n adianta nada nvidia inventar desculpa (gddr6x, gddr7 etc) pra subir valor das plcas, enquanto mantem quantidade de vram baixa.... eh pedir pra essas placas sofrerem no futuro
Acho que a 5070/5070ti deveriam atender QHD tranquilamente nesses 2 pontos, a Ti com desempenho alto em QHD beirando pra 4k enquanto a 5070 base seria pra rodar tranquilo em 4k. Com a 5080 ja pulando pra 4k com folga... E 12gb de vram nas duas vai ser bem ruim para os proximos anos, AMD msm ja tinha placas com 16gb a anos para essa categoria.
5080 pelo preço que vier, tinha que ser 20Gb.
Na real,
5060 12gb
5070 16gb
5080 20gb
5090 32gb
Se fosse esse o lineup, talvez me animava mais e tirava a ressaca do dolar que baterá 7.
As placas ficariam caras, mas ainda assim dava um gostinho adicional em relaçao a linha 4000.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Essa exigencia tem que ser mais dividida, meu problema vai ser a 5070 tendo processamento pra levar QHD tranquilo a uma frequencia boa, mas penando com a quantidade limitada de vram (igual a gente ja ve hoje com gerações anteriores que estao envelhecendo). Eu pessoalmente ja acho que uns 75hz eh tranquilo e n ligo pra 120+, mas n ligo pra baboseiras competitivas em FPS etc e acho exagero pegar uma placa mt acima do que precisa pra rodar em QHD (pensando em um jogo casual ou SP).Então, na última geração ela tentou chutar o balde na RTX 4080, o público chiou... recuou de última hora.
Nessa geração, tenho a sensação que se ela transformar a 4090 na 5080 com o valor de 1200$, por exemplo, o povo vai aceitar pelo desempenho e por não ter concorrência - Uma 4090 é muito forte... então seria uma 4090 mais barata, pode parecer algo normal e esperável, mas ela não tem concorrência de ninguém nessa faixa de desempenho - ou seja, ou é Nvidia ou é Nvidia.
Já a 5090, vai ser brutal com o preço bem alto justamente pra ser aquela placa: Quer o melhor, pague esse preço... ou ainda temos a 5080 que é fortíssima também e você paga algo "mais normal".
Todos esperavam que a 4090 ia chegar chutando o balde em termos de preço por conta do desempenho na época, o que não aconteceu e surpreendeu - Se tivesse precificado a 4090 em $2000 ninguém ia achar um absurdo porque as placas 90 sempre tiveram um histórico elevado.
Vamos ver o que acontece nessa, mas acho que ele vai ser mais agressiva um pouco na precificação - aumenta muito não acho que vai acontecer, mas um pouco...
Concordo com toda sua linha de argumentação, mas a Nvidia tá mudando... a liderança sem concorrência e o fato de está se tornando a empresa da ''IA'', fora seu ganho de mercado... está fazendo ela mudar a precificação de preços - e ela tem cada vez mais poder pra isso justamente pelo primeiro critério.
Também passei a minha pra frente por 10K há um tempinho, já estou até com mais por conta do investimento do próprio dinheiro. Meu plano era no máximo 15K na VGA pra pagar uma diferença pequena; e já torcendo muito o nariz pela loucura dos preços, acredito que não terei coragem de ultrapassar esse valor por uma questão moral mesmo, já me incomoda um pouco essa meta dos 15K. Se passar disso, tá mais fácil ir de 5080 pra manter o que tinha na 4090 e fazer economia do dinheiro - vamos ver.
Sobre o cupom, o meu de 5% da Kabum já guardei pra 5090/5080 - tudo depende do que irá vir agora.
Vou fazer como você, esperar o preço ideal; não tenho pressa. A que surgir na melhor oportunidade, irei pegar.
Vamos ver o que surge na CES.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Entendo o que vc quer dizer, mas isso também depende da exigência de cada um.
Tive uma 4090 com uma tela 1440p UW; VGA sobrava um pouco - 175hz.
A 4090 me fez migrar pra uma tela 4K pra ter um rendimento melhor da própria VGA.
Mas hoje... quem quer uma alta taxa de FPS, usando RT e PT, mesmo em 1440p, a 4090 já fica bem dimensionada - principalmente nos últimos principais lançamentos.
A 4090 ainda é muito forte mesmo pra 4K, mas tem alguns desafios a nível de quem é mais entusiasta.
Eu mesmo, o nível de fluidez que me agrada é no mínimo 90hz mesmo em jogo SP - abro mão de gráficos, resolução um pouco, mas não abro mão disso.
Uma 5070, 5070Ti não necessariamente vai atender isso bem o tempo inteiro - mesmo em 1440p, sem sacrifícios maiores.
Claro, ninguém precisa disso pra jogar e ser feliz, tudo depende da exigência, eu mesmo não sou daqueles que tem que por tudo no máximo só pra ver tudo no máximo... apesar da minha fluidez realmente ser sagrada, mas o perfil de quem compra uma placa dessas pra jogar é mais entusiasta.
No fim, de forma lógica, ninguém pagaria mais de 6K numa VGA numa economia igual a nossa - daí pra frente o que conta são os caprichos individuais.
No resto, concordo bastante.
Acho que a 5070/5070ti deveriam atender QHD tranquilamente nesses 2 pontos, a Ti com desempenho alto em QHD beirando pra 4k enquanto a 5070 base seria pra rodar tranquilo em 4k. Com a 5080 ja pulando pra 4k com folga... E 12gb de vram nas duas vai ser bem ruim para os proximos anos, AMD msm ja tinha placas com 16gb a anos para essa categoria.
mas a real eh essa msm, pode gastar dinheiro a mais se quiser, 5080 eh placa focada pra 4k e nao deveria ser pensada pra QHD.
Última edição: