[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

A 6500XT nunca foi uma gpu projetada pro PC,mas sim pelo mobile a falta de um Encoder mostra claramente isso pois em laptops ela é feita pela igpu.
No geral o mercado de GPU low-end no desktop está morto,Alem de serem de longe os produtos com menor margem no mercado de PC, conforme os nodes vão diminuindo, o custo por transitor vai aumentando, o que resulta em chips cada vez mais caros para serem criados e produIdos.

Que não lançasse. Mercado low end era justamente o maior mercado. A 1060 ainda é maioria na Steam.

Não tem desculpa, a AMD aproveitou a falta de GPUs e lançou uma porcaria no mercado, sabendo que ela ia vender para os desesperados.
 
Que não lançasse. Mercado low end era justamente o maior mercado. A 1060 ainda é maioria na Steam.

Não tem desculpa, a AMD aproveitou a falta de GPUs e lançou uma porcaria no mercado, sabendo que ela ia vender para os desesperados.
Mas esse foi o motivo mesmo, ela só aproveitou a situação do mercado atualmente e lançou sabendo que vai vender não importa a merda que for.
 
No geral o mercado de GPU low-end no desktop está morto,Alem de serem de longe os produtos com menor margem no mercado de PC, conforme os nodes vão diminuindo, o custo por transitor vai aumentando, o que resulta em chips cada vez mais caros para serem criados e produIdos.
Mercado de low-end sempre foi o MAIOR mercado, mercado esse que impulsionou a AMD por um bom tempo na epoca das 7750/260x e depois com as 470/480 (Que inclusive a desculpa para AMD lançar só a 480 e nada mais "high-end" era que o mercado low end era o maior mercado :shrug: )

Essa placa é uma tapa na cara de quem sempre defendeu o CxB da marca.
 
Mercado de low-end sempre foi o MAIOR mercado, mercado esse que impulsionou a AMD por um bom tempo na epoca das 7750/260x e depois com as 470/480 (Que inclusive a desculpa para AMD lançar só a 480 e nada mais "high-end" era que o mercado low end era o maior mercado :shrug: )

Essa placa é uma tapa na cara de quem sempre defendeu o CxB da marca.
fato, a amd dominava no custo benefício low end, porém tentou dar uma de esperta e pegar os necessitados com o pires na mão e quebrou a cara, a 3050 canibalizou esta placa, um amigo meu acabou de comprar uma rtx 3050 no aliexpress em loja confiável dele que ele já comprou antes por 1413 reais, mesmo se for taxado ele tá rindo a toa, se não for então nem se fala
 
E para não falar que tô conversando fiado só olhar meus posts antigos (Já tive 7750, R7 260x, R9 280X, R9 380, 470, 480) todas AMD (POST de 2015):
Uso uma R9 380 MSI 4GB, em uma EVGA 430 watts, com Water Cooler, 3 fans, 2 HD e 1 SSD.

Usava uma R9 280X SAPPHIRE em uma CORSAIR 500W (Sendo que a R9 280X gasta mais energia), com Water Cooler e o escambau no PC...

Amigo sua fonte não deve estar entregando o máximo dela, mais pegar uma fonte de 600W acho um baita exagero.

Tente ver se sua fonte não esta com problemas, pois ela e bem recomendada e "DEVERIA" dar conta do recado.

Já defendi demais a AMD aqui e em outros foruns, porem o que ela tem feito atualmente tá longe de se igualar aos feitos do passado.
 
Última edição:
fato, a amd dominava no custo benefício low end, porém tentou dar uma de esperta e pegar os necessitados com o pires na mão e quebrou a cara, a 3050 canibalizou esta placa, um amigo meu acabou de comprar uma rtx 3050 no aliexpress em loja confiável dele que ele já comprou antes por 1413 reais, mesmo se for taxado ele tá rindo a toa, se não for então nem se fala
Reza para placa dele nunca dar problema.
 
Eu ultimamente estou tendo problemas relacionados a falha no driver. O jogo crasha e aparece aquela mensagem que o driver falhou. Não posso ainda culpar o driver em si pq meu overclock nas memórias não está 100% e inclusive percebo por ventura uma travadinha como se tudo ficasse lento por 1 segundo.

Ainda vou dar um tapa nesse over pra acabar de vez com o problema nas memórias. Tomara que o problema seja nisso pq senão fica foda jogar um jogo online e ele crashar pq o driver falhou.
 
Eu também não uso nem FSR nem DLSS (quando estava com a 3070 Ti no PC principal). Prefiro rodar na resolução nativa e, se quiser mais fps, abaixar os gráficos.
Diferente do passado, os jogos de hoje continuam bem bonitos no Medium~High, e se tu gastar 30 segundos pra olhar na Internet qual configuração é a melhor em termos de gŕaficos x performance, dá pra ter o melhor dos dois mundos.
A imagem do FSR é feia, e o DLSS tem ghosting horrível em jogos rápidos. Pra mim, era mais confortável não usar nenhum. hehe

Eu ultimamente estou tendo problemas relacionados a falha no driver. O jogo crasha e aparece aquela mensagem que o driver falhou. Não posso ainda culpar o driver em si pq meu overclock nas memórias não está 100% e inclusive percebo por ventura uma travadinha como se tudo ficasse lento por 1 segundo.

Ainda vou dar um tapa nesse over pra acabar de vez com o problema nas memórias. Tomara que o problema seja nisso pq senão fica foda jogar um jogo online e ele crashar pq o driver falhou.

Sua RAM está com overclock? Se não está, você tentou subir um pouco a tensão delas?
Já vi muitas vezes RAM instável matar o driver da AMD.
 
Bom, eu não posso falar do DLSS porque nunca usei e sei que ver vídeos na internet nunca é a mesma coisa do que de fato o que vc roda e vê na sua máquina ao vivo. FSR só testei nuns 3 jogos e achei bom. Me parece (digo parece pq, novamente, não conheço o DLSS, então me baseio em comentários de quem conhece as duas tecnologias) que o FSR é superior ao DLSS 1.0, mas obviamente inferior ao mais atual. Por ser o FSR 1.0, digamos assim, parece ser bem mais satisfatório do que o DLSS 1.0. Eu realmente não uso pq ainda não precisei.
 
Dias atrás apareceu um erro que dizia que algum driver estava desatualizado, parece que era um conflito com algum driver que o windows atualizou. Por causa disso o adrenalin não abria, então passei o ddu e atualizei o driver, mas passou a dar problema com alguns jogos. Passei o ddu novamente e instalei um driver mais antigo, mas o problema persiste.
Acho que fiquei uns 6 meses sem nenhum problema, e agora isso acontece do nada. :kidding:
 
fato, a amd dominava no custo benefício low end, porém tentou dar uma de esperta e pegar os necessitados com o pires na mão e quebrou a cara, a 3050 canibalizou esta placa, um amigo meu acabou de comprar uma rtx 3050 no aliexpress em loja confiável dele que ele já comprou antes por 1413 reais, mesmo se for taxado ele tá rindo a toa, se não for então nem se fala

Essa placa nem liberou a venda ainda, como que ele comprou?
 
Vai ter que ser o clique mais rápido do velho oeste, já vi essa promoção correndo em todos os sites de ofertas e promoções que acesso, milhares de pessoas já estão ligadas, e são apenas os brasileiros, tem o resto do mundo e os bots para concorrer também.
 
Que não lançasse. Mercado low end era justamente o maior mercado. A 1060 ainda é maioria na Steam.

Não tem desculpa, a AMD aproveitou a falta de GPUs e lançou uma porcaria no mercado, sabendo que ela ia vender para os desesperados.
E tá errada?

A demanda para placa de $200 está aí, para fazer uma placa melhor, o preço final seria muito maior, a 6500 XT é uma porcaria, mas é o que dá pra produzir no mercado atual pra vender por $200, basta olhar como a oferta inicial desapareceu das lojas e a placa mais barata já está em $240, e ninguém está comprando essa placa pra minerar, quem pode pagar um pouco mais por algo melhor, deveria ter comprado a 6600 ou 6600 XT quando lançaram porque tinha disponível a MSRP.

Quem acha que a 3050 vai aparecer por $250 precisa ter uma conversa urgente com a realidade, nenhuma placa lançada pela Nvidia no último ano chegou ao mercado pelo MSRP, mesmo a 3070 que comprei no lançamento já custou $150 a mais, 3050 no mínimo vai custar $400.
 
mas é o que dá pra produzir no mercado atual pra vender por $200
Não é, esse projeto é porco, as trilhas já existem inclusive, era só deixar elas ligadas.
Simplesmente aproveitaram o projeto de notebook e foda-se.

basta olhar como a oferta inicial desapareceu das lojas e a placa mais barata já está em $240
O contrario, aqui essa placa diminuiu de valor apos o lançamento, ninguem quer comprar essa bomba.
Em pre venda estava 2249, agora já esta 1799.

O aumento do preço lá fora não se dá pela falta de placas, sim pelo "mercado", estão forçando um valor acima da media, se colar colou.
 
Não é, esse projeto é porco, as trilhas já existem inclusive, era só deixar elas ligadas.
Simplesmente aproveitaram o projeto de notebook e foda-se.


O contrario, aqui essa placa diminuiu de valor apos o lançamento, ninguem quer comprar essa bomba.
Em pre venda estava 2249, agora já esta 1799.

O aumento do preço lá fora não se dá pela falta de placas, sim pelo "mercado", estão forçando um valor acima da media, se colar colou.
Adoraria ver a fonte dessa informação de que era só deixar "trilhas ligadas".

O mercado refuta essa tese de que dava pra ser melhor pelo mesmo preço com o fato de existirem zero placas melhores pelo mesmo preço.

O Brasil é um universo diferente e eu nem levo em consideração (não vivo mais aí), 1799 são $333 por uma placa de $200, isso é apenas o vendedor abaixando o preço porque colocou um preço inicial alto demais.

No países que não tem um "preço brasil", o valor inicial subiu (felizmente pouco), ninguém quer uma 6500 XT, mas muita gente quer uma placa por menos de $250, então compram a única que existe por esse preço.
 
E tá errada?

A demanda para placa de $200 está aí, para fazer uma placa melhor, o preço final seria muito maior, a 6500 XT é uma porcaria, mas é o que dá pra produzir no mercado atual pra vender por $200, basta olhar como a oferta inicial desapareceu das lojas e a placa mais barata já está em $240, e ninguém está comprando essa placa pra minerar, quem pode pagar um pouco mais por algo melhor, deveria ter comprado a 6600 ou 6600 XT quando lançaram porque tinha disponível a MSRP.

Quem acha que a 3050 vai aparecer por $250 precisa ter uma conversa urgente com a realidade, nenhuma placa lançada pela Nvidia no último ano chegou ao mercado pelo MSRP, mesmo a 3070 que comprei no lançamento já custou $150 a mais, 3050 no mínimo vai custar $400.

Mas aí que tá, no papel, a 3050 é uma placa muito melhor e a diferença de preço é baixa. Se vai ser vendida por esse preço, são outros quinhentos, é questão da dinâmica atual do mercado. Mas o preço oficial é esse.

E não se engane com essa balela de "é o que dá para fazer com 200 dólares". Desde a 6900XT pra 6500XT, a diferença do custo de produção é mínimo.

Há um tempo atrás tinha uma pesquisa mostrando que o custo da GTX 1080Ti era de menos de 200 dólares e ela era vendida por 1000.

O custo é do silício inteiro, logo vc pode fazer umas 5 6900XT ou umas 15 6500XT. De resto, talvez os chips de memória façam o preço variar, mas é pouco.
 
Mas aí que tá, no papel, a 3050 é uma placa muito melhor e a diferença de preço é baixa. Se vai ser vendida por esse preço, são outros quinhentos, é questão da dinâmica atual do mercado. Mas o preço oficial é esse.

E não se engane com essa balela de "é o que dá para fazer com 200 dólares". Desde a 6900XT pra 6500XT, a diferença do custo de produção é mínimo.

Há um tempo atrás tinha uma pesquisa mostrando que o custo da GTX 1080Ti era de menos de 200 dólares e ela era vendida por 1000.

O custo é do silício inteiro, logo vc pode fazer umas 5 6900XT ou umas 15 6500XT. De resto, talvez os chips de memória façam o preço variar, mas é pouco.

Mais um falando por achismo, quer comparar o custo da 1080 de milênios atrás com agora que subiu tudo, até o envio de placas por containers TRIPLICOU , deveria pesquisar mais e bostejar menos cara, isso só atrapalha o tópico, se eu não sei de algo que está sendo discutido aqui, eu nem perco tempo em postar.
 
Mas aí que tá, no papel, a 3050 é uma placa muito melhor e a diferença de preço é baixa. Se vai ser vendida por esse preço, são outros quinhentos, é questão da dinâmica atual do mercado. Mas o preço oficial é esse.

E não se engane com essa balela de "é o que dá para fazer com 200 dólares". Desde a 6900XT pra 6500XT, a diferença do custo de produção é mínimo.

Há um tempo atrás tinha uma pesquisa mostrando que o custo da GTX 1080Ti era de menos de 200 dólares e ela era vendida por 1000.

O custo é do silício inteiro, logo vc pode fazer umas 5 6900XT ou umas 15 6500XT. De resto, talvez os chips de memória façam o preço variar, mas é pouco.
Por esse ponto de vista, bastava a AMD anunciar que o preço oficial da 6500 XT era $100 pra você achar um bom produto?

Velho, o mundo passou pela maior impressão de dinheiro já vista, em 2020 eu ia pro trabalho e voltava a semana toda abastecendo £20, agora gasto £35, tudo está muito mais caro e placas de vídeo estão no olho desse furacão.

Agora olha o que eu disse sobre o preço da 3050:

gDhatwv.jpeg


6600:

iCFRhr7.jpeg


A 6500 XT em comparação:
PQ28RCY.jpeg

Aliás, o lixão esgotou em todas as outras lojas de UK que conheço.

Preço da 6600 XT:
ZxVBkFk.jpg



Porra, é 2022 e ainda existe gente que acredita em MSRP da Nvidia? Vamos acordar pra realidade galera.
 
Mais um falando por achismo, quer comparar o custo da 1080 de milênios atrás com agora que subiu tudo, até o envio de placas por containers TRIPLICOU , deveria pesquisar mais e bostejar menos cara, isso só atrapalha o tópico, se eu não sei de algo que está sendo discutido aqui, eu nem perco tempo em postar.

O preço do container vai influenciar o preço final, não o custo de produção. Por acaso o frete é mais caro dependendo da placa? :burro:

O custo de produção das placas é basicamente o mesmo. As fabricantes produzem wafers de silício contendo o processamento da GPU. Aí o wafer é dividido dependendo da placa que se vai fazer. Todo o custo total entre uma placa low end e uma high end, não muda tanto, o que muda é quantos wafers são necessários para x produtos.

Como as placas mais high end demandam mais silício, o aproveitamento é menor e precisa se produzir mais.

No fim, o custo de produção de uma GPU é menos de 10% do valor cobrado. Claro, que tem R&D, mas isso varia bastante, pois nem sempre é introduzido novas tecnologias.

É assim com qualquer hardware, somente os consoles são vendidos com prejuízo, porque eles recuperam com software. Os demais, o lucro é 100, 200, 300%. Os iPhones conseguem ser ainda mais drásticos nesse aspecto.

main-qimg-6403f55cb20c1d60781ee62f9b86a20e-lq



Por esse ponto de vista, bastava a AMD anunciar que o preço oficial da 6500 XT era $100 pra você achar um bom produto?

Velho, o mundo passou pela maior impressão de dinheiro já vista, em 2020 eu ia pro trabalho e voltava a semana toda abastecendo £20, agora gasto £35, tudo está muito mais caro e placas de vídeo estão no olho desse furacão.

Agora olha o que eu disse sobre o preço da 3050:

gDhatwv.jpeg


6600:

iCFRhr7.jpeg


A 6500 XT em comparação:
PQ28RCY.jpeg

Aliás, o lixão esgotou em todas as outras lojas de UK que conheço.

Preço da 6600 XT:
ZxVBkFk.jpg



Porra, é 2022 e ainda existe gente que acredita em MSRP da Nvidia? Vamos acordar pra realidade galera.

Pois bem tinha loja vendendo no MSRP, acabou em segundos óbvio. Mas isso não tem nada a ver. A 6500XT não subiu tanto porque é uma porcaria, as vendas devem estar fracas mesmo com tanta demanda.

O ponto era atacar o seu argumento falho de que era o que dava para a AMD entregar por $200.

Aceitar isso é assinar o atestado de bobo e aceitar a empresa te fazer de bobo.
 
O preço do container vai influenciar o preço final, não o custo de produção. Por acaso o frete é mais caro dependendo da placa? :burro:

O custo de produção das placas é basicamente o mesmo. As fabricantes produzem wafers de silício contendo o processamento da GPU. Aí o wafer é dividido dependendo da placa que se vai fazer. Todo o custo total entre uma placa low end e uma high end, não muda tanto, o que muda é quantos wafers são necessários para x produtos.

Como as placas mais high end demandam mais silício, o aproveitamento é menor e precisa se produzir mais.

No fim, o custo de produção de uma GPU é menos de 10% do valor cobrado. Claro, que tem R&D, mas isso varia bastante, pois nem sempre é introduzido novas tecnologias.

É assim com qualquer hardware, somente os consoles são vendidos com prejuízo, porque eles recuperam com software. Os demais, o lucro é 100, 200, 300%. Os iPhones conseguem ser ainda mais drásticos nesse aspecto.

main-qimg-6403f55cb20c1d60781ee62f9b86a20e-lq





Pois bem tinha loja vendendo no MSRP, acabou em segundos óbvio. Mas isso não tem nada a ver. A 6500XT não subiu tanto porque é uma porcaria, as vendas devem estar fracas mesmo com tanta demanda.

O ponto era atacar o seu argumento falho de que era o que dava para a AMD entregar por $200.

Aceitar isso é assinar o atestado de bobo e aceitar a empresa te fazer de bobo.
Tinha 3050 por MSRP, fonte::confia:
FKHfGrHVQAAhBVU


A realidade dos preços na tua cara e tu ainda que acreditar em MSRP mágico, das 5 maiores lojas de PC hardware em UK, apenas duas ainda tem a RX 6500 XT e ambas colocaram estoque a venda hoje, mas ninguém quer comprar, porque? :confia:.

Edit: Achei a 3050 a MSRP, compra lá:

 
O preço do container vai influenciar o preço final, não o custo de produção. Por acaso o frete é mais caro dependendo da placa? :burro:

O custo de produção das placas é basicamente o mesmo. As fabricantes produzem wafers de silício contendo o processamento da GPU. Aí o wafer é dividido dependendo da placa que se vai fazer. Todo o custo total entre uma placa low end e uma high end, não muda tanto, o que muda é quantos wafers são necessários para x produtos.

Como as placas mais high end demandam mais silício, o aproveitamento é menor e precisa se produzir mais.

No fim, o custo de produção de uma GPU é menos de 10% do valor cobrado. Claro, que tem R&D, mas isso varia bastante, pois nem sempre é introduzido novas tecnologias.

É assim com qualquer hardware, somente os consoles são vendidos com prejuízo, porque eles recuperam com software. Os demais, o lucro é 100, 200, 300%. Os iPhones conseguem ser ainda mais drásticos nesse aspecto.

main-qimg-6403f55cb20c1d60781ee62f9b86a20e-lq





Pois bem tinha loja vendendo no MSRP, acabou em segundos óbvio. Mas isso não tem nada a ver. A 6500XT não subiu tanto porque é uma porcaria, as vendas devem estar fracas mesmo com tanta demanda.

O ponto era atacar o seu argumento falho de que era o que dava para a AMD entregar por $200.

Aceitar isso é assinar o atestado de bobo e aceitar a empresa te fazer de bobo.

Vou nem perder tempo mais, não sabe nada sobre inflação e custo de produção mesmo, uma pena, boa sorte ae

JhNVJ7W.jpg



fYmRw84.jpg
 
Última edição:
Gente, desculpe ser chato.

Mas vocês estão realmente comparando a RTX 3050 com a RX 6500 XT?

A RTX 3050 é uma placa de $350~$450.

A RX 6500 XT é uma placa de $200~$250.

São segmentos de preços diferentes.

Vocês ainda acreditam em MSRP? especialmente vindo da NVIDIA?
 
Tinha 3050 por MSRP, fonte::confia:
FKHfGrHVQAAhBVU


A realidade dos preços na tua cara e tu ainda que acreditar em MSRP mágico, das 5 maiores lojas de PC hardware em UK, apenas duas ainda tem a RX 6500 XT e ambas colocaram estoque a venda hoje, mas ninguém quer comprar, porque? :confia:.

Edit: Achei a 3050 a MSRP, compra lá:


Tinha na Newegg, tinha na MicroCenter.

Cara, como falei, o preço varia conforme a demanda. O preço é da loja oras. Mesma coisa das placas AMD.
Ninguém quer a 6500XT, então o preço vai ficar mais estagnado.

Vou nem perder tempo mais, não sabe nada sobre inflação e custo de produção mesmo, uma pena, boa sorte ae

JhNVJ7W.jpg



fYmRw84.jpg

Você também pelo visto não sabe. Essa tabelinha tenta montar um preço, sendo que nenhuma empresa calcula assim. O preço é do waffer, não da unidade.

Mas deixa pra lá, já vi que é tão fanboy, mas tão fanboy, que vai arrumar qualquer desculpa para ignorar os fatos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo