, e se precisasse separar o roteador do AP eu o faria, como já tive no passado.

Sobre os Ubiquiti eu sou suspeito pra falar mas na empresa onde trabalho tenho um UAP-AC-LR sozinho cobrindo uma área interna de mais de 1000m² com rede 5ghz em grande parte do prédio e para mais de 40 devices simultâneos, sem contabilizar a área externa que está bem coberta em 2.4ghz, mas ele custou uns 600 reais e é "apenas" um AP... falta o resto.

Quando um equipamento faz (ou promete fazer) tudo sozinho é quase certo que alguma coisa não sai bem feita, e quando realmente faz ele cobra o preço disso, não tem jeito.

[]´s
Esses ubiquiti são muito bons!
Meu sistema atual me atende perfeitamente, na verdade. eu gastei cerca de 300 reais pra ter wifi 5ghz na casa toda batendo 240mb e FTP/DLNA com hd de 1TB.
Mas a vontade é muito grande de pegar algo melhor :ps:
Preciso me controlar...
 
Última edição:
Sou usuário de Mikrotik também, tenho aqui o 750gr3 (vide assinatura) ele não tem Wi-Fi mas em questão de Hardware, é o melhor CxB atualmente. Eu utilizo muitos torrents e qualquer roteador no mercado (TP-Link, D-Link e afins) não dão conta, era pingar 192.168.1.1 que a latência ia na casa do chapéu. Depois que peguei o 750gr3, o uso de CPU dele com uns 20~30 Torrents ao mesmo tempo, não passa dos 40% de uso e posso pingar pro IP dele 10.10.10.1 que tá redondo!!!!! Aí, eu ligo um TP-Link nele só pra ter o Wi-Fi, mas quem faz todo o serviço de roteamento é o Mikrotik.

Recomendo 100% !!!!!!!!!!
 
Sou usuário de Mikrotik também, tenho aqui o 750gr3 (vide assinatura) ele não tem Wi-Fi mas em questão de Hardware, é o melhor CxB atualmente. Eu utilizo muitos torrents e qualquer roteador no mercado (TP-Link, D-Link e afins) não dão conta, era pingar 192.168.1.1 que a latência ia na casa do chapéu. Depois que peguei o 750gr3, o uso de CPU dele com uns 20~30 Torrents ao mesmo tempo, não passa dos 40% de uso e posso pingar pro IP dele 10.10.10.1 que tá redondo!!!!! Aí, eu ligo um TP-Link nele só pra ter o Wi-Fi, mas quem faz todo o serviço de roteamento é o Mikrotik.

Recomendo 100% !!!!!!!!!!
Você coloca um hd externo nele pra salvar os torrents?
 
Negativo, salvo em meus HDs mesmo.
Entendi. Eu pensei que vc colocava o próprio mikrotik pra baixar torrents e salvar num hd. Aqui eu faço isso no meu router atual.
 
Concordo com o colega acima, para mim, roteador tem de fazer a função de Gerenciar a Rede, Acess point, distribuir WIFI e NAS fazer o serviço de Armazenamento, 1 dispositivo que faça tudo em 1, saira mais caro, bem como nao fará tudo com perfeição.Se for para utilizar como NAS, acho q tem soluções melhores no mercado, ou mesmo um Servidor atom com Pfsense ou outra solução Linux seria melhor, no caso gastaria um pouco mais de energia.
 
Entendi. Eu pensei que vc colocava o próprio mikrotik pra baixar torrents e salvar num hd. Aqui eu faço isso no meu router atual.

Não, não.

Modem = Apenas para recebimento do sinal da NET
Mikrotik = Gerenciamento e distribuição de IPs na minha rede
TP-Link = Apenas Wi-Fi
Computador = Meu PC fica ligado 24 horas praticamente, fazendo download/upload de torrents, próximo mês vou trocar/comprar alguns HDs novos e maiores do tipo NAS (WD RED ou Seagate IronWolf) pra fazer o backup dos arquivos.

Mas pretendo fazer algo mais top no futuro, com a aquisição de um Storage, ai fica redondo :mr:
 
Rapaz, eu já havia visto alguns dispositivos da Mikrotic para o segmento doméstico, mas me decepcionava ou pelo hardware ou por serem modelos pra lá de desatualizados.

Mas agora cai neste tópico e fui dar umas olhadas no ML. Encontrei um modelo que me agradou bastante (tirando a parte do armazenamento que podia ser maior):

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909173685-mikrotik-routerboard-rb-750gr3-hex-rb750-c-nfe-_JM

Cairia como uma luva na topologia de rede que quero fazer aqui em casa.
 
Última edição:
Rapaz, eu já havia visto alguns dispositivos da Mikrotic para o segmento doméstico, mas me decepcionava ou pelo hardware ou por serem modelos pra lá de desatualizados.

Mas agora cai neste tópico e fui dar umas olhadas no ML. Encontrei um modelo que me agradou bastante (tirando a parte do armazenamento que podia ser maior):

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909173685-mikrotik-routerboard-rb-750gr3-hex-rb750-c-nfe-_JM

Cairia como uma luva na topologia de rede que quero fazer aqui em casa.

Pode ir sem medo, é um excelente router. O que me agradou mais nele é o hardware, CPU DualCore de 880MHz, me fala que TP-LINK da vida tem isso? Sobre o armazenamento, você pode colocar um MicroSD nele (16... 32... 64GB) :free:

Foooooooooraaaaa o sistema WINBOX que é excelente, traz diversas outras funcionalidades :awesome:
 
Faz pouco mais de dois anos que estou usando mk, comprei sem saber mexer nada e fui aprendendo com videos no youtube e sites, são infinitas possibilidades de configuração o meu deixei configurado load balance, redundância entre links, firewall, rede interna, rede convidados, rede para os vizinhos, rotas, controle de banda. Passei cabeamento por toda casa e coloquei 3 unifi ap ac lr e pro para wifi nunca mais tive problemas de lag na rede nem internet.

s3ben0b.jpg
 
Faz pouco mais de dois anos que estou usando mk, comprei sem saber mexer nada e fui aprendendo com videos no youtube e sites, são infinitas possibilidades de configuração o meu deixei configurado load balance, redundância entre links, firewall, rede interna, rede convidados, rede para os vizinhos, rotas, controle de banda. Passei cabeamento por toda casa e coloquei 3 unifi ap ac lr e pro para wifi nunca mais tive problemas de lag na rede nem internet.

s3ben0b.jpg
O load balance deste MK funciona bem? Ele consegue fechar seções HTTPs somente passando por um dos links ou tem que setar o IP de destino pelo link escolhido?
 
Pode ir sem medo, é um excelente router. O que me agradou mais nele é o hardware, CPU DualCore de 880MHz, me fala que TP-LINK da vida tem isso? Sobre o armazenamento, você pode colocar um MicroSD nele (16... 32... 64GB) :free:

Foooooooooraaaaa o sistema WINBOX que é excelente, traz diversas outras funcionalidades :awesome:

Se eu puder usar uns scripts que uso no Openwrt, será melhor ainda. :awesome:

A topologia seria basicamente isso:

Modem NET > RB-750GR3 > UniFi US-8-150 > 5 UniFi G3 Dome + UniFi AP AC PRO

Rede e vigilância caprichadas. :joia:
 
Faz pouco mais de dois anos que estou usando mk, comprei sem saber mexer nada e fui aprendendo com videos no youtube e sites, são infinitas possibilidades de configuração o meu deixei configurado load balance, redundância entre links, firewall, rede interna, rede convidados, rede para os vizinhos, rotas, controle de banda. Passei cabeamento por toda casa e coloquei 3 unifi ap ac lr e pro para wifi nunca mais tive problemas de lag na rede nem internet.

s3ben0b.jpg

:mother:
 
O load balance deste MK funciona bem? Ele consegue fechar seções HTTPs somente passando por um dos links ou tem que setar o IP de destino pelo link escolhido?

Aqui eu fiz o balance PCC e nunca tiver problemas com sites de bancos etc
 
Se eu puder usar uns scripts que uso no Openwrt, será melhor ainda. :awesome:

A topologia seria basicamente isso:

Modem NET > RB-750GR3 > UniFi US-8-150 > 5 UniFi G3 Dome + UniFi AP AC PRO

Rede e vigilância caprichadas. :joia:

Cara, o MikroTik é linux, então você não fica limitado a praticamente nada. Você consegue criar scripts, schedules, acesso ao Terminal, firewall, proxy, VPN, VLAN e uma porrada de coisas.

Algumas imagens dos menus do Winbox

0SDMhD1.png

K1x8BpU.png

HMLcISm.png

7L7fZOI.png
 
Se eu puder usar uns scripts que uso no Openwrt, será melhor ainda. :awesome:

A topologia seria basicamente isso:

Modem NET > RB-750GR3 > UniFi US-8-150 > 5 UniFi G3 Dome + UniFi AP AC PRO

Rede e vigilância caprichadas. :joia:

No mikrotik voce pode fazer oq quiser, geralmente voce ja encontra ate o script pronto na internet pelas comunidades,em PTBR tem o Underlinux e o Vivaolinux que são 2 foruns com bastante conteudo em mikrotik/routerOS, alem de uma gama absurda em ingles, no proprio forum da Mikrotik, tem a Wiki..alem de ter Toneladas de video/cursos completos no youtube.
RouterOS é um sistema operacional especificamente voltado para Roteamento, com a interface do winbox tendo um sistema quase simples de se realizar as configurações, longe de ser facil igual um TpLink/Dlink da vida, mas com o minimo de curiosidade voce faz coisas incriveis. Dependendo do modelo de seu aparelho, voce vai poder usar o The DUDE, que parece ser uma ferramenta incrivel para analisar a rede, infelizmente o meu aparelho nao suporta, logo logo devo mandar ele pra 1 das filiais da empresa e comprar um melhor aqui para casa...
Mikrotik/RouterOS é um sistema usado para gerenciar provedores, então gerenciar uma rede domestica/pequena empresa é batata...
 
No mikrotik voce pode fazer oq quiser, geralmente voce ja encontra ate o script pronto na internet pelas comunidades,em PTBR tem o Underlinux e o Vivaolinux que são 2 foruns com bastante conteudo em mikrotik/routerOS, alem de uma gama absurda em ingles, no proprio forum da Mikrotik, tem a Wiki..alem de ter Toneladas de video/cursos completos no youtube.
RouterOS é um sistema operacional especificamente voltado para Roteamento, com a interface do winbox tendo um sistema quase simples de se realizar as configurações, longe de ser facil igual um TpLink/Dlink da vida, mas com o minimo de curiosidade voce faz coisas incriveis. Dependendo do modelo de seu aparelho, voce vai poder usar o The DUDE, que parece ser uma ferramenta incrivel para analisar a rede, infelizmente o meu aparelho nao suporta, logo logo devo mandar ele pra 1 das filiais da empresa e comprar um melhor aqui para casa...
Mikrotik/RouterOS é um sistema usado para gerenciar provedores, então gerenciar uma rede domestica/pequena empresa é batata...

já ouviu falar desse modelo "Mikrotik cloud router switch crs210" ? fiquei interessado nele
 
Pode ir sem medo, é um excelente router. O que me agradou mais nele é o hardware, CPU DualCore de 880MHz, me fala que TP-LINK da vida tem isso? Sobre o armazenamento, você pode colocar um MicroSD nele (16... 32... 64GB) :free:

Foooooooooraaaaa o sistema WINBOX que é excelente, traz diversas outras funcionalidades :awesome:
O Archer C2300 tem um Broadcom BCM4906 (1.8 GHz, 2 cores) e 512MB de ram mas que são somente de enfeite não tem nem 10% das funcionalidades do routeros, tenho um aqui na caixa esperando um dia poder instalar openwrt.
700 reais só num access point tem que ser algo magnífico, 5ghz em 160 metros quadrados com sinal forte
Usa um desse dir-859, 1000mw mais antena de 5dbi o que dá uns 35dbm, uso ele em conjunto com um 750gr3 pra distribuir sinal com hotspot em um sobrado de 4 andares com mais de 400m² sem precisar de outro ap.
 
O Archer C2300 tem um Broadcom BCM4906 (1.8 GHz, 2 cores) e 512MB de ram mas que são somente de enfeite não tem nem 10% das funcionalidades do routeros, tenho um aqui na caixa esperando um dia poder instalar openwrt.

Fora a questão do preço né...

carinho viu!

WUGJT2o.jpg


:haha:
 
Galera, to com um colega que querendo assinar um provedor novo, porém, ele não quer cancelar o antigo ainda por medo do novo não ser bom, porém, nesse meio tempo ele gostaria de juntar o link dos dois! Eu sei que mikrotik faz load balance\link aggregation, agora a pergunta que fica é se qualquer rb faz isso ou se tem que ser uma especifica e a licença do router os também se em todos os levels já tem essa função ou tem que ser a partir de um level especifico.
 
Se eu puder usar uns scripts que uso no Openwrt, será melhor ainda. :awesome:

A topologia seria basicamente isso:

Modem NET > RB-750GR3 > UniFi US-8-150 > 5 UniFi G3 Dome + UniFi AP AC PRO

Rede e vigilância caprichadas. :joia:
Quando vc montar teu kit, me diz se ficou certinho... To interessado nessas cameras.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo