Vc nota a diferença nessa foto? Vê a imagem no tamanho real, senão não vale
pra mim assim não dá pra jogar.
tipo ninguem fala do dlss borrar tudo. será que só eu q to notando isso
só falam dos artefatos q falam do dlss3 q só dá pra ver em camera lenta
Sim; vejo diferença, claramente tem um borrão e isso faz ter a sensação de perda de detalhe, mas vou te contar um segredo:
Pra mim, até a imagem nativa é toda borrada. Não consigo jogar nada sem filtro de nitidez - e detalhe; uso de forma sútil justamente pra aumentar a precisão de detalhes, não uso nada estourado pra não estragar e passar do "ponto". (Jogo assim há uns 5 anos já).
Inclusive, uma frustração minha com Nvidia agora na 4090 é que aqueles filtros do Geforce Experience são bugados e pegam 10% de uso da VGA, não importa a quantidade ou intensidade do aplicado. A 4090 tem gás pra isso, mas me incomoda muito essa ideia de que qualquer filtro puxa 10% da minha placa.
Usava CAS via driver na AMD que tem uma qualidade absurda e não pegava nem 1% da placa - ativa no Driver e pronto; aplicado em qualquer jogo com qualidade excelente.
Minha solução foi aplicar o CAS via Reshade que me oferece o mesmo resultado do Driver da AMD com um pouco mais de burocracia, mas se o Geforce não fosse zuado e roubasse desempenho; dava pra usar por lá.
Na Nvidia você tem o NIS, mas vc é obrigado a renderizar ao menos em 85% da resolução nativa pra aplicar ele; e no NIS você já tem perda de qualidade ao fazer isso porque ele não é uma técnica de upcaling aprimorada. (Ele aplica nitidez por cima desses 85% nativo).
Não consigo jogar nada em resolução nativa de 1440p pra baixo; é como se eu tivesse "miopia" de tanta falta de detalhe que vejo. Na verdade, até 4K fica melhor com o CAS; mas vc tem menos dependência.
Pra mim, o resultado do DLSS 2.0 e DLSS 3.0 é muito satisfatório porque uso o filtro de nitidez junto e regulo jogo a jogo; a sensação de perda de qualidade é praticamente mínima; fica numa taxa de erro. (Você repara uma coisinha ou outra; e é muito difícil). A Nvidia ainda começou a liberar agora regulagem da nitidez em jogos no DLSS, mas ainda pode ser necessário aplicar o CAS pra ter o melhor resultado.
Vou contar um outro segredo que não é tão segredo e muita gente não sabe: o FSR usa o CAS na recomposição da imagem, por isso sempre tive a sensação de que o FSR 2.0 fazia seu papel muito bem, mas lá o FSR ainda trabalha pior a reconstrução dos detalhes finos em relação ao DLSS. Em contraponto, o DLSS 2.0+ não usa CAS na recomposição, somente a IA mesmo; por isso o DLSS 2.0+ junto ao CAS é algo quase perfeito em técnica de upscaling: Ele tem uma recomposição do detalhe fino um pouquinho melhor que o FSR e te garante uma sensação de recuperação da resolução melhor do que apenas aplicando o DLSS.
Já imput lag, sinceramente; quase não consegui ver alguma diferença com o Reflex ligado, e olha que testei, testei muito.
Visualmente falando, em alguns jogos e nessas condições; pra vc encontrar problemas, vai ter que parar de jogar e começar a procurar problema mesmo - e ainda será difícil.
Por isso achei o DLSS 3.0 muito, muito bom; dá um ganho de desempenho absurdo que o DLSS2.0 não dava e mesmo assim mantém uma qualidade muito alta. Se você utilizar um CAS com ele de forma leve apenas pra ajudar na reconstrução da definição da imagem; se torna algo quase perfeito.
Nvidia provavelmente vai melhorar ele ainda mais, principalmente com o FSR3.0 batendo aí na porta tbm.