[TÓPICO DEDICADO] NextDNS - Servidor de DNS na Nuvem

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos werlitong
  • Data de Início Data de Início
Queria esclarecer uma dúvida com vcs sobre o nextdns. Eu uso ele no meu ac68u com merlin, uso o protocolo dot do nextdns. Só que pesquisando alguns tutoriais de configuração, alguns além de configurar o dot no roteador, recomendam utilizar o doh nos navegadores para complementar a proteção, isso realmente é necessário? No windows tem até no painel de configuração do nextdns explicando ativar o doh nele, isso é necessário, visto que o dot está ativo no merlin?

Queria esclarecer uma dúvida com vcs sobre o nextdns. Eu uso ele no meu ac68u com merlin, uso o protocolo dot do nextdns. Só que pesquisando alguns tutoriais de configuração, alguns além de configurar o dot no roteador, recomendam utilizar o doh nos navegadores para complementar a proteção, isso realmente é necessário? No windows tem até no painel de configuração do nextdns explicando ativar o doh nele, isso é necessário, visto que o dot está ativo no merlin?
Recomendo ativar a configuração Wan > Enable DNS Rebind protection.

Mesmo com o NextDNS configurado no roteador, caso a configuração não esteja habilitada, as aplicações que possuem dns próprio continuaram a conectar pelo DNS próprio ao invés do DNS configurado no roteador.

Pode tentar habilitar a configuração evasão de bloqueios do NextDNS, caso não dê certo a configuração do Roteador.

Recomendo ativar a configuração Wan > Enable DNS Rebind protection.

Mesmo com o NextDNS configurado no roteador, caso a configuração não esteja habilitada, as aplicações que possuem dns próprio continuaram a conectar pelo DNS próprio ao invés do DNS configurado no roteador.

Pode tentar habilitar a configuração evasão de bloqueios do NextDNS, caso não dê certo a configuração do Roteador.
Eu não sabia disso, te agradeço pela explicação, vou habilitar ela no merlin agora. Se não me engano, a opção evasão de bloqueios está habilitada no painel de configurações do nextdns, mas irei checar para ver se realmente está habilitada.

Mais alguém que use a Claro (fixo no caso) tá com problema ao usar o nextdns? Há semanas que venho notando problemas do tipo: páginas que não carregam, às vezes acontece uma demora pra receber ou enviar mensagens no WhatsApp, apps que não carregam...

Nisso eu tenho que desativar e reativar o nextdns pra funcionar. Na Vivo tá funcionando maravilhosamente bem, só na claro que tá essa frescura.

Mais alguém que use a Claro (fixo no caso) tá com problema ao usar o nextdns? Há semanas que venho notando problemas do tipo: páginas que não carregam, às vezes acontece uma demora pra receber ou enviar mensagens no WhatsApp, apps que não carregam...

Nisso eu tenho que desativar e reativar o nextdns pra funcionar. Na Vivo tá funcionando maravilhosamente bem, só na claro que tá essa frescura.
Meu amigo, boa tarde!
Vou responder sua pergunta e dar minha opinião sobre o serviço.
Sim, possuo internet da Claro HFC (plano de 500mb) e também notei, usando o NextDNS, que várias páginas começaram a travar e não carregar.
Pesquisando no Fórum da NextDNS descobri que dava para colocar alguns comandos pelo site como lista branca e, dessa forma, meu problema resolvido.
A grande questão é que após duas semanas usando a NextDNS, descobri que os DNS da cloudflare é muito melhor para mim em todos os sentidos.
Com os DNS da cloudflare minha internet da Claro é outro mundo

alguém tem alguma ideia do pq isso fica flopando meu nextdns? Filtrei em 30 min e olha quantas vezes aparece.
6YD3Mum.png
Ziqixlh.png

alguém tem alguma ideia do pq isso fica flopando meu nextdns? Filtrei em 30 min e olha quantas vezes aparece.
6YD3Mum.png
Ziqixlh.png
Meu TP-Link ficava mandando várias requisições por segundo para o endereço "a.root-servers.net", passando facilmente de 1 milhão de requisições por mês, as requisições para esse endereço serve para ver se a internet está funcionando e para manter os LEDs do roteador funcionando corretamente. Na época eu contornei esse problema removendo os IPs do NextDNS de dentro das configs WAN, deixando os IPs do NextDNS apenas no DHCP. No seu caso pode ser algo parecido.

Meu TP-Link ficava mandando várias requisições por segundo para o endereço "a.root-servers.net", passando facilmente de 1 milhão de requisições por mês, as requisições para esse endereço serve para ver se a internet está funcionando e para manter os LEDs do roteador funcionando corretamente. Na época eu contornei esse problema removendo os IPs do NextDNS de dentro das configs WAN, deixando os IPs do NextDNS apenas no DHCP. No seu caso pode ser algo parecido.
É normal, veja :
W1YxW1V.png
não é algo que me incomode, só fiquei curioso pelo fato de ter começado mês passado isso. Se é algo normal, talvez eu nem mexa nisso.

não é algo que me incomode, só fiquei curioso pelo fato de ter começado mês passado isso. Se é algo normal, talvez eu nem mexa nisso.
Não é algo prejudicial mas confesso que me incomodava um pouco esse spam desnecessário causando poluição visual, ficava até ruim para analisar as estatísticas de tanto flood, pelo menos pra mim. Se a poluição visual não te incomoda nem precisa fazer nada.

no caso se eu tirar o dns aqui nas configurações, entra o dns da operadora, e colocando la no dhcp o dns funciona normal?

no caso se eu tirar o dns aqui nas configurações entra o dns da operadora, e colocando la no dhcp o dns funciona normal?
Isso, o DNS IPv4 você coloca no DHCP, não importa se o DNS da operadora aparecer nas configurações WAN, quem vai entregar o DNS para os seus dispositivos será o DHCP e lá estará o NextDNS.

Isso, o DNS IPv4 você coloca no DHCP, não importa se o DNS da operadora aparecer nas configurações WAN, quem vai entregar o DNS para os seus dispositivos será o DHCP e lá estará o NextDNS.
então lá no dhcp eu coloco assim e já era?
DMnMUG5.png

no meu casa apareceu até no v6
Você pode tentar retirar o IPv6 das configs WAN então, nesse caso você teria que usar o IP vinculado ou algum dos Endpoints que seriam DoQ ou DoH (DNS-over-TLS/QUIC ou DNS-over-HTTPS) pro NextDNS funcionar. Em último caso você pode configurar o IPv6 manualmente em cada dispositivo da sua rede também.

uma coisa que venho notado, o meu app do nextdns para de funcionar depois de 20min que liguei o pc. Testei ele no canal beta (vai que muda) sem sucesso, tentei o yogadns e nele mostra essa msg "Third party DNS filter detected on the system". Só que não lembro de ter isso no pc, até desativei a vpn do kaspersky (por mais que ela esteja desligada)
jOd2NfZ.png
simJZ0N.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de colocar a foto que está tudo automático
NPyNxjz.png

Última edição:
uma coisa que venho notado, o meu app do nextdns para de funcionar depois de 20min que liguei o pc. Testei ele no canal beta (vai que muda) sem sucesso, tentei o yogadns e nele mostra essa msg "Third party DNS filter detected on the system". Só que não lembro de ter isso no pc, até desativei a vpn do kaspersky (por mais que ela esteja desligada)
jOd2NfZ.png
simJZ0N.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de colocar a foto que está tudo automático
NPyNxjz.png
Ali em Configuration ID colocou seu ID?
Use esse site para ver se tem algum DNS sobrepondo o NextDNS

Ali em Configuration ID colocou seu ID?
Use esse site para ver se tem algum DNS sobrepondo o NextDNS
sim coloquei, só tirei ele na hora da print, o que eu acho mais estranho, é que só no meu pc tem isso. No pc da minha esposa e meu filho é 0 problemas, ambos ligado em um switch direto no meu er605
HfWC9fN.png

registro do pc do meu filho
WyDTVLF.png

bom descobri o problema, o exitlag ela buga o nextdns, por isso aparece a msg "Third party DNS filter detected on the system" no yogadns. Deixei o exitlag fechado por umas 3h 0 falhas no yoga, bastou abrir o exitlag já parou de enviar dados.

Depois que eu troquei pra claro fibra, acabou esse problema que eu citei aqui

Uma curiosidade que tenho. O NextDNS consegue bloquear os anúncios das versões básicas dos streamings (Netflix com anúncios, Max com anúncios, etc.) quando acessados pelo navegador?

Uma curiosidade que tenho. O NextDNS consegue bloquear os anúncios das versões básicas dos streamings (Netflix com anúncios, Max com anúncios, etc.) quando acessados pelo navegador?
Acredito que não, pois o anúncio deve está embutido no carregamento do video, uso aqui e não bloqueia não.(SmartTV)

Users who are viewing this thread

Voltar