O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

O que definiu o país que vocês escolheram emigrar? Uma coisa é ver opinião na internet, outra é morar e sentir na pele o estilo de vida. Eu logo logo acredito que vou ter o passaporte europeu e a Europa tem muita opção de morar, tudo parece lindo em fotos que realmente é difícil escolher.

Mas e aí? E qualidade de vida real, não aquela qualidade de vida comprada, qualidade de vida comprada eu posso ter no Brasil, eu falo de qualidade de vida como silêncio do lugar, poluição, segurança, pouca religião, pouco trânsito, transporte público, alimentação barata e facilidade de empreender.

Eu estou pensando em ir morar na Estônia, país meio que tá sendo hypado, tem vários aspectos que eu citei acima, eu estou cursando ADS no Brasil, falta 1 ano para terminar, minha cidadania italiana deve sair em alguns meses.

Pontos negativos da Estônia, salário baixo nível Portugal, linguá difícil (inglês serve pra trabalhar), mas a longo prazo se quiser se integrar na sociedade pro completo é bom aprender o idioma na minha visão, e tempo escroto, o tempo lá é tão ruim que indicie de depressão é altíssimo.
 
Última edição:
Eu tenho descendência Italiana por parte da família do meu pai. Há um tempo atrás, andei pesquisando para tirar o passaporte europeu, vi que existem duas formas de fazer: Direto aqui do Brasil ou morando um tempo lá. Na época, vi que feito pelo Brasil era um processo que demorava mais de 10 anos. Atualmente continua nessa estimativa de tempo?
Uma outra dúvida que tenho é em relação a documentos. A família é bem antiga e não muito unida, meu falecido vô teve sua casa atingida por um incêndio e acredito que a maioria dos documentos foram perdidos. Hipoteticamente, se eu contratasse uma empresa especializada para ajudar nesse processo, eles conseguem puxar os documentos ou existe a possibilidade de não ser encontrado e não ter como dar entrada no passaporte?
 
Eu tenho descendência Italiana por parte da família do meu pai. Há um tempo atrás, andei pesquisando para tirar o passaporte europeu, vi que existem duas formas de fazer: Direto aqui do Brasil ou morando um tempo lá. Na época, vi que feito pelo Brasil era um processo que demorava mais de 10 anos. Atualmente continua nessa estimativa de tempo?
Uma outra dúvida que tenho é em relação a documentos. A família é bem antiga e não muito unida, meu falecido vô teve sua casa atingida por um incêndio e acredito que a maioria dos documentos foram perdidos. Hipoteticamente, se eu contratasse uma empresa especializada para ajudar nesse processo, eles conseguem puxar os documentos ou existe a possibilidade de não ser encontrado e não ter como dar entrada no passaporte?

Em São Paulo é 10 anos em média mesmo, mas a onde eu fiz BH pode ser em 10 anos a 1 mês, existem 20 mil pessoas na fila e eles fazem 700 cidadanias por ano, são 16 agendamentos por semana. E achar a certidão de nascimento na Itália eu tive que contratar uma pesquisadora, mas muitas vezes está no óbito do seu ascendente onde ele nasceu.
 
Vancouver e Toronto são cidades de elevado custo de vida, mas sempre pense que existem cidades em volta deles que são baratas, onde você só precisa ou pegar um carro ou condução pra chegar no centro. Então se por exemplo você gasta 500 dólares de aluguel em Halifax, você pode gastar 500 pra morar em volta de Vancouver, como por exemplo North Vancouver, e ter uma vida "melhor". Eu digo "melhor" porque qualquer lugar no Canada já é 20 milhões de vezes melhor do que o Brasil.



Não recomendo ir ilegalmente por vários motivos, o maior é que se você for pego, você é banido pra sempre do EUA, seus familiares são banidos e adeus suas chances de sequer viajar, talvez até a Europa te barre.

Porque não vai morar com os familiares por algum tempo, ou próximo deles, até se estabilizar no EUA, depois mudar pra onde deseja? Não precisa ter pressa na vida, se você estiver 1-2 anos estáveis no EUA, provavelmente vai ficar lá pra sempre.
Amigo, vc poderia falar sobre a qualidade de vida aí do Canadá. Se ela é tipo comprada como o amigo falo acima
Pelo que já li e ouvi de amigos que viajaram pra aí, é realmente uma qualidade de vida disponível pra tds ou pelo menos a maioria. Mas queria saber de vc que já mora aí algum tempo
 
O que definiu o país que vocês escolheram emigrar? Uma coisa é ver opinião na internet, outra é morar e sentir na pele o estilo de vida. Eu logo logo acredito que vou ter o passaporte europeu e a Europa tem muita opção de morar, tudo parece lindo em fotos que realmente é difícil escolher.
No meu caso, foi a questão da disponibilidade do trabalho: eu primeiro fui contratado pela empresa, para depois me mudar para o país onde ela atuava. Claro, eu pesquisei bastante sobre os países antes de me mudar, e sempre optei por gastar um pouco mais mas morar em uma região mais metropolitana (que, exatamente por causa disso, é mais multicultural e acostumada com estrangeiros). Outro ponto que eu sempre tive claro para mim, e que sempre conversei com minha esposa, é que mudar de país é uma aventura e vc tem que estar pronto para se surpreender - para melhor e para pior. Não criar nenhuma expectativa surreale entender que todos países tem problemas (em maior ou menor escala) é muito importante.

Um exemplo pessoal: um dos maiores motivos para eu querer sair do Brasil foi a violência. Eu já fui assaltado umas 3 vezes, minha casa foi roubada duas vezes, já fui feito de refém de ladrões em fuga... enfim, ir para Bruxelas me pareceu uma ótima opção - além de tudo, o fato da UE se reunir na cidade faz com que exista sempre muita vigilância nos metrôs e nas ruas. Mesmo assim, meu apartamento foi roubado, e minha esposa encontrou o ladrão em casa quando ele estava fugindo! Moral da história: Bruxelas é um lugar muito mais seguro que o Brasil, mas é impossível eu esperar que eu nunca mais serei roubado na vida...

Mas e aí? E qualidade de vida real, não aquela qualidade de vida comprada, qualidade de vida comprada eu posso ter no Brasil, eu falo de qualidade de vida como silêncio do lugar, poluição, segurança, pouca religião, pouco trânsito, transporte público, alimentação barata e facilidade de empreender.
Em questão de silêncio, no meu caso, tanto a Bélgica quanto a Suíça são incríveis. Segurança também, apesar de eu me sentir mais seguro na Suíça. Religião vc encontra bastante, mas é bem diferente do que você no Brasil (não é algo intrusivo e nos lugares errados). Trânsito vai depender muito de onde você mora, onde você trabalha etc. (por exemplo, Bruxelas tem um dos piores trânsitos da Europa, mas eu trabalhava fora da cidade, então apenas precisava evitar o anel viário; na Suíça, eu uso muito trem, então não pego mais trânsito). Alimentação é meio subjetivo, mas se vc estiver disposto a se adequar aos hábitos alimentares locais (esqueça arroz com feijão!), geralmente qualquer emprego decente garantirá que você se alimente bem. Sobre empreendimentos, eu realmente não sei como funciona.

Eu estou pensando em ir morar na Estônia, país meio que tá sendo hypado, tem vários aspectos que eu citei acima, eu estou cursando ADS no Brasil, falta 1 ano para terminar, minha cidadania italiana deve sair em alguns meses.

Pontos negativos da Estônia, salário baixo nível Portugal, linguá difícil (inglês serve pra trabalhar), mas a longo prazo se quiser se integrar na sociedade pro completo é bom aprender o idioma na minha visão, e tempo escroto, o tempo lá é tão ruim que indicie de depressão é altíssimo.
Salário baixo é relativo, pois o que importa mesmo é a relação salário/custo de vida. A Suíça tem salários maiores do que Portugal, mas tudo aqui é muito mais caro também (não é incomum ouvir, por exemplo, histórias de pessoas contrabandeando carne da Alemanha e França).
 
O que definiu o país que vocês escolheram emigrar? Uma coisa é ver opinião na internet, outra é morar e sentir na pele o estilo de vida. Eu logo logo acredito que vou ter o passaporte europeu e a Europa tem muita opção de morar, tudo parece lindo em fotos que realmente é difícil escolher.

Mas e aí? E qualidade de vida real, não aquela qualidade de vida comprada, qualidade de vida comprada eu posso ter no Brasil, eu falo de qualidade de vida como silêncio do lugar, poluição, segurança, pouca religião, pouco trânsito, transporte público, alimentação barata e facilidade de empreender.

Eu estou pensando em ir morar na Estônia, país meio que tá sendo hypado, tem vários aspectos que eu citei acima, eu estou cursando ADS no Brasil, falta 1 ano para terminar, minha cidadania italiana deve sair em alguns meses.

Pontos negativos da Estônia, salário baixo nível Portugal, linguá difícil (inglês serve pra trabalhar), mas a longo prazo se quiser se integrar na sociedade pro completo é bom aprender o idioma na minha visão, e tempo escroto, o tempo lá é tão ruim que indicie de depressão é altíssimo.

Emprego.

Pra área de TI, pelo que eu vi e senti pessoalmente, Alemanha e Holanda são dois dos países mais fáceis de conseguir emprego. Portugal também é relativamente fácil.

Portugal descartei por causa do salário miserável. Claro que o custo de vida é bem mais baixo, mas se você quiser viajar pra um país mais caro você toma no rabo bonito. E também porque eu não quero ficar o resto da vida falando português.

Acabou que uma empresa de Stuttgart, Alemanha, me contratou enquanto eu ainda tava no Brasil e eu vim. No geral, estou adorando. Pessoal está sendo bem simpático apesar de eu conseguir falar nem dez frases em alemão, impostos são altos mas dá pra ver nitidamente o retorno, a cidade é muito bonita e a sensação de segurança é constante. Poder andar na rua de noite sem medo de ser assassinado a qualquer momento é muito bom.

Além disso tem a questão da língua. Alemão é bom aprender porque boa parte da Europa fala isso ou algo bem parecido. Agora sabe Deus quem fala a língua da Estônia fora a própria Estônia.

Essa questão de depressão é o que falam pra qualquer país europeu que faça um friozinho mais forte no inverno. Por isso é bom ter um vídeo game em casa pra quando estiver muito frio pra sair.

Enfim, pra mim o ponto crucial é segurança e custo de vida. Quero andar com um celular top de linha que não custou dois meses de salário igual no Brasil. E mais ainda, quero andar com ele sem ser assaltado.
 
Emprego.

Pra área de TI, pelo que eu vi e senti pessoalmente, Alemanha e Holanda são dois dos países mais fáceis de conseguir emprego. Portugal também é relativamente fácil.

Portugal descartei por causa do salário miserável. Claro que o custo de vida é bem mais baixo, mas se você quiser viajar pra um país mais caro você toma no rabo bonito. E também porque eu não quero ficar o resto da vida falando português.

Acabou que uma empresa de Stuttgart, Alemanha, me contratou enquanto eu ainda tava no Brasil e eu vim. No geral, estou adorando. Pessoal está sendo bem simpático apesar de eu conseguir falar nem dez frases em alemão, impostos são altos mas dá pra ver nitidamente o retorno, a cidade é muito bonita e a sensação de segurança é constante. Poder andar na rua de noite sem medo de ser assassinado a qualquer momento é muito bom.

Além disso tem a questão da língua. Alemão é bom aprender porque boa parte da Europa fala isso ou algo bem parecido. Agora sabe Deus quem fala a língua da Estônia fora a própria Estônia.

Essa questão de depressão é o que falam pra qualquer país europeu que faça um friozinho mais forte no inverno. Por isso é bom ter um vídeo game em casa pra quando estiver muito frio pra sair.

Enfim, pra mim o ponto crucial é segurança e custo de vida. Quero andar com um celular top de linha que não custou dois meses de salário igual no Brasil. E mais ainda, quero andar com ele sem ser assaltado.

Estônia é um polo de TI também, eu estou bem tentado mesmo em dar um rolê nessas bandas, meu medo mesmo é o frio, eu não sou adaptado a frio como um bom Mineiro do centro, acho depressivo, e lá escurece cedo igual outras bandas da Europa, mas os índices de liberdade lá são sensacionais, facilidades burocráticas.

Antes de ir pra morar eu vou fazer uma trip na Europa, como "sou" cidadão de lá é melhor sentir em loco, países como Portugal, Itália e Espanha seriam ótimos, adaptaria bem mais fácil como latino, mas eu corro de socialismo, burocracia e religião (gera muito conflito na Europa), o que já faz eu risca eles para trabalhar e morar.

Canadá e EUA só em um segundo plano com visto de investidor ou de trabalho.
 
Muito legal esse pergunta sobre os motivos para emigrar. Estou de mudança para Portugal próximo ano por oportunidade de emprego, mas sempre desejei Canadá devido ter morado quase um ano e meio no país e ter adotado a experiência. Também fiz entrevistas para Alemanha e Áustria, mas a oportunidade bateu primeiro com os irmãos portugueses.

Meus motivos são segurança e qualidade de vida. E apesar dos salários baixos de Portugal, esses dois itens são deveras elogiados. Visto que Portugal há alguns anos era top 3 de segurança no mundo.
 
O que definiu o país que vocês escolheram emigrar? Uma coisa é ver opinião na internet, outra é morar e sentir na pele o estilo de vida. Eu logo logo acredito que vou ter o passaporte europeu e a Europa tem muita opção de morar, tudo parece lindo em fotos que realmente é difícil escolher.

Mas e aí? E qualidade de vida real, não aquela qualidade de vida comprada, qualidade de vida comprada eu posso ter no Brasil, eu falo de qualidade de vida como silêncio do lugar, poluição, segurança, pouca religião, pouco trânsito, transporte público, alimentação barata e facilidade de empreender.

Eu estou pensando em ir morar na Estônia, país meio que tá sendo hypado, tem vários aspectos que eu citei acima, eu estou cursando ADS no Brasil, falta 1 ano para terminar, minha cidadania italiana deve sair em alguns meses.

Pontos negativos da Estônia, salário baixo nível Portugal, linguá difícil (inglês serve pra trabalhar), mas a longo prazo se quiser se integrar na sociedade pro completo é bom aprender o idioma na minha visão, e tempo escroto, o tempo lá é tão ruim que indicie de depressão é altíssimo.

Amigo, vc poderia falar sobre a qualidade de vida aí do Canadá. Se ela é tipo comprada como o amigo falo acima
Pelo que já li e ouvi de amigos que viajaram pra aí, é realmente uma qualidade de vida disponível pra tds ou pelo menos a maioria. Mas queria saber de vc que já mora aí algum tempo

Estou atualmente no Brasil, após morar 2 anos em Vancouver. Mas estou com planos de voltar já.

Aqui vão meus aprendizados, fiquem a vontade pra linkarem esse post no futuro caso alguém volte a ter essa pergunta:

Silencio: Morei em Downtown Vancouver. Apesar de ser o centro da cidade, era extremamente silenciosa. Não existem motos barulhentas, caminhões gigantes passando na rua ou ônibus sendo escandalosos. O que mais se ouvia de "barulhento" são ambulâncias, pois o hospital geral fica em Downtown. Tive minhas melhores noites de sono da vida, completo silencio a noite, todo mundo na cama quando bate 22horas, tirando algumas ruas badaladas, como a Granville.

Poluição: Vancouver é INCRIVELMENTE limpa. Chove pra caralho lá, tipo São Paulo. Mas normalmente são garoas, o que fazem com que o ar fique sempre limpo. A cidade é perto de montanhas, o que faz com que chova bastante e nunca tenha o ar seco. Os carros não poluem, o povo não polui. Você vê baleias e outros animais no Porto de Vancouver, onde deveria ser bem sujo.

Segurança: Nem sei o que falar, deveria ser considerado outro planeta lá. O que eu rodei nas ruas de madrugada de boas, sem me preocupar com nada e ninguém, não ta escrito. O único problema que Vancouver tem é o alto índice de roubos de Bicicletas, sei lá qual caralhos é o motivo, mas os ladrões amam bicicletas estacionadas em postes. A região que eles chama de "perigosa", é bem perto de onde estudei, chamada Downtown Eastside, pode pesquisar no Google. Nada mais é do que vários moradores de rua que infelizmente acabam vindo pra Vancouver pois não é frio igual ao resto do Canada, então rola bastante droga por ali, mas nunca vi ninguém atacando ninguém, nem nada nas noticias. Não são bandidos, são pessoas sem casas. É uma situação triste, mas tem bastante ONGs ajudando esse povo e não existe preconceito contra eles.

Religião: Vancouver é uma cidade BEM diversa, apesar do povo canadense ser de maioria cristã, todo mundo se respeita independente do que você pensa nessa questão. Você vai ver Católicos, Protestantes, Buddhistas, Sikhistas, Muçulmanos e etc. Tudo o que você pode imaginar, vai ter e todo mundo vai se respeitar da mesma forma. Não posso dizer sobre as outras regiões, mas o Canada inteiro foi criado por imigrantes e religião cada uma das famílias que foram pra lá tem diferente.

Transito: Uma piada comparado a qualquer cidade grande do Brasil. Pra quem vive em São Paulo, Vancouver é cidade do interior. O transito é super de boas, os asfaltos são bem cuidados, as ruas, estradas, placas, tudo são bem sinalizados. Estradas são um tapete de se viajar. Eles reclamam pra caralho de "transito" em Vancouver, mas o máximo de "transito" que eu vi em 2 anos foi 1hr de espera depois de um acidente que teve numa ponte, piada. O que se vê bastante são pessoas BEM ruim no volante, principalmente asiáticos. Não, não é esteriótipo, pode pesquisar no Youtube: "Bad Drivers of Vancouver" e "Vancouver's Worst Drivers". Não sei como esse povo conseguiu tirar habilitação, mas nada comparado ao transito de São Paulo, onde a cada segundo passa uma moto voando do seu lado.

Transporte Público: Peguei muito pouco transporte público, da pra contar no dedo, mas eu vou usar a experiencia de amigos e colegas que pegavam todo dia. O Ônibus é limpo, pontual e funciona de uma ótima forma. Quando você entra no ônibus você tem que pagar EXATAMENTE o preço da corrida, ou não te dão troco. Ou você usa o cartão de transporte (Compass Card), que você paga mensalmente e usa o quanto quiser. Todo mundo agradece o motorista quando desce do Ônibus, espero que se você esteja lendo e for usar o Ônibus lá, que face o mesmo, hehe. Metrô é meio lotado, não igual a São Paulo, mas pra nível de Canada bastante gente usa o Metrô. Felizmente ele é pontual e sempre mostra o horário que vai chegar exatamente. Você usa o Card pra entrar ou paga cada passagem. Dependendo da distancia que for trafegar, vai ser cobrado mais caro por estar mudando de cidade, mas isso fica de acordo com a honestidade de cada pessoa de pagar pelo ticket certo.

Alimentação: Caro pra quem estiver pagando em Real, mas barato pra quem ganhar em Dólar. Se você comer TODO O DIA fora de casa, calcule que cada refeição vai gastar 20-25 dólares no total, pra cima, dependendo da % de valor de serviço. Se você comprar e fizer comida em casa, fica SUPER barato. 2KG de Frango custa uns 10 dólares na Costco. Arroz, Feijão e etc são super baratos também. Fruta, pão e leite são baratos, dependendo do leite pode encarecer.

Empreendimento: Não tive oportunidade de abrir minha empresa. Mas pelo que pesquisei e vi pessoalmente, é simples e não burocrático a partir do momento que você é um cidadão Canadense. Os impostos são justos, a burocracia não atrasa sua vida. Eles são um povo certo, não gostam de rolo, passar a perna nos outros, tirar vantagem ou corromper, isso deixa na mão dos Chineses que eles são profissionais.



Pobre vive igual a rico no Canada, come da mesma comida, talvez não nos mesmos restaurantes. Pagam os mesmos impostos, andam nos mesmos ônibus e Metrô. Carros são baratos de comprar, muita gente anda de carro usado. Saúde de rico é igual ao de pobre, de graça. Não da pra saber quem é milionário, bilionário ou uma pessoa simples do seu lado. Já estive andando de boa na rua e um cara de chinelo do meu lado tira a chave do bolso e liga a Ferrari dele estacionada na rua, em pleno verão.

Ninguém é racista, preconceituoso ou invejoso. Ninguém quer passar a perna em você ou ferrar com sua vida. A vida é diferente, estranha até de tentar explicar em texto.

Parece outro planeta, uma outra civilização humana, quase que tão distante da nossa que não poderíamos ser chamados de primos. Fico triste e feliz em falar assim, pois não é só o Canada que vive dessa forma. Austrália, Nova Zelândia, Japão, Korea, EUA e muitos outros países europeus podem ser considerados dessa maneira.

O Canada é especial, um povo bom, que nunca precisou sofrer pra aprender, que é relativamente novo e cheio de imigrantes, de trabalhadores e estudiosos. Sabem cuidar um dos outros, dos animais e de sua terra. Eles valorizam o que tem e são bastante gratos por cada dia que vivem lá.
 
Última edição:
Estou atualmente no Brasil, após morar 2 anos em Vancouver. Mas estou com planos de voltar já.

Aqui vão meus aprendizados, fiquem a vontade pra linkarem esse post no futuro caso alguém volte a ter essa pergunta:

Silencio: Morei em Downtown Vancouver. Apesar de ser o centro da cidade, era extremamente silenciosa. Não existem motos barulhentas, caminhões gigantes passando na rua ou ônibus sendo escandalosos. O que mais se ouvia de "barulhento" são ambulâncias, pois o hospital geral fica em Downtown. Tive minhas melhores noites de sono da vida, completo silencio a noite, todo mundo na cama quando bate 22horas, tirando algumas ruas badaladas, como a Granville.

Poluição: Vancouver é INCRIVELMENTE limpa. Chove pra caralho lá, tipo São Paulo. Mas normalmente são garoas, o que fazem com que o ar fique sempre limpo. A cidade é perto de montanhas, o que faz com que chova bastante e nunca tenha o ar seco. Os carros não poluem, o povo não polui. Você vê baleias e outros animais no Porto de Vancouver, onde deveria ser bem sujo.

Segurança: Nem sei o que falar, deveria ser considerado outro planeta lá. O que eu rodei nas ruas de madrugada de boas, sem me preocupar com nada e ninguém, não ta escrito. O único problema que Vancouver tem é o alto índice de roubos de Bicicletas, sei lá qual caralhos é o motivo, mas os ladrões amam bicicletas estacionadas em postes. A região que eles chama de "perigosa", é bem perto de onde estudei, chamada Downtown Eastside, pode pesquisar no Google. Nada mais é do que vários moradores de rua que infelizmente acabam vindo pra Vancouver pois não é frio igual ao resto do Canada, então rola bastante droga por ali, mas nunca vi ninguém atacando ninguém, nem nada nas noticias. Não são bandidos, são pessoas sem casas. É uma situação triste, mas tem bastante ONGs ajudando esse povo e não existe preconceito contra eles.

Religião: Vancouver é uma cidade BEM diversa, apesar do povo canadense ser de maioria cristã, todo mundo se respeita independente do que você pensa nessa questão. Você vai ver Católicos, Protestantes, Buddhistas, Sikhistas, Muçulmanos e etc. Tudo o que você pode imaginar, vai ter e todo mundo vai se respeitar da mesma forma. Não posso dizer sobre as outras regiões, mas o Canada inteiro foi criado por imigrantes e religião cada uma das famílias que foram pra lá tem diferente.

Transito: Uma piada comparado a qualquer cidade grande do Brasil. Pra quem vive em São Paulo, Vancouver é cidade do interior. O transito é super de boas, os asfaltos são bem cuidados, as ruas, estradas, placas, tudo são bem sinalizados. Estradas são um tapete de se viajar. Eles reclamam pra caralho de "transito" em Vancouver, mas o máximo de "transito" que eu vi em 2 anos foi 1hr de espera depois de um acidente que teve numa ponte, piada. O que se vê bastante são pessoas BEM ruim no volante, principalmente asiáticos. Não, não é esteriótipo, pode pesquisar no Youtube: "Bad Drivers of Vancouver" e "Vancouver's Worst Drivers". Não sei como esse povo conseguiu tirar habilitação, mas nada comparado ao transito de São Paulo, onde a cada segundo passa uma moto voando do seu lado.

Transporte Público: Peguei muito pouco transporte público, da pra contar no dedo, mas eu vou usar a experiencia de amigos e colegas que pegavam todo dia. O Ônibus é limpo, pontual e funciona de uma ótima forma. Quando você entra no ônibus você tem que pagar EXATAMENTE o preço da corrida, ou não te dão troco. Ou você usa o cartão de transporte (Compass Card), que você paga mensalmente e usa o quanto quiser. Todo mundo agradece o motorista quando desce do Ônibus, espero que se você esteja lendo e for usar o Ônibus lá, que face o mesmo, hehe. Metrô é meio lotado, não igual a São Paulo, mas pra nível de Canada bastante gente usa o Metrô. Felizmente ele é pontual e sempre mostra o horário que vai chegar exatamente. Você usa o Card pra entrar ou paga cada passagem. Dependendo da distancia que for trafegar, vai ser cobrado mais caro por estar mudando de cidade, mas isso fica de acordo com a honestidade de cada pessoa de pagar pelo ticket certo.

Alimentação: Caro pra quem estiver pagando em Real, mas barato pra quem ganhar em Dólar. Se você comer TODO O DIA fora de casa, calcule que cada refeição vai gastar 20-25 dólares no total, pra cima, dependendo da % de valor de serviço. Se você comprar e fizer comida em casa, fica SUPER barato. 2KG de Frango custa uns 10 dólares na Costco. Arroz, Feijão e etc são super baratos também. Fruta, pão e leite são baratos, dependendo do leite pode encarecer.

Empreendimento: Não tive oportunidade de abrir minha empresa. Mas pelo que pesquisei e vi pessoalmente, é simples e não burocrático a partir do momento que você é um cidadão Canadense. Os impostos são justos, a burocracia não atrasa sua vida. Eles são um povo certo, não gostam de rolo, passar a perna nos outros, tirar vantagem ou corromper, isso deixa na mão dos Chineses que eles são profissionais.



Pobre vive igual a rico no Canada, come da mesma comida, talvez não nos mesmos restaurantes. Pagam os mesmos impostos, andam nos mesmos ônibus e Metrô. Carros são baratos de comprar, muita gente anda de carro usado. Saúde de rico é igual ao de pobre, de graça. Não da pra saber quem é milionário, bilionário ou uma pessoa simples do seu lado. Já estive andando de boa na rua e um cara de chinelo do meu lado tira a chave do bolso e liga a Ferrari dele estacionada na rua, em pleno verão.

Ninguém é racista, preconceituoso ou invejoso. Ninguém quer passar a perna em você ou ferrar com sua vida. A vida é diferente, estranha até de tentar explicar em texto.

Parece outro planeta, uma outra civilização humana, quase que tão distante da nossa que não poderíamos ser chamados de primos. Fico triste e feliz em falar assim, pois não é só o Canada que vive dessa forma. Austrália, Nova Zelândia, Japão, Korea, EUA e muitos outros países europeus podem ser considerados dessa maneira.

O Canada é especial, um povo bom, que nunca precisou sofrer pra aprender, que é relativamente novo e cheio de imigrantes, de trabalhadores e estudiosos. Sabem cuidar um dos outros, dos animais e de sua terra. Eles valorizam o que tem e são bastante gratos por cada dia que vivem lá.
Caramba, que bacana seu relato. Já tive vontade de fazer intercambio em Vancouver. Pesquisei muito a respeito da cidade, gosto bastante do clima de lá. Enfim, tinha o mesmo ponto de vista seu, a diferença é que só conhecia pelos vídeos, mas seu relato me ajuda a concretizar ainda mais o que penso sobre lá.
 
Outra coisa que gosto aqui da Alemanha é como todo mundo segue as leis.

Chega a ser engraçado ver uma rua deserta, nenhum carro a vista, e 30 pedestres parados esperando o sinal ficar verde pra atravessar. E isso não importa se são 9 da manhã ou meia noite, se é uma avenida movimentada ou uma ruela de uma faixa. Estou há cerca de um mês aqui e se vi dez pessoas atravessando no vermelho foi muito. E, sem querer ser preconceituoso, a grande maioria dos que atravessam no vermelho tem cara de árabe.

Mercado também é uma maravilha. Eu estou com a meta de gastar cerca de 30 euros por semana pra me alimentar, com certos luxos. Pego duas bandejas de carne, macarrão, chocolate, sorvete e mais umas coisinhas e pronto. Dá pra se manter facilmente com essa meta. Até menos, se você não for formiga como eu. Em promoção, a barra grande Milka custa 1.80. Sábado eu paguei 1.15 na lata de Pringles, que tava em promoção.

Pra quem não gosta de fila, aqui também é muito bom. Os caixas do mercado parecem bicho. Vão passando as coisas super rápido e você tem que acompanhar. Eu, e a grande maioria das pessoas, vai arremessando as coisas no carrinho e deixa pra empacotar lá fora. E leve sua sacola, senão você vai ter que comprar sacola no mercado. Não tem nenhuma de graça. A vantagem dessa agilidade é que, por maior que esteja a fila, ela sempre vai ser bem rápida.

E, quando for comprar algo, dê exatamente o valor pedido, senão vão te olhar torto e ficar puto com você ou, no pior dos casos, se recusar a vender. Se custa 2.01, não dê só 2.00. Afinal, aqui eles sempre devolvem um centavo de troco. Prepare-se pra pra andar cheio de moeda no bolso.

Essa questão de fila também se aplica pra banco. Tudo é muito ágil, muito direto ao ponto. Pra fazer coisas mais complexas no banco, como abrir uma conta, só com horário agendado.

No mais, apesar de falarem que o povo alemão é grosso e estupido, tenho achado todo mundo extremamente cordial e simpático. Tanto pessoas aleatórias na rua quem peço informações, quanto funcionários de lojas e servidores públicos. Um carioca provavelmente vai estranhar, mas pra quem já viveu em Curitiba provavelmente não vai ser muito diferente.
 
Outra coisa que gosto aqui da Alemanha é como todo mundo segue as leis.

Chega a ser engraçado ver uma rua deserta, nenhum carro a vista, e 30 pedestres parados esperando o sinal ficar verde pra atravessar. E isso não importa se são 9 da manhã ou meia noite, se é uma avenida movimentada ou uma ruela de uma faixa. Estou há cerca de um mês aqui e se vi dez pessoas atravessando no vermelho foi muito. E, sem querer ser preconceituoso, a grande maioria dos que atravessam no vermelho tem cara de árabe.

Mercado também é uma maravilha. Eu estou com a meta de gastar cerca de 30 euros por semana pra me alimentar, com certos luxos. Pego duas bandejas de carne, macarrão, chocolate, sorvete e mais umas coisinhas e pronto. Dá pra se manter facilmente com essa meta. Até menos, se você não for formiga como eu. Em promoção, a barra grande Milka custa 1.80. Sábado eu paguei 1.15 na lata de Pringles, que tava em promoção.

Pra quem não gosta de fila, aqui também é muito bom. Os caixas do mercado parecem bicho. Vão passando as coisas super rápido e você tem que acompanhar. Eu, e a grande maioria das pessoas, vai arremessando as coisas no carrinho e deixa pra empacotar lá fora. E leve sua sacola, senão você vai ter que comprar sacola no mercado. Não tem nenhuma de graça. A vantagem dessa agilidade é que, por maior que esteja a fila, ela sempre vai ser bem rápida.

E, quando for comprar algo, dê exatamente o valor pedido, senão vão te olhar torto e ficar puto com você ou, no pior dos casos, se recusar a vender. Se custa 2.01, não dê só 2.00. Afinal, aqui eles sempre devolvem um centavo de troco. Prepare-se pra pra andar cheio de moeda no bolso.

Essa questão de fila também se aplica pra banco. Tudo é muito ágil, muito direto ao ponto. Pra fazer coisas mais complexas no banco, como abrir uma conta, só com horário agendado.

No mais, apesar de falarem que o povo alemão é grosso e estupido, tenho achado todo mundo extremamente cordial e simpático. Tanto pessoas aleatórias na rua quem peço informações, quanto funcionários de lojas e servidores públicos. Um carioca provavelmente vai estranhar, mas pra quem já viveu em Curitiba provavelmente não vai ser muito diferente.
Tenho um colega que passou uns meses em Berlim num projeto social. Ele é um moreno um pouco escuro e me disse que estava com receio de racismo quando chegasse la
Qual foi sua surpresa quando percebeu que estava sendo tratado com mais respeito do que aqui no Brasil
Segundo disseram pra ele, os alemães meio que se sentem em divida com o resto do mundo depois do holocausto por isso tentam tratar a todos da melhor forma
 
Tenho um colega que passou uns meses em Berlim num projeto social. Ele é um moreno um pouco escuro e me disse que estava com receio de racismo quando chegasse la
Qual foi sua surpresa quando percebeu que estava sendo tratado com mais respeito do que aqui no Brasil
Segundo disseram pra ele, os alemães meio que se sentem em divida com o resto do mundo depois do holocausto por isso tentam tratar a todos da melhor forma

Quanto a essa questão de dívida ou racismo, não posso opinar porque tenho cara de alemão, mas o pessoal aqui pelo menos comigo tem sido bem simpático. Em parte acredito que por verem que estou me esforçando em tentar falar o idioma.

Porém já ouvi histórias de terror de brasileiros sobre serem destratados, principalmente por funcionários de órgãos públicos. Nunca passei por isso nem presenciei algo assim, mas as histórias existem. Eu mesmo fui super bem tratado quando tive que resolver burocracia nesses lugares.
 
Eu, devido a profissão na área da saúde, acabei ficando amarrado aqui no BR.
Porém tive a chance de mandar minha filha pra fora (hoje com 24 anos).
Acho que já fiz esse relato aqui, mas o resumo é esse:

Ela estudou 4 anos na universidade em Minnesota (business/management) com bolsa parcial.
Enquanto na faculdade trabalhou lá em Minnesota mesmo e em NY.
Após formada ficou 1 ano trabalhando em Denver, sempre na área hoteleira.
Vendo que não ia conseguir renovar o visto de trabalho nos EUA, pediu transferência dentro da própria rede do hotel.
Tinha opção no mundo todo. Ela ficou balançada entre Canadá, Austrália, Portugal ou UK.
Acabou optando por Londres que onde ela já está a quase 2 anos, agora num segundo hotel mais luxuoso fora daquela rede hoteleira.

Respondendo as questões do tópico, o custo de vida lá é bem caro.
O salário dela vai metade no aluguel. Aí vem alimentação, transporte, telefonia, etc... vai mais uns 30%.
Mas ainda sobra uns 20% pra lazer e economias.

Falando em transporte, a cobertura do metro/ônibus/trens é fantástica, porem cara, mesmo ganhando em libras.
A parte de religião ela não se importa e nem se sente constrangida com nada.

Silencio é relativo, na moradia é tranquilo e no trabalho é bem no miolo do tumulto turístico.
Segurança é 10! Tirando um atentado terrorista aqui e acolá.....

Inverno ela tb não liga, principalmente agora em Londres é beeeem mais suave do que foi em Minnesota e em Denver.

Com a grana que sobra, já rodou por alguns países da Europa, e tá juntando pra dar entrada numa casa própria. É um plano para o futuro....
 
Última edição:
Estou atualmente no Brasil, após morar 2 anos em Vancouver. Mas estou com planos de voltar já.

Aqui vão meus aprendizados, fiquem a vontade pra linkarem esse post no futuro caso alguém volte a ter essa pergunta:

Silencio: Morei em Downtown Vancouver. Apesar de ser o centro da cidade, era extremamente silenciosa. Não existem motos barulhentas, caminhões gigantes passando na rua ou ônibus sendo escandalosos. O que mais se ouvia de "barulhento" são ambulâncias, pois o hospital geral fica em Downtown. Tive minhas melhores noites de sono da vida, completo silencio a noite, todo mundo na cama quando bate 22horas, tirando algumas ruas badaladas, como a Granville.

Poluição: Vancouver é INCRIVELMENTE limpa. Chove pra caralho lá, tipo São Paulo. Mas normalmente são garoas, o que fazem com que o ar fique sempre limpo. A cidade é perto de montanhas, o que faz com que chova bastante e nunca tenha o ar seco. Os carros não poluem, o povo não polui. Você vê baleias e outros animais no Porto de Vancouver, onde deveria ser bem sujo.

Segurança: Nem sei o que falar, deveria ser considerado outro planeta lá. O que eu rodei nas ruas de madrugada de boas, sem me preocupar com nada e ninguém, não ta escrito. O único problema que Vancouver tem é o alto índice de roubos de Bicicletas, sei lá qual caralhos é o motivo, mas os ladrões amam bicicletas estacionadas em postes. A região que eles chama de "perigosa", é bem perto de onde estudei, chamada Downtown Eastside, pode pesquisar no Google. Nada mais é do que vários moradores de rua que infelizmente acabam vindo pra Vancouver pois não é frio igual ao resto do Canada, então rola bastante droga por ali, mas nunca vi ninguém atacando ninguém, nem nada nas noticias. Não são bandidos, são pessoas sem casas. É uma situação triste, mas tem bastante ONGs ajudando esse povo e não existe preconceito contra eles.

Religião: Vancouver é uma cidade BEM diversa, apesar do povo canadense ser de maioria cristã, todo mundo se respeita independente do que você pensa nessa questão. Você vai ver Católicos, Protestantes, Buddhistas, Sikhistas, Muçulmanos e etc. Tudo o que você pode imaginar, vai ter e todo mundo vai se respeitar da mesma forma. Não posso dizer sobre as outras regiões, mas o Canada inteiro foi criado por imigrantes e religião cada uma das famílias que foram pra lá tem diferente.

Transito: Uma piada comparado a qualquer cidade grande do Brasil. Pra quem vive em São Paulo, Vancouver é cidade do interior. O transito é super de boas, os asfaltos são bem cuidados, as ruas, estradas, placas, tudo são bem sinalizados. Estradas são um tapete de se viajar. Eles reclamam pra caralho de "transito" em Vancouver, mas o máximo de "transito" que eu vi em 2 anos foi 1hr de espera depois de um acidente que teve numa ponte, piada. O que se vê bastante são pessoas BEM ruim no volante, principalmente asiáticos. Não, não é esteriótipo, pode pesquisar no Youtube: "Bad Drivers of Vancouver" e "Vancouver's Worst Drivers". Não sei como esse povo conseguiu tirar habilitação, mas nada comparado ao transito de São Paulo, onde a cada segundo passa uma moto voando do seu lado.

Transporte Público: Peguei muito pouco transporte público, da pra contar no dedo, mas eu vou usar a experiencia de amigos e colegas que pegavam todo dia. O Ônibus é limpo, pontual e funciona de uma ótima forma. Quando você entra no ônibus você tem que pagar EXATAMENTE o preço da corrida, ou não te dão troco. Ou você usa o cartão de transporte (Compass Card), que você paga mensalmente e usa o quanto quiser. Todo mundo agradece o motorista quando desce do Ônibus, espero que se você esteja lendo e for usar o Ônibus lá, que face o mesmo, hehe. Metrô é meio lotado, não igual a São Paulo, mas pra nível de Canada bastante gente usa o Metrô. Felizmente ele é pontual e sempre mostra o horário que vai chegar exatamente. Você usa o Card pra entrar ou paga cada passagem. Dependendo da distancia que for trafegar, vai ser cobrado mais caro por estar mudando de cidade, mas isso fica de acordo com a honestidade de cada pessoa de pagar pelo ticket certo.

Alimentação: Caro pra quem estiver pagando em Real, mas barato pra quem ganhar em Dólar. Se você comer TODO O DIA fora de casa, calcule que cada refeição vai gastar 20-25 dólares no total, pra cima, dependendo da % de valor de serviço. Se você comprar e fizer comida em casa, fica SUPER barato. 2KG de Frango custa uns 10 dólares na Costco. Arroz, Feijão e etc são super baratos também. Fruta, pão e leite são baratos, dependendo do leite pode encarecer.

Empreendimento: Não tive oportunidade de abrir minha empresa. Mas pelo que pesquisei e vi pessoalmente, é simples e não burocrático a partir do momento que você é um cidadão Canadense. Os impostos são justos, a burocracia não atrasa sua vida. Eles são um povo certo, não gostam de rolo, passar a perna nos outros, tirar vantagem ou corromper, isso deixa na mão dos Chineses que eles são profissionais.



Pobre vive igual a rico no Canada, come da mesma comida, talvez não nos mesmos restaurantes. Pagam os mesmos impostos, andam nos mesmos ônibus e Metrô. Carros são baratos de comprar, muita gente anda de carro usado. Saúde de rico é igual ao de pobre, de graça. Não da pra saber quem é milionário, bilionário ou uma pessoa simples do seu lado. Já estive andando de boa na rua e um cara de chinelo do meu lado tira a chave do bolso e liga a Ferrari dele estacionada na rua, em pleno verão.

Ninguém é racista, preconceituoso ou invejoso. Ninguém quer passar a perna em você ou ferrar com sua vida. A vida é diferente, estranha até de tentar explicar em texto.

Parece outro planeta, uma outra civilização humana, quase que tão distante da nossa que não poderíamos ser chamados de primos. Fico triste e feliz em falar assim, pois não é só o Canada que vive dessa forma. Austrália, Nova Zelândia, Japão, Korea, EUA e muitos outros países europeus podem ser considerados dessa maneira.

O Canada é especial, um povo bom, que nunca precisou sofrer pra aprender, que é relativamente novo e cheio de imigrantes, de trabalhadores e estudiosos. Sabem cuidar um dos outros, dos animais e de sua terra. Eles valorizam o que tem e são bastante gratos por cada dia que vivem lá.
Qual meio que vc foi? College?
 
Que foda cara. Fez o que lá? Tenho muita vontade de fazer cursos lá

Foundation e 3D Animation & Visual Effects. Não recomendo pelo simples fato de que é uma instituição privada, ou seja, você não tem o direito de pedir o visto de trabalho pós graduação, só se você estudar em um local publico. Mas o curso é muito bom.
 
Foundation e 3D Animation & Visual Effects. Não recomendo pelo simples fato de que é uma instituição privada, ou seja, você não tem o direito de pedir o visto de trabalho pós graduação, só se você estudar em um local publico. Mas o curso é muito bom.
Mas só de ter estudado esse tempo lá já conta muito em vários programas de emigração
 
Mas só de ter estudado esse tempo lá já conta muito em vários programas de emigração

Sim com certeza, mas faria mais sentido gastar menos dinheiro no curso, fazer uma escola publica e já conseguir de cara um visto de trabalho, pelo menos é o que eu recomendo.
 
Foundation e 3D Animation & Visual Effects. Não recomendo pelo simples fato de que é uma instituição privada, ou seja, você não tem o direito de pedir o visto de trabalho pós graduação, só se você estudar em um local publico. Mas o curso é muito bom.
Eu queria exatamente fazer esses dois. Mas estou mais tentado a fazer algo totalmente fora da minha área de Design, 3D numa pública e tentar o visto de trabalho.
Virando um RP eu faço um curso voltado pra minha área.
 
Em um momento de revolta, fiz várias pesquisas e o Canadá me chamou a atenção. Gostei dos processos provinciais e da facilidade em fazer cursos e entrar no mercado de trabalho. Meu maior dilema foi com relação a escolha do idioma, por causa da divisão em francês e inglês. Eu consigo me comunicar em inglês, mas vi muitas oportunidades pro lado do Québec e apesar de não saber o idioma, me vi cogitando a possibilidade algumas vezes.
 
(...) Meu maior dilema foi com relação a escolha do idioma, por causa da divisão em francês e inglês. Eu consigo me comunicar em inglês, mas vi muitas oportunidades pro lado do Québec e apesar de não saber o idioma, me vi cogitando a possibilidade algumas vezes.

Para quem fala Português (ou qualquer língua neolatina), falar outra língua neolatina (como o Francês), é muito mais fácil. Com 6 meses de estudo, você já consegue se comunicar, ler e entender muito mais do que você conseguiria estudando uma língua diferente - e falo com tranquilidade, depois de ter estudado Inglês, Francês, Holandês e Alemão. É claro que quando o assunto começa a complicar, a velocidade diminui. E não se deixe intimidar com a pronúncia, é bem mais fácil do que parece!
 
Alguém trabalhando de motoboy na europa?

Alguém mora em luxemburgo?

Estou pensando em trampar por uns meses na europa, vi que trabalhar de motoboy em alguns lugares dá pra ganhar uma grana legal.

Tenho cidadania.
 
Alguém trabalhando de motoboy na europa?

Alguém mora em luxemburgo?

Estou pensando em trampar por uns meses na europa, vi que trabalhar de motoboy em alguns lugares dá pra ganhar uma grana legal.

Tenho cidadania.

fiz intercambio na Irlanda em 2015 e trabalhei entregando comida
nos 4 meses que trabalhei guardei uma boa grana, meu intercambio saiu por zero reais :)
maaaas, trabalhava 6 dias por semana, no minimo 10 horas por dia... era bem puxado, no frio, na chuva, isso acaba com o corpo e mente

agora estou de volta em Dublin e voltaria a entregar, o problema é o frio, como já passei uma vez, dessa vez to procurando algo em algum armazem, algo que nao precise de experiencia, até conseguir algo na área
vou fazer entregas quando o tempo estiver bom pra fazer uma grana extra
 

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