[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Oi pessoal, boa tarde!

Tenho um mikrotik RB962UiGS-5HacT2HnT e uso ele em casa como meu roteador principal + um AP para o wifi.

O mikrotik "disca" ppoe para o HGU da Vivo. Até poucos dias atrás tinha um plano de 300Mb e tudo funcionava perfeitamente, mas fiz um upgrade para um plano de 500MB e vi que o roteador não aguentou o tranco... esse hardware que tenho aguenta essa velocidade? tem algo que eu possa fazer para otimizar?

Agradeço muito alguma dica :)

Abs,
Ativa o Fasttrack

Ativa o Fasttrack

Obrigado. Como é algo que fica centro de firewall, achei que era algo que atrapalhava, mas não o contrário.... kkkkk

Consegui ativar e deu uma bela melhorada.... acredito que agora esteja conseguindo usar todo o plano novo. Ficou assim:

Outras dúvidas:

1) Há alguma melhoria no desempenho em mudar pro OpenWRT?
2) Vejo no log que o tempo todo tem tentativas de acessos ao meu mikrotik de IPs que não conheço (de internet). Tem como eu bloquear isso?

Abs,

Obrigado. Como é algo que fica centro de firewall, achei que era algo que atrapalhava, mas não o contrário.... kkkkk

Consegui ativar e deu uma bela melhorada.... acredito que agora esteja conseguindo usar todo o plano novo. Ficou assim:

Outras dúvidas:

1) Há alguma melhoria no desempenho em mudar pro OpenWRT?
2) Vejo no log que o tempo todo tem tentativas de acessos ao meu mikrotik de IPs que não conheço (de internet). Tem como eu bloquear isso?

Abs,
Fasttrack salva vidas!! kkkk Uso perfeitamente aqui na minah rbzinha com 1Gb.

Sobre essa questão do OpenWRT não sei te dizer, uso o routeros e me atende perfeitamente.

Sobre os acessos indevidos, tem varias ações que você pode fazer, uma delas é mudar a porta padrão de acesso e determinar que só dispositivos de uma faixa de IP específicas tenham acesso ao Winbox ou pela Web. Além de uma regrinha de pega malandro

Fasttrack salva vidas!! kkkk Uso perfeitamente aqui na minah rbzinha com 1Gb.

Sobre essa questão do OpenWRT não sei te dizer, uso o routeros e me atende perfeitamente.

Sobre os acessos indevidos, tem varias ações que você pode fazer, uma delas é mudar a porta padrão de acesso e determinar que só dispositivos de uma faixa de IP específicas tenham acesso ao Winbox ou pela Web. Além de uma regrinha de pega malandro

Fiz um teste ontem com o OpenWRT aqui e desempenho ficou bem ruim, mesmo ativando o equivalente ao fasttrack dele.... acabei voltando pro RouterOS mesmo... agora é não mexer mais e só usar :)

Fiz um teste ontem com o OpenWRT aqui e desempenho ficou bem ruim, mesmo ativando o equivalente ao fasttrack dele.... acabei voltando pro RouterOS mesmo... agora é não mexer mais e só usar :)
Aqui estou usando o OpenWRT por causa do fasttrack no IPv6 e está com o mesmo desempenho, estranho.

Mas se o RouterOS te atende, melhor não mexer mesmo.

Já faz uns bons anos que não contribuo por aqui, apesar de no passado ser bastante ativo em outras áreas.
Estou aprendendo sobre o RouterOS e durante as minhas pesquisas encontrei 03 fontes de informação. Não sei se vocês já conhecem (impossível ler o fórum inteiro pra saber), mas vejam:

1 - RouterOS Scripts@ eworm-de Christian Hesse
2 - mikrotiktool.Github.io
3 - MID Teknologi Digital
4 - Mikrotik RouterOS Expertise
5 - Mikrotik Script Generator by AI

Obs.: Podem escrever em português do Brasil, nas caixas de diálogo.

Se acharem úteis, me informem por gentileza e se vocês tiverem outros repositórios que queiram compartilhar, agradeço.
Para facilitar, você pode ler em PT-BR: Roteiro do RouterOS (Christian Hesse NRW, Germany)

Última edição:
Anunciaram uma atualização do modelo hEX com o dobro de performance, dobro de RAM e quádruplo oito vezes mais de armazenamento (mas não vai mais se chamar RB750***).

Vai usar arquitetura ARM64, o que passa a permitir features como ZeroTier e containers, por exemplo. Parece ter perdido o slot pra microSD, mas continua com a entrada USB.

Só não vi falarem nada de data ainda.

https://mt.lv/hex_october

X3bGmIS.png

Última edição:
Então pessoal, sou leigo em mikrotik e não estou sabendo a quem recorrer. Tenho um cenário no interior onde chega um sinal de internet na casa principal e tem mais tres casas ao redor. O sinal dentro da casa prinncipal já está distribuido normalmente. O fato é que levei um cabo para um poste do lado de fora e de lá distribuo o sinal hoje por um switch e lá também tem uma câmera IP e o nvr está na casa principal. Pretendo colocar um mikrotik, e quero que a ether1 seja a wan, as ether2, 3 e 4 vão para as tres casas com fixas de ip separadas e a ether5 vai para a câmera ip e que esta ether5 tenha a mesma faixa de ip da entrada. Na prática a fiz a wan e as 3 ether (2, 3 e 4) Não estou conseguindo fazer a ether5 trabalhar na mesma faixa de ip da wan. Alguém pode me ajudar?

Então pessoal, sou leigo em mikrotik e não estou sabendo a quem recorrer. Tenho um cenário no interior onde chega um sinal de internet na casa principal e tem mais tres casas ao redor. O sinal dentro da casa prinncipal já está distribuido normalmente. O fato é que levei um cabo para um poste do lado de fora e de lá distribuo o sinal hoje por um switch e lá também tem uma câmera IP e o nvr está na casa principal. Pretendo colocar um mikrotik, e quero que a ether1 seja a wan, as ether2, 3 e 4 vão para as tres casas com fixas de ip separadas e a ether5 vai para a câmera ip e que esta ether5 tenha a mesma faixa de ip da entrada. Na prática a fiz a wan e as 3 ether (2, 3 e 4) Não estou conseguindo fazer a ether5 trabalhar na mesma faixa de ip da wan. Alguém pode me ajudar?
coloca a wan em uma bridge e veja se vai funcionar

Users who are viewing this thread

Voltar