Morar sozinho é bom? Tem idade pra sair da casa dos pais?

alguém aqui acha que um filho sair da casa dos pais para ir morar sozinho é abandonar os pais?

Nao. Voce nao tem obrigacao nenhuma de ficar com teus pais. Inclusive, se quiser, pode sair de casa e nunca mais olhar na cara deles. Ou visitar quando quiser. Teus pais nao criaram voce pra eles, criaram (ou deveriam ter criado) sabendo que um dia voce teria vontades proprias.

Se voce quer morar sozinho, va. Nao se importe com opiniao dos teus pais, da biblia e muito menos de parente.

Contra
Dificilmente cumprem os prazos, você fica agoniado em pagar e não morar, se tem pressa compre pronto. A construtora vai usar todos os prazos e prorrogações que a lei permite.

Nisso eu levei muita sorte. Comprei apartamento na planta e atrasaram so um mes.
 
Nao. Voce nao tem obrigacao nenhuma de ficar com teus pais. Inclusive, se quiser, pode sair de casa e nunca mais olhar na cara deles. Ou visitar quando quiser. Teus pais nao criaram voce pra eles, criaram (ou deveriam ter criado) sabendo que um dia voce teria vontades proprias.
Isso aí!
É o fluxo natural da vida.
Mas isso não quer dizer que você vai fazer as malas num dia e já mudar no outro.
 
Isso aí!
É o fluxo natural da vida.
Mas isso não quer dizer que você vai fazer as malas num dia e já mudar no outro.

E nem que nunca mais vai voltar pra casa, caso precise.
É tudo tão simples que as pessoas tem a necessidade de complicar.
Ngm conhece o relacionamento com os pais mais do que a própria pessoa.
 
Claro que tem, é no máximo até os 25. É não é só isso, nessa idade todo mundo já deveria estar formado ou perto disso, num emprego de 4k pra cima, com moradia já financiada e um carro de no máximo 5 anos. E nada disso sendo ajudado pelos pais, vai ter que trabalhar pra pagar as contas e a facul. É desejável também fazer voluntariado e estar começando uma startup que vai revolucionar o mundo. Qualquer coisa fora disso, é um fracasso completo na vida, uma vergonha total para os pais e a família.
 
de vez em quando vem um lôco ressuscitar esse topico. dessa vez sou eu :haha:

tenho 19 anos e ainda moro com meus pais. faço Ciência da Computação e tenho ideia de seguir carreira como dev.
surgiu oportunidade de fazer um concurso na prefeitura de uma cidade proxima a minha. 1.5k o salario.
embora as atribuições do cargo ñ tenham muito a ver com meus objetivos, acham q é uma boa como 1º emprego e um jeito de sair da casa do coroa?
 
de vez em quando vem um lôco ressuscitar esse topico. dessa vez sou eu :haha:

tenho 19 anos e ainda moro com meus pais. faço Ciência da Computação e tenho ideia de seguir carreira como dev.
surgiu oportunidade de fazer um concurso na prefeitura de uma cidade proxima a minha. 1.5k o salario.
embora as atribuições do cargo ñ tenham muito a ver com meus objetivos, acham q é uma boa como 1º emprego e um jeito de sair da casa do coroa?

Se passar, mantenha o máximo possível de tempo, até se formar, aproveite as mamatas, mas não saia da casa dos seus pais ainda. Se surgir a oportunidade de facilidade de conseguir um imóvel, pegue, mas não saia da casa dos seus pais ainda. 19 anos pra fazer uma merda e ter que voltar atrás é a coisa mais fácil do mundo.
 
de vez em quando vem um lôco ressuscitar esse topico. dessa vez sou eu :haha:

tenho 19 anos e ainda moro com meus pais. faço Ciência da Computação e tenho ideia de seguir carreira como dev.
surgiu oportunidade de fazer um concurso na prefeitura de uma cidade proxima a minha. 1.5k o salario.
embora as atribuições do cargo ñ tenham muito a ver com meus objetivos, acham q é uma boa como 1º emprego e um jeito de sair da casa do coroa?
aproveita pra morar com teus pais pelo menos até o final da faculdade.
aproveita pra investir dinheiro.

se sair agora, tudo q tu ganhar vai gastar com despesas q seus pais já bancam.
 
de vez em quando vem um lôco ressuscitar esse topico. dessa vez sou eu :haha:

tenho 19 anos e ainda moro com meus pais. faço Ciência da Computação e tenho ideia de seguir carreira como dev.
surgiu oportunidade de fazer um concurso na prefeitura de uma cidade proxima a minha. 1.5k o salario.
embora as atribuições do cargo ñ tenham muito a ver com meus objetivos, acham q é uma boa como 1º emprego e um jeito de sair da casa do coroa?
19 anos é muito cedo pra sair de casa. vai ficar cheio de contas, boletos, curtir menos a vida, só valeria a pena se ganhasse muito bem. aproveite os próximos anos pra fazer uma reserva e poder dar entrada numa casa daqui uns 5 anos. E ainda pra isso vc está querendo se afastar da sua carreira, depois q tem boleto não tem mais volta vc não consegue pedir demissão e arriscar em outra coisa. deixe pra morar sozinho quando já estiver trabalhando em algo na carreira que escolheu.

Pegar emprego que não é seu objetivo só serve pra uma finalidade, juntar dinheiro pra fazer alguma coisa no futuro. Se usar todo esse dinheiro pra viver ficará refém desse trabalho.

Mas eu pessoalmente sou contra funcionalismo público, a não ser que seja seu objetivo pra vida toda. Pq se seu objetivo é iniciativa privada vai apenas trabalhar e não ganhar nenhuma experiência útil. Ainda tem o risco de se acomodar e ficar nisso pra sempre.
 
Última edição:
tenho 19 anos e ainda moro com meus pais. faço Ciência da Computação e tenho ideia de seguir carreira como dev.
surgiu oportunidade de fazer um concurso na prefeitura de uma cidade proxima a minha. 1.5k o salario.
embora as atribuições do cargo ñ tenham muito a ver com meus objetivos, acham q é uma boa como 1º emprego e um jeito de sair da casa do coroa?
Independente de sair da casa dos pais ou não eu pensaria duas vezes.
Você precisa trabalhar para se sustentar?
Se sim, vá.
Se não, continue só estudando até arrumar estágio na área.
 
de vez em quando vem um lôco ressuscitar esse topico. dessa vez sou eu :haha:

tenho 19 anos e ainda moro com meus pais. faço Ciência da Computação e tenho ideia de seguir carreira como dev.
surgiu oportunidade de fazer um concurso na prefeitura de uma cidade proxima a minha. 1.5k o salario.
embora as atribuições do cargo ñ tenham muito a ver com meus objetivos, acham q é uma boa como 1º emprego e um jeito de sair da casa do coroa?
Sobre ser uma boa oportunidade ou não, não sei dizer porque nunca trabalhei como funcionário público. Mas 1,5k é um salário ok pra nível médio e primeiro emprego ...

Sobre trabalhar ou não, acaba sendo pessoal. Eu acredito naquela frase "O trabalho dignifica o homem", eu não precisava trabalhar quando fiz 18, mas eu quis e corri atrás. Comecei a trabalhar como aux. de cozinha, ganhando um mínimo, nem sabia o que queria da vida ainda, mas já pude comprar um notebook pra usar na faculdade, comprei um PS3 e até fui morar sozinho kk

É difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo? É sim, mas trabalhar traz muitos benefício. E como falaram, o cenário "ideal" do processo de sair de casa seria ir juntando grana enquanto tá na faculdade, pra quando terminar, já ter uma reserva financeira legal.

Em suma, já começar a trabalhar é bom? Sim, pode ser bom se você quiser.

Se mudar agora é uma boa ideia? Não, provavelmente não é. Por experiência própria e de outros, se mudar ganhando pouco e sem uma boa reserva financeira é bem difícil.
 
Como que uma pessoa que trabalha e estuda vai conseguir competir com quem tem tempo para só estudar?
A regra é clara:
Se você quer fazer faculdade e pode só estudar, só estude até conseguir um estágio.

Agora se você tem outra ideia sem ser fazer faculdade, bora trabalhar.
Agora se precisa da grana, aí bora trabalhar.
 
Como que uma pessoa que trabalha e estuda vai conseguir competir com quem tem tempo para só estudar?
A regra é clara:
Se você quer fazer faculdade e pode só estudar, só estude até conseguir um estágio.

Agora se você tem outra ideia sem ser fazer faculdade, bora trabalhar.
Agora se precisa da grana, aí bora trabalhar.
acho que isso não tem nada a ver. Oq acontece na prática é que o cara que trabalha e estuda se torna um profissional muito melhor que o cara que só estudou. A experiência do trabalho faz muito mais diferença que as notas. Quem estudou comigo e nunca fez um estágio ou trabalhou na área cedo acabou nunca conseguindo entrar no mercado. No máximo se torna professor, que é o caminho de quem estuda demais e não trabalha diretamente na área.

O problema é trabalhar em algo completamente fora da área dele. mas isso se resolve fácil procurando os estágios certos.
 
Como que uma pessoa que trabalha e estuda vai conseguir competir com quem tem tempo para só estudar?
A regra é clara:
Se você quer fazer faculdade e pode só estudar, só estude até conseguir um estágio.

Agora se você tem outra ideia sem ser fazer faculdade, bora trabalhar.
Agora se precisa da grana, aí bora trabalhar.
Durante a faculdade eu consegui um estágio num banco, sabe qual foi o diferencial? Eu já tinha experiência como analista, já sabia trabalhar com relatórios financeiros, etc.

Se eu tivesse entrado no processo com zero experiência, talvez tivesse ficado pra trás.

Mas são casos e casos né. Realmente, o mais fácil é ficar só estudando ... Agora se o cara vai ter disciplina pra aproveitar esse tempo sem trabalhar, é outra história.

O cara que se dedica trabalhando e estudando, provavelmente vai sair na frente do cara que só estudou mas ficou jogando video game e indo no bar no tempo livre.

Agora se o cara que ficou só estudando e também aprendeu programação, aprendeu uma lingua nova, trabalhou em projetos profissionais próprios ou algo do gênero. Aí sim o tempo sem trabalhar foi valorizado e vai agregar valor lá na frente, contra quem não teve tempo de estudar algo além da faculdade.
 
O cara que se dedica trabalhando e estudando, provavelmente vai sair na frente do cara que só estudou mas ficou jogando video game e indo no bar no tempo livre.
Aí que está o problema.

Mas o que eu digo é fazendo uma equivalência.
Se você usaria o tempo que não está trabalhando para estudar mais é claro que isso vai dar resultado no futuro.
Mas agora se só vai na faculdade e faz as provas e não usa o tempo em que estaria trabalhando. Aí é melhor trabalhar mesmo, pelo menos ganha dinheiro e adquire experiência de vida mais cedo.
 
Durante a faculdade eu so trabalharia com coisa relacionada a minha area pra ganhar experiencia.

Foi isso que fiz e, bom, ao contrario dos colegas do colega ali que nunca se inseriram no mercado de trabalho, eu nunca tive problema com isso.

Mas sair da faculdade sem ter estagiado e um vacilo gigantesco.
 
To com 25 e nem um pouco afim de sair da casa dos meus pais, minha relação com eles é de boa e sobra mais dinheiro para mim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse lance de sair da casa dos pais é maior com homens? Tenho prima com quase 40 que não saíram ainda e ninguém da a mínima
 
Última edição:
Boa tarde meus caros amigos e amigas...Há um bom tempo passa pela minha cabeça a decisão de morar só, lembrando que tenho 29 anos, sou solteiro sem filhos, hoje sou concursado e tiro em media 3,5k - 4,0k de bolsonaros. Eu queria saber da experiencia de voces que moram so, quando vcs despertaram pra esse momento, como vcs lidam com seus pais hoje (visitas na casa dos mesmos), se vcs consideraram tal idade pra ''seguir seu rumo sem nenhuma dependência dos pais''. Gostaria de saber também com relação a solidão se incomoda bastante..enfim, cada caso tem sua particularidade, mas da pra se ter uma noção.

Pq eu quero morar sozinho hoje? Primeiro, acho que to numa idade ja que devo seguir meu rumo, também tem a questão que ando meio sem paciência pra algumas coisas de meus pais (mas me dou muito bem com eles) - fico muito no meu quarto sozinho. A questao da liberdade, privacidade, levar quem quiser, ditar suas regras..enfim...

Compartilhem seus relatos :safadao:
o que é morar sozinho pra voçe ? pra mim é isso aqui.
casa-velha-no-deserto-de-calif%C3%B3rnia-67815315.jpg

casas-deserto-0012.jpeg
 
Última edição:
To com 25 e nem um pouco afim de sair da casa dos meus pais, minha relação com eles é de boa e sobra mais dinheiro para mim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse lance de sair da casa dos pais é maior com homens? Tenho prima com quase 40 que não saíram ainda e ninguém da a mínima

Na verdade acho que depende do perfil da pessoa, tem gente que tem um perfil mais independente e busca isso, tem aqueles que não tem um bom relacionamento com os pais. No meu caso sai cedo pois precisei estudar em outra cidade, depois que sai percebi que não queria mais voltar a morar com eles, eu tinha a minha vida, minha rotina e gostava disso.
 
Bom minha experiência foi boa até mesmo para amadurecer pela minha idade. Eu saí com 18 anos foi a melhor coisa. E pra melhor ainda com 20 anos fui morar no nordeste onde não conhecia nada e amadureceu ainda mais a minha vida. A gente passa por perrengue a aprende a não depender de pais. Ninguém morre estando morando sozinho, sofre no início mas passa ainda mais se for apegado a família.
 
Esse assunto tem tantas variáveis, eu sai de casa dos meus pais com 28 quando passei num concurso publico em outra cidade ai fui morar lá, ate la ja trabalhava e tinha meu quarto pra mim e tive sempre bom relacionamento com meus pais sem nenhum stress, entao nao tinha ambiçao de morar sozinho apesar de ja trabalhar no periodo que morava com eles me ajudou a economizar e fazer uma reserva.
To com 25 e nem um pouco afim de sair da casa dos meus pais, minha relação com eles é de boa e sobra mais dinheiro para mim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse lance de sair da casa dos pais é maior com homens? Tenho prima com quase 40 que não saíram ainda e ninguém da a mínima
A pressão social sem duvidas para sair de casa e do homem de sair e construir a familia, apesar que ja deve rola uns papos dela fica pra "titia", que ja ta na idade de arrumar um marido, mas nao dela sair de casa pra morar sozinha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo