[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Em casa (100/40 Mbps) estou usando um Mikrotik hAP ac². Ele está fazendo cache DNS, regras NAT, Firewall, monitoramento 24h (via SNMP), DNS Dinâmico e Simple Queues (para controle individual de cada dispositivo). E o uso de CPU não passa de 14% (isso que estou com o Fast Path DESATIVADO por conta das Queues).

Essa belezinha deve segurar até link gigabit!! :wtf:

Obs.: A única desvantagem fica mesmo por conta da configuração que não é tão simples, mas em contrapartida existem vários tutoriais na net para quem quiser aprender.

Em fim, por R$400,00 acho que não existe NADA que chegue perto do que um Mikrotik pode fazer.
 
Em casa (100/40 Mbps) estou usando um Mikrotik hAP ac². Ele está fazendo cache DNS, regras NAT, Firewall, monitoramento 24h (via SNMP), DNS Dinâmico e Simple Queues (para controle individual de cada dispositivo). E o uso de CPU não passa de 14% (isso que estou com o Fast Path DESATIVADO por conta das Queues).

Essa belezinha deve segurar até link gigabit!! :wtf:

Obs.: A única desvantagem fica mesmo por conta da configuração que não é tão simples, mas em contrapartida existem vários tutoriais na net para quem quiser aprender.

Em fim, por R$400,00 acho que não existe NADA que chegue perto do que um Mikrotik pode fazer.
Conte-me mais sobre esse simple queues :eek:
Meu mikrotik deve chegar amanhã *-*
 
tava seguindo esse tutorial aqui

Porém meu mikrotik não tem a opção global out na hora de fazer a queue tree... Não funcionou limitar a banda lá em casa :/
Como faz pra resetar o mikrotik pra config de fábrica? O meu já veio com algumas configurações...
 
Última edição:
Obrigado a todos pelos conselhos e informações!

Eu iria comprar o meu amanhã, mas semana passada eu coloquei minha rede no papel, fiz algumas análises e tomei algumas decisões.
Se tudo der certo¹ em uns 2 meses eu entro para o clube do Mikrotik + UniFi AC LR AP.


1- Eu acho que me animei tanto com as novidades que eu teria com um Mikrotik que acabei me esquecendo de vários outros fatores. Por exemplo, a expansão da Vivo, que até o momento é apenas boatos, mas caso ocorra eu irei assinar combo e o Mikrotik não teria funcionalidade :(
Por isso mesmo avaliei melhor minha rede e minhas finanças, e caso eu realmente compre o Mikrotik seria apenas para brincar com ele até essa possível chegada da Vivo que pode demorar 6 meses ou 60 anos :tuntun:

Sobre o C9 com ou sem Vivo, eu acho que não fiz um bom negócio! Ele é excelente, mas quero 5GHz mais abrangente, portanto o UniFi AC LR AP seria um bom negócio de qualquer forma.
 
eu irei assinar combo e o Mikrotik não teria funcionalidade
?
 
Configurei hoje um pouco minha routerboard. Mantive meu xiaomi 3g como ponto de acesso e NAS de arquivos. Tive um puta trabalho crimpando os cat5e que ficavam somente em 100M e não gigabit... WTF??? No fim, acabei deixando um QOS apenas para não ter o bufferbloat
 
Última edição:

Quando assina Internet, Tv e telefone você tem que usar o modem da própria operadora (vivo) pra funcionar. Infelizmente ninguém achou um método para burlar isso, até onde eu sei.

Mas é como eu disse, pode ser que demore muito tempo até realmente chegar aqui. E provavelmente terei um bom tempo pra usar o Mikrotik.
 
Quando assina Internet, Tv e telefone você tem que usar o modem da própria operadora (vivo) pra funcionar. Infelizmente ninguém achou um método para burlar isso, até onde eu sei.

Mas é como eu disse, pode ser que demore muito tempo até realmente chegar aqui. E provavelmente terei um bom tempo pra usar o Mikrotik.
Sua priorização das coisas está corretíssima, para este tipo de cenário um Unifi terá muito mais serventia que Mikrotik ou EdgeRouter.

Muitos condenam o equipamento da operadora sem saber exatamente do que está falando ou onde está o problema/gargalo. Um WiFi com sinal fraco/lento não quer dizer necessariamente que a capacidade de roteamento por cabo do equipamento seja ruim.

Se por algum motivo eu tivesse que tirar o Mikrotik do circuito o faria sem problema algum, minha experiência com o Mitrastar (VIVO Fibra) no passado foi ótima, pecando apenas no WiFi pelo fato de eu morar numa casa grande/com mais de um pavimento.
 
Consegui fazer funcionar openvpn server com login e senha, foi meio tenso mas consegui xD
 
Conte-me mais sobre esse simple queues :eek:
Meu mikrotik deve chegar amanhã *-*
 
tava seguindo esse tutorial aqui

Porém meu mikrotik não tem a opção global out na hora de fazer a queue tree... Não funcionou limitar a banda lá em casa :/
Como faz pra resetar o mikrotik pra config de fábrica? O meu já veio com algumas configurações...


Opa, desculpa a demora em responder. Neste endereço explica com detalhes como elas funcionam:

https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Queue

Pode até parecer difícil à primeira vista, mas é bem simples. Basicamente são regras criadas para controlar a velocidade e o burst de cada IP (ou de uma range de IPs, ou Interfaces, etc..). Dá para fazer as regras baseadas em horário, dias da semana, grupos, etc... Em casa, por exemplo, eu fixei os IPs no DHCP (por MAC) e configurei as regras em cima de cada IP, e todos os novos dispositivos da rede (visitantes) que não possuem uma queue específica "caem" em uma queue genérica que limita a velocidade em 10 Mbps.
 
Consegui fazer funcionar openvpn server com login e senha, foi meio tenso mas consegui xD

Como ficou o uso da CPU na RB?

Pergunto, pois, quando testei um VPN PPTP, o resultado não me agradou muito... Com 100% de uso o meu CPU me limitou a ~60 Mbps. Creio que o processo de criptografia/descriptografia seja muito pesado, mas pode ser que eu tenha feito alguma coisa errada também... Como não utilizo VPN, deixei quieto e não fui atrás para ver se conseguiria melhorar esse resultado.
 
Última edição:
Opa, desculpa a demora em responder. Neste endereço explica com detalhes como elas funcionam:

https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Queue

Pode até parecer difícil à primeira vista, mas é bem simples. Basicamente são regras criadas para controlar a velocidade e o burst de cada IP (ou de uma range de IPs, ou Interfaces, etc..). Dá para fazer as regras baseadas em horário, dias da semana, grupos, etc... Em casa, por exemplo, eu fixei os IPs no DHCP (por MAC) e configurei as regras em cima de cada IP, e todos os novos dispositivos da rede (visitantes) que não possuem uma queue específica "caem" em uma queue genérica que limita a velocidade em 10 Mbps.
 


Como ficou o uso da CPU na RB?

Pergunto, pois, quando testei um VPN PPTP, o resultado não me agradou muito... Com 100% de uso o meu CPU me limitou a ~60 Mbps. Creio que o processo de criptografia/descriptografia seja muito pesado, mas pode ser que eu tenha feito alguma coisa errada também... Como não utilizo VPN, deixei quieto e não fui atrás para ver se conseguiria melhorar esse resultado.
Não sei o quanto vc estressou sua routerboard, mas aqui em casa fica próximo de 0 o uso
Sobre a queue, eu usei uma simple queue limitando a velocidade máxima do link para evitar ping alto

Eu segui vários tutoriais na Net é só 1 de OpenVPN funcionou, até salvei ele pra futuramente n precisar achar dnv. Eu testei o 4g do celular e funcionou até pra carregar os filmes do NAS do roteador via 4g
 
 


Como ficou o uso da CPU na RB?

Pergunto, pois, quando testei um VPN PPTP, o resultado não me agradou muito... Com 100% de uso o meu CPU me limitou a ~60 Mbps. Creio que o processo de criptografia/descriptografia seja muito pesado, mas pode ser que eu tenha feito alguma coisa errada também... Como não utilizo VPN, deixei quieto e não fui atrás para ver se conseguiria melhorar esse resultado.

VPN PPTP nào é bom usar, ela não tems eguran;ça nenhuma a algum tempo já.

Voce chegou a testar por openVPN para ver a velocidade que chega?

Não sei o quanto vc estressou sua routerboard, mas aqui em casa fica próximo de 0 o uso
Sobre a queue, eu usei uma simple queue limitando a velocidade máxima do link para evitar ping alto

Eu segui vários tutoriais na Net é só 1 de OpenVPN funcionou, até salvei ele pra futuramente n precisar achar dnv. Eu testei o 4g do celular e funcionou até pra carregar os filmes do NAS do roteador via 4g

Nesse tutorial que vc achou, por acaso tem algum teste falando da velocidade de openVPN?
 
VPN PPTP nào é bom usar, ela não tems eguran;ça nenhuma a algum tempo já.

Voce chegou a testar por openVPN para ver a velocidade que chega?



Nesse tutorial que vc achou, por acaso tem algum teste falando da velocidade de openVPN?
Não, mas vc quer dizer velocidade do seu pc externamente na vpn? Meio complicado testar a velocidade máxima externa se o link não for 240/20 que é aqui em casa
 
Não, mas vc quer dizer velocidade do seu pc externamente na vpn? Meio complicado testar a velocidade máxima externa se o link não for 240/20 que é aqui em casa

Entendi, teria que ter um link externo tb não mesma velocidade ou maior.

Em rede local, acho que para testar usando programa abaixo.

http://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/

Se alguém pude testar o r750 eu fico grado, gostaria muito de saber qual seria o desempenho dele em OpenVPN.
 
Entendi, teria que ter um link externo tb não mesma velocidade ou maior.

Em rede local, acho que para testar usando programa abaixo.

http://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/

Se alguém pude testar o r750 eu fico grado, gostaria muito de saber qual seria o desempenho dele em OpenVPN.
Eu usando o proprio wifi, me conectei a vpn e obtive miseros 14mb de down e 14mb de up. Não sei se é bug ou se é isso mesmo.
Não sei se dá pra testar direito, pois eu creio que todos os dados saiam da rede e voltem, e como tenho 20 de upload, então não pega boas velocidades.
 
Última edição:
Turma, gostaria da opinião de vosmicês quanto a AP's.
Moro em um sobrado de 230m² com 3 pavimentos, sendo :
* no superior fica a lavanderia;
* no central os quartos + escritório e anexado ao lado, área de churrasqueira;
* no inferior a sala ( conectada por cabo vindo do roteador e distribuída por um switch ) + cozinha;
O link contratado é NET de 120/10 Mb.
Meu roteador ( RT-AC86U ) fica no escritório, mas há um ponto cego na cozinha, onde há uma smarTV e a conexão fica reduzida e às vezes cai.
Como vou fazer uma reforma na sala, pretendo adicionar um AP no teto conectando-o diretamente do router via cabo.

Enfim, cenário posto, pesquisei durante a semana e estou na dúvida entre qual escolher :
cAP ac Dual-band 2.4 / 5GHz - https://mikrotik.com/product/cap_ac#fndtn-specifications
UniFi AP AC LR - https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lr/

Na média que pesquisei, o UniFi está R$100 acima do MikroTik então, tirando o fator cu$to, mas querendo uma estabilidade em conexão pelo AP para vários dispositivos conectados simultaneamente internetando/netflixando/assistindo filmes do PC, qual deles optar ?!
A ideia é ter um equipo de qualidade ( ambos sobram esse fator ) e ir aprendendo a afinar com o tempo, uma vez que não sou expert no assunto:joia:.
Grato.
 
Turma, gostaria da opinião de vosmicês quanto a AP's.
Moro em um sobrado de 230m² com 3 pavimentos, sendo :
* no superior fica a lavanderia;
* no central os quartos + escritório e anexado ao lado, área de churrasqueira;
* no inferior a sala ( conectada por cabo vindo do roteador e distribuída por um switch ) + cozinha;
O link contratado é NET de 120/10 Mb.
Meu roteador ( RT-AC86U ) fica no escritório, mas há um ponto cego na cozinha, onde há uma smarTV e a conexão fica reduzida e às vezes cai.
Como vou fazer uma reforma na sala, pretendo adicionar um AP no teto conectando-o diretamente do router via cabo.

Enfim, cenário posto, pesquisei durante a semana e estou na dúvida entre qual escolher :
cAP ac Dual-band 2.4 / 5GHz - https://mikrotik.com/product/cap_ac#fndtn-specifications
UniFi AP AC LR - https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lr/

Na média que pesquisei, o UniFi está R$100 acima do MikroTik então, tirando o fator cu$to, mas querendo uma estabilidade em conexão pelo AP para vários dispositivos conectados simultaneamente internetando/netflixando/assistindo filmes do PC, qual deles optar ?!
A ideia é ter um equipo de qualidade ( ambos sobram esse fator ) e ir aprendendo a afinar com o tempo, uma vez que não sou expert no assunto:joia:.
Grato.

Na minha opinião, come é um access point wireless, vai de ubiquiti sem pensar duas vezes! Na area de routers a mikrotik compete ou pode ser até superior a ubiquiti, vai muito de caso para caso, agora no quesito wireless e produtos voltados para tal, ubiquiti sem questionar duas vezes na minha opinião!
 
Última edição:
Chegou hoje o meu RB750GR3, e fiz apenas a configuração "Quick Set" com as seguintes alterações até o momento:
- Senha de usuários alterada
- Atualizei a versão do sistema bug fix (que mudou de nome e não me recordo)
- Ativei UPnP
- Restringi acesso apenas para webconfig e também alterei a porta.

Infelizmente não vou conseguir fuçar muito essa semana, mas já curti o que deu pra mexer hoje.

Essa semana irei rever os vídeos de configuração e ver o que posso aplicar.

Se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço muito =)
 
Turma, gostaria da opinião de vosmicês quanto a AP's.
Moro em um sobrado de 230m² com 3 pavimentos, sendo :
* no superior fica a lavanderia;
* no central os quartos + escritório e anexado ao lado, área de churrasqueira;
* no inferior a sala ( conectada por cabo vindo do roteador e distribuída por um switch ) + cozinha;
O link contratado é NET de 120/10 Mb.
Meu roteador ( RT-AC86U ) fica no escritório, mas há um ponto cego na cozinha, onde há uma smarTV e a conexão fica reduzida e às vezes cai.
Como vou fazer uma reforma na sala, pretendo adicionar um AP no teto conectando-o diretamente do router via cabo.

Enfim, cenário posto, pesquisei durante a semana e estou na dúvida entre qual escolher :
cAP ac Dual-band 2.4 / 5GHz - https://mikrotik.com/product/cap_ac#fndtn-specifications
UniFi AP AC LR - https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lr/

Na média que pesquisei, o UniFi está R$100 acima do MikroTik então, tirando o fator cu$to, mas querendo uma estabilidade em conexão pelo AP para vários dispositivos conectados simultaneamente internetando/netflixando/assistindo filmes do PC, qual deles optar ?!
A ideia é ter um equipo de qualidade ( ambos sobram esse fator ) e ir aprendendo a afinar com o tempo, uma vez que não sou expert no assunto:joia:.
Grato.

Na minha opinião, come é um access point wireless, vai de ubiquiti sem pensar duas vezes! Na area de routers a mikrotik compete ou pode ser até superior a ubiquiti, vai muito de caso para caso, agora no quesito wireless e produtos voltados para tal, ubiquiti sem questionar duas vezes na minha opinião!
Também voto no Unifi, e como vai desabilitar o WiFi do AC86U eu também aproveitaria para fazer dinheiro com ele e partir para um roteador wired only melhor e mais barato.
Em casa saí de Archer C3150 para RB750gr3 + Unifi UAP-AC-LR e não poderia estar mais satisfeito :safadao:
 
Chegou hoje o meu RB750GR3, e fiz apenas a configuração "Quick Set" com as seguintes alterações até o momento:
- Senha de usuários alterada
- Atualizei a versão do sistema bug fix (que mudou de nome e não me recordo)
- Ativei UPnP
- Restringi acesso apenas para webconfig e também alterei a porta.

Infelizmente não vou conseguir fuçar muito essa semana, mas já curti o que deu pra mexer hoje.

Essa semana irei rever os vídeos de configuração e ver o que posso aplicar.

Se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço muito =)
Se quiser eu posto aqui como ficou minha simple queue pra evitar ping alto.
 
RouterOS 6.44 liberado:
Código:
What's new in 6.44 (2019-Feb-25 14:11):

MAJOR CHANGES IN v6.44:
----------------------
!) cloud - added command "/system backup cloud" for backup storing on cloud (CLI only);
!) ipsec - added new "identity" menu with common peer distinguishers;
!) ipsec - removed "main-l2tp" exchange-mode, it is the same as "main" exchange-mode;
!) ipsec - removed "users" menu, XAuth user configuration is now handled by "identity" menu;
!) radius - initial implementation of RadSec (RADIUS communication over TLS);
!) speedtest - added "/tool speed-test" for ping latency, jitter, loss and TCP and UDP download, upload speed measurements (CLI only);
----------------------

Changes in this release:

*) bgp - properly update keepalive time after peer restart;
*) bridge - added option to monitor fast-forward status;
*) bridge - count routed FastPath packets between bridge ports under FastPath bridge statistics;
*) bridge - disable fast-forward when using SlowPath features;
*) bridge - fixed BOOTP packet forwarding when DHCP Snooping is enabled;
*) bridge - fixed DHCP Option 82 parsing when using DHCP Snooping;
*) bridge - fixed log message when hardware offloading is being enabled;
*) bridge - fixed packet forwarding when changing MSTI VLAN mappings;
*) bridge - fixed packet forwarding with enabled DHCP Snooping and Option 82;
*) bridge - fixed possible memory leak when using MSTP;
*) bridge - fixed system's identity change when DHCP Snooping is enabled (introduced in v6.43);
*) bridge - improved packet handling when hardware offloading is being disabled;
*) bridge - improved packet processing when bridge port changes states;
*) btest - added multithreading support for both UDP and TCP tests;
*) btest - added warning message when CPU load exceeds 90% (CLI only);
*) capsman - always accept connections from loopback address;
*) certificate - added support for multiple "Subject Alt. Names";
*) certificate - enabled RC2 cipher to allow P12 certificate decryption;
*) certificate - fixed certificate signing by SCEP client if multiple CA certificates are provided;
*) certificate - show digest algorithm used in signature;
*) chr - assign interface names based on underlying PCI device order on KVM;
*) chr - distribute NIC queue IRQ's evenly across all CPUs;
*) chr - fixed IRQ balancing when using more than 32 CPUs;
*) chr - improved system stability when insufficient resources are allocated to the guest;
*) cloud - added "ddns-update-interval" parameter;
*) cloud - do not reuse old UDP socket if routing changes are detected;
*) cloud - ignore "force-update" command if DDNS is disabled;
*) cloud - improved DDNS service disabling;
*) cloud - made address updating faster when new public address detected;
*) conntrack - added new "loose-tcp-tracking" parameter (equivalent to "nf_conntrack_tcp_loose" in netfilter);
*) console - renamed IP protocol 41 to "ipv6-encap";
*) console - updated copyright notice;
*) crs317 - fixed packet forwarding when LACP is used with hw=no;
*) crs3xx - fixed packet forwarding through SFP+ ports when using 100Mbps link speed;
*) crs3xx - improved fan control stability;
*) defconf - fixed configuration not generating properly on upgrade;
*) defconf - fixed default configuration loading on RB4011iGS+5HacQ2HnD-IN;
*) defconf - fixed IPv6 link-local address range in firewall rules;
*) dhcp - added "allow-dual-stack-queue" setting for IPv4/IPv6 DHCP servers to control dynamic lease/binding behaviour;
*) dhcp - properly load DHCP configuration if options are configured;
*) dhcpv4-server - added "parent-queue" parameter (CLI only);
*) dhcpv4-server - added "User-Name" attribute to RADIUS accounting messages;
*) dhcpv4-server - fixed service becoming unresponsive after interface leaves and enters the same bridge;
*) dhcpv4-server - use ARP for conflict detection;
*) dhcpv6-client - use default route distance also for unreachable route added by DHCPv6 client;
*) dhcpv6-server - allow to add DHCPv6 server with pool that does not exist;
*) dhcpv6-server - fixed missing gateway for binding's network if RADIUS authentication was used;
*) dhcpv6-server - improved DHCPv6 server stability when using "print" command;
*) dhcpv6-server - show "client-address" parameter for bindings;
*) discovery - detect proper slave interface on bounded interfaces;
*) discovery - fixed malformed neighbor information for routers that has incomplete IPv6 configuration;
*) discovery - send master port in "interface-name" parameter;
*) discovery - show neighbors on actual bridge port instead of bridge itself for LLDP;
*) e-mail - added info log message when e-mail is sent successfully;
*) ethernet - added "tx-rx-1024-max" counter to Ethernet stats;
*) ethernet - fixed IPv4 and IPv6 packet forwarding on IPQ4018 devices;
*) ethernet - fixed linking issues on wAP ac, RB750Gr2 and Metal 52 ac (introduced in v6.43rc52);
*) ethernet - fixed packet forwarding when SFP interface is disabled on hEX S;
*) ethernet - fixed VLAN1 forwarding on RB1100AHx4 and RB4011 devices;
*) ethernet - improved per core ethernet traffic classificator on mmips devices;
*) export - fixed "silent-boot" compact export;
*) fetch - added "http-header-field" parameter;
*) fetch - added option to specify multiple headers under "http-header-field", including content type;
*) fetch - fixed "without-paging" option;
*) fetch - improved file downloading to slow memory;
*) fetch - improved stability when using HTTP mode;
*) fetch - removed "http-content-type" parameter;
*) gps - increase precision for dd format;
*) gps - moved "coordinate-format" from "monitor" command to "set" parameter;
*) health - improved fan control stability on CRS328-24P-4S+RM;
*) hotspot - added "https-redirect" under server profiles;
*) hotspot - added per-user NAT rule generation based on "incoming-filter" and "outgoing-filter" parameters;
*) ike1 - do not allow using RSA-key and RSA-signature authentication methods simultaneously on single peer;
*) ike1 - fixed memory leak;
*) ike2 - added option to specify certificate chain;
*) ike2 - added peer identity validation for RSA auth (disabled after upgrade);
*) ike2 - allow to match responder peer by "my-id=fqdn" field;
*) ike2 - fixed local address lookup when initiating new connection;
*) ike2 - improved subsequent phase 2 initialization when no childs exist;
*) ike2 - properly handle certificates with empty "Subject";
*) ike2 - retry RSA signature validation with deduced digest from certificate;
*) ike2 - send split networks over DHCP (option 249) to Windows initiators if DHCP Inform is received;
*) ike2 - show weak pre-shared-key warning;
*) interface - added "pwr-line" interface support (more information will follow in next newsletter);
*) ipsec - added account log message when user is successfully authenticated;
*) ipsec - added basic pre-shared-key strength checks;
*) ipsec - added new "remote-id" peer matcher;
*) ipsec - allow to specify single address instead of IP pool under "mode-config";
*) ipsec - fixed active connection killing when changing peer configuration;
*) ipsec - fixed all policies not getting installed after startup (introduced in v6.43.8);
*) ipsec - fixed stability issues after changing peer configuration (introduced in v6.43);
*) ipsec - hide empty prefixes on "peer" menu;
*) ipsec - improved invalid policy handling when a valid policy is uninstalled;
*) ipsec - made dynamic "src-nat" rule more specific;
*) ipsec - made peers autosort themselves based on reachability status;
*) ipsec - moved "profile" menu outside "peer" menu;
*) ipsec - properly detect AES-NI extension as hardware AEAD;
*) ipsec - removed limitation that allowed only single "auth-method" with the same "exchange-mode" as responder;
*) ipsec - require write policy for key generation;
*) kidcontrol - added IPv6 support;
*) kidcontrol - added "reset-counters" command for "device" menu (CLI only);
*) kidcontrol - added statistics web interface for kids (http://router.lan/kid-control);
*) kidcontrol - added "tur-fri", "tur-mon", "tur-sat", "tur-sun", "tur-thu", "tur-tue", "tur-wed" parameters;
*) kidcontrol - dynamically discover devices from DNS activity;
*) kidcontrol - fixed validation checks for time intervals;
*) kidcontrol - properly detect time zone changes;
*) kidcontrol - use "/128" prefix-length for IPv6 addresses;
*) l2tp - fixed IPsec secret not being updated when "ipsec-secret" is changed under L2TP client configuration;
*) lcd - made "pin" parameter sensitive;
*) led - fixed default LED configuration for RBSXTsq-60ad;
*) led - fixed default LED configuration for wAP 60G AP devices;
*) led - fixed PWR-LINE AP Ethernet LED polarity ("/system routerboard upgrade" required);
*) lldp - fixed missing capabilities fields on some devices;
*) lte - added additional ID support for Novatel USB730L modem;
*) lte - added "cell-monitor" command for R11e-LTE international modem (CLI only);
*) lte - added "ecno" field for "info" command;
*) lte - added "firmware-upgrade" command for R11e-LTE international modems (CLI only);
*) lte - added initial support for multiple APN for R11e-4G (new modem firmware required);
*) lte - added initial support for Telit LN940;
*) lte - added multiple APN support for R11e-4G;
*) lte - added option to lock the LTE operator;
*) lte - added support for JioFi JMR1040 modem;
*) lte - fixed connection issue when LTE modem was de-registered from network for more than 1 minute;
*) lte - fixed DHCP IP acquire (introduced in v6.43.7);
*) lte - fixed DHCP relay packet forwarding when in passthrough mode;
*) lte - fixed IPv6 activation for R11e-LTE-US modems;
*) lte - fixed Jaton/SQN modems preventing router from booting properly;
*) lte - fixed LTE interface not working properly after reboot on RBSXTLTE3-7;
*) lte - fixed missing running (R) flag for Jaton LTE modems;
*) lte - fixed passthrough DHCP address forward when other address is acquired from operator;
*) lte - fixed reported "rsrq" precision (introduced in v6.43.8);
*) lte - improved compatibility for Alt38xx modems;
*) lte - improved SIM7600 initialization after reset;
*) lte - improved SimCom 7100e support;
*) lte - query "cfun" on initialization;
*) lte - require write policy for at-chat;
*) lte - update firmware version information after R11e-LTE/R11e-4G firmware upgrade;
*) netinstall - do not show kernel failure critical messages in the log after fresh install;
*) ntp-client - fixed "dst-active" and "gmt-offset" being updated after synchronization with server;
*) port - improved "remote-serial" TCP performance in RAW mode;
*) ppp - added "at-chat" command;
*) ppp - fixed dynamic route creation towards VPN server when "add-default-route" is used;
*) profiler - classify kernel crypto processing as "encrypting";
*) profile - removed obsolete "file-name" parameter;
*) proxy - removed port list size limit;
*) radius - implemented Proxy-State attribute handling in CoA and disconnect requests;
*) rb3011 - implemented multiple engine IPsec hardware acceleration support;
*) rb4011 - fixed SFP+ interface full duplex and speed parameter behavior;
*) rb4011 - improved SFP+ interface linking to 1Gbps;
*) rbm33g - improved stability when used with some USB devices;
*) romon - improved reliability when processing RoMON packets on CHR;
*) routerboard - removed "RB" prefix from PWR-LINE AP devices;
*) routerboard - require at least 10 second interval between "reformat-hold-button" and "max-reformat-hold-button";
*) smb - added commenting option for SMB users (CLI only);
*) smb - fixed macOS clients not showing share contents;
*) smb - fixed Windows 10 clients not able to establish connection to share;
*) sniffer - save packet capture in "802.11" type when sniffing on w60g interface in "sniff" mode;
*) snmp - added "dot1qPortVlanTable" and "dot1dBasePortTable" OIDs;
*) snmp - changed fan speed value type to Gauge32;
*) snmp - fixed "rsrq" reported precision;
*) snmp - fixed w60g station table;
*) snmp - removed "rx-sector" ("Wl60gRxSector") value;
*) snmp - report bridge ifSpeed as "0";
*) snmp - report ifSpeed 0 for sub-layer interfaces;
*) ssh - added "allow-none-crypto" parameter to disable "none" encryption usage (CLI only);
*) ssh - added error log message when key exchange fails;
*) ssh - close active SSH connections before IPsec connections on shutdown;
*) ssh - fixed public key format compatibility with RFC4716;
*) supout - fixed "poe-out" output not showing all interfaces;
*) supout - fixed Profile output on single core devices;
*) switch - added comment field to switch ACL rules;
*) switch - fixed ACL rules on IPQ4018 devices;
*) system - accept only valid path for "log-file" parameter in "port" menu;
*) system - removed obsolete "/driver" command;
*) tr069-client - added "check-certificate" parameter to allow communication without certificates;
*) tr069-client - added "connection-request-port" parameter (CLI only);
*) tr069-client - added support for InformParameter object;
*) tr069-client - fixed certificate verification for certificates with IP address;
*) tr069-client - fixed HTTP cookie getting duplicated with the same key;
*) tr069-client - increased reported "rsrq" precision;
*) traceroute - improved stability when sending large ping amounts;
*) traffic-flow - reduced minimal value of "active-flow-timeout" parameter to 1s;
*) tunnel - properly clear dynamic IPsec configuration when removing/disabling EoIP with DNS as "remote-address";
*) upgrade - made security package depend on DHCP package;
*) usb - improved power-reset error message when no bus specified on CCR1072-8G-1S+;
*) usb - improved USB device powering on startup for hAP ac^2 devices;
*) usb - increased default power-reset timeout to 5 seconds;
*) userman - added first and last name fields for signup form;
*) userman - show redirect location in error messages;
*) user - require "write" permissions for LTE firmware update;
*) vrrp - made "password" parameter sensitive;
*) w60g - added "10s-average-rssi" parameter to align mode (CLI only);
*) w60g - added align mode "/interface w60g align" (CLI only);
*) w60g - fixed scan in bridge mode;
*) w60g - improved PtMP performance;
*) w60g - improved reconnection detection;
*) w60g - improved "tx-packet-error-rate" reading;
*) w60g - renamed disconnection message when license level did not allow more connected clients;
*) w60g - renamed "frequency-list" to "scan-list";
*) watchdog - allow specifying DNS name for "send-smtp-server" parameter;
*) webfig - improved file handling;
*) winbox - added 4th chain selection for "HT TX chains" and "HT RX chains" under "CAPsMAN/CAP Interface/Wireless" tab;
*) winbox - added "allow-dual-stack-queue" parameter in "IP/DHCP Server" and "IPv6/DHCP Server" menus;
*) winbox - added "challenge-password" field when signing certificate with SCEP;
*) winbox - added "conflict-detection" parameter in "IP/DHCP Server" menu;
*) winbox - added "coordinate-format" parameter in LTE interface settings;
*) winbox - added "radio-name" setting to "CAPsMAN/CAP Interface/General" tab;
*) winbox - added "secondary-channel" setting to "CAPsMAN/CAP Interface/Channel" tab;
*) winbox - added src/dst address and in/out interface list columns to default firewall menu view;
*) winbox - added support for dynamic devices in "IP/Kid Control/Devices" tab;
*) winbox - allow setting "network-mode" to "auto" under LTE interface settings;
*) winbox - allow specifying interface lists in "CAPsMAN/Access List" menu;
*) winbox - fixed "IPv6/Firewall" "Connection limit" parameter not allowing complete IPv6 prefix lengths;
*) winbox - fixed L2MTU parameter setting on "W60G" type interfaces;
*) winbox - fixed "LCD" menu not shown on RB2011UiAS-2HnD;
*) winbox - fixed missing w60g interface status values;
*) winbox - improved file handling;
*) winbox - moved "Too Long" statistics counter to Ethernet "Rx Stats" tab;
*) winbox - organized wireless parameters between simple and advanced modes;
*) winbox - renamed "Default AP Tx Rate" to "Default AP Tx Limit";
*) winbox - renamed "Default Client Tx Rate" to "Default Client Tx Limit";
*) winbox - show "R" flag under "IPv6/DHCP Server/Bindings" tab;
*) winbox - show "System/RouterBOARD/Mode Button" on devices that have such feature;
*) winbox - show "W60G" wireless tab on wAP 60G AP;
*) wireless - added new "installation" parameter to specify router's location;
*) wireless - improved AR5212 response to incoming ACK frames;
*) wireless - improved connection stability for new model Apple devices;
*) wireless - improved NV2 performance for all ARM devices;
*) wireless - improved signal strength at low TX power on LHG 5 ac, LHG 5 ac XL and LDF 5 ac ("/system routerboard upgrade" required);
*) wireless - improved system stability for all ARM devices with wireless;
*) wireless - improved system stability for all devices with 802.11ac wireless;
*) wireless - improved system stability when scanning for other networks;
*) wireless - removed G/N support for 2484MHz in "japan" regulatory domain;
*) wireless - report last seen IP address in RADIUS accounting messages;
*) wireless - show "installation" parameter when printing configuration;

https://mikrotik.com/download/changelogs
 
Ainda estou na 6.40 :eek:
Nem sei como faz pra atualizar
 
Se quiser eu posto aqui como ficou minha simple queue pra evitar ping alto.

Eu fiz uma ontem na correria, mas nem sei se fiz certo.

Mas poste, sempre é uma contribuição boa para todos que procurarem informação.

Ainda estou na 6.40 :eek:
Nem sei como faz pra atualizar

Vai em System > Packages > check for updates.

Ontem eu atualizei apenas para correção de bugs, mas agora escolhi a Stable.

Obs; não sei se tem outra forma de atualizar...






A parte de gráficos é meio confusa né?

Na entrada 1 onde recebo o link fica “normal” IN para download e OUT para upload. Mas nas demais a lógica é inversa e eu demorei alguns minutos para sacar isso. o_O
 
Amanhã de manhã postarei como está minhas config
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo