• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O ganho de velocidade do ssd sata pro nvme compensa a troca?

Quero saber a opinião de quem fez isso, atualmente uso um sata de 480 gb
Sinceramente depende unicamente do seu uso. Deve dar coisa de alguns segundos de diferença pra coisas leves, tipo boot do sistema, abrir programas, carregar jogos. Tipo... Dá pra sentir diferença em duas máquinas idênticas, mudando apenas o SSD? Dá. Mas não espere nada gritante, é coisa que você precisaria cronometrar pra realmente ver a diferença.

Transferência de arquivos você PODE ver uma diferença um pouco maior, dependendo do SSD que escolher e do tamanho do arquivo, porque aí tem outro "problema": TODO SSD faz propaganda ou declara um valor máximo tanto de leitura mas principalmente de escrita, quando ele usa o cache SLC. Todo SSD moderno usa isso, já que basicamente pra consumidor só existe SSD com NAND TLC ou QLC e a escrita nativa nesse tipo de memória é um pouco mais lenta, então se usa um cache pra fazer a escrita mais rápida e depois quando o SSD estiver "parado", ele retira do cache e joga pra memória nativa. O que acontece se seu arquivo/arquivos é maior que esse cache? Ele começa a fazer a escrita na velocidade "real" que essa memória suporta, então isso pode cair até 100 MB/s ou até menos a depender do drive/tipo de memória.

Agora... Se você não tem o costume de movimentar arquivos de 50-100 GB ou mais, não tem muito o que se preocupar com isso, só ressalto que: o simples fato de ser NVMe não quer dizer necessariamente que ele é melhor que drive SATA apesar da propaganda e dos números prometidos serem fantasticamente maiores que o limite da porta Sata.
 
Quero saber a opinião de quem fez isso, atualmente uso um sata de 480 gb
Como vc não detalhou a máquina não ficou claro se vc tem somente esse disco ou usa ele para algo mais específico então a análise acaba sendo subjetiva.

Falando por mim, há alguns meses aproveitei uma promoção para trocar um SSD SATA de 240GB "do Windows" por um NVMe de 500GB e senti diferença no carregamento do S.O., atualizações e movimentação de arquivos maiores do sistema mas nada muito além disso, no dia a dia (abrir navegador/programas, explorer, um launcher de jogo, etc.) a diferença foi bem singela.

Eu já tinha outras unidades NVMe maiores em separado para jogos e coisas pesadas há mais tempo e julgo que nestas situações a diferença é mais perceptível, ou caso utilize um mesmo/único disco para armazenar tanto o sistema operacional como também jogos e arquivos grandes (por exemplo), algo que particularmente não recomendo.

Por fim, acho que não é o caso mas não entendo muito bem a lógica do pessoal que investe uma grana em SSDs super rápidos para subutilizá-los no Windows e deixa discos mais lentos (às vezes até HDDs) para todo o resto, geralmente é nas outras coisas que eles fazem a diferença.
 
Como vc não detalhou a máquina não ficou claro se vc tem somente esse disco ou usa ele para algo mais específico então a análise acaba sendo subjetiva.

Falando por mim, há alguns meses aproveitei uma promoção para trocar um SSD SATA de 240GB "do Windows" por um NVMe de 500GB e senti diferença no carregamento do S.O., atualizações e movimentação de arquivos maiores do sistema mas nada muito além disso, no dia a dia (abrir navegador/programas, explorer, um launcher de jogo, etc.) a diferença foi bem singela.

Eu já tinha outras unidades NVMe maiores em separado para jogos e coisas pesadas há mais tempo e julgo que nestas situações a diferença é mais perceptível, ou caso utilize um mesmo/único disco para armazenar tanto o sistema operacional como também jogos e arquivos grandes (por exemplo), algo que particularmente não recomendo.

Por fim, acho que não é o caso mas não entendo muito bem a lógica do pessoal que investe uma grana em SSDs super rápidos para subutilizá-los no Windows e deixa discos mais lentos (às vezes até HDDs) para todo o resto, geralmente é nas outras coisas que eles fazem a diferença.
Tenho um notebook i5, uso o ssd pra colocar tudo, windows e etc
 
Tenho um notebook i5, uso o ssd pra colocar tudo, windows e etc
Bem, neste caso talvez haja a possibilidade de usar ambos ao invés de trocar um pelo outro como ficou subentendido.

Só veja se o conector M.2 do notebook é compatível com unidades NVMe e não apenas SATA, algo relativamente comum dependendo da idade dele.
 
Problema e descobrir uma marca que dure tempo sem estragar ..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo