• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O fim da era 3D? (Games, animações e etc)

Stronks

2004 member
Registrado
Venho pensando sobre isso ultimamente, na evolução desse mercado que cria mundos 3D seja para jogos , animações, simulações...

Sinceramente eu acredito que jogos 3D estão com os dias contados... seja por empresas de games insistirem em não dedicar tempo em otimização, seja pela complexidade e custos que so aumenta para o uso destas tecnologias.

Modelagem 3D por polígonos, foi um meio que encontramos de criar estes mundos depois do 2D a exemplo do mário:

Primeira versão:

mario.png


Até versões mais recentes:

Screen+Shot+2017-04-08+at+17.48.14.png





A questão é que IAs ja estão dando seus primeiros passos e penso que a tendencia é cada vez mais abandonarmos o 3D e passar a existir mundos 100% interpretados por inteligências artificiais que tendo como base um mundo pre concebido pelos desenvolvedores dos jogos, ao invés de renderizar, vai criar a tela, como uma pintura, e essa pintura da liberdade de ser modelo cartunesco ( tipo Zelda), modelos parecido com 3D que conhecemos ou mesmo realistas.

Começando com isso:



Evoluindo para isso:





E os próximos 2 ou 3 saltos possivelmente chegando a um realismo sem falhas.

A partir desse ponto, o foco será unicamente otimizar o processo de 2hrs para 1 segundo. Que acredito ser possível dentro de um contexto fixo , maquinas cada vez mais otimizadas e onde hoje gastamos tempo para compilar, a IA passará a treinar o contexto para criar um modelo daquele mundo que responda em tempo real qualquer comando de mudança que ocorrer.


Acho que o momento que estamos é o mesmo de 1994 onde estávamos saindo do SNES/MegaDrive para o Playstation.
 
Eu não entendi foi onde é que introduzir IA vai significar não ter mais 3D.
 
Que viage é essa?
 
Eu não entendi foi onde é que introduzir IA vai significar não ter mais 3D.
Acho que entendi que não serão usadas mais as ferramentas de 3D para modelas os bonecos e ficar inserindo neles partes móveis, física, textura etc.

Só acho que a previsão foi longe demais. Ainda não senti o fator criatividade nos resultados das IAs, quando isto acontecer toda a previsão será possível.
 
Mas hein.....
:pensa:
:chan:
ele quer dizer que hardware tao foda e games um lixo exemplo



rodando em algumas partes menos de 60 fps numa 4090 e graficos mesma coisa q antigamente ou seja hardware fica top os games nao melhoram q ele disse ali do 3d acaba é isso chegou num patamar que fica insustentavel é isso @Stronks ?
 
Eu acho que entendi o que ele quis dizer: hoje cada frame gerado é baseado numa "cena" gerada a partir da renderização de modelos 3D com texturas e luzes/sombras, etc. Mas no final, cada frame exibido pelo monitor é uma "foto" daquela cena. O que estaria se considerando é que no futuro invés de usarmos "fotos" de um cenário renderizado em 3D, estaríamos gerando uma sequência de "fotos" totalmente geradas por IA sem necessariamente renderizar modelos 3D pra isso, mas simplesmente "inventando" cada frame, através da IA, em uma renderização cinematográfica.
 
Eu acho que entendi o que ele quis dizer: hoje cada frame gerado é baseado numa "cena" gerada a partir da renderização de modelos 3D com texturas e luzes/sombras, etc. Mas no final, cada frame exibido pelo monitor é uma "foto" daquela cena. O que estaria se considerando é que no futuro invés de usarmos "fotos" de um cenário renderizado em 3D, estaríamos gerando uma sequência de "fotos" totalmente geradas por IA sem necessariamente renderizar modelos 3D pra isso, mas simplesmente "inventando" cada frame, através da IA, em uma renderização cinematográfica.

Imagina a quantidade de processamento que isso demandaria pra rodar em tempo real em milhões de PCs, consoles, etc. Não chegamos lá ainda. Talvez com a computação quântica.

IAs por enquanto serão ferramentas de criação adaptadas ao modelo tradicional. Manda a IA fazer o modelo, as texturas, calcular a iluminação, código, etc, enquanto os devs supervisionam o processo criativo e fazem ajustes.

Até por isso ainda vai rolar muitas demissões nessa indústria.
 
Eu não entendi foi onde é que introduzir IA vai significar não ter mais 3D.
Imagina uma cutscene pre-renderizada de um jogo. (tipo aqueles videos cinemáticos que tem em alguns jogos, como no warcraft3). Aí o cara sugere que o jogo crie essas cutscenes em tempo real, reagindo aos inputs dos jogadores e à lógica que rege o mundo virtual. Aí a IA faz um vídeo 2D (que parece 3D), em vez de usar o sistema atual do "3D Graphics Pipeline". Aí pula toda a parte da geometria e vai direto pra rasterização.

Acho que é uma ideia bem legal, mas não faço ideia da viabilidade
 
Última edição:
Eu não entendi foi onde é que introduzir IA vai significar não ter mais 3D.

Também não... Tudo aquilo que seria feito por IA também seria 3D pesadíssimo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Imagina uma cutscene pre-renderizada de um jogo. (tipo aqueles videos cinemáticos que tem em alguns jogos, como no warcraft3). Aí o cara sugere que o jogo crie essas cutscenes em tempo real, reagindo aos inputs dos jogadores e à lógica que rege o mundo virtual. Aí a IA faz um vídeo 2D (que parece 3D), em vez de usar o sistema atual do "3D Graphics Pipeline". Aí pula toda a parte da geometria e vai direto pra rasterização.

Mas para gerar um vídeo 2D baseado nos input dos jogadores não precisa de IA, poderia ser feito por algoritmos tradicionais.

E com ou sem IA, não vejo como processar as interações entre os jogadores, veículos, objetos, paredes, chão, cenários e etc sem modelagem 3D, que surgiu exatamente para isso. Como verificar que aquele tiro pegou na perna no inimigo? Como saber onde é o chão onde o personagem deve andar, ou se bateu em uma parede ou objeto?

Não faz sentido.
 
Última edição:
Imagina uma cutscene pre-renderizada de um jogo. (tipo aqueles videos cinemáticos que tem em alguns jogos, como no warcraft3). Aí o cara sugere que o jogo crie essas cutscenes em tempo real, reagindo aos inputs dos jogadores e à lógica que rege o mundo virtual. Aí a IA faz um vídeo 2D (que parece 3D), em vez de usar o sistema atual do "3D Graphics Pipeline". Aí pula toda a parte da geometria e vai direto pra rasterização.

Acho que é uma ideia bem legal, mas não faço ideia da viabilidade

Acho difícil, faz mais sentido usar IA na produção e talvez na (pasmem!) Inteligência Artificial dos inimigos, extrapolando poderia até usar um modelo adaptativo para criar aventuras tal qual as quests radiantes de Skyrim, mas com mais sentido e variação, criação de imagem em tempo real demanda muito hardware e não teria grande utilidade em jogos. talvez em utilitários de RPG de mesa com a criação de imagens dinâmicas para jogadores. Games de PC já vem com a maioria dos cenários, assets e NPCs renderizados na criação.
 
Talvez com a computação quântica.

Computação quântica não é nada daquilo que andam dizendo, ela tem um escopo extremamente específico e exige hardware e software extremamente específico. Sem falar que exige ambiente criogênico (baixíssima temperaturas) e os qubits são extremamente instáveis, colapsam em poucos segundos ou mesmo frações de segundo.

O que um algoritmo quântico faz é uma pancada de cálculos tentando achar um resultado antes que os qubits colapsem a ponto de desestabilizar tudo.

E já foi demonstrado que em determinadas tarefas, não dá para usar computação quântica para acelerar os cálculos em relação a um computador tradicional, em alguns casos fica até mais lento. Só fica mais rápido em casos bem específicos, como já citei.

Então, não tem como rodar um Windows ou um jogo em computação quântica, esqueçam isso.
 
Última edição:
Mas para gerar um vídeo 2D baseado nos input dos jogadores não precisa de IA, poderia ser feito por algoritmos tradicionais.

E com ou sem IA, não vejo como processar as interações entre os jogadores, veículos, objetos, paredes, chão, cenários e etc sem modelagem 3D, que surgiu exatamente para isso. Como verificar que aquele tiro pegou na perna no inimigo? Como saber onde é o chão onde o personagem deve andar, ou se bateu em uma parede ou objeto?

Não faz sentido.
Realmente, não precisa de IA, mas poderia ter um ganho de qualidade se usasse. É que nem o ray tracing: não é necessário, era considerado inviável usar em tempo real, mas hoje é modinha.

Aí todas as interações também seriam processadas baseadas nas regras do jogo e no treinamento da IA. Aposto que teríamos uns resultados extremamanete comicos! kkkkkkkkk
 
Realmente, não precisa de IA, mas poderia ter um ganho de qualidade se usasse. É que nem o ray tracing: não é necessário, era considerado inviável usar em tempo real, mas hoje é modinha.

Aí todas as interações também seriam processadas baseadas nas regras do jogo e no treinamento da IA. Aposto que teríamos uns resultados extremamanete comicos! kkkkkkkkk

Não faz sentido por diversos motivos:

- IA exige bilhões de cálculos por segundo, portanto há um enorme tempo de cálculo para renderizar um vídeo de alguns segundos que nem é em tempo real e pior ainda, nem tem input de jogadores, não tem regras de jogo, não tem os zilhões de cálculos de interações entre objetos e etc.

- Os cálculos de IA hoje em dia são feitos justamente por fazendas de placas de vídeo 3D, ou seja, justamente o hardware que você diz que não seria mais necessário.

- Portanto, é o inverso: Você precisaria de muito mais placas de vídeo em paralelo para calcular em tempo real qualquer cena. Em outras palavras para conseguir 30 FPS gerados por IA em um jogo, precisaria colocar algumas dezenas RTX 4090 no seu gabinete.

- E novamente, as interações entre os objetos do jogo precisam de modelagem 3D, não tem como fugir disso. Sem isso, a IA nunca conseguirá entender o que é cada objeto, os limites de cada objeto, como interagem, dados de profundidade, distância, paralaxe, perspectiva e etc. Note que uma coisa é renderizar um vídeo baseado em um prompt, outra coisa é renderizar um vídeo baseado em trocentos inputs e interações complexas entre objetos de uma cena de jogo com profundidade, distâncias, perspectiva e etc.
 
Acho que há uma revolução forte vindo aí.
Não é que o 3D vai acabar, vai ter. Porém acho que não vamos usar polígonos em tudo, de ir la e criar o polígono, muita coisa vai ser gerado por IA mesmo, por prompt.

Tipo, ao invés de você modelar um campo verde com gramado e tal, vc simplesmente da um prompt de preencher com gramado, veja é diferente de ir la com um "pincel" de gramado e preencher o objeto 3d com grama. Será um prompt: "preencher com grama baixa, que interaja com o personagem, vento e chuva", o prompt saindo ok, vc salva esse prompt e usa no jogo inteiro.
Não haverá arquivos de polígonos da grama, das plantinhas e tal, e sim um arquivo com prompt de comando, +ou- como um arquivo de vetor e bitmap. um logo da Nike em vetor há 2 nós, que cada âncora de cada nó tem uma instrução matemática, e só. E quase que um prompt. Num bitmap, cada pixel tem uma instrução de cor e posição.


Fora que:
 
Acho que essa declaração está sendo mal interpretada. Ele não parece estar falando de fim das placas de vídeo. Mas o fim desse modelo de GPU com programação de GPU por meio de Direct3D e OpenGL. Há vários anos atrás, quando começou a programação de GPU para uso geral, começaram a discutir isso. De GPU se tornar um processador de uso geral.
 
Acho que há uma revolução forte vindo aí.
Não é que o 3D vai acabar, vai ter. Porém acho que não vamos usar polígonos em tudo, de ir la e criar o polígono, muita coisa vai ser gerado por IA mesmo, por prompt.

Tipo, ao invés de você modelar um campo verde com gramado e tal, vc simplesmente da um prompt de preencher com gramado, veja é diferente de ir la com um "pincel" de gramado e preencher o objeto 3d com grama. Será um prompt: "preencher com grama baixa, que interaja com o personagem, vento e chuva", o prompt saindo ok, vc salva esse prompt e usa no jogo inteiro.
Não haverá arquivos de polígonos da grama, das plantinhas e tal, e sim um arquivo com prompt de comando, +ou- como um arquivo de vetor e bitmap. um logo da Nike em vetor há 2 nós, que cada âncora de cada nó tem uma instrução matemática, e só. E quase que um prompt. Num bitmap, cada pixel tem uma instrução de cor e posição.


Fora que:
Faz bem mais sentido, usar IA na produção do jogo
 
Acho que há uma revolução forte vindo aí.
Não é que o 3D vai acabar, vai ter. Porém acho que não vamos usar polígonos em tudo, de ir la e criar o polígono, muita coisa vai ser gerado por IA mesmo, por prompt.

Tipo, ao invés de você modelar um campo verde com gramado e tal, vc simplesmente da um prompt de preencher com gramado, veja é diferente de ir la com um "pincel" de gramado e preencher o objeto 3d com grama. Será um prompt: "preencher com grama baixa, que interaja com o personagem, vento e chuva", o prompt saindo ok, vc salva esse prompt e usa no jogo inteiro.
Não haverá arquivos de polígonos da grama, das plantinhas e tal, e sim um arquivo com prompt de comando, +ou- como um arquivo de vetor e bitmap. um logo da Nike em vetor há 2 nós, que cada âncora de cada nó tem uma instrução matemática, e só. E quase que um prompt. Num bitmap, cada pixel tem uma instrução de cor e posição.


Fora que:

E como isso vai rodar em uma máquina local? Não dá pra esperar que milhões possam rodar isso na nuvem ao mesmo tempo.
 
Não faz sentido por diversos motivos:

- IA exige bilhões de cálculos por segundo, portanto há um enorme tempo de cálculo para renderizar um vídeo de alguns segundos que nem é em tempo real e pior ainda, nem tem input de jogadores, não tem regras de jogo, não tem os zilhões de cálculos de interações entre objetos e etc.

- Os cálculos de IA hoje em dia são feitos justamente por fazendas de placas de vídeo 3D, ou seja, justamente o hardware que você diz que não seria mais necessário.

- Portanto, é o inverso: Você precisaria de muito mais placas de vídeo em paralelo para calcular em tempo real qualquer cena. Em outras palavras para conseguir 30 FPS gerados por IA em um jogo, precisaria colocar algumas dezenas RTX 4090 no seu gabinete.

- E novamente, as interações entre os objetos do jogo precisam de modelagem 3D, não tem como fugir disso. Sem isso, a IA nunca conseguirá entender o que é cada objeto, os limites de cada objeto, como interagem, dados de profundidade, distância, paralaxe, perspectiva e etc. Note que uma coisa é renderizar um vídeo baseado em um prompt, outra coisa é renderizar um vídeo baseado em trocentos inputs e interações complexas entre objetos de uma cena de jogo com profundidade, distâncias, perspectiva e etc.
É que nem Ray Tracing. Sempre foi impossível fazer em tempo real por conta da necessidade de processamento. Além disso, os chips hoje são otimizados pro sistema atual, quando começar a surgir Hardware focado em IA a história vai ser outra.

E eu não to defendendo nada kkkkkk só expliquei o que ele quis dizer. Eu até disse que não faço ideia da viabilidade. Mas como vc tem tanta certeza que não faz sentido, então vc deve tá certo.
 


Prevejo uma enxurrada de jogos genéricos tentando ganhar um troco rápido, mas algumas pérolas devem aparecer também. O processo de produção de um jogo do zero será pesadamente impactado.

Se hoje já tem indie fazendo jogos incríveis sozinho, com uma IA esses caras têm chance de entregar algo ainda melhor que a indústria mainstream.
 


Prevejo uma enxurrada de jogos genéricos tentando ganhar um troco rápido, mas algumas pérolas devem aparecer também. O processo de produção de um jogo do zero será pesadamente impactado.

Se hoje já tem indie fazendo jogos incríveis sozinho, com uma IA esses caras têm chance de entregar algo ainda melhor que a indústria mainstream.

Lembra daqueles jogos point click? Tipo Full Throttle? Agora daria pra refazer esse gênero, só que em vez de clicar nos bagulho pra interagir, vc escreve o que quer que o personagem faça e a IA faz uma animação do que vc escreveu.
 
Lembra daqueles jogos point click? Tipo Full Throttle? Agora daria pra refazer esse gênero, só que em vez de clicar nos bagulho pra interagir, vc escreve o que quer que o personagem faça e a IA faz uma animação do que vc escreveu.

Isso aí para mim tem boa chance de ser uma daquelas start-up que são puro golpe, lançam esses previews de um produto que não existe para abocanhar investidores, metem dinheiro no bolso e depois de 1 ou 2 anos, somem.

E note que o produto não é para isso que você falou, é uma forma colaborativa de criar modelos 3D usando IA. No fim, este modelo será inserido em um jogo tradicional, usando renderização 3D tradicional
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo