[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Então galera, instalei a placa ontem. Eu usava um suporte da Cooler Master pra usar a placa na vertical e quando liguei, a placa não deu vídeo. Tirei o suporte e instalei a placa direto no slot PCI e funcionou na hora. Não sei se é porque o extensor PCI da Cooler Master era PCI 3.0, mas não deu de jeito nenhum, cheguei a desmontar ele do gabinete pra testar e mesmo assim não foi.

Fiz um teste rápido no 3DMark e aparentemente tá tudo certo:
Clock da GPU:
- Base: 1.575Mhz
- Médio: 1.861Mhz
- Máximo: 1.935Mhz
Só para referência, no site da Gainward fala que a 3070Ti Phoenix tem um boost clock máximo de 1.770Mhz, mas nos testes passou um pouco disso, não achei ruim não.

Clock das mémorias:
- Se manteve estável em 1.188Mhz, assim como está no site do TechPowerUP. No site da Gainward tá escrito "Velocidade do clock da memória: 9500 Mhz (19Gbps)". Qual seria essa diferença pro "Memory Clock" descrito no site do TechPowerUP? Os valores tão muito diferentes, tô um pouco perdido nessa parte.

Durante um teste rapido do GPU-Z eu vi no HWInfo que o "GPU Memory Clock" chegou em 2.375Mhz, qual seria a diferença dele pros 1.188 Mhz marcados pelo 3DMark? Em relação a temperatura, o sensor é esse "GPU Memory Junction Temperature" mesmo, né? 70ºC é um bom número pra essa situação?

xY7JcYH.jpg

Hoje a noite eu vou testar no 3DMark e marcar pelo HWInfo, porque nessa madrugada eu fiz só pelo 3DMark mesmo, só peguei o relatório que ele dá no final.

Temperatura:
- Bem fria, a máxima ficou em torno de 70ºC, no Windows sempre na casa dos 35~40ºC. Ainda não joguei de fato com ela, vou fazer isso hoje a noite.

É isso, na minha visão a placa tá 100%! Só queria entender essa questão das memórias, mas pelos números e pela experiência na prática tá tudo certo.

Vlw!
Não funciona com o suporte 3.0 porque você tem que setar na bios o slot principal do PCI-E em 3.0.
Se ficar em 4.0 ou automático, não vai dar vídeo
Abcs
 
Clock das mémorias:
- Se manteve estável em 1.188Mhz, assim como está no site do TechPowerUP. No site da Gainward tá escrito "Velocidade do clock da memória: 9500 Mhz (19Gbps)". Qual seria essa diferença pro "Memory Clock" descrito no site do TechPowerUP? Os valores tão muito diferentes, tô um pouco perdido nessa parte.

Durante um teste rapido do GPU-Z eu vi no HWInfo que o "GPU Memory Clock" chegou em 2.375Mhz, qual seria a diferença dele pros 1.188 Mhz marcados pelo 3DMark? Em relação a temperatura, o sensor é esse "GPU Memory Junction Temperature" mesmo, né? 70ºC é um bom número pra essa situação?
Dependendo do software utilizado é normal haver essa diferença de leitura (GDDR, QDR, etc.) mas a matemática é simples:

1188 x 8 = 9504
2375 x 4 = 9500
Tudo certo com os clocks e as temperaturas estão ótimas também, parabéns pela compra :joia:
 
Eu peguei uma 3080ti Gainward Phoenix usadinha, mas infelizmente a minha não tava legal, rodava qualquer coisa, em menos de 1min a placa tava batendo 90c no core e 110c no hotspot, daí o clock já caia pra menos de 1300mhz.. complicado, pior que visualmente a placa tava impecável, não parecia ter sido aberta, veio bem embalada. To vendo com a senhora OLX pra devolver agora.
na epoca da mineração passaram 3 3080 phoenix novas na minha mão. Todas elas tinham péssimos thermal pads, atingiam 110º nas memorias em menos de 5 minutos minerando. Conforme falado pelo colega acima as vezes vale a pena ver com vendedor se ele não reembolsa um valor pra vc trocar a pasta e os pads.
 
na epoca da mineração passaram 3 3080 phoenix novas na minha mão. Todas elas tinham péssimos thermal pads, atingiam 110º nas memorias em menos de 5 minutos minerando. Conforme falado pelo colega acima as vezes vale a pena ver com vendedor se ele não reembolsa um valor pra vc trocar a pasta e os pads.
cara, pior que jogando as memórias ficavam nos 80~90c.. o problema era o core e o hotspot mesmo, que jogava a frequência lá pra baixo, mesmo com undervolt não resolvia o problema, no máximo retardava um pouco, OLX aceitou a devolução, já mandei ela de volta.
 
Eu peguei uma 3080ti Gainward Phoenix usadinha, mas infelizmente a minha não tava legal, rodava qualquer coisa, em menos de 1min a placa tava batendo 90c no core e 110c no hotspot, daí o clock já caia pra menos de 1300mhz.. complicado, pior que visualmente a placa tava impecável, não parecia ter sido aberta, veio bem embalada. To vendo com a senhora OLX pra devolver agora.
Caramba mano, que triste. Ainda bem que essa daqui tá rodando lisa, acabei de jogar umas 3 horinhas de Warzone 2.0 e foi uma maravilha 😍


Não funciona com o suporte 3.0 porque você tem que setar na bios o slot principal do PCI-E em 3.0.
Se ficar em 4.0 ou automático, não vai dar vídeo
Abcs
Excelente observação, vou fazer isso depois, a placa na vertical fica muito mais bonita no meu gabinete, tô até estranhando ela assim hehe.


Dependendo do software utilizado é normal haver essa diferença de leitura (GDDR, QDR, etc.) mas a matemática é simples:

1188 x 8 = 9504
2375 x 4 = 9500
Tudo certo com os clocks e as temperaturas estão ótimas também, parabéns pela compra :joia:
Caramba, eu nunca ia pensar nisso kkkk, muito obrigado pela ajuda, galera! Agora vou destruir nos joguinhos.

Vlw!
 
E eu que encontrei minha finada 7600 da Zorgis aqui? Era uma marca boa?
 
TEm alguma vantagem instalar o Nvidia Studio Driver?
 
Qual preço justo para uma RTX 3080 TI EVGA com garantia até agosto/2024, com NF, comprada na Kabum?
 
Qual preço justo para uma RTX 3080 TI EVGA com garantia até agosto/2024, com NF, comprada na Kabum?
fica esperto, dependendo do codigo da GPU tu não vai ter garantia não:

somente alguns códigos tem garantia de 'second-hand' e tem que mandar pro exterior, e tem que ter comprovante de compra/transferência do comprador original

mas no geral eu não pago mais de 1/3 do valor de uma nova atual em usado, se for pra pagar mais que isso prefiro comprar novo e ter garantia sem ter dor de cabeça
 
fica esperto, dependendo do codigo da GPU tu não vai ter garantia não:

somente alguns códigos tem garantia de 'second-hand' e tem que mandar pro exterior, e tem que ter comprovante de compra/transferência do comprador original

mas no geral eu não pago mais de 1/3 do valor de uma nova atual em usado, se for pra pagar mais que isso prefiro comprar novo e ter garantia sem ter dor de cabeça
É, aí complicou... pior q o cara tá com NF e tudo certinho... e me enviou até vídeos de testes da placa funcionando. E se a EVGA não tem representação aqui no BR daí lascou até pra eventual ação judicial... vou procurar ver com ele o sufixo da placa dele.


EDIT: falei com ele e o sufixo dela está coberto pela garantia de "segunda mão"... e ainda tem a NF da Kabum, que, em TESE, ainda poderia ser acionada. Vou arriscar, até pq ele tá aceitando um SSD meu que tá encalhado aqui e vou voltar pra ele "só" 3,4k. Essa placa tem uma das melhores construções que já vi, mto bem avaliada, mais difícil de dar ruim...
 
Última edição:
Nada de DLSS3.0 nelas?
 
É, aí complicou... pior q o cara tá com NF e tudo certinho... e me enviou até vídeos de testes da placa funcionando. E se a EVGA não tem representação aqui no BR daí lascou até pra eventual ação judicial... vou procurar ver com ele o sufixo da placa dele.


EDIT: falei com ele e o sufixo dela está coberto pela garantia de "segunda mão"... e ainda tem a NF da Kabum, que, em TESE, ainda poderia ser acionada. Vou arriscar, até pq ele tá aceitando um SSD meu que tá encalhado aqui e vou voltar pra ele "só" 3,4k. Essa placa tem uma das melhores construções que já vi, mto bem avaliada, mais difícil de dar ruim...

Excelente preço numa 3080 Ti, mesmo dando em troca um SSD.
 
Preço de saldão mesmo.
 
pessoal, para testes quais programas vocês sugerem?
pesquisando por cima, seria furmark, 3DMark + timespy?
não é por nenhum motivo especial, só ainda não testei minha 3060ti mesmo
instalei ela, fiquei jogando, o máximo que fiz foi olhar o uso e temperatura no Afterburner/hw monitor
 
pessoal, para testes quais programas vocês sugerem?
pesquisando por cima, seria furmark, 3DMark + timespy?
não é por nenhum motivo especial, só ainda não testei minha 3060ti mesmo

Time Spy é um bom teste para comparativo.
 
  • Curtir
Reações: Thw
Excelente preço numa 3080 Ti, mesmo dando em troca um SSD.

Preço de saldão mesmo.

Pois é, foi um achado.. e o cara parece ser super de confiança. Mandou vídeos da placa, teste de stress, disse q a placa tá zerada e 100%. Ele não comentou, mas deve ter pegado uma série 40.

Esse SSD q estou dando é um externo de 2TB, mto difícil de vender. Já estou com ele na OLX tem meses e nada.... ele aceitou o SSD (vale uns 1,5k), mais os 3,4k. Até domingo devo estar com a placa em mãos se correr tudo bem.
 
salve rapazeada, uma duvida, tenhoa a rtx 3070 da asus, dual fan, e monitorando as temperaturas vi o hotspot quente, acim dos 100 graus, enquanto a informacao da gpu normal ficava abaixo dos 70, essa temperatura do hotspot é alta assim mesmo ou algo esta errado? segue os prints

#edit prints jogando the witcher com ray tracing tudo no ultra
em jogos como fifa e csgo a temp fica muito abaixo disso
CsV98lO.png
xq9H2tI.png
 
Última edição:
É, aí complicou... pior q o cara tá com NF e tudo certinho... e me enviou até vídeos de testes da placa funcionando. E se a EVGA não tem representação aqui no BR daí lascou até pra eventual ação judicial... vou procurar ver com ele o sufixo da placa dele.


EDIT: falei com ele e o sufixo dela está coberto pela garantia de "segunda mão"... e ainda tem a NF da Kabum, que, em TESE, ainda poderia ser acionada. Vou arriscar, até pq ele tá aceitando um SSD meu que tá encalhado aqui e vou voltar pra ele "só" 3,4k. Essa placa tem uma das melhores construções que já vi, mto bem avaliada, mais difícil de dar ruim...
Fica tranquilo, todas as 3080ti´s Evga são KL(L=LHR), vc vai estar dentro da garantia.
 
salve rapazeada, uma duvida, tenhoa a rtx 3070 da asus, dual fan, e monitorando as temperaturas vi o hotspot quente, acim dos 100 graus, enquanto a informacao da gpu normal ficava abaixo dos 70, essa temperatura do hotspot é alta assim mesmo ou algo esta errado? segue os prints

#edit prints jogando the witcher com ray tracing tudo no ultra
em jogos como fifa e csgo a temp fica muito abaixo disso
CsV98lO.png
xq9H2tI.png

O que tenho visto, normalmente, é a temperatura do hot spot uns 10 ºC acima da temperatura da GPU.
Aqui, jogando, a minha GPU temp fica em torno de 66 ºC e o hot spot a uns 76 a 78 ºC.
 
O que tenho visto, normalmente, é a temperatura do hot spot uns 10 ºC acima da temperatura da GPU.
Aqui, jogando, a minha GPU temp fica em torno de 66 ºC e o hot spot a uns 76 a 78 ºC.
entao, em jogos mais simples a temp fica por volta disso mesmo, 10 a 15 acima da gpu, agr quando testei no the witcher bateu essa temp ai no hotspot
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo