• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Necessidade de nobreak para problemas de queda de energia.

LuisGustavo7

New Member
Registrado
Acabei de montar um pc e estou preocupado com um problema recorrente da minha cidade… queda de energia constante. Inclusive, já perdi uma televisão assim. Pensando nisso estava analisando alguns nobreak para comprar e vi dois modelos da SMS senoidal puro e com 700VA e outro com 1500VA ambos com um custo ok para meu orçamento. Sou muito leigo enquanto a isso, e gostaria da opinião de quem entende do assunto. Um nobreak senoidal puro de 1500VA ou 700VA atenderia sem nenhum problemas a minha maquina? A fonte é uma corsair 850w e a placa de Vídeo uma 4080 + monitor dell. Agradeço desde já!
 
Mas queimou na hora que caiu ou quando a energia voltou e teve algum surto? Porque se queimou na volta, então é muito mais simples colocar um clamper pocket ou um filtro de linha como clamper energia 5 ou 8 pra segurar os surtos.

Todo no-break tem um fator de potência, geralmente varia entre 0,6 e 1, você precisa pegar esse valor do modelo específico e multiplicar pelo VA pra saber quantos watts ele aguenta. 1500VA provavelmente serve pra esse PC, mas 700VA certamente não. Mesmo tenha 1 de fato de potência e o PC não consuma isso, quando você liga uma fonte a inrush currente pode chegar à potência máxima da fonte e o no-break não iria aguentar provavelmente.
 
Mas queimou na hora que caiu ou quando a energia voltou e teve algum surto? Porque se queimou na volta, então é muito mais simples colocar um clamper pocket ou um filtro de linha como clamper energia 5 ou 8 pra segurar os surtos.

Todo no-break tem um fator de potência, geralmente varia entre 0,6 e 1, você precisa pegar esse valor do modelo específico e multiplicar pelo VA pra saber quantos watts ele aguenta. 1500VA provavelmente serve pra esse PC, mas 700VA certamente não. Mesmo tenha 1 de fato de potência e o PC não consuma isso, quando você liga uma fonte a inrush currente pode chegar à potência máxima da fonte e o no-break não iria aguentar provavelmente.
Queimou na hora que caiu mesmo.
Minha cidade acontece sempre pelo menos uma vez por semana, complicado… por isso imaginei a necessidade de um nobreak.

Agradecido pela duvida que você esclareceu muito bem amigo!
 
Manda os links dos nobreaks pra gente dar uma olhada. E só pra complementar a esplicação do mano acima, nesse caso VA e W são a mesma coisa logo se vc tem uma fonte de 850w e um nobreak de 700VA ou W não aguentaria, somado ao fator de potência que simplificando é a margem de erro da potência do nobreak.
 
Manda os links dos nobreaks pra gente dar uma olhada. E só pra complementar a esplicação do mano acima, nesse caso VA e W são a mesma coisa logo se vc tem uma fonte de 850w e um nobreak de 700VA ou W não aguentaria, somado ao fator de potência que simplificando é a margem de erro da potência do nobreak.
Obrigado amigo, estava em duvida a respeito disso. O modelo que eu fiz uma cotação foi esse: https://www.sms.com.br/governo/produtos/nobreaks/line-interactive-senoidal/nobreak-sms-gamer-1500-va
 
Aproveitando o tópico onde compartilho da mesma necessidade.

Felizmente ainda não aconteceu de vim danificar algum equipamento aqui em casa... mas eu não posso mais contar com a sorte, fazem anos que moro nesse maravilhoso bairro onde ocorre pelo menos no mínimo 1 oscilação e 1 queda de energia por mês. (aqui não precisa nem chover, é só a rede elétrica sentir o cheiro de chuva que já cai 😂)

Como eu trabalho também em home office o nobreak seria também uma proteção com os trabalhos, em caso de queda poder salvar e desligar em segurança.

Estou pesquisando a respeito sobre modelos, marcas, funções e etc, e tenho tido certa dificuldade em escolher um modelo e principalmente marca... mas eu tenho visto alguns reviews sobre esse modelo aqui da Ragtech (One Up Nitro de 2000va)

Alguém que tem esse modelo ou tem propriedades para dizer se é um bom nobreak, confiável, principalmente no quesito marca né... porque sei que marcas como SMS, Intelbrass, TS Shara, são marcas que estão mais tempo no mercado, e essa Ragtech eu nunca tinha ouvido falar.
 
Obrigado amigo, estava em duvida a respeito disso. O modelo que eu fiz uma cotação foi esse: https://www.sms.com.br/governo/produtos/nobreaks/line-interactive-senoidal/nobreak-sms-gamer-1500-va
Por quanto você conseguiu?

Aproveitando o tópico onde compartilho da mesma necessidade.

Felizmente ainda não aconteceu de vim danificar algum equipamento aqui em casa... mas eu não posso mais contar com a sorte, fazem anos que moro nesse maravilhoso bairro onde ocorre pelo menos no mínimo 1 oscilação e 1 queda de energia por mês. (aqui não precisa nem chover, é só a rede elétrica sentir o cheiro de chuva que já cai 😂)

Como eu trabalho também em home office o nobreak seria também uma proteção com os trabalhos, em caso de queda poder salvar e desligar em segurança.

Estou pesquisando a respeito sobre modelos, marcas, funções e etc, e tenho tido certa dificuldade em escolher um modelo e principalmente marca... mas eu tenho visto alguns reviews sobre esse modelo aqui da Ragtech (One Up Nitro de 2000va)

Alguém que tem esse modelo ou tem propriedades para dizer se é um bom nobreak, confiável, principalmente no quesito marca né... porque sei que marcas como SMS, Intelbrass, TS Shara, são marcas que estão mais tempo no mercado, e essa Ragtech eu nunca tinha ouvido falar.
Pela minha última e recente pesquisa, é uma bomba...
Funciona? Funciona! mas a construção não presta.

[]'s
 
Por quanto você conseguiu?


Pela minha última e recente pesquisa, é uma bomba...
Funciona? Funciona! mas a construção não presta.

[]'s
Saberia me dizer quais são as melhores opções de modelos e marcas dentro dessa margem de 2000va ?
 
Saberia me dizer quais são as melhores opções de modelos e marcas dentro dessa margem de 2000va ?
Cara, eu comprei um APC SURTA1500XL-BR em 2016, paguei caro na época por ele ser online, mas é muito bom...

No momento, estou precisando de outro e vou apostar nesse aqui (esse não é online):
91.B1.015000 - Nobreak Premium PDV Sen (GII 1500VA/4b.7Ah/FP=0,9)= R$ 2.490,00 à vista ou R$ 2.671,68 em 3x no cartão de crédito.


Por isso que eu estou curioso no preço do SMS ali de cima, porque eles são parecidos, mas o SMS é FP 0,7 e esse NHS é FP 0,9.

Ah, eu achei um TS Shara de 1000VA que era online nessa faixa de preço, mas tenho minhas ressalvas.

Dei uma olhada no youtube do pessoal desmontando ele, visualmente parece meio apertado, mas decente o projeto, porém eu ainda acho que "entrega muito pelo preço".
Talvez não usem componentes tão bons assim? não sei, não consegui chegar a aferir esse nível de qualidade.

Conhece aquele ditado: quando a esmola é demais o santo desconfia? ^^
 
Última edição:
Cara, eu comprei um APC SURTA1500XL-BR em 2016, paguei caro na época por ele ser online, mas é muito bom...

No momento, estou precisando de outro e vou apostar nesse aqui (esse não é online):
91.B1.015000 - Nobreak Premium PDV Sen (GII 1500VA/4b.7Ah/FP=0,9)= R$ 2.490,00 à vista ou R$ 2.671,68 em 3x no cartão de crédito.


Por isso que eu estou curioso no preço do SMS ali de cima, porque eles são parecidos, mas o SMS é FP 0,7 e esse NHS é FP 0,9.

Ah, eu achei um TS Shara de 1000VA que era online nessa faixa de preço, mas tenho minhas ressalvas.

Dei uma olhada no youtube do pessoal desmontando ele, visualmente parece meio apertado, mas decente o projeto, porém eu ainda acho que "entrega muito pelo preço".
Talvez não usem componentes tão bons assim? não sei, não consegui chegar a aferir esse nível de qualidade.

Conhece aquele ditado: quando a esmola é demais o santo desconfia? ^^
Pow legal, vou dar uma olhada nesses modelos que você encaminhou... eu estou entrando agora nesse mundo de nobreak, então tudo é novo para mim.
Valeu pelo norte, vai ajudar a seguir melhor na escolha.

Esse "online" que você citou seria o que exatamente em um nobreak ?
 
Pow legal, vou dar uma olhada nesses modelos que você encaminhou... eu estou entrando agora nesse mundo de nobreak, então tudo é novo para mim.
Valeu pelo norte, vai ajudar a seguir melhor na escolha.

Esse "online" que você citou seria o que exatamente em um nobreak ?
É referente a topologia do nobreak, no caso essa é a melhor topologia.

Resumo rápido:
Online = o nobreak está sempre ativo, toda a energia que flui para seus equipamentos vem diretamente dele, 100% limpa. Não há tempo de "chaveamento" caso a energia elétrica caia.
Interativa = o nobreak fornece energia da rede elétrica enquanto estiver tudo ok, quando houver falha, ele aciona o inversor e fornece energia das baterias para os equipamentos. Existe um pequeno delay nesse chaveamento.

Fora isso, existe o tipo de onda de saída, onda quadrada, senoidal por aproximação e senoidal.

A melhor é a senoidal pura, que normalmente está presente em todos os modelos online.
A maioria dos nobreak de topologia interativa usam semi senoidal, mas recentemente começaram a popularizar alguns modelos com senoidais também.
A quadrada, é a pior de todas e provavelmente você nem encontrará mais no mercado.

Aquele da NHS que eu citei é um interativo senoidal, não é o top tier, mas é o que temos para hoje :p
O da SMS que comentaram também é interativo senoidal, mas o fator de potência (FP) dele é inferior, então ele gasta mais energia para surprir determinada potência (existe mais perda).

Se você está procurando um nobreak bom para um computador que você considera importante, eu recomendo pelo menos o interativo senoidal, se tiver bala na agulha, pode ir de online senoidal.

[]'s
 
Última edição:
Vou aproveitar o tópico do colega e tentar tirar minha dúvida aqui também. No meu caso aqui em casa eu tenho o meu Pc e além disso me preocupo com a questão dos eletrodomésticos da casa (tvs, som, freezer, geladeira e etc) e gostaria de saber se aquelas "tomadas" da Iclamper atendem bem?
Meu receio é queda/surto de energia, eu queria comprar uma pra cada aparelho da casa, só na sala que eu pensei nesse outro modelo pq aí daria pra colocar várias tomadas das coisas do painel da tv

Detalhe que a casa aqui as tomadas são todas de dois pinos.
 
Vou aproveitar o tópico do colega e tentar tirar minha dúvida aqui também. No meu caso aqui em casa eu tenho o meu Pc e além disso me preocupo com a questão dos eletrodomésticos da casa (tvs, som, freezer, geladeira e etc) e gostaria de saber se aquelas "tomadas" da Iclamper atendem bem?
Meu receio é queda/surto de energia, eu queria comprar uma pra cada aparelho da casa, só na sala que eu pensei nesse outro modelo pq aí daria pra colocar várias tomadas das coisas do painel da tv

Detalhe que a casa aqui as tomadas são todas de dois pinos.
Sim, tanto o clamper pocket como o filtro de linha clamper energia 5/8 possuem função de dps, e usam varistores pra segurar possíveis surtos mesmo sem aterramento. Se for eletrônico único como geladeira pode usar o clamper pocket, e se precisar de mais tomadas bota o filtro.

Só fique atento à amperagem, pois a versão de 20a do clamper pocket provavelmente vem com o pino mais grosso, geralmente pra tomadas em redes 127v. Se a sua rede for 220v então compre a versão de 10a.
 
Sim, tanto o clamper pocket como o filtro de linha clamper energia 5/8 possuem função de dps, e usam varistores pra segurar possíveis surtos mesmo sem aterramento. Se for eletrônico único como geladeira pode usar o clamper pocket, e se precisar de mais tomadas bota o filtro.

Só fique atento à amperagem, pois a versão de 20a do clamper pocket provavelmente vem com o pino mais grosso, geralmente pra tomadas em redes 127v. Se a sua rede for 220v então compre a versão de 10a.

Muito obrigado meu brother, sou totalmente leigo e precisava tirar essa dúvida.
 
Só esqueci de avisar que os filtros de linha creio que sejam tudo 3 pinos, até onde sei só os clamper pocket possuem versão 2 pinos.

Daria pra pegar um filtro e na hora de colocar na tomada usar um pocket?
 
Queimou na hora que caiu mesmo.
Minha cidade acontece sempre pelo menos uma vez por semana, complicado… por isso imaginei a necessidade de um nobreak.

Agradecido pela duvida que você esclareceu muito bem amigo!

Geralmente quedas de tensão não são suficientes para queimar aparelhos eletrônicos. A TV pode ter sido danificada diretamente por um raio onde o surto pode ter vindo pela antena, cabo de rede ou pelo cabo HDMI de outro aparelho.

Caso more numa região de muita incidência de raios é fundamental proteger também todas as conexões da TV que poderiam ser afetados por surtos. Isso vale também para o PC com modem em par metálico e com cabos de rede que passem na parte externa da casa ou de forma subterrânea.
 
Última edição:
Daria pra pegar um filtro e na hora de colocar na tomada usar um pocket?
Não, porque o fêmea do pocket 2 pinos também é 2 pinos. Nesse caso melhor trocar a tomada de uma vez, um conjunto de tomada às vezes sai mais barato que um adaptador e é fácil de trocar, ou bota um adaptador.
 
Obrigado amigo, estava em duvida a respeito disso. O modelo que eu fiz uma cotação foi esse: https://www.sms.com.br/governo/produtos/nobreaks/line-interactive-senoidal/nobreak-sms-gamer-1500-va
Repostando oq coloquei em outro tópico:
Peguei um SMS Gamer 2kVA por 2k, bem bom e já quebrou bem o galho. Tô na espera de um módulo de bateria pra ele pra aumentar o runtime.
Já tive quedas de energia com ele e segurou bem, como meu setup é meio pesado ele morre em 10~30 min (ainda com tempo de sobra pra salvar as coisas de desligar o PC).

Preferi pegar um interativo por conta do barulho, os online geralmente são bem barulhentos.
 
acho que esquema se tem queda demais de energia é vende pc desktop e compra notebook ae bateria aguenta se a energia cair por pelo menos 1h
 
A capacidade de absorção de energia provinda de picos de energia de DPS nível III, como esses iClamper, os filtros/réguas da Clamper e afins é baixa. É uma última "camada" que depende de outras duas: DPS de classes I e II. Existe amplo material técnico na internet sobre o assunto.

Ter a proteção é bacana, mas nenhuma rede deve ter falhas graves com recorrência. Se você tem problemas com surtos frequentes, acione a companhia elétrica. Caso não resolva, busque o PROCON com o protocolo do atendimento, registre uma reclamação no consumidor.gov.br e procure a ouvidoria da ANEEL.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo