O papo é Ar Condicionado

Galera, eu particularmente estou desistindo e comprar AR que tenha ciclo inverso. Tinha um Midea que durou muito tempo, só periodicamente vazava gas mas era má instalação... Comprei um GREE de 18 mil quente e frio e o bicho gelava bem, mas... depois de um tempo, gás... um técnico foi, adicionou gás e durou 1 ano... Chamei outro, esse mais experiente veio e fez a drenagem do gás e fez o teste de estanqueidade e zero vazamento depois de 1 dia... ai adicionou gás e um tapa fuga... durou 6 meses... pedi pra tirar e ele instalou ou gree. Ele falou que a serpentina da evaporadora estava cheia de buracos, que até tinha reparo, mas iria aparecer mais... melhor trocar a serpentina... Esse já está com o mesmo sintoma... e esse problema acontece depois do inverno, que uso o ciclo frio... parece que ela não aguenta a pressão alta, que deve passar 500psi ... Agora, tenho um Dainkin já faz 3 anos e nem gás o bicho vaza...

Era feita limpeza da serpentina com desincrustante químico (ácido ou alcalino)? Porque esses produtos químicos atacam os metais e diminuem a espessura da parede do alumínio/cobre.
 
Alguém sabe dizer se a velocidade alta gasta mais energia que a baixa? Eu geralmente coloco na temperatura 24° ou 25°, mas aí fiquei pensando se a velocidade também influência no gasto da energia
 
Alguém sabe dizer se a velocidade alta gasta mais energia que a baixa? Eu geralmente coloco na temperatura 24° ou 25°, mas aí fiquei pensando se a velocidade também influência no gasto da energia
Normalmente quando vc seleciona a temperatura ele regula sozinho a velocidade, deixando mais forte pra alcançar a temp mais rapido e depois baixa. Mas vc pensando no modo manual da coisa, obviamente que uma velocidade mais alta vai gastar mais energia, afinal o ventilador interno vai trabalhar com mais velocidade... e mais velocidade quer dizer mais energia puxada da rede... mas não quer dizer que o compressor lá fora vai ta trabalhando tbm a mais (embora ja vi falarem que tem aparelhos que meio que é sincronizado, mas dai seria q demoraria mais pra baixar a temp pois o compressor ficaria no minimo junto com a velocidade tbm, agora se ficar em alta ai chega na temp mais rapido e ele vai acabar baixando a rotação do compressor pois né, já chegou na temp desejada)
 
Alguém sabe dizer se a velocidade alta gasta mais energia que a baixa? Eu geralmente coloco na temperatura 24° ou 25°, mas aí fiquei pensando se a velocidade também influência no gasto da energia
sim gasta mais mas tem um porém..

no ar tem a opção de velocidade, se você deixar no mínimo a troca de calor vai demorar mais, se você deixar no máximo será mais rápido mas depois de atingido a temperatura não faz muito sentido deixar nesse modo

eu testei todos os modos, e achei a melhor opção AUTO, quando você liga é como se estivesse no "máximo" e conforme vai atingindo a temperatura ele mesmo vai diminuindo o ventilador até chegar no "mínimo", eu só uso no automático mesmo. Ainda tem o TURBO que meu amigo, faz um vendaval

uma coisa é certa, se colocar no 16 e estiver no auto ele sempre vai ficar no "máximo" porque acho difícil um ar conseguir chegar nessa temperatura. Também se a pessoa seta por exemplo 24 graus e mesmo depois de mais de meia hora ainda não está agradável a temperatura, mesmo estando no "máximo" tem alguma coisa de errado, seja instalação, defeito ou ar mal dimensionado

Tudo isso acredito que influência no consumo, com esses ar modernos se usar consciente tu nunca vai passar calor no cômodo e sem pagar o olho da cara na conta

isso é a percepção que tive com ar e na experiência com o Elgin Eco 9k e um Samsung Virus Doctor 18k BTUs de 8 anos de vida, essas funções que citei ali são praticamente igual nesses dois e acredito que na maioria dos ar condicionados só podendo ter nomes diferentes, aos mais entendidos se eu disse ao errado por favor me corrijam
 
só trazendo um relato aqui, comprei ano passado um Samsung windfree 12.000, desde o primeiro dia já notei que a unidade externa fazia um barulho muito mais alto que o samsung inverter que eu tinha antes, que no caso mantive do lado a unidade externa para atender outro quarto, então ate mesmo deu para comparar os 2 ligados.
Ai começou minha saga, abrir chamados, vieram os tecnicos, levaram a unidade externa e interna, disseram que iriam trocar o compressor, nao trocaram, fizeram outra coisa que não sei, voltou igual/pior( vibrações extras devido abrirem e fecharem provavelmente ), ai começou o inverno e eu fui deixando. agora mes passado acionei novamente a garantia, vieram, dessa vez trocaram o compressor in loco, pq não fizeram antes? não sei... e adivinha, problema persiste, agora minha garantia acabou, vou ter que ir pra cima igual, mas dessa vez acho que terei que acionar procon ou justiça mesmo, pois quero meu dinheiro de volta ou uma unidade totalmente nova e de preferencia que não vibre mais que geladeira velha...=/
 
É verdade que tem que chamar o técnico em 6 e 6 meses para fazer manutenção no split se não perde a garantia?
Desconheço esse tipo de exigência, mas aconselho a ler os termos da garantia do fabricante.

A LG, que oferece (ou oferecia) dez anos de garantia no compressor, apenas no compressor, colocava como condição que o cliente fizesse manutenções anuais na rede autorizada.
 
Qual seria o ar condicionado mais econômico e de melhor qualidade? Séria o Daikin SPLIT ECOSWING SMART R-32?
 
NÃO COMPREM CONDICIONADORES DE AR SAMSUNG

NÃO PRESTA!!!

Porcaria por porcaria, comprem um philco, ao menos custa metade do preço.

Tenho dois samsungs 12.000 BTUs inverter, sendo um windfree quente/frio e outro "comum" só frio.
O Windfree parou de gelar, veio o técnico e adivinha: Serpentina evaporadora furada, vazou gás e óleo. Até sexta devo saber se tem salvação ou só outra serpentina, que custa pelo menos 600, fora a M.O...

O outro "comum" tá com o rolamento estourado, então faz um barulho baixo, mas incomodante.

Enquanto isso, um Electrolux on/off 2012, um Panasonic inverter 2015 e um Trane inverter 2020 tão firmes e fortes, fazendo apenas limpeza preventiva.
 
NÃO COMPREM CONDICIONADORES DE AR SAMSUNG

NÃO PRESTA!!!


Porcaria por porcaria, comprem um philco, ao menos custa metade do preço.

Tenho dois samsungs 12.000 BTUs inverter, sendo um windfree quente/frio e outro "comum" só frio.
O Windfree parou de gelar, veio o técnico e adivinha: Serpentina evaporadora furada, vazou gás e óleo. Até sexta devo saber se tem salvação ou só outra serpentina, que custa pelo menos 600, fora a M.O...

O outro "comum" tá com o rolamento estourado, então faz um barulho baixo, mas incomodante.

Enquanto isso, um Electrolux on/off 2012, um Panasonic inverter 2015 e um Trane inverter 2020 tão firmes e fortes, fazendo apenas limpeza preventiva.

A serpentina que furou tem tubulação de cobre ou é o modelo de serpentina inteiriça de alumínio? No passado vários fabricantes usaram serpentinas 100% de alumínio que furavam a toa, principalmente em regiões com maresia.

Pelo que vi na internet os aparelhos atuais da LG também estão dando problema com o rolamento do ventilador do condensador. Estão usando rolamentos de baixa qualidade/durabilidade.
Às vezes o barulho não é do rolamento do motor mas sim na bucha do ventilador. Se for na bucha é só lubrificar com graxa marrom ou de silicone.
 
A serpentina que furou tem tubulação de cobre ou é o modelo de serpentina inteiriça de alumínio? No passado vários fabricantes usaram serpentinas 100% de alumínio que furavam a toa, principalmente em regiões com maresia.

Pelo que vi na internet os aparelhos atuais da LG também estão dando problema com o rolamento do ventilador do condensador. Estão usando rolamentos de baixa qualidade/durabilidade.
Às vezes o barulho não é do rolamento do motor mas sim na bucha do ventilador. Se for na bucha é só lubrificar com graxa marrom ou de silicone.
O que furou é modelo AR12ASHABWKNAZ
O barulhento é AR12BVHZCWK

Vou ver com o técnico sobre essa graxa.
 
Boa noite, pessoal.
Eu comprei um Daikin smart gold 18mil btus, e quando o técnico veio instalar, a evaporada não veio pressurizada, mesmo assim ele instalou(já tinha passado dos 7 dias que comprei, não daria pra devolver), depois pesquisei e vi um video no youtube que o caea disse que os Daikin, realmente não vem pressurizado, então não seria algum vazamento. Até o momento está funcionando, gela bem, e é bem silencioso.
Alguém aqui sabe, se realmente os daikin não vem pressurizado?
 
NÃO COMPREM CONDICIONADORES DE AR SAMSUNG

NÃO PRESTA!!!


Porcaria por porcaria, comprem um philco, ao menos custa metade do preço.

Tenho dois samsungs 12.000 BTUs inverter, sendo um windfree quente/frio e outro "comum" só frio.
O Windfree parou de gelar, veio o técnico e adivinha: Serpentina evaporadora furada, vazou gás e óleo. Até sexta devo saber se tem salvação ou só outra serpentina, que custa pelo menos 600, fora a M.O...

O outro "comum" tá com o rolamento estourado, então faz um barulho baixo, mas incomodante.

Enquanto isso, um Electrolux on/off 2012, um Panasonic inverter 2015 e um Trane inverter 2020 tão firmes e fortes, fazendo apenas limpeza preventiva.
O meu é um samsung inverter 9 mil BTU. Paguei R$ 1400 em 2019 numa promoção na Novo mundo.
Eu já tive um problema com ele de vazando na serpentina. Os técnicos soldaram e o ar condicionado está funcionando perfeitamente há 2 anos.

Vou esperar a época de frio e comprar mais 2 aqui pra casa. Agora nesse calorão minha família toda quer comprar um, porém o preço está exorbitante.

Será essa nova categoria de Dual inverter é boa mesmo?
 
Pessoal, fiz um orçamento para aquisição de ar condicionado com duas empresas, ambas me deram respostas muito divergentes:

Empresa A:
  • Um de 12.000 BTU/h
Empresa B:
  • Um de 18.000 BTU/h
Eu moro num studio que tem cozinha/quarto/sala juntos, porém um guarda roupa embutido "separa" a cozinha (não completamente, pois não tem porta nem parede entre essas partes,. então o ar flui de qualquer modo) e a área de tudo é 24m², porém eu só tenho interesse em refrigerar o quarto e sala, só que acredito que por não ser separado por parede e porta o ar vai dissipar pra cozinha de qualquer forma.

Enfim, gostaria de saber opinião dos senhores, em qual empresa devo confiar? A empresa A não vende ar condicionado, apenas fazem instalação e manutenção, já a B vende.

ooiOShf.png
 
Pessoal, fiz um orçamento para aquisição de ar condicionado com duas empresas, ambas me deram respostas muito divergentes:

Empresa A:
  • Um de 12.000 BTU/h
Empresa B:
  • Um de 18.000 BTU/h
Eu moro num studio que tem cozinha/quarto/sala juntos, porém um guarda roupa embutido "separa" a cozinha (não completamente, pois não tem porta nem parede entre essas partes,. então o ar flui de qualquer modo) e a área de tudo é 24m², porém eu só tenho interesse em refrigerar o quarto e sala, só que acredito que por não ser separado por parede e porta o ar vai dissipar pra cozinha de qualquer forma.

Enfim, gostaria de saber opinião dos senhores, em qual empresa devo confiar? A empresa A não vende ar condicionado, apenas fazem instalação e manutenção, já a B vende.

ooiOShf.png
Acho que não tá tão divergente assim, o ideal seria isolar o quarto de alguma forma, se fica tudo aberto tu vai ter que gelar o estúdio todo aí é melhor apelar pro maior mesmo (tenho um amigo que é semelhante mora numa kitnet de andar que também não tem o quarto isolado aí teve que tacar um de 18 mil BTUs....só saiba que a conta de energia aumenta bem com um de 18k BTUs, eu tentaria fazer uma separação nem que seja dry-wall e aí da pra colocar um menor.
 
Galera, alguém que entende de refrigeração pode me dar uma luz... Tenho um Ar GREE que é o 2 que enferruja a evaporadora e está vazando gás, pouco mas está... Como sou curioso e prefiro fazer do que pagar uma grana pra fazerem, eu comprei o manifold e o gas por 300 reais do que pagar 200 pra completar... Mas o problema é daqui a pouco vai vazar de novo e irei colocar mais, esse não é o problema..
Vi na internet um tal de K11 que ajuda nesses casos, é meio controverso, uns dizem que ajuda, outros não, mas, por 70 reais vale a pena tentar do que pagar 1000 pra tirar a máquina e fazer solda e mais pra frente dá pau de novo... A dúvida que eu tenho é, já vi vários videos como colocar o K11 no sistema, mas todos são com a máquina em vácuo. Tem alguma outra maneira de colocar? Estava pensando em fechar os registros da condensadora e reter o gás, provavelmente vai criar vácuo na tubulação e inserir o produto... assim dá certo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite, pessoal.
Eu comprei um Daikin smart gold 18mil btus, e quando o técnico veio instalar, a evaporada não veio pressurizada, mesmo assim ele instalou(já tinha passado dos 7 dias que comprei, não daria pra devolver), depois pesquisei e vi um video no youtube que o caea disse que os Daikin, realmente não vem pressurizado, então não seria algum vazamento. Até o momento está funcionando, gela bem, e é bem silencioso.
Alguém aqui sabe, se realmente os daikin não vem pressurizado?
Eu tenho um daikin, comprei a 3 anos atrás em uma promoção... Por sorte tava na promo, senão era outro Gree ... Segundo relatos de todos os técnicos que conheci, Daikin é de longe o melhor de todos, só perde pra Fujitsu... mas a gente olha ele e pensa, porque é tão caro e tão "feio" e sem nada, nem display... porque dura....

 
Última edição:
Galera, alguém que entende de refrigeração pode me dar uma luz... Tenho um Ar GREE que é o 2 que enferruja a evaporadora e está vazando gás, pouco mas está... Como sou curioso e prefiro fazer do que pagar uma grana pra fazerem, eu comprei o manifold e o gas por 300 reais do que pagar 200 pra completar... Mas o problema é daqui a pouco vai vazar de novo e irei colocar mais, esse não é o problema..
Vi na internet um tal de K11 que ajuda nesses casos, é meio controverso, uns dizem que ajuda, outros não, mas, por 70 reais vale a pena tentar do que pagar 1000 pra tirar a máquina e fazer solda e mais pra frente dá pau de novo... A dúvida que eu tenho é, já vi vários videos como colocar o K11 no sistema, mas todos são com a máquina em vácuo. Tem alguma outra maneira de colocar? Estava pensando em fechar os registros da condensadora e reter o gás, provavelmente vai criar vácuo na tubulação e inserir o produto... assim dá certo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tenho um daikin, comprei a 3 anos atrás em uma promoção... Por sorte tava na promo, senão era outro Gree ... Segundo relatos de todos os técnicos que conheci, Daikin é de longe o melhor de todos, só perde pra Fujitsu... mas a gente olha ele e pensa, porque é tão caro e tão "feio" e sem nada, nem display... porque dura....

Na real o problema pra se colocar gás é q a pressão na lata vai ser muito pouca a diferença, fazendo com que a pressão entre em equilíbrio entre o sistema e a lata. Daí vc tem que por o gás pela linha de baixa, mas dependendo do quanto já tenha vc chega na metade da lata e para de subir gás, pq conforme vc vai injetando o gás, a lata baixa pressão e a lata esfria (começa a gelar e a condensar água). Daí vc tem q ficar usando soprador térmico pra tentar subir a pressão, passar o gás do estado líquido para gasoso e ir completando. Lembrando de nunca meter em forma líquida na linha de baixa com o compressor ligado pq daí dá calço e estraga o compressor.

É basicamente igual usar no carro. Esses TapaFugas tem um furo mínimo q ele consegue fechar, mas se o furo for maior ele não fecha. Eu mesmo semana retrasada resolvi fazer tudo no AC do meu carro, mas infelizmente vazou em dias.

No meu caso eu tbm estava sem máquina de vácuo, então eu liberei o gás e abri a mangueira do outro lado pra ele purgar o ar q tava no sistema, assim que purguei eu fui completando, inclusive usando um TapaFugas tbm, no dia que fiz o Ar ficou excelente! Mas passou 1 semana o compressor não arma mais, hoje pluguei o manifold lá e tenho só 20psi no sistema 😪😪
 
Combo 2 Ar Condicionado Split 12.000 BTUs Frio Pro Energy | De R$6.198,00 Por R$ 5.677,20

Além de ser super caro a previsão de entrega é para 06/03/2024
** Devido à alta demanda os prazos de entrega estão maiores que o normal. :olar:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu é um samsung inverter 9 mil BTU. Paguei R$ 1400 em 2019 numa promoção na Novo mundo.
Eu já tive um problema com ele de vazando na serpentina. Os técnicos soldaram e o ar condicionado está funcionando perfeitamente há 2 anos.

Vou esperar a época de frio e comprar mais 2 aqui pra casa. Agora nesse calorão minha família toda quer comprar um, porém o preço está exorbitante.

Será essa nova categoria de Dual inverter é boa mesmo?

Tô assim, também vou esperar o frio para trocar os 2 aqui, até porque promoção não existe mais. Agora é so aguardar o tal do El Nino passar aí a temperatura volta a ficar amena... :oremos:
 
Última edição:
Eu semana q vem já vou atrás de eletricista e instalador pq não tem como esperar, aqui anda um forno, não dá pra trabalhar e dormir assim sabendo que isso só vai passar lá pra Maio 😩
Resolvi q vou gastar uma grana mesmo, vou de Daikin EcoSwing Gold 9000, pelo teste novo do Inmetro é o mais econômico. Tá 3,4k…
 
Eu semana q vem já vou atrás de eletricista e instalador pq não tem como esperar, aqui anda um forno, não dá pra trabalhar e dormir assim sabendo que isso só vai passar lá pra Maio 😩
Resolvi q vou gastar uma grana mesmo, vou de Daikin EcoSwing Gold 9000, pelo teste novo do Inmetro é o mais econômico. Tá 3,4k…
Comprei esses dias na Leveros e contando com frete deu 3300.
Na mesma loja agora está 3499.
 
Comprei esses dias na Leveros e contando com frete deu 3300.
Na mesma loja agora está 3499.
adicionando mais 500 reais, leva fujitsu 12 mil quente e frio... só não pego agora porque não tenho grana ainda pra ele e instalação.
 
Sei q a tubulação de cobre aumentou para caramba, sei q a demanda para instalação de ar condicionado está alta, mas os instaladores perderam a mão nos preços.

Ontem veio um instalador fazer orçamento aqui em casa. Casa térrea, condensadora e evaporadora na mesma parede, instalação mais simples possível. O cara me cobrou R$1300.
 
quente e frio
Pra mim essa função é desnecessária. Aqui onde moro só faz calor, vez ou outra temos um inverno com cara de inverno mesmo mas me ainda assim nada que precise de um aquecedor ou algo parecido.
 
Comprei esses dias na Leveros e contando com frete deu 3300.
Na mesma loja agora está 3499.
Então eu tinha olhado lá e tava preço bom mas o frete dava quase 400 conto sei lá pq… no ML tá 3340 vendido pela ClimaRio e frete free

Esse seu q vc pegou é quente/frio? Pq pra mim só me importa o frio mas não acho o equivalente dele ao frio, que teoricamente era pra ser ligeiramente mais barato né… o código q tenho é
RHP09S5VL
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo