Morar sozinho é bom? Tem idade pra sair da casa dos pais?

Bom minha experiência foi boa até mesmo para amadurecer pela minha idade. Eu saí com 18 anos foi a melhor coisa. E pra melhor ainda com 20 anos fui morar no nordeste onde não conhecia nada e amadureceu ainda mais a minha vida. A gente passa por perrengue a aprende a não depender de pais. Ninguém morre estando morando sozinho, sofre no início mas passa ainda mais se for apegado a família.
isso não serve como exemplo de vida para alguns. ignored.
 
To com 25 e nem um pouco afim de sair da casa dos meus pais, minha relação com eles é de boa e sobra mais dinheiro para mim.

Se a família não se importa não há necessidade de sair antes da hora... mas vão começar a surgir situações que vão sugerir a saída. E vc mesmo é que vai querer.

- Você não paga energia nem água. Tudo bem tomar um banhão demorado as vezes?
- Como os pais reagem com vc torrando dinheiro em boteco/saídas/baladas e voltando pra casa de madrugada e atrapalhar o sono de todos? Tudo bem dar uma vomitada sonora de madrugada de vez enquando?
- A forma como os pais lidam com o lance de trazer namorada pra casa. Dá para namorar lá ou vai ter sempre que ir no motel? Amassos em sofá da sala de TV são possíveis sem consequência? Tudo bem para a sua mãe a moça dormir na sua cama e de repente ter que lidar com um lençol ligeiramente sujo de sexo?
- Quando quer ouvir musica você pode aumentar um pouco o volume ou tem que ficar usando fone de ouvido para não encher o saco de ninguém? O outro lado disso... o gosto musical do seus pais te irrita ou você gosta?
- Se for um gamer... tudo bem ficar fazendo barulho até tarde da noite com jogatinas online?
- Se a família tem dinheiro sobrando isso talvez não seja problema, mas... supondo que o dinheiro é suficiente mas que não permita muitos luxos. Tudo bem a TV do seu quarto ser maior e melhor que a da sala de TV que seus pais usam (pq afinal, vc não muitas despesas e o dinheiro sobra)?
- Você pode comer o iogurte/suco de laranja/castanhas de caju/chocolate sem tomar aquela chamada "Pô Afrânio, mas você comeu tudo? De novo?"
- Pode ser que os pais venham com sugestões de rachar despesas (energia. agua. internet, supermercado, IPTU). Ai dá aquela prejudicada no lance de "sobrar dinheiro" e ao mesmo tempo você não tem sua vida particular. É o pior dos dois mundos. Aí vc fica quase como se estivesse numa republica, mas numa em que os membros ainda podem te dar broncas/ordens. Hehe.

Claro que existem as pessoas tem que mais de 30 e seguem morando com os pais. Nestes casos acho que as pessoas conseguiram (milagrosamente) chegar num meio termo de convivência pacifica... ou então brigam e se desentedem a toda hora mas a situação financeira/falta de vontade de mudar/excesso de amor acaba forjando um "ficar de bem novamente".

Esse lance de sair da casa dos pais é maior com homens? Tenho prima com quase 40 que não saíram ainda e ninguém da a mínima

Cara... da forma como vejo os problemas para a mulher são mais ou menos os mesmos dos homens. A diferença é que namoro decente em casa eu diria que é ainda mais complicado. Alias, sob o risco de ser taxado de machista... eu acho que "liberdade amorosa" (na falta de um termo melhor) seria um dos principais motivos para mulheres quererem cair fora de casa.

A moça que tem quase 40 e ainda está na casa deve ser a queridinha do papai e da mamãe e não deve sentir falta de vida amorosa decente. Eu arriscaria que faltam boas amigas na vida dessa mulher.
 
to morando sozinho a um ano, cagar de porta aberta é bão demais, porem esses dias minha mãe veio aqui no AP e eu tava cagando antes de abrir a porta, ela falou que do corredor dava pra sentir o cheiro da merda :haha:
 
Se a família não se importa não há necessidade de sair antes da hora... mas vão começar a surgir situações que vão sugerir a saída. E vc mesmo é que vai querer.

- Você não paga energia nem água. Tudo bem tomar um banhão demorado as vezes?
- Como os pais reagem com vc torrando dinheiro em boteco/saídas/baladas e voltando pra casa de madrugada e atrapalhar o sono de todos? Tudo bem dar uma vomitada sonora de madrugada de vez enquando?
- A forma como os pais lidam com o lance de trazer namorada pra casa. Dá para namorar lá ou vai ter sempre que ir no motel? Amassos em sofá da sala de TV são possíveis sem consequência? Tudo bem para a sua mãe a moça dormir na sua cama e de repente ter que lidar com um lençol ligeiramente sujo de sexo?
- Quando quer ouvir musica você pode aumentar um pouco o volume ou tem que ficar usando fone de ouvido para não encher o saco de ninguém? O outro lado disso... o gosto musical do seus pais te irrita ou você gosta?
- Se for um gamer... tudo bem ficar fazendo barulho até tarde da noite com jogatinas online?
- Se a família tem dinheiro sobrando isso talvez não seja problema, mas... supondo que o dinheiro é suficiente mas que não permita muitos luxos. Tudo bem a TV do seu quarto ser maior e melhor que a da sala de TV que seus pais usam (pq afinal, vc não muitas despesas e o dinheiro sobra)?
- Você pode comer o iogurte/suco de laranja/castanhas de caju/chocolate sem tomar aquela chamada "Pô Afrânio, mas você comeu tudo? De novo?"
- Pode ser que os pais venham com sugestões de rachar despesas (energia. agua. internet, supermercado, IPTU). Ai dá aquela prejudicada no lance de "sobrar dinheiro" e ao mesmo tempo você não tem sua vida particular. É o pior dos dois mundos. Aí vc fica quase como se estivesse numa republica, mas numa em que os membros ainda podem te dar broncas/ordens. Hehe.

Claro que existem as pessoas tem que mais de 30 e seguem morando com os pais. Nestes casos acho que as pessoas conseguiram (milagrosamente) chegar num meio termo de convivência pacifica... ou então brigam e se desentedem a toda hora mas a situação financeira/falta de vontade de mudar/excesso de amor acaba forjando um "ficar de bem novamente".



Cara... da forma como vejo os problemas para a mulher são mais ou menos os mesmos dos homens. A diferença é que namoro decente em casa eu diria que é ainda mais complicado. Alias, sob o risco de ser taxado de machista... eu acho que "liberdade amorosa" (na falta de um termo melhor) seria um dos principais motivos para mulheres quererem cair fora de casa.

A moça que tem quase 40 e ainda está na casa deve ser a queridinha do papai e da mamãe e não deve sentir falta de vida amorosa decente. Eu arriscaria que faltam boas amigas na vida dessa mulher.
Eu pago duas contas e ainda dou um dinheiro extra para meus pais, eles não "lidam" com como gasto porque se eu ajudo não se importam que eu gaste com o que quiser, namorada eu vou motel, os quartos são longe e além disso não se incomodam com barulho, sim posso comer de boa e nunca teve atrito nenhum, eu gastaria infinitamente mais se morasse só.

Mas essas questões são todas que você passou? Se eu saísse daqui eles achariam muito ruim, quando minha irma que saiu foi a maior choradeira.

Boa parte aí rolaria se os pais fossem chatos pra caralho e eu cuzao.
 
namorada eu vou motel

Na boa. Ter que ir sempre no motel é muito ruim. Motel é motel, mesmo se for um caro. Vai ter sujeira de alguém em algum lugar. Sem falar que não existe sexo "do momento". Vai ser sempre algo planejado.

Chega um dia que até a namorada fica de saco cheio disso.

A lista que eu fiz aí foi um misto do que eu vivi e experiências de amigos próximos. Nenhuma invenção.Todos baseados na vida real.

De qualquer forma, é opção de cada um. Eu já saí de casa a mais de década. Zero arrependimentos. Você poder moldar a sua casa como quiser, fazer o que bem entender e ter suas próprias regras tem vantagens muito fortes.
 
Não moro com meus pais há algum tempo, gosto de estar sozinho e ter 100% minha própria rotina. Mas moraria com meus pais sem nenhum problema. Ele gostariam muito, inclusive.

Acho que vai muito do tipo de relação que a pessoa tem com os pais. Não vejo problema algum em quem opta seguir morando.
 
Na boa. Ter que ir sempre no motel é muito ruim. Motel é motel, mesmo se for um caro. Vai ter sujeira de alguém em algum lugar. Sem falar que não existe sexo "do momento". Vai ser sempre algo planejado.

Chega um dia que até a namorada fica de saco cheio disso.

A lista que eu fiz aí foi um misto do que eu vivi e experiências de amigos próximos. Nenhuma invenção.Todos baseados na vida real.

De qualquer forma, é opção de cada um. Eu já saí de casa a mais de década. Zero arrependimentos. Você poder moldar a sua casa como quiser, fazer o que bem entender e ter suas próprias regras tem vantagens muito fortes.
Dou 25% do meu salário para ajudar aqui mas eles queriam bem menos, é de boa demais.
 
Minha meta no momento é ir morar sozinho em Janeiro de 2022.

Meu planejamento é cortar a maior quantidade possível de gastos visando juntar o máximo que puder e, com os rendimentos dessa grana aplicada em algo, conseguir pagar pelo menos 1/3 do valor do aluguel do imóvel em que quero morar, comprometendo, assim, uma fatia menor do meu orçamento para pagar o que faltar no valor do aluguel, condomínio e contas fixas, planejamento que já comecei a colocar em prática desde Agosto (mês em que me desfiz do meu carro e comecei a fazer outros inúmeros cortes).

Desiludi completamente de comprar imovel por diversos motivos, entre eles a questão de que se for para financiar você paga 2 imóveis no fim das contas e a questão de que o imóvel sendo seu você não tem a mesma flexibilidade para mudar a hora que desejar como teria se estivesse morando de aluguel quando um vizinho começar a incomodar, por exemplo, por isso estou mais tentado a alugar.

O local em que quero morar é um condomínio na região central de Brasília, próximo de tudo, com apartamentos/kitnets de 29 ~ 30 metros quadrados, 100% mobiliados, divididos com sala, cozinha, quarto de casal e banheiro, móveis/armários planejados em todos os cômodos, enfim, perfeito para um cara solteiro ou um casal sem filhos morar. É só alugar ou comprar e passar pra dentro sem maiores preocupações. Um apartamento desses está custando entre 240 e 270 mil para comprar ou em torno de R$1100,00 mensais para alugar + valor do condomínio que varia de acordo com os serviços utilizados/contratados por você (serviço de quarto, faxina, garagem, Internet etc), sendo o valor padrão R$269,00 com água incluso de acordo com um amigo que já mora nesse condomínio há alguns anos.

Acredito que meus custos fixos morando sozinho ficariam bem parecidos com os que tenho atualmente morando com meus pais:
- Alimentação: já gasto com almoço fora todo dia porque peço comida/marmita no trabalho ou, de vez em quando, vou em algum restaurante próximo, custo que permaneceria indo morar sozinho, já que não sei nem fritar um ovo, com a diferença de que teria que adicionar ai uns 250 ~ 300 reais por mês para fazer umas compras básicas para casa.
- Atualmente dou 850 reais por mês para ajudar meus pais nas despesas de casa. Quando for morar sozinho quero continuar ajudando meus pais com pelo menos uns 300 reais desse valor e alocar o restante para ajudar a pagar o aluguel, condomínio, contas de luz, Internet etc (contas que, provavelmente, não viriam tão caras, já que iria morar sozinho e passar a maior parte do tempo fora trabalhando).
- Semanalmente ou a cada 2 semanas teria que pagar uma diarista só para lavar e passar as principais roupas.

Acabei esquecendo de atualizar a minha situação. Conforme planejei lá em 2019, saí da casa dos meus pais no final de janeiro de 2022 com 29 anos de idade.

Como relatado antes, meu sonho mesmo era comprar um imóvel mais próximo possível do trabalho na região central de Brasília, mas avaliando melhor os prós e contras vi que não compensava pagar 290 ~ 320 mil (preço atualizado em 2022) em uma kitnet de 25 ~ 30 metros quadrados só para morar próximo ao trabalho em condomínio "cru" sem nada e se fosse esperar para comprar algo maior com pelo menos 2 quartos teria que passar mais uns anos juntando dinheiro já que qualquer imóvel com 2 quartos mais simples na região central de Brasília é de 450 mil pra cima, além disso sempre fui acostumado a morar em casa grande, com muito espaço, não ia me adaptar muito bem morando em uma "gaiola" de 25 ~ 30 metros quadrados, daí mudei um pouco o planejamento que havia feito inicialmente.

Acabei comprando uma casa com 121 m², 3 quartos a 30 km do meu trabalho por 290 mil. Essa distância se for trabalhar de carro dá para fazer em 30 ~ 35 minutos em média andando só na velocidade da via, já de ônibus é 1h10min ~ 1h20min. Acabei dando sorte de encontrar uma casa em excelente estado de conservação e quase completa:
- 121 metros quadrados contando com o espaço da área de serviço;
- térreo com sala com 2 ambientes (estar e jantar), cozinha, banheiro social e área de serviço; andar superior com 3 quartos + banheiro social;
- 3 quartos com armários planejados, painel para TV, ventilador de teto e espaço já no ponto para instalação de ar-condicionado;
- 2 dos 3 quartos já têm escrivaninha embutida;
- toda no porcelanato;
- sanca de gesso na sala e moldura nos demais cômodos;
- cozinha com armários embutidos, bancada em granito, fogão cooktop, coifa, forno elétrico e micro-ondas já embutidos;
- sala com ar-condicionado de 18 mil BTUS, armário e painel para TV;
- área de serviço com churrasqueira pré-moldada e armários embutidos;
- 1 vaga de estacionamento que cabe um carro pequeno e uma moto tranquilamente;
- condomínio completo com piscinas adulto e infantil, academia completa, 3 quadras de esportes, salão de jogos, salão de festas, churrasqueiras, portaria/vigilância 24h etc.

Nesse período de pouco mais de um ano morando sozinho, apesar de ter uma boa relação com os meus pais, percebi que os ganhos que tive ao ir morar sozinho são imensuráveis:

- Sossego (tem dias em que quero simplesmente passar o dia inteiro dormindo ou estudar e na casa dos meus pais era complicado, pois faziam muito barulho e sempre tinha algum parente/conhecido indo lá visitar);
- Privacidade (quase toda hora tinha visita em casa, alguns chegavam a mexer nas minhas coisas (até mesmo quebrar/danificar), daí eu tinha que manter o quarto 100% trancado);
- Menos perturbação (hoje meu pai ainda me perturba um pouco pedindo dinheiro emprestado quando as coisas arrocham, por exemplo, mesmo eu ainda continuando ajudando com uma quantia razoável mensalmente, mas a perturbação reduziu em 80% depois que fui morar sozinho);
- Às vezes eu queria chamar alguns amigos para jogar um videogame/zoar/rir um pouco, por exemplo, e não ficava tão à vontade na casa dos meus pais, porque, querendo ou não, a galera acabava falando muita besteira/palavrão na zoeira e meus pais não gostavam muito;
- Não podia ligar som muito alto porque meus pais não gostavam.

Claro, como nem tudo são flores, também há os pontos negativos, né... Afinal morando com meus pais eu dava 850 ~ 1000 reais mensais para ajudar nas despesas da casa e o resto do meu salário era para economizar ou gastar comigo/com meus hobbies, tinha comida feita, roupa lavada e passada etc. Agora morando sozinho eu tenho que arcar com prestação da casa, IPTU, condomínio, água, luz, internet, compras de casa, eventuais manutenções, de vez em quando pago uma diarista para dar uma geral na casa, passar umas roupas, tenho que me virar com comida (por enquanto opto por pedir marmita/comer em restaurantes baratos próximo ao trabalho, já que por preguiça ainda não aprendi a cozinhar) etc.

Eu, particularmente, não vejo nada demais em alguém continuar morando com os pais e não acho que exista uma "idade limite" para morar com os pais, desde que, claro, o cara não seja um acomodado na vida que vive sendo sustentado pelos pais. Para quem está pensando em sair da casa dos país, eu recomendo ter um bom planejamento (principalmente em termos financeiros) para não acabar saindo e passando perrengue depois. O certo é pegar a sua renda atual e fazer o cálculo colocando absolutamente tudo na ponta do lápis:

- Todos os custos que teria a mais se fosse morar sozinho (aluguel/prestação do imóvel, taxa de condomínio, IPTU, água, luz, gás, Internet, compras de casa etc);
- Gastos com cuidados pessoais, vestimentas, calçados etc;
- Gastos imprevistos (é sempre bom ter uma reserva visando não ser pego de surpresa em caso de gastos não previstos);
- Uma quantia razoável por mês para economias/reserva de emergência/investimentos;
- Uma quantia por mês que dê para curtir um pouco e gastar com hobbies que tenha, tudo com limites, é claro (cinema, comer em bons restaurantes, fazer upgrades no PC de vez em quando, viagens etc).

Se a conta não fechar, então não está na hora de sair de casa, pois, caso o faça, muito provavelmente passará aperto e terá que abrir mão de muita coisa para não ficar no vermelho, dai, no meu ponto de vista, não vale a pena.
 
Última edição:
morando com meus pais eu dava 850 ~ 1000 reais mensais para ajudar nas despesas da casa e o resto do meu salário era para economizar ou gastar comigo/com meus hobbys

É inegavelmente bom ter bem cedo na vida dinheiro sobrando para guardar ou gastar em luxos. O guardar não dá pra condenar pois mais cedo ou mais tarde pode ser seu ticket de saída. O problema é o cidadão seguir o modelo "vida ganha" e ficar torrando em carro (trocando ou fazendo "xuning"), gastando bem com turismo, comprando iphone, placa de vídeo, jogo na PSN/Steam, etc. É tudo muito legal... mas acaba sabotando as possibilidades a médio/longo prazo.

Uma forma de sair de casa sem ser atropelado por custos nem a solidão é fazer isso com um(a) namorada(o) que está dando indicio que é a pessoa certa para passar o resto da vida junto. Claro que as realidades de namorar cada um na casa de seus pais e morar juntos são bem diferentes então não é todo casal que vai lidar bem com a transição... mas fazer com a pessoa certa junto é bem, bem mais fácil (e gostoso, heh).
 
É inegavelmente bom ter bem cedo na vida dinheiro sobrando para guardar ou gastar em luxos. O guardar não dá pra condenar pois mais cedo ou mais tarde pode ser seu ticket de saída. O problema é o cidadão seguir o modelo "vida ganha" e ficar torrando em carro (trocando ou fazendo "xuning"), gastando bem com turismo, comprando iphone, placa de vídeo, jogo na PSN/Steam, etc. É tudo muito legal... mas acaba sabotando as possibilidades a médio/longo prazo.

Uma forma de sair de casa sem ser atropelado por custos nem a solidão é fazer isso com um(a) namorada(o) que está dando indicio que é a pessoa certa para passar o resto da vida junto. Claro que as realidades de namorar cada um na casa de seus pais e morar juntos são bem diferentes então não é todo casal que vai lidar bem com a transição... mas fazer com a pessoa certa junto é bem, bem mais fácil (e gostoso, heh).

Pois é... mesmo morando com meus pais e tendo gastos pequenos, eu sempre procurava manter um equilíbrio (economizar uns 30 a 50% dos meus ganhos mensais e também curtir meus hobbys (fazer minhas viagens, upgrades no PC, comer em bons restaurantes etc.), afinal, assim como não dá para ficar só guardando e deixar de viver, também não é sensato sair torrando tudo o que ganha, sem sequer fazer uma reserva mínima de emergência.
 
Até hoje não conheci nada na vida tão bom quanto o sentimento de LIBERDADE, e esse vc só conhece quando tem seu espaço próprio.

Faz 10 anos que saí da casa dos meus pais. Entre 2013 e 2018, morei em outro estado para fazer faculdade. Entrei 2019 e 2023, morei 3 anos com colegas de empresa em uma república e há 1 ano e meio moro no meu espaço com minha noiva.

Se tem uma coisa que eu não trocaria na vida, é minha liberdade.

Conselho para quem mora com os pais: Experimente morar sozinho ou longe deles por um tempo e vc vai conhecer uma outra face da vida.
 
Até hoje não conheci nada na vida tão bom quanto o sentimento de LIBERDADE, e esse vc só conhece quando tem seu espaço próprio.

Faz 10 anos que saí da casa dos meus pais. Entre 2013 e 2018, morei em outro estado para fazer faculdade. Entrei 2019 e 2023, morei 3 anos com colegas de empresa em uma república e há 1 ano e meio moro no meu espaço com minha noiva.

Se tem uma coisa que eu não trocaria na vida, é minha liberdade.

Conselho para quem mora com os pais: Experimente morar sozinho ou longe deles por um tempo e vc vai conhecer uma outra face da vida.
liberdade de escolher em qual cômodo vai dormir no chão e qual sabor de miojo vai comer no dia? è a realidade da imensa maioria, se inventarem de sair da casa dos pais.
 
liberdade de escolher em qual cômodo vai dormir no chão e qual sabor de miojo vai comer no dia? è a realidade da imensa maioria, se inventarem de sair da casa dos pais.

Dependendo da condição financeira do caboclo, é mesmo.

:bem:
 
liberdade de escolher em qual cômodo vai dormir no chão e qual sabor de miojo vai comer no dia? è a realidade da imensa maioria, se inventarem de sair da casa dos pais.

Mas aí já é vacilo do cara que saiu da casa dos pais na hora errada, sem ter uma estrutura mínima.

É preferível esperar mais um pouco, se preparar mais para sair na hora certa, tendo alguma estrutura para conseguir se manter sem precisar passar perrengue/ficar no vermelho. Não adianta nada colocar a carroça na frente dos bois saindo da casa dos pais sem nenhum planejamento e acabar passando perrengue, tendo que viver vendendo o almoço pra comer a janta ou até mesmo ser obrigado a voltar pra casa dos pais "com o rabo entre as pernas" porque não conseguiu se manter sozinho.

Eu só fui sair da casa dos meus pais com 29 anos de idade justamente porque esperei ter uma estrutura mínima para isso, já ter a minha casa e estar com uma renda razoável para me manter tranquilo. Poderia ter saído antes? Sim, mas não estaria devidamente preparado, então preferi esperar mais um pouco para sair com mais tranquilidade.
 
Última edição:
liberdade de escolher em qual cômodo vai dormir no chão e qual sabor de miojo vai comer no dia? è a realidade da imensa maioria, se inventarem de sair da casa dos pais.

E o pior que vc não vai ver um que passou perrengue dizer que se arrependeu, a liberdade está muito acima do conforto e padrão de consumo.

É muito mais fácil o que saiu fazer um extra e comprar uma cama e sobrar pra comer melhor, do que ter a liberdade igual na casa dos pais.

E assim tá uma lavagem cerebral grande, de que todo mundo com 18 deve morar só e talz,mas no passado filho só saia de casa casando, se encalhava morria com os país, morar só nem era cogitado pq ou o kra conseguia casar muito antes de ter a possibilidade de sair ou seria muito custoso pra morar só, e não faria sentido, como ainda hj não faz, se vc ganha pouco.
 
Eu estou nessa eterna dúvida sobre sair ou não.

Minha família inteira saiu de casa cedo, porém todos os primos maiores de 18 anos (netos da minha avó) não sairam ainda, dois estão desempregados e tem eu, o mais velho que ganha R$ 8.000 por mês. Hoje eu gasto apenas comigo, única coisa que dou para minha mãe é meu VR/VA no valor de 1.200 reais por mês e caso fosse morar sozinho, eu ainda deixaria com ela.

Desde que comecei a ter um salário maior, eu comecei a pensar entre comprar um carro e/ou sair de casa. Uma coisa que me incomodaria era trazer ficante/namorada em casa, as coisas que eu quero fazer ou falar, não dá pra fazer com uma parede de 10cm separando os quartos, então nesse caso eu acho que liberdade e privacidade seria algo que eu preciso e quero muito. Minha mãe não reclama sobre eu ficar até tarde no PC, dormir até tarde ou coisas do tipo pois pra ela está ok enquanto eu estou em casa e o negócio começa a ficar chato quando eu quero sair, eu acho chato eu ter que ficar dando satisfação de onde eu estou indo, com quem e que horas eu vou voltar.

Não tenho problema em lavar roupa, lavar banheiro e etc, o meu problema é cozinhar pois hoje não preciso, mas eu não teria problema em aprender. Porém eu não sei como abordar minha mãe e falar: "olha, eu estou indo embora".

Estou com 24 e faço 25 anos em janeiro de 2024 e pra mim já vai ser a hora, eu não penso em comprar uma casa pois eu quero comprar casa de fato onde eu for morar, por enquanto eu acho que tenho muita possibilidade de viajar, morar fora e explorar outras cidades, então eu penso em alugar um apartamento aqui na cidade onde eu moro, mas há pelo menos uns 10km de onde eu moro. Eu esotu quitando minhas dividas pois atualmente tenho gastos do CC + Faculdade, porém no final do ano, vou ter exatamente 50.000 reais na conta guardados e zero de dividas, então caso eu saia de casa e fique desempregado, eu teria um pé de meia por um tempo.

A minha ideia era sair em janeiro/fev do ano que vem que é a idade que completo meus 25 e me formo na faculdade, ficando sem qualquer divida e tendo apenas meu trabalho como obrigação de rotina.

Hoje eu tenho uma rotina que é ajudar minha mãe a cuidar da minha irmã enquanto ela trabalha e isso é muito cansativo pois eu trabalho HO, então eu literalmente fico trabalhando e de babá. Eu não tenho muito o que reclamar, não discuto com minha mãe tem um bom tempo já, só não gosto de dar satisfação e isso me incomoda para caralho. Fora o barulho, é incrível o quanto de barulho as pessoas conseguem fazer de manhã, eu ODEIO barulho, odeio acordar porque os outros fazem barulho.

De fato eu acho que é uma decisão normal para mim, o problema é abordar essa ideia com minha mãe.
 
Eu estou nessa eterna dúvida sobre sair ou não.

Minha família inteira saiu de casa cedo, porém todos os primos maiores de 18 anos (netos da minha avó) não sairam ainda, dois estão desempregados e tem eu, o mais velho que ganha R$ 8.000 por mês. Hoje eu gasto apenas comigo, única coisa que dou para minha mãe é meu VR/VA no valor de 1.200 reais por mês e caso fosse morar sozinho, eu ainda deixaria com ela.

Desde que comecei a ter um salário maior, eu comecei a pensar entre comprar um carro e/ou sair de casa. Uma coisa que me incomodaria era trazer ficante/namorada em casa, as coisas que eu quero fazer ou falar, não dá pra fazer com uma parede de 10cm separando os quartos, então nesse caso eu acho que liberdade e privacidade seria algo que eu preciso e quero muito. Minha mãe não reclama sobre eu ficar até tarde no PC, dormir até tarde ou coisas do tipo pois pra ela está ok enquanto eu estou em casa e o negócio começa a ficar chato quando eu quero sair, eu acho chato eu ter que ficar dando satisfação de onde eu estou indo, com quem e que horas eu vou voltar.

Não tenho problema em lavar roupa, lavar banheiro e etc, o meu problema é cozinhar pois hoje não preciso, mas eu não teria problema em aprender. Porém eu não sei como abordar minha mãe e falar: "olha, eu estou indo embora".

Estou com 24 e faço 25 anos em janeiro de 2024 e pra mim já vai ser a hora, eu não penso em comprar uma casa pois eu quero comprar casa de fato onde eu for morar, por enquanto eu acho que tenho muita possibilidade de viajar, morar fora e explorar outras cidades, então eu penso em alugar um apartamento aqui na cidade onde eu moro, mas há pelo menos uns 10km de onde eu moro. Eu esotu quitando minhas dividas pois atualmente tenho gastos do CC + Faculdade, porém no final do ano, vou ter exatamente 50.000 reais na conta guardados e zero de dividas, então caso eu saia de casa e fique desempregado, eu teria um pé de meia por um tempo.

A minha ideia era sair em janeiro/fev do ano que vem que é a idade que completo meus 25 e me formo na faculdade, ficando sem qualquer divida e tendo apenas meu trabalho como obrigação de rotina.

Hoje eu tenho uma rotina que é ajudar minha mãe a cuidar da minha irmã enquanto ela trabalha e isso é muito cansativo pois eu trabalho HO, então eu literalmente fico trabalhando e de babá. Eu não tenho muito o que reclamar, não discuto com minha mãe tem um bom tempo já, só não gosto de dar satisfação e isso me incomoda para caralho. Fora o barulho, é incrível o quanto de barulho as pessoas conseguem fazer de manhã, eu ODEIO barulho, odeio acordar porque os outros fazem barulho.

De fato eu acho que é uma decisão normal para mim, o problema é abordar essa ideia com minha mãe.

São por esses motivos (e por problemas de relacionamento) que 99% das pessoas saem debaixo da asa dos pais o mais cedo que podem.

Seu pensamento está certo em relação a fazer um pé de meia e sair o mais estruturado possível. Eu ganhando 1/3 do que vc ganha já tinha saído, pra vc vai ser tranquilo ganhando essa bolada.

Desde que saí, as tarefas que passei a fazer toda semana foram lavar minha roupa, limpar minha casa e preparar comida, isso quando nao peço marmita. Entao nao tem segredo nenhum, qualquer filho prendado/consciente que ainda mora com os pais já tem uma boa noção de tudo isso. No mais é encontrar um lugar bacana, preparar o espaço, pagar os boletos e correr pro abraço.
 
Eu estou nessa eterna dúvida sobre sair ou não.

Minha família inteira saiu de casa cedo, porém todos os primos maiores de 18 anos (netos da minha avó) não sairam ainda, dois estão desempregados e tem eu, o mais velho que ganha R$ 8.000 por mês. Hoje eu gasto apenas comigo, única coisa que dou para minha mãe é meu VR/VA no valor de 1.200 reais por mês e caso fosse morar sozinho, eu ainda deixaria com ela.

Desde que comecei a ter um salário maior, eu comecei a pensar entre comprar um carro e/ou sair de casa. Uma coisa que me incomodaria era trazer ficante/namorada em casa, as coisas que eu quero fazer ou falar, não dá pra fazer com uma parede de 10cm separando os quartos, então nesse caso eu acho que liberdade e privacidade seria algo que eu preciso e quero muito. Minha mãe não reclama sobre eu ficar até tarde no PC, dormir até tarde ou coisas do tipo pois pra ela está ok enquanto eu estou em casa e o negócio começa a ficar chato quando eu quero sair, eu acho chato eu ter que ficar dando satisfação de onde eu estou indo, com quem e que horas eu vou voltar.

Não tenho problema em lavar roupa, lavar banheiro e etc, o meu problema é cozinhar pois hoje não preciso, mas eu não teria problema em aprender. Porém eu não sei como abordar minha mãe e falar: "olha, eu estou indo embora".

Estou com 24 e faço 25 anos em janeiro de 2024 e pra mim já vai ser a hora, eu não penso em comprar uma casa pois eu quero comprar casa de fato onde eu for morar, por enquanto eu acho que tenho muita possibilidade de viajar, morar fora e explorar outras cidades, então eu penso em alugar um apartamento aqui na cidade onde eu moro, mas há pelo menos uns 10km de onde eu moro. Eu esotu quitando minhas dividas pois atualmente tenho gastos do CC + Faculdade, porém no final do ano, vou ter exatamente 50.000 reais na conta guardados e zero de dividas, então caso eu saia de casa e fique desempregado, eu teria um pé de meia por um tempo.

A minha ideia era sair em janeiro/fev do ano que vem que é a idade que completo meus 25 e me formo na faculdade, ficando sem qualquer divida e tendo apenas meu trabalho como obrigação de rotina.

Hoje eu tenho uma rotina que é ajudar minha mãe a cuidar da minha irmã enquanto ela trabalha e isso é muito cansativo pois eu trabalho HO, então eu literalmente fico trabalhando e de babá. Eu não tenho muito o que reclamar, não discuto com minha mãe tem um bom tempo já, só não gosto de dar satisfação e isso me incomoda para caralho. Fora o barulho, é incrível o quanto de barulho as pessoas conseguem fazer de manhã, eu ODEIO barulho, odeio acordar porque os outros fazem barulho.

De fato eu acho que é uma decisão normal para mim, o problema é abordar essa ideia com minha mãe.
Cara eu não sei como é sua família, mas se for seguir o fluxo das coisas é natural que os pais, em algum momento da vida tenham que ter consciência que seus filhos vão ser independentes e caçar seu próprio rumo. Sua mãe já deve ter pensado nisso desde quando você era pequeno (todo mundo que tem filho pensa nisso), afinal criamos filhos para serem independentes e seguirem seu caminho, rola uma tristeza de início mas depois passa e é o ciclo normal da vida. Eu mesmo sai de casa em 2014 com meus 24 anos e ganhando metade do que vc ganha (acho que na época era 4/5 mil reais), meus pais me ajudaram e incentivaram então o negócio é ser direto e falar que você quer tomar novos rumos pra sua vida, ainda mais que você tá saindo tendo condições de sobra pra isso.
 
Eu estou nessa eterna dúvida sobre sair ou não.

Minha família inteira saiu de casa cedo, porém todos os primos maiores de 18 anos (netos da minha avó) não sairam ainda, dois estão desempregados e tem eu, o mais velho que ganha R$ 8.000 por mês. Hoje eu gasto apenas comigo, única coisa que dou para minha mãe é meu VR/VA no valor de 1.200 reais por mês e caso fosse morar sozinho, eu ainda deixaria com ela.

Desde que comecei a ter um salário maior, eu comecei a pensar entre comprar um carro e/ou sair de casa. Uma coisa que me incomodaria era trazer ficante/namorada em casa, as coisas que eu quero fazer ou falar, não dá pra fazer com uma parede de 10cm separando os quartos, então nesse caso eu acho que liberdade e privacidade seria algo que eu preciso e quero muito. Minha mãe não reclama sobre eu ficar até tarde no PC, dormir até tarde ou coisas do tipo pois pra ela está ok enquanto eu estou em casa e o negócio começa a ficar chato quando eu quero sair, eu acho chato eu ter que ficar dando satisfação de onde eu estou indo, com quem e que horas eu vou voltar.

Não tenho problema em lavar roupa, lavar banheiro e etc, o meu problema é cozinhar pois hoje não preciso, mas eu não teria problema em aprender. Porém eu não sei como abordar minha mãe e falar: "olha, eu estou indo embora".

Estou com 24 e faço 25 anos em janeiro de 2024 e pra mim já vai ser a hora, eu não penso em comprar uma casa pois eu quero comprar casa de fato onde eu for morar, por enquanto eu acho que tenho muita possibilidade de viajar, morar fora e explorar outras cidades, então eu penso em alugar um apartamento aqui na cidade onde eu moro, mas há pelo menos uns 10km de onde eu moro. Eu esotu quitando minhas dividas pois atualmente tenho gastos do CC + Faculdade, porém no final do ano, vou ter exatamente 50.000 reais na conta guardados e zero de dividas, então caso eu saia de casa e fique desempregado, eu teria um pé de meia por um tempo.

A minha ideia era sair em janeiro/fev do ano que vem que é a idade que completo meus 25 e me formo na faculdade, ficando sem qualquer divida e tendo apenas meu trabalho como obrigação de rotina.

Hoje eu tenho uma rotina que é ajudar minha mãe a cuidar da minha irmã enquanto ela trabalha e isso é muito cansativo pois eu trabalho HO, então eu literalmente fico trabalhando e de babá. Eu não tenho muito o que reclamar, não discuto com minha mãe tem um bom tempo já, só não gosto de dar satisfação e isso me incomoda para caralho. Fora o barulho, é incrível o quanto de barulho as pessoas conseguem fazer de manhã, eu ODEIO barulho, odeio acordar porque os outros fazem barulho.

De fato eu acho que é uma decisão normal para mim, o problema é abordar essa ideia com minha mãe.

Olha não vejo problema morar com o pais , a condição social do país é terrível, virou missão impossível para muitos infelizmente, mas filho é criado para vida e não para os pais.

Ninguém pode te dizer a hora que vc deve sair, mas eu já teria saído no segundo mês com esse salário.

Né as vezes vc tem uma casa foda, sua mãe agrega cuida muito bem ,faz comida boa e talz deixa vc trazer todo mundo trata bem suas visitas, tipo sua casa e sua família não são motivo de vergonha e limitações para vc , ai kra vc pode aproveitar esse ótimo meio ambiente para juntar uma baita entrada pra um ap(sem cair em vícios gastos com jogos e pc,jogar fora dinheiro com mulher etc), nesse caso eu juntaria para pagar o ap a vista ou financiar menos de 10 anos(e pra amortizar ainda), até pq vc tem 24 anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo