• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Stealth Hunter

VW Pole TSI
Registrado
Basicamente existem 2 sistemas para conectar o imóvel a rede elétrica:

ON GRID
No sistema on grid, também chamado de grid-tie, a geração de energia solar está conectada à rede pública, ou seja, quando a sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é enviada de volta à rede pública e é transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.

Quando o sistema não gera energia necessária para o consumo, a rede pública complementará com a energia restante.
É necessário o uso de inversores interativos, que além de realizar a ação de harmonizar, ele também converte a energia gerada pelas placas solares em corrente contínua (CC), transformando-a em corrente alternada (CA).

OFF GRID
Já no sistema off grid, como não possui conexão com a rede pública de energia (sendo assim não é necessário pagar a conta de luz), ela então necessita de um banco de baterias estacionárias, que irão armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Essa energia ficará armazenada e preparada para gerar energia para sua residência. Mesmo em períodos em que seu sistema não esteja gerando energia.

Esse sistema é mais indicado para lugares remotos, como áreas rurais, pois seu uso não depende da rede pública de energia.
Além do banco de baterias estacionárias, o sistema off grid também necessita de inversores elétricos.

No sistema ON-GRID, é possível zerar a conta de energia?
Não, pois é cobrada a taxa mínima de 50 kW pela a distribuidora, contribuição de iluminação pública e adicional de bandeira amarela/vermelha sobre a taxa mínima.

No sistema ON-GRID, caso falte energia na rua, minha casa continua com energia?
Não, pois em medida de segurança o inversor interrompe a produção. Isso é para resguardar a segurança dos técnicos da distribuidora para que não sofram descargas elétricas ao desligar a rede da distribuidora. Caso seu inversor continua-se a produzir energia, o excedente seria injetado na rede da distribuidora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou começar com as impressões que tive do sistema.

Em setembro de 2020 comecei a cotar com várias empresas e ao final fechei o sistema por R$ 24.000,00
Composto por 23 painéis policristalinos de 330w da J.A Solar, 1 inversor Canadian 5KTL1P-FL, stringbox da Renovigi.

Linha do tempo entre pagamento e ativação do sistema
  • 16/09/2020 - pagamento
  • 25/09/2020 - entrega dos equipamentos
  • 06/10/2020 - instalação
  • 04/11/2020 - vistoria e instalação do medidor bidirecional pela Energisa

Esse sistema pode produzir até 1.300 kWh/mês, isso se todos os dias forem de céu limpo, porém estamos em época chuvosa e a produção varia de 44 kW (dia com maior geração) a 18 kW (dia chuvoso com menor produção).

Produção por mês
11/2020 - 870 kWh
12/2020 - 1.010 kWh

Compensou?
Sim e muito. Anteriormente as faturas variavam de 450 a 600 reais, isto utilizando 2 splits de 9.000 BTUs somente das 22 as 5 da manhã. Com o sistema ativo, pago R$ 72,00 para a Energisa, utilizando meus aparelhos das 21 as 06 da manhã e também os ligando cerca de 3 horas no período da tarde, ou seja somando o funcionamento de ambos, são quase 24 horas por dia de ar ligado.
E ainda estou com créditos na Energisa.

Quanto pago por mês ao banco?
O financiamento saiu por 60 prestações fixas de R$ 531,00. Foi contratado no período de isenção do IOF

xl0gBUM.png
 
Última edição:
Bem bacana o tópico, eu ja venho estudando há algum tempo também tentar fazer eu mesmo a instalação de um sistema com inversor hibrido, desses modelos que não precisa ser on-grid e nem injeta na concessionaria.
Entendo um pouco de elétrica e acho que sou capaz, mas pelos valores do inversor hibrido e o medo de fazer alguma merda faz pensar melhor.
 
Show, eu estava cotando por aqui e pediram 16k pra gerar 200~300kw.

Pessoal, utilizando microinversores seria melhor do que apenas um? Porém o custo iria lá pra cima eu acredito.
 
Show, eu estava cotando por aqui e pediram 16k pra gerar 200~300kw.

Pessoal, utilizando microinversores seria melhor do que apenas um? Porém o custo iria lá pra cima eu acredito.

Depende do custo, uma boa empresa solar faz a análise pra você. No meu caso não valeu a pena, o custo com microinversor aumentaria em mais de 5 mil o valor
 
Normalmente o microinversor tem maior eficiência, maior garantia, mas a um custo bem mais elevado.

Maior eficiência: são vários pequenos inversores com 3-4 MPPT, fazendo um ajuste fino de pequenos grupos de paineis, e não de uma string completa.

Maior garantia: tendo maior durabilidade média, a garantia chega a ser o dobro para alguns modelos.


Outra vantagem é que se der problema fora da garantia, o custo de troca é menor, por se tratar de uma peça de menor potência.
 
Última edição:
Maneiro o tópico, meu pai tem um pequeno comércio e paga cerca de 3k mensais só em energia elétrica, adquiriu um sistema de energia solar pra suprir essa demanda e pagou 120 mil reais com tudo instalado.
Só falta a companhia elétrica tomar vergonha na cara e vir ligar essa porra
 
Maneiro o tópico, meu pai tem um pequeno comércio e paga cerca de 3k mensais só em energia elétrica, adquiriu um sistema de energia solar pra suprir essa demanda e pagou 120 mil reais com tudo instalado.
Só falta a companhia elétrica tomar vergonha na cara e vir ligar essa porra

Fez quanto, 25-30kWp de instalação?
 
Eu recomendo fazer off grid e fazer um sistema hibrido, nossos politicos safados fizeram as leis sobre o tema de forma que impede a pessoa de vender a energia que gera(só beneficiando as distribuidores), entregar em forma de abatimento pra empresa de energia vender com lucro pros outro é ser trouxa mor, eles estão lucrando com sua estrutura.

Ainda mais se sabendo que mesmo gerando energia cortam tua energia na falta de luz, pqp.

E não para por ai, ainda tem que homologar o sistema on grid.

Não sejam trouxas, não façam sistema on grid.

Se a cagada já foi feita, desfaz e transforma num sistema hibrido, vc gasta toda energia que gera e se faltar pega da rede.
 
Eu recomendo fazer off grid e fazer um sistema hibrido, nossos politicos safados fizeram as leis sobre o tema de forma que impede a pessoa de vender a energia que gera(só beneficiando as distribuidores), entregar em forma de abatimento pra empresa de energia vender com lucro pros outro é ser trouxa mor, eles estão lucrando com sua estrutura.

Ainda mais se sabendo que mesmo gerando energia cortam tua energia na falta de luz, pqp.

E não para por ai, ainda tem que homologar o sistema on grid.

Não sejam trouxas, não façam sistema on grid.

Se a cagada já foi feita, desfaz e transforma num sistema hibrido, vc gasta toda energia que gera e se faltar pega da rede.

Cara, tem tanta coisa errada nesse post que não sei por onde começar, não me leva a mal não.

Vou tentar aqui:

- primeiramente, a tarifa de energia é composta por TE (transmissão de energia e bandeiras) + TUSD (taxa de uso do sistema de distribuição) + impostos. Sei que isso não tem a ver diretamente com o post, mas vai ser útil em seguida.

- o lucro das distribuidoras, vindo apenas da TUSD, é definido anualmente pelo sistema de concessão, e é calculado com base na compra de energia (preço TE, repassada sem custo algum ao cliente), custo de manutenção da rede, investimentos de ampliação da mesma, projetos sociais de inclusão e incentivo às energia "verde" (esses 2 últimos a fundo perdido, sendo 1% do valor).

- a distribuidora não lucra com a sua energia. Ela apenas pode pegar emprestada e te devolver, no sistema de troca. Inclusive isso "atrapalha" o sistema de compra deles, afinal se eles errarem pra mais vão jogar a energia fora, se comprarem pra menos vão se lascar nas multas, os valores são altíssimos.

- você não pode vender energia pra distribuidora, apenas para o mercado livre, ao preço deles (que é baixíssimo, pois tem usinas imensas concorrendo e o preço é similar ao TE, muitas vezes mais baixo). Não compensa com uma planta pequena.

- mesmo que um dia seja possível vender diretamente para um cliente residencial, o máximo que você vai ganhar é o valor da TE, afinal o cliente vai ter que pagar o TUSD por estar usando a rede da distribuidora. Fazer um sistema pequeno, sem economia de escala, é um suicídio econômico, vai perder grana.

- sabe porque seu sistema é cortado na falta de luz? Porque caso ele falhe e injete energia na rede, vai matar o profissional que estiver mexendo nela pra sua luz voltar.

- sabe porque tem que homologar o sistema? Pra evitar o ponto acima. E pra ter certeza que todas as peças estejam de acordo com o INMETRO.

- sistemas off-grid? Ótima ideia pra perder dinheiro. O sistema custa mais ou menos o DOBRO por causa das baterias. Muitas vezes nem vai ser viável. Normalmente só se usa em lugares remotos com péssimo atendimento.
 
Última edição:
Cara, tem tanta coisa errada nesse post que não sei por onde começar, não me leva a mal não.

Vou tentar aqui:

- primeiramente, a tarifa de energia é composta por TE (transmissão de energia e bandeiras) + TUSD (taxa de uso do sistema de distribuição) + impostos. Sei que isso não tem a ver diretamente com o post, mas vai ser útil em seguida.

- o lucro das distribuidoras, vindo apenas da TUSD, é definido anualmente pelo sistema de concessão, e é calculado com base na compra de energia (preço TE, repassada sem custo algum ao cliente), custo de manutenção da rede, investimentos de ampliação da mesma, projetos sociais de inclusão e incentivo às energia "verde" (esses 2 últimos a fundo perdido, sendo 1% do valor).

- a distribuidora não lucra com a sua energia. Ela apenas pode pegar emprestada e te devolver, no sistema de troca. Inclusive isso "atrapalha" o sistema de compra deles, afinal se eles errarem pra mais vão jogar a energia fora, se comprarem pra menos vão se lascar nas multas, os valores são altíssimos.
A sim coitados, te pegam emprestado e na fatura do outro que usou sua energia ninguém lucrou, nem empresa nem governo, então ficou mais barato pro seu vizinho?
Não seja tolo, nem ache que somos tolos.

Não existe mágica sua energia não desaparece, vai para algum consumidor, que vai pagar todos encargos, multas e lucros das empresas sim.


- você não pode vender energia pra distribuidora, apenas para o mercado livre, ao preço deles (que é baixíssimo, pois tem usinas imensas concorrendo e o preço é similar ao TE, muitas vezes mais baixo). Não compensa com uma planta pequena.
Não vc não pode vender, não tem essa de pode vender em livre mercado nada, papinho furado,

A sim a distribuidora não irá lucrar vendendo sua energia, vai lucrar transmitindo, mera semantica no fim da no mesmo lucram em cima de vc.

- mesmo que um dia seja possível vender diretamente para um cliente residencial, o máximo que você vai ganhar é o valor da TE, afinal o cliente vai ter que pagar o TUSD por estar usando a rede da distribuidora. Fazer um sistema pequeno, sem economia de escala, é um suicídio econômico, vai perder grana.
Engraçado em outros paises, varias pequenos consumidores investem e geram energia e lucram com isso, anyway , se o negocio é bom ou não deixa mercado decidir e não proibe, como a aneel faz.

Não apenas não se pode vender como os creditos ainda expiram em 60 meses, como é fácil botar nos trouxes, e sempre aparece uns pra defender.

- sistemas off-grid? Ótima ideia pra perder dinheiro. O sistema custa mais ou menos o DOBRO por causa das baterias. Muitas vezes nem vai ser viável. Normalmente só se usa em lugares remotos com péssimo atendimento.
O sistema totalmente offgrid é mais caro sim ,mas o sistema hibrido nem tanto.
Mas é melhor do que ajudar governo e empresas lucrarem na sua energia que vc gerou.
 
A sim coitados, te pegam emprestado e na fatura do outro que usou sua energia ninguém lucrou, nem empresa nem governo, então ficou mais barato pro seu vizinho?
Não seja tolo, nem ache que somos tolos.

Não existe mágica sua energia não desaparece, vai para algum consumidor, que vai pagar todos encargos, multas e lucros das empresas sim.

Acho que você não sabe como funciona um contrato de compra/venda de energia. Claro que a energia não desaparece, ela apenas deixa de ser produzida, porém por contrato a distribuidora vai pagar. As multas não estão incluídas no valor da TUSD e nem poderiam por contrato, a distribuidora se lasca mesmo. Pra isso existe uma equipe IMENSA pra esse tipo de cálculo de compra. Aliás, estagiei com o diretor comercial da EDP Escelsa, o cara deu graças à Deus que se aposentou.

Não vc não pode vender, não tem essa de pode vender em livre mercado nada, papinho furado,

A sim a distribuidora não irá lucrar vendendo sua energia, vai lucrar transmitindo, mera semantica no fim da no mesmo lucram em cima de vc.

Pode vender sim, só é trabalhoso pra caramba, pois precisa virar autoprodutor e se inscrever na CCEE. Custa dinheiros, não vale a pena, e o preço da energia não compensa.
A distribuidora lucra com a TUSD, pois na TUSD se resume o trabalho dela, como falei no post anterior. Você que usar um serviço de graça?

Edit: agora que percebi que você nem sabe o que é o mercado livre de energia, e confundiu com livre mercado.

Engraçado em outros paises, varias pequenos consumidores investem e geram energia e lucram com isso, anyway , se o negocio é bom ou não deixa mercado decidir e não proibe, como a aneel faz.

Não apenas não se pode vender como os creditos ainda expiram em 60 meses, como é fácil botar nos trouxes, e sempre aparece uns pra defender.

Antes de ser projetista fotovoltaico aqui, eu trabalhei com isso na Itália. Sim, a burocracia é bem menor (e espero que um dia isso chegue aqui também, afinal melhoraria meu trabalho), mas não pense que valha a pena vender. Ou melhor, valia a pena quando era incentivado pelo governo, hoje em dia ninguém faz mais, só pra uso pessoal. Pelo mesmo motivo que expliquei no outro post: TE e TUSD são coisas completamente separadas economicamente e conceitualmente.

Os creditos valem 60 meses e acho um período bom. Um projetista de verdade vai te indicar um sistema onde não haverá perdas deste tipo, pode ter certeza. Nenhum cliente das empresas onde trabalhei reclamou quanto à isso.

O sistema totalmente offgrid é mais caro sim ,mas o sistema hibrido nem tanto.
Mas é melhor do que ajudar governo e empresas lucrarem na sua energia que vc gerou.

O Governo não tem nada a ver com a TUSD, é um sistema privado por concessão.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Mil
Rapaz, não sabia dessa que se faltar luz na cidade a sua luz também acaba...entendo ali que é pra garantia da integridade do funcionário...interessante...
 
Rapaz, não sabia dessa que se faltar luz na cidade a sua luz também acaba...entendo ali que é pra garantia da integridade do funcionário...interessante...

Basicamente todas as intervenções na rede elétrica de distribuição são feitas sem potencial, ou seja, com o segmento da rede desligado, para segurança do profissional. Como o sistema é em anel, desligar esse segmento só vai interferir nos usuários internos ao mesmo, enquanto os outros continuam funcionando. No caso de um profissional atuando na linha, se energia for injetada na rede, ele pode morrer no processo. Se ele estiver além do transformador pode pegar um choque de 12,8kV.

No caso da linha de transmissão, por ser uma linha da qual dependem cidades inteiras, a maioria dos serviços é feita com a linha ligada (pode ser de 138kV, 230kV, 440kV ou até mais), com equipamentos e técnicas especiais.
 
Acho que você não sabe como funciona um contrato de compra/venda de energia. Claro que a energia não desaparece, ela apenas deixa de ser produzida, porém por contrato a distribuidora vai pagar. As multas não estão incluídas no valor da TUSD e nem poderiam por contrato, a distribuidora se lasca mesmo. Pra isso existe uma equipe IMENSA pra esse tipo de cálculo de compra. Aliás, estagiei com o diretor comercial da EDP Escelsa, o cara deu graças à Deus que se aposentou.



Pode vender sim, só é trabalhoso pra caramba, pois precisa virar autoprodutor e se inscrever na CCEE. Custa dinheiros, não vale a pena, e o preço da energia não compensa.
A distribuidora lucra com a TUSD, pois na TUSD se resume o trabalho dela, como falei no post anterior. Você que usar um serviço de graça?

Edit: agora que percebi que você nem sabe o que é o mercado livre de energia, e confundiu com livre mercado.



Antes de ser projetista fotovoltaico aqui, eu trabalhei com isso na Itália. Sim, a burocracia é bem menor (e espero que um dia isso chegue aqui também, afinal melhoraria meu trabalho), mas não pense que valha a pena vender. Ou melhor, valia a pena quando era incentivado pelo governo, hoje em dia ninguém faz mais, só pra uso pessoal. Pelo mesmo motivo que expliquei no outro post: TE e TUSD são coisas completamente separadas economicamente e conceitualmente.

Os creditos valem 60 meses e acho um período bom. Um projetista de verdade vai te indicar um sistema onde não haverá perdas deste tipo, pode ter certeza. Nenhum cliente das empresas onde trabalhei reclamou quanto à isso.



O Governo não tem nada a ver com a TUSD, é um sistema privado por concessão.

Não adianta vc discute tecnalidades , eu discuto o conceito, vc diz que pode vender mas é dificil, eu digo foi feito para ser dificil, para desestimular o cidadão de gerar energia,para defender o capital dos grandes ante os interesses da sociedade de ter acesso a mais energia limpa.

Se a energia solar fosse estimulada, milhares/milhões de lares poderiam não apenas serem autosuficientes mas gerarem energia, e energia limpa até mesmo para indústria(ao longo das próximas décadas), mas claro o lob sempre é mais forte.

Vc diz que ninguém lucra com sua energia e que se empata, eu digo, empatar é prejuizo, pois vc arcou com a toda estrutura para gerar,arca com a manutenção para empatar, vc gerou tem que lucrar,vc não tem que dar nada pra ninguém.

Até pq vc não empata pq teus custos são muitos maiores por kilowatt,vc gasta muito de um lado, e recebe energia de quem produz com escala muito maior e custo muito menor, vc está operando no prejuízo.
 

Depende do custo, uma boa empresa solar faz a análise pra você. No meu caso não valeu a pena, o custo com microinversor aumentaria em mais de 5 mil o valor
Vou novamente atrás disso, nem que faço o financiamento em 60x de deixo lá "se pagando" no momento.

O problema que eu acho muito caro aqui na cidade os orçamentos que fizeram pra mim aquela vez.... tanto sem usar micro inversores, eu já queria mirar no mínimo em algo próximo aos 400kw, visto que hoje cheguei a gastar 270kw já e nem tenho ainda a parte externa da casa feita (area de festa e afins).
 
Não adianta vc discute tecnalidades , eu discuto o conceito, vc diz que pode vender mas é dificil, eu digo foi feito para ser dificil, para desestimular o cidadão de gerar energia,para defender o capital dos grandes ante os interesses da sociedade de ter acesso a mais energia limpa.

Se a energia solar fosse estimulada, milhares/milhões de lares poderiam não apenas serem autosuficientes mas gerarem energia, e energia limpa até mesmo para indústria(ao longo das próximas décadas), mas claro o lob sempre é mais forte.

Vc diz que ninguém lucra com sua energia e que se empata, eu digo, empatar é prejuizo, pois vc arcou com a toda estrutura para gerar,arca com a manutenção para empatar, vc gerou tem que lucrar,vc não tem que dar nada pra ninguém.

Até pq vc não empata pq teus custos são muitos maiores por kilowatt,vc gasta muito de um lado, e recebe energia de quem produz com escala muito maior e custo muito menor, vc está operando no prejuízo.

Mas eu concordo que a burocracia deve ser reduzida (mantendo a segurança, claro). Digo e repito, isso me ajudaria MUITO no meu trabalho.

O que você não entende, ou ignora completamente apesar de eu te repetido várias vezes, é que o preço de venda da energia solar não compensa. Você pode ter zero burocracia, mas vai perder dinheiro. Ninguém hoje, sem um grande incentivo do governo, vai poder fazer isso. No mundo inteiro. Quem fez, não faz mais. Aqui acho que nem deveriam começar, afinal já temos subsídios demais e nossa matriz elétrica é uma das mais limpas do mundo. E olha que eu seria um dos mais beneficiados com esse subsídio.

Tecnicalidade são tão importantes quanto o conceito, às vezes até mais, porque um conceito bem apresentado precisa se embasar na tecnicalidade, caso contrário é utopia.

Vou novamente atrás disso, nem que faço o financiamento em 60x de deixo lá "se pagando" no momento.

O problema que eu acho muito caro aqui na cidade os orçamentos que fizeram pra mim aquela vez.... tanto sem usar micro inversores, eu já queria mirar no mínimo em algo próximo aos 400kw, visto que hoje cheguei a gastar 270kw já e nem tenho ainda a parte externa da casa feita (area de festa e afins).

Se for olhar apenas no ganho de eficiência, o microinversor nunca vai valer a pena.
Tenta ver no orçamento um custo detalhado de manutenção pelos 20-25 anos de operação, incluindo possíveis trocas de aparelho.
 
@O_Sani irei avaliar sim, anotei o contato de algumas empresas aqui de Blumenau que fazem a instalação e solicitarei uns orçamentos.

Uma dúvida, o inversor poderia ser instalado no sotão da casa?
 
@O_Sani irei avaliar sim, anotei o contato de algumas empresas aqui de Blumenau que fazem a instalação e solicitarei uns orçamentos.

Uma dúvida, o inversor poderia ser instalado no sotão da casa?

Eu não aconselho muito dependendo do local, mas é possível desde que o acesso seja simples.
A norma diz que o local deve ser de fácil e imediato acesso, por se tratar de um equipamento elétrico com uma certa potência. Isso significa que teoricamente é proibido caso seja necessário armar uma escada para acessar. (mas é difícil que venham arranjar problema com isso)
 
Mas eu concordo que a burocracia deve ser reduzida (mantendo a segurança, claro). Digo e repito, isso me ajudaria MUITO no meu trabalho.

O que você não entende, ou ignora completamente apesar de eu te repetido várias vezes, é que o preço de venda da energia solar não compensa. Você pode ter zero burocracia, mas vai perder dinheiro.
Aqui eu acho que vc está confundindo as coisas , o cidadão vender o excedente , é diferente de ele querer investir para viver de vender energia solar.
vender um excedente que vc não usa e não vai conseguir segurar nas baterias, sempre será lucro mesmo que seja por alguns reais.(mas claro segundo o preço da energia no mercado).

Investir comprando mais e mais paineis, para vender, no cenário de hj pode não ser lucrativo,mas quem sabe no futuro, se uma catrastofe ocorre nas hidroeletricas, enermes secas, tudo isso poderia valorizar a energia, nunca se sabe o futuro, certamente não seria dinheiro para enriquecer ou viver disso, mas render mais que 0,02% da poupança.

Não é uma questão de redução de burocracia tem que refazer as normas e leis.
 
Aqui eu acho que vc está confundindo as coisas , o cidadão vender o excedente , é diferente de ele querer investir para viver de vender energia solar.
vender um excedente que vc não usa e não vai conseguir segurar nas baterias, sempre será lucro mesmo que seja por alguns reais.(mas claro segundo o preço da energia no mercado).

Investir comprando mais e mais paineis, para vender, no cenário de hj pode não ser lucrativo,mas quem sabe no futuro, se uma catrastofe ocorre nas hidroeletricas, enermes secas, tudo isso poderia valorizar a energia, nunca se sabe o futuro, certamente não seria dinheiro para enriquecer ou viver disso, mas render mais que 0,02% da poupança.

Não é uma questão de redução de burocracia tem que refazer as normas e leis.

Vender excedente significa um erro de projeto e continua sendo perda de dinheiro.
Se você, feitas as devidas contas financeiras, percebe que está gastando R$0,45 pra produzir essa energia e vai vender a R$0,29 no melhor cenário (custo da TE), está apenas reduzindo uma perda. É muito melhor pegar uma conta de um parente, colocar no próprio CPF e transferir o excedente pra lá, e isso é perfeitamente possível, além de lucrativo.

Quanto ao cenário catastrófico das hidrelétricas, caso isso acontecer, te garanto que o último problema será o solar. Já temos uma pequena amostra nesses últimos anos, desde 2015, do que um mau gerenciamento das hidros pode fazer com o preço, Agora imagina uma crise de verdade.
 
Amigos, o que acham disso aqui?
Sistema fotovoltaico 5,36kwp
16 módulos byd PHK 36 335w
Inversor Deye Sun 5k GM
Para gerar até 590kwh 🌄
Valor instalado R$ 19.330,00

➗ Financiamento pelo Banco BV 💵
24x R$ 1.020,08
36x R$ 744,88
48x R$ 607,28
60x R$ 511,54
72x R$ 455,46
Tá legal o preço/ equipamento :hmm2:? Obs, gasto em média 629.615 kwh
 
Última edição:
Vender excedente significa um erro de projeto e continua sendo perda de dinheiro.
Erro de projeto é projetar um sistema onde esperar que 100% do tempo tenha sol do meio dia, vc sempre precisa comprar mais paineis pro consumo, e sim vai ter mês que vai ter excedente,pq não se pode trabalhar achando que vai ter sol sempre, nem nublado sempre, tem que ter margem, mas o mago da energia solar ai não pensou nisso, o google te sacaneou.kkkk


Se você, feitas as devidas contas financeiras, percebe que está gastando R$0,45 pra produzir essa energia e vai vender a R$0,29 no melhor cenário (custo da TE), está apenas reduzindo uma perda.
O custo é o investimento inicial do painel mais a manutenção, não tem essa de está gastando...
O custo é para abastecer a casa o que vier a mais é lucro, e ajuda a abater o investimento inicial nos paineis.

Quanto ao cenário catastrófico das hidrelétricas, caso isso acontecer, te garanto que o último problema será o solar. Já temos uma pequena amostra nesses últimos anos, desde 2015, do que um mau gerenciamento das hidros pode fazer com o preço, Agora imagina uma crise de verdade.
E isso seria otimo para quem vende energia, não algo ruim como vc parece colocar.
 
Show, eu estava cotando por aqui e pediram 16k pra gerar 200~300kw.

Pessoal, utilizando microinversores seria melhor do que apenas um? Porém o custo iria lá pra cima eu acredito.

Instalei meu sistema com 8 placas e 2 microinversores... ficou mais caro porém a instalação ficou mais clean, sem nenhum aparelho dentro de casa, como moro em um sobrado ficaria ruim um inversor normal. Os microinversores são instalados embaixo das placas.
A vantagem é que se der problema continuo gerando com metade das placas.
Desvantagem foi o custo que ficou um pouco mais alto.

Se não estou enganado em uma instalação com um único inversor, se apenas uma placa estiver pegando sombra, as demais placas mesmo sobre o sol, vão gerar no máximo o que a placa que está sobra a sombra gera, ou se tiver uma placa com defeito, todas as outras vão ficar limitada, até que se efetue a troca.
No caso do microinversor o sistema fica bem dividido, no meu caso de 8 placas e 2 inversores, se uma placa der problema eu continuo com 4 funcionando em plena carga e 4 funcionando com limite de geração, se fosse 8 placas e 1 inversor e 1 placa apresentasse defeito, ficariam todas limitadas.
 
Instalei meu sistema com 8 placas e 2 microinversores... ficou mais caro porém a instalação ficou mais clean, sem nenhum aparelho dentro de casa, como moro em um sobrado ficaria ruim um inversor normal. Os microinversores são instalados embaixo das placas.
A vantagem é que se der problema continuo gerando com metade das placas.
Desvantagem foi o custo que ficou um pouco mais alto.

Se não estou enganado em uma instalação com um único inversor, se apenas uma placa estiver pegando sombra, as demais placas mesmo sobre o sol, vão gerar no máximo o que a placa que está sobra a sombra gera, ou se tiver uma placa com defeito, todas as outras vão ficar limitada, até que se efetue a troca.
No caso do microinversor o sistema fica bem dividido, no meu caso de 8 placas e 2 inversores, se uma placa der problema eu continuo com 4 funcionando em plena carga e 4 funcionando com limite de geração, se fosse 8 placas e 1 inversor e 1 placa apresentasse defeito, ficariam todas limitadas.
Sim, eu estava lendo bem isso mesmo!

Eu pensei nessa questão pelo fato da instalação mais "clean" mesmo, tanto que pra eu enfiar hoje um inversor aqui no outro quarto perto do quadro de luz já ia da um problemão por isso comentei do sotão kkkk.

Quais equipamentos foram utilizados ai? Quanto ficou mais ou menos o custo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo