[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Galera compensa pegar o modelo da msi 5700 xt evoke oc ? Ta por R$ 2.609,13 na terabyte. Ou espero mais um pouco e pego a Red Devil?

a Red Devil é mais cara? tem que ver até que ponto valeria a pena dar quase 3k numa placa com garantia nacional de 1 ano... eu não faria isso
das placas AMD, buscaria por algum modelo da MSI, mas como falaram acima, 2.6k tá salgado
 
Última edição:
E aqui trago o resumo de todos os vazamentos recentes sobre as Navi compilados em uma tabela.
As fontes são diversas, 3DCenter, Twitter, MLID, ChipHell, BBSs, Komachi, ...

NAVI-LINEUP.png


Informações a serem reforçadas nessa tabela:
- Não há menções de RTRT em nenhuma delas, ficará para o RDNA2;
- A 5900XT é o full-die, logo tem a possibilidade de não aparecer/existir;
- A 5800(XT) aparecerá esse ano, junto com a Navi 14;
- A coluna "Diff (Source 2)" é composta com as informações conflitantes, quando algo tiver lá significa que é uma possibilidade;
- A RX 5300 terá uma versão exclusiva para a China com 3GB de VRAM, e por causa disso provavelmente será 96bits;
- Quando falo "Concorrente da [...]" significa que vencerá com certeza, pois a política da AMD com as Navi é de competir ganhando com folga (resultando no contra-ataque com a Super pelo lado da NVIDIA);
- Não coloquei mas se a RX5600XT realmente tiver uma versão 192bits ela terá 6GB de VRAM, e isso não faz sentido, mas mantive a informação da possibilidade mesmo assim.

E é isso pessoal, estou na torcida que boa parte dela se confirme :)
 
E aqui trago o resumo de todos os vazamentos recentes sobre as Navi compilados em uma tabela.
As fontes são diversas, 3DCenter, Twitter, MLID, ChipHell, BBSs, Komachi, ...

NAVI-LINEUP.png


Informações a serem reforçadas nessa tabela:
- Não há menções de RTRT em nenhuma delas, ficará para o RDNA2;
- A 5900XT é o full-die, logo tem a possibilidade de não aparecer/existir;
- A 5800(XT) aparecerá esse ano, junto com a Navi 14;
- A coluna "Diff (Source 2)" é composta com as informações conflitantes, quando algo tiver lá significa que é uma possibilidade;
- A RX 5300 terá uma versão exclusiva para a China com 3GB de VRAM, e por causa disso provavelmente será 96bits;
- Quando falo "Concorrente da [...]" significa que vencerá com certeza, pois a política da AMD com as Navi é de competir ganhando com folga (resultando no contra-ataque com a Super pelo lado da NVIDIA);
- Não coloquei mas se a RX5600XT realmente tiver uma versão 192bits ela terá 6GB de VRAM, e isso não faz sentido, mas mantive a informação da possibilidade mesmo assim.

E é isso pessoal, estou na torcida que boa parte dela se confirme :)


Bem que essas RX 5800 poderia vir com 10 ou 12 Giga!
 
Bem que essas RX 5800 poderia vir com 10 ou 12 Giga!
Se ela for 384bits será essa quantidade mesmo, mas a maioria das fontes indicavam 8GB@256bits mesmo.
Uma pena, pois com essa potência toda 12GB seria bem mais interessante :(
 
Última edição:
Se ela for 384bits será essa quantidade mesmo, mas a maioria das fontes indicavam 8GB@256bits mesmo. Uma pena, com essa potência toda 12GB seria bem mais interessante :/


Daria uma bom folego pra ela, como é o caso da 1080Ti, 11Gb firme e forte até hoje.
 
No fim das contas essa nova arquitetura foi um sucesso até agora? No começo parecia que tinha gente decepcionada.
 
No fim das contas essa nova arquitetura foi um sucesso até agora? No começo parecia que tinha gente decepcionada.
Bug de driver... Parece que a partir do 19.9.2 já resolveu boa parte dos problemas, e a tendência a melhorar, né? Uma pena que aqui no Brasil mataram o maior benefício das 5700, que é o CxB. Uma placa de $370 custa R$2000 aqui (5700 Pulse), a 5700XT de $420 sai aqui por R$2600, queria entender essa matemática, sendo que os lojistas compram por bem menos que isso para revenda.
 
Bug de driver... Parece que a partir do 19.9.2 já resolveu boa parte dos problemas, e a tendência a melhorar, né? Uma pena que aqui no Brasil mataram o maior benefício das 5700, que é o CxB. Uma placa de $370 custa R$2000 aqui (5700 Pulse), a 5700XT de $420 sai aqui por R$2600, queria entender essa matemática, sendo que os lojistas compram por bem menos que isso para revenda.
Aqui é sempre assim, se faz sucesso metem a faca.

Bom saber que deu certo essa nova arquitetura, quero ver a AMD fazendo com NVidia o que ela fez com Intel com o Ryzen.
 
Saiu driver novo 19.9.3, tão reclamando um bocado no reddit. Acho que vou esperar...
 
Saiu driver novo 19.9.3, tão reclamando um bocado no reddit. Acho que vou esperar...
Known Issues
  • Toggling HDR may cause system instability during gaming when Radeon ReLive is enabled.
  • Display artifacts may be experienced on some 75hz display configurations on Radeon RX 5700 series graphics system configurations.
  • Call of Duty®: Black Ops 4 may experience stutter on some system configurations.
  • Open Broadcasting Software™ may experience frame drops or stutter when using AMF encoding on some system configurations.
  • HDMI® overscan and underscan options may be missing from Radeon Settings on AMD Radeon VII system configurations when the primary display is set to 60hz.
  • Stutter may be experienced when Radeon FreeSync is enabled on 240hz refresh displays with Radeon RX 5700 series graphics products.
  • AMD Radeon VII may experience elevated memory clocks at idle or on desktop.
 
NEWS, do Videocardz :)

A RX 5500 desktop se chamará XT e virá com 8GB de memória, GDDR6 a 14GHz, e aparecerá dia 07 desse mês.
Não há indícios de uma versão comum, mas se tiver provavelmente será com 4GB de memória (pela tabela que postei não tem planos para uma versão com menos CUs).
Não há informações, porém, de quando a RX5600 virá, mas tem até o final do ano para isso.
 
Galera, sei que não é muito o foco disso aqui, mas alguém mais aí que está com a 5700 ou 5700xt está notando pontilhados / grades em texturas transparentes, como se estivesse pixelado? Acredito que seja algo relacionado ao anti-aliasing, porém já fucei tudo no catalyst e nos jogos e n consegui resolver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, sei que não é muito o foco disso aqui, mas alguém mais aí que está com a 5700 ou 5700xt está notando pontilhados / grades em texturas transparentes, como se estivesse pixelado? Acredito que seja algo relacionado ao anti-aliasing, porém já fucei tudo no catalyst e nos jogos e n consegui resolver.
Da pra perceber bem em texturas de folhas de árvore, arbustos e cabelos.
 
Known Issues
  • Toggling HDR may cause system instability during gaming when Radeon ReLive is enabled.
  • Display artifacts may be experienced on some 75hz display configurations on Radeon RX 5700 series graphics system configurations.
  • Call of Duty®: Black Ops 4 may experience stutter on some system configurations.
  • Open Broadcasting Software™ may experience frame drops or stutter when using AMF encoding on some system configurations.
  • HDMI® overscan and underscan options may be missing from Radeon Settings on AMD Radeon VII system configurations when the primary display is set to 60hz.
  • Stutter may be experienced when Radeon FreeSync is enabled on 240hz refresh displays with Radeon RX 5700 series graphics products.
  • AMD Radeon VII may experience elevated memory clocks at idle or on desktop.

Fixed Issues
  • Sekiro: Shadows Die Twice™ may exhibit texture corruption during later parts of the game.
  • Discord™ may experience an application hang on Radeon RX 5700 series graphics products when HW acceleration is enabled.


Ainda bem que arrumaram este erro do Discord.
 
Bug de driver... Parece que a partir do 19.9.2 já resolveu boa parte dos problemas, e a tendência a melhorar, né? Uma pena que aqui no Brasil mataram o maior benefício das 5700, que é o CxB. Uma placa de $370 custa R$2000 aqui (5700 Pulse), a 5700XT de $420 sai aqui por R$2600, queria entender essa matemática, sendo que os lojistas compram por bem menos que isso para revenda.
Pois é. Isso é uma bosta, porque aí termina acontecendo o que ocorreu comigo. Por mais que eu quisesse dar uma chance pra 5700 XT, os modelos com coolers de boa qualidade e com boa garantia, ou não existem, ou estão custando 2.7K+. Resultado, preferi pegar uma RTX 2070 Super da Gigabyte com 4 anos de garantia. Escolha essa que jamais aconteceria se morássemos nos USA, onde a diferença entre esses modelos é na faixa dos 100 trumps.
 
Pois é. Isso é uma bosta, porque aí termina acontecendo o que ocorreu comigo. Por mais que eu quisesse dar uma chance pra 5700 XT, os modelos com coolers de boa qualidade e com boa garantia, ou não existem, ou estão custando 2.7K+. Resultado, preferi pegar uma RTX 2070 Super da Gigabyte com 4 anos de garantia. Escolha essa que jamais aconteceria se morássemos nos USA, onde a diferença entre esses modelos é na faixa dos 100 trumps.
mesma coisa aqui, estava de olho nas 5700 XT, aí apareceu uma 2070S por 2.6k e acabei indo nela
 
Pessoal, é só aqui que quando dou alt+tab dentro de jogos como crysis e destiny2 a tela fica preta e não volta de jeito nenhum?
 
Pessoal, é só aqui que quando dou alt+tab dentro de jogos como crysis e destiny2 a tela fica preta e não volta de jeito nenhum?
O jogo trava? Ou a tela do jogo fica preta mas o windows continua funcionando?
Comigo isso acontecia na NVIDIA, com Dirt2. Precisava finalizar o jogo porque ele não voltava a imagem de jeito nenhum, mas o som denunciava que estava funcionando normalmente.

Por via das dúvidas, esse atalho aqui ajuda em telas pretas: CTRL + SHIFT + WIN + B
Serve para reiniciar o driver de video, que é útil quando a tela fica preta mesmo.
 
O jogo trava? Ou a tela do jogo fica preta mas o windows continua funcionando?
Comigo isso acontecia na NVIDIA, com Dirt2. Precisava finalizar o jogo porque ele não voltava a imagem de jeito nenhum, mas o som denunciava que estava funcionando normalmente.

Por via das dúvidas, esse atalho aqui ajuda em telas pretas: CTRL + SHIFT + WIN + B
Serve para reiniciar o driver de video, que é útil quando a tela fica preta mesmo.
huuuuummmmmmmmmm! bom saber! Mas da tela preta e até o som para! só reiniciando o pc mesmo... mas vou testar esse teu atalho! valeu!
 
E aqui trago o resumo de todos os vazamentos recentes sobre as Navi compilados em uma tabela.
As fontes são diversas, 3DCenter, Twitter, MLID, ChipHell, BBSs, Komachi, ...

NAVI-LINEUP.png


Informações a serem reforçadas nessa tabela:
- Não há menções de RTRT em nenhuma delas, ficará para o RDNA2;
- A 5900XT é o full-die, logo tem a possibilidade de não aparecer/existir;
- A 5800(XT) aparecerá esse ano, junto com a Navi 14;
- A coluna "Diff (Source 2)" é composta com as informações conflitantes, quando algo tiver lá significa que é uma possibilidade;
- A RX 5300 terá uma versão exclusiva para a China com 3GB de VRAM, e por causa disso provavelmente será 96bits;
- Quando falo "Concorrente da [...]" significa que vencerá com certeza, pois a política da AMD com as Navi é de competir ganhando com folga (resultando no contra-ataque com a Super pelo lado da NVIDIA);
- Não coloquei mas se a RX5600XT realmente tiver uma versão 192bits ela terá 6GB de VRAM, e isso não faz sentido, mas mantive a informação da possibilidade mesmo assim.

E é isso pessoal, estou na torcida que boa parte dela se confirme :)
Se a AMD ao menos encostar bem (e não encostar só em uma determinada aplicação) na 2080/Ti vai ser a primeira vez em, sei lá, cinco anos ou mais que não vemos placas Radeon sendo fortes e competitivas contra as da Nvidia. Essa última parte de bater fácil na Titan RTX eu creio em não acreditar, pois é uma coisa mto acima do que pode se imaginar pra AMD no momento, fora que certamente a Nvidia vai responder dando AQUELE refresh nas linhas acima. Principalmente se a 5800 XT bater a 2080 Ti.

E por enquanto nada das blowers abaixarem o preço consideravelmente, a Kabum já inflou a 5700 XT blower da XFX vendendo ela por 3k e dps fazer o migué na Black Fraude vendendo na "promo" por 2100.
 
E por enquanto nada das blowers abaixarem o preço consideravelmente, a Kabum já inflou a 5700 XT blower da XFX vendendo ela por 3k e dps fazer o migué na Black Fraude vendendo na "promo" por 2100.
A flutuação de preços da Kabum é insana e cheia de aberrações!
 
a Red Devil é mais cara? tem que ver até que ponto valeria a pena dar quase 3k numa placa com garantia nacional de 1 ano... eu não faria isso
das placas AMD, buscaria por algum modelo da MSI, mas como falaram acima, 2.6k tá salgado

Concordo, por esse valor se acha outras placas
O interessante das 5700XT é o custo benefício que na casa dos 2300 ta top, mas passando para 2600 eu já não compraria
E a Asus rog strix? 2700 na GK e outros sites ta 3200 reais!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se a AMD ao menos encostar bem (e não encostar só em uma determinada aplicação) na 2080/Ti vai ser a primeira vez em, sei lá, cinco anos ou mais que não vemos placas Radeon sendo fortes e competitivas contra as da Nvidia. Essa última parte de bater fácil na Titan RTX eu creio em não acreditar, pois é uma coisa mto acima do que pode se imaginar pra AMD no momento, fora que certamente a Nvidia vai responder dando AQUELE refresh nas linhas acima. Principalmente se a 5800 XT bater a 2080 Ti.

E por enquanto nada das blowers abaixarem o preço consideravelmente, a Kabum já inflou a 5700 XT blower da XFX vendendo ela por 3k e dps fazer o migué na Black Fraude vendendo na "promo" por 2100.

AMD ta vindo forte em CPU e GPU
Mas o problema ainda o mesmo de sempre... quede? A TSMC atrasando a entrega dos chips e as placas sumindo do mercado....
 


Interessante.
 
Se ela for 384bits será essa quantidade mesmo, mas a maioria das fontes indicavam 8GB@256bits mesmo.
Uma pena, pois com essa potência toda 12GB seria bem mais interessante :(

Segundo li vem com uma tecnologia de compactação de memoria nas NAVI onde esses 8Gb renderiam mais
Não sei como funciona e se funciona....
 
Se a AMD ao menos encostar bem (e não encostar só em uma determinada aplicação) na 2080/Ti vai ser a primeira vez em, sei lá, cinco anos ou mais que não vemos placas Radeon sendo fortes e competitivas contra as da Nvidia. Essa última parte de bater fácil na Titan RTX eu creio em não acreditar, pois é uma coisa mto acima do que pode se imaginar pra AMD no momento, fora que certamente a Nvidia vai responder dando AQUELE refresh nas linhas acima. Principalmente se a 5800 XT bater a 2080 Ti.
Desde 2013 que a AMD não encosta na NVIDIA no ramo entusiasta, sua última placa fura-bolsos foi a R9 290X, de lá para cá ela se contentou com o segundo lugar e veio com a desculpa (válida) de que esse ramo era mais para se mostrar que ganhar dinheiro. Quanto à palca mais forte dessa tabela, como disse, eu também não acredito, apenas repassei o que informaram, a certeza que a fonte disse é que existirá uma GPU Navi com 70 ou 72 CUs e usará HBM2, a placa com 80 CUs é especulação pois se trata do full-die (2x Navi10). E sim, com certeza a NVIDIA não ficará calada, ela veio com as Super só para isso (2060/70/80 e 1660/50) e sem dúvidas terá uma Titan Super e 2080Ti Super caso a AMD consiga passar (ou não vem e ela lança a Ampere logo).


Segundo li vem com uma tecnologia de compactação de memoria nas NAVI onde esses 8Gb renderiam mais
Não sei como funciona e se funciona....
Eu falei sobre isso na minha análise da uArch RDNA, mas mesmo com essa compressão 52 CUs podem ficar na iminência do gargalo em 256bits, com 60 CUs então é obrigatório serem as memórias mais rápidas (2GHz GDDR6) para não gargalar e olhe lá, suspeito que assim como as GCN ficavam gargaladas por memórias as RX 5800 também estarão se vir em 256bits. E outra, desempenho de 2080Ti com 8GB de VRAM é dose, totalmente anti-futureproof, 12GB combina bem mais com essa faixa de desempenho.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo