• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Todas as informações estão disponíveis de graça na Internet.

Fiz Toefl, apliquei pra faculdade, apliquei pro visto, tudo por minha conta, sem ajuda de empresas. Agora já terminei o College, estou com visto de trabalho e aguardando dar o tempo se serviço pra ter a pontuação necessária pra residência permanente.

Vai de cada um, eu particularmente preferi aprender sobre o processo do que deixar uma decisão tão importante da minha vida na mão de terceiros.

Qualquer dúvida sobre o processo eu posso ajudar ou te direcionar pra fonte de informação correta.

poxa, muito obrigado pela disponibilidade!
se puder falar, com quantos anos foi (eu já tenho mais de 30 e fico com receio de estar velho), está em qual cidade e fez college do que?
como você escolheu a cidade e o college para ir e como foi sua experiência de emprego por ai por enquanto (na área do college ou outra)?
 
Bem interessante isso, onde vc começou a aprender?
Por tentativa e erro. Quando abri editor de níveis pela primeira vez não sabia nada. Depois com a internet achei tutoriais diversos. Era uma época que não tinha esses blogs e sites prontos, era html só.

Hoje quem quer aprender modelagem 3D e animação vai achar muitos sites, vídeos.

Tem alguns materiais pra dar uma lida?
Leveldesigner

A Epic faz vários concursos tanto para caçar talentos quanto para incentivar o uso dos produtos dela. Eu nunca participei de nenhum.
 
Última edição:
Lembrando que pra trabalhar nos EUA é bem mais complicado, hein... Conseguir o visto não é igual Canadá e etc...

galera do Canadá
o que acham de contratar empresa de intercâmbio para ajudar na quest?
Cara, o que você pode fazer é uma reunião com um consultor, no qual ele vai estudar teu perfil e te dizer quais os processos que encaixam melhor pra você, o Rafael desse site e Instagram é excelente, tem muita informação boa... Eu só não fiz uma consulta com ele pq o valor é um pouco alto...

Sobre algum lugar parecido com a Flórida, com ctz não vai encontrar lá, tem Vancouver na Colúmbia Britânica que é uma das províncias "mais quentes", porém é o custo de vida mais alto do país...

O jeito "mais fácil" de imigrar hj em dia é falando francês e indo para o Quebec.
 
poxa, muito obrigado pela disponibilidade!
se puder falar, com quantos anos foi (eu já tenho mais de 30 e fico com receio de estar velho), está em qual cidade e fez college do que?
como você escolheu a cidade e o college para ir e como foi sua experiência de emprego por ai por enquanto (na área do college ou outra)?
Meu plano começou em maio/2019, após retornar de viagem de Vancouver. Primeiro verifiquei minha pontuação atual no Express Entry ( https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp ), verifiquei que estava muito perto de conseguir a pontuação pra epoca, que eram necessarios 465 pontos e eu tinha 455 (as pontuações contam diferente se você é casado ou não, no meu caso eu vim com a minha esposa).

Como a pontuação não era suficiente, eu tinha 3 opções: estudar francês e ganhar os 25(hoje 50) pontos extras, arranjar um emprego em alguma empresa canadense disposta a patrocinar meu visto de trabalho, ou fazer um curso/mestrado por aqui. Minha ideia inicial era fazer um mestrado em engenharia civil, porem as vagas são poucas, disputadas, e sem conhecer algum professor aqui é bem dificil, mas não impossivel. Enviei propostas de mestrado pra alguns professores de universidades de varias cidades do canada( UBC em vancouver, McMaster em Hamilton, UOC em Calgary, etc.) e recebi apenas 2 respostas negativas, as outras nem responderam o contato. Decidi então partir pra uma pós graduação em algum college publico, e encontrei alguns cursos interessantes na area de engenharia, mas por ser estudante internacional, os valores são bem elevados. Acabei decidindo partir pra uma area menos especifica e decidi por uma pós em business administration de 2 anos no Langara College em Vancouver.

Pra atender os requisitos do college, eu precisava de uma prova de ingles, que no brasil poderia ser o IELTS ou o TOEFL. Resolvi fazer o TOEFL por ser mais barato e tinha prova disponivel na minha cidade. Tirei 104/120, sendo que o college exigia 85/120 para este curso. Primeiro passo dado, o segundo passo era aplicar pro college e ser aprovado, e receber a Letter of Acceptance, a famosa LOA, para iniciar os estudos em outubro/2020. Com a carta em mãos, eu e minha namorada na epoca nos casamos e aplicamos pro visto de estudante para mim e trabalho para ela. Veio a pandemia, centros de coleta de biometria fecharam, aplicamos pro visto em maio/2020, só conseguimos fazer a biometria em dezembro/2020 e tivemos os vistos aprovados em janeiro/2021, sendo que eu ja tinha começado as aulas online em janeiro/2021, após ter adiado o inicio em outubro por não ter o visto aprovado. Arrisquei começar as aulas em janeiro e acabou que deu certo, pois tive apenas 1 mes de aulas do brasil, consegui um voo em fevereiro/2021 e continuei as aulas aqui em Vancouver.

Terminado o college, apliquei pro visto de trabalho e agora estou aguardando o resultado desta aplicação, que deve chegar nos proximos meses, pois tudo relacionado a vistos e imigração esta com atrasos enormes.

Agora um pouco sobre o perfil e os empregos

Quando comecei o plano, tinha 35 anos, formado em engenharia civil, pós em engenharia de segurança do trabalho, uns 7 anos de experiencia de trabalho com engenharia no Brasil. Cheguei no Canada em Fev/2021, nas primeiras semanas trabalhei no galpão de encomendas da amazon, após 1 mes consegui um emprego na Sherwin Williams como vendedor, trabalhei lá por 6 meses, e em seguida migrei para caixa de banco no TD Bank. Hoje sou gerente de contas pessoa física no mesmo banco, trabalhando 37.5h por semana, salario é razoavel, mas local de trabalho é excelente. Minha experiencia ruim foi apenas no galpão da amazon, trabalho ruim e frustrante, mas foi apenas para conseguir pagar as contas no primeiro mês, logo em seguida na sherwin ja tive otimas experiencias, colegas de trabalho, o gerente da loja era muito gente boa. Ja no TD, um meio mais corporativo, trabalho em escritório, a mudança é nítida, hoje estou bem confortavel no meu cargo e de olho na proxima promoção.

Enquanto você estiver no college, a regra é só poder trabalhar 20/h por semana, porem isso foi alterado recentemente para 40h/semana até o final de 2023. O college é facil, porem toma muito do seu tempo, pois tem muitas tarefas e trabalhos para apresentar, e se não se dedicar, fica para trás e isso acaba com seus planos. As melhores vagas são todas para 30+h/semana, então durante o college você fica muito limitado quanto as suas opções. Outro problema que muitos brasileiros encontram é a dificuldade com o idioma, quanto melhor sua proficiencia no ingles, melhores as vagas que você consegue. Após o college, sua vida fica muito mais facil, ainda mais se for casado, pois são duas pessoas contribuindo para o orçamento do lar, trabalhando em tempo integral, pagamos nossas contas com folga e vivemos com um bom padrão de vida.

Eu estava com pressa de sair do brasil, a empresa que eu trabalhava havia fechado recentemente devido a pandemia, sem muitas perspectivas para o futuro. Se estiver numa situação confortavel no brasil hoje, o que eu faria seria estudar frances, tirar as notas necessárias para os idiomas e vir direto como residente permanente. Sua vida fica muito mais facil aqui, tem muito empregador que não gosta de contratar funcionarios que estejam com visto temporário(seja de trabalho ou de estudo).

Não escolhi vancouver pela beleza da cidade, foi simplesmente o local com o curso de pós de 2 anos mais barato que encontrei, e cidade populosa. Ir pra cidades pequenas é arriscado, pois ao mesmo tempo que tudo é mais barato, a quantidade de oportunidades tambem é menor.

Após esse wall of text, minha recomendação para quem está interessado em vir é PESQUISE!!! Todas as informações estão na internet, até manuais de como o oficial de imigração avalia o seu pedido de visto. Todas as faculdades tem sites, programas, preços, como aplicar, prazos, etc. Esteja afiado no ingles, pois sem dominar o idioma você ficará limitado a empregos de baixa renda, e muita gente fica frustrada com isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrando que pra trabalhar nos EUA é bem mais complicado, hein... Conseguir o visto não é igual Canadá e etc...


Cara, o que você pode fazer é uma reunião com um consultor, no qual ele vai estudar teu perfil e te dizer quais os processos que encaixam melhor pra você, o Rafael desse site e Instagram é excelente, tem muita informação boa... Eu só não fiz uma consulta com ele pq o valor é um pouco alto...

Sobre algum lugar parecido com a Flórida, com ctz não vai encontrar lá, tem Vancouver na Colúmbia Britânica que é uma das províncias "mais quentes", porém é o custo de vida mais alto do país...

O jeito "mais fácil" de imigrar hj em dia é falando francês e indo para o Quebec.
Se você falar francês e ingles, nem precisa ir pro quebec, praticamente pode escolher pra qual provincia ir. E funcionarios que dominam os dois idiomas são muito valorizados em todo o canadá, principalmente nas grandes empresas.
 
Excelente relato, vc chegou a fazer curso de idiomas em Vancouver antes, por isso tinha 455 pontos?
E se importa em dizer em quanto dinheiro vc levou daqui e quanto precisou usar até conseguir se estabilizar?
 
Excelente relato, vc chegou a fazer curso de idiomas em Vancouver antes, por isso tinha 455 pontos?
E se importa em dizer em quanto dinheiro vc levou daqui e quanto precisou usar até conseguir se estabilizar?
Não, Inglês eu aprendi no brasil, e fiz 2 intercambios(work experience nos EUA) enquanto estava na faculdade no brasil.
Os 455 pontos eram devidos eu e minha esposa ambos possuirmos duas faculdades/diplomas, o que aumentam os pontos. E eu era mais novo, ja perdi 10 pontos desde aquela epoca ahahaha agora é só ladeira abaixo, ja estou com 37 e vou aplicar pro PR com 38, mas se nada mudar nas regras da imigração, devemos estar com o PR nas mãos no fim deste ano(2023)

Quanto ao dinheiro, viemos com $10 mil cad, mais uns 3 mil que eu ja tinha pago pelo aluguel, chuto aí uns 15 mil CAD no total. Porem eu tinha mais reservas no brasil que fui enviando pra ca aos poucos, usei um pouco pra comprar um carro, o resto virou fundos de emergencia caso necessario. 15 mil cad voce aluga seu ap e paga suas contas por 3 meses, se for não for extravagante. Nossa meta era estarmos nos sustentando sozinhos com o salario daqui em até 4 meses, em 2-3 meses ja atingimos o objetivo com folga, inclusive sobrou um pouco do dinheiro inicial que trouxemos. Mas tudo isso excluindo o pagamento do college, que custou uns 25 mil CAD, isso eu pagava do brasil com minhas economias. O plano custa caro, porem college de 1 ano só te da direito a visto de trabalho de 1 ano após se formar, o college de 2 anos voce recebe 3 anos de visto de trabalho, como sou mais velho não quis arriscar tudo em 1 ano só.
 
Não, Inglês eu aprendi no brasil, e fiz 2 intercambios(work experience nos EUA) enquanto estava na faculdade no brasil.
Os 455 pontos eram devidos eu e minha esposa ambos possuirmos duas faculdades/diplomas, o que aumentam os pontos. E eu era mais novo, ja perdi 10 pontos desde aquela epoca ahahaha agora é só ladeira abaixo, ja estou com 37 e vou aplicar pro PR com 38, mas se nada mudar nas regras da imigração, devemos estar com o PR nas mãos no fim deste ano(2023)

Quanto ao dinheiro, viemos com $10 mil cad, mais uns 3 mil que eu ja tinha pago pelo aluguel, chuto aí uns 15 mil CAD no total. Porem eu tinha mais reservas no brasil que fui enviando pra ca aos poucos, usei um pouco pra comprar um carro, o resto virou fundos de emergencia caso necessario. 15 mil cad voce aluga seu ap e paga suas contas por 3 meses, se for não for extravagante. Nossa meta era estarmos nos sustentando sozinhos com o salario daqui em até 4 meses, em 2-3 meses ja atingimos o objetivo com folga, inclusive sobrou um pouco do dinheiro inicial que trouxemos. Mas tudo isso excluindo o pagamento do college, que custou uns 25 mil CAD, isso eu pagava do brasil com minhas economias. O plano custa caro, porem college de 1 ano só te da direito a visto de trabalho de 1 ano após se formar, o college de 2 anos voce recebe 3 anos de visto de trabalho, como sou mais velho não quis arriscar tudo em 1 ano só.
Olha só, já fiz Work Experience nos EUA tbm qdo estava na facul, entre 2008/2009... Você foi quando??

Excelente sobre a parte financeira, você tinha o Proof of Funds necessário então?
 
Olha só, já fiz Work Experience nos EUA tbm qdo estava na facul, entre 2008/2009... Você foi quando??

Excelente sobre a parte financeira, você tinha o Proof of Funds necessário então?
Fiz em 2008/2009 tambem, fui pro colorado.

Sim, tinha o proof of funds completo, porem mesmo assim coloquei meus pais como patrocinadores pra garantir.
 
Fiz em 2008/2009 tambem, fui pro colorado.

Sim, tinha o proof of funds completo, porem mesmo assim coloquei meus pais como patrocinadores pra garantir.
Hahahahahaha
Tá de zoeira... Eu tbm fui...
Em qual estação vc trabalhou?
 
Não trabalhei na estação em si, mas num restaurante em breckenridge, mas vivia esquiando la em breck
Boa, eu trabalhei em Loveland Ski Area, morei em Idaho Springs, uma cidade de beira de estrada minúscula, ia muito pra Cooper Mountain fazer snowboard, eu ACHO q qdo eu desloquei meu ombro eu fui pra um hospital em Breck... Não tenho certeza agora, mas acho q era lá mesmo! hahahahaha
 
Meu plano começou em maio/2019, após retornar de viagem de Vancouver. Primeiro verifiquei minha pontuação atual no Express Entry ( https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp ), verifiquei que estava muito perto de conseguir a pontuação pra epoca, que eram necessarios 465 pontos e eu tinha 455 (as pontuações contam diferente se você é casado ou não, no meu caso eu vim com a minha esposa).

Como a pontuação não era suficiente, eu tinha 3 opções: estudar francês e ganhar os 25(hoje 50) pontos extras, arranjar um emprego em alguma empresa canadense disposta a patrocinar meu visto de trabalho, ou fazer um curso/mestrado por aqui. Minha ideia inicial era fazer um mestrado em engenharia civil, porem as vagas são poucas, disputadas, e sem conhecer algum professor aqui é bem dificil, mas não impossivel. Enviei propostas de mestrado pra alguns professores de universidades de varias cidades do canada( UBC em vancouver, McMaster em Hamilton, UOC em Calgary, etc.) e recebi apenas 2 respostas negativas, as outras nem responderam o contato. Decidi então partir pra uma pós graduação em algum college publico, e encontrei alguns cursos interessantes na area de engenharia, mas por ser estudante internacional, os valores são bem elevados. Acabei decidindo partir pra uma area menos especifica e decidi por uma pós em business administration de 2 anos no Langara College em Vancouver.

Pra atender os requisitos do college, eu precisava de uma prova de ingles, que no brasil poderia ser o IELTS ou o TOEFL. Resolvi fazer o TOEFL por ser mais barato e tinha prova disponivel na minha cidade. Tirei 104/120, sendo que o college exigia 85/120 para este curso. Primeiro passo dado, o segundo passo era aplicar pro college e ser aprovado, e receber a Letter of Acceptance, a famosa LOA, para iniciar os estudos em outubro/2020. Com a carta em mãos, eu e minha namorada na epoca nos casamos e aplicamos pro visto de estudante para mim e trabalho para ela. Veio a pandemia, centros de coleta de biometria fecharam, aplicamos pro visto em maio/2020, só conseguimos fazer a biometria em dezembro/2020 e tivemos os vistos aprovados em janeiro/2021, sendo que eu ja tinha começado as aulas online em janeiro/2021, após ter adiado o inicio em outubro por não ter o visto aprovado. Arrisquei começar as aulas em janeiro e acabou que deu certo, pois tive apenas 1 mes de aulas do brasil, consegui um voo em fevereiro/2021 e continuei as aulas aqui em Vancouver.

Terminado o college, apliquei pro visto de trabalho e agora estou aguardando o resultado desta aplicação, que deve chegar nos proximos meses, pois tudo relacionado a vistos e imigração esta com atrasos enormes.

Agora um pouco sobre o perfil e os empregos

Quando comecei o plano, tinha 35 anos, formado em engenharia civil, pós em engenharia de segurança do trabalho, uns 7 anos de experiencia de trabalho com engenharia no Brasil. Cheguei no Canada em Fev/2021, nas primeiras semanas trabalhei no galpão de encomendas da amazon, após 1 mes consegui um emprego na Sherwin Williams como vendedor, trabalhei lá por 6 meses, e em seguida migrei para caixa de banco no TD Bank. Hoje sou gerente de contas pessoa física no mesmo banco, trabalhando 37.5h por semana, salario é razoavel, mas local de trabalho é excelente. Minha experiencia ruim foi apenas no galpão da amazon, trabalho ruim e frustrante, mas foi apenas para conseguir pagar as contas no primeiro mês, logo em seguida na sherwin ja tive otimas experiencias, colegas de trabalho, o gerente da loja era muito gente boa. Ja no TD, um meio mais corporativo, trabalho em escritório, a mudança é nítida, hoje estou bem confortavel no meu cargo e de olho na proxima promoção.

Enquanto você estiver no college, a regra é só poder trabalhar 20/h por semana, porem isso foi alterado recentemente para 40h/semana até o final de 2023. O college é facil, porem toma muito do seu tempo, pois tem muitas tarefas e trabalhos para apresentar, e se não se dedicar, fica para trás e isso acaba com seus planos. As melhores vagas são todas para 30+h/semana, então durante o college você fica muito limitado quanto as suas opções. Outro problema que muitos brasileiros encontram é a dificuldade com o idioma, quanto melhor sua proficiencia no ingles, melhores as vagas que você consegue. Após o college, sua vida fica muito mais facil, ainda mais se for casado, pois são duas pessoas contribuindo para o orçamento do lar, trabalhando em tempo integral, pagamos nossas contas com folga e vivemos com um bom padrão de vida.

Eu estava com pressa de sair do brasil, a empresa que eu trabalhava havia fechado recentemente devido a pandemia, sem muitas perspectivas para o futuro. Se estiver numa situação confortavel no brasil hoje, o que eu faria seria estudar frances, tirar as notas necessárias para os idiomas e vir direto como residente permanente. Sua vida fica muito mais facil aqui, tem muito empregador que não gosta de contratar funcionarios que estejam com visto temporário(seja de trabalho ou de estudo).

Não escolhi vancouver pela beleza da cidade, foi simplesmente o local com o curso de pós de 2 anos mais barato que encontrei, e cidade populosa. Ir pra cidades pequenas é arriscado, pois ao mesmo tempo que tudo é mais barato, a quantidade de oportunidades tambem é menor.

Após esse wall of text, minha recomendação para quem está interessado em vir é PESQUISE!!! Todas as informações estão na internet, até manuais de como o oficial de imigração avalia o seu pedido de visto. Todas as faculdades tem sites, programas, preços, como aplicar, prazos, etc. Esteja afiado no ingles, pois sem dominar o idioma você ficará limitado a empregos de baixa renda, e muita gente fica frustrada com isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se você falar francês e ingles, nem precisa ir pro quebec, praticamente pode escolher pra qual provincia ir. E funcionarios que dominam os dois idiomas são muito valorizados em todo o canadá, principalmente nas grandes empresas.
Uma curiosidade: caso eu já tenha um emprego remoto com um bom salário, há alguma possibilidade de só me mudar pro Canadá sem ter de me preocupar com college ou emprego local?
 
Cara, o que você pode fazer é uma reunião com um consultor, no qual ele vai estudar teu perfil e te dizer quais os processos que encaixam melhor pra você, o Rafael desse site e Instagram é excelente, tem muita informação boa... Eu só não fiz uma consulta com ele pq o valor é um pouco alto...

Sobre algum lugar parecido com a Flórida, com ctz não vai encontrar lá, tem Vancouver na Colúmbia Britânica que é uma das províncias "mais quentes", porém é o custo de vida mais alto do país...

O jeito "mais fácil" de imigrar hj em dia é falando francês e indo para o Quebec.

Vou dar uma olhada nessa consultoria.


Me falaram para entrar neste site (https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp) e fazer uma simulação para ver quantos pontos eu teria no Express Entry, fiquei com algumas dúvidas na hora de preencher, queria fazer e depois postar aqui pra galera que tem mais experiência dizer se vale a pena mandar os dados ou melhor focar no College. Você ou outros colegas conseguiriam ajudar? A dúvida foi:

What is your level of education?

No caso esposa com Graduação (registro no Conselho de Classe) + Pós Graduação + MBA, a opção para eu marcar seria "Two or more certificates, diplomas or degrees. One must be for a program of three or more years" ou Master's degree, or professional degree needed to practice in a licensed profession (see Help)"

E no caso eu com Graduação + Pós Graduação + Curso de Extensão, a opção seria "Two or more certificates, diplomas or degrees. One must be for a program of three or more years" ou "Bachelor's Degree (three or more years program at a university, college, trade or technical school, or other institute"


Hoje assisti um vídeo falando sobre as províncias do Canadá, fiquei impressionado como em um território tão grande mora tão pouca gente. Me chamaram a atenção Alberta e British Columbia. Alberta faz frio mas parece que na British Columbia não faz tanto frio como nas outras, ainda, parece que lá o sistema de saúde é melhor que o de Alberta, essas coisas me animaram, bem como fazer fronteira com os EUA, gostei da cidade de Surrey, sabe me dizer se é por ai mesmo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu plano começou em maio/2019, após retornar de viagem de Vancouver. Primeiro verifiquei minha pontuação atual no Express Entry ( https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp ), verifiquei que estava muito perto de conseguir a pontuação pra epoca, que eram necessarios 465 pontos e eu tinha 455 (as pontuações contam diferente se você é casado ou não, no meu caso eu vim com a minha esposa).

Como a pontuação não era suficiente, eu tinha 3 opções: estudar francês e ganhar os 25(hoje 50) pontos extras, arranjar um emprego em alguma empresa canadense disposta a patrocinar meu visto de trabalho, ou fazer um curso/mestrado por aqui. Minha ideia inicial era fazer um mestrado em engenharia civil, porem as vagas são poucas, disputadas, e sem conhecer algum professor aqui é bem dificil, mas não impossivel. Enviei propostas de mestrado pra alguns professores de universidades de varias cidades do canada( UBC em vancouver, McMaster em Hamilton, UOC em Calgary, etc.) e recebi apenas 2 respostas negativas, as outras nem responderam o contato. Decidi então partir pra uma pós graduação em algum college publico, e encontrei alguns cursos interessantes na area de engenharia, mas por ser estudante internacional, os valores são bem elevados. Acabei decidindo partir pra uma area menos especifica e decidi por uma pós em business administration de 2 anos no Langara College em Vancouver.

Pra atender os requisitos do college, eu precisava de uma prova de ingles, que no brasil poderia ser o IELTS ou o TOEFL. Resolvi fazer o TOEFL por ser mais barato e tinha prova disponivel na minha cidade. Tirei 104/120, sendo que o college exigia 85/120 para este curso. Primeiro passo dado, o segundo passo era aplicar pro college e ser aprovado, e receber a Letter of Acceptance, a famosa LOA, para iniciar os estudos em outubro/2020. Com a carta em mãos, eu e minha namorada na epoca nos casamos e aplicamos pro visto de estudante para mim e trabalho para ela. Veio a pandemia, centros de coleta de biometria fecharam, aplicamos pro visto em maio/2020, só conseguimos fazer a biometria em dezembro/2020 e tivemos os vistos aprovados em janeiro/2021, sendo que eu ja tinha começado as aulas online em janeiro/2021, após ter adiado o inicio em outubro por não ter o visto aprovado. Arrisquei começar as aulas em janeiro e acabou que deu certo, pois tive apenas 1 mes de aulas do brasil, consegui um voo em fevereiro/2021 e continuei as aulas aqui em Vancouver.

Terminado o college, apliquei pro visto de trabalho e agora estou aguardando o resultado desta aplicação, que deve chegar nos proximos meses, pois tudo relacionado a vistos e imigração esta com atrasos enormes.

Agora um pouco sobre o perfil e os empregos

Quando comecei o plano, tinha 35 anos, formado em engenharia civil, pós em engenharia de segurança do trabalho, uns 7 anos de experiencia de trabalho com engenharia no Brasil. Cheguei no Canada em Fev/2021, nas primeiras semanas trabalhei no galpão de encomendas da amazon, após 1 mes consegui um emprego na Sherwin Williams como vendedor, trabalhei lá por 6 meses, e em seguida migrei para caixa de banco no TD Bank. Hoje sou gerente de contas pessoa física no mesmo banco, trabalhando 37.5h por semana, salario é razoavel, mas local de trabalho é excelente. Minha experiencia ruim foi apenas no galpão da amazon, trabalho ruim e frustrante, mas foi apenas para conseguir pagar as contas no primeiro mês, logo em seguida na sherwin ja tive otimas experiencias, colegas de trabalho, o gerente da loja era muito gente boa. Ja no TD, um meio mais corporativo, trabalho em escritório, a mudança é nítida, hoje estou bem confortavel no meu cargo e de olho na proxima promoção.

Enquanto você estiver no college, a regra é só poder trabalhar 20/h por semana, porem isso foi alterado recentemente para 40h/semana até o final de 2023. O college é facil, porem toma muito do seu tempo, pois tem muitas tarefas e trabalhos para apresentar, e se não se dedicar, fica para trás e isso acaba com seus planos. As melhores vagas são todas para 30+h/semana, então durante o college você fica muito limitado quanto as suas opções. Outro problema que muitos brasileiros encontram é a dificuldade com o idioma, quanto melhor sua proficiencia no ingles, melhores as vagas que você consegue. Após o college, sua vida fica muito mais facil, ainda mais se for casado, pois são duas pessoas contribuindo para o orçamento do lar, trabalhando em tempo integral, pagamos nossas contas com folga e vivemos com um bom padrão de vida.

Eu estava com pressa de sair do brasil, a empresa que eu trabalhava havia fechado recentemente devido a pandemia, sem muitas perspectivas para o futuro. Se estiver numa situação confortavel no brasil hoje, o que eu faria seria estudar frances, tirar as notas necessárias para os idiomas e vir direto como residente permanente. Sua vida fica muito mais facil aqui, tem muito empregador que não gosta de contratar funcionarios que estejam com visto temporário(seja de trabalho ou de estudo).

Não escolhi vancouver pela beleza da cidade, foi simplesmente o local com o curso de pós de 2 anos mais barato que encontrei, e cidade populosa. Ir pra cidades pequenas é arriscado, pois ao mesmo tempo que tudo é mais barato, a quantidade de oportunidades tambem é menor.

Após esse wall of text, minha recomendação para quem está interessado em vir é PESQUISE!!! Todas as informações estão na internet, até manuais de como o oficial de imigração avalia o seu pedido de visto. Todas as faculdades tem sites, programas, preços, como aplicar, prazos, etc. Esteja afiado no ingles, pois sem dominar o idioma você ficará limitado a empregos de baixa renda, e muita gente fica frustrada com isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se você falar francês e ingles, nem precisa ir pro quebec, praticamente pode escolher pra qual provincia ir. E funcionarios que dominam os dois idiomas são muito valorizados em todo o canadá, principalmente nas grandes empresas.

poxa gostaria de te agradecer pela riqueza do relato, sensacional sua experiência e obrigado pela prestatividade!

to com 35 anos igual você na época que iniciou o processo, sou casado também
fiquei com algumas dúvidas, desculpe o trabalho kkkkkk

1) pelo jeito é mais barato fazer uma pós-graduação em um college do que o college em si? (pelo que li o college é meio um curso técnico abaixo do nível de graduação, seria isso? se minha graduação for em área diversa da pós, teria problema?)

2) quanto você precisou comprovar de recursos financeiros para ser aceito? essa informação é o college que passa e você envia para eles?

3) quanto precisava mensalmente para tocar a vida por ai antes do college? no caso eu sei que esse primeiro período a ordem é conter os gastos e ralar muito para levantar o máximo de grana que der, imagino que os gastos básicos seriam aluguel + comida + gás/luz/internet + transporte (acha necessário algum tipo de plano de saúde?)

4) o emprego no TD Bank foi apenas após o College?

5) eu pensei em fazer algo relacionado a informática (não sou da área), será que o college fica muito puxado quanto a dificuldade e eu posso acabar reprovando? as avaliações ai são provas ou trabalhos? você chegou a pesquisar questão de empregabilidade para decidir qual curso faria? e após o fim do college, se conseguir emprego em área fora dele, será que é ruim para conseguir a residência permanente ou basta qualquer tipo de emprego?


agradeço demais mesmo, se puder vez ou outra passar por aqui para dar um help
DEUS te abençoe
 
Última edição:
Uma curiosidade: caso eu já tenha um emprego remoto com um bom salário, há alguma possibilidade de só me mudar pro Canadá sem ter de me preocupar com college ou emprego local?
Você pode se mudar como turista, não terá direito a saúde pública, terá que possuir seguro privado. Há alguns vistos específicos para o seu caso, mas desconheço sobre quais são e como funcionam.
 
Vou dar uma olhada nessa consultoria.


Me falaram para entrar neste site (https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp) e fazer uma simulação para ver quantos pontos eu teria no Express Entry, fiquei com algumas dúvidas na hora de preencher, queria fazer e depois postar aqui pra galera que tem mais experiência dizer se vale a pena mandar os dados ou melhor focar no College. Você ou outros colegas conseguiriam ajudar? A dúvida foi:

What is your level of education?

No caso esposa com Graduação (registro no Conselho de Classe) + Pós Graduação + MBA, a opção para eu marcar seria "Two or more certificates, diplomas or degrees. One must be for a program of three or more years" ou Master's degree, or professional degree needed to practice in a licensed profession (see Help)"

E no caso eu com Graduação + Pós Graduação + Curso de Extensão, a opção seria "Two or more certificates, diplomas or degrees. One must be for a program of three or more years" ou "Bachelor's Degree (three or more years program at a university, college, trade or technical school, or other institute"


Hoje assisti um vídeo falando sobre as províncias do Canadá, fiquei impressionado como em um território tão grande mora tão pouca gente. Me chamaram a atenção Alberta e British Columbia. Alberta faz frio mas parece que na British Columbia não faz tanto frio como nas outras, ainda, parece que lá o sistema de saúde é melhor que o de Alberta, essas coisas me animaram, bem como fazer fronteira com os EUA, gostei da cidade de Surrey, sabe me dizer se é por ai mesmo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



poxa gostaria de te agradecer pela riqueza do relato, sensacional sua experiência e obrigado pela prestatividade!

to com 35 anos igual você na época que iniciou o processo, sou casado também
fiquei com algumas dúvidas, desculpe o trabalho kkkkkk

1) pelo jeito é mais barato fazer uma pós-graduação em um college do que o college em si? (pelo que li o college é meio um curso técnico abaixo do nível de graduação, seria isso? se minha graduação for em área diversa da pós, teria problema?)

2) quanto você precisou comprovar de recursos financeiros para ser aceito? essa informação é o college que passa e você envia para eles?

3) quanto precisava mensalmente para tocar a vida por ai antes do college? no caso eu sei que esse primeiro período a ordem é conter os gastos e ralar muito para levantar o máximo de grana que der, imagino que os gastos básicos seriam aluguel + comida + gás/luz/internet + transporte (acha necessário algum tipo de plano de saúde?)

4) o emprego no TD Bank foi apenas após o College?

5) eu pensei em fazer algo relacionado a informática (não sou da área), será que o college fica muito puxado quanto a dificuldade e eu posso acabar reprovando? as avaliações ai são provas ou trabalhos? você chegou a pesquisar questão de empregabilidade para decidir qual curso faria? e após o fim do college, se conseguir emprego em área fora dele, será que é ruim para conseguir a residência permanente ou basta qualquer tipo de emprego?


agradeço demais mesmo, se puder vez ou outra passar por aqui para dar um help
DEUS te abençoe
Sobre o Level of Education, voce vai precisar fazer um Educational Credential Assessment, chamado ECA. Talvez o MBA se qualifique como Mestrado. Mesmo que você tenha mais de um curso, naquele campo você deve responder sobre o seu nivel mais alto de educação.

Quanto as perguntas:

1) Tudo depende do que você quer fazer, no meu caso o meu objetivo era o curso de 2 anos mais barato possivel que desse direito ao Post-Graduate Work Permit (PGWP), o visto de trabalho, de 3 anos. Pode fazer algo na sua área, pode fazer algo em outras áreas, muita gente vem pra estudar TI aqui e logo em seguida engata em carreiras bem promissoras, mas os cursos são caros e com certeza serão mais difíceis do que o curso que eu fiz. Quanto a mudar de área para a pós, a mudança precisa fazer sentido aos olhos do oficial de imigração que analisar o seu pedido de visto, se a sua explicação for plausivel, e a esposa do oficial não tiver dormido de calça jeans(sim, existo o fator subjetividade nessa analise), pode ser aprovado ou não. Durante todo o processo não há garantia de nada, você apenas pode fazer o melhor para explicar a sua motivação.

2) O mínimo era 14 mil CAD na epoca se não me engano, mas isso não era garantia de aprovação de visto. O oficial quer saber se você tem recursos pra se manter aqui, pra pagar o college e se você tem laços fortes com seu país de origem. Você formata um documento explicando sua fonte de recursos, envia extratos de banco dos ultimos 4-6 meses, envia seu imposto de renda atual, etc. Eu, na epoca, fiz uma pequena tabela na minha aplicação do visto:
Recursos Necessários
Valor (CAD)
Recursos Disponíveis (CAD)
Taxa do curso$12,000.00
$12,000.00​
Custo de Vida$10,000.00
$10,000.00​
Custo de Vida do primeiro dependente (esposa)$4,000.00
$4,000.00​
Outros custos$5,000.00
$14,000.00​
TOTAL$31.000,00
$40.000,00

Na epoca era necessário comprovar fundos para o primeiro ano de curso(12 mil) + 14 mil de custo de vida do casal. Eu adicionei outros 5 mil em custos de passagens aereas + aluguel do primeiro mês. Propositalmente eu coloquei que tinha mais recursos que o necessário(o que era verdade), e enviei meus documentos que comprovavam meus fundos(extratos) e bens(Resumo do IRPF). Ainda para reforçar, adicionei uma carta de meus pais, afirmando que em caso de necessidade/emergência, eles se dispunham a fornecer os fundos disponiveis nas contas deles(e enviei comprovante de renda de suas contas).

Todas essas informações são passadas por você, o colege apenas te informa quanto vai custar seu primeiro ano e o quanto você ja pagou. No meu caso, após a LOA, tive que enviar 6 mil dolares para o college para garantir minha vaga, caso o visto fosse negado, eles devolveriam o valor.

3) Eu ja cheguei fazendo o college, comecei virtualmente do brasil devido ao covid. teoricamente você não pode trabalhar antes de começar as aulas, mas muita gente trabalha assim que chega e nunca teve problemas. Gastos basicos eu sempre usei a média de 3000/mes para nosso sustento da familia, que eram na época: $1895 aluguel(agua e condominio ja estão incluidos no valor), $99 internet (1gbps), $50 telefone(2 linhas), $30 a $40 energia elétrica, $500 a $600 dolares em comida, $75 em seguro de saude para o estudante(o conjuge tem seguro de graça), escolhemos morar no centro pra não gastarmos com transporte coletivo, e eu tinha passe escolar pago direto para o colege, incluido nos custos semestrais. fazendo a soma da em torno de 2750, sobrando uns $250 dolares para coisas cotidianas, como café, almoços, roupas, e lazer/gastos inesperados. Nossa meta era estar nos sustentando com o salario daqui em até 3 meses e em até 6 meses ganhar no mínimo $4000 para ter alguma folga. Em 2 meses atingimos o objetivo inicial e em 4 meses quando comecei na sherwin williams, conseguimos atingir o objetivo de $4000.00/mes (liquido). Desde o primeiro mês, minha esposa, que era assistente administrativa numa empresa de TI no Brasil, conseguiu um bom emprego no mesmo cargo por aqui e ficou nele por 1 ano, e depois troucou pra outro e está nesse até hoje.

4) Não, foi antes, eu terminei o college ja como gerente de contas(aqui chamado de Personal Banking Associate - PBA). Comecei no galpão da amazon no primeiro mes, no segundo mês consegui um bico na propria faculdade pra controle de acesso devido ao covid, que pagava um troco legal mas era apenas por 3 meses. no 4o mes entrei para a sherwin williams, e 6 a 7 meses depois saí da sherwin e comecei como caixa no TD Bank. 8 Meses depois abriu uma vaga em minha agencia para PBA, conversei com a gerente geral da agencia sobre a vaga e ela disse para eu aplicar, 2 meses depois estava iniciando como PBA, o que coincidiu com o periodo de experiencia de trabalho do college, no ultimo semestre, que eu poderia trabalhar tempo integral. Essa é a versão resumida dos fatos, obviamente, mas meu objetivo de começar no banco foi pelo fato do sistema bancário ser bem forte aqui, com 5 grandes bancos dominando o mercado e agencias por toda a cidade, alem de um plano de carreira bem definido, mesmo eu ja sendo mais velho e zero experiencia na area.

5) O college demanda tempo, você precisa ser disciplinado e entender que ele é parte do caminho para a sua estadia e futuro no Canada. Eu trabalhava 20 horas/semana e conseguia dar conta do meu curso tranquilamente, porem eu ja tinha visto muitas das disciplinas que forma lecionadas na pós, como introdução a contabilidade e alguns conceitos de TGA/Teoria Geral da Administração. Algumas disciplinas eram totalmente novas para mim, como Social Media Management, e Change management, então para estas eu tive que me dedicar mais. O importante é não deixar acumular, tem que ser disciplinado e manter os estudos em dia. Agora como pode trabalhar sem limite de horas até final de 2023, eu recomendaria tentar conciliar os dois, mas se a corda apertar, sacrifique algumas horas de trabalho e se concentre no seu curso, pois se reprovar, alem dos gastos extras, pode prejudicar seu PGWP la no futuro.
Sobre o tipo de emprego após a pós, não importa o emprego, apenas a sua categoria perante ao governo. Antes eram divididos em categorias 0, A, B, C, D. Agora mudou para TEER 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6. Teer 0 são empregos de gerencia, mas em algumas atividades especificas. Teer 1 e 2 são os empregos que demandam uma formação academica com no mínimo uma universidade ou muitos anos de treinamento no cargo. Teer 3 e 4 são os empregos que demandam uma formação em ensino médio/college, ou alguns anos de treinamento no cargo. Os TEER 5 e 6 são os empregos sem necessidade de formação academica.

Extra) Em alguns momentos foram bem frustrantes pra mim, sair de uma carreira em engenharia, acostumado com um tipo de trabalho, e ter que sair da zona de conforto e começar de baixo e ir subindo na carreira. Tem dias que voce se sente subutilizado, que poderia estar sendo mais produtivo, mas engenharia é uma profissão regulamentada, e nessas até existem maneiras de validar seu diploma e conseguir a licença da provincia para atuar, mas vai demandar tempo e dinheiro para isso, duas coisas que escolhi não gastar num primeiro momento, talvez no futuro eu mude de ideia.

Outro conselho que dou, é que o casal que vem junto precisa estar em sintonia, eu e minha esposa conversamos muitas vezes ainda no brasil durante toda a preparação sobre a nossa vida aqui, o que mudaria, e como lidaríamos com as diferenças. Aqui se tu briga com a tua esposa, não tem amigos, não tem familia, não tem ninguem, é só você e ela, e vocês dependem um do outro. Então precisam estar no mesmo compasso, decididos a mudar de vida e enfrentar as consequências. A familia e os amigos fazem falta, você faz amizades aqui, tanto com brasileiros e com estrangeiros, mas não é a mesma coisa de estar no seu circulo de amizades que você conhece há 20-30 anos.
Eu e minha esposa curtimos muito no inverno, gostamos de esquiar, de aproveitar o frio, e no verão tambem aproveitamos na rua e nos diversos lagos da região. Tem que procurar coisas pra ocupar a cabeça, senão bate a depressão de apenas ir trabalhar e voltar pra casa, todo santo dia.

Mas é isso, emigrar não é pra qualquer um, precisa ter maturidade e dedicação ao seu plano, aguentar os dias ruins e aproveitar os bons, e no final das contas, curtir o percurso até atingir os objetivos.
 
Sobre o Level of Education, voce vai precisar fazer um Educational Credential Assessment, chamado ECA. Talvez o MBA se qualifique como Mestrado. Mesmo que você tenha mais de um curso, naquele campo você deve responder sobre o seu nivel mais alto de educação.

Quanto as perguntas:

1) Tudo depende do que você quer fazer, no meu caso o meu objetivo era o curso de 2 anos mais barato possivel que desse direito ao Post-Graduate Work Permit (PGWP), o visto de trabalho, de 3 anos. Pode fazer algo na sua área, pode fazer algo em outras áreas, muita gente vem pra estudar TI aqui e logo em seguida engata em carreiras bem promissoras, mas os cursos são caros e com certeza serão mais difíceis do que o curso que eu fiz. Quanto a mudar de área para a pós, a mudança precisa fazer sentido aos olhos do oficial de imigração que analisar o seu pedido de visto, se a sua explicação for plausivel, e a esposa do oficial não tiver dormido de calça jeans(sim, existo o fator subjetividade nessa analise), pode ser aprovado ou não. Durante todo o processo não há garantia de nada, você apenas pode fazer o melhor para explicar a sua motivação.

2) O mínimo era 14 mil CAD na epoca se não me engano, mas isso não era garantia de aprovação de visto. O oficial quer saber se você tem recursos pra se manter aqui, pra pagar o college e se você tem laços fortes com seu país de origem. Você formata um documento explicando sua fonte de recursos, envia extratos de banco dos ultimos 4-6 meses, envia seu imposto de renda atual, etc. Eu, na epoca, fiz uma pequena tabela na minha aplicação do visto:
Recursos Necessários
Valor (CAD)
Recursos Disponíveis (CAD)
Taxa do curso$12,000.00
$12,000.00​
Custo de Vida$10,000.00
$10,000.00​
Custo de Vida do primeiro dependente (esposa)$4,000.00
$4,000.00​
Outros custos$5,000.00
$14,000.00​
TOTAL$31.000,00
$40.000,00

Na epoca era necessário comprovar fundos para o primeiro ano de curso(12 mil) + 14 mil de custo de vida do casal. Eu adicionei outros 5 mil em custos de passagens aereas + aluguel do primeiro mês. Propositalmente eu coloquei que tinha mais recursos que o necessário(o que era verdade), e enviei meus documentos que comprovavam meus fundos(extratos) e bens(Resumo do IRPF). Ainda para reforçar, adicionei uma carta de meus pais, afirmando que em caso de necessidade/emergência, eles se dispunham a fornecer os fundos disponiveis nas contas deles(e enviei comprovante de renda de suas contas).

Todas essas informações são passadas por você, o colege apenas te informa quanto vai custar seu primeiro ano e o quanto você ja pagou. No meu caso, após a LOA, tive que enviar 6 mil dolares para o college para garantir minha vaga, caso o visto fosse negado, eles devolveriam o valor.

3) Eu ja cheguei fazendo o college, comecei virtualmente do brasil devido ao covid. teoricamente você não pode trabalhar antes de começar as aulas, mas muita gente trabalha assim que chega e nunca teve problemas. Gastos basicos eu sempre usei a média de 3000/mes para nosso sustento da familia, que eram na época: $1895 aluguel(agua e condominio ja estão incluidos no valor), $99 internet (1gbps), $50 telefone(2 linhas), $30 a $40 energia elétrica, $500 a $600 dolares em comida, $75 em seguro de saude para o estudante(o conjuge tem seguro de graça), escolhemos morar no centro pra não gastarmos com transporte coletivo, e eu tinha passe escolar pago direto para o colege, incluido nos custos semestrais. fazendo a soma da em torno de 2750, sobrando uns $250 dolares para coisas cotidianas, como café, almoços, roupas, e lazer/gastos inesperados. Nossa meta era estar nos sustentando com o salario daqui em até 3 meses e em até 6 meses ganhar no mínimo $4000 para ter alguma folga. Em 2 meses atingimos o objetivo inicial e em 4 meses quando comecei na sherwin williams, conseguimos atingir o objetivo de $4000.00/mes (liquido). Desde o primeiro mês, minha esposa, que era assistente administrativa numa empresa de TI no Brasil, conseguiu um bom emprego no mesmo cargo por aqui e ficou nele por 1 ano, e depois troucou pra outro e está nesse até hoje.

4) Não, foi antes, eu terminei o college ja como gerente de contas(aqui chamado de Personal Banking Associate - PBA). Comecei no galpão da amazon no primeiro mes, no segundo mês consegui um bico na propria faculdade pra controle de acesso devido ao covid, que pagava um troco legal mas era apenas por 3 meses. no 4o mes entrei para a sherwin williams, e 6 a 7 meses depois saí da sherwin e comecei como caixa no TD Bank. 8 Meses depois abriu uma vaga em minha agencia para PBA, conversei com a gerente geral da agencia sobre a vaga e ela disse para eu aplicar, 2 meses depois estava iniciando como PBA, o que coincidiu com o periodo de experiencia de trabalho do college, no ultimo semestre, que eu poderia trabalhar tempo integral. Essa é a versão resumida dos fatos, obviamente, mas meu objetivo de começar no banco foi pelo fato do sistema bancário ser bem forte aqui, com 5 grandes bancos dominando o mercado e agencias por toda a cidade, alem de um plano de carreira bem definido, mesmo eu ja sendo mais velho e zero experiencia na area.

5) O college demanda tempo, você precisa ser disciplinado e entender que ele é parte do caminho para a sua estadia e futuro no Canada. Eu trabalhava 20 horas/semana e conseguia dar conta do meu curso tranquilamente, porem eu ja tinha visto muitas das disciplinas que forma lecionadas na pós, como introdução a contabilidade e alguns conceitos de TGA/Teoria Geral da Administração. Algumas disciplinas eram totalmente novas para mim, como Social Media Management, e Change management, então para estas eu tive que me dedicar mais. O importante é não deixar acumular, tem que ser disciplinado e manter os estudos em dia. Agora como pode trabalhar sem limite de horas até final de 2023, eu recomendaria tentar conciliar os dois, mas se a corda apertar, sacrifique algumas horas de trabalho e se concentre no seu curso, pois se reprovar, alem dos gastos extras, pode prejudicar seu PGWP la no futuro.
Sobre o tipo de emprego após a pós, não importa o emprego, apenas a sua categoria perante ao governo. Antes eram divididos em categorias 0, A, B, C, D. Agora mudou para TEER 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6. Teer 0 são empregos de gerencia, mas em algumas atividades especificas. Teer 1 e 2 são os empregos que demandam uma formação academica com no mínimo uma universidade ou muitos anos de treinamento no cargo. Teer 3 e 4 são os empregos que demandam uma formação em ensino médio/college, ou alguns anos de treinamento no cargo. Os TEER 5 e 6 são os empregos sem necessidade de formação academica.

Extra) Em alguns momentos foram bem frustrantes pra mim, sair de uma carreira em engenharia, acostumado com um tipo de trabalho, e ter que sair da zona de conforto e começar de baixo e ir subindo na carreira. Tem dias que voce se sente subutilizado, que poderia estar sendo mais produtivo, mas engenharia é uma profissão regulamentada, e nessas até existem maneiras de validar seu diploma e conseguir a licença da provincia para atuar, mas vai demandar tempo e dinheiro para isso, duas coisas que escolhi não gastar num primeiro momento, talvez no futuro eu mude de ideia.

Outro conselho que dou, é que o casal que vem junto precisa estar em sintonia, eu e minha esposa conversamos muitas vezes ainda no brasil durante toda a preparação sobre a nossa vida aqui, o que mudaria, e como lidaríamos com as diferenças. Aqui se tu briga com a tua esposa, não tem amigos, não tem familia, não tem ninguem, é só você e ela, e vocês dependem um do outro. Então precisam estar no mesmo compasso, decididos a mudar de vida e enfrentar as consequências. A familia e os amigos fazem falta, você faz amizades aqui, tanto com brasileiros e com estrangeiros, mas não é a mesma coisa de estar no seu circulo de amizades que você conhece há 20-30 anos.
Eu e minha esposa curtimos muito no inverno, gostamos de esquiar, de aproveitar o frio, e no verão tambem aproveitamos na rua e nos diversos lagos da região. Tem que procurar coisas pra ocupar a cabeça, senão bate a depressão de apenas ir trabalhar e voltar pra casa, todo santo dia.

Mas é isso, emigrar não é pra qualquer um, precisa ter maturidade e dedicação ao seu plano, aguentar os dias ruins e aproveitar os bons, e no final das contas, curtir o percurso até atingir os objetivos.

Muito bons seus relatos, extremamente detalhados, esclarecendo muitas dúvidas, com certeza deve servir a outros users que tem interesse no Canadá.

To com muita vontade de ir, fico com receio por conta da idade mas já perdi muito tempo na vida com preocupações sobre o futuro, acho que se você ficar com receio/medo pensando em mil coisas nunca vai sair nem de casa. Negócio é organizar a parte principal (money kkkkkkk) e tentar aprender o máximo possível sobre o projeto Canadá.

Pelo que vi acho que British Columbia seria melhor pro meu perfil por conta de não fazer tanto frio. Vou dar uma olhada no College que você fez, além dele, você tem conhecimento de algum(ns) outro(s) que valem dar uma pesquisada?

Mais uma vez obrigado e muito sucesso por ai!
 
Muito bons seus relatos, extremamente detalhados, esclarecendo muitas dúvidas, com certeza deve servir a outros users que tem interesse no Canadá.

To com muita vontade de ir, fico com receio por conta da idade mas já perdi muito tempo na vida com preocupações sobre o futuro, acho que se você ficar com receio/medo pensando em mil coisas nunca vai sair nem de casa. Negócio é organizar a parte principal (money kkkkkkk) e tentar aprender o máximo possível sobre o projeto Canadá.

Pelo que vi acho que British Columbia seria melhor pro meu perfil por conta de não fazer tanto frio. Vou dar uma olhada no College que você fez, além dele, você tem conhecimento de algum(ns) outro(s) que valem dar uma pesquisada?

Mais uma vez obrigado e muito sucesso por ai!
Há diversos por aqui, langara, ubc, bcit, sfu, o ideal é ver se o curso e o college que você escolher serem DLI - Designated Learning Institutions, há um site do governo que lista as dli's e quais cursos são elegíveis para pgwp. https://www.canada.ca/en/immigratio...re/designated-learning-institutions-list.html

Como falei antes, você consegue fazer tudo sozinho, basta tempo e dedicação, todas as informações estão disponíveis online, e é exatamente isso que o tal de consultor de imigração vai fazer pra você, eu preferi estudar e fazer sozinho, pra não ter que deixar meu futuro na mão de outra pessoa e ainda pagando por isso.
 
Há diversos por aqui, langara, ubc, bcit, sfu, o ideal é ver se o curso e o college que você escolher serem DLI - Designated Learning Institutions, há um site do governo que lista as dli's e quais cursos são elegíveis para pgwp. https://www.canada.ca/en/immigratio...re/designated-learning-institutions-list.html

Como falei antes, você consegue fazer tudo sozinho, basta tempo e dedicação, todas as informações estão disponíveis online, e é exatamente isso que o tal de consultor de imigração vai fazer pra você, eu preferi estudar e fazer sozinho, pra não ter que deixar meu futuro na mão de outra pessoa e ainda pagando por isso.

Faz sentido mesmo você próprio organizar e ir atrás das informações, eu tava bem perdido confesso, mas fiquei uns 3 dias praticamente inteiros vendo vídeos dessa galera que vai pro Canadá e fica postando vídeo no youtube, bem como a sua ajuda aqui e a do colega Apocalypse, já consegui um ótimo norte e muita informação.

Vou dar uma olhada nessas instituições que você mencionou, uma pena que o dólar canadense esteja tão caro mas to bem convencido a ir, já há tempos eu queria ir (mas sempre para os EUA), só que lá é muito difícil, se DEUS quiser tiro esse projeto Canadá do papel, quem sabe um dia tomamos um café por ai kkkkk
 
Faz sentido mesmo você próprio organizar e ir atrás das informações, eu tava bem perdido confesso, mas fiquei uns 3 dias praticamente inteiros vendo vídeos dessa galera que vai pro Canadá e fica postando vídeo no youtube, bem como a sua ajuda aqui e a do colega Apocalypse, já consegui um ótimo norte e muita informação.

Vou dar uma olhada nessas instituições que você mencionou, uma pena que o dólar canadense esteja tão caro mas to bem convencido a ir, já há tempos eu queria ir (mas sempre para os EUA), só que lá é muito difícil, se DEUS quiser tiro esse projeto Canadá do papel, quem sabe um dia tomamos um café por ai kkkkk
Só uma coisa que o amigo não mencionou, a BC é uma das províncias com o maior custo de vida do Canadá, Vancouver só perde para Toronto.
 
Pergunta rápida: galera daqui que está em Portugal, vocês estão em Lisboa ou Porto?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo