[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Vi uns drenos que podem melhorar isso, vou começar a colocar nos meus projetos pra ver se dão resultado.
Depois passe o seu fedback, para saber se compensa e tal. Pois nesse assunto sou bem novato kkk.

Queria trocar sistema todo meu pai, e por no sitio o dele velho. E por um novo que baixou bastante
 
Instalamos aqui na nossa empresa e o app (ShinePhone) da Growatt é até bacaninha.
Como é o da Weg? Alguém tem ai ?


photo-2023-09-04-11-26-32.jpg
 
  • Curtir
Reações: wwt
Ainda compensa, afinal a energia vai aumentar em média 6-7% esse ano (consulte sua concessionária) e os módulos estão mais baratos por causa da queda do dólar.

O 15% de taxa só é aplicado na TUSD (fio B, uma parcela da tarifa) sendo apenas a parte injetada e depois reaproveitada. No fim das contas é uma diferença que não chega a 5%, que se anula com os ganhos mencionados anteriormente.
Desculpa estar escavando post antigo.
Poderia me ajudar com essa questão da taxação para sistemas novos?
Vendedor falou que não muda quase nada, mas já vi que a taxação começa esse ano em 15% e sobe até 90% depois de 2030, e seria aplicada sobre a energia que é jogada na rede, ou seja, uma casa que gera durante o dia e consome durante a noite só teria 10% disponível do que foi gerado no dia sem ter que pagar, a partir de 2030.
É isso mesmo ou não entendi. Sendo esse o caso só vai valer a pena energia solar para quem pode ter geração e uso simultâneos durante o dia, pra evitar geração de excedente.
 
Desculpa estar escavando post antigo.
Poderia me ajudar com essa questão da taxação para sistemas novos?
Vendedor falou que não muda quase nada, mas já vi que a taxação começa esse ano em 15% e sobe até 90% depois de 2030, e seria aplicada sobre a energia que é jogada na rede, ou seja, uma casa que gera durante o dia e consome durante a noite só teria 10% disponível do que foi gerado no dia sem ter que pagar, a partir de 2030.
É isso mesmo ou não entendi. Sendo esse o caso só vai valer a pena energia solar para quem pode ter geração e uso simultâneos durante o dia, pra evitar geração de excedente.
Sim, vai aumentando até o degrau máximo. De qualquer forma é financeiramente viável para o residencial, mas dependendo do caso pode atrasar um pouco o payback (que a princípio seria de 4-5 anos). Quanto mais você consumir à noite, pior, mas não é nada de outro mundo.

O Fio B não é o valor da TUSD, é menor: por exemplo aqui na EDP Escelsa a TUSD é 392,53R$/MWh e a parcela do Fio B é de 176,52R$MWh. Não se aplica ICMS nesse valor de retorno. Se contar que com impostos, a tarifa total chega a quase 1000R$/MWh, vai ver que mesmo com os 90% sobre o Fio B a economia é grande. O importante é ter um sistema bem dimensionado (às vezes o mais vantajoso não é zerar a conta, depende do caso) e profissionais com uma boa planilha de cálculos.

Se quiser saber o valor do Fio B na sua região, é só consultar aqui: https://www2.aneel.gov.br/aplicacoes_liferay/tarifa/
Basta escolher a região, concessionária e baixar o excel da estrutura tarifária. Planilha TUSD, tarifa residencial convencional, coluna TUSD Fio B.
 
Sim, vai aumentando até o degrau máximo. De qualquer forma é financeiramente viável para o residencial, mas dependendo do caso pode atrasar um pouco o payback (que a princípio seria de 4-5 anos). Quanto mais você consumir à noite, pior, mas não é nada de outro mundo.

O Fio B não é o valor da TUSD, é menor: por exemplo aqui na EDP Escelsa a TUSD é 392,53R$/MWh e a parcela do Fio B é de 176,52R$MWh. Não se aplica ICMS nesse valor de retorno. Se contar que com impostos, a tarifa total chega a quase 1000R$/MWh, vai ver que mesmo com os 90% sobre o Fio B a economia é grande. O importante é ter um sistema bem dimensionado (às vezes o mais vantajoso não é zerar a conta, depende do caso) e profissionais com uma boa planilha de cálculos.

Se quiser saber o valor do Fio B na sua região, é só consultar aqui: https://www2.aneel.gov.br/aplicacoes_liferay/tarifa/
Basta escolher a região, concessionária e baixar o excel da estrutura tarifária. Planilha TUSD, tarifa residencial convencional, coluna TUSD Fio B.
Nessa sua jornada aí, seus maiores problemas foram técnicos ou burocráticos/legislativos?
 
Nessa sua jornada aí, seus maiores problemas foram técnicos ou burocráticos/legislativos?
Sou projetista/homologador FV há alguns anos e no último mês decidi abrir uma empresa que de fato faz todas as etapas (desde o TurnKey até a manutenção).
Com certeza o problema maior é o burocrático. Desde a Lei que muda mais que o necessário até as concessionárias enrolando nos prazos e arrumando encrenca com mil protocolos. Mas talvez o pior seja a falta de uma verdadeira padronização, pois cada distribuidora aplica as normas da própria maneira: já fiz usinas no ES, MG e GO e cada estado tem diferenças absurdas tanto nos pré-requisitos quanto nos detalhes técnicos.
 
Sim, vai aumentando até o degrau máximo. De qualquer forma é financeiramente viável para o residencial, mas dependendo do caso pode atrasar um pouco o payback (que a princípio seria de 4-5 anos). Quanto mais você consumir à noite, pior, mas não é nada de outro mundo.

O Fio B não é o valor da TUSD, é menor: por exemplo aqui na EDP Escelsa a TUSD é 392,53R$/MWh e a parcela do Fio B é de 176,52R$MWh. Não se aplica ICMS nesse valor de retorno. Se contar que com impostos, a tarifa total chega a quase 1000R$/MWh, vai ver que mesmo com os 90% sobre o Fio B a economia é grande. O importante é ter um sistema bem dimensionado (às vezes o mais vantajoso não é zerar a conta, depende do caso) e profissionais com uma boa planilha de cálculos.

Se quiser saber o valor do Fio B na sua região, é só consultar aqui: https://www2.aneel.gov.br/aplicacoes_liferay/tarifa/
Basta escolher a região, concessionária e baixar o excel da estrutura tarifária. Planilha TUSD, tarifa residencial convencional, coluna TUSD Fio B.
Acho que entendi, no caso esse percentual de "desconto" que seria o imposto, vai incidir apenas sobre o montante relativo ao fio B, que é um dos componentes da TUSD.
Dessa forma, apenas exemplificando para ver se ficou claro, considerando o ano de 2030 caso eu tenha uma geração de 1000kwh no mês, eu terei "disponível" de fato como crédito o montante referente a esses 1000kwh reduzidos da alíquota de 90% aplicada em cima do valor do Fio B da TUSD.
Supondo que o fio B da TUSD represente 20% do valor total do consumo, então o cálculo seria: 1000kwh - (1000kwh*20%*90%) = 820kwh.
Ou seja, perdendo os 90% do valor do fio B, seriam "perdidos" como taxação 18% do total da geração, relativo ao imposto.
Me desculpe se estiver falando besteira, mas até hoje não consegui uma explicação plausível conversando inclusive com vendedores da área.
 
Tenho uma dúvida sobre auto-consumo remoto: eu gero minha própria energia, mas vou precisar alugar outra casa (a residência onde gero continuará em meu nome normalmente), é possível usar do auto-consumo remoto se a conta de energia da casa alugada estiver em meu nome, ou a titularidade da casa também é obrigatório? Não achei essa informação de forma clara em lugar nenhum. Como serei inquilino, obviamente o título de proprietário será diferente da unidade geradora, o máximo que se faz é passar a conta de energia em meu nome.
 
Acho que entendi, no caso esse percentual de "desconto" que seria o imposto, vai incidir apenas sobre o montante relativo ao fio B, que é um dos componentes da TUSD.
Dessa forma, apenas exemplificando para ver se ficou claro, considerando o ano de 2030 caso eu tenha uma geração de 1000kwh no mês, eu terei "disponível" de fato como crédito o montante referente a esses 1000kwh reduzidos da alíquota de 90% aplicada em cima do valor do Fio B da TUSD.
Supondo que o fio B da TUSD represente 20% do valor total do consumo, então o cálculo seria: 1000kwh - (1000kwh*20%*90%) = 820kwh.
Ou seja, perdendo os 90% do valor do fio B, seriam "perdidos" como taxação 18% do total da geração, relativo ao imposto.
Me desculpe se estiver falando besteira, mas até hoje não consegui uma explicação plausível conversando inclusive com vendedores da área.
Exato, mas isso acontece só se você exportar 100% da energia. Normalmente esse valor valor fica na casa dos 50%, portanto pagaria em média 90R$/MWh em taxa, economizando 910R$/MWh. (Lembrando que o cliente ainda paga um valor fixo mensal equivalente a 50kWh para manter o bifásico, então dimensionamos com essa diferença)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho uma dúvida sobre auto-consumo remoto: eu gero minha própria energia, mas vou precisar alugar outra casa (a residência onde gero continuará em meu nome normalmente), é possível usar do auto-consumo remoto se a conta de energia da casa alugada estiver em meu nome, ou a titularidade da casa também é obrigatório? Não achei essa informação de forma clara em lugar nenhum. Como serei inquilino, obviamente o título de proprietário será diferente da unidade geradora, o máximo que se faz é passar a conta de energia em meu nome.
O importante é que a conta esteja no mesmo nome, CPF e concessionária. A titularidade da casa não importa.
 
Sera isso REAL ou forcado ?
Na minha planilha (com meus fornecedores) o payback não alterou colocando direto os 90% sobre o Fio B.
Colocando as condições do GD2 diminuiu alguma coisinha, mas menos do que foi colocado na notícia. Depende muito da concessionária também, aqui a energia aumentou 4%...em MG por exemplo passou de 10% e o payback vai se beneficiar mais.
 
  • Curtir
Reações: wwt
alguém da região de curitiba para uma comparação de geração ?

no meu caso a geração total de 2022 ficou 6,16% menor que a geração total de 2021
parcial de jan-ago de 2023 ficou 4,85% menor que o mesmo período de 2022

*não fiz nenhuma limpeza nesse tempo

imagino que essa queda de geração anual tenha haver com 3 fatores, rendimento do equipamento, clima, e sujeira, gostaria de comparar com alguém da mesma região para ver se a minha queda de geração ta na média (tirando o fator clima da conta já que a comparação seria na mesma região).

**meu equipamento completou 3 anos de operação em ago/23
 
Última edição:
alguém da região de curitiba para uma comparação de geração ?

no meu caso a geração total de 2022 ficou 6,16% menor que a geração total de 2021
parcial de jan-ago de 2023 ficou 4,85% menor que o mesmo período de 2022

*não fiz nenhuma limpeza nesse tempo

imagino que essa queda de geração anual tenha haver com 3 fatores, rendimento do equipamento, clima, e sujeira, gostaria de comparar com alguém da mesma região para ver se a minha queda de geração ta na média (tirando o fator clima da conta já que a comparação seria na mesma região).

**meu equipamento completou 3 anos de operação em ago/23

Não sou da região de Curitiba, mas sim da região de Foz do Iguaçu, caso lhe servir de exemplo.

Meu sistema foi instalado em Novembro de 2021, então so consigo comparar o parcial de 2022 com o parcial de 2023.
No meu caso a geração foi 7,9% menor que o mesmo período de 2022 (5610 contra os 5163 desse ano).
Fiz uma limpeza essa semana nas placas e havia feito uma no inicio do ano também.
 
O sistema vai perder naturalmente cerca de 1% ao ano, isso sem contar a perda de eficiência devido à sujeira. Dependendo do local tem que limpar as placas pelo menos a cada 6 meses.
Mas nada impede que um ano seja atípico, para mais ou para menos.
 
Não sou da região de Curitiba, mas sim da região de Foz do Iguaçu, caso lhe servir de exemplo.

Meu sistema foi instalado em Novembro de 2021, então so consigo comparar o parcial de 2022 com o parcial de 2023.
No meu caso a geração foi 7,9% menor que o mesmo período de 2022 (5610 contra os 5163 desse ano).
Fiz uma limpeza essa semana nas placas e havia feito uma no inicio do ano também.
o ideal seria comparar com alguém mais próximo, ainda mais que Foz e Curitiba tem climas bem diferente, porém já da pra perceber que ai em Foz está tendo mais períodos de chuva/nublado esse ano em relação ao ano passado e também em relação com Curitiba. Obrigado.
 
  • Curtir
Reações: wwt
esse mês de outubro tá com cara de quem vai ser o pior mês de geração para mim, tirando esse título de outubro de 2021 que foi o pior mês até agora (considerando a partir de ago/2020)
melhor mês para mim até agora foi novembro de 2020.
 
sonho ter casinha 100% offgrid e não depender do lixo da CPFL, pena que é caro pra caraio 25k so os paineis e instalação, e pra ser 100% offgrid precisaria de mais 10k em bateria que morre em 5 anos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

canal interessante pra que curte esse tpc:

 
sonho ter casinha 100% offgrid e não depender do lixo da CPFL, pena que é caro pra caraio 25k so os paineis e instalação, e pra ser 100% offgrid precisaria de mais 10k em bateria que morre em 5 anos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

canal interessante pra que curte esse tpc:


Tem também a questão do pico de potência utilizável com a bateria. Esquece equipamentos muito fortes, a menos que queira gastar 80% do orçamento com armazenamento.
 
sonho ter casinha 100% offgrid e não depender do lixo da CPFL, pena que é caro pra caraio 25k so os paineis e instalação, e pra ser 100% offgrid precisaria de mais 10k em bateria que morre em 5 anos
Se eu tivesse problemas constantes com queda de energia, eu faria um sistema offgrid que atendesse a parte de iluminação e tomadas dos quartos e salas, para tv, computador, roteador, q hoje esses equipamentos estão bastante eficiente e precisaria pouca bateria. Como já tenho um reservatório para água quente, posso até tomar banho quente se não tiver energia... Ficaria pela concessionaria apenas equipamentos mais potentes, secadora, forno, geladeira, ainda assim teria algumas placas em on-grid para pagar só o mínimo da taxa de energia.
 
Exato, mas isso acontece só se você exportar 100% da energia. Normalmente esse valor valor fica na casa dos 50%, portanto pagaria em média 90R$/MWh em taxa, economizando 910R$/MWh. (Lembrando que o cliente ainda paga um valor fixo mensal equivalente a 50kWh para manter o bifásico, então dimensionamos com essa diferença)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O importante é que a conta esteja no mesmo nome, CPF e concessionária. A titularidade da casa não importa.
Por acaso vc sabe dentro do Cemig Atende, o local onde eu posso distribuir a % para cada nº de instalação?
Temos 2 unidades geradoras, porém precisei fazer umas mudanças e tirei um nº de instalação para poder consumir a energia "estocada".
Só que agora, essa energia "estocada" está acabando kkk e preciso mandar de novo pra esse nº de instalação.
 
Por acaso vc sabe dentro do Cemig Atende, o local onde eu posso distribuir a % para cada nº de instalação?
Temos 2 unidades geradoras, porém precisei fazer umas mudanças e tirei um nº de instalação para poder consumir a energia "estocada".
Só que agora, essa energia "estocada" está acabando kkk e preciso mandar de novo pra esse nº de instalação.
Não sei se o sistema para clientes é o mesmo que o que eu tenho acesso por ser profissional, mas basicamente quando você entra:

- Coloque a Unidade Geradora para ter acesso às opções
- Mini/Micro Geração Distribuida
- Sistema de Compensação/Cadastramento de UC Recebedora

Aí você vai ter acesso a um formulário online para fazer a solicitação

A questão é que aqui na EDP, por exemplo, não estão mais permitindo que o cliente faça a solicitação, apenas profissionais da área. Na Cemig não sei, tem uns meses que não faço projetos lá e sempre fui eu que fazia o procedimento.
 
Não sei se o sistema para clientes é o mesmo que o que eu tenho acesso por ser profissional, mas basicamente quando você entra:

- Coloque a Unidade Geradora para ter acesso às opções
- Mini/Micro Geração Distribuida
- Sistema de Compensação/Cadastramento de UC Recebedora

Aí você vai ter acesso a um formulário online para fazer a solicitação

A questão é que aqui na EDP, por exemplo, não estão mais permitindo que o cliente faça a solicitação, apenas profissionais da área. Na Cemig não sei, tem uns meses que não faço projetos lá e sempre fui eu que fazia o procedimento.

Então, pelo que eu estou percebendo, acho que tiraram essa opção.
A questão é que eu não queria depender dos profissionais para fazer essa mudança, apesar de que o pessoal é bem tranquilo, mas pelo jeito vou precisar.
Essa semana vou trocar um papo com eles kkk.
Valeu!
 
Boa tarde. Precisava de uma ajudinha vossa se for possível para montar um QDC para o meu sistema fotovoltaico on-grid.
Aqui é obrigatório colocar a saída do inversor um disjuntor bipolar de 16A e um diferencial de 20A, mas eu quero colocar também DPS, porque a minha casa fica num local isolado que por vezes é atingida por descargas elétricas atmosféricas (raios).
Como o sistema da rede elétrica da casa é monofásico 220 Volts, antigo sem cabo terra, só com dois cabos (fase e neutro), atendendo ao facto de eu ter um sistema aterramento só para o sistema, onde já se encontra ligada a string Box CC.
Na vossa opinião acham que faz sentido colocar no QDC um disjuntor bipolar, onde vou ligar a fase e o neutro ou só um monopolar com a fase e o neutro ligado ao barramento, é suficiente?
Outra dúvida que tenho é relativamente as ligações, porque depois de ver para aí uns quantos vídeos, ainda fiquei foi mais confuso!
A saída do inversor já liguei o medidor, agora qual das seguintes opções é que esta correcta:
1_ A Fase chega do lado do inversor e liga no disjuntor e depois saí com um jumper que vai ligar ao DPS e ao diferencial (DR), já o Neuro vai para a barramento e depois liga no DPS, do barramento saí outro neutro que vai ligar ao DR. A saida do DPS de fase vai ligar ao barramento, a saida do DPS neutro vai ligar ao barramento que vai para o aterramento?
2_ A Fase chega do lado da rede da concessionária (RESP) liga no disjuntor, depois saí com um jumper e vai ligar no DR e no DPS, o Neutro esse vai directo ao DR e com um jumper liga também ao DPS, as saídas dos DPS (Fase e Neutro) vão directas para a barra de aterramento?
Existindo no QDC uma barra para o Neutro e outra para o aterramento acham que é recomendável proceder a equipotencialização do neutro, ligando-o ao aterramento do sistema fotovoltaico?

Cordiais cumprimentos para todos
 
  • Curtir
Reações: wwt

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo