• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Matéria interessante sobre o assunto:


Semi-transparent solar cells achieve record-breaking energy conversion​

The solar cells can be teamed up with tandem solar cells and also pave the way for use in windows to tap into solar energy.​

matéria em spoiler:​

Researchers at the Korea Institute of Energy Research (KIER) have developed perovskite-based semi-transparent solar cells that have a record-breaking 21.68 percent energy conversion efficiency, a press release said.

These cells can be readily deployed as building windows or with tandem solar cells and have also demonstrated improved durability compared to other perovskite-based solar cells.

High-efficiency solar cells are needed as the world looks to phase out its dependence on fossil fuels for its energy demands. Conventionally deployed solar cells have an energy conversion efficiency of only 20 percent, meaning we cannot tap into 80 percent of light incidents on existing solar infrastructure.

To improve this energy conversion ratio, researchers have been working with materials such as perovskites that can deliver high energy efficiencies. Some teams want to tap into more solar energy by repurposing windows and glass facades as solar panels.

The team at the Photovoltaics Research Department, along with the Energy AI and Computational Science Lab at KIER, have now combined these two approaches to deliver a highly durable perovskite cell that is also highly efficient.

Making semi-transparent solar cells

To make semi-transparent solar cells, the team decided to replace the metal electrodes that make conventional solar cells opaque with transparent ones that allow the light to pass through them. While this might sound like a straightforward thing to do, making these changes have a detrimental effect.
Já há predios utilizando paineis transparentes no Paraná, mais especificamente, sobre as janelas de alguns predios.
 
Depois de instalado (aprovado pela concessionária) e se quiser, no futuro, pode aumentar a quantidade de placas para aumentar a produção de energia?
 
Depois de instalado (aprovado pela concessionária) e se quiser, no futuro, pode aumentar a quantidade de placas para aumentar a produção de energia?
Pode. Basicamente há 2 casos:

- a potência homologada se mantém (ou seja, o menor valor entre a potência do inversor e a potência dos painéis se mantém). Neste caso não precisa homologar novamente.

- a potência homologada aumenta. Neste caso precisa fazer nova homologação da parte extra.


Exemplo prático: você tem um inversor de 5kW e 10x placas de 550W (5,5kWp).

- caso 1: coloca mais 2x placas de 550W. Potência homologada continua 5kW, mesmo os painéis somando 6.6kWp. Não precisa homologar.

- caso 2: coloca mais um inversor de 3kW e 6x painéis de 550W. Potência homologada de de 8kW, precisa homologar a parte nova.

Existe também o caso (raro) onde os painéis tem potência menor que o inversor. Neste caso, mesmo adicionando apenas painéis, precisa homologar pois a menor potência era dos painéis. É sacanagem, eu sei…
 
Pode. Basicamente há 2 casos:

- a potência homologada se mantém (ou seja, o menor valor entre a potência do inversor e a potência dos painéis se mantém). Neste caso não precisa homologar novamente.

- a potência homologada aumenta. Neste caso precisa fazer nova homologação da parte extra.


Exemplo prático: você tem um inversor de 5kW e 10x placas de 550W (5,5kWp).

- caso 1: coloca mais 2x placas de 550W. Potência homologada continua 5kW, mesmo os painéis somando 6.6kWp. Não precisa homologar.

- caso 2: coloca mais um inversor de 3kW e 6x painéis de 550W. Potência homologada de de 8kW, precisa homologar a parte nova.

Existe também o caso (raro) onde os painéis tem potência menor que o inversor. Neste caso, mesmo adicionando apenas painéis, precisa homologar pois a menor potência era dos painéis. É sacanagem, eu sei…
No caso a homologação é feita de acordo com os inversores ou microinversores?
No meu caso o projero seria de, 12 placas de 535 e 12 microinversores de 470w a homologação seria 5.64kWp e não de 6.4kWp(placas)?
 
No caso a homologação é feita de acordo com os inversores ou microinversores?
No meu caso o projero seria de, 12 placas de 535 e 12 microinversores de 470w a homologação seria 5.64kWp e não de 6.4kWp(placas)?
Isso, a potência homologada pela concessionária é 5.64kW
 
Depois de instalado (aprovado pela concessionária) e se quiser, no futuro, pode aumentar a quantidade de placas para aumentar a produção de energia?
O problema é que a tecnologia evolui muito rápido.
Tenho o sistema a 4 anos, queria aumentar minhas placas e adivinha se existe atualmente placas compatíveis com meu inversor... :fail:


Vocês limpam as placas com qual frequência?
 
Vocês limpam as placas com qual frequência?
Depende do local. Eu aconselho um intervalo entre 6 meses e 1 ano.
Se possível, é bom fazer uma inspeção visual todo mês se o telhado for visualmente acessível.
 
  • Curtir
Reações: Mil
Alguém indica uma empresa no Rio de Janeiro?
A empresa Holu solar é boa, confiável?
Win... Já instalei 4 usinas fotovoltaica com os produtos dela.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a potência homologada aumenta. Neste caso precisa fazer nova homologação da parte extra.
Aqui no ES... como a EDP não faz vistoria no imóvel só troca o medidor... faço o projeto sempre a mais qdo o cliente aumentar a potencia não tem necessidade de fazer uma nova homologação.
 
viram o projeto de lei que ta vindo ae
acabou o sonho pra energia solar
foi tanto tempo na ideologia de energia 1:1 juntando prejuízo em vez de fazer certo no inicio com populismo
agora e 30% e mais nada e o mercado que seria aberto agora e so sonho
 
Win... Já instalei 4 usinas fotovoltaica com os produtos dela.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui no ES... como a EDP não faz vistoria no imóvel só troca o medidor... faço o projeto sempre a mais qdo o cliente aumentar a potencia não tem necessidade de fazer uma nova homologação.
Mas você só comprou os produtos e fez a instalação? Você seria instalador?
Meu problema com eles são informações não consigo falar com a parte de engenharia, não consigo tirar dúvidas sobre a instalação tudo complicado.
 
Mas você só comprou os produtos e fez a instalação? Você seria instalador?
Meu problema com eles são informações não consigo falar com a parte de engenharia, não consigo tirar dúvidas sobre a instalação tudo complicado.
Eu auxilio um colega instalação da usina fotovoltaica.
 
Você indica alguma mepresa no Rio de Janeiro/RJ?
Brother no caso eu trabalho com distribuidora, vc queria uma empresa que vende e instala pra vc? se for isso não conheço pq sou do Espirito Santo.
 
Aqui no ES... como a EDP não faz vistoria no imóvel só troca o medidor... faço o projeto sempre a mais qdo o cliente aumentar a potencia não tem necessidade de fazer uma nova homologação.
Sim, também faço isso caso o cliente tenha previsão de aumentar a potência. Sou do ES também, realmente não vistoriam.
O problema seria homologar a potência exata e depois aumentar sem avisar, aí em caso de problemas a marreta desce.

viram o projeto de lei que ta vindo ae
acabou o sonho pra energia solar
foi tanto tempo na ideologia de energia 1:1 juntando prejuízo em vez de fazer certo no inicio com populismo
agora e 30% e mais nada e o mercado que seria aberto agora e so sonho
É pior ainda, o 30% é em relação ao Mercado Livre de Energia, a GD seria 10%.
 
Sim, também faço isso caso o cliente tenha previsão de aumentar a potência. Sou do ES também, realmente não vistoriam.
O problema seria homologar a potência exata e depois aumentar sem avisar, aí em caso de problemas a marreta desce.


É pior ainda, o 30% é em relação ao Mercado Livre de Energia, a GD seria 10%.
acabou o sonho misto ainda ta liberado ne confia
10% pode jogar os on grid fora
afinal a esquerda muda rapidinho agora pra voltar mais 20 anos
 
Compensa sistema on grid... WEG, com inversor de 3kw + 6 módulos 615w?

E o que acham do intelbras?
 
Compensa sistema on grid... WEG, com inversor de 3kw + 6 módulos 615w?

E o que acham do intelbras?
nao minha regiao, norte do Parana, agora que estao querendo empurar so WEG, vendendo mais caro. varios instaladores mais velhos, falam, qualquer marca pode dar problema, e pode dar trabalho de rma. porque ele me disse que tem que ver placa por placa para ver o defeito da mesma. ate sistema Candian Solar ja deram problema aqui na regiao, inversor queimar, etc
 
nao minha regiao, norte do Parana, agora que estao querendo empurar so WEG, vendendo mais caro. varios instaladores mais velhos, falam, qualquer marca pode dar problema, e pode dar trabalho de rma. porque ele me disse que tem que ver placa por placa para ver o defeito da mesma. ate sistema Candian Solar ja deram problema aqui na regiao, inversor queimar, etc
O sistema Weg ficou o mesmo preço dos demais, em torno de 11k.
O mais barato que achei foi 10k.

O da Intelbras, fiz a cotação, mas não tive mais retorno dos cara... O valor q me passaram foi 13k, mas com dois micro inversor 2 kw.

Isso para uma média de consumo 450kw.
 
O sistema Weg ficou o mesmo preço dos demais, em torno de 11k.
O mais barato que achei foi 10k.

O da Intelbras, fiz a cotação, mas não tive mais retorno dos cara... O valor q me passaram foi 13k, mas com dois micro inversor 2 kw.

Isso para uma média de consumo 450kw.
estranho, pois pessoal daqui nao gosta de vender 2 inversores pequenos, preferem por 1 de 4k, e geralmente, marca e grife. na loja onde trabalho tem 20 placas de 390W, 4 anos, tranquilo e bem de boa.

eu nao ligo para marca, apenas a potencia e isso.
 
O mais importante é a garantia e o pós venda. Problema qualquer marca pode dar (quem mais, quem menos).

Eu gosto muito de trabalhar com Canadian Solar por causa disso, o distribuidor oficial deles sempre me atendeu bem e rapidamente. Claro que a qualidade do projeto também ajuda na durabilidade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo