[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

Puts tava usando o display Port mas eu acho que a Rtx não é HDMI 2.1 mas vou trocar! Estão usando o HDMI que vieram na caixa.
?
Realmente é importante da uma olhada nessa questão do HDMI, se a sua placa não for 2.1 (Senão me engano... o suporte pra 2.1 é a partir das RTX 3000 e 4000, mas posso tá errado), ai realmente compensa você continuar usando o D.P 1.4 que tem largura de banda de 32GBs +/-, isso ignorando a eficiência de transmissão dos dados.

O HDMI 2.1 oferece 48GBs, mas o HDMI 2.0, por exemplo, oferece 20GBs... Ignorando a eficiência de transmissão dos dados.

Ou seja, use o HDMI somente se for 2.1 mesmo, as versões do HDMI anteriores também falta muito recurso importante pra quem joga, um exemplo disso é o VRR, entre outros.

Sobre os cabos, os cabos que vem com a Dell são simples, mas totalmente funcionais... nunca tive nenhum problema.
Atualmente uso cabos DP e HDMI diferente somente por uma questão de tamanho mesmo porque preciso de algo maior, mas acho que os cabos que vem no monitor possuem tamanho de 1.5M senão me engano, o que já é um bom tamanho pra maioria dos usuários.
 
Última edição:
Se sua VGA tiver HDMI 2.1, use o monitor através dele, pelas informações aí presumiria que está usando usando o monitor via DP 1.4.

No HDMI 2.1 você tem largura de banda maior, o DSC é utilizado com menor compressão de dados da imagem em relação ao DP (1/2 do HDMI x 1/3 do DP) e essa diferença dos dados é mais perceptível no HDR, no HDMI 2.1 você tem suporte aos 12 bits (Apesar do AW3225QF reconhecer os 12 bits e ser efetivamente 10 bits, mas a maior quantidade de dados faz diferença pro Dolby Vision).

Eles falam que o DSC é visualmente sem perdas, mas a verdade é que dá sim pra notar algumas diferenças mínimas dependendo da situação - nada muito relevante, mas quem tem um monitor desse calibre quer sempre a melhor qualidade possível.

Além disso, o VRR no HDMI 2.1 tá funcionando normal também se for uma preocupação em relação ao DP - já teve firmware corrigindo e está 100%.
De onde vc tirou que hdr no hdmi 2.1 tem diferença no dp 1.4?
Que eu saiba, essa entrada é apenas uma opção para conectar o console no monitor.

A respeito da dsc, vc mesmo me enviou um artigo informando que não tem como ver a diferença visualmente, agora você fala que vc consegue ver essa diferença?
Pow cara, eu vi vários artigos e também fala que não tem como ver, acho que vc já está ficando paranoico com essas tecnologias hahaha
 
De onde vc tirou que hdr no hdmi 2.1 tem diferença no dp 1.4?
Que eu saiba, essa entrada é apenas uma opção para conectar o console no monitor.

A respeito da dsc, vc mesmo me enviou um artigo informando que não tem como ver a diferença visualmente, agora você fala que vc consegue ver essa diferença?
Pow cara, eu vi vários artigos e também fala que não tem como ver, acho que vc já está ficando paranoico com essas tecnologias hahaha
Testei o monitor em ambas conexões por um tempo.

Consegui notar diferença na tonalidade de cores no HDMI 2.1 e o Display Port 1.4 em conteúdo HDR, não sei se é a diferença de 10 Bits e 12 Bits ou se é a própria diferença de compreesão nos dados fornecidos (1/2 x 1/3) ou até outro aspecto.

No Display Port parece um pouco mais "lavado" as cores em relação ao HDMI 2.1 nesse tipo de conteúdo em específico, no Dolby Vision é ainda mais fácil de notar.

Em SDR achei ambos idênticos.

Talvez o "visualmente sem perdas" do DSC não seja tão sem perdas no fim das contas e até faz sentido que não seja.

Li um artigo no TFT, que considero uma boa fonte, falando que não tinha diferença, mas depois de testar pessoalmente esses dois cenários por algum tempo tenho sérias dúvidas se realmente não tem. É algo pouco explorado também... Até porque 1440p o mercado meio que já tem conexões pra explorar toda largura de banda necessária em várias telas e placas de vídeo. O DSC acaba sendo mais útil a partir do 4K mesmo que ainda é muitíssimo nichado.

Além disso, no fim das contas, independente do usuário perceber diferença ou não, praticamente não tem motivo pra não usar o HDMI 2.1 em relação ao Display Port 1.4 nesse monitor. Não é algo crucial, mas é bem vindo nesse contexto.

E não... O HDMI 2.1 não é somente pra uso em consoles, é importante pra isso de fato, mas tem praticamente todos os recursos do Display Port 1.4 mais largura de banda maior, mesmo no PC ele acaba sendo uma opção melhor no caso desse monitor.

Sobre "paranóia com tecnologia", honestamente e com todo respeito, tenho bastante dúvida se você conseguiria perceber essa diferença aí, você mesmo já disse que ver pouca diferença entre 1440p e 4K (que pra mim e pra muita gente é bem fácil de ver), se eu sou paranoico com tecnologia por notar essas detalhes, então tem muitas pessoas paranoica por aí também... Inclusive conheço alguns desses que na sua concepção seriam até mais do eu.

No fim, é muito comum as pessoas terem sensibilidade diferente uma das outras com imagem e áudio.

Enfim, a galera que tiver o monitor e interesse pode testar e tirar suas próprias conclusões.
 
Última edição:
Testei o monitor em ambas conexões por um tempo.

Consegui notar diferença na tonalidade de cores no HDMI 2.1 e o Display Port 1.4 em conteúdo HDR, não sei se é a diferença de 10 Bits e 12 Bits ou se é a própria diferença de compreesão nos dados fornecidos (1/2 x 1/3) ou até outro aspecto.

No Display Port parece um pouco mais "lavado" as cores em relação ao HDMI 2.1 nesse tipo de conteúdo em específico, no Dolby Vision é ainda mais fácil de notar.

Em SDR achei ambos idênticos.

Talvez o "visualmente sem perdas" do DSC não seja tão sem perdas no fim das contas e até faz sentido que não seja.

Li um artigo no TFT, que considero uma boa fonte, falando que não tinha diferença, mas depois de testar pessoalmente esses dois cenários por algum tempo tenho sérias dúvidas se realmente não tem. É algo pouco explorado também... Até porque 1440p o mercado meio que já tem conexões pra explorar toda largura de banda necessária em várias telas e placas de vídeo. O DSC acaba sendo mais útil a partir do 4K mesmo que ainda é muitíssimo nichado.

Além disso, no fim das contas, independente do usuário perceber diferença ou não, praticamente não tem motivo pra não usar o HDMI 2.1 em relação ao Display Port 1.4 nesse monitor. Não é algo crucial, mas é bem vindo nesse contexto.

E não... O HDMI 2.1 não é somente pra uso em consoles, é importante pra isso de fato, mas tem praticamente todos os recursos do Display Port 1.4 mais largura de banda maior, mesmo no PC ele acaba sendo uma opção melhor.

Somente o DP 2.1/2.0 séria melhor que o HDMI 2.1.

Sobre "paranóia com tecnologia", honestamente e com todo respeito, tenho bastante dúvida se você conseguiria perceber essa diferença aí, você mesmo já disse que ver pouca diferença entre 1440p e 4K (que pra mim e pra muita gente é bem fácil de ver), se eu sou paranóico com tecnologia por notar essas detalhes, então tem muitas pessoas paranóica por aí também... Inclusive conheço alguns desses que na sua concepção seriam até mais do eu.

No fim, é muito comum as pessoas terem sensibilidade diferente uma das outras com imagem e áudio.

Enfim, a galera que tiver o monitor e interesse pode testar e tirar suas próprias conclusões.
Na verdade só tem duas coisas para falar, se tft central que tem todos os equipamentos para testar, falaram que não tem diferença e você apenas no olho fala que viu essa diferença no dsc, aí fica difícil.
A respeito do1440p para 4k, realmente eu não vi tanta diferença assim, mas aqui teve mais gente que compartilha da mesma opinião
 
Na verdade só tem duas coisas para falar, se tft central que tem todos os equipamentos para testar, falaram que não tem diferença e você apenas no olho fala que viu essa diferença no dsc, aí fica difícil.
A respeito do1440p para 4k, realmente eu não vi tanta diferença assim, mas aqui teve mais gente que compartilha da mesma opinião
Não quero me estender porque já expliquei bem, pra não ficar cansativo e repetitivo, mas comentando pela última vez sobre esse assunto:

O artigo do TFT tem por foco explicar o funcionamento do DSC e o processo de compactação, mas eles não fizeram um teste a fundo pra saber se impacta de forma real na qualidade ou não e deixam isso bem claro no artigo, apenas falaram que não notaram no ''olho'' diferenças, que conversou com outra pessoa do meio que não notou diferença e que muitos usuários também não notaram e que consideram o marketing "visualmente sem perdas" correto por conta disso - esse é um dos pontos abordados no artigo; o marketing sobre o visualmente sem perdas.

Levei essa opinião muito a sério porque é um veículo acima da média, mas ao ter o produto na mão e ao testar pessoalmente as duas entradas por horas e numa situação de uso máximo da largura de banda, tive sim essa percepção de um pouco de degradação de cor no uso do HDR, por isso minha orientação, tem pessoas que vão ter curiosidade sobre isso e testar e vê a diferença, outros não e nem se importam com isso também.

Essa questão é tão possível de ser verdade que 12 bits está disponível no HDMI 2.1 e no DP está limitado a 10 bits, por exemplo.

Por isso acho interessante trazer essa percepção justamente porque será importante pra alguns.

Tem muitas pessoas que reclamam desses monitores 4K não terem o DP 2.1 justamente pelo preço que eles custam e de apelar pro uso do DSC, mas entendo que essa é uma questão de mercado; no momento a maioria das GPUs não suportam e as que suportam chegam no máximo a 54GBs porque usam o padrão de entrada do D.P 2.1, o que no fim é pouca diferença pro HDMI 2.1 de 48GBs.

A 4090 que é a placa de vídeo mais forte está limitada ao HDMI 2.1, mesmo claramente precisando de uma entrada com mais largura - é a frente do tempo dela. Isso só deve mudar na próxima geração de VGAs.

Inclusive esse também é um dos argumentos do TFT pras pessoas não se preocuparem em comprar telas com D.P 2.1 e ficarem tranquilas com o uso do DSC - não mudaria muito a situação no momento e uma coisa é certa: A diferença é praticamente sem perdas mesmo, tanto que só fui capaz de perceber algo em HDR, usando 240hz e 4K, e isso comparando horas de um e horas de outro.

Fui pesquisar depois sobre essa minha impressão e encontrei mais pessoas com a mesma percepção, mas ninguém efetivamente testou isso a fundo pra comparar e até entendo: a demanda é pequena pelos motivos já explicados. A maioria das pessoas estão usando no máximo telas 1440p e lá essa nem é uma questão, as entradas disponíveis e padrões comum do mercado atendem praticamente sem o uso do DSC.

Pessoalmente, não levo tudo dos veículos como uma verdade absoluta apesar de alguns serem acima da média, um exemplo disso é que até hoje não vi um veículo grande em hardware abordando sobre o uso correto do Gsync que já é algo relativamente antigo e estável no mercado na maioria dos monitores, imagina o DSC que ainda é mais recente e mais nichado.

No fim, cada um fica livre pra fazer seu próprio teste e tirar suas conclusões sobre tudo isso.

Como disse também, a diferença não é nenhum absurdo, mas acho que qualquer dono desses monitores 4K gostariam de saber o melhor cabo para se usar neles, quem tem uma tela dessas já é meio que um entusiasta por natureza.

Na pior das hipóteses que é não vê nenhuma diferença, a pessoa trocará uma entrada com menos largura de banda por outra com mais largura de banda e menor compressão da imagem sem prejuízo de usabilidade, não vejo como isso pode ser um prejuízo de qualquer maneira.

Sobre o exemplo do 1440p e 4K, é apenas pra ilustrar o porque tem pessoas que vão querer testar isso e outras que não terão o mínimo interesse.

Da mesma forma que tem pessoas que compartilham da sua visão, várias também compartilham da minha, tem pessoas com sensibilidades diferentes pra imagem e áudio, e nem por isso as que pensam diferente e exigem um pouco mais viraram "paranoicos da tecnologia".

Cada um tem suas exigências e conhece suas limitações tecnológicas.

Tem gente que não vê diferença em 60hz pra cima, outros não vê de 144hz pra cima, outros já vê diferença de 144hz pra 240hz, de 240hz pra mais, vê ou não vê de 1080p pra 1440p, de 1440 pra 4K, entre várias outras coisas... faço parte deste time que geralmente percebe a maiorias dessas diferenças, aqui compartilho essas informações mais a fundo justamente porque sei que serão úteis pra alguns usuários.
 
Última edição:
Realmente é importante da uma olhada nessa questão do HDMI, se a sua placa não for 2.1 (Senão me engano... o suporte pra 2.1 é a partir das RTX 3000 e 4000, mas posso tá errado), ai realmente compensa você continuar usando o D.P 1.4 que tem largura de banda de 32GBs +/-, isso ignorando a eficiência de transmissão dos dados.

O HDMI 2.1 oferece 48GBs, mas o HDMI 2.0, por exemplo, oferece 20GBs... Ignorando a eficiência de transmissão dos dados.

Ou seja, use o HDMI somente se for 2.1 mesmo.

Sobre os cabos, os cabos que vem com a Dell são simples, mas totalmente funcionais... nunca tive nenhum problema.
Atualmente uso cabos DP e HDMI diferente somente por uma questão de tamanho mesmo porque preciso de algo maior, mas acho que os cabos que vem no monitor possuem tamanho de 1.5M senão me engano, o que já é um bom tamanho pra maioria dos usuários.
Tava pesquisando que estava tendo problema com HDMI que o monitor não reconhecia como gsync alguem sabe dizer se está assim ainda ? Quero usar o 4k240hz e HDR na melhor qualidade possível!! Na 4090 tem HDMI 2.1 e vou comprar um cabo de qualidade e olhar da Baseus, ugreen e Cia mas me indiquem tmb
 
Tava pesquisando que estava tendo problema com HDMI que o monitor não reconhecia como gsync alguem sabe dizer se está assim ainda ? Quero usar o 4k240hz e HDR na melhor qualidade possível!! Na 4090 tem HDMI 2.1 e vou comprar um cabo de qualidade e olhar da Baseus, ugreen e Cia mas me indiquem tmb
Na verdade, no driver da Nvidia, nem o HDMI e nem o DP estão reconhecidos como "monitor compatível com Gsync", somente o DP no modo HDR, mas praticamente todos os modos, SDR e HDR, estão funcionando com Gsync sem nenhum problema (Testei bastante) inclusive tem uma opção no driver da Nvidia que você pode marcar pra te mostrar quando o Gsync está ativo e todos eles funcionam bem e indicam normalmente, independente de usar DP ou HDMI.

Ou seja, HDMI e DP estão funcionando com o Gsync normalmente, independente do driver de vídeo.

Uma dica adicional, pro Gysnc funcionar 100%: você precisar ativar ele nas configurações do painel de controle da Nvidia selecionando "Tela Cheia mais Janela" e marcando a opção "Ativar configurações do modelo de monitor selecionado".

Nas configurações 3D, ativar o modo latência em "ligado" (não pode ser o Ultra, tá bugado e gerando latência no sistema em alguns jogos) e deixar o Vsync ligado.

Monitor vai funcionar a no máximo 225hz e tem um cap de FPS do driver aí, mas com o menor imput lag possível, sem nenhum tearing e praticamente sem flicker - mais suave e menos imput que limitar Fps por outros meios (RTSS, Cap do Driver manual ou dentro do jogo) ou até mesmo deixar o fps desbloqueado.

* Vsync + modo latência ligado vai impedir o imput lag do Vsync, o FPS a menos é justamente pra não acionar ele, o Vsync é utilizado pra corrigir um bug do Gysnc na sincronização vertical que a Nvidia nunca corrigiu.

O HDMI teve um problema de funcionamento no VRR bem no início nesse monitor, mas já foi corrigido nos firmware mais recente, ou seja, só garanta que o monitor esteja atualizado - imagino que já esteja.

* HDMI reconhece 12 Bits e 240hz, DP reconhece 10 Bits e 240hs.

Sobre os cabos, os próprios que vem com o monitor são bons, os cabos da Ugreen e Baseus também são uma boa - geralmente tem um padrão de qualidade maior que os outros chineses.

Tenho um cabo DP 2.1 e um cabo HDMI 2.1, ambos da Ugreen e funcionam super bem nesse monitor.
 
Última edição:
Na verdade, no driver da Nvidia, nem o HDMI e nem o DP estão reconhecidos como "monitor compatível com Gsync", somente o DP no modo HDR, mas na praticamente todos os modos, SDR e HDR, estão funcionando com Gsync sem nenhum problema (Testei bastante) inclusive tem uma opção no driver da nvidia que você pode marcar pra te mostrar quando o Gsync está ativo e todos eles funcionam bem e indicam normalmente, independente de usar DP ou HDMI.

Ou seja, HDMI e DP estão funcionando com o Gsync normalmente, independente do driver de vídeo.

Uma dica adicional, pro Gysnc funcionar 100%: você precisar ativar ele nas configurações do painel de controle da Nvidia selecionando "Tela Cheia mais Janela" e marcando a opção "Ativar configurações do modelo de monitor selecionado".

Nas configurações 3D, ativar o modo latência em "ligado" (não pode ser o Ultra, tá bugado e gerando latência no sistema em alguns jogos) e deixar o Vsync ligado.

Monitor vai funcionar a no máximo 225hz e tem um cap de FPS do driver aí, mas com o menor imput lag possível, sem nenhum tearing e praticamente sem flicker - mais suave e menos imput que limitar Fps por outros meios (RTSS, Cap do Driver manual ou dentro do jogo) ou até mesmo deixar o fps desbloqueado.

* Vsync + modo latência ligado vai impedir o imput lag do Vsync, o FPS a menos é justamente pra não acionar ele, o Vsync é utilizado pra corrigir um bug do Gysnc na sincronização vertical que a Nvidia nunca corrigiu.

O HDMI teve um problema de funcionamento no VRR bem no início nesse monitor, mas já foi corrigido nos firmware mais recente, ou seja, só garanta que esteja atualizado.

* HDMI reconhece 12 Bits e 240hz, DP reconhece 10 Bits e 240hs.

Sobre os cabos, os próprios que vem com o monitor são bons, os cabos da Ugreen e Baseus também são uma boa - geralmente tem um padrão de qualidade maior que os outros chineses.

Tenho um cabo DP 2.1 e um cabo HDMI 2.1, ambos da Ugreen e funcionam super bem nesse monitor.
Eu percebi que o HDMI 2.1 chega a ser melhor mesmo por causa dos 12 bits, HDR dinamico e mais estavel fora a maior transferência de dados, encomendei um de fibra no aliexpress para usar na porta ARC e vou usar o que vem na caixa por enquanto!

Peguei esse modelo
 
Última edição:
Se sua VGA tiver HDMI 2.1, use o monitor através dele, pelas informações aí presumiria que está usando usando o monitor via DP 1.4.

No HDMI 2.1 você tem largura de banda maior, o DSC é utilizado com menor compressão de dados da imagem em relação ao DP (1/2 do HDMI x 1/3 do DP) e essa diferença dos dados é mais perceptível no HDR, no HDMI 2.1 você tem suporte aos 12 bits (Apesar do AW3225QF reconhecer os 12 bits e ser efetivamente 10 bits, mas a maior quantidade de dados faz diferença pro Dolby Vision).

Eles falam que o DSC é visualmente sem perdas, mas a verdade é que dá sim pra notar algumas diferenças mínimas dependendo da situação - nada muito relevante, mas quem tem um monitor desse calibre quer sempre a melhor qualidade possível.

Além disso, o VRR no HDMI 2.1 tá funcionando normal também se for uma preocupação em relação ao DP - já teve firmware corrigindo e está 100%.

eu tinha ligado o PC no DP e o PS5 em 1 HMDI e o Xbox SX no outro, mas, agora, vou ligar o PC em 1 HDMI e acho que vou comprar um switch HDMI pros VGs, será que da bom? se não vou ter que ficar trocando o HDMI deles.
 
Eu percebi que o HDMI 2.1 chega a ser melhor mesmo por causa dos 12 bits, HDR dinamico e mais estavel fora a maior transferência de dados, encomendei um de fibra no aliexpress para usar na porta ARC e vou usar o que vem na caixa por enquanto!

Peguei esse modelo
Sim, é como comentei, na pior das hipóteses você está usando um cabo que tem mais a oferecer que o D.P 1.4, e nesse caso em especifico pelas especificações, o AW3225QF meio que faz proveito de toda largura de banda, então realmente é melhor. Além dos 12Bits, é uma compressão de 1/2 contra 1/3 do D.P, então...

Dei uma olhada no cabo, parece ser de excelente qualidade e construção, além dos comentários positivos. Acho que é uma boa escolha.
 
Sim, é como comentei, na pior das hipóteses você está usando um cabo que tem mais a oferecer que o D.P 1.4, e nesse caso em especifico pelas especificações, o AW3225QF meio que faz proveito de toda largura de banda, então realmente é melhor. Além dos 12Bits, é uma compressão de 1/2 contra 1/3 do D.P, então...

Dei uma olhada no cabo, parece ser de excelente qualidade e construção, além dos comentários positivos. Acho que é uma boa escolha.

YObZQ02.png


o pico do brilho deu uma caida, mas ele foi para 12-bit, notei que a imagem está levemente mais viva agora, to usando o cabo que veio com ele.
 
eu tinha ligado o PC no DP e o PS5 em 1 HMDI e o Xbox SX no outro, mas, agora, vou ligar o PC em 1 HDMI e acho que vou comprar um switch HDMI pros VGs, será que da bom? se não vou ter que ficar trocando o HDMI deles.
Acredito que dá bom sim, só é bom você garantir que o Switch seja de excelente qualidade pra evitar qualquer interferencia, é aquela velha história... quanto melhor a qualidade dos cabos e aparelhos, maior a estabilidade do sinal.

Um detalhe importante... O fato dos consoles usarem o HDMI 2.1 é obviamente um padrão do mercado, mas o HDMI 2.1 consegue fazer 144hz sem DSC em 4K, mas sabemos que os consoles são limitados a 120hz em 4K e no máximo vão utilizar HDR, ou seja, a entrada HDMI 2.1 não vai ter sua largura de banda explorada ao máximo em nenhum dos consoles, o que te dá mais flexibilidade pra qualidade do sinal nos cabos.

Ou seja, cabos de boa qualidade e um bom Switch deve funcionar sem problemas.
 
Acredito que dá bom sim, só é bom você garantir que o Switch seja de excelente qualidade pra evitar qualquer interferencia, é aquela velha história... quanto melhor a qualidade dos cabos e aparelhos, maior a estabilidade do sinal.

Um detalhe importante... O fato dos consoles usarem o HDMI 2.1 é obviamente um padrão do mercado, mas o HDMI 2.1 consegue fazer 144hz sem DSC em 4K, mas sabemos que os consoles são limitados a 120hz em 4K e no máximo vão utilizar HDR, ou seja, a entrada HDMI 2.1 não vai ter sua largura de banda explorada ao máximo em nenhum dos consoles, o que te dá mais flexibilidade pra qualidade do sinal nos cabos.

Ou seja, cabos de boa qualidade e um bom Switch deve funcionar sem problemas.

(8K HDMI 2.1), é o segundo da escolha de cor.

se eu for nesse aqui, e manter os HDMI da Dell/Sony/Microsoft, deve ficar ok, ou vc acha melhor trocar os HDMI`s?
 
YObZQ02.png


o pico do brilho deu uma caida, mas ele foi para 12-bit, notei que a imagem está levemente mais viva agora, to usando o cabo que veio com ele.
Confesso que não notei a queda de brilho, mas vou testar mais e reparar melhor.
To usando um cabo próprio também, mas acredito que esses que acompanham no monitor já sejam de ótima qualidade, apesar de simples.

Talvez eu apenas não tenha conseguido notar mesmo, vou observar mais.

Sim, percebi justamente essas cores um pouco mais vivas, principalmente em HDR...

Tava jogando o HFW, ali consegui ver bem porque é um jogo com cores bastante vivas, então qualquer coisinha...

Acredito que essa diferença está nos 12 bits mais a diferença de compressão usada em cada um dos cabos, talvez até mais neste fator... porque apesar do monitor oferecer os 12 Bits, senão me engano o limite do painel dessa telas são 10 Bits - os 12 bits são oferecidos justamente por ter mais largura de banda pro DSC trabalhar no HDMI, se o conteúdo utilizar esse sinal de 12 bits... o DV mesmo faz bom aproveito dos 12 bits.

Como o HDR é justamente o aumento do alcance de cores... tem mais potencial pra ser mais sentido no DSC, mas isso é só uma suposição minha, infelizmente não tem nenhum veiculo estudando isso a fundo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

(8K HDMI 2.1), é o segundo da escolha de cor.

se eu for nesse aqui, e manter os HDMI da Dell/Sony/Microsoft, deve ficar ok, ou vc acha melhor trocar os HDMI`s?

Vi aqui, Ugreen é uma marca excelente nos chineses e tem vários comentários positivos dos Switchs, inclusive nessa situação sua.
Acho que é uma boa sim.

Sobre os cabos, acho que tudo depende da distancia, os cabos dá Dell senão me engano é 1.5m, ou seja, é curto, quanto maior o cumprimento, melhor o cabo precisa ser pra manter a estabilidade e qualidade do sinal.

Tinha um cabo HDMI 2.1 que testei nesse monitor e ele começou a dá umas perdas de imagem rápida... ou seja, percebi ali que precisava trocar. Como tinha um outro cabo HDMI 2.1 da Ugreen reserva... esse já não deu nenhum problema e mantive ele.

Acho que só é muito importante trocar se você notar algo nítido que te indique isso.

Nos consoles, a largura de banda usada utilizada será menor que o limite do HDMI 2.1, ou seja, talvez neles você não precise trocar, se precisar, vai notar algo explicito como comentei.

Se você for muito cético, só é bom garantir um cabo de excelente qualidade pro PC porque o monitor usa toda ou quase toda largura de banda dependendo da VGA que você utiliza.
 
Última edição:
Recebi meu AW2725DF ontem e pelo pouco que usei parece que o monitor veio com burn - in, tanto no twitter quanto no site de nota eletronica eu percebi algumas faixas escuras e algumas imperfeiçoes na tela, tipo várias linhas horizontais e verticais quando se tem um plano de fundo com uma cor específica estática, gravei um video mas a qualidade nao ficou muito boa, mas da pra perceber as faixas escuras verticais e eu comparo elas com o meu monitor antigo IPS que nao possui tais anomalias, entrei em contato imediatamente com o suporte pós venda da dell mostrando esse mesmo video e o atendente em questao já solicitou para um técnico vir até a minha casa fazer a troca do monitor por um novo, 5 dias úteis até lá ... Segue o video abaixo:
 
Recebi meu AW2725DF ontem e pelo pouco que usei parece que o monitor veio com burn - in, tanto no twitter quanto no site de nota eletronica eu percebi algumas faixas escuras e algumas imperfeiçoes na tela, tipo várias linhas horizontais e verticais quando se tem um plano de fundo com uma cor específica estática, gravei um video mas a qualidade nao ficou muito boa, mas da pra perceber as faixas escuras verticais e eu comparo elas com o meu monitor antigo IPS que nao possui tais anomalias, entrei em contato imediatamente com o suporte pós venda da dell mostrando esse mesmo video e o atendente em questao já solicitou para um técnico vir até a minha casa fazer a troca do monitor por um novo, 5 dias úteis até lá ... Segue o video abaixo:

Caramba dá pra ver certinho as faixas, listras pretas. Frustrante receber um monitor caro desse assim, cadê o controle de qualidade da Dell, tinha que vir perfeito. O seu veio película de proteção no display ? Ou veio com aquelas marcas que o pessoal já relatou ?

O meu AW7225DF tá pra chegar também, previsto chegar essa semana, se vier assim vou desanimar. Falar a verdade eu já tinha dado era uma desanimada em ter pago um valor caro num monitor desse, que preciso cuidar igual criança, sempre preocupando em usar protetor de tela, omitir a barra do Windows, etc tudo pra evitar burn-in, sem paz.

Canseira. Impressão que dá é que painel Oled pra monitor tinha que tá com a tecnologia bem mais evoluída pra não ter preocupação e usar a vontade.
 
Última edição:
Recebi meu AW2725DF ontem e pelo pouco que usei parece que o monitor veio com burn - in, tanto no twitter quanto no site de nota eletronica eu percebi algumas faixas escuras e algumas imperfeiçoes na tela, tipo várias linhas horizontais e verticais quando se tem um plano de fundo com uma cor específica estática, gravei um video mas a qualidade nao ficou muito boa, mas da pra perceber as faixas escuras verticais e eu comparo elas com o meu monitor antigo IPS que nao possui tais anomalias, entrei em contato imediatamente com o suporte pós venda da dell mostrando esse mesmo video e o atendente em questao já solicitou para um técnico vir até a minha casa fazer a troca do monitor por um novo, 5 dias úteis até lá ... Segue o video abaixo:

o meu lg tinha algumas listras na tela, dps q eu fiz a limpeza de imagem e de pixel as listras sumiram.
 
Caramba dá pra ver certinho as faixas, listras pretas. Frustrante receber um monitor caro desse assim, cadê o controle de qualidade da Dell, tinha que vir perfeito. O seu veio película de proteção no display ? Ou veio com aquelas marcas que o pessoal já relatou ?

O meu AW7225DF tá pra chegar também, previsto chegar essa semana, se vier assim vou desanimar. Falar a verdade eu já tinha dado era uma desanimada em ter pago um valor caro num monitor desse, que preciso cuidar igual criança, sempre preocupando em usar protetor de tela, omitir a barra do Windows, etc tudo pra evitar burn-in, sem paz.

Canseira. Impressão que dá é que painel Oled pra monitor tinha que tá com a tecnologia bem mais evoluída pra não ter preocupação e usar a vontade.
Só quando microled tiver mais difundido, oled é orgânico, sempre vai ter o desgaste natural dos pixels
 
Só quando microled tiver mais difundido, oled é orgânico, sempre vai ter o desgaste natural dos pixels
Poise. Quando o meu chegar vou analisar, se tiver algo ou sei lá vou devolver e comprar um AW2724DM IPS mesmo, metade do preço e não tem preocupação, eu ainda tinha conseguido 5 anos garantia nele quando tava negociando com vendedor.
 
Poise. Quando o meu chegar vou analisar, se tiver algo ou sei lá vou devolver e comprar um AW2724DM IPS mesmo, metade do preço e não tem preocupação, eu ainda tinha conseguido 5 anos garantia nele quando tava negociando com vendedor.
5 anos foi muito bom, viu? Nesse tempo é bem capaz de dar burn in e ganhar um monitor novo, talvez outro modelo já que já tenha saído
 
Caramba dá pra ver certinho as faixas, listras pretas. Frustrante receber um monitor caro desse assim, cadê o controle de qualidade da Dell, tinha que vir perfeito. O seu veio película de proteção no display ? Ou veio com aquelas marcas que o pessoal já relatou ?

O meu AW7225DF tá pra chegar também, previsto chegar essa semana, se vier assim vou desanimar. Falar a verdade eu já tinha dado era uma desanimada em ter pago um valor caro num monitor desse, que preciso cuidar igual criança, sempre preocupando em usar protetor de tela, omitir a barra do Windows, etc tudo pra evitar burn-in, sem paz.

Canseira. Impressão que dá é que painel Oled pra monitor tinha que tá com a tecnologia bem mais evoluída pra não ter preocupação e usar a vontade.
Cara achoi que foi lote viu, eu to usando o meu a rodo 24 horas praticamente das 8 as 23 todo dia para trabalhar, estudar e jogar. Faz umas 3 lavagens por dia o monitor!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

5 anos foi muito bom, viu? Nesse tempo é bem capaz de dar burn in e ganhar um monitor novo, talvez outro modelo já que já tenha saído
Fora a opção de renovar por mais 2 anos. ou seja la para 2030 de garantia!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caramba dá pra ver certinho as faixas, listras pretas. Frustrante receber um monitor caro desse assim, cadê o controle de qualidade da Dell, tinha que vir perfeito. O seu veio película de proteção no display ? Ou veio com aquelas marcas que o pessoal já relatou ?

O meu AW7225DF tá pra chegar também, previsto chegar essa semana, se vier assim vou desanimar. Falar a verdade eu já tinha dado era uma desanimada em ter pago um valor caro num monitor desse, que preciso cuidar igual criança, sempre preocupando em usar protetor de tela, omitir a barra do Windows, etc tudo pra evitar burn-in, sem paz.

Canseira. Impressão que dá é que painel Oled pra monitor tinha que tá com a tecnologia bem mais evoluída pra não ter preocupação e usar a vontade.
Eu sinto falta da pelicula porque se eu der risada e cair umas gotas de saliva na tela forma bolhinhas que tem que limpar com produto, chega a ser irritante kkk O que vocês estão usando para limpar as telas ? Eu tinha um produto de limpar tela com paninho mas se tiverem algo melhor me recomendem!
 
5 anos foi muito bom, viu? Nesse tempo é bem capaz de dar burn in e ganhar um monitor novo, talvez outro modelo já que já tenha saído
Não me expressei bem. Esses 5 anos de garantia foi no AW2724DM IPS. No Oled eu até tentei 5 anos mas a vendedora disse que não tinha essa opção no AW2725DF
Fora a opção de renovar por mais 2 anos. ou seja la para 2030 de garantia!!
Como funciona isso de renovar por mais 2 anos? Não sabia disso. Tem valor fixo? No caso do Oled seria só os 3 anos mesmo.
Eu sinto falta da pelicula
Essa película que eu disse é só pra proteger durante o transporte mesmo, pra não deixar marcas etc. depois que retira ela não volta mais. No AW3225QF 4K parece que tá vindo.
 
Caramba dá pra ver certinho as faixas, listras pretas. Frustrante receber um monitor caro desse assim, cadê o controle de qualidade da Dell, tinha que vir perfeito. O seu veio película de proteção no display ? Ou veio com aquelas marcas que o pessoal já relatou ?

O meu AW7225DF tá pra chegar também, previsto chegar essa semana, se vier assim vou desanimar. Falar a verdade eu já tinha dado era uma desanimada em ter pago um valor caro num monitor desse, que preciso cuidar igual criança, sempre preocupando em usar protetor de tela, omitir a barra do Windows, etc tudo pra evitar burn-in, sem paz.

Canseira. Impressão que dá é que painel Oled pra monitor tinha que tá com a tecnologia bem mais evoluída pra não ter preocupação e usar a vontade.
veio sem película mas pelo que eu vi a tela está perfeita e sem nenhuma marca
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o meu lg tinha algumas listras na tela, dps q eu fiz a limpeza de imagem e de pixel as listras sumiram.
fiz as 2 limpezas já, parece que diminuiu um pouco mas continua, parece ser lote ruim msm
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara achoi que foi lote viu, eu to usando o meu a rodo 24 horas praticamente das 8 as 23 todo dia para trabalhar, estudar e jogar. Faz umas 3 lavagens por dia o monitor!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fora a opção de renovar por mais 2 anos. ou seja la para 2030 de garantia!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu sinto falta da pelicula porque se eu der risada e cair umas gotas de saliva na tela forma bolhinhas que tem que limpar com produto, chega a ser irritante kkk O que vocês estão usando para limpar as telas ? Eu tinha um produto de limpar tela com paninho mas se tiverem algo melhor me recomendem!
tbm acho que foi lote, desde a primeira hora de uso eu já percebi essas listras estranhas, nao pode ser normal isso ae n, o engraçado é que o atendente da dell nao conseguiu perceber as manchas no video e teve que chamar outra pessoa pra mostrar pra ele pqp ... ele confirmou que realmente nao é normal ter essas marcas na tela e parece que eles vao enviar um monitor novo, mas até chegar aqui é mais 3 semanas agr, pelo menos eu posso continuar usando esse ...
 
tbm acho que foi lote, desde a primeira hora de uso eu já percebi essas listras estranhas, nao pode ser normal isso ae n, o engraçado é que o atendente da dell nao conseguiu perceber as manchas no video e teve que chamar outra pessoa pra mostrar pra ele pqp
Se for lote mesmo o meu vai vir igual o seu, pois recebo essa semana. Devemos ter comprado na mesma época. Veremos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo