• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Tá, mas isso é média? Esses salários são inflados pelos nativos, com toda certeza imigrante é a base da pirâmide. Se isso fosse para todos a Europa toda tinha ido para Suíça e Luxemburgo.
como tudo na vida, depende, da sua profissão, da região pra onde você foi, se sabe o idioma, e sim, average = média.
 
Tem dificuldades com acesso à moradia, saúde e empregos decentes, e tem de evitar qualquer coisa que possa resultar em deportação.

Fale por você :haha:


De onde vc tirou que um ilegal consegue isso? Dá nem pra chegar perto de aeroporto e vai ter mil e uma dificuldades com saúde (que já não é fácil pra começo de história).
Aluguel não comento pq depende muito da região, pode ser algo ok até um valor extremamente absurdo.
saude não e so pagar e pronto ?
 
saude não e so pagar e pronto ?
1- Dificilmente (quase impossível, creio) vai conseguir um plano de saúde.
2- Sem o plano, dificilmente terá dinheiro pra bancar o hospital (já que provavelmente está em sub-emprego), e tem chances das autoridades serem acionadas. Em tese o medicaid não requer documentos (e programas semelhantes em outros estados), mas parece que mesmo assim há receio de ilegais com o serviço.
 
saude não e so pagar e pronto ?
Plano de saúde nos EUA a maioria das pessoas que têm é parcialmente pago pelo empregador e o resto descontado no contra-cheque. Quem trampa sem ser status W2 (PJ, dono de empresa, etc) paga o valor inteiro, que custa os olhos da cara.

Mas mesmo com plano de saúde, aqui tem duas coisas chamadas copay e deductible. Copay é o valor que você paga na hora que você usa o serviço (consulta, etc.) enquanto o plano paga o resto. Deductible é um valor inteiro por ano que representa o máximo que você pode pagar out of pocket (do bolso). Uma vez que o deductible chega ao máximo, o plano cobre todas as despesas para além dessa quantia.

Vou dar o exemplo que tive pessoalmente ano passado, com a gravidez da minha esposa/nascimento da minha filha:

A minha esposa teve consultas com a OB regularmente, no começo mensal, depois a cada duas semanas, e depois semanal. Cada visita custou de 200 a 250 do meu bolso, porque o plano não cobre tudo. Esse dinheiro que saiu do meu bolso contou no meu deductible pro ano de 2022. Testes de laboratório e algumas das outras despesas foram 100% cobertas pelo plano (não conta pro deductible).

Quando chegou a hora do parto, eu tinha se não me engano uns 300usd faltando pra maximizar o meu deductible. A conta do hospital (assistência médica, 2 dias no quarto, medicação, etc.) foi uns 14,000usd. Desses 14,000 eu paguei 1,900 e o plano pagou o resto.

Mas se só faltavam 300usd por que eu paguei 1,900? O plano "escolhe" o que considera uma necessidade médica ou não. Essa é uma das grandes putanagens do sistema de plano privado americano. Daquela conta de 14,000, 12,100 foram do hospital e os 1,900 foram do médico, que era associado da clínica de OB onde a minha esposa fez consulta durante a gravidez. O meu plano decidiu que uma vez que o médico não era diretamente associado ao hospital não havia necessidade médica para os serviços dele.

Então pra resumir: não, não é só pagar o plano e pronto. Você tem que prestar atenção no copay e no deductible. Coisas como remédios para tratamento crônico, cirurgias de emergência (vida ou morte), vacinas, consultas de checkup semestral/anual, são cobertas 100% e não tem copay. Qualquer coisa além disso vai te custar do bolso a menos que o deductible para aquele ano tenha sido maximizado. Pra não cair em perrengue você tem que ter pelo menos o total do seu deductible numa conta/fundo de emergência.

Meu plano me custa 108usd/mês direto no meu contra-cheque.
 
Última edição:
1- Dificilmente (quase impossível, creio) vai conseguir um plano de saúde.
2- Sem o plano, dificilmente terá dinheiro pra bancar o hospital (já que provavelmente está em sub-emprego), e tem chances das autoridades serem acionadas. Em tese o medicaid não requer documentos (e programas semelhantes em outros estados), mas parece que mesmo assim há receio de ilegais com o serviço.
o que seria sub-emprego no seu ponto de vistas ?
valores e +/- o que faz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Plano de saúde nos EUA a maioria das pessoas que têm é parcialmente pago pelo empregador e o resto descontado no contra-cheque. Quem trampa sem ser status W2 (PJ, dono de empresa, etc) paga o valor inteiro, que custa os olhos da cara.

Mas mesmo com plano de saúde, aqui tem duas coisas chamadas copay e deductible. Copay é o valor que você paga na hora que você usa o serviço (consulta, etc.) enquanto o plano paga o resto. Deductible é um valor inteiro por ano que representa o máximo que você pode pagar out of pocket (do bolso). Uma vez que o deductible chega ao máximo, o plano cobre todas as despesas para além dessa quantia.

Vou dar o exemplo que tive pessoalmente ano passado, com a gravidez da minha esposa/nascimento da minha filha:

A minha esposa teve consultas com a OB regularmente, no começo mensal, depois a cada duas semanas, e depois semanal. Cada visita custou de 200 a 250 do meu bolso, porque o plano não cobre tudo. Esse dinheiro que saiu do meu bolso contou no meu deductible pro ano de 2022. Testes de laboratório e algumas das outras despesas foram 100% cobertas pelo plano (não contra pro deductible).

Quando chegou a hora do parto, eu tinha se não me engano uns 300usd faltando pra maximizar o meu deductible. A conta do hospital (assistência médica, 2 dias no quarto, medicação, etc.) foi uns 14,000usd. Desses 14,000 eu paguei 1,900 e o plano pagou o resto.

Mas se só faltavam 300usd por quê eu paguei 1,900? O plano "escolhe" o que considera uma necessidade médica ou não. Essa é uma das grandes putanagens do sistema de plano privado americano. Daquela conta de 14,000, 12,100 foram do hospital e os 1,900 foram do médico, que era associado da clínica de OB onde a minha esposa fez consulta durante a gravidez. O meu plano decidiu que uma vez que o médico não era diretamente associado ao hospital não havia necessidade médica para os serviços dele.

Então pra resumir: não, não é só pagar o plano e pronto. Você tem que prestar atenção no copay e no deductible. Coisas como remédios para tratamento crônico, cirurgias de emergência (vida ou morte), vacinas, consultas de checkup semestral/anual, são cobertas 100% e não tem copay. Qualquer coisa além disso vai te custar do bolso a menos que o deductible para aquele ano tenha sido maximizado. Pra não cair em perrengue você tem que ter pelo menos o total do seu deductible numa conta/fundo de emergência.

Meu plano me custa 108usd/mês direto no meu contra-cheque.
agora uma explicação melhor
a veia tinha um irmão la que voltou no governo da dilma achando que o hue deu certo
alugava casa la mesmo sendo ilegal e usava o hospital as vezes vou perguntar pra ele como ele fazia isso la
 
É um salário baixo para Lisboa, e caso vá com família diria que é loucura. Vai ter mesmo que morar longe para ter qualidade de vida.
Eu saí de Lisboa por opção de não gostar de cidade grande, e vivo muito melhor no interior e pagando menos. Mas calcule direitinho os custos de transporte, com trem para Lisboa ou carro caso vá comprar. Qualquer dúvida pode falar que já estou mais de 4 anos por aqui.
Eu pretendo me locomover de moto uma vez por ai. ;)

Poderia compartilhar como está o custo de vida atualizado por ai em comparação de quando você estava em Lisboa ?

Uma dúvida, uma vez por ai fica realmente mais fácil conseguir migrar para outros países como Inglaterra, Alemanha, Suiça e etc ? Por exemplo, algumas oportunidades podem se abrir automaticamente só por eu estar no continente europeu.
 
Eu pretendo me locomover de moto uma vez por ai. ;)

Poderia compartilhar como está o custo de vida atualizado por ai em comparação de quando você estava em Lisboa ?

Uma dúvida, uma vez por ai fica realmente mais fácil conseguir migrar para outros países como Inglaterra, Alemanha, Suiça e etc ? Por exemplo, algumas oportunidades podem se abrir automaticamente só por eu estar no continente europeu.

Sobre o custo de vida é algo muito particular pois tive meu período de solteiro e agora casado. O que posso dizer é que o custo de vida diminuiu bastante saindo de Lisboa. Não só o aluguel, mas até supermercado e serviços no geral tem preços diferentes.

Quanto ter facilitada a emigração para outro país, eu acredito que não pois o documento de residência de Portugal só vale para Portugal. Há algumas oportunidades de você ser empregado de uma empresas portuguesa e atuar em outro país recebendo mais. Caso você tenha cidadania europeia, então a resposta é sim, fica muito facilitado pelo fato de já está aqui na Europa.

Quanto a Inglaterra e Suíça, já diria que é ainda mais difícil pois não fazem parte da União Europeia.
 
o que seria sub-emprego no seu ponto de vistas ?
valores e +/- o que faz
Entregador de doordash ou amazon, burguer flipper ou coisa do tipo que só dê pra ganhar valor próximo de um minimum wage.
 
Entregador de doordash ou amazon, burguer flipper ou coisa do tipo que só dê pra ganhar valor próximo de um minimum wage.
salario mínimo ?
a veia pretende tentar o canada primeiro
mais tem um parente nos eua que se for o caso leva ela pra la pra cuidar de alguns barrigudos levando $20 por hora
 
Lol, o cara ainda negativou. O que você falou está 100% correto.
Lol, gostaria de saber em que momento eu disse que discordei de tudo que foi dito,kkkkk.
Eu só gostei da figurinha e acho que representa bem a sensação de ter sido incendiado com um comentário um tanto ácido.

A única parte que me pegou foi " passar o seu dia se lamentando" como se eu fosse vitimista ou algo do tipo quando eu estava claramente falando sobre a minha segurança física e financeira como uma pessoa da América Latina que quer ir para a Europa logo na primeira viagem ao exterior. Sabe, não importa o quanto você se parece e tenta parecer um cidadão local de um país, você jamais será visto como um porque a sua cultura, comportamentos e opiniões são diferentes, em alguns lugares você é rechaçado por isso e em outros não. Simples assim.
Mas é isso, talvez sofrer um linchamento de um grupo extremista em solo italiano ainda é estar no lucro kkkkkkk ( isso aqui nem foi ironia)
 
Uma dúvida, uma vez por ai fica realmente mais fácil conseguir migrar para outros países como Inglaterra, Alemanha, Suiça e etc ?
Não conheço literalmente ninguém que foi pra Portugal e depois passou pra outro país, apesar de a maioria sair do Brasil com essa ideia.
A única parte que me pegou foi " passar o seu dia se lamentando" como se eu fosse vitimista ou algo do tipo quando eu estava claramente falando sobre a minha segurança física e financeira como uma pessoa da América Latina que quer ir para a Europa logo na primeira viagem ao exterior.
Não estava falando especificamente de você, mas sim dando um exemplo do que faria você se dar mal aqui, baseado no comportamento de muitos que vejo por aqui.
Mas é isso, talvez sofrer um linchamento de um grupo extremista em solo italiano ainda é estar no lucro kkkkkkk ( isso aqui nem foi ironia)
Achei exagerado e dramático.
 
Plano de saúde nos EUA a maioria das pessoas que têm é parcialmente pago pelo empregador e o resto descontado no contra-cheque. Quem trampa sem ser status W2 (PJ, dono de empresa, etc) paga o valor inteiro, que custa os olhos da cara.

Mas mesmo com plano de saúde, aqui tem duas coisas chamadas copay e deductible. Copay é o valor que você paga na hora que você usa o serviço (consulta, etc.) enquanto o plano paga o resto. Deductible é um valor inteiro por ano que representa o máximo que você pode pagar out of pocket (do bolso). Uma vez que o deductible chega ao máximo, o plano cobre todas as despesas para além dessa quantia.

Vou dar o exemplo que tive pessoalmente ano passado, com a gravidez da minha esposa/nascimento da minha filha:

A minha esposa teve consultas com a OB regularmente, no começo mensal, depois a cada duas semanas, e depois semanal. Cada visita custou de 200 a 250 do meu bolso, porque o plano não cobre tudo. Esse dinheiro que saiu do meu bolso contou no meu deductible pro ano de 2022. Testes de laboratório e algumas das outras despesas foram 100% cobertas pelo plano (não conta pro deductible).

Quando chegou a hora do parto, eu tinha se não me engano uns 300usd faltando pra maximizar o meu deductible. A conta do hospital (assistência médica, 2 dias no quarto, medicação, etc.) foi uns 14,000usd. Desses 14,000 eu paguei 1,900 e o plano pagou o resto.

Mas se só faltavam 300usd por que eu paguei 1,900? O plano "escolhe" o que considera uma necessidade médica ou não. Essa é uma das grandes putanagens do sistema de plano privado americano. Daquela conta de 14,000, 12,100 foram do hospital e os 1,900 foram do médico, que era associado da clínica de OB onde a minha esposa fez consulta durante a gravidez. O meu plano decidiu que uma vez que o médico não era diretamente associado ao hospital não havia necessidade médica para os serviços dele.

Então pra resumir: não, não é só pagar o plano e pronto. Você tem que prestar atenção no copay e no deductible. Coisas como remédios para tratamento crônico, cirurgias de emergência (vida ou morte), vacinas, consultas de checkup semestral/anual, são cobertas 100% e não tem copay. Qualquer coisa além disso vai te custar do bolso a menos que o deductible para aquele ano tenha sido maximizado. Pra não cair em perrengue você tem que ter pelo menos o total do seu deductible numa conta/fundo de emergência.

Meu plano me custa 108usd/mês direto no meu contra-cheque.
Isso soa horrível, sério, puta que me pariu.

14 mil dólares pra uma criança nascer é de foder.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não conheço literalmente ninguém que foi pra Portugal e depois passou pra outro país, apesar de a maioria sair do Brasil com essa ideia.

Não estava falando especificamente de você, mas sim dando um exemplo do que faria você se dar mal aqui, baseado no comportamento de muitos que vejo por aqui.

Achei exagerado e dramático.

Eu conheci, trabalhando aqui em PT, conheci um que saiu daqui e foi pra Bélgica e até encontrou uma loira rabuda pra namorar lá.

Se vc vem novo, com menos de 30, em 5 anos vc tem cidadania européia e passe livre na zona do Euro pra fazer o que quiser.
 
Tem dificuldades com acesso à moradia, saúde e empregos decentes, e tem de evitar qualquer coisa que possa resultar em deportação.

Fale por você :haha:


De onde vc tirou que um ilegal consegue isso? Dá nem pra chegar perto de aeroporto e vai ter mil e uma dificuldades com saúde (que já não é fácil pra começo de história).
Aluguel não comento pq depende muito da região, pode ser algo ok até um valor extremamente absurdo.
Por que eu moro nos EUA e conheço pessoas aqui em diversos estados.

Se você for viajar internamente, não precisa de nenhum comprovante de visto, só uma identidade local.

Saúde não é fácil, porém muitos hospitais públicos tem atendimento gratuito.

O país como um todo depende muito do imigrante ilegal trabalhador. Você olha em qlqr cozinha, supermercado, obra, vai ter algum. Basta você ter um Social Security Number que ninguém vai encrencar.
 
Quanto ter facilitada a emigração para outro país, eu acredito que não pois o documento de residência de Portugal só vale para Portugal. Há algumas oportunidades de você ser empregado de uma empresas portuguesa e atuar em outro país recebendo mais. Caso você tenha cidadania europeia, então a resposta é sim, fica muito facilitado pelo fato de já está aqui na Europa.

Quanto a Inglaterra e Suíça, já diria que é ainda mais difícil pois não fazem parte da União Europeia.

Não conheço literalmente ninguém que foi pra Portugal e depois passou pra outro país, apesar de a maioria sair do Brasil com essa ideia.
Agora vcs tocaram num ponto importante hhaha.
Eu já estava imaginando que só por estar geolocalizado mais perto desses grandes polos de TI eu teria mais portas se abrindo...

Mas não é de todo pior ainda, na entrevista técnica que tive a conversa toda em inglês, então pelo menos terei a oportunidade de usar o inglês no dia-dia, coisa que é impossível no meu trabalho atual.


Bom, sexta passada eu aceita a vaga, extremamente decidido. Agora eu estou passando pela fase do medo kkkkk, o que pode dar errado e tal.
Inclusive estou com um pavor de pegar o avião com meu filho e alguma coisa acontecer... Meio ridiculo mais está realmente me aassustando.
 
Eu já estava imaginando que só por estar geolocalizado mais perto desses grandes polos de TI eu teria mais portas se abrindo...
Estar mais perto não quer dizer muita coisa, afinal se você for pra outro país vai precisar passar por todo o processo de visto praquele país, afinal você continua sendo brasileiro.

A vantagem de Portugal é, como o colega disse, conseguir "fácil" um passaporte europeu e, como você disse, praticar o inglês.
 
Se você for viajar internamente, não precisa de nenhum comprovante de visto, só uma identidade local.
Fui corrigido sobre isso anteriormente, ainda sim isso tem prazo pra deixar de ser realidade.
Saúde não é fácil, porém muitos hospitais públicos tem atendimento gratuito.
Mesmo tendo, como relatei anteriormente, o quão acessível é isso e quantos realmente fazem uso? Por mais que isso exista, parece que muitos tem medo de sequer tentar usar esse atendimento gratuito, de onde vem esse medo, e ele tem fundamento?
Basta você ter um Social Security Number que ninguém vai encrencar.
Isso se tira fácil sendo ilegal?
 
Galera, alguém que mora na alemanha e fez a troca de carteira brasileira (CAT. B, CARRO) pra alemã?

Eu achei um vídeo no youtube falando a respeito, mas pelo que vi, é uma burocracia ferrenha pra quem não fala alemão...

Alguém pode falar um pouco a respeito?

Estou pensando ainda, ou portugal/espanha, ou alemanha, pretendo trabalhar como motorista de caminhão.

A carteira C, obviamente, farei na europa.
 
Galera, alguém que mora na alemanha e fez a troca de carteira brasileira (CAT. B, CARRO) pra alemã?

Eu achei um vídeo no youtube falando a respeito, mas pelo que vi, é uma burocracia ferrenha pra quem não fala alemão...

Alguém pode falar um pouco a respeito?

Estou pensando ainda, ou portugal/espanha, ou alemanha, pretendo trabalhar como motorista de caminhão.

A carteira C, obviamente, farei na europa.
Não há troca na Alemanha, você tem que fazer a prova teórica e prática.
A burocracia é a mesma pra todo mundo, e realmente é difícil sem falar Alemão pois os órgãos do governo no geral só falam Alemão. Mas a prova teórica pode ser até em Portugues (de portugal)
Fonte: tirei carteira na alemanha
 
  • Curtir
Reações: AZ!
Não há troca na Alemanha, você tem que fazer a prova teórica e prática.
A burocracia é a mesma pra todo mundo, e realmente é difícil sem falar Alemão pois os órgãos do governo no geral só falam Alemão. Mas a prova teórica pode ser até em Portugues (de portugal)
Fonte: tirei carteira na alemanha
Pois é, o vídeo falava sobre a transcrição, e eu comecei a ver o vídeo e pensei "Porr*, mas é a mesma coisa que tirar a carteira"

Agora, se eu fizer em Portugal, posso trafegar livremente na alemanha e trabalhar com a mesma, sabe me dizer?
 
Eu já estava imaginando que só por estar geolocalizado mais perto desses grandes polos de TI eu teria mais portas se abrindo...
Mais ou menos.
Quem é europeu tem a possibilidade de morar em qualquer país da UE, tu como BR com visto português só tem a possibilidade de morar em portugal, só depois de 18 meses tu conseguiria ir para outro pais.
Logo no minimo tu vai ficar preso lá 18 meses e 12 meses na mesma empresa.
Por que seu visto D3 tem 1 ano de validade, nisso se tu mudar de empresa tu teria de achar outra para renovar seu visto, se você arrumar uma empresa da suíça como vai renovar seu visto de portugal? :pense:
Por isso a maioria dos BRs que vão para portugal ficam anos trabalhando em empresas portuguesas.
Um ou outro que tem cidadania europeia sai para outros paises... A maioria fica por lá esperando os 5 anos para tirar cidadania.

Por isso digo que não vale a pena, tu vai ficar preso no minimo por quase 2 anos em empresas que se aproveitam da mão de obra BR barata, e se trocar de empresa tem de achar outra que te "ajude" com o visto e o ciclo se repete.

Sei disso pois tempos atras eu recebi uma proposta para receber o dobro que tu tá sendo oferecido ai e não aceitei... Já digo e repito, tu tá sendo muito louco :fire:
Mais é aquelas... Cada um, cada um :doge:
 
Pois é, o vídeo falava sobre a transcrição, e eu comecei a ver o vídeo e pensei "Porr*, mas é a mesma coisa que tirar a carteira"

Agora, se eu fizer em Portugal, posso trafegar livremente na alemanha e trabalhar com a mesma, sabe me dizer?

Pode. Só vai precisar renovar em Portugal quando chegar a época.
Agora para arrumar emprego na Alemanha vai precisar de um visto de trabalho alemão ou achar uma empresa portuguesa que atue na Alemanha.

Mais ou menos.
Quem é europeu tem a possibilidade de morar em qualquer país da UE, tu como BR com visto português só tem a possibilidade de morar em portugal, só depois de 18 meses tu conseguiria ir para outro pais.
Logo no minimo tu vai ficar preso lá 18 meses e 12 meses na mesma empresa.
Por que seu visto D3 tem 1 ano de validade, nisso se tu mudar de empresa tu teria de achar outra para renovar seu visto, se você arrumar uma empresa da suíça como vai renovar seu visto de portugal? :pense:
Por isso a maioria dos BRs que vão para portugal ficam anos trabalhando em empresas portuguesas.
Um ou outro que tem cidadania europeia sai para outros paises... A maioria fica por lá esperando os 5 anos para tirar cidadania.

Só queria acrescentar um ponto para ficar melhor explicado.

Depois que chega aqui e troca seu visto pelo título de residência português, você não precisa trabalhar para empresas portuguesas. É algo que não faço há anos. Grosso modo, têm-se duas opções: trabalhar para uma subsidiária portuguesa da empresa de outro país ou trabalhar como recibos verdes (semelhante ao nosso PJ) ou UniPessoal (semelhante a nosso EI) para prestar serviço para empresa fora de Portugal. Isso não te impossibilita adquirir a cidadania por tempo de residência.
 
Pode. Só vai precisar renovar em Portugal quando chegar a época.
Agora para arrumar emprego na Alemanha vai precisar de um visto de trabalho alemão ou achar uma empresa portuguesa que atue na Alemanha.

Eu tenho cidadania polonesa, passaporte e tudo na mão.

Estava pensando em iniciar no delivery ou algo do tipo.

A minha fase hoje é guardar grana, eu não sou programador como uma boa parte da galera aqui do fórum, trabalho com consultoria financeira pra empresas aqui no BR, mas na europa é uma área que dificilmente teria adesão rápida, pra não dizer impossível.

Como sempre gostei de dirigir, to pensando em trabalhar nessa área, entrega de encomendas e etc, e talvez subir para a carteira de caminhão, vi que em Portugal a galera está ganhando relativamente bem, mas pra isso teria que fazer a carteira de pesados em Portugal, e ir pra Alemanha depois.... mas aí eu não sei se posso ser contratado por uma empresa alemã, visto que o meu "CPF" seria português por causa da carteira de motorista.
 
Eu tenho cidadania polonesa, passaporte e tudo na mão.

Estava pensando em iniciar no delivery ou algo do tipo.

A minha fase hoje é guardar grana, eu não sou programador como uma boa parte da galera aqui do fórum, trabalho com consultoria financeira pra empresas aqui no BR, mas na europa é uma área que dificilmente teria adesão rápida, pra não dizer impossível.

Como sempre gostei de dirigir, to pensando em trabalhar nessa área, entrega de encomendas e etc, e talvez subir para a carteira de caminhão, vi que em Portugal a galera está ganhando relativamente bem, mas pra isso teria que fazer a carteira de pesados em Portugal, e ir pra Alemanha depois.... mas aí eu não sei se posso ser contratado por uma empresa alemã, visto que o meu "CPF" seria português por causa da carteira de motorista.

Por empresa alemã é difícil, ao menos que ela também atue em Portugal e tenha um "CPF" português também para lhe contratar e pagar impostos aqui.
Você tendo o passaporte polonês poderia vir para ca de início e fazer a carta de condução aqui, deve ser menos problemático e menos caro do que fazer na Alemanha devido o idioma, e depois se mudar para outro país para trabalhar em delivery / entregas e ganhar mais.

De fato a área de pesados é uma das que paga bem na Europa.

Edit: Você já tendo a CNH brasileira pode chegar aqui em Portugal e trocar pela carta de condução portuguesa, só precisa ter uma residência aqui. Não sei informar o processo para adquirir residência aqui com um passaporte europeu. Os amigos que tenho com passaporte europeu por aqui, nenhum deles tem carro ou dirige. XD
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo