[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Algumas horas de jogatina na 3060ti gddr6x, modelo da Galax duas fans.
Meu gabinete não tem um bom fluxo de ar, é um Thermaltake V200 com uma fan de exaust e uma fan na frente.

Sem-t-tulo.png

O que acham da temperatura?
acho que não esta fria mas dentro do aceitável
Se não fez ainda, faz undervolt, nessas placas mais de entrada dual fans em especial, é uma vida de diferença, eu tinha uma 3060ti twin edge da Zotac, com undervolt a performance melhorou um pouquinho, mas o consumo e a temperatura diminuíram bastante.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Thw
Tenho a 3070 da Galax. Aqui o hotspot não passa de 78 graus em dias mais quentes.

É a mesma solução térmica se for a dual fan, mas como essa usa GDDR6X e está em um case pouco ventilado, diferença é grande de temp. por causa da memória.
 
  • Curtir
Reações: Thw
Fizesse alguma curva de fan ou tas deixando no auto? Geralmente no auto a fan só liga aos 60c... Acho 81 graus quente... Memória tá normal, ela é quente mesmo...

Captura-de-tela-2023-01-11-131422.png
ta no auto mesmo
sem configurar nada
Se não fez ainda, faz undervolt, nessas placas mais de entrada dual fans em especial, é uma vida de diferença, eu tinha uma 3060ti twin edge da Zotac, com undervolt a performance melhorou um pouquinho, mas o consumo e a temperatura diminuíram bastante.
beleza, vou dar uma estudada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É a mesma solução térmica se for a dual fan, mas como essa usa GDDR6X e está em um case pouco ventilado, diferença é grande de temp. por causa da memória.
a frente é praticamente fechada do gabinete, tem apenas na parte lateral da frente uma abertura de 2 cm que não é totalmente aberta ainda.
 
É a mesma solução térmica se for a dual fan, mas como essa usa GDDR6X e está em um case pouco ventilado, diferença é grande de temp. por causa da memória.
Pode ser por conta das memórias mesmo.
Meu gabinete é conhecido por não ter uma boa ventilação, mas aqui as temperaturas ficam muito boas.
 
Na prática isso fica meio irrelevante pq esses detalhes de implementação quem toma conta é a engine, e a maioria dos jogos são feitos usando alguma engine grande que já abstrai tudo pra eles.

Mais ou menos, porque a engine vai te dar um modelo genérico, você ainda precisa customizar para ficar como os designers desejam.
O que as engines fazem é ganhar tempo. Ao invés de escrever uma função do zero, eu modifico um modelo pré-pronto. Mas dependendo do que se almeja, pode virar algo totalmente diferente. Por isso que os jogos, mesmo usando a mesma engine, são bem diferentes e se comportam de formas diferentes.
 
Mais ou menos, porque a engine vai te dar um modelo genérico, você ainda precisa customizar para ficar como os designers desejam.
O que as engines fazem é ganhar tempo. Ao invés de escrever uma função do zero, eu modifico um modelo pré-pronto. Mas dependendo do que se almeja, pode virar algo totalmente diferente. Por isso que os jogos, mesmo usando a mesma engine, são bem diferentes e se comportam de formas diferentes.
Mas até onde sei eles dificilmente escrevem algo baixo nível ao ponto da API ser relevante. Até coisas de física e tal escrevem usando a api da engine ao invés do que tem por baixo.
Pelo menos em engines feito unreal, cryengine, Godot e unity é assim.

A questão de modelos, texturas e tal não tem muito a ver com a parte de programação em si.
 
O dx12 (e o vulkan) dão impressão de usar mais processamento pq eles são feitos dando mais liberdade pro desenvolvedor e são mais fáceis de usar em sistemas multi cores modernos.
DX11 e opengl são mais travados, abstraem mais coisas e são mais fáceis de usar mas são bem limitados no que o dev pode fazer e limitam muito o paralelismo, então single core é bem mais importante.
Colega o que o DX12 permite e antes o DX11 fazia de forma quase automatica é o gerenciamento e organização de threads, no DX12 o programador deve gerenciar as threads no código, mas muitos ainda não parecem saber lidar com essa liberdade, aliás é algo de que muitos deles reclamaram da arquitetura do PS3 (se lembra?), pois programar para o CELL exigia saber muito bem o que fazer com as threads, enfim hoje o DX12 dá essa liberdade, a tecnologia avançou pra isso, mas a capacidade técnica de muitos estudios está abaixo disso e por isso vemos tanta dificuldade e bobagem saindo como resultado.
 
Colega o que o DX12 permite e antes o DX11 fazia de forma quase automatica é o gerenciamento e organização de threads, no DX12 o programador deve gerenciar as threads no código, mas muitos ainda não parecem saber lidar com essa liberdade, aliás é algo de que muitos deles reclamaram da arquitetura do PS3 (se lembra?), pois programar para o CELL exigia saber muito bem o que fazer com as threads, enfim hoje o DX12 dá essa liberdade, a tecnologia avançou pra isso, mas a capacidade técnica de muitos estudios está abaixo disso e por isso vemos tanta dificuldade e bobagem saindo como resultado.
Eu tenho um PS3 aqui com linux, comprei justamente pra brincar com o CELL kkkkkk

De toda forma, vc saiu de um assunto e pulou pra outro nada a ver falando só de forma superficial feito quem leu algo na wikipedia rapidinho, acho que não tem muito oq falar mais.
 
Algumas horas de jogatina na 3060ti gddr6x, modelo da Galax duas fans.
Meu gabinete não tem um bom fluxo de ar, é um Thermaltake V200 com uma fan de exaust e uma fan na frente.

Sem-t-tulo.png

O que acham da temperatura?
acho que não esta fria mas dentro do aceitável
abri a tampa de vidro e houve até uma melhora razoável
8ºc a 10º +-
Sem-t-tulo.png


20230111-153600.jpg

20230111-153636.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Captura-de-tela-2023-01-11-162409.png
 
Última edição:
Alguém aqui tem uma rtx 3080 ti ou a de 12gb que queira vender no precinho maroto?

Queria 4070ti mas…..o preço e o desempenho são decepcionantes!
 
abri a tampa de vidro e houve até uma melhora razoável
8ºc a 10º +-
Sem-t-tulo.png


20230111-153600.jpg

20230111-153636.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Captura-de-tela-2023-01-11-162409.png
Esse gabinete parece o husky de um amigo meu, ele tirou foi é a tampa frontal
Tadinho do gabiente, ta todo depenado na frente
Porém as temperaturas do processador e da vga cairam assim também, cerca de 10 graus
 
Mas até onde sei eles dificilmente escrevem algo baixo nível ao ponto da API ser relevante. Até coisas de física e tal escrevem usando a api da engine ao invés do que tem por baixo.
Pelo menos em engines feito unreal, cryengine, Godot e unity é assim.

A questão de modelos, texturas e tal não tem muito a ver com a parte de programação em si.

Pelo contrário, continuam escrevendo em baixo nível. Desenvolvimento em console é basicamente igual ao desenvolvimento de software embarcado. Claro que depende do escopo do game vs hardware. Às vezes para fazer algo diferenciado, é preciso ir a fundo.
As APIs da Sony sempre foram ruins até que mudaram isso no PS4. A Microsoft sempre teve boas APIs por conta do DX. Já a Nintendo era outra ruim e só veio a melhor por esforço da Nvidia com o Switch.

Quando falei em modelo, quis dizer em algo pré-pronto. Vamos supor, quero que quando um personagem entre na água, as texturas das roupas mudem de cor para ter uma aparência de molhado. Beleza, a engine pode oferecer um código que faça isso. Porém, digamos que eu queira que quando mudar de cor, efeitos de pingos de água caiam no chão e mude também o aspecto das cores da textura do chão, que o personagem começa a emitir uma animação de "frio", enfim, n possibilidades nas quais é impossível a engine prever, mas ao mesmo tempo ela pode te dar um pontapé para não ter que escrever do zero.

E aí como todo recurso adicionado tem custo de performance, o desenvolvedor precisa saber balancear além do que a engine oferece. Tanto que uma falha comum em jogos de PCs ultimamente tem sido a compilação de shaders em tempo real. Um jogo que utilizar muitos shaders (shader é um programinha qualquer pra GPU executar), a performance fica comprometida, porque eles ficam concorrendo recursos. Aí vai depender de um bom desenvolvedor, criar técnicas para que os shaders não impactem na performance do jogo, como pré-compilar eles ou mesmo fazer com que eles compilem de forma assíncrona. Ou diminuir a quantidade sem afetar o visual, enfim, não chega a ser escovar bits como era antigamente, mas ainda é algo que precisa ser feito com mais profundidade.

Se olhar as vagas de empregos de empresas de games, verá que há provavelmente alguém específico só para lidar com APIs.

Sempre lembro que o que denunciou a ida da Sony para os PCs foi a Naughty Dog. Em uma vaga de emprego, ela pediu experiência com arquiteturas Nvidia e AMD, DirectX 12, sendo que os consoles Playstation não usavam isso.

232040-2.jpg
 
abri a tampa de vidro e houve até uma melhora razoável
8ºc a 10º +-
Sem-t-tulo.png


20230111-153600.jpg

20230111-153636.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Captura-de-tela-2023-01-11-162409.png

Os dois fans estão como exaustores (tirando o ar de dentro do gabinete pra fora.
Mude o frontal de posição, colocando com intake (ar de fora pra dentro).
Acredito que isso ajudará também nas temperaturas da VGA.
 
  • Curtir
Reações: Thw
Os dois fans estão como exaustores (tirando o ar de dentro do gabinete pra fora.
Mude o frontal de posição, colocando com intake (ar de fora pra dentro).
Acredito que isso ajudará também nas temperaturas da VGA.
Verdade
A fan da frente tá errada mesmo
 
Aqui uma foto do suporte e da caixa da placa, é um modelo de uma marca chamada Maxsun. Além dessas peças do suporte, veio uns parafusos.



Tem esse video desse cara falando sobre a placa, ele até menciona o suporte, mas não fala sobre como instala-lo.


As duas peças menores encaixam uma na outra com oda pra ver no vídeo e as duas encaixam na maior peça ai, na altura da sua placa

É o que eu entendo
 
abri a tampa de vidro e houve até uma melhora razoável
8ºc a 10º +-
Sem-t-tulo.png


20230111-153600.jpg

20230111-153636.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Captura-de-tela-2023-01-11-162409.png
Os dois fans estão como exaustores (tirando o ar de dentro do gabinete pra fora.
Mude o frontal de posição, colocando com intake (ar de fora pra dentro).
Acredito que isso ajudará também nas temperaturas da VGA.
corrigi a fan
melhorou dois graus, tampa aberta
a terceira é do jeito certo 😂 😂
Sem-t-tulo.png
 
Eu tenho um PS3 aqui com linux, comprei justamente pra brincar com o CELL kkkkkk

De toda forma, vc saiu de um assunto e pulou pra outro nada a ver falando só de forma superficial feito quem leu algo na wikipedia rapidinho, acho que não tem muito oq falar mais.
Então de sua aula....nos ensine, diga nos a verdade!
 
corrigi a fan
melhorou dois graus, tampa aberta
a terceira é do jeito certo 😂 😂
Sem-t-tulo.png
Melhora de 2 graus com a tampa aberta é bem significativo.
Veja com a tampa fechada e compare com antes.
 
Melhora de 2 graus com a tampa aberta é bem significativo.
Veja com a tampa fechada e compare com antes.
melhorou 5ºc
com a tampa aberta, melhora 5ºc em relação a tampa do gabinete fechada com a fan instalada corretamente.
Acho que vou deixar o gabinete aberto, só vou acompanhar como fica a sujeira, mas meu gabinete fica na parede, longe da mesa e numa altura mais alta, acho que não vai sujar tanto mais.
 
melhorou 5ºc
com a tampa aberta, melhora 5ºc em relação a tampa do gabinete fechada com a fan instalada corretamente.
Acho que vou deixar o gabinete aberto, só vou acompanhar como fica a sujeira, mas meu gabinete fica na parede, longe da mesa e numa altura mais alta, acho que não vai sujar tanto mais.

Tenta por mais duas fans na frente e uma em cima... Sempre lembrando que o ideal é ter uma pressão positiva dentro do gabinete, mais ar entrando, isso cria um fluxo de saída de ar quente, não fazendo ele ficar dentro do gabinete...

Sobre deixar o gabinete aberto acho ruim pelo fato de conseguir limpar a placa de vídeo sem abrir ela... Aqui meu gabinete é todo fechado e com filtro de ar... Sujeira é uma naba... hehehe
 
  • Curtir
Reações: Thw
Olá pessoal, qual é a melhor rx 6800 asrock ou a rtx 3070 ti? a rx tá por 540 dólares e a rtx 580 dólares
 
Olá pessoal, qual é a melhor rx 6800 asrock ou a rtx 3070 ti? a rx tá por 540 dólares e a rtx 580 dólares
Dificil cara.. as duas no geral tem performance bem parecida, a 6800 consome menos, roda mais fria normalmente e tem 16gb, já a 3070ti tem desempenho melhor em RT e drivers melhores..
Eu particularmente pegaria a 6800.. mas qualquer uma das duas vai ser uma boa compra.
 
Última edição:
RTX 3080 TI Galax SC ou Zotac Trinity?
Serão novas, o modelo zotac me agrada mais visualmente
Porem a garantia da galax é um grande atrativo
 
Olá pessoal, qual é a melhor rx 6800 asrock ou a rtx 3070 ti? a rx tá por 540 dólares e a rtx 580 dólares
Se vc mira jogos competitivos(Apex, Warzone 2, etc...) vá de 6800.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo