Venho pensando sobre isso ultimamente, na evolução desse mercado que cria mundos 3D seja para jogos , animações, simulações...
Sinceramente eu acredito que jogos 3D estão com os dias contados... seja por empresas de games insistirem em não dedicar tempo em otimização, seja pela complexidade e custos que so aumenta para o uso destas tecnologias.
Modelagem 3D por polígonos, foi um meio que encontramos de criar estes mundos depois do 2D a exemplo do mário:
Primeira versão:
Até versões mais recentes:
A questão é que IAs ja estão dando seus primeiros passos e penso que a tendencia é cada vez mais abandonarmos o 3D e passar a existir mundos 100% interpretados por inteligências artificiais que tendo como base um mundo pre concebido pelos desenvolvedores dos jogos, ao invés de renderizar, vai criar a tela, como uma pintura, e essa pintura da liberdade de ser modelo cartunesco ( tipo Zelda), modelos parecido com 3D que conhecemos ou mesmo realistas.
Começando com isso:
Evoluindo para isso:
E os próximos 2 ou 3 saltos possivelmente chegando a um realismo sem falhas.
A partir desse ponto, o foco será unicamente otimizar o processo de 2hrs para 1 segundo. Que acredito ser possível dentro de um contexto fixo , maquinas cada vez mais otimizadas e onde hoje gastamos tempo para compilar, a IA passará a treinar o contexto para criar um modelo daquele mundo que responda em tempo real qualquer comando de mudança que ocorrer.
Acho que o momento que estamos é o mesmo de 1994 onde estávamos saindo do SNES/MegaDrive para o Playstation.
Sinceramente eu acredito que jogos 3D estão com os dias contados... seja por empresas de games insistirem em não dedicar tempo em otimização, seja pela complexidade e custos que so aumenta para o uso destas tecnologias.
Modelagem 3D por polígonos, foi um meio que encontramos de criar estes mundos depois do 2D a exemplo do mário:
Primeira versão:
Até versões mais recentes:
A questão é que IAs ja estão dando seus primeiros passos e penso que a tendencia é cada vez mais abandonarmos o 3D e passar a existir mundos 100% interpretados por inteligências artificiais que tendo como base um mundo pre concebido pelos desenvolvedores dos jogos, ao invés de renderizar, vai criar a tela, como uma pintura, e essa pintura da liberdade de ser modelo cartunesco ( tipo Zelda), modelos parecido com 3D que conhecemos ou mesmo realistas.
Começando com isso:
Evoluindo para isso:
E os próximos 2 ou 3 saltos possivelmente chegando a um realismo sem falhas.
A partir desse ponto, o foco será unicamente otimizar o processo de 2hrs para 1 segundo. Que acredito ser possível dentro de um contexto fixo , maquinas cada vez mais otimizadas e onde hoje gastamos tempo para compilar, a IA passará a treinar o contexto para criar um modelo daquele mundo que responda em tempo real qualquer comando de mudança que ocorrer.
Acho que o momento que estamos é o mesmo de 1994 onde estávamos saindo do SNES/MegaDrive para o Playstation.