Novo vexame brasileiro

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início Data de Início

farbus

Desbanido
Registrado
PADRÃO MEDIEVAL

Estudantes brasileiros dão vexame em
novo ranking da OCDE. Eles ignoram até
o fato de a Terra girar em torno do Sol


Um novo ranking internacional sobre o ensino de ciências mostra um cenário nada animador para o Brasil. Mais de 400 000 estudantes, matriculados em escolas públicas e particulares de 57 países, responderam a uma prova de conhecimentos científicos básicos – e os brasileiros aparecem em destaque negativo no grupo dos piores. Mais precisamente na 52ª colocação (veja quadro abaixo). Esse fato não chega a surpreender. As avaliações para aferir o nível do ensino no Brasil reafirmam a péssima qualidade geral. Na comparação com os outros países as deficiências da educação brasileira parecem ainda mais constrangedoras. A mais abrangente dessas avaliações internacionais é justamente feita pela -OCDE (organização que reúne países da Europa e os Estados Unidos), responsável pelo atual ranking de ciências. Há sete anos a -OCDE testa os estudantes em leitura, matemática e ciências. O Brasil ocupa invariavelmente as últimas colocações. No ranking anterior de ciências, de 2003, o país havia ficado em penúltimo lugar. Nada mudou de lá para cá. No fim do ensino fundamental, os alunos continuam a ignorar a função dos órgãos do corpo humano, encaram com espanto o fato de a Terra girar em torno do Sol, desconhecem o que seja a camada de ozônio e são incapazes de definir a expressão "água potável".

O resultado decepcionante dos estudantes brasileiros em ciências não é exatamente uma surpresa. Um conjunto objetivo de indicadores ajuda a explicar a situação. O mais espantoso deles veio à tona em um levantamento recente do Ministério da Educação (MEC) e diz respeito aos professores. Além de pouco preparados para o exercício da profissão, como todos os outros, 70% dos professores de ciências de escolas públicas ainda carecem de uma especialização na área. Isso mesmo: eles ensinam a matéria sem sequer ter estudado para isso. Outro problema grave é a escassez de laboratórios de ciências nas escolas. Apenas 20% delas dispõem de um. Esse é um limitador para os alunos estabelecerem a necessária relação entre a teoria e a sua aplicação no mundo real.

Como resultado, os jovens ingressam nas faculdades de ciências com deficiências típicas dos primeiros anos do ensino fundamental – e costumam sair for-mados sem ter progredido o suficiente na matéria. A realidade, não há dúvida, compromete a produção científica do país. O Brasil responde por apenas 0,2% dos pedidos internacionais de patentes e está em 43º lugar em um ranking mundial de desenvolvimento tecnológico. Isso numa lista de 72 países. Resume Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, o órgão de apoio à pesquisa em São Paulo: "Milhões de pessoas com uma base científica tão sofrível certamente representam um obstáculo para o avanço tecnológico no Brasil". O ranking da -OCDE chamou atenção para o desastre em 2003 e nada foi feito para mudar o quadro. O novo alerta da semana passada vai também passar despercebido?

ciencias2md9.gif


Ranking Completo



Marcos Todeschini
 
em uma sociedade tão diversificada quanto a nossa é dificil saber sobre a validade desse tipo de prova/avaliação...
 
em uma sociedade tão diversificada quanto a nossa é dificil saber sobre a validade desse tipo de prova/avaliação...

Validade? Segue padrões cientficos totalmente válidos, ou vc acha que o teste foi tendecioso, que houve trapaca pra beneficiar os paises melhores colocados??

O teste é sério colega, aliás, qualquer avaliação educacional que o brasil entra, ele sempre sai mal colocado.
 
Validade? Segue padrões cientficos totalmente válidos, ou vc acha que o teste foi tendecioso, que houve trapaca pra beneficiar os paises melhores colocados??

O teste é sério colega, aliás, qualquer avaliação educacional que o brasil entra, ele sempre sai mal colocado.

É que depende aonde você faz. Faça a prova com mais pessoas do nordeste que você vai ter um resultado péssimo, mais pessoas do sul e um resultado melhor.
 
É que depende aonde você faz. Faça a prova com mais pessoas do nordeste que você vai ter um resultado péssimo, mais pessoas do sul e um resultado melhor.

Amigo, evidente que não usou gente só de uma região pro teste.
Em toda pesquisa considerada cientifica, é usada amostra representativa da população de estudo...

Pelo resultado dessa pesquisa, nem me espanta esses questionamentos...
 
Esses são os eleitores do Lula...

Nice! Porque o Brasil era uma maravilha antes do Lula e só piorou quando ele entrou. Joinha pra você :yes:

Isso se chama fantoche, quem faz (ou não faz) nunca aparece, presidente é só pra levar a culpa :cool:

;)

Quanto a pesquisa, surpresa nenhuma. Aliás, todo munda sabe que a Terra é o centro do universo :said: (:fun:)
 
Nice! Porque o Brasil era uma maravilha antes do Lula e só piorou quando ele entrou. Joinha pra você :yes:

Isso se chama fantoche, quem faz (ou não faz) nunca aparece, presidente é só pra levar a culpa :cool:

;)

Quanto a pesquisa, surpresa nenhuma. Aliás, todo munda sabe que a Terra é o centro do universo :said: (:fun:)

Ok petista, se vc é tão cego e apoia esse ladrão e criminoso (omissão é crime), problema é seu! :P ...

Só sei que tenho nojo e raiva desse Luladrão! :sick:

Se for assim, é culpa do PT então ué ... (e não é? rs), pois é ele que "usa" o Lula, de acordo com vc!


;)
 
Ok petista, se vc é tão cego e apoia esse ladrão e criminoso (omissão é crime), problema é seu! :P ...
Só sei que tenho nojo e raiva desse Luladrão! :sick:
Se for assim, é culpa do PT então ué ... (e não é? rs), pois é ele que "usa" o Lula, de acordo com vc!
;)

É lindo de ver como as pessoas assumem o que não foi dito :rolleyes: (pra não dizer: :slap:)

Eu disse presidente, não Lula. Ou o Lula é o único presidente do mundo? :eek:
Bom, caso não seja, eu me referi a todos. Não é o presidente que chega lá e diz "quero que mude isso", daí é ditador. Presidente só senta lá, faz uma pose bonita, e o sistema cuida do resto.
Por "sistema" leia: corja, bando, grupo, quadrilha que trabalha na política e realmente decide as coisas. Aqueles que ninguém sabe que existem e que não precisa trocar de 4 em 4 anos.

Em resumo: presidente não piora, nem melhora nada. Pode colocar Jesus lá se quiser (caso acredite nele) que a merd@ vai continuar igual. ;)
 
Nice! Porque o Brasil era uma maravilha antes do Lula e só piorou quando ele entrou. Joinha pra você :yes:

Isso se chama fantoche, quem faz (ou não faz) nunca aparece, presidente é só pra levar a culpa :cool:

;)

Quanto a pesquisa, surpresa nenhuma. Aliás, todo munda sabe que a Terra é o centro do universo :said: (:fun:)
A terra é o centro do universo???
Vivendo e aprendendo, eu pensava que o brasileiro fosse o centro do universo.

A algum tempo, em mais uma divulgação de pesquisa na globo, sobre prioridades para o brasileiro, a educação apareceu em setimo lugar.
 
A terra é o centro do universo???
Vivendo e aprendendo, eu pensava que o brasileiro fosse o centro do universo.

A algum tempo, em mais uma divulgação de pesquisa na globo, sobre prioridades para o brasileiro, a educação apareceu em setimo lugar.

Qual foi a primeira? (funk, futebol, samba...?)

Melhor ainda, consegue essa lista para postar no tópico? :yes:
 
Em resumo: presidente não piora, nem melhora nada. Pode colocar Jesus lá se quiser (caso acredite nele) que a merd@ vai continuar igual. ;)


Enquanto o salario de um professor for semelhante ao de uma empregada domestica, nada vai mudar mesmo...:cry::cry:


que tipo de pessoa vai se interessar em dar aulas por um salario miseravel e ainda receber ameaca de morte dos filhos dos traficantes de quem ela por ventura chamar atencao...:rolleyes:
 
Por que a educação não tem prioridade no Brasil?

O problema está na base

É claro que a universidade dá mais votos que a educação de base. Mas o problema é todo menino terminar a educação média com qualidade e com a qualidade igual.

Na manhã de hoje (1/10), o presidente Lula despertou para a educação. Mas despertou para as universidades. Comprometeu-se, no café da manhã, a inaugurar dez novas universidades federais no Brasil. Acho que precisamos de mais 30, 40, 50, 100 universidades federais, e não dez.

O problema não será resolvido por essas universidades, por uma razão muito simples: hoje temos no Brasil mais vagas em universidades do que jovens terminando o ensino médio. Só temos mais candidatos do que vagas pelo acúmulo dos que terminaram dez, cinco, três anos atrás e que só agora estão fazendo o vestibular.

Se compararmos o número de vagas, cada ano, com o número de meninos e meninas que terminam o ensino médio, sobram vagas, mesmo todos entrando na universidade.

Nosso problema não está em mais universidades. Nosso problema está em mais jovens terminando o ensino médio com qualidade. Porque, hoje, só 33% a 35% terminam o ensino médio e, desses, no máximo, a metade termina o ensino médio com qualidade suficiente para fazer um bom curso universitário. É por essa razão que as universidades, as faculdades estão sendo obrigadas a dar um cursinho para os alunos que entram, porque eles não são capazes de acompanhar.

Quando eu era menino, para fazer um seminário na igreja católica, existia o seminário menor e o seminário maior. Com a universalização da freqüência, os seminários menores foram fechando, e ficaram os seminários maiores para receberem os meninos que terminavam o ensino fundamental. Hoje, estão sendo reabertos os seminários menores, porque os alunos que estão entrando no seminário maior não conseguem acompanhar os cursos.

O problema é a educação de base, não é a universidade. É claro que a universidade dá mais votos que a educação de base. Mas o problema é todo menino terminar a educação média com qualidade e com a qualidade igual.

Um país resiste a se ter roupa bonita ou roupa feia, resiste a um andar de carro e outro andar de ônibus. Mas um país não resiste a ter escola de rico e escola de pobre. Isso nega o conceito de república. Isso valia no tempo do Império, não pode valer mais. E a gente não vê um esforço, uma concentração, uma vocação do governo Lula para fazer essa mudança na educação de base.
(...)

Fonte: Senado Federal
 
Isso tudo teria uma simples solução, que é claro, inclui a melhora do ensino. Façam as notas deste a 8 séries contarem pontos para entrarem nas melhores universidades e para serem elegíveis para os melhores cursos, como acontece na América do Norte, Cuba, etc. Aí sim estarão dando valor aos melhores estudantes e não a qualquer um que foi um total relapso durante toda a vida estudantil e teve a sorte de passar no vestibular (sim, vestibular é sorte).
 
Amigo, evidente que não usou gente só de uma região pro teste.
Em toda pesquisa considerada cientifica, é usada amostra representativa da população de estudo...

Pelo resultado dessa pesquisa, nem me espanta esses questionamentos...

gostei do "é evidente"



mas... cadê a evidência? :cry:

edit: e tem mais:

"as estatísticas são como os bikinis: o que mostram é interessante... mas o que realmente importa eles(as) escondem!" :lol:
 
Sempre fomos e seremos um país burro. Não há o menor interesse das pessoas médias (o famoso Zé-Povinho) em aprender. Ele quer é diversão. Se tivemos um pingo de alma européia, nossa sociedade seria mais interessada em educação. Mas com praias lindas por todo litoral, sol o ano todo, uma natureza farta, mulheres a dar com rodo:snap::D, terrenos baldios em cada quarteirão pra se fazer um campinho, vocês sabem quando que o Zé-Povinho vai querer saber de estudar??? NUUUUUUUUCA!!!
E a culpa é do inverno:said:
Se tivéssemos um inverno mais rigoroso o Brasil não estaria desse jeito.
Neve de um metro e sem ter pra onde ir, o Zé-Povinho leria muito mais.
 
Grandes bosta isso ai.. No dia em que "o fato de a Terra girar em torno do Sol" der o que comer pra esse povão, ai sim, o resultado possa ser outro.. Mais interessante, na minha opnião, seria saber a Constituição do Brasil..
 
Me lembrou a reportagem, que fala da % de Brasileiros que não sabem achar o Brasil no mapa mundi
 
gostei do "é evidente"



mas... cadê a evidência? :cry:

edit: e tem mais:

"as estatísticas são como os bikinis: o que mostram é interessante... mas o que realmente importa eles(as) escondem!" :lol:

é evidente porque a fonte é um centro de pesquisas que reune vários outros órgãos e centros de estudo. Agora se vc contesta entra no site e confira a metodologia deles, de repente vc encontra alguma invalidação pra esta pesquisa que ninguem viu. :said:

Grandes bosta isso ai.. No dia em que "o fato de a Terra girar em torno do Sol" der o que comer pra esse povão, ai sim, o resultado possa ser outro.. Mais interessante, na minha opnião, seria saber a Constituição do Brasil..

Conhecimento muda a vida de qualquer um, colega, inclusive de um país inteiro. Eu te garanto que faz muito mais do que "dar de comer presse povão".
Tenho até dó dos que o comparam como "grandes bosta". :rolleyes:
 
é evidente porque a fonte é um centro de pesquisas que reune vários outros órgãos e centros de estudo. Agora se vc contesta entra no site e confira a metodologia deles, de repente vc encontra alguma invalidação pra esta pesquisa que ninguem viu. :said:



Conhecimento muda a vida de qualquer um, colega, inclusive de um país inteiro. Eu te garanto que faz muito mais do que "dar de comer presse povão".
Tenho até dó dos que o comparam como "grandes bosta". :rolleyes:

Antes de saber "o fato da terra girar em torno do sol" é preciso que se tenha o que comer, senão de que adianta saber isso, se isso não vai ter nenhuma aplicação prática, pelo menos a curto prazo? A vida tem prioridades, "colega", e quem tem fome tem pressa. Isso é tão facil de perceber que basta reparar nos "melhores": Finlândia(IDH = 0,941), Hong Kong(IDH = 0,927), Canadá(IDH = 0,950). Bom, acho que não precisa continuar, né? :)
 
Amigo, evidente que não usou gente só de uma região pro teste.
Em toda pesquisa considerada cientifica, é usada amostra representativa da população de estudo...

Pelo resultado dessa pesquisa, nem me espanta esses questionamentos...

Ele não é obrigado a saber isso, conhecimento sobre amostragem é um assunto "avançado" aquela prova foi de ciencias básica.

O problema é que boa parte dessa amostra acabou saindo da população de estados com educação precária(não que tenha algum estado com educação realmente boa), porém com mais população.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo