Antes de saber "o fato da terra girar em torno do sol" é preciso que se tenha o que comer, senão de que adianta saber isso, se isso não vai ter nenhuma aplicação prática, pelo menos a curto prazo? A vida tem prioridades, "colega", e quem tem fome tem pressa. Isso é tão facil de perceber que basta reparar nos "melhores": Finlândia(IDH = 0,941), Hong Kong(IDH = 0,927), Canadá(IDH = 0,950). Bom, acho que não precisa continuar, né?![]()
bordão do lula não, cara, dá um tempo...
É mais ou menos assim, é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe. Ficou mais claro e ilustrado? O fato do sujeito não saber nem que a terra gira em torno do sol, percebe-se que ele tem muito a aprender, concorda?
Uma duvida, se o exame avaliou 41 paises, como pode ter 57 na lista??
foi o exame de 2003 qeu avaliou 41 paises, sendo que nele o brasil ficou em penultimo lugar.
Ele não é obrigado a saber isso, conhecimento sobre amostragem é um assunto "avançado" aquela prova foi de ciencias básica.
O problema é que boa parte dessa amostra acabou saindo da população de estados com educação precária(não que tenha algum estado com educação realmente boa), porém com mais população.
Vc tem conhecimento das regiões que foram tomadas como amostra? Dependendo da metodologia, mesmo tendo como amostra uma concentração maior numa certa região, o resultado dela pode ser mais representativo do que uma amostra exatamente proporcional.