Sobre o Level of Education, voce vai precisar fazer um Educational Credential Assessment, chamado ECA. Talvez o MBA se qualifique como Mestrado. Mesmo que você tenha mais de um curso, naquele campo você deve responder sobre o seu nivel mais alto de educação.
Quanto as perguntas:
1) Tudo depende do que você quer fazer, no meu caso o meu objetivo era o curso de 2 anos mais barato possivel que desse direito ao Post-Graduate Work Permit (PGWP), o visto de trabalho, de 3 anos. Pode fazer algo na sua área, pode fazer algo em outras áreas, muita gente vem pra estudar TI aqui e logo em seguida engata em carreiras bem promissoras, mas os cursos são caros e com certeza serão mais difíceis do que o curso que eu fiz. Quanto a mudar de área para a pós, a mudança precisa fazer sentido aos olhos do oficial de imigração que analisar o seu pedido de visto, se a sua explicação for plausivel, e a esposa do oficial não tiver dormido de calça jeans(sim, existo o fator subjetividade nessa analise), pode ser aprovado ou não. Durante todo o processo não há garantia de nada, você apenas pode fazer o melhor para explicar a sua motivação.
2) O mínimo era 14 mil CAD na epoca se não me engano, mas isso não era garantia de aprovação de visto. O oficial quer saber se você tem recursos pra se manter aqui, pra pagar o college e se você tem laços fortes com seu país de origem. Você formata um documento explicando sua fonte de recursos, envia extratos de banco dos ultimos 4-6 meses, envia seu imposto de renda atual, etc. Eu, na epoca, fiz uma pequena tabela na minha aplicação do visto:
Recursos Necessários | Valor (CAD) | Recursos Disponíveis (CAD) |
Taxa do curso | $12,000.00 | $12,000.00 |
Custo de Vida | $10,000.00 | $10,000.00 |
Custo de Vida do primeiro dependente (esposa) | $4,000.00 | $4,000.00 |
Outros custos | $5,000.00 | $14,000.00 |
TOTAL | $31.000,00 | $40.000,00 |
Na epoca era necessário comprovar fundos para o primeiro ano de curso(12 mil) + 14 mil de custo de vida do casal. Eu adicionei outros 5 mil em custos de passagens aereas + aluguel do primeiro mês. Propositalmente eu coloquei que tinha mais recursos que o necessário(o que era verdade), e enviei meus documentos que comprovavam meus fundos(extratos) e bens(Resumo do IRPF). Ainda para reforçar, adicionei uma carta de meus pais, afirmando que em caso de necessidade/emergência, eles se dispunham a fornecer os fundos disponiveis nas contas deles(e enviei comprovante de renda de suas contas).
Todas essas informações são passadas por você, o colege apenas te informa quanto vai custar seu primeiro ano e o quanto você ja pagou. No meu caso, após a LOA, tive que enviar 6 mil dolares para o college para garantir minha vaga, caso o visto fosse negado, eles devolveriam o valor.
3) Eu ja cheguei fazendo o college, comecei virtualmente do brasil devido ao covid. teoricamente você não pode trabalhar antes de começar as aulas, mas muita gente trabalha assim que chega e nunca teve problemas. Gastos basicos eu sempre usei a média de 3000/mes para nosso sustento da familia, que eram na época: $1895 aluguel(agua e condominio ja estão incluidos no valor), $99 internet (1gbps), $50 telefone(2 linhas), $30 a $40 energia elétrica, $500 a $600 dolares em comida, $75 em seguro de saude para o estudante(o conjuge tem seguro de graça), escolhemos morar no centro pra não gastarmos com transporte coletivo, e eu tinha passe escolar pago direto para o colege, incluido nos custos semestrais. fazendo a soma da em torno de 2750, sobrando uns $250 dolares para coisas cotidianas, como café, almoços, roupas, e lazer/gastos inesperados. Nossa meta era estar nos sustentando com o salario daqui em até 3 meses e em até 6 meses ganhar no mínimo $4000 para ter alguma folga. Em 2 meses atingimos o objetivo inicial e em 4 meses quando comecei na sherwin williams, conseguimos atingir o objetivo de $4000.00/mes (liquido). Desde o primeiro mês, minha esposa, que era assistente administrativa numa empresa de TI no Brasil, conseguiu um bom emprego no mesmo cargo por aqui e ficou nele por 1 ano, e depois troucou pra outro e está nesse até hoje.
4) Não, foi antes, eu terminei o college ja como gerente de contas(aqui chamado de Personal Banking Associate - PBA). Comecei no galpão da amazon no primeiro mes, no segundo mês consegui um bico na propria faculdade pra controle de acesso devido ao covid, que pagava um troco legal mas era apenas por 3 meses. no 4o mes entrei para a sherwin williams, e 6 a 7 meses depois saí da sherwin e comecei como caixa no TD Bank. 8 Meses depois abriu uma vaga em minha agencia para PBA, conversei com a gerente geral da agencia sobre a vaga e ela disse para eu aplicar, 2 meses depois estava iniciando como PBA, o que coincidiu com o periodo de experiencia de trabalho do college, no ultimo semestre, que eu poderia trabalhar tempo integral. Essa é a versão resumida dos fatos, obviamente, mas meu objetivo de começar no banco foi pelo fato do sistema bancário ser bem forte aqui, com 5 grandes bancos dominando o mercado e agencias por toda a cidade, alem de um plano de carreira bem definido, mesmo eu ja sendo mais velho e zero experiencia na area.
5) O college demanda tempo, você precisa ser disciplinado e entender que ele é parte do caminho para a sua estadia e futuro no Canada. Eu trabalhava 20 horas/semana e conseguia dar conta do meu curso tranquilamente, porem eu ja tinha visto muitas das disciplinas que forma lecionadas na pós, como introdução a contabilidade e alguns conceitos de TGA/Teoria Geral da Administração. Algumas disciplinas eram totalmente novas para mim, como Social Media Management, e Change management, então para estas eu tive que me dedicar mais. O importante é não deixar acumular, tem que ser disciplinado e manter os estudos em dia. Agora como pode trabalhar sem limite de horas até final de 2023, eu recomendaria tentar conciliar os dois, mas se a corda apertar, sacrifique algumas horas de trabalho e se concentre no seu curso, pois se reprovar, alem dos gastos extras, pode prejudicar seu PGWP la no futuro.
Sobre o tipo de emprego após a pós, não importa o emprego, apenas a sua categoria perante ao governo. Antes eram divididos em categorias 0, A, B, C, D. Agora mudou para TEER 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6. Teer 0 são empregos de gerencia, mas em algumas atividades especificas. Teer 1 e 2 são os empregos que demandam uma formação academica com no mínimo uma universidade ou muitos anos de treinamento no cargo. Teer 3 e 4 são os empregos que demandam uma formação em ensino médio/college, ou alguns anos de treinamento no cargo. Os TEER 5 e 6 são os empregos sem necessidade de formação academica.
Extra) Em alguns momentos foram bem frustrantes pra mim, sair de uma carreira em engenharia, acostumado com um tipo de trabalho, e ter que sair da zona de conforto e começar de baixo e ir subindo na carreira. Tem dias que voce se sente subutilizado, que poderia estar sendo mais produtivo, mas engenharia é uma profissão regulamentada, e nessas até existem maneiras de validar seu diploma e conseguir a licença da provincia para atuar, mas vai demandar tempo e dinheiro para isso, duas coisas que escolhi não gastar num primeiro momento, talvez no futuro eu mude de ideia.
Outro conselho que dou, é que o casal que vem junto precisa estar em sintonia, eu e minha esposa conversamos muitas vezes ainda no brasil durante toda a preparação sobre a nossa vida aqui, o que mudaria, e como lidaríamos com as diferenças. Aqui se tu briga com a tua esposa, não tem amigos, não tem familia, não tem ninguem, é só você e ela, e vocês dependem um do outro. Então precisam estar no mesmo compasso, decididos a mudar de vida e enfrentar as consequências. A familia e os amigos fazem falta, você faz amizades aqui, tanto com brasileiros e com estrangeiros, mas não é a mesma coisa de estar no seu circulo de amizades que você conhece há 20-30 anos.
Eu e minha esposa curtimos muito no inverno, gostamos de esquiar, de aproveitar o frio, e no verão tambem aproveitamos na rua e nos diversos lagos da região. Tem que procurar coisas pra ocupar a cabeça, senão bate a depressão de apenas ir trabalhar e voltar pra casa, todo santo dia.
Mas é isso, emigrar não é pra qualquer um, precisa ter maturidade e dedicação ao seu plano, aguentar os dias ruins e aproveitar os bons, e no final das contas, curtir o percurso até atingir os objetivos.