[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Que essa queda seja pra posicionar as novas no MSRP atual. Oremos, amiguinhos, se não lascou...
Ta com um sinal promissor, acho que AMD vem para brigar no preço

N usei em outras aplicações
Vc comprou uma 6800 XT só pra jogar FIFA em 1080P? Aí fica difícil ajudar melhor, mas tenha em mente que quanto menor a resolução, maior será a carga sobre a CPU e não GPU.
Outra dica que posso deixar é: Se não quiser se incomodar com isso, fecha o Afterburner :pense:

Vc comprou uma 6800 XT só pra jogar FIFA em 1080P? Aí fica difícil ajudar melhor, mas tenha em mente que quanto menor a resolução, maior será a carga sobre a CPU e não GPU.
Outra dica que posso deixar é: Se não quiser se incomodar com isso, fecha o Afterburner :pense:
entendi. Vou tentar. Eu pensei que pudesse existir tipo um software que transferisse a carga pra gpu ou algo do tipo. mas de todo modo agradeço. Vou tentar outro monitor

Sim, fica em 50% uso da gpu com 140 de fps… nao ha nada que faça usar mais a gpu

To quase pegando um monitor pra jogar acima de full hd porque talvez assim eu conseguiria mais uso da gpu

Você comprou um Porche pra andar em rua de barro :haha:, a minha 6800 XT tá num monitor 1440p 240Hz, Doom Eternal por exemplo joguei travado em 240 FPS.

Se quiser fazer a placa trabalhar mais, liga o Virtual Super Resolution e o GPU scaling, na aba Display do driver, isso permite renderizar em uma resolução maior que a nativa do monitor, vai funcionar tipo um AA, e você ainda pode ligar o FSR em cima disso.

Placas gráficas AMD Radeon RX 7000 “RDNA 3” supostamente lançadas em dezembro, é difícil competir com as GPUs RTX 40 da NVIDIA.​

pifERaC.png

AMD lançará duas placas gráficas Radeon RX 7000 em dezembro, desempenho geral fica aquém em Ray Tracing e Rasterização vs GPUs RTX 40 da NVIDIA, alega rumores​

De acordo com o Enthusiast Citizen , a AMD apresentará oficialmente sua família de placas gráficas RDNA 3 sob a bandeira Radeon RX 7000 no dia 3 de novembro. Isso já foi oficializado pela equipe vermelha. O lançamento no varejo dessas placas gráficas ocorrerá em dezembro, então estamos com quase um mês de atraso, o que não deve ser uma surpresa, considerando que o mesmo aconteceu com os processadores Ryzen 7000 da AMD, que foram lançados oficialmente no final de agosto, mas não atingiu o lançamento no varejo até o final de setembro.

O vazador explica que teremos duas placas gráficas Radeon RX 7000 denominadas como "primeiro carro-chefe" e "segundo carro-chefe". Não se sabe se isso está se referindo às matrizes Navi 31 e Navi 32 ou duas variantes da GPU Navi 31. Tenha certeza, ambas as GPUs virão com um design MCM e apresentarão o nó de processo de 5 nm da TSMC.

A1nr3eW.png

O Enthusiast Citizen continua afirmando o desempenho da AMD Radeon RX 70000 com a arquitetura gráfica RDNA 3. Em termos de ray tracing e desempenho de rasterização, a linha AMD pode ter dificuldade em competir com as placas da série GeForce RTX 40 da NVIDIA recentemente introduzidas e especialmente com a RTX 4090 , que oferece de 50 a 100% de melhoria nas cargas de trabalho rasterizadas padrão e impulsiona ainda mais a envelope de desempenho em ray tracing e títulos DLSS. Como tal, a AMD pode não estar tão confiante em termos de preços com sua linha Radeon quanto com a linha Ryzen.

OdAOBh9.png

Embora o vazador tenha um bom histórico, é aconselhável levar essas informações com cautela até obtermos informações oficiais da própria AMD. É possível que as estimativas de desempenho mencionadas aqui sejam baseadas em amostras iniciais ou drivers iniciais e essa não será a primeira vez que esse será o caso.

A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 serão lançadas em novembro com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

• Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache infinito AMD de última geração
  • Recursos aprimorados de rastreamento de raios
  • Gerenciamento de energia adaptável refinado
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2

zqdiN8O.jpg

A linha de GPUs AMD Radeon RX 7000 "RDNA 3" baseada nas GPUs Nav 3x está confirmada para lançamento no dia 3 de novembro e também teremos variantres personalizadas reeladas no memso dia. Apenas alguns dias atrás, várias placas da série AMD Radeon RX 7000 não lançadas foram listadas na calculadora de potência Enermax PSU e isso pode ou não ser uma dica provável para a próxima programação.

Configurações de GPU AMD RDNA 3 Navi 3X (preliminar)​

h2ruqeg.png

A AMD não precisa de uma placa com a mesma performance da 4090, basta algo próximo e com preço mais baixo.

Ray tracing, se tiver o desempenho comparável a RTX 30, já vai atender muita gente.

Placas gráficas AMD Radeon RX 7000 “RDNA 3” supostamente lançadas em dezembro, é difícil competir com as GPUs RTX 40 da NVIDIA.​

pifERaC.png

AMD lançará duas placas gráficas Radeon RX 7000 em dezembro, desempenho geral fica aquém em Ray Tracing e Rasterização vs GPUs RTX 40 da NVIDIA, alega rumores​

De acordo com o Enthusiast Citizen , a AMD apresentará oficialmente sua família de placas gráficas RDNA 3 sob a bandeira Radeon RX 7000 no dia 3 de novembro. Isso já foi oficializado pela equipe vermelha. O lançamento no varejo dessas placas gráficas ocorrerá em dezembro, então estamos com quase um mês de atraso, o que não deve ser uma surpresa, considerando que o mesmo aconteceu com os processadores Ryzen 7000 da AMD, que foram lançados oficialmente no final de agosto, mas não atingiu o lançamento no varejo até o final de setembro.

O vazador explica que teremos duas placas gráficas Radeon RX 7000 denominadas como "primeiro carro-chefe" e "segundo carro-chefe". Não se sabe se isso está se referindo às matrizes Navi 31 e Navi 32 ou duas variantes da GPU Navi 31. Tenha certeza, ambas as GPUs virão com um design MCM e apresentarão o nó de processo de 5 nm da TSMC.

A1nr3eW.png

O Enthusiast Citizen continua afirmando o desempenho da AMD Radeon RX 70000 com a arquitetura gráfica RDNA 3. Em termos de ray tracing e desempenho de rasterização, a linha AMD pode ter dificuldade em competir com as placas da série GeForce RTX 40 da NVIDIA recentemente introduzidas e especialmente com a RTX 4090 , que oferece de 50 a 100% de melhoria nas cargas de trabalho rasterizadas padrão e impulsiona ainda mais a envelope de desempenho em ray tracing e títulos DLSS. Como tal, a AMD pode não estar tão confiante em termos de preços com sua linha Radeon quanto com a linha Ryzen.

OdAOBh9.png

Embora o vazador tenha um bom histórico, é aconselhável levar essas informações com cautela até obtermos informações oficiais da própria AMD. É possível que as estimativas de desempenho mencionadas aqui sejam baseadas em amostras iniciais ou drivers iniciais e essa não será a primeira vez que esse será o caso.

A AMD confirmou que suas GPUs RDNA 3 serão lançadas em novembro com um grande aumento de desempenho. O vice-presidente sênior de engenharia da empresa, Radeon Technologies Group, David Wang, disse que as GPUs de última geração para a série Radeon RX 7000 oferecerão mais de 50% de desempenho por aumento de watt em relação às GPUs RDNA 2 existentes. Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:

• Nó de Processo de 5 nm
  • Embalagem Chiplet Avançada
  • Unidade de computação rearquitetada
  • Pipeline Gráfico Otimizado
  • Cache infinito AMD de última geração
  • Recursos aprimorados de rastreamento de raios
  • Gerenciamento de energia adaptável refinado
  • >50% Perf/Watt vs RDNA 2

zqdiN8O.jpg

A linha de GPUs AMD Radeon RX 7000 "RDNA 3" baseada nas GPUs Nav 3x está confirmada para lançamento no dia 3 de novembro e também teremos variantres personalizadas reeladas no memso dia. Apenas alguns dias atrás, várias placas da série AMD Radeon RX 7000 não lançadas foram listadas na calculadora de potência Enermax PSU e isso pode ou não ser uma dica provável para a próxima programação.

Configurações de GPU AMD RDNA 3 Navi 3X (preliminar)​

h2ruqeg.png
De saída tu já sabe q o cara esta mentindo. A propria amd ja cravou 50% a mais de perf/watt oq já coloca no minimo a 7900 xt a 10% da 4090.

Estou bem confiante que a performance será quase a mesma da 4090 e claro custando menos.
Com certeza ficará abaixo em rt. Se isso é importante não há pq considerar amd.

Lembrem se que dessa vez a AMD vai fazer as GPUS forma bem inovadora... pode dar muito certo e vir a surpreender a todos, mas também pode dar errado e decepcionar ( igual ao caso da FURY X e a memoria HBM, competia com a 980 ti mas por ser algo inovador se esperava muito mais). Tem também o fato de essa vez a NVIDIA estar usando um processo de fabricação um pouco melhor que o da AMD ( N4 X N5) so ai já se tira de 10 a 15% de performance ou eficiência a mais.

A AMD não precisa de uma placa com a mesma performance da 4090, basta algo próximo e com preço mais baixo.

Ray tracing, se tiver o desempenho comparável a RTX 30, já vai atender muita gente.

Eu me incluo nessa.

Ficará mas custando menos e com performance parecida quem vai ganhar é o consumidor final.
Cara rt se ela dobrar a perf. Vai bater as 3xxx mas ainda ficaŕa longe da 4090. Exemplo cyberpunk. Se ela dobrar a perf, bateria a 3090 ti mas ainda ficaria abaixo e distante da 4090.

Eu confesso q n me importo. Se o raster estiver la eu vou de amd. Caguei pra ray tracing.

Cara rt se ela dobrar a perf. Vai bater as 3xxx mas ainda ficaŕa longe da 4090. Exemplo cyberpunk. Se ela dobrar a perf, bateria a 3090 ti mas ainda ficaria abaixo e distante da 4090.

Eu confesso q n me importo. Se o raster estiver la eu vou de amd. Caguei pra ray tracing.

Pois é, eu tenho uma Nvidia hoje e as vezes até esqueço de habiliar o RT nos jogos, no meu caso não muda em nada, espero apenas que tenha um bom desempenho bruto e um preço competitivo.

Boa noite pessoal,

Espero que não seja muito fora do tópico.

Com as novas gerações da NVIDIA/AMD saindo pretendo comprar uma RX 6900 XT. Hoje tenho uma RX 5700 XT e me serviu muito bem desde o lançamento(quase 3 anos). Recentemente ela está sofrendo com algumas tarefas, por exemplo: 3 VMs abertas (virtual machine), nested VM (Citrix Workspace/Servidor externo) e mais 3 monitores(2x 1080p/1x 2k). Imagino que preciso dar uma manutenção nela, pois em 30 dias ela desligou o meu PC 4x, não sei se está atingindo picos de temperatura ou se é algo diferente, agora em idle ela se encontra em 52c o que imagino que seja normal.

Anyway....vocês acham que vale apena esperar até Novembro/03 para pegar a RX 6900 XT? Ou o preço não deve cair muito até lá? Não acredito que eu tenha necessidade de uma RX 6900 XT no momento, porém pensando na possibilidade de acabar utilizando monitores 4k acho que talvez seja válido.

Diariamente por causa do meu trabalho preciso usar 3 VMs o que é altamente dependente de virtualização(CPU based), hoje tenho um Ryzen 9 5900x, acham que vale mais apena investir num Ryzen 7950X e comprar uma placa mais simples? Por exemplo: RX 6700 XT.

Obrigado!

GPU não faz muita diferença pra VMs e sim CPU + Memória.

Considere usar Linux para ter mais performance. Vc pode usar em um disco separado, se não quiser bagunçar as coisas.

Existe uma distribuição chamada Proxmox, que serve justamente para gerenciar VMs em cima de uma base Linux.

O prime da Kabum se eu assinar consigo usar o cupom na pre venda 7900 xt ?

Comparação de upscaling DLSS vs FSR vs XeSS no motor Tellusim mostra que o FSR é o mais estável

Collage-Maker-15-Oct-2022-07.02-PM-740x417.jpg

Os jogadores de PC agora têm uma variedade de opções em relação às soluções de upscaling, graças ao NVIDIA DLSS (recentemente atualizado para a versão 3.0, que inclui o componente exclusivo Frame Generation), AMD FSR (atualizado para a versão 2.1 no mês passado) e o recém-lançado Intel XeSS.

Uma nova comparação direta entre todas as três tecnologias de upscaling foi lançada pela Tellusim Technologies, fabricante do Tellusim Engine (e do benchmark GravityMark GPU). Tellusim pode não ser um nome familiar para a maioria dos leitores, mas seu criador não é outro senão Alexander Zapryagaev, que anteriormente co-fundou a mais famosa Unigine Corp. (cujo motor alimentou o recém-lançado MMO Dual Universe, disponível no Steam).

Zapryagaev tentou algumas proporções extremas de upscaling, descobrindo que enquanto o DLSS mostrava a melhor qualidade, o FSR acabou sendo o mais estável. O XeSS está definitivamente atrás dos dois em ambos os aspectos.

Uma taxa de upscaling extrema de 1:36 pode fazer a resolução Full HD (1920×1200) a partir do modo DOS 13h (320×200). Vamos ver até onde podemos ir sem alta degradação de imagem. Começaremos de 200% (1:4) e chegaremos a um extremo 600% (1:36).

O primeiro teste é o de checkboard com objetos animados simples. Nvidia DLSS mostra a melhor qualidade, mas começa a tremer após 400%. O AMD FSR2 é estável em todos os modos. Omitiremos quaisquer conclusões sobre a qualidade Intel XeSS porque estamos rodando numa GPU Nvidia.

O segundo teste é apenas uma posição mais baixa da câmera com o checkboard indo para o horizonte. Mesmos resultados aqui.

Vamos dar uma olhada em um cenário de jogo com iluminação e animações dinâmicas, contraste de cores relativamente baixo e muito ruído azul. Todas as bibliotecas de upscaling têm os mesmos dados de entrada com ruído azul e iluminação volumétrica. A resolução de renderização de destino é 2K. O tamanho da imagem de origem para o modo 600% é de apenas 428×241, mas o upscaler o transforma na resolução de destino.

No geral, o AMD FSR2 é o mais estável em todas as resoluções, com redução de ruído ainda melhor do que o DLSS 2.4. Os resultados do DLSS 3.0 e XeSS executados na GPU Intel serão adicionados posteriormente.

Vale a pena notar que isso é mais um experimento do que um cenário de caso de uso real. A implementação padrão do FSR permite apenas 2x upscaling com o Performance Mode, enquanto o DLSS vai até 3x se você selecionar Ultra Performance (embora isso seja realmente recomendado apenas ao jogar em resolução 8K), e o XeSS tem um fator de upscaling de 2,3x com o Ultra Modo de desempenho.

Como tal, descobrir qual tecnologia de upscaling é mais estável em 400% ou mais é interessante apenas em nível acadêmico.

Lembrem se que dessa vez a AMD vai fazer as GPUS forma bem inovadora... pode dar muito certo e vir a surpreender a todos, mas também pode dar errado e decepcionar ( igual ao caso da FURY X e a memoria HBM, competia com a 980 ti mas por ser algo inovador se esperava muito mais). Tem também o fato de essa vez a NVIDIA estar usando um processo de fabricação um pouco melhor que o da AMD ( N4 X N5) so ai já se tira de 10 a 15% de performance ou eficiência a mais.
Na verdade na verdade as RTX4000 não usam o nó de 4nm, é o mesmo nó de 5nm da AMD só que customizado pela NVIDIA, então é melhor que o N5 puro da TSMC, mas não chega no verdadeiro N4.
"Quanto ao que sabemos sobre o nó 4N do TSMC, é uma revisão do processo de 5nm (não confundir com 4nm/N4, que é um nó completamente diferente). O nó 4N da TSMC foi projetado exclusivamente para a NVIDIA e hospeda uma variedade de otimizações que permitem melhor eficiência de energia, desempenho e um pequeno aumento na densidade em relação ao nó TSMC 5nm original." (fonte)

Logo, 4N =/= N4. E vale lembrar também que a AMD também customiza seus nós com a TSMC, só que ela não muda o nome (a NVIDIA sempre gostou do fator marketing, então estranho seria ela não usar essa customização a seu favor).

Última edição:
O prime da Kabum se eu assinar consigo usar o cupom na pre venda 7900 xt ?

O meu acabou dia 10 agora. Se não me engano não da pra usar em pré venda e nem todos os produtos aceitam o cupom...

AMD Radeon RX 6900XT fica ainda mais barata, agora disponível por $ 669/€ 699.​

Radeon RX 6900XT custa menos de 700 USD e 740 EUR. Acontece que, apenas uma semana depois, esse preço caiu ainda mais.

Antes de entrarmos em detalhes, devemos mencionar que estes não são cortes de preços oficiais nas GPUs Radeon RX 6900XT. Pelo contrário, são ofertas limitadas de varejistas conhecidos, como a alemã Mindfactory e a Amazon US/Newegg.

BxGKrlZ.png

A Radeon RX 6900XT finalmente caiu abaixo de 699 euros. Uma venda limitada de 120 Radeon RX 6900XT da ASRock agora está sendo executada no Mindfactory. Esta é realmente a Radeon RX 6900XT mais barata de acordo com o site de comparação de preços Geizhals (a 749 euros), mas o varejista está reduzindo o preço em mais 50 euros por meio de seu programa MindStar. O preço mais baixo histórico para este cartão foi de 710 euros, mas em janeiro chegou a 1540.

EDaYkrW.png

Os negócios também estão se espalhando entre os varejistas norte-americanos. A Amazon US tem a oferta da Newegg com preço compatível da semana passada. O XFX SWIFT 319 agora é vendido a 669 USD , que é ainda mais barato que o mesmo cartão vendido pela loja oficial da Newegg. Este é um design elegante de três ventoinhas com três ventoinhas e cooler de 2,7 slots. Se você está procurando um modelo diferente por esse preço, a Newegg também tem ASRock Phantom por 669 USD .

loTFgva.jpg

O que esses acordos mostram é uma tendência clara de GPUs Radeon de ponta se tornando mais baratas. Apenas algumas semanas antes da esperada atualização da linha Navi de ponta da AMD. Sem mencionar a NVIDIA lançando sua GeForce RTX 4080 no próximo mês também. Ofertas semelhantes também podem ser encontradas para as placas RX 6950XT, mas não são tão boas quanto para o modelo 2020.

Falta esses descontos chegarem por aqui...

Users who are viewing this thread

Voltar