[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Sobre o selo gold, ele na verdade é um selo intermediário. Se fosse uma 750w platinum por exemplo, acho que seria mais tranquilo o risco de desperdício de energia. Em geral uma fonte gold sendo utilizada acima de 70% perde bastante energia.

Não me entenda mal, sua fonte é MUITO boa, mas para o seu PC (visto na assinatura) que é um baita PC + uma monstra chamada 4090, um upgrade de fonte seria muito bem vindo, diria que até urgentemente.
Tranquilo, não fico ofendido com isso não.

Olha, vou te falar que ainda tô bem tranquilo em relação a fonte, essa possui uma construção com componentes de qualidade muito boa e traz excelentes resultados no gerenciamento de energia (Não chega ao nível dos componentes da série RM, por exemplo; mas ainda são muito bons), ela ainda mantém quase 85/90% de eficiência energética mesmo em Full Load com os 750W (220W que é padrão no meu Estado).

Na prática, não irei extrapolar o limite da minha fonte, o máximo que pode acontecer é chegar próximo ao limite dela. (Uns 600W, no máximo e forçando muito uns 650W pelos componentes do meu setup).

Estaria mais preocupado se tivesse com um processador Intel desses atuais que consome energia quase como uma VGA, mas o Ryzen 5800X3D consome uns 120W; em jogos é menos de 100W.

Ainda não consigo ver grandes motivos para fazer um upgrade de fonte nesse momento, não seria dispensável; mas ainda não vejo como algo realmente necessário. (E na prática irei usar só o adaptador da VGA mesmo, a fonte tem os 4 PCI-E de energia que precisa).

Se um dia precisar, irei pegar alguma de excelente qualidade na casa dos 850W e já com o padrão novo.
 
Última edição:
Pelo que vi em testes, ela tá consumindo no máximo os 450W. (Em jogos ela consome até menos no geral - isso mesmo em 4K).
Só vai passar desse valor com OC e por muito pouco. (O máximo que vi em jogos foi 500W).

Quanto ao consumo de energia, ela não vai desperdiçar, pelo contrário; geralmente fontes de alta qualidade atinge o melhor índice de aproveitamento com 80% ou mais um pouco da fonte, (Por isso existem os selos de eficiência na fonte e certificação é baseada nessa capacidade eficiência). Quanto a construção dela; é de altíssima qualidade os componentes - Vi vários Reviews antes de comprar no passado.

Pelo consumo total que meu PC irá ter agora, acho que minha fonte nunca ficou tão bem dimensionada como nesse momento; ela será usada na maior capacidade de eficiência dela.
recomendo também voce trocar de fonte e usar uma de 850w, seu pc tem muita coisa que puxa energia, principalmente o processador.
eu usei a rtx 3080 ti com uma fonte de 650w e deu para usar, mas o msi dava uns alertas do nada, quando mudei de fonte esses arltas parou.

foi como o amigo abaixo disse, sua fonte é a gold, se fosse uma platinum até confiaria em usar 100w a menos do recomendado.
 
Se um dia precisar, irei pegar alguma de excelente qualidade na casa dos 850W e já com o padrão novo.

somos 2...

Vamos ver se a AMD vai fazer isso tb..
teoricamente cada conector 8 pinos suporta 150w.. + slot pcie..

Eu só trocaria de fonte agora se ela fosse 650w.
Ou se tivesse cpu gargalo, tipo 12900k/13900k e fonte de 750w.
Nesses casos pegaria a xpg de 850w por 650 pila..

Mas nao vale a pena gastar +1k numa fonte cavalar e logo precisar trocar pelo padrão novo
 
recomendo também voce trocar de fonte e usar uma de 850w, seu pc tem muita coisa que puxa energia, principalmente o processador.
eu usei a rtx 3080 ti com uma fonte de 650w e deu para usar, mas o msi dava uns alertas do nada, quando mudei de fonte esses arltas parou.

foi como o amigo abaixo disse, sua fonte é a gold, se fosse uma platinum até confiaria em usar 100w a menos do recomendado.
O processador é o Ryzen 5800X 3D, o bichinho faz "magia energética", puxa muito pouco com desempenho altíssimo. É menos de 100W em jogos.

Estressando-o, o maior consumo que vi foi 130W.

Os componentes adicionais não pegam nem 100W de energia.

Irei monitorar e observar, mas acredito que a máquina irá puxar no máximo uns 600/650W e olha lá. Essa fonte ainda é muito boa em eficiência nessa taxa de consumo. Também não penso em fazer OC nessa VGA nesse momento porque meio que é desnecessário, mesmo se já começasse em 4K.

Tenho quase absoluta certeza de que não terei problemas, mas se precisar, vou pra uma de 850W com qualidade tão boa quanto e o padrão novo. (Que aí futuramente se precisar fazer up em processador, estou mais garantido também).

Já essa VGA, quero ficar pelo menos uns 4 anos com ela a não ser que surja uma oportunidade muito boa de upgrade. (Geralmente o tempo que levo pra fazer upgrade).
E processador, só pretendo sair daqui uns 2 anos para AM5 com o custo menor e já com versões 3D no mercado.
 
Última edição:
O processador é o Ryzen 5800X 3D, o bichinho faz "magia energética", puxa muito pouco com desempenho altíssimo. É menos de 100W em jogos.

Estressando-o, o maior consumo que vi foi 130W.

Os componentes adicionais não pegam nem 100W de energia.

Irei monitorar e observar, mas acredito que a maquina irá puxar no máximo uns 600W e olha lá. Em +/- 600W, essa fonte ainda é muito boa em eficiência.

Tenho quase absoluta certeza de que não terei problemas, mas se precisar, vou pra uma de 850W com qualidade tão boa quanto e o padrão novo. (Que aí futuramente se precisar fazer up em processador, estou mais garantido).

Já essa VGA, quero ficar pelo menos uns 4 anos com ela a não ser que surja uma oportunidade muito boa de upgrade.


Eu tenho um kill a watt aqui(aqle medidor de consumo q vai na tomada)..

Quero testar isso na prática tb...srs
Claro q vai ter a diferença da eficiência da fonte, mas é possível ver o consumo real puxado da tomada...
 
Eu tenho um kill a watt aqui(aqle medidor de consumo q vai na tomada)..

Quero testar isso na prática tb...srs
Claro q vai ter a diferença da eficiência da fonte, mas é possível ver o consumo real puxado da tomada...
Faz esse teste pra gente quando possível, aqui vou monitorar só via software mesmo; mas acredito que não teremos problemas.
O seu 5600 também é muito eficiente (Já tive um 5600X), acho que vai ser tranquilo nesse setup que estamos.

Só pode ficar mais complicado se chegarmos a partir para um processador beberrão. (Eventualmente pode sim ser necessário trocar a fonte, só pro setup de agora que parece ok).
 
Última edição:
Para o pessoal que tá em dúvida sobre overclock e consumo da 4090 posso dizer com toda certeza que ela vai dar tudo que a maioria precisa com o power limit em uns 77% (350W) e os jogos vão estar limitados quase sempre pelo CPU. Pelo menos aqui com o 10700k em 5ghz é isso que está acontecendo, tá sobrando GPU mesmo jogando em 4k120hz na LG 48C1.

Soltando a placa em 450W ou 600W o fps aumenta no máximo uns 5% em relação aos 350W. Esses 4nm da TSMC estão fazendo milagre em eficiência e performance.

Agora falando sobre a 4090 Giga Gaming OC realmente as temperaturas de GPU/VRAM dela estão quase sempre idênticas, pra quem tem TOC é satisfação garantida ver 60c/60c lá. A placa tem tanto thermal pad que os componentes devem estar todos na mesma temperatura, um sendo esquentado/resfriado pelo outro.

Além disso ela tem um thermal pad quadrado atrás do chip da GPU em contato com o backplate que deve aumentar esse efeito de "misturar as temperaturas".

cooler2.jpg
cooler4.jpg
 
Quando se joga um game bem otimizado com a 4090, é assombroso observar o poder da GPU!

Comecei a jogar Uncharted: The Lost Legacy, com tudo no máximo, em 4k e com os quadros travados em 60FPS. O uso da placa fica entre "simplórios" 35 - 55%, consumindo menos de 240W e em alguns momentos até as ventoinhas param por conta das baixas temperaturas. Dá pra rodar tranquilamente em 8K com DLSS e não precisa nem usar o modo "Performance".

Jogos leves e diversos com DLSS a placa leva tranquilamente em 8K @60! :notbad:
 
Para o pessoal que tá em dúvida sobre overclock e consumo da 4090 posso dizer com toda certeza que ela vai dar tudo que a maioria precisa com o power limit em uns 77% (350W) e os jogos vão estar limitados quase sempre pelo CPU. Pelo menos aqui com o 10700k em 5ghz é isso que está acontecendo, tá sobrando GPU mesmo jogando em 4k120hz na LG 48C1.

Soltando a placa em 450W ou 600W o fps aumenta no máximo uns 5% em relação aos 350W. Esses 4nm da TSMC estão fazendo milagre em eficiência e performance.

Agora falando sobre a 4090 Giga Gaming OC realmente as temperaturas de GPU/VRAM dela estão quase sempre idênticas, pra quem tem TOC é satisfação garantida ver 60c/60c lá. A placa tem tanto thermal pad que os componentes devem estar todos na mesma temperatura, um sendo esquentado/resfriado pelo outro.

Além disso ela tem um thermal pad quadrado atrás do chip da GPU em contato com o backplate que deve aumentar esse efeito de "misturar as temperaturas".

cooler2.jpg
cooler4.jpg
A minha eu queria uma Gaming OC justamente pelo projeto, além de ter uma garantia muito boa. Está impecável!
Inicialmente, devo limitar a minha 350W também, não vou precisar tão cedo do desempenho total dela.
 
Última edição:
Quando se joga um game bem otimizado com a 4090, é assombroso observar o poder da GPU!

Comecei a jogar Uncharted: The Lost Legacy, com tudo no máximo, em 4k e com os quadros travados em 60FPS. O uso da placa fica entre "simplórios" 35 - 55%, consumindo menos de 240W e em alguns momentos até as ventoinhas param por conta das baixas temperaturas. Dá pra rodar tranquilamente em 8K com DLSS e não precisa nem usar o modo "Performance".

Jogos leves e diversos com DLSS a placa leva tranquilamente em 8K @60! :notbad:
O Uncharted tá bem otimizado? Tô querendo pegar ele pra rejogar da maneira decente. :cool:
 
O Uncharted tá bem otimizado? Tô querendo pegar ele pra rejogar da maneira decente. :cool:
Muito bem otimizado e lindo demais! Sou meio suspeito pra falar pois Uncharted e Tomb Raider representam bem o estilo de game que mais amo: TPS, natureza e exploração! Só faltava jogar o Lost Legacy, mas dá até vontade de jogar o 4 novamente, o que me impede é o "backlog"... :bem:
 
Sobre o selo gold, ele na verdade é um selo intermediário. Se fosse uma 750w platinum por exemplo, acho que seria mais tranquilo o risco de desperdício de energia. Em geral uma fonte gold sendo utilizada acima de 70% perde bastante energia.

Não me entenda mal, sua fonte é MUITO boa, mas para o seu PC (visto na assinatura) que é um baita PC + uma monstra chamada 4090, um upgrade de fonte seria muito bem vindo, diria que até urgentemente.
De gold pra platinum é só 2~3% de diferença na eficiência, na sua conta de energia isso vai ser irrisório.
E sobre cabo com derivação, por exemplo, usar dois cabos + seus dois extensores, o que acha?
Dependendo do power limit que vc usar, pode derreter o cabo.

Fonte boa de 750w segura tranquilamente, desde q não use um 13900k...hahaha
Nesse caso eu não usaria mesmo.


Aqui um artigo do TPU testando spike de uma 4090 Palit..


Cenário 1
Furmark + 600w + over, teve spike de 693w(apenas vga)...
Isso é um cenário irreal tb..

EU sinceramente não vejo motivo algum pra usar 600w + OC... é um completo desperdício de energia e dinheiro..
Visto que os ganhos são miseráveis e a eficiência vai pro espaço.

Cenário 2
Furmark + 450w + stock, teve spike de 546w(apenas vga)...



Consumo in game é ao redor de 430w, stock... Então façam as contas com o restante do PC(cpu principalmente, óbvio)..
Esses picos é mais relevante a fonte ser de boa qualidade e poder segurar eles do que o cabo em si.

A questão dos cabos é mais pra consumo ao longo do tempo, se vc ficar puxando mais corrente do que a bitola do cabo aguenta ele pode derreter e dar algum curto. Nos casos de picos de energia o pior risco é a fonte desarmar caso ela não aguente, os cabos não vão sofrer nada por algo tão rápido assim.

teoricamente cada conector 8 pinos suporta 150w.. + slot pcie..
Isso é na teoria do padrão ATX, na prática dá uns 200W sem muita preocupação, as fabricantes colocam uma folga a mais.
 
RDR2 em 4k no talo, com Tree Tesselation ligado e DLSS Quality a placa fica sempre nesses 115fps (G-Sync+V-Sync+Nvidia ULLM) na LG 48C1. Reparem no consumo de energia baixíssimo e nas temperaturas de GPU/VRAM sincronizadas em 58c.

vram-temps.png
e isso com apenas 81% de uso da gpu
 
De gold pra platinum é só 2~3% de diferença na eficiência, na sua conta de energia isso vai ser irrisório.

Dependendo do power limit que vc usar, pode derreter o cabo.


Esses picos é mais relevante a fonte ser de boa qualidade e poder segurar eles do que o cabo em si.

A questão dos cabos é mais pra consumo ao longo do tempo, se vc ficar puxando mais corrente do que a bitola do cabo aguenta ele pode derreter e dar algum curto. Nos casos de picos de energia o pior risco é a fonte desarmar caso ela não aguente, os cabos não vão sofrer nada por algo tão rápido assim.


Isso é na teoria do padrão ATX, na prática dá uns 200W sem muita preocupação, as fabricantes colocam uma folga a mais.
A questão não é a conta de energia, mas o suporte que a fonte tem pra possíveis picos. Sem contar a questão dos cabos, a falta de alimentação no chip é um risco real com cabos “divididos” (dois conectores em um)
 
Muito bem otimizado e lindo demais! Sou meio suspeito pra falar pois Uncharted e Tomb Raider representam bem o estilo de game que mais amo: TPS, natureza e exploração! Só faltava jogar o Lost Legacy, mas dá até vontade de jogar o 4 novamente, o que me impede é o "backlog"... :bem:
Bem otimizado mesmo jogando o lost legacy sempre acima de 70fps com configuração do DF em QHD!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O colorido RTX 4090 iGame Neptune tem TGP máximo de 630W, o mais alto de qualquer GPU RTX 4090.​



A colorida RTX 4090 Neptune enlouquece no TGP​

O iGame Neptune da Colorful tem a configuração de potência máxima mais alta de todas as GPUs RTX 4090.

Quase todas as placas RTX 4090 têm TGP máximo (Total Graphics Power) mais alto para overclock. Existem modelos que possuem TGP sub-500W (ZOTAC), mas a grande maioria das GPUs é mais alta. Existem, de fato, modelos que vão até 600W (NVIDIA Founders Edition, ASUS ROG Strix ou Gigabyte Gaming). No entanto, nenhuma das cartas até agora chegou mais alto, até que Netuno foi anunciado.



AZm01xL.png



O iGame Neptune é um RTX 4090 refrigerado a líquido da série Colorful iGame. Ele é baseado no mesmo PCB da série iGame Vulcan, mas a velocidade do clock é um pouco maior (2640 MHz vs. 2625 MHz). O que também é maior é o TGP máximo de 630W (80W maior que o Vulcan).

Este TGP é, na verdade, o TGP mais alto agora disponível em qualquer GPU RTX 4090. Por esse motivo, a Colorful recomenda uma fonte de alimentação de 1000W, e isso provavelmente é por um bom motivo.



oVQoJAF.jpg



Acreditava-se que RTX 4090s personalizados podem em algum momento quebrar o limite de 600W TGP, mas essa configuração era esperada de um entusiasta de placas OC, como o próximo Galax HOF (provavelmente com conectores de alimentação duplos de 16 pinos 12VHPWR).

O Neptune já foi enviado para revisões, mas parece que muitos ainda não foram publicados. A equipe da Expreview postou uma revisão e eles confirmam que ele vem com um TGP padrão de 550W e no máximo 630W. Curiosamente, o TGP padrão 100W mais alto já era tão alto que desbloquear 80W adicionais não fez nada para melhorar o desempenho. A placa teve uma pontuação apenas 0,7% maior no 3DMark Time Spy Extreme.



cwYuYf6.jpg



Além disso, embora a placa tenha TGP padrão em 550W, um valor de pico observado pela ferramenta de monitoramento de energia NVIDIA PCAT foi de apenas 470W. Também vale a pena notar que, devido a um complexo sistema de refrigeração a água, ele tinha uma potência ociosa relativamente alta de 47W.


Para placas gráficas que vêm com 450W+ TGP não padrão, os entusiastas devem prestar mais atenção ao conector 12VHPWR. De acordo com a análise da TecPowerUP que testou a implementação de 450W e 600W deste cabo, não há diferença ao usar as GPUs RTX 4090 de 450W. No entanto, para qualquer placa que vá além do TGP padrão, especialmente GPUs com overclock manual e de fábrica, um cabo de 600W é altamente recomendado.

A especificação de 600W também é alcançada usando quatro cabos de alimentação de 8 pinos para adaptadores de 12VHPWR. Este adaptador NVIDIA 'inteligente' reverterá para a especificação de 450 W ao usar apenas três cabos de 8 pinos. Isso foi explicado em detalhes pelo Igor'sLAB . Vale a pena ter isso em mente ao escolher um cartão como o iGame Neptune.

Fonte: Colorido , Pré -visualização
 
Última edição:
Prezados, estou na dúvida entre uma 4090 Asus Tuf x Asus Strix x Gigabyte OC.

Em comparativos eu notei que são muito semelhantes. A Gigabyte OC sempre tem um preço mais atrativo.

Tem alguma vantagem real na Asus Strix ou Tuf usando em stock? A vantagem seria apenas para o OC?

Edit em tempo: aparece um GainWard, marca que nunca ouvi falar, com preço competitivo.
Eu não acho informação técnica nenhuma dessas placas, como número e potência máxima do VRM. Se alguém puder me ajudar, agradeço.
 
Última edição:
Peguei uma Zotac 4090, a única que consegui encontrar por um preço razoável na Alemanha (em torno de R$ 11.000). Espero que a placa seja melhor do que o modelo anterior. Tive uma 3090 deles por algum tempo e fiquei um pouco desapontado com o barulho e temperaturas da placa.
 
Peguei uma Zotac 4090, a única que consegui encontrar por um preço razoável na Alemanha (em torno de R$ 11.000). Espero que a placa seja melhor do que o modelo anterior. Tive uma 3090 deles por algum tempo e fiquei um pouco desapontado com o barulho e temperaturas da placa.
E como vc gerencia a tributação?

Pergunto pq tem grande desconto comprando fora e trazendo usando qualquer serviço de envio mas há risco de ser taxado e tbm os fabricantes só dão garantia local, não já garantia no BR.
 
Última edição:
Prezados, estou na dúvida entre uma 4090 Asus Tuf x Asus Strix x Gigabyte OC.

Em comparativos eu notei que são muito semelhantes. A Gigabyte OC sempre tem um preço mais atrativo.

Tem alguma vantagem real na Asus Strix ou Tuf usando em stock? A vantagem seria apenas para o OC?

Edit em tempo: aparece um GainWard, marca que nunca ouvi falar, com preço competitivo.
Eu não acho informação técnica nenhuma dessas placas, como número e potência máxima do VRM. Se alguém puder me ajudar, agradeço.
As vantagens da strix, na minha opinião, são o silêncio, a refrigeração, a estética e o valor de revenda. No over, são todas praticamente idênticas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo