[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
n adianta nada nvidia inventar desculpa (gddr6x, gddr7 etc) pra subir valor das plcas, enquanto mantem quantidade de vram baixa.... eh pedir pra essas placas sofrerem no futuro
5080 pelo preço que vier, tinha que ser 20Gb.
Na real,
5060 12gb
5070 16gb
5080 20gb
5090 32gb

Se fosse esse o lineup, talvez me animava mais e tirava a ressaca do dolar que baterá 7.

As placas ficariam caras, mas ainda assim dava um gostinho adicional em relaçao a linha 4000.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, na última geração ela tentou chutar o balde na RTX 4080, o público chiou... recuou de última hora.

Nessa geração, tenho a sensação que se ela transformar a 4090 na 5080 com o valor de 1200$, por exemplo, o povo vai aceitar pelo desempenho e por não ter concorrência - Uma 4090 é muito forte... então seria uma 4090 mais barata, pode parecer algo normal e esperável, mas ela não tem concorrência de ninguém nessa faixa de desempenho - ou seja, ou é Nvidia ou é Nvidia.

Já a 5090, vai ser brutal com o preço bem alto justamente pra ser aquela placa: Quer o melhor, pague esse preço... ou ainda temos a 5080 que é fortíssima também e você paga algo "mais normal".

Todos esperavam que a 4090 ia chegar chutando o balde em termos de preço por conta do desempenho na época, o que não aconteceu e surpreendeu - Se tivesse precificado a 4090 em $2000 ninguém ia achar um absurdo porque as placas 90 sempre tiveram um histórico elevado.

Vamos ver o que acontece nessa, mas acho que ele vai ser mais agressiva um pouco na precificação - aumenta muito não acho que vai acontecer, mas um pouco...

Concordo com toda sua linha de argumentação, mas a Nvidia tá mudando... a liderança sem concorrência e o fato de está se tornando a empresa da ''IA'', fora seu ganho de mercado... está fazendo ela mudar a precificação de preços - e ela tem cada vez mais poder pra isso justamente pelo primeiro critério.

Também passei a minha pra frente por 10K há um tempinho, já estou até com mais por conta do investimento do próprio dinheiro. Meu plano era no máximo 15K na VGA pra pagar uma diferença pequena; e já torcendo muito o nariz pela loucura dos preços, acredito que não terei coragem de ultrapassar esse valor por uma questão moral mesmo, já me incomoda um pouco essa meta dos 15K. Se passar disso, tá mais fácil ir de 5080 pra manter o que tinha na 4090 e fazer economia do dinheiro - vamos ver.

Sobre o cupom, o meu de 5% da Kabum já guardei pra 5090/5080 - tudo depende do que irá vir agora.
Vou fazer como você, esperar o preço ideal; não tenho pressa. A que surgir na melhor oportunidade, irei pegar.

Vamos ver o que surge na CES.

Entendo o que vc quer dizer, mas isso também depende da exigência de cada um.

Tive uma 4090 com uma tela 1440p UW; VGA sobrava um pouco - 175hz.
A 4090 me fez migrar pra uma tela 4K pra ter um rendimento melhor da própria VGA.

Mas hoje... quem quer uma alta taxa de FPS, usando RT e PT, mesmo em 1440p, a 4090 já fica bem dimensionada - principalmente nos últimos principais lançamentos.

A 4090 ainda é muito forte mesmo pra 4K, mas tem alguns desafios a nível de quem é mais entusiasta.

Eu mesmo, o nível de fluidez que me agrada é no mínimo 90hz mesmo em jogo SP - abro mão de gráficos, resolução um pouco, mas não abro mão disso.

Uma 5070, 5070Ti não necessariamente vai atender isso bem o tempo inteiro - mesmo em 1440p, sem sacrifícios maiores.

Claro, ninguém precisa disso pra jogar e ser feliz, tudo depende da exigência, eu mesmo não sou daqueles que tem que por tudo no máximo só pra ver tudo no máximo... apesar da minha fluidez realmente ser sagrada, mas o perfil de quem compra uma placa dessas pra jogar é mais entusiasta.

No fim, de forma lógica, ninguém pagaria mais de 6K numa VGA numa economia igual a nossa - daí pra frente o que conta são os caprichos individuais.

No resto, concordo bastante.
Essa exigencia tem que ser mais dividida, meu problema vai ser a 5070 tendo processamento pra levar QHD tranquilo a uma frequencia boa, mas penando com a quantidade limitada de vram (igual a gente ja ve hoje com gerações anteriores que estao envelhecendo). Eu pessoalmente ja acho que uns 75hz eh tranquilo e n ligo pra 120+, mas n ligo pra baboseiras competitivas em FPS etc e acho exagero pegar uma placa mt acima do que precisa pra rodar em QHD (pensando em um jogo casual ou SP).

Acho que a 5070/5070ti deveriam atender QHD tranquilamente nesses 2 pontos, a Ti com desempenho alto em QHD beirando pra 4k enquanto a 5070 base seria pra rodar tranquilo em 4k. Com a 5080 ja pulando pra 4k com folga... E 12gb de vram nas duas vai ser bem ruim para os proximos anos, AMD msm ja tinha placas com 16gb a anos para essa categoria.
mas a real eh essa msm, pode gastar dinheiro a mais se quiser, 5080 eh placa focada pra 4k e nao deveria ser pensada pra QHD.

Última edição:
n adianta nada nvidia inventar desculpa (gddr6x, gddr7 etc) pra subir valor das plcas, enquanto mantem quantidade de vram baixa.... eh pedir pra essas placas sofrerem no futuro

Essa exigencia tem que ser mais dividida, meu problema vai ser a 5070 tendo processamento pra levar QHD tranquilo a uma frequencia boa, mas penando com a quantidade limitada de vram (igual a gente ja ve hoje com gerações anteriores que estao envelhecendo). Eu pessoalmente ja acho que uns 75hz eh tranquilo e n ligo pra 120+, mas n ligo pra baboseiras competitivas em FPS etc e acho exagero pegar uma placa mt acima do que precisa pra rodar em QHD (pensando em um jogo casual ou SP).

Acho que a 5070/5070ti deveriam atender QHD tranquilamente nesses 2 pontos, a Ti com desempenho alto em QHD beirando pra 4k enquanto a 5070 base seria pra rodar tranquilo em 4k. Com a 5080 ja pulando pra 4k com folga... E 12gb de vram nas duas vai ser bem ruim para os proximos anos, AMD msm ja tinha placas com 16gb a anos para essa categoria.

mas a real eh essa msm, pode gastar dinheiro a mais se quiser, 5080 eh placa focada pra 4k e nao deveria ser pensada pra QHD.
A exigência é mais dividida em nichos de consumidor mesmo, mas tem uma galera com exigências maiores que iria sim gostar de ter uma 5080 pra essa resolução justamente pra ter mais folego com FPS alto, uma 4090/5080 não é tão absurdo pra 1440p dependendo do que você quer.

A 5090 por outro lado já teria tanto gargalo em 1440p que provavelmente a faria performar parecido com a 5080 na resolução - ai sim é perdido. A própria 4090/5080 tem um gargalo muito forte se não for acompanha de um desses processador high end recentes.

A parte dos 75hz e as ''baboseiras'' do competitivo já é algo completamente ao viés da sua ótica como você mesmo destacou (Um outro nicho), nesse caso, talvez a 5070 seja suficiente mesmo. Eu mesmo, de exemplo, se meu jogo cair pra 75hz... já percebo na hora e acho ruim (Prefiro diminuir gráfico, usar DLSS mais focado em desempenho, etc...) mas não quero meu jogo abaixo de 90fps; sendo besteira ou não - cada um tem sua exigência, e te confesso que adoraria não me incomodar com isso, hoje em dia tenho essa questão e já até tentei me adaptar com menos e não vai. No fim, tem o preço também nessa conta toda.

No mais, também acho que a 5080, se ela for como uma 4090, será uma boa placa pra 4K, mas isso tem ressalvas.
A 4090 tem alguns desafios com PT em 4K, mas no geral ainda é uma placa que entrega muitos frames no 4K - o que realmente preocupa nessa resolução são os 16GB, tinha que ser 20GB, em algum momento na frente esses 16GB vai cobrar sua conta.

A real é que 12GB pra 1440p e 16GB pra 4K não é algo confortável - a única placa com especificações realmente decente é a 5090, pra tu ver como o cenário é preocupante. Torcer pra Intel e AMD conseguirem voltar incomodar daqui alguns anos, senão é daí pra pior.

Última edição:
NVIDIA GeForce RTX 5080 supostamente será lançada em 21 de janeiro

GeForce RTX 5080 chega em 21 de janeiro, afirma
O primeiro Blackwell RTX já tem data de lançamento.

b10XPOj.png

O meio de comunicação de Hong Kong HKEPC relata que a placa de vídeo GeForce RTX 5080 será lançada em 21 de janeiro . Isso marca a primeira data de lançamento confirmada para a GPU Blackwell da NVIDIA voltada para jogadores. Vale a pena notar que essa data provavelmente se aplica apenas à RTX 5080, já que a RTX 5090 e a 5070 Ti não devem ser lançadas junto com este modelo.

A RTX 5080 é uma placa de vídeo de ponta com a GPU GB203-400 com 10.752 núcleos CUDA . Infelizmente, ela não oferece um aumento na capacidade de memória em comparação com sua antecessora (a RTX 4080/4080 SUPER), permanecendo em 16 GB . No entanto, a NVIDIA está atualizando as especificações de memória para a tecnologia GDDR7 , apontada como a mais rápida de toda a série RTX 50. Rumores sugerem uma velocidade de memória de 30 a 32 Gbps, enquanto outros modelos da série devem apresentar 28 Gbps.

Embargos da GeForce RTX 5080 (rumores)​

• 6 de janeiro : Anúncio
  • 21 de janeiro : Data de lançamento
A GeForce RTX 5080 está programada para ser lançada na terça-feira, 21 de janeiro, menos de uma semana após o lançamento do Intel Arc B570, previsto para 16 de janeiro. Além disso, há rumores de que a AMD lançará suas placas Radeon RX 9070 XT e RX 9070 no final de janeiro, tornando a segunda metade do mês particularmente agitada para entusiastas de gráficos.

zyEJxFB.png

Fonte: HKEPC

b10XPOj.png

O meio de comunicação de Hong Kong HKEPC relata que a placa de vídeo GeForce RTX 5080 será lançada em 21 de janeiro . Isso marca a primeira data de lançamento confirmada para a GPU Blackwell da NVIDIA voltada para jogadores. Vale a pena notar que essa data provavelmente se aplica apenas à RTX 5080, já que a RTX 5090 e a 5070 Ti não devem ser lançadas junto com este modelo.

A RTX 5080 é uma placa de vídeo de ponta com a GPU GB203-400 com 10.752 núcleos CUDA . Infelizmente, ela não oferece um aumento na capacidade de memória em comparação com sua antecessora (a RTX 4080/4080 SUPER), permanecendo em 16 GB . No entanto, a NVIDIA está atualizando as especificações de memória para a tecnologia GDDR7 , apontada como a mais rápida de toda a série RTX 50. Rumores sugerem uma velocidade de memória de 30 a 32 Gbps, enquanto outros modelos da série devem apresentar 28 Gbps.

A GeForce RTX 5080 está programada para ser lançada na terça-feira, 21 de janeiro, menos de uma semana após o lançamento do Intel Arc B570, previsto para 16 de janeiro. Além disso, há rumores de que a AMD lançará suas placas Radeon RX 9070 XT e RX 9070 no final de janeiro, tornando a segunda metade do mês particularmente agitada para entusiastas de gráficos.

zyEJxFB.png

Vixi! então 5070ti é só na páscoa

Vixi! então 5070ti é só na páscoa

Imagina 5060-Ti então. E imagina quanto tempo vai levar pra baixar do preço de lançamento.

Quase cometi uma burrice ontem de pagar 4900 numa 4070S Asus dual white. E o pior é que talvez eu me arrependa de não ter pegado. Tá foda.

quem pega 5080 pra QHD eh trouxa, a real eh essa.
Nao tem pq ir acima das 5070 em QHD, 5070ti vai ser ate overkill pra qhd.
Quem pega uma 5090 pra 4K, 5080 pra qHD e 5070 pra fHD, primeiro, compra porque pode e quer, segundo e mais importante, além de poder usufruir por mais tempo os jogos no seu máximo, tem mais folego pra aguentar futuros lançamentos na resolução escolhida e na qualidade máxima. A "sua" 4070 que foi lançada ano passado, hoje, dependendo do jogo, já não dá mais conta em qHD no máximo, já contando com a muleta DLSS.
E antes de ofender qualquer um sobre a sua escolha pessoal, seja mais educado pelo menos. Porque inteligente é pedir demais!

b10XPOj.png

zyEJxFB.png

Tristeza!!!! Lá se vai mais um mês sem placa de vídeo aqui. Esperava que saisse até o meio do mês.
:crycat:

Imagina 5060-Ti então. E imagina quanto tempo vai levar pra baixar do preço de lançamento.

Quase cometi uma burrice ontem de pagar 4900 numa 4070S Asus dual white. E o pior é que talvez eu me arrependa de não ter pegado. Tá foda.

Dólar alto, vai ser muito difícil uma 5070 por menos de 6k à vista.
Digo no lançamento

b10XPOj.png

zyEJxFB.png

Pelos rumores, que não são poucos, deu para perceber que a RTX 5090 vai custar mais de 2.000 dólares e ficará voltada para IA, e não para jogos. A RTX 5080, será destinada para quem joga. Quem paga 2.600 dólares para IA provavelmente comprará com os olhos fechados, e a Nvidia está certa: seu foco é IA, e ela vai explorar esse público. Já quem for jogar e pagar menos, optará pela 5080. Corajoso foi quem vendeu a 4090 sem nenhum rumor, apenas baseado no achismo dos anos anteriores; talvez precise desembolsar mais uns 10 mil reais.
20 mil em único componente de PC:fire:

Eu concordo com você, nas 80/90 a Nvidia nada sozinha, pode fazer o que quiser, e tem até relatos do JAquetinha trocando preço de placa hrs antes de lançar.

Eu só acho que ela não vai chutar muito o balde, porque pode pegar mal, dar espaço pra concorrencia, etc.
A AMD ta MUITO atrás da Nvidia quando falamos de IA, mas ela tem dado passos nesse sentido.
Mas eu acho 100% de diferença de preço algo muito grande, cabe umas 3 placas nesse meio, se sair por 1199, caberia uma 5080 TI no futuro sem fazer força.

Também acho que a 5090 vai ser bruta.

Sobre mercado profissional, hoje qualquer placa da Nvidia é hibrida, se for ver tem 3060 com 12 GB de VRAM pra isso, e é o meu caso, VRAM faz diferença, porque quando falamos de IA, muitas vezes é limitador, sem você não faz, e quando da pra fazer da um trabalho razoável.
Lançar a 5080 com 16 GB é tentar falar "essa placa é pra gamer", mas na realidade, o pessoal vai comprar o que tiver.

É aquilo, a 4090 é placa pra muitos anos, e a 5090 também será, até por isso, se eu conseguir qualquer modelo, até uns 13K, vou me arriscar.

E eu fiz como você, vendi minha 4090 em Julho pra esperar a 5090, to com 10k em mãos, vamos ver o que a Nvidia vai nos proporcionar.

Mas digo sem dúvida: Preço no Brasil vai ser uma ZONA no começo, vai ter gente vendendo 5090 a 30k, vai ter placa aparecendo por metade disso, vai ter de tudo, quem quer, é ficar esperto e esperar a oportunidade certa.

Dica: A Kabum manda cupom de 5% no aniversário, guarda um desse, espera um cashback de uns 10% (teve de 14% na BF) e ja começa a ficar interessante.
Julho?
Se você não comprou no lançamento, ficou um ano com a placa? Por curiosidade, tirou proveito da VGA? Eu vejo algumas pessoas que compram a VGA, e depois de um ano vendem a placa e ficam sem, esperando a próxima. Acabam entrando mais no loop de ficar sem VGA do que aproveitando realmente o que a placa oferece.

b10XPOj.png

zyEJxFB.png

qdo sair a versão 20Gb, aí eu compro.
pagar o que for por uma x80 com 16Gb é igual a comprar a 1060 de 3Gb que existiu.

Assim como pegar a 5070 12Gb...nos dias de hoje só vale se for a TI de 16Gb.
Ainda mais no preço alto que virão.
pelo preço, sendo racional, melhor a 4070S 12Gb que já atende hoje, foda foi o salto de 3800,00 para 5500 nessa placa, teria que estar nos 4200,00 no máximo para "valer" a pena, o preço está muito ingrato do que se paga pelo que se recebe de produto hoje em dia.

Última edição:
qdo sair a versão 20Gb, aí eu compro.
pagar o que for por uma x80 com 16Gb é igual a comprar a 1060 de 3Gb que existiu.

Assim como pegar a 5070 12Gb...nos dias de hoje só vale se for a TI de 16Gb.
Ainda mais no preço alto que virão.
pelo preço, sendo racional, melhor a 4070S 12Gb que já atende hoje, foda foi o salto de 3800,00 para 5500 nessa placa, teria que estar nos 4200,00 no máximo para "valer" a pena, o preço está muito ingrato do que se paga pelo que se recebe de produto hoje em dia.
16GB na 5080 é bem decepcionante mas não tem pra onde correr, a 5090 já é outro patamar porém o custo altíssimo não será pra todos.

faz anos q n recebo mais esse cupom de 5% da kabum, ainda existe?
Sim porem tem q entrar no chat uns 3 na semana do aniversario e reclamar q antes recebia o cupom, se for cliente prime o cupom é de 10%

existe a possibilidade das placas 4060-4060ti abaixar com o lançamento dessa série nova?

pagar 2k-2k500 nessas duas placas pra jogar quad HD é pior que tomar chifre :haha:

Já estão preparandos para nova realidade?

Parece até piada.
na propria ultima live do ano eles ja falaram que ano que vem (esse) tudo vai subir. Em fevereiro março teremos o repasse do aumento do custo sendo repassados para o consumidor.

existe a possibilidade das placas 4060-4060ti abaixar com o lançamento dessa série nova?

pagar 2k-2k500 nessas duas placas pra jogar quad HD é pior que tomar chifre :haha:
Eu acho que vai demorar uma boa cota pra essa nova geração mudar os preços da antiga, isso se mudar né kkkk

A 5090 quando chegar aqui vai ser em torno de R$ 20.000,00.
5070Ti deve demorar a ser lançada e quando chegar aqui vai tá acima de R$ 10.000,00.

Mano e se continuar nesse ritmo do dólar não é surpresa nenhuma se as 4xxx aumentarem de preço kkkkkkkkkkkkk

Pelos rumores, que não são poucos, deu para perceber que a RTX 5090 vai custar mais de 2.000 dólares e ficará voltada para IA, e não para jogos. A RTX 5080, será destinada para quem joga. Quem paga 2.600 dólares para IA provavelmente comprará com os olhos fechados, e a Nvidia está certa: seu foco é IA, e ela vai explorar esse público. Já quem for jogar e pagar menos, optará pela 5080. Corajoso foi quem vendeu a 4090 sem nenhum rumor, apenas baseado no achismo dos anos anteriores; talvez precise desembolsar mais uns 10 mil reais.
20 mil em único componente de PC:fire:

Julho?
Se você não comprou no lançamento, ficou um ano com a placa? Por curiosidade, tirou proveito da VGA? Eu vejo algumas pessoas que compram a VGA, e depois de um ano vendem a placa e ficam sem, esperando a próxima. Acabam entrando mais no loop de ficar sem VGA do que aproveitando realmente o que a placa oferece.
E no post anterior o cara ainda fala que é placa pra muitos anos e blablabla. Mas fica com uma placa foda somente um ano e passa pra frente já pensando em upgrade onde provavelmente vai ter que desembolsar mais 10k se quiser uma 5090...Daí fica um dois anos e troca de novo e nunca sai desse loop da síndrome do upgrade. Se bobear esse maluco nem joga kkkkkkk. Ps não muda nada na minha vida. Só comentei porque achei sem nexo a postagem do cara

na propria ultima live do ano eles ja falaram que ano que vem (esse) tudo vai subir. Em fevereiro março teremos o repasse do aumento do custo sendo repassados para o consumidor.
Mais ? Kkkkkk, já está tudo absurdamente caro.

Calma galera, ainda temos 2 anos de muito Amor..... Ate as 5060 sairem, dolar ja bate 7 reais e vem mais caras que as 5070 no lançamento (lembrando que isso ja aconteceu no passado).

Quem pega uma 5090 pra 4K, 5080 pra qHD e 5070 pra fHD, primeiro, compra porque pode e quer, segundo e mais importante, além de poder usufruir por mais tempo os jogos no seu máximo, tem mais folego pra aguentar futuros lançamentos na resolução escolhida e na qualidade máxima. A "sua" 4070 que foi lançada ano passado, hoje, dependendo do jogo, já não dá mais conta em qHD no máximo, já contando com a muleta DLSS.
E antes de ofender qualquer um sobre a sua escolha pessoal, seja mais educado pelo menos. Porque inteligente é pedir demais!

Tristeza!!!! Lá se vai mais um mês sem placa de vídeo aqui. Esperava que saisse até o meio do mês.
:crycat:
Continua sendo gasto de dinheiro fora de necessidade e de base. Eu mesmo tenho uma 3060ti a quase 3 anos e achava ela overkill pra 1080... Imagina se tivesse pego uma 3070, seria mais gasto de dinheiro pra pouco maior retorno pratico

So se ofende quem se identifica com o bait.

16GB na 5080 é bem decepcionante mas não tem pra onde correr, a 5090 já é outro patamar porém o custo altíssimo não será pra todos.
16gb vai acabar matando essa placa ao longo do tempo, o que eh justamente oq nvidia quer fazer. So ver que o menor salto de requerimento, em jogos, nos ultimos anos comparado ao passado. Desde antes das rtx3000s a gente ve placas sofrendo não por falta de processamento, mas sim por faltar Vram em jogos mal otimizados.

Ai daqui a 2 anos, nvidia solta uma 5080ti com 20gb custando quase igual a 5090 no lançamento, enquanto solta dps uma 5090ti ja batendo os 24gb ou mais. As 5070 entao nem se falam....

Última edição:
A exigência é mais dividida em nichos de consumidor mesmo, mas tem uma galera com exigências maiores que iria sim gostar de ter uma 5080 pra essa resolução justamente pra ter mais folego com FPS alto, uma 4090/5080 não é tão absurdo pra 1440p dependendo do que você quer.

A 5090 por outro lado já teria tanto gargalo em 1440p que provavelmente a faria performar parecido com a 5080 na resolução - ai sim é perdido. A própria 4090/5080 tem um gargalo muito forte se não for acompanha de um desses processador high end recentes.

A parte dos 75hz e as ''baboseiras'' do competitivo já é algo completamente ao viés da sua ótica como você mesmo destacou (Um outro nicho), nesse caso, talvez a 5070 seja suficiente mesmo. Eu mesmo, de exemplo, se meu jogo cair pra 75hz... já percebo na hora e acho ruim (Prefiro diminuir gráfico, usar DLSS mais focado em desempenho, etc...) mas não quero meu jogo abaixo de 90fps; sendo besteira ou não - cada um tem sua exigência, e te confesso que adoraria não me incomodar com isso, hoje em dia tenho essa questão e já até tentei me adaptar com menos e não vai. No fim, tem o preço também nessa conta toda.

No mais, também acho que a 5080, se ela for como uma 4090, será uma boa placa pra 4K, mas isso tem ressalvas.
A 4090 tem alguns desafios com PT em 4K, mas no geral ainda é uma placa que entrega muitos frames no 4K - o que realmente preocupa nessa resolução são os 16GB, tinha que ser 20GB, em algum momento na frente esses 16GB vai cobrar sua conta.

A real é que 12GB pra 1440p e 16GB pra 4K não é algo confortável - a única placa com especificações realmente decente é a 5090, pra tu ver como o cenário é preocupante. Torcer pra Intel e AMD conseguirem voltar incomodar daqui alguns anos, senão é daí pra pior.
Opiniao impopular que tenho a anos ja: Frequencia (acima de um numero aceitavel) n importa se tu n joga em jogo competitivo. Sweetspot fica entre 75 a 120hz msm e qualquer coisa acima disso nao interfere em uma experiencia de jogo casual. O salto mesmo de 60 pra 75 ja eh grande, de 75 pra 120 eh ok, acima dele vira questão pessoal. E sinceramente, maioria dos jogos competivos não sao o supra sumo de qualidade grafica e requerimento. Ja eu, por exemplo, prefiro jogar com qualidade entre atla e ultra (so otimizando desempenho ideal) para ter algo em torno de 75 a 120.

E igual tu falou, 12gb pra qhd ja ta bom agora e com unreal 5 cada vez mais presente, ng acha que vai durar 5 anos tranquilo em uma placa assim (o mesmo vale pros 16g em 4k)

E no post anterior o cara ainda fala que é placa pra muitos anos e blablabla. Mas fica com uma placa foda somente um ano e passa pra frente já pensando em upgrade onde provavelmente vai ter que desembolsar mais 10k se quiser uma 5090...Daí fica um dois anos e troca de novo e nunca sai desse loop da síndrome do upgrade. Se bobear esse maluco nem joga kkkkkkk. Ps não muda nada na minha vida. Só comentei porque achei sem nexo a postagem do cara
Ou deve ter uma placa ok pra jogar no meio tempo (uma 3080 etc), mas ai a pergunta eh: se tinha uma placa assim ja boa pra levar jogando, pq vendeu a mais nova enquanto espera as 5000s? Infelizmente a industria colocou mt tara em querer sempre ter o hardware mais novo ou glr simplesmente n tem onde gastar grana e fica trocando a cada 2-3 anos.

b10XPOj.png

zyEJxFB.png

isso n ta estranho, ou eh impressao minha? Em relacao a comparacao da 5070ti e 5080

Opiniao impopular que tenho a anos ja: Frequencia (acima de um numero aceitavel) n importa se tu n joga em jogo competitivo. Sweetspot fica entre 75 a 120hz msm e qualquer coisa acima disso nao interfere em uma experiencia de jogo casual. O salto mesmo de 60 pra 75 ja eh grande, de 75 pra 120 eh ok, acima dele vira questão pessoal. E sinceramente, maioria dos jogos competivos não sao o supra sumo de qualidade grafica e requerimento. Ja eu, por exemplo, prefiro jogar com qualidade entre atla e ultra (so otimizando desempenho ideal) para ter algo em torno de 75 a 120.

E igual tu falou, 12gb pra qhd ja ta bom agora e com unreal 5 cada vez mais presente, ng acha que vai durar 5 anos tranquilo em uma placa assim (o mesmo vale pros 16g em 4k)

Pior que esse é um tema bem complexo, acho que além da fluidez em si... a tela que você usa conta muito nessa experiencia (Acho impossível analisar fluidez sem tempo de resposta do pixels junto), mas é uma conversa pra um post mais elaborado.

Sobre influencia do tempo de resposta, de 60hz pra 75hz tem uma diferença, de 75hz pra 90hz tem mais uma, de 90hz pra 120hz outra, de 120hz pra 144hz mais uma... de 144hz até 240hz tem uma diferença, mas já mais sútil, de 240hz em diante diminui bastante a percepção de diferença (Os pulos precisam ser maiores e o tempo de resposta dos pixels vai influenciar bastante na percepção de clareza em cada frequência) - ex: você pode aumentar os hz de uma tela pra outra e ter uma percepção pior por conta do tempo dos pixels; por isso um assunto complicado.

No meu gosto pessoal, como já disse, acho 90hz mínimo pra ter uma experiencia agradável em SP (Não é a opinião popular), mas não sinto necessidade de ter mais que 144hz pra competitivo em MP (Tem nichos mais exigentes que esse), mas novamente; o tempo de resposta da tela vai influenciar muito na percepção do que é suficiente ou não aqui em termos de hz, mas no fim e falando do básico... tem os nichos, cada um sabe o que é interessante pra si. Pra alguns, uma 5070 será o bastante, pra outros, o que realmente vai agradar em Quad HD será uma 5080.

Já a quantidade Vram, a situação não é boa mesmo.

Última edição:
GPU NVIDIA RTX 5090 para laptop supostamente vem com memória GDDR7 de 24 GB, marcando uma grande melhoria geracional

nFvrKbi.jpeg

GeForce RTX 5090 aumentará a capacidade de VRAM, mantendo o mesmo barramento de memória de 256 bits, com módulos GDDR7 de 3 GB

Pelos vazamentos recentes, sabemos que a GeForce RTX 5090 para a plataforma mobile terá a mesma capacidade de VRAM da RTX 4090, ou seja, 16 GB. No entanto, a diferença significativa é o tipo de memória, que, no caso da RTX 5090, é GDDR7 em comparação com GDDR6 na antecessora.

Isso por si só será responsável por uma largura de banda de memória muito maior. Quanto à capacidade de memória, o aumento do tamanho da VRAM não foi possível na RTX 4090 devido à ausência de módulos de memória GDDR6 de 3 GB, o que pode mudar em breve para a RTX 5090. Como o importante vazador Golden Pig Upgrade relatou ( via Weibo ), a GPU de laptop GeForce RTX 5090 é supostamente a primeira GPU a obter módulos de memória GDDR7 de 3 GB .

cEKkyGe.jpeg

Com essa mudança, a capacidade de memória pode ser aumentada para 24 GB , mantendo o mesmo barramento de memória de 256 bits. Isso adiciona 8 GB a mais de VRAM à edição confirmada para laptop RTX 5090 de 16 GB, levando a GPU ao nível da RTX 4090 para desktop em termos de capacidade de memória. Embora essa quantidade de VRAM possa não ser totalmente benéfica em todos os jogos, pode fazer a diferença em títulos modernos que exigem muita memória em resolução 4K, especialmente quando os mods são implantados.

A GeForce RTX 5090 é a GPU carro-chefe da série Blackwell, e a variante para laptop também será a mais rápida da linha. No momento, nenhuma outra GPU deve trazer módulos de memória GDDR7 de 3 GB, o que torna o laptop RTX 5090 o primeiro e único da linha a obter tal configuração de memória.

EHny7dC.jpeg

Embora as especificações oficiais ainda não tenham sido anunciadas, vazamentos recentes revelaram que ela utilizará memória GDDR7 de 28 Gbps, que é drasticamente mais rápida do que a memória GDDR6 de 18 Gbps usada na RTX 4090. A GPU para laptop RTX 5090 também deve usar o chip GB203 em vez do GB202, que é a rota usual da NVIDIA para as variantes móveis.

Enquanto a variante de desktop deve trazer 21760 núcleos Cuda, a variante móvel deve ser reduzida pela metade para cerca de 10752 núcleos. Com um TDP máximo de 175 W, ele será um pouco mais faminto por energia do que seu antecessor. A GPU de laptop RTX 5090 foi vista anteriormente em vários laptops ASUS ROG futuros , junto com outros SKUs da série RTX 50.

Users who are viewing this thread

• Voltar