Na sua opinião, qual a melhor Pasta Térmica ideal e eleita de 2013?

Então, na sua Opinião, qual a Melhor Pasta Térmica??

  • Arctic Silver 5

    Votes: 70 28.3%
  • Arctic Cooling MX-4

    Votes: 95 38.5%
  • Phobya HeGrease Extreme

    Votes: 3 1.2%
  • Phobya Liquid Metal Thermal

    Votes: 6 2.4%
  • Phobya NanoGrease Extreme

    Votes: 2 0.8%
  • Thermaltake TG1 Thermal Grease

    Votes: 5 2.0%
  • Cooler Master ThermalFusion 400

    Votes: 2 0.8%
  • Gelid GC-Extreme

    Votes: 39 15.8%
  • Zalman ZM-STG2

    Votes: 1 0.4%
  • Prolimatech PK-1

    Votes: 4 1.6%
  • EVGA Frostbite

    Votes: 1 0.4%
  • Akasa AK-455

    Votes: 2 0.8%
  • Noctua NT-H1

    Votes: 10 4.0%
  • IC Diamond

    Votes: 4 1.6%
  • Tuniq TX-4

    Votes: 3 1.2%

  • Total de votos
    247

mandrakerj

Overclock & Tuning
Registrado
Na sua opinião, qual a melhor Pasta Térmica ideal e eleita de 2013/2014?

Olá pessoal..

Um Componente importante e fundamental muito requisitado hoje por Processadores de Ultima Geração como as Grandes e Conhecidas Intel e AMD que dominam a Tecnologia destes Processadores. Citamos também os Processadores de Origem Gráfica, representadas na sua grande Maioria por VGA's Potentes, de ultima Geração..
E entre esta batalha da Evolução da Tecnologia, eis que surge ela, nada mais, nada menos, nossa tão conhecida Pasta Térmica. Componente fundamental e indispensável para estes Processadores.

A Guerra pelo título de "Processador mais Rápido do Mercado", fez surgir novos circuitos, cada vez mais potentes e quentes, e não só Processadores, mas também Processadores Gráficos e Chipsets. Essa corrida pelo melhor e mais rápido, também fez desenvolver a indústria de produtos ligados ao seu resfriamento, como os Dissipadores, Ventiladores Cooler a Ar, Refrigeração Liquida conhecida como WaterCooler, cada vez mais elaborados e eficientes.
Fez surgir também um Mercado que até então não era tão grande e acirrado: O das Pastas Térmicas de alta Performance.
Para os usuários normais e os do dia-a-dia, esse produto não era tão importante ou exigente...
Mas para os Entusiastas e Aficionados, a Pasta Térmica passou a ter uma importância maior e mais exigida ainda.

E o que afinal a Pasta Térmica faz? Porque ela é um item indispensável nos dias de Hoje??

A Pasta Térmica preenche as irregularidades entre as superfícies de contato, preenchendo os espaços e falhas existentes.
Seu principal objetivo é otimizar a transferência de calor entre o Processador ou outro Chip qualquer, como os Gráficos, Chipset ao Cooler a Ar ou WaterCooler. Ou seja, quanto melhor for a pasta, melhor será a transferência de calor, menor será a temperatura do Processador e, para os Entusiastas, maiores as chances de Overclock.

7fzaTUZ_zpsa6695807.png

Então o tempo passou e passou e novas Pastas Térmicas com seus respectivos fabricantes foram surgindo..
Dentre elas, a que chama muito atenção seria a Coollaboratory Liquid representada por uma Empresa Alemã.
A Coollaboratory lançou uma nova linha de Pastas que promete pegar para si o título de "Melhor Pasta Térmica do Mercado".
É claro que outros Fabricantes estão investindo também nestas Tecnologias.
O que esta Empresa Alemã desenvolveu como seu Ponto forte que faz jus a seu Diferencial, dentre os Vários elementos Existentes no Mercado, foi a Introdução do Metal Líquido.
Mais como tudo nem sempre é Perfeito, a grande Desvantagem da Coollaboratory Liquid é ser Corrosiva, comprometendo ou seje, apagando, as Escritas do Processador, o que de certo Invalidaria a Garantia do mesmo junto ao Fabricante..
Há os que os digam que estas Escritas como as do Intel são efetuadas a Laser, impossíveis de ser apagadas.
Mito ou Verdade? Não se sabe ainda...
Lembrando que esta Tecnologia revolucionária de Metal Liquido, como a Liquid Pro, tem sido muito utilizada com grande sucesso nos IHS MOD. Onde existem quedas de Temperaturas que variam de 7 a 14 graus, principalmente nos Ivy Bridge.
Observe como é feita a Aplicação através deste Vídeo abaixo relacionado...

[video=youtube_share;qFhbqiFh9Us]http://youtu.be/qFhbqiFh9Us[/video]​

Vale lembrar que este Composto vem Evoluindo muito, onde são realizados vários Comparativos, cuja finalidade fundamental, é a de se descobrir, qual destas Pastas tem o poder Máximo, de maior Desempenho, Maior Poder de Resfriamento, Maior Confiabilidade e Eficiência com objetivo de reduzir ainda mais as Temperaturas, principalmente para Grandes Entusiastas interessados no assunto.
Nessa famosa "Briga Paralela", surgiu de tudo, Pastas com Cobre, com Prata, com Componentes Cerâmicos e com vários outros elementos, além das Brancas Genéricas, mais comuns e baratas, que são geralmente feitas de Óxido de Zinco e Silicone. Ainda recordam delas???

pasta2_zps7ea70337.png

Mais a duvida sempre Persiste.. Qual a Melhor Pasta Térmica? Condutiva, não Condutiva?
A Base de Prata? Diamante? Cerâmica? Metal Liquida? Etc.....
No meu caso descarto apenas as Corrosivas, para não comprometer a Garantia do Processador, que por sinal é bem carinho para nossos Bolsos. E ninguém aqui vai querer arriscar um Prejuízo de tamanha Proporção.

Outra insistente duvida seria o Modo de Aplicação da Pasta, qual seria o Ideal? Espalhar? Aplicar apenas um Pingo no Centro do Processador tem efeito? Qual sua experiência no assunto??

remont_zpsc452b877.png


[video=youtube;BLwLRzXVbok]http://www.youtube.com/watch?v=BLwLRzXVbok[/video]​

Criei uma Enquete com as 15 Pastas mais TOP do Mercado e muito indicadas em Fóruns mundialmente conhecidos...
Não citei nenhuma Pasta Corrosiva visto que elas apagam as escritas da CPU, comprometendo a Garantia como já foi explicado antes.
Ranking 2013 das Pastas Térmicas para WaterCooler e AirCooler

Water-Cooling-High_zpsb051fe55.png

testescomagelidgcextremeiddle_zps302b947d.png

testescomagelidgcextremeload_zps5122ca50.png

222_zps039b62a1.png

333_zps6b7792eb.png

Aqui sua participação será fundamental, não só votando na Enquete, mais também participando e nos informando sua experiência com uso de Pasta Térmica, as Temps, Testes, Dicas e tudo que se relacione ao Assunto e Tema Principal.

Por outro lado sabemos que existe uma dificuldade muito grande aqui no Brasil de encontrar esta variedade de Pastas Térmicas. Precisamos até em alguns casos, Importar o Produto.
Mais algumas destas Pastas já encontram-se disponíveis para venda em nosso País, precisamente em Sites como GBA, Performance Solutions, Mercado Livre, e outros mais.

Postem bastante fotos de Resultados de Testes, para podermos avaliarmos o Desempenho de cada uma destas Pastas Térmicas!!!

Deixo claro, que o Objetivo Principal deste Tópico, é o de poder ajudarmos um ao outro, neste assunto que tem muito interesse não só relativo a Overclock, mais também para Entusiastas por Jogos exigentes que demandam uma vasta Gama de Gráficos, exigindo maior Poder e Eficiência de nossas infinidades de Modelos de VGA's.. O que resulta em Temperaturas bem elevadas, uma vez sem um Composto de ótima qualidade.
Assim como também ocorre em nossos Processadores, não só comprometendo o Desempenho do mesmo, como impossibilitando a realização de Overclock Leves e Pesados. Prova disso é IHS MOD que tem a finalidade de reduzir a Temperatura do Processador, como o famoso e conhecido Ivy Bridge dentre outros..
Afinal do que adianta um WaterCooler top de linha? ou um Cooler a Ar Eficiente? Ou outros componentes Térmicos de Refrigeração? Nada será tão eficiente, sem a utilização de uma boa Pasta Térmica.
É neste quesito onde, ela, uma Pasta Térmica de Ótima Qualidade se destaca dentre as outras..
Qualidade que faz diferença...
Qualidade pelo qual é o Objetivo fundamental deste Tópico.

Agradeço ao carinho e atenção de todos..

Vamos participar galera..

Gostou do Tópico? Qualifica...

Abraço.............

Lista dos Usuários que efetuaram Testes junto ao Composto Térmico e seus respectivos Links..

Mandrakerj --=Gelid GC Extreme + NZXT Kraken x60=--
Mandrakerj --=Gelid GC Extreme + Thermaltake Water 3.0 Extreme=--
Mandrakerj --=Gelid GC Extreme + Thermaltake Water 2.0 Performer em Push Pull=--

Lucas Peperaio --=Gelid GC Extreme + Thermaltake Water 3.0 Pro=--
Eraldo Freitas --=Prolimatech PK-3 + NZXT Kraken x60=--
yurizinho182 --=Arctic Silver 5 + NZXT Kraken x40=--
axlfal --=Arctic Silver MX-4 + Collermaster V6 GT=--
EDU47 --=Liquid Pro + Antec 620 in Push in Pull=--
srfelipe --=Noctua NT-H1 + Corsair H80=--


OBS: Então pessoal, todos que efetuarem Testes com Pastas Térmicas e que tenham Postado os resultados neste Tópico, de preferência seguidas de Fotos, terá seu Nome aqui listado, associado ao link original do Post e também ao Produto relacionado. Peço para Postem ambos vossos Testes, seguidos de Fotos (Print) dos Resultados apresentados. Para que assim, seje possível analisar o Desempenho Individual e eficiência do Produto, com as Temps por sua vez apresentadas.
 
Última edição:
Óbivio que é a gelid depois vem a coolab. :fovhappy:
 
Óbivio que é a gelid depois vem a coolab. :fovhappy:

Olá amigo...
Já utilizou a Gelid GC-Extreme? VGA? Processador? Fez Testes? E suas Temps..
Posta fotos de Testes é importante para todos..
Obrigado.......
 
Eu usava a Arctic Silver 5, ai eu comprei a MX-4 por não ser condutiva e uso até hoje em todos os pcs da casa quando chegar meu wc novo posto fotos com as temps. E ao método de aplicação sempre usei um pingo no centro para não criar bolhar de ar.
 
Eu usava a Arctic Silver 5, ai eu comprei a MX-4 por não ser condutiva e uso até hoje em todos os pcs da casa quando chegar meu wc novo posto fotos com as temps. E ao método de aplicação sempre usei um pingo no centro para não criar bolhar de ar.

Olá amigo...
Muito boa sua Contribuição e Participação!!
O importante aqui é compartilhar cada vez mais, principalmente, novas Experiências...
Isso ajuda a todos...
Abraço....
 
Eu to esperando o tempo de cura da artic silver 5 para ver se ela ainda é top
porém, a temperatura diminuiu 5º em full load em relação a MX-4
pode ser lote ruim a minha MX-4
 
Eu to esperando o tempo de cura da artic silver 5 para ver se ela ainda é top
porém, a temperatura diminuiu 5º em full load em relação a MX-4
pode ser lote ruim a minha MX-4

Brother a AS5 não tem esse tempo de cura, ela manda frio logo de cara! Por isso amo essa pasta!

Tenho logo dois tubos de 12g aqui!
 
O meu unico medo é que essa pasta é condutora e poderia apresentar alguns riscos

Já tem alguns anos que uso a AS-5, sempre tomei o cuidado certo e até hoje nunca tive problemas.

Inclusive uso na CPU e nas GPUs também! ;)
 
Já tem alguns anos que uso a AS-5, sempre tomei o cuidado certo e até hoje nunca tive problemas.

Inclusive uso na CPU e nas GPUs também! ;)

Realmente a AS-5 parece ser muito boa..
Porém não usei ela ainda...
 
Já tem alguns anos que uso a AS-5, sempre tomei o cuidado certo e até hoje nunca tive problemas.

Inclusive uso na CPU e nas GPUs também! ;)
Como havia citado acima a AS5 foi minha primeira pasta térmica ganhei de presente quando comprei no ebay o AS Cleaner para remover a pasta térmica.
No momento essa print estou com o H100 somente com dois fans utilizando MX-4
Pasta_termica.png
 
Última edição:
Quando iniciei montagens de configurações mais top fiz uma grande pesquisa para escolher qual pasta usar. Na época encontrei os testes do Clube do Hardware, que achei bem completos. Acabei por escolher a Artic Silver 5 e já uso há anos em diversas trocas no meu sistema.

Estou prestes a blocar as GPUs e vou usar a AS5, já peguei muita confiança nessa pasta. Quanto ao fato de ser condutiva, para que se torne um problema seria preciso fazer uma aplicação com muito excesso de pasta de modo que ao inserir o cooler (ou bloco do WC) o excesso de pasta se projetasse para os lados e acabasse por atingir algum contato da mobo, e ninguém acredito eu vai fazer uma aplicação assim. É um receio desnecessário, pode ter certeza.

Artic Silver 5 na cabeça.

Obs.: a versão mais atual dos testes que me fizeram escolher a AS5: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Dezembro-2011/2429/5
 
Artic Silver 5 na cabeça. (2)
 
Quando iniciei montagens de configurações mais top fiz uma grande pesquisa para escolher qual pasta usar. Na época encontrei os testes do Clube do Hardware, que achei bem completos. Acabei por escolher a Artic Silver 5 e já uso há anos em diversas trocas no meu sistema.

Estou prestes a blocar as GPUs e vou usar a AS5, já peguei muita confiança nessa pasta. Quanto ao fato de ser condutiva, para que se torne um problema seria preciso fazer uma aplicação com muito excesso de pasta de modo que ao inserir o cooler (ou bloco do WC) o excesso de pasta se projetasse para os lados e acabasse por atingir algum contato da mobo, e ninguém acredito eu vai fazer uma aplicação assim. É um receio desnecessário, pode ter certeza.

Artic Silver 5 na cabeça.

Obs.: a versão mais atual dos testes que me fizeram escolher a AS5: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Dezembro-2011/2429/5

Eu sempre usei artic silver 5 no meu antigo thermalright
ele não chegava a 55º em 3.9 com meu antigo phenom II x4 945
era top demais..
ai mudei para MX4, começou a esquentar mais.
sinceramente, posso ter dado azar em ter comprado a mx4
 
Eu sempre usei artic silver 5 no meu antigo thermalright
ele não chegava a 55º em 3.9 com meu antigo phenom II x4 945
era top demais..
ai mudei para MX4, começou a esquentar mais.
sinceramente, posso ter dado azar em ter comprado a mx4

Nenhuma pasta que testei fora da AS-5 deu o mesmo resultado, nenhuma até agora!

Paguei caro, mas não abri mão, e também não me arrependo!
 
Olá amigo...
Já utilizou a Gelid GC-Extreme? VGA? Processador? Fez Testes? E suas Temps..
Posta fotos de Testes é importante para todos..
Obrigado.......

Já usei mas faz bastante tempo.
Eu sempre uso a AS5, mas a gelid tem um desempenho muito melhor pelo que me lembre, coisa de 5-10C.
A AS5 tem tempo de cura sim, ta no manual, acho que são 120 horas, treco assim.
 
Então, o que acham da Gelid GC-Extreme??
Alguns afirmam, ela ser Melhor que a Arctic Silver 5 , mais não sei se de fato é verdade mesmo..
No Clube do Hardware a Arctic Silver 5 ganha de 3 Graus da Gelid GC-Extreme, segundo eles..
Mais achei este Vídeo recente, informando que a Gelid GC-Extreme tem uma diferença absurda de até 7 Graus sobre a Arctic Silver 5.
E olha que isso é muita coisa...

[video=youtube;rltsnYHkLmM]https://www.youtube.com/watch?v=rltsnYHkLmM[/video]​

Outro detalhe, quando se compra a Arctic Silver 5, novinha, logo na primeira aplicação, ela solta no inicio um liquido, aguado.
É normal isso? Ou teria que agitar ela para misturar?
Um colega aqui falou que aconteceu isso na primeira aplicação, aí ele não quis mais usar ficou bolado..
Pra quem usa a Arctic Silver 5 isso é normal??

Valeu..............
 
Última edição:
Então, o que acham da Gelid GC-Extreme??
Alguns afirmam, ela ser Melhor que a Arctic Silver 5 , mais não sei se de fato é verdade mesmo..
No Clube do Hardware a Arctic Silver 5 ganha de 3 Graus da Gelid GC-Extreme, segundo eles..
Mais achei este Vídeo recente, informando que a Gelid GC-Extreme tem uma diferença absurda de até 7 Graus sobre a Arctic Silver 5.
E olha que isso é muita coisa...

[video=youtube;rltsnYHkLmM]https://www.youtube.com/watch?v=rltsnYHkLmM[/video]​

Outro detalhe, quando se compra a Arctic Silver 5, novinha, logo na primeira aplicação, ela solta no inicio um liquido, aguado.
É normal isso? Ou teria que agitar ela para misturar?
Um colega aqui falou que aconteceu isso na primeira aplicação, aí ele não quis mais usar ficou bolado..
Pra quem usa a Arctic Silver 5 isso é normal??

Valeu..............

Comigo também aconteceu, primeira aplicação foi no processador e foi aguado, porém não escorreu tanto.
mas senti a diferença mesmo assim, ai eu fui e me liguei naquilo, retirei o bloco e reapliquei a pasta
até agora ta tudo normal.

depois da 1º aplicação, a pasta vem super normal
 

Olá bom dia...

Estas Coolaboratory Liquid estão sempre no Topo...
Será que destas 3 listadas nos Testes teria alguma delas que não fosse Corrosiva?
Pois elas apagam as Escritas do Processador, por isso não incluí ela na Enquete...
Mais por sinal é uma ótima Pasta Termica muito revolucionária..
Um detalhe importante é que vejo em mais um dos Testes que a Gelid GC Extreme esta na frente mais uma vez da Arctic Silver 5.
As melhores da sabemos quais são, agora a Campeã é que estamos atraz..
Pois 1, 2 ou 3° faz e muita diferença..
 
Pelo que ja ouvi falar é Gelid GC extreme acho que é ate certificada pelo anand tech
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo