Morando no Exterior - troca de ideias e experiências

Alguém sabe como é a área de Design Gráfico fora do BR? Será que é dificil de arrumar trampo ou da pra ir como TI?
Talvez eu siga até pra Front End, pra focar mais em TI.
 
28 primaveras.
Se formou \ começou a trabalhar na área com quantos anos?

É para ter uma base de quantos anos de formado e quantos anos de experiência você tinha quando foi para fora. Você acha que um mestrado pode ajudar em algo ai na Europa ou é só naqueles programas de pontos como Canadá?
 
Eu moro na Bélgica também. Me mudei com 24 anos, mas o meu caso é diferente do Rorschach. Eu faço doutorado aqui e moro na parte Flamenca, mas não falo holandês... comparado com Wallonia a comunicação aqui é "fácil", pois a maioria das pessoas fala inglês.

Achei uma experiência boa, mas eu não moraria aqui para sempre. Eu gosto de cidade grande, e não vou conseguir me acostumar nunca com essas cidades de interior. Não vejo a hora de terminar meu doc e vazar pra alguma cidade grande.

Não tenho cidadania nem nada do tipo... então quando acabar aqui eu teria que voltar pro Brasil.
 
Se formou \ começou a trabalhar na área com quantos anos?

É para ter uma base de quantos anos de formado e quantos anos de experiência você tinha quando foi para fora. Você acha que um mestrado pode ajudar em algo ai na Europa ou é só naqueles programas de pontos como Canadá?

Eu me formei com 24 anos, mas trabalho na área desde os 22 anos. A versão longa da história fica no spoiler...

Sempre trabalhei como desenvolvedor, principalmente Java, mas eu sempre mexi com várias linguagens. A oportunidade que eu tive aqui na Bélgica foi negócio de ocasião: a empresa tem um perfil de consultoria de ferramentas IBM, com as quais eu não tinha nenhuma experiência, mas eles estavam procurando alguém mais focado em desenvolvimento, para o código de suporte a essas ferramentas. Se eu estivesse disposto a conhecer e me certificar nas ferramentas, enquanto trabalhava com desenvolvimento e suporte, eles me dariam a vaga.

Agora, para a nova vaga que eu estou indo na Suíça, foi bem diferente. Eles marcaram uma entrevista presencial na Alemanha, e foi uma entrevista extremamente técnica sobre o funcionamento das ferramentas IBM, detalhes de códigos que eu já tinha feito, arquiteturas de sistemas e até discussões de alguns problemas que o meu entrevistador já tinha passado. Se na primeira, eu consegui a vaga apenas com disposição e vontade de aprender, na segunda, eu tive que mostrar que esses 12 anos de profissão serviram para alguma coisa.

Acho que uma média de 4 ou 5 anos de experiência é uma boa referência, se você conseguir se focar em algo específico durante esse tempo. Lembre-se que é um risco que a empresa corre ao contratar um imigrante - ele pode não ser tão bom quanto parecia nas entrevistas, ele pode não se acostumar com a vida de imigrante ou simplesmente não gostar do emprego... mas tudo isso fica mais complicado pois você está fora do país de origem, e o empregador está investindo em você - então é necessário deixar o seu empregador bem seguro que você conhece o negócio e está seguro de ir para um país estranho e de adequar a um novo estilo de vida. O mestrado pode ser uma boa, assim como certificações - mas nada disso vai adiantar se você não conseguir demonstrar nas conversas que você é tudo aquilo que o papel diz.
 
@Rorschach cara, sabe me dizer se a EPHEC tem nome por aí? Ecole Pratique des Hautes Études Commerciales... E tem algum site ai em Bruxelas pra acomodacao barata de estudante? Tipo dividir apê na galera, sei lá
Vou pra um intercâmbio em Münster próximo semestre, e estou pensando em já juntar com outro intercâmbio... Mas tem que ser barato. Acomodacao em Münster por exemplo, já achei por 120 euros por mês (ainda negociando)
Valeu pela ajuda desde já!
 
@Rorschach cara, sabe me dizer se a EPHEC tem nome por aí? Ecole Pratique des Hautes Études Commerciales...
Pra te falar a verdade, eu não conheço não. Mas isso não quer dizer muito :D. Pelo que eu pude ver no site deles, o conselho administrativo tem membros de alguns órgãos governamentais, e a região é muito boa (perto de onde eu moro huahauhau). E, até onde eu vi, aqui não tem muito isso "de nome" aqui: se a escola oferece o curso, ela tem condições de dar o curso, e o que é oferecido depende da categoria do curso - nem tudo está disponível na Universidade, porque a Universidade tem um foco muito específico.

Eu tenho que admitir que há três exceções a esta regra: KU Leuven, Universiteit Gent e a ULB/UVB (Universidade Livre de Bruxelas). As três são realmente top e, se você tiver a chance de ir para uma delas, vá que eu só escuto coisas boas aqui. Não que as outras escolas tenham alguma falha - pelo contrário - mas essas 3 universidades tem algo a mais (inclusive reconhecimento no exterior).

Resumindo: não precisa se preocupar muito com a qualidade do ensino aqui... se a escola está aberta, a qualidade é boa sim. Talvez o pedroneo possa falar um pouco mais sobre escolas e estudos.

E tem algum site ai em Bruxelas pra acomodacao barata de estudante? Tipo dividir apê na galera, sei lá
Tudo relativo a imóveis aqui pode ser encontrado em dois sites: vlan-immo e immoweb. Eu prefiro o segundo (acho que ele tem mais opções), e olhando aqui, ele tem duas seções que talvez seja o que você esteja procurando:

http://www.immoweb.be/en/real-estate/kot/for-rent
http://www.immoweb.be/en/immo/roommates.htm?xshowrent=page&Page=SBimmoweb.html&ref=hp

Vou pra um intercâmbio em Münster próximo semestre, e estou pensando em já juntar com outro intercâmbio... Mas tem que ser barato. Acomodacao em Münster por exemplo, já achei por 120 euros por mês (ainda negociando)
Valeu pela ajuda desde já!
A Bélgica é um dos países mais caros da região, enquanto a Alemanha é um dos mais baratos (fonte: eu). Então não estranhe se você achar uma diferença no preço (especialmente na região dos Woluwes, que é cara mesmo). Mas boa sorte com a vida nova em Münster e tomara que de tudo certo para vir para a Bélgica.
 
Eu me formei com 24 anos, mas trabalho na área desde os 22 anos. A versão longa da história fica no spoiler...

Sempre trabalhei como desenvolvedor, principalmente Java, mas eu sempre mexi com várias linguagens. A oportunidade que eu tive aqui na Bélgica foi negócio de ocasião: a empresa tem um perfil de consultoria de ferramentas IBM, com as quais eu não tinha nenhuma experiência, mas eles estavam procurando alguém mais focado em desenvolvimento, para o código de suporte a essas ferramentas. Se eu estivesse disposto a conhecer e me certificar nas ferramentas, enquanto trabalhava com desenvolvimento e suporte, eles me dariam a vaga.

Agora, para a nova vaga que eu estou indo na Suíça, foi bem diferente. Eles marcaram uma entrevista presencial na Alemanha, e foi uma entrevista extremamente técnica sobre o funcionamento das ferramentas IBM, detalhes de códigos que eu já tinha feito, arquiteturas de sistemas e até discussões de alguns problemas que o meu entrevistador já tinha passado. Se na primeira, eu consegui a vaga apenas com disposição e vontade de aprender, na segunda, eu tive que mostrar que esses 12 anos de profissão serviram para alguma coisa.

Acho que uma média de 4 ou 5 anos de experiência é uma boa referência, se você conseguir se focar em algo específico durante esse tempo. Lembre-se que é um risco que a empresa corre ao contratar um imigrante - ele pode não ser tão bom quanto parecia nas entrevistas, ele pode não se acostumar com a vida de imigrante ou simplesmente não gostar do emprego... mas tudo isso fica mais complicado pois você está fora do país de origem, e o empregador está investindo em você - então é necessário deixar o seu empregador bem seguro que você conhece o negócio e está seguro de ir para um país estranho e de adequar a um novo estilo de vida. O mestrado pode ser uma boa, assim como certificações - mas nada disso vai adiantar se você não conseguir demonstrar nas conversas que você é tudo aquilo que o papel diz.

Bacana o relato :joia:

Tenho direito a cidadania européia mas só comecei a me mexer para obtê-la esse ano então não sei ainda quanto tempo vai levar até ter meu passaporte em mãos. Todavia estou me formando ano que vem em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por uma federal, minha experiência na área é zero. Moro muito longe dos grandes centros e praticamente não há empregos para programador em um raio de 50km de onde moro. Até busquei estágios e vagas de treinee e junior na capital mas na hora que as empresas veem que eu terei de me deslocar 240km por dia (ida e volta) elas desistem da contratação então optei por fazer uns projetos open source e até mesmo projetos meus para criar um portfólio e tentar alguma coisa home office.

Gosto bastante de C# e .NET em especial porque foi minha primeira linguagem mas não sei se tem muito mercado por ai. Obviamente o mercado deve ser muito menor que Java.

Planejo fazer uma pós em arquitetura e\ou um mestrado logo depois de terminar a faculdade mas fiquei sabendo que ai papel não tem tanto valor como no Brasil.
 
(...)Todavia estou me formando ano que vem em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por uma federal, minha experiência na área é zero. Moro muito longe dos grandes centros e praticamente não há empregos para programador em um raio de 50km de onde moro. Até busquei estágios e vagas de treinee e junior na capital mas na hora que as empresas veem que eu terei de me deslocar 240km por dia (ida e volta) elas desistem da contratação (...)
A sua situação mostra bem o que eu quis dizer no post anterior. Morando longe e sem experiência, você não tem muito "poder de barganha" com a empresa, e eles acabam desistindo da contratação. Nas empresas em que eu trabalhei, até uns 100km não era visto como problema, mas mais do que isso dificultava a contratação: não apenas pela questão de riscos, como acidentes, como indisponibilidade do funcionário para uma eventual hora extra e a própria insatisfação do funcionário - 5h/dia perdidas na estrada é realmente muita coisa, e geralmente, o próprio funcionário vai acabar pedindo as contas. Não estou dizendo que você deveria se mudar ou que você não iria aguentar o tranco; eu só estou dizendo que entendo um empregador que fique ressabiado com essa situação.

então optei por fazer uns projetos open source e até mesmo projetos meus para criar um portfólio e tentar alguma coisa home office.
Se você se dedicar a esses projetos profissionalmente, eu diria que isso contaria mais até do que ter no currículo um passado em alguma empresa grande, pelo menos, no aspecto técnico. Parabéns pela iniciativa!

Gosto bastante de C# e .NET em especial porque foi minha primeira linguagem mas não sei se tem muito mercado por ai. Obviamente o mercado deve ser muito menor que Java.
Java, de um modo geral, é o maior mercado. Mas separando SE, EE e Mobile, eu acho que .Net não fica longe, não.

Planejo fazer uma pós em arquitetura e\ou um mestrado logo depois de terminar a faculdade mas fiquei sabendo que ai papel não tem tanto valor como no Brasil.
É um pouco mais complicado que isso. Se você está falando no sentido de querer ganhar mais só porque tem um diploma a mais, realmente, aqui não funciona exatamente assim. Como eu disse, mais importante que o papel é conseguir mostrar que você realmente é aquilo que o papel diz; mas em alguns casos, o papel ajuda muito - enquanto é fácil mostrar que você tem um Inglês fluente mesmo sem nunca ter estudado nunca escola, é mais complicado que você provar ter o conhecimento de um PhD sem mostrar o título de doutorado e as teses defendidas.

Da forma como eu vejo, o problema está no Brasil, em que existe uma "diplomolatria", no qual títulos, certificações e diplomas valem mais do que realmente a pessoa sabe e reteve de conhecimento...
 
Pra te falar a verdade, eu não conheço não. Mas isso não quer dizer muito :D. Pelo que eu pude ver no site deles, o conselho administrativo tem membros de alguns órgãos governamentais, e a região é muito boa (perto de onde eu moro huahauhau). E, até onde eu vi, aqui não tem muito isso "de nome" aqui: se a escola oferece o curso, ela tem condições de dar o curso, e o que é oferecido depende da categoria do curso - nem tudo está disponível na Universidade, porque a Universidade tem um foco muito específico.

Eu tenho que admitir que há três exceções a esta regra: KU Leuven, Universiteit Gent e a ULB/UVB (Universidade Livre de Bruxelas). As três são realmente top e, se você tiver a chance de ir para uma delas, vá que eu só escuto coisas boas aqui. Não que as outras escolas tenham alguma falha - pelo contrário - mas essas 3 universidades tem algo a mais (inclusive reconhecimento no exterior).

Resumindo: não precisa se preocupar muito com a qualidade do ensino aqui... se a escola está aberta, a qualidade é boa sim. Talvez o pedroneo possa falar um pouco mais sobre escolas e estudos.


Tudo relativo a imóveis aqui pode ser encontrado em dois sites: vlan-immo e immoweb. Eu prefiro o segundo (acho que ele tem mais opções), e olhando aqui, ele tem duas seções que talvez seja o que você esteja procurando:

http://www.immoweb.be/en/real-estate/kot/for-rent
http://www.immoweb.be/en/immo/roommates.htm?xshowrent=page&Page=SBimmoweb.html&ref=hp


A Bélgica é um dos países mais caros da região, enquanto a Alemanha é um dos mais baratos (fonte: eu). Então não estranhe se você achar uma diferença no preço (especialmente na região dos Woluwes, que é cara mesmo). Mas boa sorte com a vida nova em Münster e tomara que de tudo certo para vir para a Bélgica.

Valeu pelas respostas! Minha faculdade tem convênio com a University of Ghent e a ULB, mas tem uns probleminhas hahaha
A Alemanha tem um ano letivo "tardio", e pra juntar com outra faculdade, essa faculdade precisa pelo menos ter um ano letivo parecido. Ghent sem cogitacao, as aulas lá começam em Fevereiro e minhas provas em Münster podem ser de 10 de fevereiro até 30 de março (apesar de terem me falado que costuma ser até o dia 24-30 de fevereiro). Mesmo assim, perder um mês de aula eh foda. E Ghent é carinho, pelo que pesquisei, sem condições. ULB seria perfeito, a facul eh de longe a melhor de todas que eu poderia fazer um intercâmbio. Mas precisaria fazer o toefl, e eles pedem 87 (ou seja, 1000 do toefl mais uns 1500 de preparatório - meu inglês é bom, mas essas provas são mecânicas, tem que estudar o modelo da prova), o que é inviável. As outras faculdades aceitam um atestado de proficiência, o qual eu fiz na cultura inglesa e peguei b2 com facilidade. A coordenadora falou que com pouco esforço chego em c1. Da pro gasto.
Vou aproveitar pra fazer outra pergunta. Provavelmente dê pra juntar com a University of Ljubljana, da Eslovênia. Eles tem um período letivo parecido com o Brasil (começa 15-20 de fevereiro e termina na primeira semana de julho). Ou seja, perfeito. Mas não tenho mt conhecimento do país. Pelo que estou lendo, parece ser muito bom. A faculdade de economia lá é bem colocada e tem reconhecimento. Vc (ou alguém) saberia me dizer algo sobre o país, com relação a estrangeiros, se daria pra passar quase 5 meses lá?
Tbm tem University of Pardubice na Rep Tcheca, mas não pesquisei muito. Só sei que a da Eslovênia é bem melhor.
Queria muito continuar em Münster, ou transferir pra Tubingen ou outro semestre. Mas é foda. Esse semestre tardio deles faria eu perder 1 mês e meio de aulas aqui no Brasil, o que faria eu perder o semestre.
 
(...) Provavelmente dê pra juntar com a University of Ljubljana, da Eslovênia. Eles tem um período letivo parecido com o Brasil (começa 15-20 de fevereiro e termina na primeira semana de julho). (...) Vc (ou alguém) saberia me dizer algo sobre o país, com relação a estrangeiros, se daria pra passar quase 5 meses lá?
Tbm tem University of Pardubice na Rep Tcheca, mas não pesquisei muito. Só sei que a da Eslovênia é bem melhor.(...)
Sorry, bro. Eslovênia e Rep Tcheca eu não conheça absolutamente nada. De um modo geral (até onde isso é generalização, e até onde é preconceito, eu não sei), Leste Europeu costuma ser muito mais barato que os lados de cá... mais do que eu isso, eu não posso ajudar.
 
Eu faço doutorado na Universiteit Gent. Não recomendo mestrado aqui na Europa, pelo menos na Bélgica. Minha experiência com alunos de mestrado aqui é que eles são o equivalente a alunos de iniciação científica no Brasil. Isso acontece pq o mestrado é uma extensão da graduação e os alunos são praticamente obrigados a fazer, ou não vão conseguir um emprego decente depois. 1 ano só tendo aulas e 2 semanas em laboratório; e o segundo ano vc desenvolve um projeto simples de pesquisa, que dura por volta de 6-9 meses. Ou seja, já que os alunos estão lá meio que por obrigação eles são muito crus e na minha opinião não são preparados para uma vida acadêmica. Tem é muito aluno avoado e que obviamente não quer estar ali, mas não tem opção. Nisso eu considero o Brasil muito forte, que é o incentivo desde a graduação a fazer estágios em labs e aí vc seleciona aqueles que se identificam ou não com a academia.

Nossa graduação e pós-graduações (mestrado e doutorado) dão de mil a zero aqui, quando considera-se o quesito intelecto e experiência do aluno. O que falta no Brasil é dinheiro e estrutura.

Recomendaria vir pra cá fazer pós-graduação só se for doutorado. Essa opinião é estritamente baseada na minha área, que é ciências biomédicas (englobe aí tudo de biologia).

Tô meio sem tempo agora, mas depois eu venho aqui e edito o post com mais infos.
 
@pedroneo e os custos de vida ai de Gent? consegue achar uma rep/ape que fica abaixo de 200 euros/mes?
 
Pra quem mora no exterior, gostariam que falassem como são os planos de telefone, internet e tv por assinatura por ai. Se tem plano pra rico e pra pobre, as velocidades de internet e os valores em real.
 
Eu estou juntando grana, para em 2018/2019 fazer um intercâmbio pós faculdade, mas até o momento estou sem saber pra onde ir exatamente.
Vou ter cerca de 30 mil aproximadamente, queria passar uns 6 meses fora, pelo menos 3 estudando inglês direto e usar uns 3 meses pelo menos para tentar viver uma experiência na minha área se possível.
Meu inglês é razoável, compreendo falo bem , e entendo melhor ainda.

Europa era meu destino dos sonhos, mas a moeda é um monstro em relação ao real... é tenso!
Ai fico muito entre Canada x Austrália.. a moeda é bem mais agradável mas não sei exatamente para onde ir.. eu me formo em Sistemas de Informação ( atualmente trabalho programando para Web) e gostaria de ir para um lugar que eu pudesse tentar um emprego mais na minha área e se rolasse, prolongaria minha estadia...

Meus planos aqui no brasil seriam: me formar -> tentar mestrado -> tentar mestrado sanduíche.. mas não sei se rola.

Tô aceitando sugestão! :))))
 
Vou me mudar em julho para os EUA para fazer doutorado.
Permanecerei a princípio por 4 anos. Vou dando uns updates mais adiante :)
 
Uma duvida pro pessoal que mora/conhece Portugal.

Me decidi por mudar pra la e desde entao venho pesquisando freguesias, bairros, melhores e piores lugares pra se morar, mas uma coisa que eu tenho notado ate agora é que nao existem quase Casas disponivel pra alugar/comprar nos bairros/freguesias mais conhecidas no entorno de lisboa.

Alguem sabe me dizer quais sao os locais em que existem mais casas pra se alugar ??

Gostaria de saber tbm como é a tolerancia com Cachorros, no caso eu vou levar meus 2 cachorros e 1 gato entao preferencialmente quero uma casa, mas caso nao consiga, é possivel conseguir algum apartamento que tenha essa tolerancia com animais ??


Aproveitando outra duvida q tem me ocorrido e nao consegui achar muitas informaçoes, como Funciona o Financiamento de Imoveis ?? é muita burocracia, quais sao as exigencias pra poder ter o financiamento aprovado, renda essas coisas.

Obrigado desde ja a quem puder ajudar :)
 
@pedroneo e os custos de vida ai de Gent? consegue achar uma rep/ape que fica abaixo de 200 euros/mes?
Olha, sinceramente, achar algo por menos que 200 euros é quase impossível. Nem pra morar numa caixa vc paga isso.

O custo de vida aqui é relativamente baixo se comparado a Bruxelas, por exemplo. Com 1200 euros vc tem uma vida tranquila e confortável (sem grandes luxos, obviamente).

Eu morava sozinho em um studio colado no centro, perto de mercado, bares, parada de ônibus/tram e pagava por volta de 500 euros (incluindo energia/internet/água/gás).

Em geral os estudantes moram em república ou em kots (uma casa com vários quartos pequenos). Se vc for muito sortudo consegue achar algum kot por volta de 250 euros com tudo incluso, mas geralmente é uma caixa de tão pequeno. Eu diria que a média é por volta de 300-350 euros se vc divide apt. Tenho amigos que dividem e o preço é nessa faixa.

Esse tipo de mestrado europeu (mais precisamente alemão) é reconhecido no Brasil como o nosso mestrado?
Não sei te responder isso. Seria melhor checar com o MEC pra ter certeza que eles reconhecem.
 
Última edição:
Pra quem mora no exterior, gostariam que falassem como são os planos de telefone, internet e tv por assinatura por ai. Se tem plano pra rico e pra pobre, as velocidades de internet e os valores em real.

Aqui na Bélgica, pelo menos, eu acho que os planos são razoáveis. São duas empresas grandes que atendem o país todo, acompanhadas de várias empresas pequenas que atendem apenas algumas regiões. Nas duas grandes, você pode pegar cada um dos itens separadamente, mas os combos compensam mais. A menores geralmente se especializam em apenas uma coisa (ou telefonia ou internet/TV).

Para se ter uma ideia da variação de preços:
- Plano mais básico de internet que eu consegui achar foi por cerca de 36€, 40Mbps, com 150GB de franquia (eu estouro a franquia sempre nos últimos dias, mas eu consigo aguentar a taxa de ~5Mbps até resetar a franquia do próximo mês)
- Plano mais comum (segundo o site) é internet (200Mbps, sem franquia) + TV (quase 100 canais, podendo assistir do iPad até) + Telefone fixo (com descontos para USA, Canada e Marrocos) por 78€ (ainda ganha desconto de 150€ na compra de um iPad)

Celular:
- 25€ dá direito a 600 minutos de chamadas, 40K sms, e 4GB de internet
- Ou você pode pegar um plano de 0,15€/min e pagar somente o que consumir
- Tem opção de pré-pago, mas a menos que você use realmente muito pouco, ela não costuma compensar...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo