Notebook Ideapad 330S(Urgente)

Crazyreggie05

Member
Registrado
Olá me chamo Anthony sou da Bahia, Faz há 8 meses que comprei o notebook Lenovo Ideapad 330s, Ele está com poblema, tem uma queda brusca de FPS

Eu jogo ROBLOX, e Free fire no Bluestacks, tem uma queda de 60 para 15 e depois 1, depois ele normaliza e volta a cair denovo,

ME AJUDEM! Estarei grato
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ideapad330s 15ARR Processador:Ryzen 7 2700U With Radeon Vega Mobile GFX 2.20
Memoria ram: 8 Ram Utilizavel (6.90) 2 GB de Video.
 
Não deveria ocorrer esses "queda" de fps. Ele provavelmente fica dando stuttering e isso pode ser causado pela memória ram. Por favor, me diga que são 8GB em dual channel. Outra coisa, talvez formatar ajude, além disso, tente resolver o fato de não estar utilizando os 8GB. Essa "Radeon Vega Mobile GFX 2.20" é a igpu do ryzen 7 2700U? Enfim, complicado.
 
Boa trade, Formatei 3 vezes e não resolveu,atualizei drivers também nao resolveu,e o notebook não está utilizando os 8GB de ram que deveria usar, Sim a Radeon vega mobile GFX 2.20 E da Ryzen 7 2700U, Ontem também fiz uma limpeza no cooler mais nao resolveu em nada.
Oque é Dual Channel? não entendi.
 
Beleza, não é problema com windows corrompido etc;
não é problema com drivers;
não utilizar os 8GB é estranho, mas creio que isso seja apenas uma parte do problema;
dual channel é quando você usa mais de um módulo de memória, geralmente 2 ou 4 (seja dois ou 4 slots, caso haja canal A e B, será dual channel).

O cpu ryzen com igpu (placa de vídeo integrada), chama-se apu. Seu notebook usa uma apu, e para os processadores com igpu, memória em dual channel é algo muito importante, TALVEZ, só talvez, seu problema esteja aí; mas continuo achando estranho, sei que é importante o dual channel, no entanto será realmente esse o causador do stuttering que causa as "quedas" do seu fps? Enfim, algo muito estranho, como eu já citei, é o fato de não estar utilizando os 8GB. Esse não usso dos 8GB podem ser pelo fato de estar usando uma apu voltada à notebook? Não tenho certeza.

Qual versão do windows está usando? Já formatou 3 vezes, colocou a mesma versão do windows nessas 3 vezes que formatou? Digo, por exemplo, nas 3 vezes colocou windows 10? 8, 7 etc?

Eu, sinceramente, não sei como resolver seu problema, ainda mais por ser um processador bom (ryzen 2700U, creio que seja bom).

Abaixo, citarei o que eu faria..
Ir no menu executar (win key + R) e digitar: "sysdm.cpl". Ir em "Avançadas" e "Definições", depois selecionar opção "Ajustar para melhor desempenho";
Ir, novamente, no menu executar e digitar: "powercfg.cpl". Aqui você seleciona o perfil "Máximo desempenho". (Há duas observações: o stuttering pode estar sendo causado ou por alta temperatura [o que eu acho difícil] ou por baixa frequência que seu cpu possa estar "trabalhando", seria bom analisar isso utilizando o msiafterburner), enfim teste o máximo desempenho e veja se ajuda;
agora a questão é resolver o uso de memória ram reconhecida pelo sistema, já nesse ponto, eu confiro artigos na surface.. a seguir algumas possíveis soluções:
1) no windows, ir no menu iniciar e digitar "meconfig", em seguida, vá em "Arranque (Boot)" (segunda opção [ao lado de geral]), clique em "Opções avançadas" e seleciona a memória máxima, habilitando o checkbox etc. Teste e confira se funcionou.

Caso não tenha funcionado,

Agora que eu fui me "tocar", esses 2GB de memória ram devem estar sendo utilizados pela igpu da apu. Então não tem jeito, "segue o baile".

No final, sobra a opção de colocar mais um módulo de memória ram ou formatar e colocar windows 7 para testar, caso esteja utilizando o windows 7, colocar o windows 10 e testar etc.

Em relação ao dual channel, caso queira comprar um novo módulo e instalar aí.. segue o que a intel informa:

•as seguintes condições devem ser atendidas:

O mesmo tamanho de memória. Exemplos: 1 GB, 2 GB, 4 GB.
Configuração de DIMM correspondente em cada canal.
Combinado em slots de memória simétrica.
As configurações que não correspondem às condições acima revertem para o modo de canal único.

•As seguintes condições não precisam ser atendidas:
A mesma marca
Mesmas especificações de cronometragem
Mesma velocidade (megahertz)
O módulo DIMM mais lento preenchido no sistema decide a velocidade do canal de memória."Intel
 
Bom dia!

Com os 2GB quero dizer que tenho 2 GB de video não de ram.
Tenho 8GB de memoria ram e 6,9 utilizavel, fiz o procedimento que era para deixar em melhor desempenho só que já estava Obs:
Percebi Também que o notebook tem 2 GPU a 1 é Radeon(TM) 540 Graphics e a AMD Radeon(TM) Vega 10 mobile grapchics

Ah também tenho que lhe contar que o CPU fica 100% Toda vez que abro um app..
Formatei 3 vezes para o Windows 10 pois não conseguir voltar para Windows 7..
Também Estava no Windows 10 Single Laulauge e voltei para Windows 10 Pro Com serial key e o poblema do disco 100% Ainda está
Sobre essa sua recomendação de usar o MSI Afterburner o ROBLOX Não é compativel.

Vou te mandar abaixo a configuração completa do sistema.
file:///C:/Users/antho/OneDrive/Documentos/System%20Information%20Report.html

Emfim, Da uma olhadinha ai pois não sei lhe dizer se tenho ou não dual channel

Boa noticias! é Sim Dual Channel!


Obrigado por responder ^^
 
Última edição:
Bom dia ,sei que é algo bobo mas ja verificou o consumo do disco enquanto joga?
Se tu nao possui SSD provavelmente é um HDD de 5200rpm. Verifica se a queda de FPS o disco bate consumo 100%
 
Chequei aqui near17, enquanto eu jogo o disco não vai para 100% mais a CPU Abaixa de 40 para 20 dai o jogo trava.
Disco fica normalmente em 17% Memoria fica em 65% e CPU 50-40 Depois cai para 20 ou 15.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Cpu não passa de 50%, parece que está limitado, quando chega 50 ele cai
 
Se os jogos de Windows não acontece o problema então não é problema do note, aparentemente.

Pode ser problema de software do programa do emulador, má otimização, ou falta de suporte total. Ou ainda até bug de driver.

No YouTube tem tutorial pra resolver o disco a 100%, além de desativar alguns serviços do windows que usa HD constantemente

Se tiver dinheiro melhor comprar um SSD
 
Última edição:
Certo, obrigado pelas informações.

Você tem 8GB de ram, sendo 6.9 utilizável; esses 1.1 de eam, muito provavelmente, estão sendo utilizados pela igpu.

"Ah também tenho que lhe contar que o CPU fica 100% Toda vez que abro um app..", "... e o poblema do disco 100% Ainda está" @marcelocruz cof cof (haha). Brincadeiras à parte, @crazyreuso de 100% foi o que me fez abandonar o windows 10, isso é a possível causa.

Enfim, não é memória em single channel, provavelmente seu problema é o sistema operacional.
Ryzen 2700U é um 4/8, mas mesmo assim, não deveria bater 100% de uso. Creio, realmente, que o problema seja o win10.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na época que eu usava windows 10, o disco ficava normal e cpu em 100%.
 
Certo

Assim então preciso que me de um link para dowload do Windows 7 ou Windows 8.1 ou 8.
Não tenho pendrive nem DVD/CD

Para que resolva o erro do Disco 100%
 
" Vale dizer que o problema pode não ser o win10, mas enfim. " Tenho quase certeza que esté e o poblema
Desde o Inicio que comprei dava este poblema, agora parece que pioro.
Caso nao der certo eu estarei vendendo este notebook ou guardando para trabalhos e comprar um PC Completo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode me mandar o link do Windows 7 Pro?
(Sem DVD/CD e Pendrive)
 
Legal então temos um norte agora.

Por experiência baixa esse app da amd msm https://www.ryzencontroller.com/


STAPM limit(W)
- Deixa em 30

PPT Fast Limit(W)
- Deixa em 30

PPT Slow Limit(W)
- Deixa em 30

Temperature Limit(C)
- Deixa em 95

VRM Current(A) -- "Aqui tem que ir testando, pode ser 35 também"
- Deixa em 45

Minimum Transmission Frequency(Mhz)
- Deixa em 1050 e se tu quiser ir subindo aos pouco tb pode , mas sobe de 5 em cinco e ve como fica se nao da tela azul

Maximum Transmission Frequency(Mhz)
- Deixa em 1200, e segue a mesma premissa , vai testando aos poucos se for subindo

Clica em Apply

Na aba Settings

A opçao " Re-Apply ryzenadj periodically:
- Deixa o valor em 30

Apply denovo.


## Lembrando que essas conf são pessoal minhas a onde o meu sistema ficou legal assim , vai testando até o que se melhor ajusta a ti. Se a temp subir muito tira o turbo boost lá na conf de energia deixar para usar no maximo 99% do CPU
 
Hum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Near17 Qual sua versão?
Não entendi. Versão do que?
Cpu: Ryzen 5 2500U
Windows: 10 Home
Memoria: Veio com 4 agora está com 8gb

Se for a versão do software pode baixar a ultima do site que também da certo. Não consigo dar mais detalhes pois esse laptop agora fica em outro local o meu pessoal se tornou o nitro 5 da acer
 
Infelizmente não funcionou,
Toda vez é tela preta.
Desisto desse Windows 10, estarei voltando para o 7 Pro
Necessito que alguem me mande o link para dowload sem pendrive e sem CD/DVD
 
8 meses? Então tá na garantia, o fabricante tem que resolver seu problema.
 
Agora o notebook parou de ligar..
Levar na assistência dps de 2 semana
Fui mexer na memória RAM dele e deu nisso, mais não e O HD agora foi a memória RAM ele só acende o led de Power mais não liga, só mostra tela preta
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo