[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Resolução pode ser um considerado um detalhe se você migra de 4K para 5K, de 1440p para 4K... dependendo do tamanho da tela do monitor você pode nem sentir tanta diferença na nitidez etc.
Se você tem um monitor de 27" 1440p e migra para um 27" 4K, talvez a sua percepção de nitidez seja bem menor do que se migrar de um 27" 1080p para 27" 4K.

Agora falar que nitidez não importa é me soa bem estranho. Você pode dizer que como nunca experimentou a diferença de 1080p para 4K não sente falta. Ok. Agora, cravar isso é um tanto equivocado porque para quem migrou de 1080p para 4K está pensando neste exato momento isso aqui: "O que esse cara está falando?!"
Realmente depende bastante do caso, falando da minha experiência aqui, saí de uma TV 40" 1080p e desde janeiro jogava com o DLDSR em 1620p, recentemente troquei pra uma 43" 4k e melhorou sim a nitidez mas vou dizer que o DLDSR em 1620p mandava bem pra caralho e a discrepância nem foi tão grande assim, e no Youtube setando a resolução em 1440p/4k mesmo na TV 1080p a qualidade também ficava muito boa, mesmo sendo uma TV antiguinha 1080p vs uma 4k bem high end (mas ainda LCD)
 
Isso é algo muito pessoal, pra vc pode ser importante, na minha opinião é frescura, mas não sou nenhum afissurado em jogos.
Ué?
Estamos falando de jogos, qualidade gráfica em jogos e placa de vídeo para jogos.

É difícil você dizer que é muito opinião pessoal minha se você mesmo disse que não é fissurado em jogos.
 
Acabei de boletar um TUF na Pichau. Até amanha decido o pagamento, visto que queria uma Strix.
Mas a TUF tb é braba... provavelmente vou pagar.
 
Acabei de boletar um TUF na Pichau. Até amanha decido o pagamento, visto que queria uma Strix.
Mas a TUF tb é braba... provavelmente vou pagar.

com o preço dessa tuf da pichau, daria pra pegar a strix do kabum...pq nao espera voltar estoque?
 
com o preço dessa tuf da pichau, daria pra pegar a strix do kabum...pq nao espera voltar estoque?
Agora vc me deixou com séria vontade de não pagar o boleto, não sabia que era o mesmo preço
 
Isso é algo muito pessoal, pra vc pode ser importante, na minha opinião é frescura, mas não sou nenhum afissurado em jogos.

Nem vou insistir, já que o cara julga isso essencial para ser a grande experiência definitiva de jogos, não vou rebater, só ver os pobres incautos torrando uma grana em placebo. :haha:

Depois estão em outras pastas reclamando porque os jogos estão tão ruins.
 
Como tinha dito aqui uns dias atrás peguei aquela Suprim Liquid X da loja do pombo porém já estava agoniado com a história do envio ser somente dia 30. Na segunda-feira de manhã terminei boletando uma Gigabyte Gaming OC por uns 3k a menos e pronta-entrega na loja do ninja sem ter visto muita coisa sobre a placa pra avaliar depois.

Depois de assistir alguns vídeos e ler os comparativos percebi que a placa era bem decente e apresentava um excelente sistema de resfriamento, principalmente nas temperaturas de VRAM.

Terminei pagando o boleto e cancelando a Suprim Liquid da pré-venda. Dois dias depois a placa chegou e me deixou impressionado. A placa é enorme mas o seu tamanho é justificado pela capacidade de dissipação que apresenta. As fans da placa têm 110mm e são bem profundas, praticamente do mesmo tamanho da maioria dos case fans.

Consegui fechar o Cooler Master H500 ARGB com a placa conectada, porém o adaptador da nvidia fica meio apertado. Não pretendo abrir novamente o vidro lateral até comprar um adaptador 90° para evitar de ficar forçando o conector. Por enquanto como eu quero passar o final de semana testando e jogando com a placa fiquei com preguiça de instalar o bracket de suporte que vem com a placa, então coloquei um suporte de plástico da rise mode provisoriamente.

20221021-113346.jpg
20221021-123852.jpg
20221021-123903.jpg
20221021-124958.jpg
20221021-125219.jpg
20221021-133556.jpg
20221021-140420.jpg
20221022-084809.jpg
20221022-084851.jpg
20221022-000920.jpg
Pelo jeito os fabricantes gostaram daquela Asus 3070 Noctua edition e tacaram esses fans de 120mm nelas. :notbad:
 
Ué?
Estamos falando de jogos, qualidade gráfica em jogos e placa de vídeo para jogos.

É difícil você dizer que é muito opinião pessoal minha se você mesmo disse que não é fissurado em jogos.
Ué, por não ser fissurado e gastar horas jogando feito outros aqui implica que não jogo at all nem posso ter opiniões sobre jogos?

E sim, não deixa de ser opinião pessoal sua, senão jogos indies e consoles não existiriam, muita gente não liga pra essas coisas e ainda sim amam jogos.
Uns preferem história, outros se masturbam pra gráfico (feito vc), e não tem como julgar nenhum deles pq, advinha só, é um gosto pessoal.
 
Nem perguntei e nao li nada aqui sobre isso


Nao é um problema a 4090 sem porta Display Port 2.0?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como tinha dito aqui uns dias atrás peguei aquela Suprim Liquid X da loja do pombo porém já estava agoniado com a história do envio ser somente dia 30. Na segunda-feira de manhã terminei boletando uma Gigabyte Gaming OC por uns 3k a menos e pronta-entrega na loja do ninja sem ter visto muita coisa sobre a placa pra avaliar depois.

Depois de assistir alguns vídeos e ler os comparativos percebi que a placa era bem decente e apresentava um excelente sistema de resfriamento, principalmente nas temperaturas de VRAM.

Terminei pagando o boleto e cancelando a Suprim Liquid da pré-venda. Dois dias depois a placa chegou e me deixou impressionado. A placa é enorme mas o seu tamanho é justificado pela capacidade de dissipação que apresenta. As fans da placa têm 110mm e são bem profundas, praticamente do mesmo tamanho da maioria dos case fans.

Consegui fechar o Cooler Master H500 ARGB com a placa conectada, porém o adaptador da nvidia fica meio apertado. Não pretendo abrir novamente o vidro lateral até comprar um adaptador 90° para evitar de ficar forçando o conector. Por enquanto como eu quero passar o final de semana testando e jogando com a placa fiquei com preguiça de instalar o bracket de suporte que vem com a placa, então coloquei um suporte de plástico da rise mode provisoriamente.

20221021-113346.jpg
20221021-123852.jpg
20221021-123903.jpg
20221021-124958.jpg
20221021-125219.jpg
20221021-133556.jpg
20221021-140420.jpg
20221022-084809.jpg
20221022-084851.jpg
20221022-000920.jpg

Curti ser grande, o Gabinete nunca parece vazio hahabahha

De aparencia, uma placa de video que ocupa 4 ou 5 slots sempre fica mais bonita que uma de 2 ou 3 slots.
 
Última edição:
Quanto mais frames obviamente melhor, mas convenhamos, pra jogos AAA acima de 60 já ta bem bom, se for em 4k ta perfeito.

Competitivos faz sentido taxas acima de 144, mas ai até 3060 tanka isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nem perguntei e nao li nada aqui sobre isso


Nao é um problema a 4090 sem porta Display Port 2.0?
Acho que fará diferença na série 5000, pois teremos provavelmente taxas bem acima de 144 em 4k. Na 4090 144 é meio que um "teto" pro 4k, o que cá entre nós é maravilhoso.
 
A galera falando sobre a fonte há algumas páginas, a minha Gaming OC vou ligar numa fonte CS750 e ela que lute. :limo:
Brinco assim, mas é uma fonte de excelente qualidade (Construção e Selo Gold) e pelo meu cálculo de consumo estimado do sistema ela vai conseguir suprir de forma bem dimensionada (85/90%), e irá me dá todas as 4 saídas que a VGA precisa para o adaptador. Em teste, ela entrega até mais do que os 750W, mas evidentemente não irei forçar a fonte além do seu limite. Aliás, pelo perfil da RTX 4090, não será necessário.

Futuramente quero ver se consigo algum cabo que me permita abrir mão do adaptador.
 
Última edição:
A galera falando sobre a fonte há algumas páginas, a minha Gaming OC vou ligar numa fonte CS750 e ela que lute. :limo:
Brinco assim, mas é uma fonte de excelente qualidade (Construção e Selo Gold) e pelo meu cálculo de consumo estimado do sistema ela vai conseguir suprir de forma bem dimensionada (85/90%), e irá me dá todas as 4 saídas que a VGA precisa para o adaptador. Em teste, ela entrega até mais do que os 750W, mas evidentemente não irei forçar a fonte além do seu limite. Aliás, pelo perfil da RTX 4090, não será necessário.

Futuramente quero ver se consigo algum cabo que me permita abrir mão do adaptador.
Na sua resolução a placa não deve nem usar 50% do poder, consumiria bem mais se vc jogasse em 4k
 
Na sua resolução a placa não deve nem usar 50% do poder, consumiria bem mais se vc jogasse em 4k
Sim, tem essa vantagem no momento, mas já penso nela consumindo os 450W ou mais um pouco; porque não demora muito irei migrar pra 4K.
 
Me espanta ver uma galera pagando 13k+ em uma placa de vídeo e economizando na fonte, lembre-se sempre que os cabos PCIe tem limite e se tem imagens das próprias fabricantes mostrando que não é para usar os adaptadores com cabos PCIe em daisy chain (aqueles cabos que fazem Y na ponta para virarem duplos) e sim usar cada conector de energia em cabos separados da fonte.

A questão não é o quanto a fonte consegue entregar, a questão é que a GPU pode puxar mais do que o especificado de um cabo em Y(daisy chain), se viu muito isso acontecendo em RIG de mineração mal dimensionada, era fonte desarmando, cabo e conector derretendo, pegando fogo...

Depois estraga a GPU e quem vai "lutar" são vocês para convencer a fabricante a dar garantia.
 
Última edição:
A galera falando sobre a fonte há algumas páginas, a minha Gaming OC vou ligar numa fonte CS750 e ela que lute. :limo:
Brinco assim, mas é uma fonte de excelente qualidade (Construção e Selo Gold) e pelo meu cálculo de consumo estimado do sistema ela vai conseguir suprir de forma bem dimensionada (85/90%), e irá me dá todas as 4 saídas que a VGA precisa para o adaptador. Em teste, ela entrega até mais do que os 750W, mas evidentemente não irei forçar a fonte além do seu limite. Aliás, pelo perfil da RTX 4090, não será necessário.

Futuramente quero ver se consigo algum cabo que me permita abrir mão do adaptador.
Rapaz, evite de qualquer forma fullload da 4090, evite benchmarks, altas resoluções e tente limitar os quadros… definitivamente sua fonte não é dimensionada pra ela.

E olha, selo gold no seu caso não é necessáriamente bom pois sua fonte provavelmente vai desperdiçar bastante energia devido a fome da 4090.
 
Rapaz, evite de qualquer forma fullload da 4090, evite benchmarks, altas resoluções e tente limitar os quadros… definitivamente sua fonte não é dimensionada pra ela.

E olha, selo gold no seu caso não é necessáriamente bom pois sua fonte provavelmente vai desperdiçar bastante energia devido a fome da 4090.

Consumo médio dela não é 400-450w? Não aguentaria por qual motivo?

Vi aqui que podem ocorrer picos acima dos 600w, mas não li se com clock padrão ou em over.
 
Consumo médio dela não é 400-450w? Não aguentaria por qual motivo?

Vi aqui que podem ocorrer picos acima dos 600w, mas não li se com clock padrão ou em over.
Pelo possíveis picos. Eles de fato acontecem.

E por mais que ela consuma 450w em média no full load, mais o aproximados 200w do restante do sistema e a fonte estaria em uma situação preocupante que simplemente faltaria carga caso a 4090 atinja o pico.

Em geral uma fonte de 750w estaria sempre perto do limite o que definitivamente não é recomendável.
 
Rapaz, evite de qualquer forma fullload da 4090, evite benchmarks, altas resoluções e tente limitar os quadros… definitivamente sua fonte não é dimensionada pra ela.

E olha, selo gold no seu caso não é necessáriamente bom pois sua fonte provavelmente vai desperdiçar bastante energia devido a fome da 4090.
Pelo que vi em testes, ela tá consumindo no máximo os 450W. (Em jogos ela consome até menos no geral - isso mesmo em 4K).
Só vai passar desse valor com OC e por muito pouco. (O máximo que vi em jogos foi 500W).

Quanto ao consumo de energia, ela não vai desperdiçar, pelo contrário; geralmente fontes de alta qualidade atinge o melhor índice de aproveitamento com 50% ou mais um pouco da fonte, (Por isso existem os selos de eficiência na fonte e a certificação é baseada nessa capacidade eficiência). Quanto a construção dela; é de altíssima qualidade os componentes - Vi vários Reviews antes de comprar no passado.

Pelo consumo total que meu PC irá ter agora, acho que minha fonte nunca ficou tão bem dimensionada como nesse momento.
 
Última edição:
Pelo que vi em testes, ela tá consumindo no máximo os 450W. (Em jogos, pelo que vi; ela consome até menos no geral - isso mesmo em 4K).
Só vai passar desse valor com OC e por muito pouco. (O máximo que vi em jogos foi 500W).

Quanto ao consumo de energia, ela não vai desperdiçar, pelo contrário; geralmente fontes de alta qualidade atinge o melhor índice de aproveitamento com 80% ou mais um pouco da fonte, (Por isso existem os selos de eficiência na fonte e certificação é baseada nessa capacidade eficiência). Quanto a construção dela; é de altíssima qualidade os componentes - Vi vários Reviews antes de comprar no passado.

Pelo consumo total que meu PC irá ter agora, acho que minha fonte nunca ficou tão bem dimensionada como nesse momento; ela será usada na maior capacidade de eficiência dela.
Sobre o selo gold, ele na verdade é um selo intermediário. Se fosse uma 750w platinum por exemplo, acho que seria mais tranquilo o risco de desperdício de energia. Em geral uma fonte gold sendo utilizada acima de 70% perde bastante energia.

Não me entenda mal, sua fonte é MUITO boa, mas para o seu PC (visto na assinatura) que é um baita PC + uma monstra chamada 4090, um upgrade de fonte seria muito bem vindo, diria que até urgentemente.
 
Pelo possíveis picos. Eles de fato acontecem.

E por mais que ela consuma 450w em média no full load, mais o aproximados 200w do restante do sistema e a fonte estaria em uma situação preocupante que simplemente faltaria carga caso a 4090 atinja o pico.

Em geral uma fonte de 750w estaria sempre perto do limite o que definitivamente não é recomendável.

E sobre cabo com derivação, por exemplo, usar dois cabos + seus dois extensores, o que acha?
 
Me espanta ver uma galera pagando 13k+ em uma placa de vídeo e economizando na fonte, lembre-se sempre que os cabos PCIe tem limite e se tem imagens das próprias fabricantes mostrando que não é para usar os adaptadores com cabos PCIe em daisy chain (aqueles cabos que fazem Y na ponta para virarem duplos) e sim usar cada conector de energia em cabos separados da fonte.

A questão não é o quanto a fonte consegue entregar, a questão é que a GPU pode puxar mais do que o especificado de um cabo em Y(daisy chain), se viu muito isso acontecendo em RIG de mineração mal dimensionada, era fonte desarmando, cabo e conector derretendo, pegando fogo...

Depois estraga a GPU e quem vai "lutar" são vocês para convencer a fabricante a dar garantia.

Por um lado, eu sei que existe uma cultura muito errada em torno do superdimensionamento de fontes. Isso vem há anos, não é de hoje que tentam empurrar fontes muito maiores do que realmente um PC consegue consumir. É claro que uma fonte de boa qualidade de 850w já comporta com certa folga uma 4090, por tanto, eu discordo veementemente de quem fala pra pegar uma fonte de maior potência do que seu PC consome só com o argumento de "já que a placa é cara você também precisa gastar mais com uma fonte maior".

Já vendo pelo outro lado, o único problema real dessa "economia" seria de quem vai usar fontes mais antigas - que só possuem 2 cabos PCI-e independentes - ou fontes de categoria mais simples (mid-low tier). Porque pra 4090 o mínimo exigido são 3 cabos 8pin independentes. Usar mais de um terminal PCI-e 8pin de um cabo Y realmente não seria muito inteligente e seguro.


PS. Não falo necessariamente de você ou de algum user do tópico, é apenas uma observação mesmo.
 
E sobre cabo com derivação, por exemplo, usar dois cabos + seus dois extensores, o que acha?
Não é recomendado no caso da 4090 pois vc não dobra a capacidade de fluxo de energia dos cabos, e sim divide.
 
Por um lado, eu sei que existe uma cultura muito errada em torno do superdimensionamento de fontes. Isso vem há anos, não é de hoje que tentam empurrar fontes muito maiores do que realmente um PC consegue consumir. É claro que uma fonte de boa qualidade de 850w já comporta com certa folga uma 4090, por tanto, eu discordo veementemente de quem fala pra pegar uma fonte de maior potência do que seu PC consome só com o argumento de "já que a placa é cara você também precisa gastar mais com uma fonte maior".

Já vendo pelo outro lado, o único problema real dessa "economia" seria de quem vai usar fontes mais antigas - que só possuem 2 cabos PCI-e independentes - ou fontes de categoria mais simples (mid-low tier). Porque pra 4090 o mínimo exigido são 3 cabos 8pin independentes. Usar mais de um terminal PCI-e 8pin de um cabo Y realmente não seria muito inteligente e seguro.


PS. Não falo necessariamente de você ou de algum user do tópico, é apenas uma observação mesmo.

Dos que eu vi aqui acompanhando o tópico foram 2 que tinham fontes de 750W que de acordo com o fabricante da fonte tem apenas 4 PCIe, sendo eles 2 cabos únicos, ou seja, fora das especificações recomendadas para a RTX 4090, tanto que minha mensagem acima foi realmente falando sobre os cabos PCIe e não sobre a baixa potencia da fonte.

No mais concordo com tudo que falou, não precisa super dimensionar a fonte, mas, dimensionar a quantidade de cabos necessários faz parte do dimensionamento da fonte e quando se gasta 13k+ numa GPU ter uma fonte capaz de suprir as necessidades dela de acordo com a recomendação do fabricante é quase que uma obrigação e não precisa super dimensionar, uma XPG 850W Core Reactor hoje não custa nem 700 reais e da conta super tranquilo de qualquer 4090.
 
Fonte boa de 750w segura tranquilamente, desde q não use um 13900k...hahaha
Nesse caso eu não usaria mesmo.


Aqui um artigo do TPU testando spike de uma 4090 Palit..


Cenário 1
Furmark + 600w + over, teve spike de 693w(apenas vga)...
Isso é um cenário irreal tb..

EU sinceramente não vejo motivo algum pra usar 600w + OC... é um completo desperdício de energia e dinheiro..
Visto que os ganhos são miseráveis e a eficiência vai pro espaço.

Cenário 2
Furmark + 450w + stock, teve spike de 546w(apenas vga)...



Consumo in game é ao redor de 430w, stock... Então façam as contas com o restante do PC(cpu principalmente, óbvio)..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo