[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

calma ai emocionado. To perguntando porque nao sei como ta a situação dos drives e tempos nao vejo sobre os hards e quais tao valendo a pena.
Queria saber mesmo se eles tem planos de melhora dos RT E DLSS so mesmo
 
calma ai emocionado. To perguntando porque nao sei como ta a situação dos drives e tempos nao vejo sobre os hards e quais tao valendo a pena.
Queria saber mesmo se eles tem planos de melhora dos RT E DLSS so mesmo

"Calma ai emocionado" kkkkkkkkkkk
 
calma ai emocionado. To perguntando porque nao sei como ta a situação dos drives e tempos nao vejo sobre os hards e quais tao valendo a pena.
Queria saber mesmo se eles tem planos de melhora dos RT E DLSS so mesmo
A amd provou que melhorou muito os drivers com lançamento da série 6000. Pra melhorar RT é necessário hardware que realize os cálculos de maneira melhor, coisa que deve ocorrer na 7000. DLSS da amd provavelmente se for somente software não será tão bom. Eu creio que em algum momento a amd vai conseguir ter um bom dlss, mas não será via driver que isso acontecerá.
 
Bom dia pessoal, estou com um problema... realizei a compra da placa Asus TUF 6800 xt e os jogos estão fechando sozinho, tenho uma fonte da Corsair 1000w e um 9700k, 32gb G.skill 3600.

Atualizei o drive de video mas os problemas permanecem... o que pode ser?
Quase certeza que é Overclock de Memória ou Processador instável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, fiz o teste do novo driver...
Tudo funcionando muito bem de forma geral com exceção do HDR que já funciona mal há bastante tempo.

Realmente não há muito a declarar, o driver e suas tecs de forma geral estão funcionando muito bem e sem complicações.

Acredito que precisam resolver a questão do HDR e vi alguém reclamando sobre VR da Steam.

Essa versão do driver ainda é 2020, acredito que a AMD em algum momento irá lançar o driver de 2021; é porque está atrasada.
Vamos ver se nesse driver aparece alguma noticia sobre um possível DLSS.

Algo interessante talvez é que teve um leve aumento de temperatura da VGA, talvez tenha tido algum ganho de desempenho tbm... mas esses dias estou jogando bastante Warzone e a RX 6800XT cospe FPS lá, difícil saber se teve um ganho real... Vou ver se jogo algo mais pesado um pouco depois pra passar uma informação melhor sobre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A amd provou que melhorou muito os drivers com lançamento da série 6000. Pra melhorar RT é necessário hardware que realize os cálculos de maneira melhor, coisa que deve ocorrer na 7000. DLSS da amd provavelmente se for somente software não será tão bom. Eu creio que em algum momento a amd vai conseguir ter um bom dlss, mas não será via driver que isso acontecerá.
Penso de forma semelhante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizei do 20.9.2 para a 20.11.2, e está bem melhor em estabilidade dos clocks, no geral tive um pouco de ganho de desempenho, mas coisa mínima. Acho que pras 5000 deve ser o melhor driver, e provavelmente nem deve ter mais foco...
Foi pra vc que mandei um vídeo mostrando os ganhos né? Realmente teve um ganho de desempenho e o driver é muito estável.
 
Última edição:
Porque ainda não consigo baixar o driver novo pelo software?
 
A BIOS mais recente é de julho de 2020, com TGP 180w e clock 1750mhz, não seria essa a mais recente?
a windforce n da conta dos clocks mais altos e trabalha com requencia menor

olha os videos dela no hardware unboxed
 
Pessoal, fiz o teste do novo driver...
Tudo funcionando muito bem de forma geral com exceção do HDR que já funciona mal há bastante tempo.

sem monitor HDR aqui, mas os manjadores beta-testers e colabs da AMD no guru3D deram bizu... largura de banda - Cabo DP ruim,talvez?


10Bit issue could be (and is) related to bandwidth starve.
Try to fidle with settings more to see if this change things.

I have the same issue, 71Hz is max for my monitor w/10Bit
74Hz and 8Bit only.

Try to use CRU to set Your custom resolution (Use monitor specs PDF for that).
Monitor is 144Hz try to set it as 142Hz or 120Hz (try that first).
Rest can be On as You wish.
Freesync range: 35-142 or 35-120

I think you are right, I kept the same settings you recommended me to use (35-142 @ 142Hz). If I step down and set 120Hz in Windows.... boom 10Bit is now working. Strange how at default monitor settings 1440p 144Hz I can select 10Bit. But this could be, as you say a bandwidth issue as I have now altered the freesync range which I would assume would require more bandwidth going from 48-144 to 35-142. Either way I can settle for 120Hz with 10Bit with 35-142 but I might switch this and try for 30-120 and see if I can still enable 10Bit.
 
Algo interessante talvez é que teve um leve aumento de temperatura da VGA, talvez tenha tido algum ganho de desempenho tbm... mas esses dias estou jogando bastante Warzone e a RX 6800XT cospe FPS lá, difícil saber se teve um ganho real... Vou ver se jogo algo mais pesado um pouco depois pra passar uma informação melhor sobre.
Baixei aqui o novo driver (ainda não dá pra atualizar direto pelo software porque não é WHQL?) e notei redução da temperatura da VGA. Agora no CP não passa dos 60ºC (antes ficava na casa dos 64ºC).
 
Última edição:
Baixei aqui o novo driver (ainda não dá pra atualizar direto pelo software porque não é WQHD?) e notei redução da temperatura da VGA. Agora no CP não passa dos 60ºC (antes ficava na casa dos 64ºC).

O que é WQHD?
 
O que é WQHD?
Acho que ele quis dizer WHQL.

" Um driver Recomendado passou por avaliações de qualidade internas abrangentes, tendo recebido a certificação do Microsoft® Windows® Hardware Quality Labs (WHQL). Um driver Opcional oferece suporte desde o primeiro dia a novos jogos e produtos de placa de vídeo que tenham sido lançados entre as versões do driver Recomendado. "
 
Acho que ele quis dizer WHQL.

" Um driver Recomendado passou por avaliações de qualidade internas abrangentes, tendo recebido a certificação do Microsoft® Windows® Hardware Quality Labs (WHQL). Um driver Opcional oferece suporte desde o primeiro dia a novos jogos e produtos de placa de vídeo que tenham sido lançados entre as versões do driver Recomendado. "


ahh ta, achei que ele tava falando da resolução QHD kkkkk
 
Alguem sabe se a asrock 6800 xt phantom presta?
 
Alguem sabe se a asrock 6800 xt phantom presta?


Tá perguntando por causa do preço dela na Tera né? hehehe

Cara, ela é exatamente o modelo Taichi porém com outra pintura/tema apenas.

E pelos reviews o modelo Taichi foi bem elogiado. Boa performance, boa refrigeração e baixo ruído.

A propósito, quais foram os menores preços das RX 6800 XT (modelos custom, e não o modelo de referência da AMD) que apareceram aqui no Brasil? Só pra ter uma ideia o quanto é "barato" ou "caro" nessas placas.....tava meio por fora.....

***EDIT

Pesquisando melhor, há algumas diferenças entre a Phantom e a Taichi.

A Taichi tem clocks um tiquinho maiores por padrão e tem switch dual bios.

De resto, parecem ter o mesmo PCB e o mesmo cooler (mudando apenas a temática da carenagem).
 
Última edição:
Tá perguntando por causa do preço dela na Tera né? hehehe

Cara, ela é exatamente o modelo Taichi porém com outra pintura/tema apenas.

E pelos reviews o modelo Taichi foi bem elogiado. Boa performance, boa refrigeração e baixo ruído.

A propósito, quais foram os menores preços das RX 6800 XT (modelos custom, e não o modelo de referência da AMD) que apareceram aqui no Brasil? Só pra ter uma ideia o quanto é "barato" ou "caro" nessas placas.....tava meio por fora.....
Eu acho que foi a Nitro+ da Sapphire por 6.3k no boleto na Pichau.
 
Então essa Asrock Phantom até que está num preço bom por 6,3k
Na situação atual está sim. Se não faz questão de RT e DLLS, é a melhor pedida.
Eu mesmo queria uma 6800XT, mas pra 1440p a 6800 me atende muito bem (e espero que dure uns 5 anos kkkkk).
 
Vocês fazem busca diariamente, como é que funciona isso?

Acho que se eu ver a 6800 por menos de 5k faço o boleto, hoje pelo menos o minimo que achei foi 5.4k e não, não estou disposto a atropelar meus limites :haha:
 
Vocês fazem busca diariamente, como é que funciona isso?

Acho que se eu ver a 6800 por menos de 5k faço o boleto, hoje pelo menos o minimo que achei foi 5.4k e não, não estou disposto a atropelar meus limites :haha:
FIque de olho na pichau. Lá paguei R$4.6k na pulse semana passada.
 
Vocês fazem busca diariamente, como é que funciona isso?

Acho que se eu ver a 6800 por menos de 5k faço o boleto, hoje pelo menos o minimo que achei foi 5.4k e não, não estou disposto a atropelar meus limites :haha:
Faz algumas horas q apareceu a RX6800 Sapphire na Kabum por R$4560, deu tempo de avisar um amigo e ele acabou comprando
 
Última edição:
Faz algumas horas q apareceu a RX6800 Sapphire na Kabum por R$4560, deu tempo de avisar um amigo e ele acabou comprando
FIque de olho na pichau. Lá paguei R$4.6k na pulse semana passada.

É, a situação fica muito dificil pra mim então, pois parece que é uma coisa ultra rápida e logo volta ao preço normal.

Atualizei meus dados na Pichau e vou ficar de olho... Mas a julgar pelo meu "tempo ativo", vai ser complicado encontrar a um preço desses e sobrar, mas veremos
 
É, a situação fica muito dificil pra mim então, pois parece que é uma coisa ultra rápida e logo volta ao preço normal.

Atualizei meus dados na Pichau e vou ficar de olho... Mas a julgar pelo meu "tempo ativo", vai ser complicado encontrar a um preço desses e sobrar, mas veremos
Ela apareceu duas vezes na semana q eu vi uma foi na quarta as 14hrs e eu até boletei pra mim e a outra foi ontem e eu vi era 15hrs deu tempo de avisar um amigo q estava enchendo o saco pra pegar a q eu tinha boletado

Na quarta eu boletei duas uma foi por R$4780 pois nenhum cupom funcionava ai pra não perder peguei ela por esse valor, depois no tópico das nvidia 30xx a galera falou os cupons q funcionavam q no meu caso foi o emersonbr18 ai deu tempo de boletar outra por R$4560, os boletos venceram ontem e essa de R$4780 como eu não paguei deve voltar por estoque da Kabum hj ou amanhã
 
Ela apareceu duas vezes na semana q eu vi uma foi na quarta as 14hrs e eu até boletei pra mim e a outra foi ontem e eu vi era 15hrs deu tempo de avisar um amigo q estava enchendo o saco pra pegar a q eu tinha boletado

Na quarta eu boletei duas uma foi por R$4780 pois nenhum cupom funcionava ai pra não perder peguei ela por esse valor, depois no tópico das nvidia 30xx a galera falou os cupons q funcionavam q no meu caso foi o emersonbr18 ai deu tempo de boletar outra por R$4560, os boletos venceram ontem e essa de R$4780 como eu não paguei deve voltar por estoque da Kabum hj ou amanhã

Vou ficar de olho neste fim de semana...
 

 




Performance Target: 2.5x o desempenho da 6900XT... sim, 250% mais forte que a atual high-end da AMD, com RT mais forte que o da Ampere.
Essa placa será um monstro o_O [fico imaginando o consumo + largura de banda necessário para alcançar esse número...]

Claro que a NVIDIA não irá ficar parada, a Lovelace está cotada para ter RTX de terceira geração e 144SM (18432 FP32) mas de forma monolítica. Voltando aos 160CUs da RDNA3, isso é impressionante não só pelo fato de ser basicamente dois chips com 80CUs, mas também pela afirmação de escalabilidade perfeita além do ganho planejado de 50% mais perf/watt. Pela patente de RTRT da RDNA3 a AMD continuará 'reciclando' os CUs para calcular tudo ao invés de dedicar núcleos, mas dessa vez será mais inteligente e agressivo... caso alguém esteja curioso depois posso trazer para cá algumas palavras sobre :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me empolguei com o comentário acima e esqueci de falar sobre o que vim escrever: SAM desativado por padrão para CPUs Zen/Zen+/Zen2 e GPUs não RDNA2

O motivo para tal, como todo mundo já deve estar careca de saber, é a degradação ou ganho nulo de desempenho quando o SAM é utilizado em CPUs não Zen3.
"Many people experience performance degradation on some systems. There will be a driconf option to enable SAM on other chips as well as disable it on enabled systems."

Assim como tudo no Linux o usuário poderá ativar novamente, mas por padrão virá desativado, ativa-se caso queira arriscar.
 
Última edição:



Performance Target: 2.5x o desempenho da 6900XT... sim, 250% mais forte que a atual high-end da AMD, com RT mais forte que o da Ampere.
Essa placa será um monstro o_O [fico imaginando o consumo + largura de banda necessário para alcançar esse número...]

Claro que a NVIDIA não irá ficar parada, a Lovelace está cotada para ter RTX de terceira geração e 144SM (18432 FP32) mas de forma monolítica. Voltando aos 160CUs da RDNA3, isso é impressionante não só pelo fato de ser basicamente dois chips com 80CUs, mas também pela afirmação de escalabilidade perfeita além do ganho planejado de 50% mais perf/watt. Pela patente de RTRT da RDNA3 a AMD continuará 'reciclando' os CUs para calcular tudo ao invés de dedicar núcleos, mas dessa vez será mais inteligente e agressivo... caso alguém esteja curioso depois posso trazer para cá algumas palavras sobre :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me empolguei com o comentário acima e esqueci de falar sobre o que vim escrever: SAM desativado por padrão para CPUs Zen/Zen+/Zen2 e GPUs não RDNA2

O motivo para tal, como todo mundo já deve estar careca de saber, é a degradação ou ganho nulo de desempenho quando o SAM é utilizado em CPUs não Zen3.
"Many people experience performance degradation on some systems. There will be a driconf option to enable SAM on other chips as well as disable it on enabled systems."

Assim como tudo no Linux o usuário poderá ativar novamente, mas por padrão virá desativado, ativa-se caso queira arriscar.

"caso alguém esteja curioso depois posso trazer para cá algumas palavras sobre "
@dayllann , por favor, nos traga mais informações sobre este assunto.
:joia:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo