• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] O papo é PiX

Ta louco, quanta "artimanha" pra CASO seja assaltado... Perde totalmente o sentido da funcionalidade...
Aqui eu coloquei todos os apps de banco/pagamento para exigir minha biometria ao abrir o app, fora a biometria deles... E penso ainda em deixar somente um icone de banco bem a mostra com uns 200 reais na conta e o resto tudo bloqueado, pq se vc falar q não tem celular ou ele ver q não tem Pix, capaz de te dar uns tiros ainda

É triste ter que chegar a esse ponto, mas infelizmente é necessário para evitar maiores prejuízos.

Estão cada vez mais recorrentes os casos de bandidos que pegam celular da vítima e fazem o limpa nas contas, estouram cartão de crédito, fazem empréstimos etc.
 
Ta louco, quanta "artimanha" pra CASO seja assaltado... Perde totalmente o sentido da funcionalidade...
Aqui eu coloquei todos os apps de banco/pagamento para exigir minha biometria ao abrir o app, fora a biometria deles... E penso ainda em deixar somente um icone de banco bem a mostra com uns 200 reais na conta e o resto tudo bloqueado, pq se vc falar q não tem celular ou ele ver q não tem Pix, capaz de te dar uns tiros ainda
Ou se verem que tem pouco dinheiro também podem atirar, já passou até um caso assim no Datena, o cara levou um tiro porque tinha pouco dinheiro na conta. A única solução mesmo é o povo para de eleger esses políticos que protegem criminosos.
 
Em quais bancos vocês estão deixando dinheiro "para o ladrão" bem a vista dele? E que não dê para fazer empréstimos e usar c.crédito.
Está muito complicado agora.
 
aqui uso MercadoPago até pq faço compras no ML, quando é algo de urgência deposito em Lotérica e cai na hora

+fácil bandido roubar uns R$200 que sempre ando na carteira que ter acima disso no PIX
 
Encontrei um bom artigo explicando entre outras coisas como esconder ou bloquear apps de banco no próprio smartphone. No caso Samsung, iPhone e Xiaomi.


*****
Sobre o PIX, o banco NEON embora não tenha opção de esperar aumentos de limite diurno e noturno (ele é feito imediatamente), após eu reclamar via Banco Central disse isso:

********************************
Quanto à Resolução do Banco Central do Brasil (“BACEN”) nº 142/2021, mencionada em sua manifestação, esclarecemos que a espera de 24 horas de que trata o inciso II, artigo 2 da norma refere-se exclusivamente a aumento de limites, não sua redução.

A redução pode ser realizada imediatamente, caso no qual a Neon preza pelo melhor atendimento a seu cliente no menor tempo possível.

Como mencionado no próprio inciso II do artigo 2 da norma, o aumento dos limites máximos deve ser solicitado por meio dos canais de atendimento eletrônicos, ou seja, pelo chat eletrônico disponibilizado pela Neon.

A possibilidade de aumento ou redução do limite no aplicativo Neon é uma faculdade concedida ao cliente considerando o limite máximo aprovado e aceito pelo cliente. Não obstante, essa faculdade se restringe ao limite máximo determinado.

Então, caso seja solicitado um limite máximo menor, o cliente poderá utilizar a barra para aumentar ou reduzir seu limite dentro do novo parâmetro (exemplo: caso o cliente solicite redução do limite máximo de R$ 1000,00 para R$ 500,00, poderá ajustar a barra no app para qualquer valor entre R$ 0 e R$ 500,00).

O procedimento de solicitação de redução de limite via atendimento eletrônico vale para todos os tipos de transação mencionados em sua manifestação e, diante de sua solicitação de redução, entramos em contato com o time responsável, que efetivou as reduções solicitadas.

Para próximos pedidos de aumento de quaisquer limites, conforme supracitado, nossos canais eletrônicos de atendimento estão à sua disposição.

********************************

Eu queria saber o que esses bancos fumam toda vez que redigem essas respostas... É muita cretinice. A resolução citada eu já revisei mais que todo mundo. Diz que o cliente do banco tem direito a customizar os limites de tudo.

Olhem lá:

*********
Art. 2º:

I - limite máximo de R$ 1.000,00 (mil reais), entre 20h e 06h;

II - prazo mínimo de vinte e quatro horas para a efetivação do aumento de limites para transações de pagamento a pedido do cliente, formalizado nos canais de atendimento eletrônicos disponibilizados pela instituição.

**********************
§ 1º As transações de pagamento citadas no caput contemplam:
**********************

I - transações realizadas no âmbito de arranjos de pagamento de transferência com emprego de instrumentos de pagamento com função que permita a movimentação de:

a) contas de depósitos (OBS: outro nome pra "conta corrente ou poupança"); ou

b) contas de pagamento pré-pagas;

II - transferências entre contas na própria instituição;

III - Transferência Eletrônica Disponível (TED);

IV - transação de pagamento instantâneo (Pix);

V - transferências por meio de Documento de Crédito (DOC); e

VI - boletos de pagamento.
************

Então se tá tudo contemplado, já pararam pra questionar por que ainda existe banco que só permite mudar PIX? E mesmo que altere o PIX, não existe espera mínima alguma pra subir ou rebaixar? OBS: eu sempre soube que a redução é imediata, mas o aumento após a redução não pode ser.

Sempre que vc aumente de R$ 1 pra 2, ou então de 20 pra 30, ou 1000 pra 2000, precisaria esperar essas 24h pelo menos, pra ver isso sendo efetivado.

O artigo 3º. dessa resolução já abre dizendo que deve ser facultado ao cliente:

I - o estabelecimento de limites específicos de acordo com o período de realização das transações de pagamento referidas no § 1º do art. 2º, observada a compatibilidade com o perfil de risco do cliente e com o regulamento ou instrumento que discipline o funcionamento do arranjo de pagamento referente à transação de pagamento; e

Ora, se é específico então é CUSTOMIZÁVEL.

Eu posso querer R$ 100, outra pessoa 6000, mas tudo dentro do limite MÁXIMO imposto de acordo com o perfil do cliente. Óbvio que se eu pedir limite de R$ 100 mil não serei atendido. E esse § 1º do art. 2º fala que não é apenas pra PIX que deveríamos ditar.

E quem manda esperar 24h pra tudo (DOC/TED, PIX e boletos) é o § 1º do art. 3º, pra ser mais preciso.

Depois dessa minha queixa ao NEON eles reduziram tudo isso pra R$ 1 ou 1 centavo (fizeram o mesmo pra outra pessoa aqui em casa, depois de pedir pelo chat, onde questionaram os motivos e inicialmente foram até relutantes):

**********************
TRANSFERÊNCIAS

OBS: é tudo TED, que só é feito no horário comercial
**********************
- Entre contas Neon
- Para outros bancos (mesmo CPF)
- Para outros bancos (CPF diferente)

**********************
PAGAMENTOS
**********************
- Contas de consumo (luz, gás, água, etc.)
- Boletos
- Guia de impostos
**********************

Sabem o quanto estavam antes? Uns 8 mil reais. Pra cada!

Só que todos esses não foram mexidos:

1) PIX limite saque e troco diurno: R$ 500 e R$ 100 noturno (OBS: valores padrões pra todos os bancos)
2) Transferência entre contas NEON: R$ 1 mil (parece que é limite noturno e pro PIX, pra mudar tem que falar pelo chat)
3) Pagar via código QR: R$ 7 mil
4) Transferências pela Siri: R$ 600
5) Saques na rede 24h: R$ 2 mil disponíveis (parece que seria o diário)

Aí alguém vai questionar: mas e se vc rebaixar tudo, como vai fazer pra, digamos, pagar um boleto?

- Resposta: Pedir pra aumentar o limite e esperar 1 a 2 dias pra tanto.

Ou eu poderia deixar assim:

- Limite PIX mesmo CPF: R$ 500
- Limite PIX CPF diferente: R$ 1

Faria um PIX pra outro banco meu, sem essa trava nos boletos, e pagaria na hora.

Qual seria o cenário ideal? Este: o banco permitir vc customizar tudo. E respeitar a espera mínima de 24h pra subir.

É uma estratégia perfeita, de se planejar quando for transferir (ou enviar grandes quantias apenas pro mesmo CPF), idem pra pagar boletos.

Mas aí a gente explica a ideia de planejar os aumentos de limite, e após o uso rebaixar tudo de novo, e o que as pessoas preferem?

- Limites altíssimos pra tudo, 24 horas por dia habilitados. Inclusive pra saque em caixa 24h (que eu acho que até hoje nunca usei), que é sempre esquecido.

E por que elas querem isso?

Ora, pra facilitar que sejam roubadas! Das duas uma, ou são elas que querem loucamente que isso aconteça, ou são os bancos.

E quanto menos pessoas reclamarem, inclusive na justiça, e pedirem que os bancos cumpram a resolução citada, menos eles se moverão pra possibilitar isso. Eu sou favorável a processar todo mundo pra que pelo menos tenhamos essas 24 horas.

Coisa que o banco Inter já fez.

Claro, 24h não resolvem, pois já teve caso de sequestro que esperou pra isso. Mas já pararam pra pensar se fossem DIAS pra tudo? Tipo 3, 4? Com certeza até sequestros seriam frustrados, ou se ganharia tempo.

A ironia é que o NEON resolveu parcialmente meu problema, mas o PIX fica no valor que vc quiser e sem espera.

Mas o Picpay (entre outros, como Nubank) não deixa vc limitar TED/boletos, mas respeita o prazo das 24h pra subir PIX.

Se o MERDIL não fosse esta bagunça em que nego faz o que quer, com certeza muitos problemas seriam evitados. :rolleyes:
 
Última edição:
Só ilustrando como os bancos agem:

- BRADESCO:

- Esse antigamente você conseguia uma conta digital gratuita. Digiconta. Que permitia fazer DOC-E e TED sem tarifa de R$ 11 por transação. Depois acabou, mas quem tinha cadastrado permaneceu (iConta do Itaú também). Contas corrente normais pagam, então só vale a pena fazer PIX.

- O Bradesco permite limitar o PIX inteiramente. E espera 24 a 48h pra subir limites, uma vez que vc os rebaixe. Na mesma tela configura pagamentos (atenção: é por PIX), e saques (não vi se o de caixa 24h, porque existe PIX SAQUE também).

Mas tem um probleminha: vc não consegue limitar DOC/TED, e pagamentos de boletos. OBS: tentei fazer DOC, mas aparentemente não rola mais, apenas TED estava disponível, a não ser que o DOC seja feito na agência física.

- Antigamente você também usava token por chaveirinho físico. Você aperta um botão e ele gera um código aleatório, no visor. Que vale acho que 30 segundos. Mas na infinita sabedoria o banco descontinuou isso (o Itaú também). E agora você habilita um aparelho (iPhone, Android...) e o token é preenchido automaticamente nas transações.

Ou seja, se o celular for roubado e o ladrão forçar você a passar a senha de 4 dígitos (do app) ou botar sua digital, ele faz a transação que quiser. Quando no método antigo não conseguiria fazer nada, se o token/chaveirinho não estivesse presente ali. Economia burra...

- Como eu continuei com o chaveiro físico, me deparei com uma situação inusitada: não foi possível no meu iPAD limitar absolutamente NADA do PIX (e só dele, pois TED/boletos não dá pra modificar). Não entendi o motivo, já que na conta do meu pai (celular ASUS, Android) ele conseguiu.

A explicação foi simples: foi por estar usando o token do chaveiro físico. Reclamei disso em 26/10/2021. Não resolveram. Me mandaram atualizar praquele que está vinculado ao dispositivo, e se autopreenche.

Até tentei fazer isso, sem sucesso. Teria de ir na agência...

- Até que...

11.jpg


Pensei: mais uma atualização inútil que não vai mudar nada na minha conta.

Só que não. Agora eu consigo modificar os limites PIX. Claro, informando a chave do token físico.

Vou até colocar prints da tela deles pra vcs verem:

3.jpg


4.jpg


5.jpg


6.jpg


7.jpg

Viram que eu rebaixei absolutamente tudo pra 1 real? E que se mudar pra R$ 1 e 1 centavo eles pedem pra aguardar 24 a 48h?

Tentei fazer um PIX maior que R$ 1 e não passou.

Mas reparem que num dos prints tá escrito ali no sinal de interrogação:

- "Esses limites são exclusivos para o PIX e não interferem nos seus limites de transferência e pagamentos convencionais".

O que eu fiz pra comprovar que é assim? Simulei um TED de 4 reais. Pra minha conta no Picpay.

1.jpg


2.jpg

O TED foi feito sem problema algum.

Se eu tivesse mandado pagar um boleto de R$ 500, 1000, também seria feito.

Aí alguém vai questionar: mas o BRADESCO tem obrigação de viabilizar que o cliente limite TED e pagamentos convencionais por boletos?

Sim. Pesquise aí:

RESOLUÇÃO BCB Nº 142, DE 23 DE SETEMBRO DE 2021

Leia e RELEIA o que ela diz, na íntegra, se tiver alguma dúvida.

O que eu poderia tentar é ir pessoalmente na agência e pedir pra que rebaixem TED e boletos. Não seria um entrave pra mim, porque eu poderia facilmente subir o limite PIX pra meu CPF, transferir (depois de passadas 24h) pro banco INTER (ou outro que permitisse limitar boletos) e pagar.

Mas quais bancos, entre todos os que existem hoje, limitam TED e pagamentos por boletos?

Só um:

- BANCO INTER.

O C6Bank limita TED (nada sobre boletos), mas não deixa você escrever menos que 100 reais no app. E não deixa também pra PIX menos que R$ 100.

Eu só consegui botar CENTAVOS pro limite PIX diário porque isso foi antes da atualização que agora não deixa escrever menos que R$ 100. Ou seja, não posso mais alterar.

Pior é o DIGIO que não limita PIX abaixo de R$ 300.

Conclusão: o único banco seguro pra se deixar dinheiro e ter conta corrente hoje é o INTER.

Esqueçam todos os outros. Inclusive é mais seguro também no método de recuperação de acesso/senha. E modificar o cadastro.

Eu só uso Picpay porque ele rende 105% do CDI, ou seja, perderia $ se deixasse no INTER.

Mas lamentavelmente, todos são ruins na parte de limitar o que a conta corrente pode fazer. E como eu sempre disse, eu acho que todos que descumprem a resolução tem que ser processados, porque vejam o que aconteceu com o BRADESCO: levaram 8 meses pra soltar uma atualização pra que pessoas como eu conseguissem alterar o limite PIX.

8 F.UCKING MESES. :br:

P.uta que o pariu, isso era pra ter sido disponibilizado com 1 semana. E nem abrange tudo, pois TED/boletos não dá pra mexer.

Sem contar que 24 a 48h de prazo mínimo é ridículo. Sequestros já tiraram todo o $ da vítima após esse tempinho.

O cliente tem que ter o direito de botar prazos MAIORES especialmente pra pessoas nunca cadastradas pra enviar dinheiro. ;)
 
Última edição:
Eita, olhando vídeos relacionados, olhem o que eu achei:



E um dos bancos que deu zebra foi um que não tenho conta: BANCO DO BRASIL

Viram que dentre os problemas teve aquele dos empréstimos pré-aprovados?

Mas claaaaaaaro, vc não tem direito de retirar isso do app. Mais uma brecha que fica lá e vc fica forçado a conviver com ela, use ou não. Todo banco que enfia isso no app e não tira tem que ser processado. Empréstimo bancário é uma das paradas mais caras que existem e quem não vá realmente usar tem que correr pra exigir que isso suma...
 
Eita, olhando vídeos relacionados, olhem o que eu achei:



E um dos bancos que deu zebra foi um que não tenho conta: BANCO DO BRASIL

Viram que dentre os problemas teve aquele dos empréstimos pré-aprovados?

Mas claaaaaaaro, vc não tem direito de retirar isso do app. Mais uma brecha que fica lá e vc fica forçado a conviver com ela, use ou não. Todo banco que enfia isso no app e não tira tem que ser processado. Empréstimo bancário é uma das paradas mais caras que existem e quem não vá realmente usar tem que correr pra exigir que isso suma...

Eu tinha R$ 25mil de pré aprovado em empréstimo na minha conta Nubank e liguei lá e pedi para tirarem isso e fizeram sem cerimônia.
 
Não sei quem aqui já tentou fazer uma transferência de valor alto via pix, porém não é tão simples não.
Não sei nesses banquinhos aí, porém nós bancos grandes sempre verificam.
Mes passado fui comprar uma macbook, de valor um pouco maior de 15k e demorou quase 30 mim para fazerem a transferência além de terem me ligado confirmando a transferência (Itaú).
O problema é a galera usar esses apps que não tem segurança nenhuma e colocar culpa no pix.
 
uma duvida, como fica aquilo da pessoa dizer que fez a transferencia errado?

por exemplo ao vender algo para um desconhecido ele faz a transferencia, há o risco de ele conseguir reverter essa transferência alegando que transferiu errado? e qual o prazo maximo ele pode ter pra isso?
 
uma duvida, como fica aquilo da pessoa dizer que fez a transferencia errado?

por exemplo ao vender algo para um desconhecido ele faz a transferencia, há o risco de ele conseguir reverter essa transferência alegando que transferiu errado? e qual o prazo maximo ele pode ter pra isso?
É a mesma lógica pra vc dar $ em espécie pra um desconhecido.

Você pode até contactar esse sujeito e pedir pra ele devolver o $, mas se ele se negar até onde sei o banco também dará uma banana pra vc e a solução será entrar na justiça/fazer B.O.

O que ficou claro pra mim é que dinheiro transferido, ainda que errado, é como jogar papel picado ao vento, do 80º andar, e tentar recuperar depois.

Claro que o banco (seu e da pessoa que recebeu) podem ser questionados em ferramentas como Consumidor.gov, BACEN e Reclame Aqui, mas não existe garantia de resolver por elas. Não tem esse negócio de "reversão", quando o cara coloca "vou devolver o PIX" é como se ele estivesse fazendo uma transferência de volta pra você que enviou pra ele. Se o cara se negar e der uma de larápio e ficar com o $, então vc tenta primeiro "por bem" (eu abriria 3 queixas e nos sites citados, ao mesmo tempo), e depois "por mal" na justiça/polícia.

OBS: se a pessoa fez o PIX/TED pra você não há como ela pedir pra desfazer isso, alegando arrependimento. O banco não é intermediário de transações, se fosse assim seria zorra total.

A menos que esteja falando de intermediários tipo Paypal, Mercado Livre, não tem essa. Se quem enviou o $ alegar fraude, vai ter que provar, e vc teria que poder se defender também.

Nenhum banco vai retirar $ de ninguém do nada. Se eles fizessem isso tomariam um processo lascado...

********
Update: o PAN ainda não me respondeu, mas tirou a opção de empréstimo. Pra mim era 500 e poucos $, pro meu pai 2500, +-.

11.jpg
12.jpg
13.jpg

Ali onde tem "empréstimo pessoal".

Retiraram por quê? Porque eu reclamei. Eu não quero que conta nenhuma minha tenha brecha pra desvio de $ algum, por menor que seja, por mais remota que seja a chance disso acontecer.

O dia que o cliente quiser ele vai lá e contrata, se existisse burocracia e segurança na contratação desse tipo de serviço, eu nem precisaria ter reclamado.

Mas a lógica do pessoal hoje é facilitar ao máximo os roubos, e os maiores culpados são os bancos.

O prazo pra todo mundo cumprir a resolução que falei lá atrás vence hoje (30/6). Mas a esmagadora maioria não permite limitar tudo ou é esculhambado sem prazo algum de espera pra subidas, tipo esses cartões de lojas como Riachuelo e similares.

A luta hoje em dia tem que ser pra poder limitar TED, boletos, o quanto vc saca em caixa 24h, e se customizar a espera pra ativar subidas de limites, não só 1 dia depois.

Feito isso acho que já será um grande avanço. Sem esquecer, lógico, de outras paradas tipo a mesma espera pra subir limites de cartões, apagar numeração no cartão físico e por aí vai.

Um banco que contratei recentemente o crédito foi o NEXT, do Bradesco (antes era só débito). E vejam que ele tem um erro: bloqueio temporário, porém só pra função crédito. A de débito não é travada pelo app.

Por que então não te dão 2 opções pra trava? E é a primeira vez que vejo distinção, sempre vi ser pra ambos ao mesmo tempo.

Bloqueio temporário pra quem não sabe é um recurso que não deixa vc fazer compras mesmo que digite os 4 dígitos na maquineta. Eu sempre ligo quando não saio na rua com o cartão que pretendo usar.

E como eu disse antes, uma boa seria vc jogar uma quantia X (tipo R$ 200) no cartão de outro banco, não no daquele da sua conta corrente principal, onde fica todo o $ (tipo 5, 10 mil bonoros). Aí vc compra no débito/crédito nessa outra instituição.

Inclusive pode usar um banco que tenham te dado limite de crédito mais baixo...
 
Segue a resposta que me deram do BANCO PAN.

RESO1.jpg
RESO2.jpg

Pronto, sem estresse, mandei tirarem o empréstimo de R$ 500 (pro meu pai estava 2500) e removeram. Quando o cliente quiser, ele vai lá e pede, passando por nova análise. O importante é não ofertar isso e deixar dando sopa. Idem pro Nullbank, que retira se vc pedir via chat.

No caso do PAN, segue o modelo de queixa que fiz no consumidor.gov e BANCO CENTRAL (ambos requerem conta .GOV.BR):

Prezados, tenho conta corrente e cartão do banco PAN, de final XXXX. Gostaria de solicitar ao banco que desabilite todas as opções de empréstimo da minha conta. Atualmente consta que tenho direito a um empréstimo pessoal no valor de R$ XXX (X reais e X centavos). Logo abaixo tem opções de outros tipos de empréstimo, porém a única que pode ser contratada e cairia na hora é a EMPRÉSTIMO PESSOAL, até onde sei.

Eu não solicitei a contratação de nada ao PAN. Porém a possibilidade de que isso seja feita pelo fato disso ficar sendo oferecido 24h/dia compromete minha conta, violando assim os artigos 6º, I e 39 dos incisos I ao IV do CDC/1990, pois em caso de assaltos ou mesmo sequestros, o consumidor ficará vulnerável a ter essa quantia desviada. Diversos relatos de fraudes com empréstimos não autorizados, que vem crescendo, como apontam inclusive matérias da imprensa. O Banco PAN já passou por isso igualmente, posso até colar links desse tipo de queixa, caso peçam. E o cliente não é obrigado a ter um serviço sequer oferecido, sem que este autorize. Já fiz esse tipo de pedido de desativação em outro banco que uso. Foi feito e advertido que se eu quisesse de volta teria que passar por nova análise.

Diante do exposto, peço que o banco PAN remova qualquer oferta de empréstimo, no caso aqui o EMPRÉSTIMO PESSOAL no valor de R$ XXX, como explicado anteriormente. Após esta remoção o app deverá constar que não há possibilidade de contratar empréstimos. Se necessário eu voltarei a contactar o PAN novamente, para que isso seja reativado, com uma espera de dias para ver se concede algum valor novamente, mas por ora deverá estar desabilitado em definitivo.

Para contatos diretos: XXXXXXXXX (fixo).

Segue também um resumo de medidas que eu tomaria pra proteger o $:

0) Dica ZERO: informar pra TODOS os bancos que vc tenha vínculo: a) chip #2 que fica em casa (façam recarga a cada 3 meses, pra não perder a linha, e anotem os códigos PUK em lugar seguro, ligando no SAC eles dizem), e b) email vinculado a esses bancos que não fica logado em nenhum aparelho, nem no PC (e que usa o mesmo chip #2 pra recuperar senha, ou então precisa apenas de email de recuperação). OBS: crie 2 novas contas no GMAIL, é mais fácil pra seguir tudo isso.

Além do 2-fatores pro EMAIL, com aqueles códigos que duram 30 segundos, e anotar em lugar seguro os 10 códigos reservas.

Essa parte é mais extensa de explicar, mas é basicamente isso. A maneira de hackear várias dessas contas é ignorar as duas coisas.

Pra configurar o GMAIL pra usar 2FA da melhor forma possível, veja esse link.

c) Anotem o IMEI do aparelho/chip em local seguro. Pra saber qual é o seu:

https://canaltech.com.br/software/como-consultar-o-imei-do-celular/

Lembrem-se que sem saber a numeração do IMEI as chances de recuperar celular perdido são muito menores. Não vai dar nem pra ligar no SAC da operadora e bloquear. Não seja mongol de não saber qual é o seu. :br:

***************

Se não precisar que o $ renda todo dia:

1) Coloque no BANCO INTER todo o $ da conta corrente. Lá dá pra restringir TED/boletos, e PIX. É também o mais seguro pra evitar hacks, e pra modificar dados cadastrais.

No meu caso eu não uso, coloco no PICPAY porque atualmente está em 102% do CDI.

2) Restringir TED/boletos/PIX pra valores ínfimos tipo 1 real, pois aí só quando vc for usar subiria, esperando 24h pra tanto. Exemplo: de R$ 1 pra 500 reais, fica em análise e avisam por email quando for aprovado. Rebaixem tudo.

Claro que ao seguir essa segunda dica vc não vai mais poder fazer PIX aleatoriamente. Ou se fizer, será em valores controlados. Nada de deixar limite de 5, 10 mil pra tudo, nem mesmo pro seu CPF.

3) Cartão de débito/crédito. Não vai usar? Sempre deixem bloqueio temporário, 24h/dia. Aí a compra não é aprovada mesmo que digite na maquineta, ou tentem comprar usando os dados do cartão. É a melhor maneira de evitar uso não autorizado.

3.1) O cartão "virtual" só é útil se após o primeiro uso a operadora descartar automaticamente, invalidando a reutilização. Como muitas vezes isso não acontece, não acredite que assim estará protegido. Sempre apague os dados de cartão que sites tipo Mercado Livre salvam no histórico (se fizer superchat no Youtube também pode fazer isso no painel de pagamentos).

4) Desligar pra sempre o recurso de "aproximação" dos cartões.

5) Não use o cartão de débito/crédito onde fica todo seu $$$$$$ da conta corrente. Aqui eu faço isso:

>>>>>> Se vou usar débito:

Calculo o quanto pretendo gastar, e faço PIX de CPF pra CPF... pra outro banco meu. Aí eu tenho R$ 10 mil no INTER e apenas 200, 300 reais no banco o qual vou usar o débito.

>>>>>> Se vou usar crédito também:

Vários bancos tem cartão pros dois, inclusive que te dão conta corrente. Mas tem cartão que é apenas crédito. Exemplos: CREDICARD ZERO...

Procure usar um banco que tenha limite de crédito baixo. No meu caso, tenho R$ 1300 no BANCO ORIGINAL e 5800 no Nullbank. É porque reduzir limites pra menos do que vc tem direito nunca funciona bem nos apps, às vezes fica bugado pra voltar ao original.

Em suma: procure usar mais os cartões e muito raramente o PIX, porque a chance de prejuízo vai cair drasticamente.

6) Não deixe seu email principal logado 24h/dia contendo faturas, CPF, data de nascimento, endereço de casa e vários dados íntimos que possam ser usados CONTRA você se for assaltado.

Também precisa estar protegido pela DICA ZERO, contra hackeamento na recuperação de senha. Eu não deixaria logado, ou no mínimo usaria programa que pede biometria/código do aparelho, pro leitor de emails ser aberto. :joia:
 
Para me proteger eu apenas não deixo dinheiro na minha conta, basicamente deixo apenas uns 300 a 500 reais para emergência, o restante uso uma corretora de investimentos para aplicar o meu dinheiro sendo que essa não tenho nem o aplicativo no celular, uso apenas pelo meu computador pessoal, no mais cartões etc já fui clonado e sempre resolveram na hora sem problemas.

Além disso passo tudo no crédito, não uso débito e só faço pix em locais que não aceitam cartão.
 
Se a pessoa tiver uma boa quantia em $ e não precisar usar grande parte, a melhor ideia fora rebaixar limites PIX pra R$ 1 (ou valores ínfimos) e esperar 24h pra subir, ou então sair com cartão de débito/crédito (da maneira que expliquei) é justamente investir em CDB com resgate apenas no vencimento. E reinvestir quando tiver pra liberar.

Exemplo: vc tem R$ 10 mil, mas normalmente só precisa usar 300 por mês, então deixa 7 mil em CDB com vencimento em 1, 2 meses, e não aquele de liquidez diária.

Idem pra valores bem mais altos que esse.

Então nem o ladrão e nem vc teriam acesso a maior parte do $. Não há necessidade de deixar 100% do $ disponíveis 24 horas por dia, porque vc não vai gastar 9000 hoje, amanhã, depois de amanhã...

Claro, nem todo banco tem isso, alguns por ex. empurram só o da liquidez diária. Mas esse é um risco, porque se rolar hack ou então num eventual sequestro obrigarem a transferir tudo, já era.

Já que não temos como aumentar o prazo de 24h (não existe resolução do BACEN que preveja customizar isso, em especial PIX pra CPF de terceiros), essa é uma ótima estratégia. :megusta:
 
Só pra exemplificar de como até mesmo o SAC/telefone desses bancos é todo cagado. Ou da maioria deles.

Eu recentemente também obtive uma conta corrente e cartão do BANCO ORIGINAL: https://www.original.com.br/

Interessante que antes de falar com o atendente o SAC do telefone 4008-0800 pede duas coisas:

- Pra você digitar o CPF;
- Pra digitar os 4 primeiros dígitos da senha do app (que é de 6, logo se for 123456 tem de ser 1234).

Quando a maioria dos SACs atende o cliente apenas no máximo pedindo o CPF. Acho que o Itaú ou um desses grandes pede alguma senha. Mas vários desses não pedem, tipo Nullbank, Digio, Neon, C6...

Isso é um erro brutal, porque vazar um CPF pode acontecer, assim como nome, data de nascimento, endereço... mas vazar senha do internet banking já é ALGO A MAIS. Então pela lógica nunca um SAC deveria prosseguir sem o cliente digitar parte da senha dele. Porque senão qualquer um liga se passando por ele. :ahh:

******************************
No ORIGINAL se você colocar que esqueceu a senha serão enviados 2 códigos. Mas eles fazem algo que nunca tinha visto até agora:

1) Metade do código é enviado pro email.

2) O resto por SMS.

Exemplo: 881 é enviado pro email, que manda você olhar o "200" no SMS. Tem de digitar 881-200.

Então se você proteger o celular (segundo chip) ou o email (esse último deixando deslogado, e não recuperando via SMS num chip que seria roubado), não tem como naquele momento conseguir acesso ao app.

Não sei o que fariam se vc dissesse que não tem acesso aos 2, mas só da recuperação ser assim já é quase que igual ao BANCO INTER, que pede várias coisas.

********************
Por fim, tem outro ponto importantíssimo: por coincidência eu estava usando eles num Android, e botei num iPhone. É preciso pedir pra habilitar o token (autorizar aparelho). Até o momento já se passaram + de 24h e nada. Mas enquanto isso eu não consigo fazer PIX e usar a conta.

Agora imaginem um hackeamento que se tenta habilitar em outro smartphone? Claro que isso seria em muitos casos frustrado se fosse pedida uma selfie, mas algo que nunca se vê é uma espera LONGA em casos de recuperação de acesso/senha.

Mas ela tem que ser burocrática em especial na ESPERA, porque senão como eu sempre avisei, qualquer um ganha acesso facílimo a conta de terceiros. Essa demora ajuda o dono da conta e talvez até a polícia...
 
Última edição:
Hoje eu resolvi sair do PicPay e voltar pro PagBank/PagSeguro. Dois motivos:

- Liquidez diária no PAGSEGURO é 110% do CDI, 102 no PicPay (que já foi 105). Não sei se tem outro banco similar em rendimento, mas se vc deixa $ parado e quer nem que seja uns cascalhos por mês, não vejo outro mais vantajoso.

- Eu havia reclamado no começo do ano que o PicPay rebaixa PIX, mas não mexe em TED/boletos (importante: nenhum limita, exceto INTER, PAGSEGURO e nas coxas o C6BANK), quando tem resolução do Banco Central que determina todos eles fazerem isso.

Inclusive o prazo máximo do cronograma era 30/6/2022, e surprise, surprise, ninguém cumpriu à risca.

Em resposta os PICPUTOS disseram:

**********************
Após uma análise minuciosa feita por esta Ouvidoria, informamos que no PicPay, transações via PIX, P2P, Cash-in e pagamento de boleto terão um limite noturno unificado/compartilhado de R$1000,00. Entendemos por período noturno o intervalo que vai das 20h00 às 05h59.

Realizamos as alterações solicitadas e os limites de transferências de pessoa para pessoa, PIX, contatos cadastrados, PIX Saque e PIX Troco foram alterados para R$0,01, tanto para o período noturno quanto diurno.

Referente ao pagamento de boletos, o limite diário é de R$15.000,00, R$30.000,00 mensais e o limite noturno, de R$1.000,00. Esses são limites existentes para todos os clientes do aplicativo e não é possível realizar a alteração.

**********************

Não falando nada sobre TED.

Só pra vcs entenderem: eu rebaixo o PIX pra valores lá embaixo (não precisa ser 1 centavo, poderia ser 100, 200 reais) pra justamente esperar essas 24 horas pra subidas, porque se eu deixasse o limite nas alturas estaria correndo risco 24h/dia. Se o celular fosse assaltado a transferência seria imediata.

A lógica é: suba, espere 24h, use, e depois rebaixe de novo.

Isso faz tanto sentido quanto trancar a porta de casa antes de ir dormir. Ou é pra deixar aberta o dia inteiro? Não, vc abre só quando precisa.

A maioria dos bancos não é igual ao INTER, que diferencia se teu PIX vai pro mesmo CPF/titular, ou de terceiros, inclusive não cadastrados/favoritos. Alguns como banco NEXT (= BRADESCO) fazem isso, mas a maioria é esculhambada, botam PIX no máximo diurno e noturno. Independente pra onde for. O que também não pode, pois a resolução diz que vc tem de poder customizar.

Outra coisa, quando dá meia-noite pelo que entendi o próprio INTER já considera que você pode gastar de novo, ou seja, se vc consumiu sua quota diária de PIX de R$ 300, e fez esse PIX de 11 da noite, 1 hora depois pode fazer outro dos mesmos R$ 300.

O que é errado, deveria espaçar em 24 horas (isso eu tenho de confirmar).

Em suma:

- TED e boletos vc paga o valor que quiser, mesmo que o PIX esteja rebaixado pra 1 real. No PICPAY.

Hoje eu fiz uma simulação e passou um TED acima de R$ 8 mil. Do PicPay pra outro banco.

Sim, passa tudo. Na hora. E não foi só esse do print. Eu zerei minha própria conta! :bolha:

Olhem as imagens:

PIC1.png


PIC2.jpg

Aí que tá: o Banco Central manda os bancos limitarem as duas coisas. TED e boletos. Se vc quiser.

- Instrução Normativa BCB n° 196 de 9/12/2021
- RESOLUÇÃO BCB Nº 142, DE 23 DE SETEMBRO DE 2021

E deveriam não só vc poder limitar, como subir após 24h se quisesse.

É só consultar essas normas, na íntegra, que os artigos tão lá.

Eu hoje reclamei de novo e o PicPay além de não querer fazer nada ainda pediu pro gestor do Consumidor.gov finalizar a reclamação, alegando duplicidade.

Esse é o compromisso que eles tem com os clientes.

Alá:

RECCCCCCC.jpg


Ao mesmo tempo reclamei no BACEN e no Reclame Aqui. Mas não devem se mexer, óbvio.

O PAGBANK eu apliquei no CDB, que vc pode antecipar se quiser. E eles permitem limitar tudo. Só tem duas coisas que pedi pra corrigirem hoje: esse QR Code, que tá em R$ 1000 (pedi pra rebaixar), e recarga de celular, dos 500 vou deixar em uns R$ 15.

Prints do PAGBANK:

IMG-1907.jpg

IMG-1908.jpg

IMG-1909.jpg

IMG-1910.jpg

Por fim, vale a ressalva que embora o PagBank permita limitar isso tudo, eles tem uma falha bem ruim (e que considero que descumpre esses regulamentos citados, pois a redução tem de ser imediata, o tempo todo, só o UOL é que tem essa palhaçada): depois que sua alteração ocorre, a próxima só pode ser feita depois de uns 8 dias. Seja pra reduzir limite, seja pra aumentar (esse último após 24h, caso vc saia de 100 pra 101, por exemplo).

Então nada de rebaixar tudo, pra não trancar o $ por tanto tempo.

Mas vejam a graça do negócio: ainda que eu deixasse PIX diário tipo 200, 300 reais (e boleto em 1 real, podendo mandar os 200-300 pra outra conta minha e mandar pagar nessa alternativa), na pior das hipóteses perderia essa quantia, e não 10 mil bonoros.

TED só é feito de 10 às 17h, mas ainda assim pra que correr risco?

Nessa questão de limites e outras vantagens de segurança, eu poderia recomendar o BANCO INTER, mas eles falham pelo fato do $ não render lá. Mas claro, se for deixar qualquer coisa no PAGSEGURO não seja mongol de não proteger email e celular vinculados a eles, pra não ser hackeado. :coolface:
 
GALERA,

vou vender um veiculo para uma pessoa que vai me pagar via PIX.

até o momento nada suspeito, mas, nos dias atuais sempre temos que ser precavidos.

Sei da historia do "PIX AGENDADO" onde a pessoa mostra um comprovante como se o pix de fato foi realizado. Desse golpe já estou esperto.

Agora o que pretendo fazer:

vou receber a grana, confirmar que caiu na minha conta e vou passar para outra conta (do mesmo banco) mas de titularidade para outra pessoa.

o comprador pode fazer alguma coisa? cancelar/estornar o pix, por exemplo?

liguei no Itau, e fui informado que até é possivel o estorno mas so após uma procedimento interno do banco que leva dias.

o meu receio é eu transferir, o cara conseguir pegar a grana de volta e simplesmente o itau me deixar no LIS.

outra duvida, fora o PIX agendado... algum outro golpe envolvendo PIX?
 
GALERA,

vou vender um veiculo para uma pessoa que vai me pagar via PIX.

até o momento nada suspeito, mas, nos dias atuais sempre temos que ser precavidos.

Sei da historia do "PIX AGENDADO" onde a pessoa mostra um comprovante como se o pix de fato foi realizado. Desse golpe já estou esperto.

Agora o que pretendo fazer:

vou receber a grana, confirmar que caiu na minha conta e vou passar para outra conta (do mesmo banco) mas de titularidade para outra pessoa.

o comprador pode fazer alguma coisa? cancelar/estornar o pix, por exemplo?

liguei no Itau, e fui informado que até é possivel o estorno mas so após uma procedimento interno do banco que leva dias.

o meu receio é eu transferir, o cara conseguir pegar a grana de volta e simplesmente o itau me deixar no LIS.

outra duvida, fora o PIX agendado... algum outro golpe envolvendo PIX?
Não existe estorno em caso de desacordo comercial, apenas golpe comprovado, mas aí teria de ter boletim de ocorrência e tudo mais...



Então nem tirar da própria conta vc precisaria. E sim, se for feito PIX errado ele também não é devolvido. Teria de entrar em contato com o destinatário, inclusive o banco, mas isso não garante nada, não é que nem chargeback de cartão que o comprador reclama e várias vezes consegue o estorno.

Claro que se quem recebeu por engano der uma de malandro e gastar responde na justiça, por apropriação indébita.

Se confirmar que caiu na sua conta em todo caso faça um PIX pra outro banco seu, mas de mesma titularidade, porque esse daí acho que fará é vc perder dinheiro, pois não deve render nem mesmo 100% do CDI.

Sobre golpes envolvendo PIX, além de conferir se caiu na conta mesmo (print não vale nada) e o AGENDADO que vc citou, é bom ficar de olho em outros apps tipo WhatsApp.

Tem mais dicas nesses links:



Pra evitar perder $$$$$ sempre coloquem limite diário pra tudo da conta de vocês. Tudo que for possível. Eu só subo quando vou usar, o que tem de levar 24h (pra reduzir tem de ser imediato).
 
Última edição:
Não existe estorno em caso de desacordo comercial, apenas golpe comprovado, mas aí teria de ter boletim de ocorrência e tudo mais...



Então nem tirar da própria conta vc precisaria. E sim, se for feito PIX errado ele também não é devolvido. Teria de entrar em contato com o destinatário, inclusive o banco, mas isso não garante nada, não é que nem chargeback de cartão que o comprador reclama e várias vezes consegue o estorno.

Claro que se quem recebeu por engano der uma de malandro e gastar responde na justiça, por apropriação indébita.

Se confirmar que caiu na sua conta em todo caso faça um PIX pra outro banco seu, mas de mesma titularidade, porque esse daí acho que fará é vc perder dinheiro, pois não deve render nem mesmo 100% do CDI.

Sobre golpes envolvendo PIX, além de conferir se caiu na conta mesmo (print não vale nada) e o AGENDADO que vc citou, é bom ficar de olho em outros apps tipo WhatsApp.

Tem mais dicas nesses links:



Pra evitar perder $$$$$ sempre coloquem limite diário pra tudo da conta de vocês. Tudo que for possível. Eu só subo quando vou usar, o que tem de levar 24h (pra reduzir tem de ser imediato).
Vlw
 
Hoje eu resolvi sair do PicPay e voltar pro PagBank/PagSeguro.
eu deixo a minha no picpay, mas vi que caiu mesmo o rendimento
como é nesse pagbank? é só baixar o app, cadastrar e transferir pra lá??
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui nesse site diz q é 100% do CDI..

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo