[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Alfredo Heiss ontem na live do Adrenaline disse que a AMD chegaria com uma plataforma de ray-tracing mais madura, por usar o DXR.

Super sampling da AMD será baseado no DirectML (o mesmo do Xbox Series S/X), open source e a NVIDIA também vai poder usar o "MLSS".

Mais informações:



Código:
DirectML is a high-performance, hardware-accelerated DirectX 12 library for machine learning. DirectML provides GPU acceleration for common machine learning tasks across a broad range of supported hardware and drivers, including all DirectX 12-capable GPUs from vendors such as AMD, Intel, NVIDIA, and Qualcomm.


When used standalone, the DirectML API is a low-level DirectX 12 library and is suitable for high-performance, low-latency applications such as frameworks, games, and other real-time applications. The seamless interoperability of DirectML with Direct3D 12 as well as its low overhead and conformance across hardware makes DirectML ideal for accelerating machine learning when both high performance is desired, and the reliability and predictability of results across hardware is critical.

E falando de Xbox saiu vídeo do Watch Dogs Legion rodando no Xbox Series X (RDNA2 52CU)

Watch Dogs Legion suporta:
- DXR (Ray-tracing)
- VRS (Variable rate shading)
- Direct Storage (aceleração de loading)

Todas estas features estão presentes nas RX6000 ;)

Obs: RX6800 e RX6900 vai ter um pouco mais de qualidade por poder rodar no "Ultra", tem mais unidades computacionais e clock mais elevado comparado ao Xbox.



Gostaria de fazer uma ressalva, RX6800 não é concorrente da RTX 3070, ela está em outro patamar.

Quem irá concorrer com a 3070 será a 6700 XT.
Quem irá concorrer com a 6800 será a 3070 Ti.

Cara
Se a 6800 tá buscando a 3070 no RT mesmo sem DLSS (e a 3070 com DLSS) o bicho pegou hein?

Se isso se confirmar... mais um motivo para a RTX 3070, principalmente, estar em sérios apuros.

Ficar dependendo de DLSS é complicado, fora que os novos consoles terão ray tracing via hardware e a tendência dos próximos jogos é até serem mais otimizados para as placa da AMD, com RDNA2. O XSX tem o mesmo chip RDNA2 dos PC´s, então imagina o quão fácil será essa otimização.

Fora que a AMD vai soltar uma solução contra o DLSS, que pode melhorar ainda mais essa performance.

Vamos ver se a AMD vai surgir das cinzas assim como foi com o Ryzen contra a Intel. Muito bom isso!

tu so errou em um detalhe...maioria das 3070 estao sendo vendidas a mais de 500 dolares e com a falta de placas no mercado, elas n estao tao longe do preço base da 6800 que eh claramente uma placa bem superior no momento em termos de desempenho bruto e em vram....

A RTX 3070 está bem evidente, seja pelos rumores, seja pela concorrência, que terá vida curta, talvez uma 3070 Super ou TI surja bem rápido.

Antes mesmo de lançar muitos já tinham batido que 8GB é insuficiente, nem falo de rodar em 4K, mas para rodar em ultra, com texturas maiores e complexidade dos novos jogos.

Mas temos que ver os preços que as placas da AMD vão chegar, principalmente, aqui no Brasil, mas acompanhando isso há tanto tempo, só sei que quem comprar vai passar muita raiva daqui uns meses.

Só um adendo, a postura da nvidia de deixar de fora a RTX 3070 do bundle de COD é injustificável.
 
Se a RTX 3090 é cerca de 10% melhor que uma RTX 3080 como a Nvidia vai lançar uma RTX 3080Ti que se posicionaria entra elas? Ou seja ela vai lançar uma Ti com acrescimo de uns 15% de performance custando 150USD a mais...que no final das contas seria 20% melhor que as placas da AMD custando 40% a mais....E se ela reduzir o preço das atuais ela vai dar um tiro no pe...
 
Se a RTX 3090 é cerca de 10% melhor que uma RTX 3080 como a Nvidia vai lançar uma RTX 3080Ti que se posicionaria entra elas? Ou seja ela vai lançar uma Ti com acrescimo de uns 15% de performance custando 150USD a mais...que no final das contas seria 20% melhor que as placas da AMD custando 40% a mais....E se ela reduzir o preço das atuais ela vai dar um tiro no pe...

O SKU da 3080 Ti não está selecionado ainda.

A NVIDIA está considerando usar o chip da 3090 (2SM desabilitado), o chip da 3080 ou um chip com corte intermediário.

A VRAM também não foi escolhida. NVIDIA está testando com 12GB G6X (384-bit) e 20GB G6X (320-bit).

Será uma das seis combinações acima.

Particularmente eu aposto no SKU intermediário entre 3080 e 3090 com 12GB.
 
O SKU da 3080 Ti não está selecionado ainda.

A NVIDIA está considerando usar o chip da 3090 (2SM desabilitado), o chip da 3080 ou um chip com corte intermediário.

A VRAM também não foi escolhida. NVIDIA está testando com 12GB G6X (384-bit) e 20GB G6X (320-bit).

Será uma das seis combinações acima.

Particularmente eu aposto no SKU intermediário entre 3080 e 3090 com 12GB.
Independente do que seja feito, a RTX 3090 é um limitador. A RTX 3080Ti vai vir com no máximo com 15% de performance a cima da RTX 3080 e se calcularmos 15% sobre o valor atual, temos 800USD e creio que seja inviável lançar uma Ti com apenas 15% de aumento no preço....Uma outra alternativa seria focar no driver pois o hardware saturou.
 
Se a RTX 3090 é cerca de 10% melhor que uma RTX 3080 como a Nvidia vai lançar uma RTX 3080Ti que se posicionaria entra elas? Ou seja ela vai lançar uma Ti com acrescimo de uns 15% de performance custando 150USD a mais...que no final das contas seria 20% melhor que as placas da AMD custando 40% a mais....E se ela reduzir o preço das atuais ela vai dar um tiro no pe...
Cara, eu postei aqui antes, em todas gerações anteriores a xx80 ti buscou a Titan da mesma geração, não seria nada novo e muito menos absurdo uma 3080 ti buscar a 3090/Titan.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Independente do que seja feito, a RTX 3090 é um limitador. A RTX 3080Ti vai vir com no máximo com 15% de performance a cima da RTX 3080 e se calcularmos 15% sobre o valor atual, temos 800USD e creio que seja inviável lançar uma Ti com apenas 15% de aumento no preço....Uma outra alternativa seria focar no driver pois o hardware saturou.
A TI vai vir por 1000 dolares, a performance não sobe linearmente com o preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O SKU da 3080 Ti não está selecionado ainda.

A NVIDIA está considerando usar o chip da 3090 (2SM desabilitado), o chip da 3080 ou um chip com corte intermediário.

A VRAM também não foi escolhida. NVIDIA está testando com 12GB G6X (384-bit) e 20GB G6X (320-bit).

Será uma das seis combinações acima.

Particularmente eu aposto no SKU intermediário entre 3080 e 3090 com 12GB.
O ideal seria ela ter 20 GB, mas seria um salto muito grande, aposto na TI com 12 GB.
Mas se vier uma 3080 TI com 20 GB 1000 dolares, e eu conseguir ir pros EUA, COM CERTEZA será minha preferência.
 
Última edição:
Independente do que seja feito, a RTX 3090 é um limitador. A RTX 3080Ti vai vir com no máximo com 15% de performance a cima da RTX 3080 e se calcularmos 15% sobre o valor atual, temos 800USD e creio que seja inviável lançar uma Ti com apenas 15% de aumento no preço....Uma outra alternativa seria focar no driver pois o hardware saturou.

3090 e 3080 muito próximos, quem defende a segmentação/diferenciação da 3080Ti e 3090 aposta em 20GB (10x2GB = 320-bit).

Quem defende essa segmentação diz que vai vir com 320-bit 20GB ao invés de 12GB 384-bit, para não roubar o posto de placa profissional (384-bit performa melhor que 320-bit em aplicações que demandam muita largura de banda).

Eu particularmente aposto no contrário conforme o @Snap disse.

Acho 12GB mais provável, uma 3080 Ti 20GB iria canibalizar a 3090, pois muitos "profissionais" iriam sacrificar 64-bit de largura e 4GB para economizar $500 ou mais.

Além do fato de 12x1GB (12GB 384-bit) ser mais barato que 10x2GB (20GB 320-bit), e a NVIDIA adora aumentar margens de lucro.
 
Última edição:
3090 e 3080 muito próximos, quem defende a segmentação/diferenciação da 3080Ti e 3090 aposta em 20GB (10x2GB = 320-bit).

Quem defende essa segmentação diz que vai vir com 320-bit 20GB ao invés de 12GB 384-bit, para não roubar o posto de placa profissional (performa melhor em aplicações que demandam muita largura de banda).

Eu particularmente aposto no contrário conforme o @Snap disse.

Acho 12GB mais provável pois muitos "profissionais" iriam sacrificar 64-bit de largura e 4GB para economizar $500 ou mais.

Além do fato de 12x1GB (12GB 384-bit) ser mais barato que 10x2GB (20GB 320-bit), e a NVIDIA adora aumentar margens de lucro.
É que isso depende do que a 3090 é.
Se ela for uma placa gamer, a 3080 TI com 20 GB mataria ela.
Se ela for ser a "Titan" dessa gen, uma 3080 TI de 20 GB seria aceitável, o problema é o dobro de Vram pra 3080.
 
Se a RTX 3090 é cerca de 10% melhor que uma RTX 3080 como a Nvidia vai lançar uma RTX 3080Ti que se posicionaria entra elas? Ou seja ela vai lançar uma Ti com acrescimo de uns 15% de performance custando 150USD a mais...que no final das contas seria 20% melhor que as placas da AMD custando 40% a mais....E se ela reduzir o preço das atuais ela vai dar um tiro no pe...


Eu até apostaria na versão com 12GB, mas conhecendo o Jensen a maior probabilidade é ser 20GB, para ter mais que os 16GB da 6900XT, e assim ser 320bit, para não igualar ou passar a 3090.


3090 e 3080 muito próximos, quem defende a segmentação/diferenciação da 3080Ti e 3090 aposta em 20GB (10x2GB = 320-bit).

Quem defende essa segmentação diz que vai vir com 320-bit 20GB ao invés de 12GB 384-bit, para não roubar o posto de placa profissional (384-bit performa melhor que 320-bit em aplicações que demandam muita largura de banda).

Eu particularmente aposto no contrário conforme o @Snap disse.

Acho 12GB mais provável, uma 3080 Ti 20GB iria canibalizar a 3090, pois muitos "profissionais" iriam sacrificar 64-bit de largura e 4GB para economizar $500 ou mais.

Além do fato de 12x1GB (12GB 384-bit) ser mais barato que 10x2GB (20GB 320-bit), e a NVIDIA adora aumentar margens de lucro.
Isso se os chips de 2GB estiverem funcionais até lá, caso não serão 20x1GB G6X 🙃
 
É que isso depende do que a 3090 é.
Se ela for uma placa gamer, a 3080 TI com 20 GB mataria ela.
Se ela for ser a "Titan" dessa gen, uma 3080 TI de 20 GB seria aceitável, o problema é o dobro de Vram pra 3080.

O complicado é que a 3090 não tem drivers profissionais, igual as Titan. Então ela é uma gamer na sua definição.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu até apostaria na versão com 12GB, mas conhecendo o Jensen a maior probabilidade é ser 20GB, para ter mais que os 16GB da 6900XT, e assim ser 320bit, para não igualar ou passar a 3090.



Isso se os chips de 2GB estiverem funcionais até lá, caso não serão 20x1GB G6X :X


Se vir com 20GB é claro que o anúncio da AMD e recepção positiva do público assustou a NVIDIA.

Se vir com 3080 Ti 20GB meu palpite é que a 3080 vai ter um "phase out" em Q1 2021 e será substituída por uma 3070 Ti 16GB que encosta na 3080.
 
O complicado é que a 3090 não tem drivers profissionais, igual as Titan. Então ela é uma gamer na sua definição.
Eu concordo com você, mas não temos nem cheiro de uma Titan, então pra muita gente a 3090 acaba sendo para trabalho, e ela tem o NVLink que pouco sentido faz pra jogos hoje.

Essa 3090 me parece perdida no portfolio, falta algumas coisas pra ser uma placa 100% trabalho, mas pouco se justifica pra games também.
 
Vale lembrar que um modelo de 20gb ia demorar mais pra sair simplesmente pelo fato de não existirem os módulos de 16gbit gddr6x ainda. A micron espera que saia em 2021, só não se sabe quando. Um modelo de 12gb poderia ser feito agora mesmo sem muita dificuldade.

O complicado é que a 3090 não tem drivers profissionais, igual as Titan. Então ela é uma gamer na sua definição.
O driver em si é o mesmo, só muda o codepath interno. E acho que isso só faz diferença em certas aplicações de CAD, feito o solidworks (e usuários desses ainda vão com uma quadro de todo jeito), demais coisas como renderização e outras mídias não tem diferença.

Pra quem usa linux (basicamente quase todos que trabalham com ML até mesmo de forma casual), o driver é exatamente o mesmo.
 
Eu concordo com você, mas não temos nem cheiro de uma Titan, então pra muita gente a 3090 acaba sendo para trabalho, e ela tem o NVLink que pouco sentido faz pra jogos hoje.

Essa 3090 me parece perdida no portfolio, falta algumas coisas pra ser uma placa 100% trabalho, mas pouco se justifica pra games também.

Técnicamente uma Titan poderia existir, a 3090 não é o chip full (tem 2 SM desabilitados).

A Nvidia poderia ligar o Rage mode dela (kkkkkkkkkkkkk) e lançar uma Titan com GA102 completo e 48GB de VRAM (módulos de 4GB), mas estes módulos de 4GB não existem ainda, teriam de ser feito sob demanda para a Nvidia.
 
Técnicamente uma Titan poderia existir, a 3090 não é o chip full (tem 2 SM desabilitados).

A Nvidia poderia ligar o Rage mode dela (kkkkkkkkkkkkk) e lançar uma Titan com GA102 completo e 48GB de VRAM (módulos de 4GB), mas estes módulos de 4GB não existem ainda, teriam de ser feito sob demanda para a Nvidia.
A 3090 atual já tem 24 módulos de 8gbit, para fazer 48gb era só esperar os mesmos módulos de 16gbit que falei acima. Mas acho que isso mataria a RTX A6000 e a A40, já que ambas são 48gb porém gddr6 ao invés de gddr6x.
 
uma titan/3090 ti não me surpreenderia com 32 gibas, custando U$2k.
 
Nvidia vai ter que matar a 3090 com alguma Titan pra abrir espaço pra uma 3080 ti.
 
Nvidia vai ter que matar a 3090 com alguma Titan pra abrir espaço pra uma 3080 ti.

Eles podem a passar a dar suporte aos drivers das "titans" e fica tudo certo pro pessoal profissional :haha:
 
Hoje (sábado) chegou a minha Gigabyte Gaming OC... feliz da vida, rodei timespy, pontuação esperada, temperaturas boas (não passou de 72°), port royal também, joguei um PUBG e desliguei. Lá pelas 20 eu liguei o PC de novo e comecei um Civilization 6, joguei por 3 horas com o fps cravado em 141 (G-SYNC), a placa mal passava dos 50% de uso...

Daí do nada os fans dispararam, os monitores apagaram, o som continuou funcionando, mas o PC parou de responder. Tentei resetar, sem tela. Os fans e a luz do logo da placa ligam, mas não dá vídeo. A fonte (750HX) tem seletor single/multi rail, tentei mudar, nada. A placa foi ligada com dois cabos separados. Botei a 1080 de volta, funcionando normalmente.

TL, DR: Gigabyte 3080 Gaming OC morreu com cerca de 5 horas de uso, enquanto jogava um jogo leve...
 
Hoje (sábado) chegou a minha Gigabyte Gaming OC... feliz da vida, rodei timespy, pontuação esperada, temperaturas boas (não passou de 72°), port royal também, joguei um PUBG e desliguei. Lá pelas 20 eu liguei o PC de novo e comecei um Civilization 6, joguei por 3 horas com o fps cravado em 141 (G-SYNC), a placa mal passava dos 50% de uso...

Daí do nada os fans dispararam, os monitores apagaram, o som continuou funcionando, mas o PC parou de responder. Tentei resetar, sem tela. Os fans e a luz do logo da placa ligam, mas não dá vídeo. A fonte (750HX) tem seletor single/multi rail, tentei mudar, nada. A placa foi ligada com dois cabos separados. Botei a 1080 de volta, funcionando normalmente.

TL, DR: Gigabyte 3080 Gaming OC morreu com cerca de 5 horas de uso, enquanto jogava um jogo leve...

Já é a segunda 3080 que que comentam que morreu aqui no tópico, as duas são Gigabyte eu acho.
 
Alfredo Heiss ontem na live do Adrenaline disse que a AMD chegaria com uma plataforma de ray-tracing mais madura, por usar o DXR.

Super sampling da AMD será baseado no DirectML (o mesmo do Xbox Series S/X), open source e a NVIDIA também vai poder usar o "MLSS".

Mais informações:



Código:
DirectML is a high-performance, hardware-accelerated DirectX 12 library for machine learning. DirectML provides GPU acceleration for common machine learning tasks across a broad range of supported hardware and drivers, including all DirectX 12-capable GPUs from vendors such as AMD, Intel, NVIDIA, and Qualcomm.


When used standalone, the DirectML API is a low-level DirectX 12 library and is suitable for high-performance, low-latency applications such as frameworks, games, and other real-time applications. The seamless interoperability of DirectML with Direct3D 12 as well as its low overhead and conformance across hardware makes DirectML ideal for accelerating machine learning when both high performance is desired, and the reliability and predictability of results across hardware is critical.
Ah, um detalhe que eu tinha esquecido de comentar: o DLSS aparentemente usa o DirectML (por isso só funciona no W10). Tem vários lugares onde a Nvidia e a própria MS falam sobre essa parceria (inclusive a nvidia ajudou a criar parte do DirectML).

Microsoft has partnered with NVIDIA, an industry leader in both graphics and AI in our design and implementation of metacommands. One result of this collaboration is a demo to showcase the power of metacommands. The details of the demo and how we got that performance will be revealed at our GDC talk (see below for details) but for now, here’s a sneak peek of the type of power we can get with metacommands in DirectML. In the preview release of WinML, the data is formatted as floating point 32 (FP32). Some networks do not depend on the level of precision that FP32 offers, so by doing math in FP16, we can process around twice the amount of data in the same amount of time. Since models benefit from this data format, the official release of WinML will support floating point 16 (FP16), which improves performance drastically. We see an 8x speed up using FP16 metacommands in a highly demanding DNN model on the GPU. This model went from static to real-time due to our collaboration with NVIDIA and the power of D3D12 metacommands used in DirectML.
xTFEukJ.png
 
Ah, um detalhe que eu tinha esquecido de comentar: o DLSS aparentemente usa o DirectML (por isso só funciona no W10). Tem vários lugares onde a Nvidia e a própria MS falam sobre essa parceria (inclusive a nvidia ajudou a criar parte do DirectML).


xTFEukJ.png

Sim! DLSS é compatível com as bibliotecas do DirectML.

Os jogos next-gen vão funcionar com o DXR e DirectML tanto no Xbox como no PC (Nvidia ou AMD) para fornecer ray-tracing e super sampling.

Alguns jogos além do DXR e DirectML, que a Nvidia ajudar no desenvolvimento ($$) vão incluir também o RTX e DLSS que são as implementações fechadas da Nvidia.

Aí é onde a Nvidia vai fazer o marketing dela dizendo que DLSS tem mais qualidade que DirectML... e que o RTX tem mais raios que o DXR.
 
Sim! DLSS é compatível com as bibliotecas do DirectML.

Os jogos next-gen vão funcionar com o DXR e DirectML tanto no Xbox como no PC (Nvidia ou AMD) para fornecer ray-tracing e super sampling.

Alguns jogos além do DXR e DirectML, que a Nvidia ajudar no desenvolvimento ($$) vão incluir também o RTX e DLSS que são as implementações fechadas da Nvidia.

Aí é onde a Nvidia vai fazer o marketing dela dizendo que DLSS tem mais qualidade que DirectML... e que o RTX tem mais raios que o DXR.
No caso, não é pra confundir DirectML com coisas de supersampling. O directML é só uma API para operações de ML (como poolinv, conv, lstm, etc etc), estilo as q vc encontra no tensorflow ou pytorch, mas diretas no kernel. Pode ler mais sobre aqui.

A nvidia aparentemente faz uso dessa API (ao invés de algo totalmente proprietário) pra mandar os comandos a nível de sistema operacional, enquanto o DirectML que é o responsável por conversar com o driver e GPU em si. Outra tecnologia de Supersamspling feita pela própria MS ou AMD que use o DirectML como base tb provavelmente vai ter esse nome, mas o DirectML por si só NÃO É já a ferramenta para supersampling em si.

Vale lembrar que a própria Nvidia também ajudou a fazer a implementação do DXR, bem como fez os patches de ray tracing do Vulkan.
 
No caso, não é pra confundir DirectML com coisas de supersampling. O directML é só uma API para operações de ML (como poolinv, conv, lstm, etc etc), estilo as q vc encontra no tensorflow ou pytorch, mas diretas no kernel. Pode ler mais sobre aqui.

A nvidia aparentemente faz uso dessa API (ao invés de algo totalmente proprietário) pra mandar os comandos a nível de sistema operacional, enquanto o DirectML que é o responsável por conversar com o driver e GPU em si. Outra tecnologia de Supersamspling feita pela própria MS ou AMD que use o DirectML como base tb provavelmente vai ter esse nome, mas o DirectML por si só NÃO É já a ferramenta para supersampling em si.

Vale lembrar que a própria Nvidia também ajudou a fazer a implementação do DXR, bem como fez os patches de ray tracing do Vulkan.

Eu sei que o directml não é o supersampling, não tem nome ainda um super sampling da AMD por isso me referi como directml, eu disse que o dlss usa as "bibliotecas" do directML por isso.
 
Eu sei que o directml não é o supersampling, não tem nome ainda um super sampling da AMD por isso me referi como directml, eu disse que o dlss usa as "bibliotecas" do directML por isso.
Nesse caso foi má interpretação minha então, my bad.
 
Meio off topic mas estava olhando no facebook e a galera tá comentando q o PS5 no Paraguaio tá saindo U$800, fazendo uma conversão direta dá quase R$4600, a loja q explode fez pré venda dele acho q por R$4999 e ainda tinha cupom de desconto q deixava na casa dos 4,7k pra quem era prime teve o cupom de 15% pra consoles q deixava ele por 4,3k ou seja ela colocou valores bons de pré-venda no PS5 e nas RTX3080, mas parece q chutou o balde com a RTX3070 :olar:
Mas pra quem pretende pegar uma AMD ou as futuras RTX3000ti na pré-venda é bom ficar esperto com os primeiros lotes

Já é a segunda 3080 que que comentam que morreu aqui no tópico, as duas são Gigabyte eu acho.
Nem pra minha 2080 super da Gigabyte morrer e eu receber o valor da nota fiscal, eu tenho tanta sorte com Hardware q é capaz de eu socar OC nela 24/7 e ela sobreviver até março de 2024 q é quando acaba a garantia kkkkk
 
Alguém conseguiu comprar essas placas recentemente?? um amigo tinha mandado mensagem de manhã na semana passada, quando fui ver de tarde já tinha "esgotado"

sa jeansgrassa tá esgotada em todo lugar, só sobrou uns mongol vendendo a 3080 no mercado livre por 10 mil mas nem considero.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo