O papo é Ar Condicionado

Infelizmente fui premiado mais uma vez com o problema antigo. Já dá pra pedir música do Fantástico... 3 vezes.
Se livra desse Philco, isso ai será igual merda, mais mexe mais fede.
Pega um aparelho bom (Daikin, Fujitsu, Gree) e tenha paz.
 
Se livra desse Philco, isso ai será igual merda, mais mexe mais fede.
Pega um aparelho bom (Daikin, Fujitsu, Gree) e tenha paz.
Mas pera lá, olha essa queixa que eu acabei de ler: da Fujitsu.

Comprei um Fujitsu 12 mil BTUs em dezembro de 2019, ou seja, tem pouco mais de dois anos de uso, não chega a 2 anos e meio. O ar condicionado estava ótimo e, do nada, parou de funcionar e as luzes ficam piscando, não há código de erro, as luzes apenas piscam intermitentemente. Só o ventilador funciona. O filtro sempre foi limpo, várias vezes.

Liguei para duas assistências técnicas que estão cadastradas no site da Fujitsu e ficam perto da minha residência. A Assistência Técnica Prime só vai na minha casa se eu pagar 400 reais. A Luna de Jacarepaguá só vai se pagar 320 reais.

Chamei um outro técnico que apenas olhou de fora, sem mexer no aparelho e ele disse que os novos aparelhos Inverter da Fujitsu não duram mais de 2 anos pois a placa fica na unidade exterior e estraga com efeito do clima. Não deveria ser vendido no Brasil. Deu um orçamento de 1600 reais e troca de placa que ele nem viu se está mesmo quebrada.

Então é isso: aparelho quebrado, não posso chamar uma assitência técnica sem ser assaltada, porque isso é...


400 só a visita? :rip: E 1000 bonoros numa placa? Ô LOUKOMEU... :bem:

E essa? https://www.reclameaqui.com.br/fuji...-as-suas-forcas-dessa-empre_5C0vr0uXYQtxz5Kt/

Comprei um ar condicionado Fujitsu Inverter 12 mil BTUs em Janeiro de 2020. É o terceiro aparelho dessa marca que compro. Infelizmente esse veio a dar problema com 2 anos de uso. É muito pouco. Veio um técnico aqui e disse que tem de trocar uma placa que só a peça custa mais de 1200 reais, quase o valor do aparelho. Ele disse que esses aparelhos quebram muito e nunca duram mais de 2 anos. Mandei email para a empresa que me mandou resposta para ligar para um número onde só se ouve musiquinha. Infelizmente os japoneses da Fujitsu já foram todos substituídos pelo clássico jeito brasileiro de ser incompetente, mal criado, aproveitador. Fujam imediatamente de Fujitsu, foi a pior compra de ar condicionado da minha vida.

***********

Quando for apontado defeito em "placa" de ar (ou serpentina) a gente já sabe que se estrepou... [INSIRA AQUI AQUELA IMAGEM DO VELHINHO APERTANDO O PEITO] :megusta:

Eu vou ver qual a treta dessa vez, pois se for de novo a serpentina com certeza não vai ter como trocar (reparo está fora de cogitação). Digo, na certa vão pedir uma nota se eu quiser trocar a evaporadora inteira, cogitando ser exclusivamente nela a raiz dos meus problemas (aí eu não precisaria de uma condensadora nova).

Acredito até que a Philco nem forneça esse tipo de peça de reposição, o que se vc parar pra ver infringe o art. 32 do Código do Consumidor (e outro decreto que diz que é prática infrativa negar peças durante a vida útil e fabricação desses equipamentos). Eu cheguei a constatar isso pois não tinha achado algo bem mais simples (e que se fosse vendido custaria uns R$ 50): a capa que protege os terminais elétricos, foi feita uma gambiarra pra tapar aquela área (depois eu encontrei), e não achei em site algum, da Philco (apenas de outras marcas).

Mas também pode ser que não haja vazamento algum e sim seja problema no ventilador ou algo interno. Se for o técnico também vai conseguir descobrir na hora. Pouco/muito gás acho difícil... Ou pode ser minha hipótese antiga, a questão da tubulação.

P.S. Antes que eu esqueça, a Fujitsu (citando apenas esse dentre os outros citados) também dá garantia de 1 ano.

É só picaretagem, 1 ano é um prazo inócuo e essa de ficar forçando que vc instale com empresas credenciadas, do contrário anula boa parte da garantia, é venda casada... que pelo menos os valores de tudo fosse mais razoável...
 
Última edição:
Mas pera lá, olha essa queixa que eu acabei de ler: da Fujitsu.

Comprei um Fujitsu 12 mil BTUs em dezembro de 2019, ou seja, tem pouco mais de dois anos de uso, não chega a 2 anos e meio. O ar condicionado estava ótimo e, do nada, parou de funcionar e as luzes ficam piscando, não há código de erro, as luzes apenas piscam intermitentemente. Só o ventilador funciona. O filtro sempre foi limpo, várias vezes.

Liguei para duas assistências técnicas que estão cadastradas no site da Fujitsu e ficam perto da minha residência. A Assistência Técnica Prime só vai na minha casa se eu pagar 400 reais. A Luna de Jacarepaguá só vai se pagar 320 reais.

Chamei um outro técnico que apenas olhou de fora, sem mexer no aparelho e ele disse que os novos aparelhos Inverter da Fujitsu não duram mais de 2 anos pois a placa fica na unidade exterior e estraga com efeito do clima. Não deveria ser vendido no Brasil. Deu um orçamento de 1600 reais e troca de placa que ele nem viu se está mesmo quebrada.

Então é isso: aparelho quebrado, não posso chamar uma assitência técnica sem ser assaltada, porque isso é...


400 só a visita? :rip: E 1000 bonoros numa placa? Ô LOUKOMEU... :bem:

E essa? https://www.reclameaqui.com.br/fuji...-as-suas-forcas-dessa-empre_5C0vr0uXYQtxz5Kt/

Comprei um ar condicionado Fujitsu Inverter 12 mil BTUs em Janeiro de 2020. É o terceiro aparelho dessa marca que compro. Infelizmente esse veio a dar problema com 2 anos de uso. É muito pouco. Veio um técnico aqui e disse que tem de trocar uma placa que só a peça custa mais de 1200 reais, quase o valor do aparelho. Ele disse que esses aparelhos quebram muito e nunca duram mais de 2 anos. Mandei email para a empresa que me mandou resposta para ligar para um número onde só se ouve musiquinha. Infelizmente os japoneses da Fujitsu já foram todos substituídos pelo clássico jeito brasileiro de ser incompetente, mal criado, aproveitador. Fujam imediatamente de Fujitsu, foi a pior compra de ar condicionado da minha vida.

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Quando for apontado defeito em "placa" de ar (ou serpentina) a gente já sabe que se estrepou... [INSIRA AQUI AQUELA IMAGEM DO VELHINHO APERTANDO O PEITO] :megusta:

Eu vou ver qual a treta dessa vez, pois se for de novo a serpentina com certeza não vai ter como trocar (reparo está fora de cogitação). Digo, na certa vão pedir uma nota se eu quiser trocar a evaporadora inteira, cogitando ser exclusivamente nela a raiz dos meus problemas (aí eu não precisaria de uma condensadora nova).

Acredito até que a Philco nem forneça esse tipo de peça de reposição, o que se vc parar pra ver infringe o art. 32 do Código do Consumidor (e outro decreto que diz que é prática infrativa negar peças durante a vida útil e fabricação desses equipamentos). Eu cheguei a constatar isso pois não tinha achado algo bem mais simples (e que se fosse vendido custaria uns R$ 50): a capa que protege os terminais elétricos, foi feita uma gambiarra pra tapar aquela área (depois eu encontrei), e não achei em site algum, da Philco (apenas de outras marcas).

Mas também pode ser que não haja vazamento algum e sim seja problema no ventilador ou algo interno. Se for o técnico também vai conseguir descobrir na hora. Pouco/muito gás acho difícil... Ou pode ser minha hipótese antiga, a questão da tubulação.

P.S. Antes que eu esqueça, a Fujitsu (citando apenas esse dentre os outros citados) também dá garantia de 1 ano.

É só picaretagem, 1 ano é um prazo inócuo e essa de ficar forçando que vc instale com empresas credenciadas, do contrário anula boa parte da garantia, é venda casada... que pelo menos os valores de tudo fosse mais razoável...

As peças do Fujitsu são caríssimas sim, mas são peças que tem qualidade com componentes eletrônicos de primeira linha. É bem diferente de um Elgin, Philco, Britânica, Komeco. No Fujitsu e Daikin obrigatoriamente deve ser feito um aterramento correto porque a placa vai queimar rapidamente sem que seja usado aterramento. Ele também é mais sensível a quedas bruscas de energia, então se na sua região a energia tiver constantes quedas é preferível optar por outro fabricante (como Gree).

Falar que Fujitsu quebra muito é uma verdadeira aberração porque esses aparelhos, quando instalados corretamente, raramente dão problema.
 
As peças do Fujitsu são caríssimas sim, mas são peças que tem qualidade com componentes eletrônicos de primeira linha. É bem diferente de um Elgin, Philco, Britânica, Komeco. No Fujitsu e Daikin obrigatoriamente deve ser feito um aterramento correto porque a placa vai queimar rapidamente sem que seja usado aterramento. Ele também é mais sensível a quedas bruscas de energia, então se na sua região a energia tiver constantes quedas é preferível optar por outro fabricante (como Gree).

Falar que Fujitsu quebra muito é uma verdadeira aberração porque esses aparelhos, quando instalados corretamente, raramente dão problema.
Aterramento é essencial e eu diria que a preocupação número 0 quando se instala um AR, mas não acredite que quebrou apenas por conta de instalação errada, ou falta de manutenção, ou outra zebra tipo queda/oscilação de energia (isso é algo bem aleatório e chato). Eu inclusive acionei a concessionária de energia quando algo assim queimou equipamentos vizinhos, e meu interfone sem-fio foi pro saco, eles me ressarciram pelo conserto.

Pode ser que ocorra e vc nem tenha como dizer que foi esse o motivo. Mas no caso dessa queixa o cara tava ali dizendo que com o tempo A PLACA ESTRAGA PORQUE FICA DO LADO DE FORA... (?)

Sempre tem certos equipamentos que não foram feitos pra durar, e acho que AR definitivamente tá no topo da lista. Já essas marcas menos famosas pode ser que a bronca mesmo seja em acionar a assistência. Citando a Daikin:


Essa de fuga de energia na condensadora é a primeira vez que ouço falar:



Vamos ver agora qual é a nova "desculpa". Sobre meu AR atual, vale frisar que antes desse último técnico, com quem eu falei hoje pela manhã e vai ver quando vem, eu liguei pra outros, e o papo com todos eles é sempre nessa linha de que eu gastaria uma fortuna pra 1) desinstalar e reinstalar, 2) reparar serpentina, 3) colocar gás.

Teve nego que passou orçamento de R$ 1000 e nem disfarçou quando disse que era melhor eu comprar outro.

Se eu soubesse que era preciso ser "abonado", teria ficado só no ventilador... pelo menos muitos deles não tem obsolescência programada na veia.
 
Última edição:
Aterramento é essencial e eu diria que a preocupação número 0 quando se instala um AR, mas não acredite que quebrou apenas por conta de instalação errada, ou falta de manutenção, ou outra zebra tipo queda/oscilação de energia (isso é algo bem aleatório e chato). Eu inclusive acionei a concessionária de energia quando algo assim queimou equipamentos vizinhos, e meu interfone sem-fio foi pro saco, eles me ressarciram pelo conserto.

Pode ser que ocorra e vc nem tenha como dizer que foi esse o motivo. Mas no caso dessa queixa o cara tava ali dizendo que com o tempo A PLACA ESTRAGA PORQUE FICA DO LADO DE FORA... (?)

Sempre tem certos equipamentos que não foram feitos pra durar, e acho que AR definitivamente tá no topo da lista. Já essas marcas menos famosas pode ser que a bronca mesmo seja em acionar a assistência. Citando a Daikin:


Essa de fuga de energia na condensadora é a primeira vez que ouço falar:



Vamos ver agora qual é a nova "desculpa". Sobre meu AR atual, vale frisar que antes desse último técnico, com quem eu falei hoje pela manhã e vai ver quando vem, eu liguei pra outros, e o papo com todos eles é sempre nessa linha de que eu gastaria uma fortuna pra 1) desinstalar e reinstalar, 2) reparar serpentina, 3) colocar gás.

Teve nego que passou orçamento de R$ 1000 e nem disfarçou quando disse que era melhor eu comprar outro.

Se eu soubesse que era preciso ser "abonado", teria ficado só no ventilador... pelo menos muitos deles não tem obsolescência programada na veia.

Os aparelhos inverter possuem placas de controle do compressor na unidade condensadora (externa). Isso não é exclusivo da Fujitsu e inclui LG, Daikin, Gree, Midea, Samsung, Philco, Springer, ou seja, todos eles. Essa placa é a responsável por realizar o controle de rotação do compressor (inversor de frequência) e do motoventilador.

No condensador inverter você vai ter o compressor, o motoventilador, a placa de controle, reator, placa de filtragem, banco de capacitor, etc. Já no condensador on/off você tem apenas o compressor, motoventilador e capacitor.

Aparelhos inverter possuem inversores de frequência com chaveamento através de módulo IPM. Isso provoca uma sujeira na rede elétrica e esses aparelhos possuem filtragem que jogam essa sujeira no aterramento. Quem não utiliza aterramento está afetando diretamente na qualidade de energia do aparelho e isso provoca uma queima prematura de certos componentes da placa (como capacitores e reguladores de tensão).
 
Mas pera lá, olha essa queixa que eu acabei de ler: da Fujitsu.
Toda marca tem reclamação, porém diria que 90% da qualidade vem de uma instalação decente, bem como fornecimento elétrico decente, sem variações bruscas e aterramento.
Eu tenho um inverter Panasonic desde 2015, única manutenção é limpeza, mas se jogar na web terá centenas de reclamações.
 
Qual seria o melhor custo/benefício hoje pra inverter de 12 mil?

Já estou analisando qual ar pegar, me preparando pro pior.

Queria ter uma noção de detalhes como preço, barulho (alguns específicos devem ser mais silenciosos), consumo mensal, e dentre as várias possíveis marcas, a Samsung vale a pena?

Tem também o fator garantia, vi que alguns dão 10 anos no compressor, mas do aparelho mesmo deve ser ou 1 ou 2 anos. Esse meu Philco já tem 2 anos e 6 meses. Algo curioso que estava vendo sobre manutenção num LG foi que tudo isso precisa ser levado em conta:

LIMP.jpg

Eu acho que a volta do meu problema ou foi alguma lambança do técnico (especialmente gás, ou excesso ou insuficiente, ou então o reparo na serpentina) ou na melhor das hipóteses alguma peça da condensadora com defeito, ou tubulação dificultando que o ar congele. Estou torcendo pra que não seja vazamento e sim algo mais simples que poderia ser trocado. Tem várias possibilidades: https://goianiaarcondicionado.com/ar-condicionado-nao-gela-so-ventila/

Interessante que aqui é dito que pode ser umidade/bloqueio na tubulação: https://makemone.ru/pt/mebel/chto-delat-esli-vash-kondicioner-stal-obmerzat-ili-na-trubkah.html

O que é mais engraçado é que eu tive esses problemas todos e nunca esse ar emitiu código ALGUM de erro. 29 diferentes que o manual relata, e que em nada ajudaram a avisar de qualquer defeito que tive.

Eu acho que não é coisa de compressor, porque ainda saia um tico de ar frio da evaporadora, apesar de não gelar mais como antes e do tubo de sucção lá fora (o de baixo) congelar (pelo visto é o FINO).
 
To querendo um ar de janela de até 10k btu. O problema é que usado, em bom estado, tá saindo metade do preço de um novo, mas eu não sei identificar se um ar está bom ou não e atualmente não queria pagar o valor em um novo, visto que seria apenas para um quarto pouco usado.

Alguém indica algo?
 
O técnico veio e constatou novo vazamento, e fuga de gás. O problema é na evaporadora, na serpentina, então sendo assim já decidi que vou me livrar dessa bomba da Philco (12 mil inverter) e comprar outro, vou anunciar tudo na OLX. Não adiantou a solda que foi feita...

Em tempo: o ar é de Novembro de 2019 e custou na época R$ 1389.

*****
Pelo que entendi do cidadão não adianta fazer esses reparos em serpentina porque eles sempre voltam, mas eu achei que pelo menos duraria um bom tempo, coisa de meses, nunca 1 semana pra vazar tudo. Aparentemente não dá pra vc comprar peças de reposição a parte, tipo, digamos que eu queira trocar toda a serpentina da evaporadora ou trocar TODA a evaporadora, acho que nem a Philco nem os outros fazem isso, eles vendem apenas o conjunto.

Ou vai ver vc gastaria muito, pois teria de embolsar mão de obra, colocar gás... é melhor se livrar logo mesmo.

E parece que no caso de inverter não rola também vc comprar condensadora e/ou evaporadora de outra, creio que essa ideia não dê certo talvez pela placa (?) ser diferente.

Um detalhe que ele falou e que esqueci de comentar é que essa de tapa-fuga não é arriscado pro compressor com o tempo dar problemas?

Bom, felizmente agora não vou mais perder tempo, trágico que isso tenha ocorrido com 2 anos e 6 meses e que eu tenha quebrado a cabeça meses nesse vai e vém... espero que tenha sido azar e não encontre mais bombas nesse mercado. Eu só me pergunto se isso ocorreria mesmo (ele disse que Philco é assim) ou se talvez não ter feito manutenção acelerou essa oxidação (?).
 
Última edição:
Providenciei a compra de um inverter de 12 mil da Gree. Pra ser mais preciso o Eco Garden, GWC12QC-D3DNB8M. Como eu disse antes, agora a instalação e qualquer tipo de manutenção apenas com assistência autorizada, já vi uma lista no site deles e questionei algumas. Depois eu posto um resumo do que achei. Espero que dê tudo certo e já estou anunciando todas as peças do AR antigo, nenhum parafuso será reaproveitado, até da tubulação vou me desfazer. Infelizmente não há como saber se ao levar esse ar primeiramente pra esse tipo de técnico ou se ter feito manutenção com eles teria talvez salvo o mesmo e até continuado, mas aposto que como disseram o material usado na fabricação é inferior e teria sido provavelmente necessária uma manutenção ao menos ANUAL mais trabalhada nas 2 unidades. Nesses 2 anos e 6 meses eu nunca fiz uma na condensadora...


Esse link sugere que além disso a falta dela pode até fazer consumir mais energia, não apenas arrisca a danificar mais rápido a serpentina. Também vou colocar na agenda quando requisitar uma, e não vai ser quando achar que preciso, mas depois de tipo uns 6 meses.
 
@AtmosDolbysta melhor coisa que fez foi se livrar desse ar.

Com o Gree se bem instalado, vais ter zero problemas... temos um janela a 14 anos na minha avó junto com o Elgin split antigão que já falei ai e vai embora.

Na empresa temos os Gree inverter também, mas vai dar boa!

Sobre a limpeza, eu faço anualmente (interna e externa) na minha avó, aqui em casa eu limpo a turbina a cada 4 meses +/- e limpei uma vez a unidade externa no meu Daikin.
 
Consegui me livrar do ar antigo (Philco 12K inverter), vendi ontem com o resto de tubulação (que da forma como está não deve ser lá muito aproveitável) a R$ 300. O comprador mexe com ar e até questionou se a solda na serpentina da evaporadora havia sido feita de forma adequada mesmo, levantou dúvida sobre a idoneidade do último técnico e que tentaria ajeitar acho que pra um filho. O ar em 2019 eu comprei a R$ 1400, mas os gastos que teve excederam fácil o prejuízo total pra acima de R$ 2000. Eu poderia até tentar de novo e com outro profissional, mas como não existe certeza de solução e provavelmente não rola trocar o material todo afetado (a Philco e acho que também as outras não devem ter peças de reposição, ou essas devem custar os olhos da cara, na certa só vendem o conjunto completo), não dá pra insistir mais, porque nem é só solda, é gastar com gás pela terceira vez, e mão de obra.

Muito provavelmente o material da serpentina era de qualidade inferior, mas há grandes chances justamente do meu local influenciar muito nessa corrosão, ainda que de cobre, acho que aqui se qualifica como exposto a maresia, porque a praia fica a 1.2 km. E não é só isso, pesou contra o AR da Philco eu não ter chamado técnicos mais qualificados de autorizada, pra essas manutenções de limpeza e mesmo pra consertar esses defeitos, fizeram não só picaretagem mas lambança nele. A condensadora foi uma que jamais tinha sido analisada nesses 2 anos e 6 meses. E aí tem chuva, poluição e tudo mais, e a forma como o AR havia sido instalado não deve ter sido a melhor.

Essa semana chamei uma autorizada da GREE, pra tirar o AR velho e botar o novo 12K inverter, infelizmente tive mais uma complicação, que terminou sem acordo e até jogaram multa de visita improdutiva de R$ 100, que questionei e o fabricante cancelou.

Foi na questão do aterramento.

Antes mesmo de chamar a autorizada eu me certifiquei que havia um. O eletricista veio, abriu a tomada com disjuntor 16A (pra esse ar tem que ser pelo menos 13):


E disse que tinha. No PC também. E há um fio bem curto saindo da janela até o chão, entrando na terra/solo da garagem.

Só que quando a autorizada #1 (que já veio cheio de frescura, mas não vejo mal nisso, pois se o manual mandar fazer 100 e vc fizer 99, se der problema depois vai ficar difícil reclamar) estava retirando a condensadora antiga abriram o cabo de energia que fica LÁ FORA e disseram que um dos fios internos dele (acho que o verde) estava partido. Pela conversa, se eles continuassem a instalação seria como se o AR novo fosse instalado SEM ATERRAMENTO, porque ele estaria incompleto LÁ FORA.

A outra que veio eu acredito que fez uma emenda nesse cabo preto que sai da tomada do meu quarto (teve um momento que pediram fita isolante), ligou no AR novo e concluiu a instalação.

Inclusive o suporte da condensadora teve que ser colocado em outra posição, pra que desse os 3 metros do kit, pois o AR antigo estava (vcs vão ver nas imagens) num local que me faria pagar uns R$ 70 a mais pelo metro excedente.

O empecilho aí foi que a autorizada não faz ajustes elétricos pra prover o aterramento, o manual diz que isso é responsabilidade do usuário, mas eu não fazia ideia que era preciso olhar lá fora também.

Mas esse ponto é controverso, pois o eletricista teria, se quisesse trocar o cabo lá fora, que obrigatoriamente desplugar do AR antigo, e só essa necessidade já obriga que a autorizada seja também chamada pra ajudar (mexer em tomada/parte elétrica é uma coisa, recolocar tudo no ar condicionado é outra, eletricistas não são especialistas nesses aparelhos, mas todo técnico de AR precisa ter conhecimento ao menos básico sobre energia).

É que o manual diz o seguinte:

**********
Se o cabo de alimentação estiver danificado, entre em contato imediatamente com a GREE DO BRASIL ou assistência técnica autorizada, a fim de evitar riscos.
**********

A menos, claro, que tudo já estivesse desconectado, aí eu poderia chamar o eletricista pra fazer os reparos. Mas evidente que a primeira empresa falhou em não me instruir o que exatamente pedir ao eletricista. Eu não fazia ideia que precisava também corrigir algo fora de casa.

O aterramento é a preocupação número ZERO antes de instalar o AR, porque se o consumidor for negligente a garantia será anulada.

Eu vou até colocar as fotos de tudo pra que alguém opine a respeito.

AR antigo no lugar:

qqjmqb8.jpeg


uuKrnDo.jpeg


yZLmjn4.jpeg


lZ6imTy.jpeg


I9Wmf37.jpeg

Aqui depois que a primeira autorizada chegou (deram essa desculpa: "não existe aterramento chegando para a máquina"):

DnCDTwq.jpeg


88GXNnx.jpeg


294yDJw.jpeg


ybJlTaa.jpeg


SvABIwh.jpg

E por fim o novo AR GREE (gastei R$ 460 pra instalar, e em torno de R$ 250 ficaria a limpeza apenas na evaporadora, a cada 6, 7 meses):

HZQSWe9.jpeg


Bqe3rOQ.jpeg


hLBbKM1.jpeg


aZDZ6YS.jpeg


s1od2S7.jpeg


1smqOW6.jpeg


NetbtfR.jpeg


9JUpmdz.jpeg


xb4lnuW.jpeg


2bunfYU.jpeg


ku4ScRe.jpeg


kszEnSw.jpeg


2HZ7MrR.jpeg


XIe9Uit.jpeg

Diferente do AR antigo a água agora cai desde a parte de baixo da condensadora, por essa mangueira verde que foi providenciada. O outro estava pingando lá do alto.

Após a instalação o técnico repassou essas fotos de como o AR está conectado:

DSwR5Lq.jpeg


Te7GLUl.jpeg

Especificação do AR novo:

IMG-1589.jpg
 
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Depois de instalado o ar, é necessário protegê-lo de alguma forma a tudo que é exposto LÁ FORA? Eu moro num prédio de 3 andares e de vez em quando chove, vi que todo ar é feito pra resistir a ambientes externos, claro que noites com relâmpagos devem ser evitadas inclusive pra outros aparelhos.

Em caso de chuva normal, há alguma necessidade de instalar algo em cima pra evitar que os pingos caiam diretamente na condensadora? OBS: não pode bloquear nada em volta dela, isso parece que impede a troca de calor e evidente que seria ruim.

Mas não seria essa a proposta: digamos que seja instalado em cima da unidade externa (uns 2 metros de distância) uma tela similar a uma peneira, ajudaria em algo ou seria dispensável? Isso "quebraria" um pouco os pingos da chuva. Acredito que não muito, pois claro que não cai água do céu apenas em linha reta.

Também tem outra situação que descobri: o ar do vizinho do terceiro andar pinga diretamente em cima do meu (pra ser mais preciso, no meio da minha condensadora).

Eu já reparei que não daria pra montar uma tela bloqueando toda a área, pois do lado esquerdo é onde fica a própria tubulação. Então se isso fosse colocado seria apenas parcialmente, ou a escada teria que subir a uma altura bem maior.

P.S. Encontrei uma alternativa, que não é nessa esteira que falei, mas em ferro:

Vale a pena comprar/instalar? Tem fotos no link.
 
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Como aqui em Recife/PE está rolando chuva todo dia (praticamente um dilúvio) tem uma semana (em 2 dias choveu o esperado pra 80% do mês), eu andei pesquisando duas coisas: se a chuva por si só estragaria ou prejudicaria de alguma forma o AR, e 2) se tempestades fariam o mesmo. A resposta pelo que vi é não para a primeira pergunta (exceto se algo ficar alojado no equipamento, ou ele for instalado no chão ou algum lugar propício a ficar submerso, ou se rolar algum furacão ou algo do tipo) e definitivamente SIM para a segunda.

Primeiro que vale frisar que em caso de queda de energia que danifique esse ou outros equipamentos a concessionária pode ser responsabilizada, já ocorreu um caso semelhante aqui no meu prédio, em que meu interfone instalado lá fora queimou. Eles me ressarciram depois que levei em 2 assistências pra fazer laudo (parece que pagariam a menor). Todos os custos pra troca, reinstalação e até mesmo emissão desses laudos tem de ser cobertos por eles. Mas claro, tem procedimentos específicos pra requisitar, e inclusive um prazo máximo, parece que 90 dias.


OBS: esse caso do interfone foi um acidente que aconteceu aqui perto, acho que uma árvore que caiu na fiação, e aí quando voltou a energia veio maior que os 220 (tudo aqui só usa 220) se não me engano, e isso queimou vários equipamentos dos vizinhos, mas por sorte nada foi afetado do meu lado. O meu interfone só teve a queima da fonte porque ele era ligado do lado da energia elétrica DOS VIZINHOS.

Além disso ajudou no meu caso ter a nota fiscal da compra desse equipamento. (sempre é bom digitalizar ou salvar os dados da NF-E).

************
A dica de desligar o ar-condicionado quando começa a trovejar é obrigatória em especial pra PC/computador, pois como eu disse já rolaram vários casos de queima parcial de peças internas, inclusive é necessário desligar o filtro de linha também, pois mesmo com a máquina desligada passa corrente. Por melhor que seja esse filtro (o meu é um CLAMPER), Nobreak ou o que vc tiver, não adianta, se rolar uma treta dessas vai queimar SIM.

Então quando houver o menor sinal de que tem relâmpagos/trovões, é pra ser tudo desligado IMEDIATAMENTE.

Eu só não sei se é pra retirar da tomada o filtro/nobreak, mesmo ele estando desligado. O que se fala por aí pra desligar TVs e o resto é porque a pessoa pensa que desligar pra ficar em standby adianta, quando é pra cortar totalmente o fornecimento de energia que vai pro aparelho. Se vc tá apenas colocando em standby não está fazendo NADA.

Idem pra retirar o cabo de rede da parte traseira do PC, pois se tudo estiver OFF mas o modem da operadora LIGADO, será por lá que a placa-mãe será afetada.

No caso do AR é necessário mesmo desligar o disjuntor exclusivo dele, já que se isso estiver ligado ele ficará em standby.

O problema é que eu já vi durante as chuvas (e isso 2 vezes e em 2 dias diferentes) que pode acontecer de faltar energia e voltar (segundos depois), o que por si só já pode queimar, ou comprometer a vida útil dos componentes internos, como indica esse link:


Só que nessas 2 vezes que faltou e voltou em seguida eu não vi previsão (nem os apps e sites diziam isso) de tempestade ALGUMA.

Apenas chuva.

Nem mesmo olhando lá fora eu notei relâmpagos.

Esses picos de energia podem ocorrer a qualquer momento, e não precisa ter chuva envolvida. Lembram que eu falei do meu interfone, por conta de acidente na fiação? Até mesmo um pássaro batendo na linha de transmissão pode causar isso.

No caso de um AR novo a garantia é anulada se foi instalado sem aterramento. OBS: em inglês o termo para esses "picos" é "POWER SURGE".

*******
Por fim, pelo que vi a respeito de disjuntor (em inglês: "circuit breaker") pode ser que como diz esse link:


Você precise desligar aquele do AR, esperar meia-hora e só depois religar. O desarme do disjuntor é um problema a parte, relativo a sobrecarga ou instalação dele:


Ele também nunca pode ser de potência menor que a exigida pelo modelo, no meu caso um inverter de 12 mil pede no manual um de 16A, classe C. Erroneamente o PDF fala em 13A, mas não acho que exista isso. De 10A apenas se fosse de 9 mil BTUs.

Outro erro seria desligar o AR pelo disjuntor. Isso deve ser feito apenas pelo controle. Eu até tive um problema de perder um controle de um AR normal, e comprei um universal, mas só liga, não desliga. Vou ter de obter outro, pra evitar ficar desligando assim.

********
Curiosamente apenas esse link da DUFRIO falou que não é recomendável em chuvas mais pesadas usar o AR:


Indicando que a umidade pode comprometer a vida útil, e que aquele protetor tipo telhado seria recomendado. O que também evitaria pegar SOL direto. Esse protetor eu comentei que custa na faixa de R$ 200 e um dos modelos que vi é de ferro zincado. Mas a instalação dele se fosse feita no meu atual teria que ficar mais pro lado direito, porque se fosse cobrir tudo bateria na tubulação que está do lado esquerdo, saindo da parte traseira da condensadora.
 
Como aqui em Recife/PE está rolando chuva todo dia (praticamente um dilúvio) tem uma semana (em 2 dias choveu o esperado pra 80% do mês), eu andei pesquisando duas coisas: se a chuva por si só estragaria ou prejudicaria de alguma forma o AR, e 2) se tempestades fariam o mesmo. A resposta pelo que vi é não para a primeira pergunta (exceto se algo ficar alojado no equipamento, ou ele for instalado no chão ou algum lugar propício a ficar submerso, ou se rolar algum furacão ou algo do tipo) e definitivamente SIM para a segunda.

Primeiro que vale frisar que em caso de queda de energia que danifique esse ou outros equipamentos a concessionária pode ser responsabilizada, já ocorreu um caso semelhante aqui no meu prédio, em que meu interfone instalado lá fora queimou. Eles me ressarciram depois que levei em 2 assistências pra fazer laudo (parece que pagariam a menor). Todos os custos pra troca, reinstalação e até mesmo emissão desses laudos tem de ser cobertos por eles. Mas claro, tem procedimentos específicos pra requisitar, e inclusive um prazo máximo, parece que 90 dias.


OBS: esse caso do interfone foi um acidente que aconteceu aqui perto, acho que uma árvore que caiu na fiação, e aí quando voltou a energia veio maior que os 220 (tudo aqui só usa 220) se não me engano, e isso queimou vários equipamentos dos vizinhos, mas por sorte nada foi afetado do meu lado. O meu interfone só teve a queima da fonte porque ele era ligado do lado da energia elétrica DOS VIZINHOS.

Além disso ajudou no meu caso ter a nota fiscal da compra desse equipamento. (sempre é bom digitalizar ou salvar os dados da NF-E).

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A dica de desligar o ar-condicionado quando começa a trovejar é obrigatória em especial pra PC/computador, pois como eu disse já rolaram vários casos de queima parcial de peças internas, inclusive é necessário desligar o filtro de linha também, pois mesmo com a máquina desligada passa corrente. Por melhor que seja esse filtro (o meu é um CLAMPER), Nobreak ou o que vc tiver, não adianta, se rolar uma treta dessas vai queimar SIM.

Então quando houver o menor sinal de que tem relâmpagos/trovões, é pra ser tudo desligado IMEDIATAMENTE.

Eu só não sei se é pra retirar da tomada o filtro/nobreak, mesmo ele estando desligado. O que se fala por aí pra desligar TVs e o resto é porque a pessoa pensa que desligar pra ficar em standby adianta, quando é pra cortar totalmente o fornecimento de energia que vai pro aparelho. Se vc tá apenas colocando em standby não está fazendo NADA.

Idem pra retirar o cabo de rede da parte traseira do PC, pois se tudo estiver OFF mas o modem da operadora LIGADO, será por lá que a placa-mãe será afetada.

No caso do AR é necessário mesmo desligar o disjuntor exclusivo dele, já que se isso estiver ligado ele ficará em standby.

O problema é que eu já vi durante as chuvas (e isso 2 vezes e em 2 dias diferentes) que pode acontecer de faltar energia e voltar (segundos depois), o que por si só já pode queimar, ou comprometer a vida útil dos componentes internos, como indica esse link:


Só que nessas 2 vezes que faltou e voltou em seguida eu não vi previsão (nem os apps e sites diziam isso) de tempestade ALGUMA.

Apenas chuva.

Nem mesmo olhando lá fora eu notei relâmpagos.

Esses picos de energia podem ocorrer a qualquer momento, e não precisa ter chuva envolvida. Lembram que eu falei do meu interfone, por conta de acidente na fiação? Até mesmo um pássaro batendo na linha de transmissão pode causar isso.

No caso de um AR novo a garantia é anulada se foi instalado sem aterramento. OBS: em inglês o termo para esses "picos" é "POWER SURGE".

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Por fim, pelo que vi a respeito de disjuntor (em inglês: "circuit breaker") pode ser que como diz esse link:


Você precise desligar aquele do AR, esperar meia-hora e só depois religar. O desarme do disjuntor é um problema a parte, relativo a sobrecarga ou instalação dele:


Ele também nunca pode ser de potência menor que a exigida pelo modelo, no meu caso um inverter de 12 mil pede no manual um de 16A, classe C. Erroneamente o PDF fala em 13A, mas não acho que exista isso. De 10A apenas se fosse de 9 mil BTUs.

Outro erro seria desligar o AR pelo disjuntor. Isso deve ser feito apenas pelo controle. Eu até tive um problema de perder um controle de um AR normal, e comprei um universal, mas só liga, não desliga. Vou ter de obter outro, pra evitar ficar desligando assim.

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Curiosamente apenas esse link da DUFRIO falou que não é recomendável em chuvas mais pesadas usar o AR:


Indicando que a umidade pode comprometer a vida útil, e que aquele protetor tipo telhado seria recomendado. O que também evitaria pegar SOL direto. Esse protetor eu comentei que custa na faixa de R$ 200 e um dos modelos que vi é de ferro zincado. Mas a instalação dele se fosse feita no meu atual teria que ficar mais pro lado direito, porque se fosse cobrir tudo bateria na tubulação que está do lado esquerdo, saindo da parte traseira da condensadora.
Boa tarde, voce comentou do cramper
Como moro em casa terrea, em frente de casa possui 1 mercado de bairro, e certeza que a fiacao e fina, e nao foi feito na epoca "estudo de caso" para pedir energia, alto disjuntor e/ou transformado proprio para ele.
Um dia a noite 00:30 escutei um surto na rua, fui ver, era o bendito transformador que abastece minha casa, 2 sobrados 200m2 com 6 ar cada, o mercado com 4 cameras frias e 5 geladeiras, e minha casa, fora as outras casas, pois bairro antigo, so aumenta o consumo.
Comuniquei a Copel ( parana), eles vieram no outro dia, foi relatado que nao podem trocar o transformador funcionando, so os que 'estouraram' ou "vazaram".
Com isso coloquei 3 hastes terra de cobre 3mt cada e 3 cripes padrao enegia, e passei fio 10mm e coloquei 3 dps na minha residencia, padrao 220v ( costume pr 127v )
Mas ate esse ponto perdi varios equipamentos, e a companhia so pode indenizar se tiver, no caso varias ocorrencias no mesmo local para acontecer resarcimento.
Perdi 1 geladeira frossfree, 1 frezer, 1 tv lcd 40", 6 modens da oi, 4 roteadores tplink, 1 microondas, 2 motores portao, 1 placa mae notebook, 1 tv tubo 32", fora as lampadas leds que nao lembro.
Apos colocar o dps, nunca mais nem pisca os equipamentos, so as lampadas de led que ainda sentem os "picos" na energia/transformador problematico.
Com dps tb ja coloquei num deposito que era padrao trifasico ( fase,fase,fase + neutro ), queimou todas as minhas cameras e ate fios que alimentava elas, isso por causa de um colaborador free lance, que mechia com maquina de solda, e deixava entrar em curto a rede, deixando passar caminhao, empinhadeira. Com instalacao de 1 haste terra, 1 novo fio grosso saindo do padrao, colocabdo 1 disjuntor basico de 10a e 1 dps na aste terra. Esse dps esta aguentando ate raios na regiao, barracao muito alto e com telhado de zinco e estrutura metalica, famoso "chama raio".
Esta la a 3, 4 anos e de boa, dps da trabalho, mas e bom.
 
Fala galera !
Eu tava querendo um ar condicionado pra colocar num quarto onde vou colocar 2 pc's e vai ser na praia (uns 1,5km do mar) e aí nao sei qual comprar, que seja BBBB (bom bonito barato e bom consumo), inverter e tals... 9000 BTU'S será q dá??
Vai ser em Itanhaém - SP
Alguem indicaria um da hora? rs
 
Fala galera !
Eu tava querendo um ar condicionado pra colocar num quarto onde vou colocar 2 pc's e vai ser na praia (uns 1,5km do mar) e aí nao sei qual comprar, que seja BBBB (bom bonito barato e bom consumo), inverter e tals... 9000 BTU'S será q dá??
Vai ser em Itanhaém - SP
Alguem indicaria um da hora? rs

BBB com proteção maior contra corrosão/maresia seria Gree. Recomendo utilizar calculadoras online de dimensionamento de ar condicionado para certificar se os 9.000BTU vão dar conta ou não.
 
Última edição:
Duvida rápida para quem entende de Ar Condicionado:

Recomendação de 12000 Inverter: LG Dual ou Gree Eco?
 
Tenho um LG Dual Inverter....recomendo muito esse ar!!

O meu é 9000btus, mas o 12000 deve seguir o mesmo padrão.
 
Faz tempo que não aparece promoção de ar fujitsu/gree de 22k BTU ou mais.
Sempre tem dado que não entrega no CEP

Já tive problema aqui no litoral com Daikin (péssima assistência e suporte da fabrica, são horríveis), LG (bom suporte mas produto não presta pra litoral), Samsung (o pior de todos porém a assistência é bem ok).

Mideia tem mais de 10 anos, nunca deu problema, nunca precisei trocar o gas e funciona até hoje.

O Gree é o único resinado e com resina acrilica na evaporadora que vi que tem para proteger do intemperismo mas tanto ele quanto Fujitsu nessa quantidade de BTUs ta sempre muito caro.


=/
 
Sobre meu ar condicionado GREE inverter 12 mil, modelo Eco Garden, GWC12QC-D3DNB8M, que relatei neste tópico antes, irei fazer a "manutenção preventiva" semana que vem, achei uma autorizada que explicou o procedimento (que parece que é feito anualmente), e não é apenas limpeza de filtro (essa eu faço mensalmente e apenas com aspirador/passar pano, pois tem filtro parece que de carvão no meio dela, que não pode ser lavado).

A instalação eu também fiz com autorizada na época, tem uns 6 meses. Eu havia relatado aqui que o Philco inverter de 12 mil foi pro saco (vazamento), porém manutenções nele haviam sido feitas com pessoal que não é de assistência, o que nunca mais farei, pra evitar esse tipo de prejuízo, tive de me livrar do ar senão teria de gastar o equivalente a um novo pra um reparo que poderia nem adiantar. Esse GREE quando comprei gastei uns R$ 2 mil.

Até agora funcionando adequadamente.
 
Acabei de comprar um ar da LG, dual inverter de 9000 BTUS. Na hora da compra só fui na do meu pai que disse "Ah, pega um de 9000 que gela certinho. 12000 btus gasta mais energia."

Mas agora acho que fiz merda por ter ido nesse papo de mão de vaca dele. Meu quarto tem uma area de 13m2, só fica eu e meu computador aqui. De tarde bate sol direto numa das paredes e o quarto vira um forno. Devo eu devolver e comprar um de 12000 BTUS?
 
Acabei de comprar um ar da LG, dual inverter de 9000 BTUS. Na hora da compra só fui na do meu pai que disse "Ah, pega um de 9000 que gela certinho. 12000 btus gasta mais energia."

Mas agora acho que fiz merda por ter ido nesse papo de mão de vaca dele. Meu quarto tem uma area de 13m2, só fica eu e meu computador aqui. De tarde bate sol direto numa das paredes e o quarto vira um forno. Devo eu devolver e comprar um de 12000 BTUS?
Na realidade o inverter de 12k não irá gastar mais que o de 9K, pois irá gelar mais rápido o ambiente e passar mais tempo em modo de baixo consumo. É sempre melhor ter uma margem de sobra que operar no limite, principalmente nos momentos de sol direto.
 
Aparelhos inverter possuem inversores de frequência com chaveamento através de módulo IPM. Isso provoca uma sujeira na rede elétrica e esses aparelhos possuem filtragem que jogam essa sujeira no aterramento. Quem não utiliza aterramento está afetando diretamente na qualidade de energia do aparelho e isso provoca uma queima prematura de certos componentes da placa (como capacitores e reguladores de tensão).
E se a pessoa utilizar transformador, com todos os aterramentos, como fica?
 
Nunca vi nenhum ar portátil que refrigera o ambiente. No máximo fica parecendo um ventilador que borrifa água. Não indicaria a ninguém comprar um.

Isto não é um ar condicionado portátil, e sim um climatizador.

Ar condicionado não usa água.
 

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