• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Galera, coloquei minha 3080 a venda e tenho uma dúvida. Quando vendem vga por plataformas online, vocês costumam mandar a nota fiscal numa boa? Pergunto por que sempre vendi minhas vgas anteriores para amigos e nunca precisaram acionar garantia nem nada e se precisassem eu mesmo faria todo o processo já que a nota está em meu nome, e com certeza faria o mesmo pela pessoa que comprar agora. Pergunto pelo fato de a nota conter dados pessoais, endereço e tal. Pergunta boba mas vai que, né? Valeu!
Sempre mandei com tudo.
 
Galera, coloquei minha 3080 a venda e tenho uma dúvida. Quando vendem vga por plataformas online, vocês costumam mandar a nota fiscal numa boa? Pergunto por que sempre vendi minhas vgas anteriores para amigos e nunca precisaram acionar garantia nem nada e se precisassem eu mesmo faria todo o processo já que a nota está em meu nome, e com certeza faria o mesmo pela pessoa que comprar agora. Pergunto pelo fato de a nota conter dados pessoais, endereço e tal. Pergunta boba mas vai que, né? Valeu!

Se já estivessem te pescando, já era.

Pode mandar a NF depois do SN registrado.

Fonte: eu.
 
Pretendo fazer a troca da pasta térmica e thermal pads, porem não sei onde comprar thermal pads de qualidade.

Olhei por ai e tem um da marca "Implastec". É suficiente?
 
Achei um nvlink "pirata" que fizeram uma vez:

Infelizmente tá descontinuado, parece que só fizeram um lote. Consegui entrar em contato com o cara que fez pra ver se ele libera os esquemáticos e BOM, aí qualquer coisa eu mesmo mando fazer minha ponte gastando menos de 200 reais.
 
Pretendo fazer a troca da pasta térmica e thermal pads, porem não sei onde comprar thermal pads de qualidade.

Olhei por ai e tem um da marca "Implastec". É suficiente?

Sim, os últimos produtos deles são muito bons. Eles tem thermal putty tbm, caso não saiba as espessuras.
 

NVIDIA descontinua GPUs GeForce GTX 16, o fim da série GTX​


NVIDIA desliga a série GeForce GTX 16​

A série GTX 16 não é mais distribuída a parceiros.
CXCavm0.png

Assim que o estoque restante de GTX 16 se esgotar, não haverá mais placas baseadas nesta arquitetura Turing sendo enviadas para parceiros, distribuidores, varejistas e, em última análise, para jogadores. Fontes chinesas relatam que o roteiro de produto mais recente confirma que o produto foi descontinuado e não será mais reabastecido.

A notícia segue os rumores de dezembro do ano passado de que no primeiro trimestre de 2024, a NVIDIA está planejando descontinuar totalmente sua popular série de gama média que não possuía ray tracing e suporte para aceleração DLSS. Essas placas também foram os últimos modelos da série GTX, já que a NVIDIA agora mudou totalmente para a marca RTX.

De acordo com o roteiro de produtos de GPU NVIDIA, a série GTX 16 foi completamente descontinuada no primeiro trimestre de 2024. Atualmente, todo o estoque restante de GPU foi alocado para fabricantes da marca AIC até que seus estoques se esgotem.

Em outras palavras, a NVIDIA encerrou oficialmente a produção das GPUs da série GTX 16, declarando a missão histórica de descontinuar as placas gráficas GTX 1660S, 1660, 1650 e 1630. No futuro, nem a NVIDIA nem os principais fabricantes da marca AIC fornecerão GPUs GTX 16 para parceiros de canal. Estima-se que o estoque restante da série GTX 16 no mercado será consumido nos próximos 1-3 meses.”

— Canais do Conselho (tradução)

Os últimos modelos restantes que ainda estavam no mercado são a GTX 1650 e a GTX 1630. Essas placas agora seguem os lançamentos anteriores, incluindo os modelos GTX 16 SUPER que não são mais fornecidos pela NVIDIA.

Como mencionamos anteriormente, isso significa que o nível mais baixo da linha NVIDIA agora mudará para a série RTX 20. Tecnicamente, isso torna o RTX 2050 móvel e o RTX 3050 de desktop os novos modelos básicos.

A NVIDIA ainda oferece suporte para a série GTX 16 por meio de novos drivers. Na verdade, a empresa ainda oferece suporte à série GTX 700, então é muito improvável que o suporte ao driver GTX 16 seja abandonado tão cedo. No entanto, os jogadores podem achar cada vez mais difícil encontrar esses cartões nas prateleiras

CyfODOM.png


Fonte: Board Channels
 
E aí, galera. Beleza?!

Tenho o computador da assinatura e quase não estou jogando no momento.
Estou querendo fazer um upgrade para dar uma incentivada a pegar algum jogo.

Amigo meu está no Texas e vem ao BR em julho, ofereceu a oportunidade caso eu quisesse algo de lá, e deu a sugestão de pegar uma GPU usada, pois lá o mercado gira bem rápido.
Acabei pesquisando umas placas usadas por aqui (OLX e Facebook) também não achei o preço tão ruim.

Estou mirando em 3070 ti, 3080 ou 3080 ti.
3080 ti seria mais para dar uma potência maior para os jogos, como também pensando em longevidade.
3070 ti seria para, mesmo fazendo um upgrade considerável, não iria gastar muito.

Pelos preços que vi, em uma breve pesquisa nos últimos dias, ontem e hoje, vi que, com uma boa compra, gastaria o seguinte:

3070ti = 2200~2300
3080 = 2500~2600
3080ti = 3k +/-

Martket place do Facebook acha alguns anúncios aqui na região.
Caso consiga a opção de testar a placa, colocando algum 3d mark (ou similar), consigo saber a saúde da placa?!
Tem uns revendedores que oferecem 90 dias de garantia. Não sei se a cumprem.

3080ti daria uma longevidade por um bom tempo, né?!
Vejo a galera falando que uma falha das 4070 ti é não ter 16GB, então a 3080ti também estaria longe disso, mas, como não jogo muito e não sou tão entusiasta, por uma boa compra eu pegaria a 3070 ti.

Valeu.
 
E aí, galera. Beleza?!

Tenho o computador da assinatura e quase não estou jogando no momento.
Estou querendo fazer um upgrade para dar uma incentivada a pegar algum jogo.

Amigo meu está no Texas e vem ao BR em julho, ofereceu a oportunidade caso eu quisesse algo de lá, e deu a sugestão de pegar uma GPU usada, pois lá o mercado gira bem rápido.
Acabei pesquisando umas placas usadas por aqui (OLX e Facebook) também não achei o preço tão ruim.

Estou mirando em 3070 ti, 3080 ou 3080 ti.
3080 ti seria mais para dar uma potência maior para os jogos, como também pensando em longevidade.
3070 ti seria para, mesmo fazendo um upgrade considerável, não iria gastar muito.

Pelos preços que vi, em uma breve pesquisa nos últimos dias, ontem e hoje, vi que, com uma boa compra, gastaria o seguinte:

3070ti = 2200~2300
3080 = 2500~2600
3080ti = 3k +/-

Martket place do Facebook acha alguns anúncios aqui na região.
Caso consiga a opção de testar a placa, colocando algum 3d mark (ou similar), consigo saber a saúde da placa?!
Tem uns revendedores que oferecem 90 dias de garantia. Não sei se a cumprem.

3080ti daria uma longevidade por um bom tempo, né?!
Vejo a galera falando que uma falha das 4070 ti é não ter 16GB, então a 3080ti também estaria longe disso, mas, como não jogo muito e não sou tão entusiasta, por uma boa compra eu pegaria a 3070 ti.

Valeu.

Por esse valor, você consegue uma 4070 Super NOVA nos EUA.
Eu esperaria até julho.
Outra coisa a se avaliar é o gargalo do CPU. Vai jogar em qual resolução?
 
Por esse valor, você consegue uma 4070 Super NOVA nos EUA.
Eu esperaria até julho.
Outra coisa a se avaliar é o gargalo do CPU. Vai jogar em qual resolução?
Olhei no amazon.com e no newegg e achei umas 4070 na faixa dos 560 dólares, uma Gigabyte, dá para monitorar talvez melhores opções.

Considerando os acréscimos e considerando uma boa oferta. Talvez eu gaste por volta disso.
Vai ficar na casa dos 3 mil.

Eu prezo muito pela garantia, esse é meu receio em comprar algo usado. Pela breve pesquisa também, a 3080ti é levemente superior e a 3080 é inferior à 4070.

O problema é, pelo que vi, nenhuma marca oferece garantia global. Se der problema na VGA não serei coberto pela garantia no BR.
Posso até enviar a placa para meu amigo acionar a garantia por lá, caso seja necessário, mas, no retorno, não poderia ser taxado pela entrada na placa no BR?
Vale a pena será?!
 
Relato de undervolt na minha 3070 Asus Dual.
Stock - 84ºC / Boost clock 1820mhz / 210W consumo - tanto no pubg e heaven benchmarking
Undervolt - 60ºC-65ºC em média / 900mv / Boost travado em 1770 que é o máximo divulgado pela asus / 130w consumo

Sem contar que as fans não ficam mais em 100%, deveria ter feito bem antes esse undervolt.
 
Vocês acham que uma 3060 TI ainda dura até o fim de 2025? Por enquanto está me atendendo, mas quero antecipar pra quando vou precisar trocar. Estimativas apenas.

Pra jogar a 60 FPS mesmo, não tenho exigências de jogar com gráficos no máximo (caso contrário estaria falando da xx80 pelo menos). Atualmente eu jogo 1440p Alto.
 
Relato de undervolt na minha 3070 Asus Dual.
Stock - 84ºC / Boost clock 1820mhz / 210W consumo - tanto no pubg e heaven benchmarking
Undervolt - 60ºC-65ºC em média / 900mv / Boost travado em 1770 que é o máximo divulgado pela asus / 130w consumo

Sem contar que as fans não ficam mais em 100%, deveria ter feito bem antes esse undervolt.

Pelo clock eu acho que dá para diminuir mais a voltagem.
 
Vocês acham que uma 3060 TI ainda dura até o fim de 2025? Por enquanto está me atendendo, mas quero antecipar pra quando vou precisar trocar. Estimativas apenas.

Pra jogar a 60 FPS mesmo, não tenho exigências de jogar com gráficos no máximo (caso contrário estaria falando da xx80 pelo menos). Atualmente eu jogo 1440p Alto.

Dura sim, o parâmetro é o PS5 e esta é superior a ele. Você ainda tem DLSS a seu favor e mods FSR3.

Não tem como prever o futuro, então sossega e troque apenas se vários jogos não estiverem rodando como você gostaria.
 
Dura sim, o parâmetro é o PS5 e esta é superior a ele. Você ainda tem DLSS a seu favor e mods FSR3.

Não tem como prever o futuro, então sossega e troque apenas se vários jogos não estiverem rodando como você gostaria.
Faz todo sentido, tinha me esquecido de relacionar aos consoles atuais.

Eu estou satisfeito, mas como GPU é algo bem caro, já estou na cabeça essa idéia de ir juntando aos poucos.
 
Vocês acham que uma 3060 TI ainda dura até o fim de 2025? Por enquanto está me atendendo, mas quero antecipar pra quando vou precisar trocar. Estimativas apenas.

Pra jogar a 60 FPS mesmo, não tenho exigências de jogar com gráficos no máximo (caso contrário estaria falando da xx80 pelo menos). Atualmente eu jogo 1440p Alto.
Eu comprei uma 3060 normal aquela de 12GB no meio do ano passado e também já pensei várias vezes nisso. Mas entro nos jogos e consigo jogar com os gráficos do meu agrado e ainda por cima a maioria em 60 FPS. Então, até aqui não tenho porque trocar. Só se a Nvidia avacalhar o mercado mais uma vez quando lançar as série 5 e forçar games a exigirem mais das GPUs como foi em 2020/2021 com o CybeBug 2077
 
Abri a minha RTX 3060 (MSI Ventus x2 OC) pra trocar a pasta térmica e tive as seguintes surpresas:

1. Ela não veio com uma thermal pad, veio uma putty roxa muito estranha, arenosa e dura, ao ponto que colocar ela na espessura do thermalpad não dava contato, tive que ir abaixando na mão até acertar (2,25mm e 2,75mm segundo a MSI https://forum-en.msi.com/index.php?attachments/rtx-3060-ti-ventus-2x-8g-ocv1-lhr-png.166075/ - placas diferentes mas chip e cooler iguais).
2. Os parafusos do backplate são chave estrela ao invés de chave philips diferente de toda placa MSI que tenho visto aberta, então não consigo nem tirar a porcaria do backplate de plástico porque nenhuma chave do meu kit entra, uma é muito pequena e a outra é muito grande.
3. De fato veio um GA104, provavelmente daquela leva de 3070 e 3070ti defeituosas que caparam pra virar outras placas.
4. não consegui desmontar a carenagem do dissipador, tem parafusos praticamente atrás dos heatpipes e a chave não entra ali sem raspar, então desisti de resolver o barulho da fan. Quando ela parar de vez eu troco.

Enfim, é muito comum as placas virem assim? Porque até onde eu sei a MSI tem usado thermalpads. A minha estava selada, com adesivo da garantia e só abri porque já faz mais de 3 meses que acabou a garantia. A propósito, comprei a TS-Putty pra substituir a que veio. Vamos ver no que dá.
 
Reapliquei a pasta térmica e coloquei TS-Putty no lugar da que veio com a placa. A diferença com a placa em uso era sempre de 10~10.5ºC. Agora é de 8~9ºC. A pressão também parece estar mais "correta" porque a temperatura máxima da placa também caiu. Antes de eu abrir era 66ºC em full load na GPU (e +10 no hotspot/memórias), depois de abrir foi pra 68 (+10 no hotspot/memórias por conta também de reutilizar a thermal putty que veio na placa e aplicar errado, estava com pouca pressão na gpu) e agora tá em 62ºC (+8~9 nas memórias, variando enquanto a GPU muda pouco, entre 61.5 e 62ºC).

OBS: Foi mais fácil aplicar essa nova por não estar ressecada e ela se "conformou" melhor. Fiz uns quadrados de 2.3 e 2.8mm, coloquei no dissipador e depois fui ajeitando, vendo com o paquímetro. com a pressão aplicada a altura é de 2mm e 2.2mm respectivamente. Também fica bem marcado onde a GPU fica, indicando que não está com pouco contato. A pasta térmica usada para a GPU foi a Arctic MX6.
 
Eu comprei uma 3060 normal aquela de 12GB no meio do ano passado e também já pensei várias vezes nisso. Mas entro nos jogos e consigo jogar com os gráficos do meu agrado e ainda por cima a maioria em 60 FPS. Então, até aqui não tenho porque trocar. Só se a Nvidia avacalhar o mercado mais uma vez quando lançar as série 5 e forçar games a exigirem mais das GPUs como foi em 2020/2021 com o CybeBug 2077
Isso. Por enquanto não tem nada que eu tenha jogado que a performace essa placa me desagradou. Mas eu penso que talvez isso não demore tanto por ser tratar de uma xx60. Só vermos a situação da 1060 hoje. Por isso que eu já estou na cabeça com ideia de pensar numa substituta no futuro. Talvez eu pegue a xx60 da época ou a xx70 de uma geração anterior.
 
Nobres colegas, quanto valeria uma 3070 galax, com um ano em meio de uso? A de dois fans. Único dono, eu, com nf e comprada na tera? Tô pensando em vender para pegar uma 4070 super.
 
Nobres colegas, quanto valeria uma 3070 galax, com um ano em meio de uso? A de dois fans. Único dono, eu, com nf e comprada na tera? Tô pensando em vender para pegar uma 4070 super.

Dá uma olhada na OLX da sua cidade, faz uma média de preço e pede um valor correspondente..
 
vale a pena uma 3070 lacrada por 2500 ?
 

Driver NVIDIA GeForce Game Ready 551.86​


desktop

laptop

Destaques​


xkeze03.jpeg


jpm2G3n.jpeg


Este novo driver Game Ready oferece a melhor experiência de jogo para os jogos mais recentes que suportam a tecnologia DLSS 3, incluindo Horizon Forbidden West Complete Edition. Suporte adicional para novos títulos que utilizam a tecnologia NVIDIA DLSS inclui a atualização DLSS 3.5 mais recente para Portal com RTX, que apresenta DLSS Ray Reconstruction e NVIDIA RTX IO.

Nosso mais novo driver Game Ready também adiciona suporte para 11 monitores compatíveis com G-SYNC que oferecem uma experiência básica de taxa de atualização variável (VRR) que torna seu jogo mais suave e agradável.

4L8Im21.png


Configurações ideais para novos jogos
  • Helldivers 2
  • Three Kingdoms Zhao Yun

Problemas corrigidos​

Bugs de jogo corrigidos

  • [Advanced Optimus] O notebook pode não sair do modo de suspensão quando estiver no modo de exibição somente GPU NVIDIA [4454524]
  • [Hitman 3] Gagueira observada em alguns notebooks Advanced Optimus [4443236]
Erros gerais corrigidos

  • RTX HDR usa saturação e curva de tom que corresponde a Gamma 2.0 em vez de 2.2 [4514298]
  • RTX Digital Vibrance detecta incorretamente o aplicativo Paint.net como um aplicativo compatível [4539617]

Problemas conhecidos​

  • [Netflix] Problemas de exibição de vídeos ao usar o navegador Edge. Recomendamos usar o aplicativo Netflix do Windows como solução alternativa. [4388454]
  • Série GeForce GTX 10/RTX 20: o PC pode travar aleatoriamente quando o Windows HardwareAccelerated GPU Scheduling e NVIDIA SLI estão ativados [4009884]

conteúdo do pacote​

  • Driver de áudio HD – 1.3.40.14
  • Software de sistema NVIDIA PhysX — 9.21.0713
  • Experiência GeForce – 3.27.0.120
  • CUDA-12.4
  • Painel de controle NVIDIA DCH — 8.1.964.0
 

Next up, is a rather important change in the way the frame generation technology works. AMD has decoupled FSR 3.1 frame generation from the upscaling tech, which allows frame generation to work with other upscaling solutions, such as DLSS or XeSS. The possibilities of such a decoupling are endless—have an RTX 30-series "Ampere" GPU that lacks DLSS 3 frame generation support? No worries, use DLSS 2 for the upscaling, and FSR 3.1
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo