Modem motorola reiniciando/ressincronizando sozinho com certa frequência

Fernando Oliveira..

Member
Registrado
Boa tarde pessoal,

Tenho internet da Viacabo/Blue 10MBs, que está instalada através de um Modem Motorola sb510 (Aquele pretinho básico conhecido). O problema é que uma frequência incômoda o Modem meio que reinicia/ressincroniza sozinho. Parece que a conexão é perdida e a maioria das luzes do Led se apagam e vão se acendendo novamente até recuperar a conexão. É algo que dura pouco mais de um minuto, mas suficiente pra me incomodar muito e me impedir de jogar alguns jogos pela internet, p. exemplo.

Já testei trocar a fonte e ligar o Modem numa tomada em separado, para garantir que não fosse problema de energia, e mesmo assim o problema voltou a ocorrer. Olhando no visualizador de eventos do Windows 8, aparecem os avisos com cada ocasião em que o problema foi registrado e sempre a mesma coisa: "A resolução de nome para o nome x expirou depois que nenhum dos servidores DNS configurados respondeu" (Id. 1014). Sempre que isso acontece todos os aparelhos (celulares, tablets, pcs etc) ligados no wifi (aparelho Tp-link que tá conectado no Modem Motorola) deixam de ter internet enquanto as luzes do Modem Motorola vão reacendendo aos poucos.

Alguém tem algum conselho/solução?

Obrigado demais pela atenção.
 
Boa tarde pessoal,

Tenho internet da Viacabo/Blue 10MBs, que está instalada através de um Modem Motorola sb510 (Aquele pretinho básico conhecido). O problema é que uma frequência incômoda o Modem meio que reinicia/ressincroniza sozinho. Parece que a conexão é perdida e a maioria das luzes do Led se apagam e vão se acendendo novamente até recuperar a conexão. É algo que dura pouco mais de um minuto, mas suficiente pra me incomodar muito e me impedir de jogar alguns jogos pela internet, p. exemplo.

Já testei trocar a fonte e ligar o Modem numa tomada em separado, para garantir que não fosse problema de energia, e mesmo assim o problema voltou a ocorrer. Olhando no visualizador de eventos do Windows 8, aparecem os avisos com cada ocasião em que o problema foi registrado e sempre a mesma coisa: "A resolução de nome para o nome x expirou depois que nenhum dos servidores DNS configurados respondeu" (Id. 1014). Sempre que isso acontece todos os aparelhos (celulares, tablets, pcs etc) ligados no wifi (aparelho Tp-link que tá conectado no Modem Motorola) deixam de ter internet enquanto as luzes do Modem Motorola vão reacendendo aos poucos.

Alguém tem algum conselho/solução?

Obrigado demais pela atenção.

Isso parece perda de frequência, quando a frequência não trava corretamente ela fica em looping, como estão teus sinais? Posta a tela de status no motorola.
 
Boa tarde pessoal,

Tenho internet da Viacabo/Blue 10MBs, que está instalada através de um Modem Motorola sb510 (Aquele pretinho básico conhecido). O problema é que uma frequência incômoda o Modem meio que reinicia/ressincroniza sozinho. Parece que a conexão é perdida e a maioria das luzes do Led se apagam e vão se acendendo novamente até recuperar a conexão. É algo que dura pouco mais de um minuto, mas suficiente pra me incomodar muito e me impedir de jogar alguns jogos pela internet, p. exemplo.

Já testei trocar a fonte e ligar o Modem numa tomada em separado, para garantir que não fosse problema de energia, e mesmo assim o problema voltou a ocorrer. Olhando no visualizador de eventos do Windows 8, aparecem os avisos com cada ocasião em que o problema foi registrado e sempre a mesma coisa: "A resolução de nome para o nome x expirou depois que nenhum dos servidores DNS configurados respondeu" (Id. 1014). Sempre que isso acontece todos os aparelhos (celulares, tablets, pcs etc) ligados no wifi (aparelho Tp-link que tá conectado no Modem Motorola) deixam de ter internet enquanto as luzes do Modem Motorola vão reacendendo aos poucos.

Alguém tem algum conselho/solução?

Obrigado demais pela atenção.

Pense também na refrigeração do modem. pensei em abrir ele e deixar funcionando para testar, ou deixe ele na vertical que a refrigeração melhora.
 
Cara pior que eu moro em Santa Catarina, e os problemas começaram a acontecer justamente no inverno, quando a temperatura já está bem fria e o modem fica perto da janela. No momento tá mais ou menos uns 10 graus aqui hehe! E ele já fica na vertical normalmente mesmo.
 
Cara pior que eu moro em Santa Catarina, e os problemas começaram a acontecer justamente no inverno, quando a temperatura já está bem fria e o modem fica perto da janela. No momento tá mais ou menos uns 10 graus aqui hehe! E ele já fica na vertical normalmente mesmo.

Então é friagem, coloca um cobertor nele kkkk
Aqui comigo o problema era aquecimento...
 
Mas será que é problema no Modem mesmo, que tá se reiniciando sozinho, ou seria a conexão que vem nele através do cabo coaxial que tá caindo e ele dá uma reiniciada para ressincronizar? Tenho receio de pedir para a operadora a troca do equipamento e não adiantar nada.
 
Mas será que é problema no Modem mesmo, que tá se reiniciando sozinho, ou seria a conexão que vem nele através do cabo coaxial que tá caindo e ele dá uma reiniciada para ressincronizar? Tenho receio de pedir para a operadora a troca do equipamento e não adiantar nada.

Acho que entrando no modem no cabeçalho há uma aba chamada Signal, print ela e coloque no post.
 
Eis o que aparece na Aba Signal (fiz dois testes diferentes pra ver se mudava os valores - e realmente mudaram)

PRIMEIRO TESTE

Downstream Value
Frequency 561000000 Hz
Signal To Noise Ratio 38.8 dB
Power Level 1.5 dBmV
The Downstream Power Level reading is a snapshot taken at the time this page was requested. Please Reload/Refresh this Page for a new reading

Upstream Value
Channel ID 1
Frequency 30800000 Hz
Power 51.2 dBmV


SEGUNDO TESTE


Downstream Value
Frequency 435000000 Hz
Signal To Noise Ratio 38.7 dB
Power Level 0.4 dBmV
The Downstream Power Level reading is a snapshot taken at the time this page was requested. Please Reload/Refresh this Page for a new reading

Upstream Value
Channel ID 1
Frequency 37200000 Hz
Power 51.7 dBmV
 
Não sei se ajuda, mas copiei também a página com os logs do Modem.. dá pra observar que cada vez que ele deu essa reiniciada ocorre a mesma sequência de erros.

The Logs Page provides diagnostic messages generated by the Cable Modem. It is intended for use by a qualified technician.

Time
Priority Code Description
2016-07-17 22:23:02 6-Notice M572.0 Tftp Init Failed - Reinitialize MAC...
2016-07-17 22:23:02 3-Critical I402.0 TLV-11 - Illegal Set operation failed
2016-07-17 22:22:49 3-Critical R002.0 No Ranging Response received - T3 time-out (US 1)

2016-07-17 22:16:20 6-Notice M572.0 Tftp Init Failed - Reinitialize MAC...
2016-07-17 22:16:20 3-Critical I402.0 TLV-11 - Illegal Set operation failed
2016-07-17 22:16:12 3-Critical R002.0 No Ranging Response received - T3 time-out (US 1)

2016-07-17 22:10:56 6-Notice M572.0 Tftp Init Failed - Reinitialize MAC...
2016-07-17 22:10:56 3-Critical I402.0 TLV-11 - Illegal Set operation failed
2016-07-17 22:10:42 3-Critical R002.0 No Ranging Response received - T3 time-out (US 1)

2016-07-17 22:07:17 6-Notice M572.0 Tftp Init Failed - Reinitialize MAC...
2016-07-17 22:07:17 3-Critical I402.0 TLV-11 - Illegal Set operation failed
2016-07-17 22:07:07 3-Critical R002.0 No Ranging Response received - T3 time-out (US 1)

2016-07-17 21:57:42 6-Notice M572.0 Tftp Init Failed - Reinitialize MAC...
2016-07-17 21:57:42 3-Critical I402.0 TLV-11 - Illegal Set operation failed
2016-07-17 21:57:34 3-Critical R002.0 No Ranging Response received - T3 time-out (US 1)

2016-07-17 21:53:09 6-Notice M572.0 Tftp Init Failed - Reinitialize MAC...
2016-07-17 21:53:09 3-Critical I402.0 TLV-11 - Illegal Set operation failed
2016-07-17 21:52:57 3-Critical R002.0 No Ranging Response received - T3 time-out (US 1)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo