• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] O papo é Programação/Desenvolvimento e áreas de TI afins

Bem-vindo ao Fleet!


Faz anos que o pessoal vem nos perguntando: “JetBrains, quando vocês vão criar um editor mais leve?”

Bem, hoje estamos muito contentes de anunciar o Fleet, um editor leve, mas com uma pegada diferente!

Quando você inicia o Fleet pela primeira vez, ele começa como um editor completo que oferece realce de sintaxe, uma complementação de código simples e todas as coisas que você esperaria de um editor. Mas espere, há mais coisas!

Simple-editor.png


O Fleet também é um IDE plenamente funcional, que tem complementação inteligente, refatoração, navegação, depuração e tudo mais que você está acostumado a ter em um IDE — tudo isso com um simples clique em um botão.

Fleet-SmartMode.gif


O Fleet foi desenvolvido do zero, com uma arquitetura e uma interface de usuário novas. Vamos mergulhar nos detalhes para ver o que o Fleet tem, afinal!

O Fleet é poliglota​


Desenvolvedores usam diversas tecnologias, não só em diferentes projetos, mas também dentro de um mesmo projeto. Aqui na JetBrains, sempre procuramos aproveitar o seu conhecimento do ambiente que você usa. É por isso que todos os nossos IDEs atuais são baseados na mesma plataforma central.

Com o Fleet, levamos essa abordagem um passo adiante, oferecendo um IDE único e versátil. Você não precisa mais abrir vários IDEs diferentes para obter a funcionalidade de que precisa para a sua tecnologia específica. Com o Fleet, está tudo lá, no mesmo aplicativo.

Polyglot.png


O Fleet é distribuído​


O Fleet foi desenvolvido do zero para atender as necessidades daqueles desenvolvedores que não necessariamente trabalham com projetos locais. Com sua arquitetura distribuída, para o Fleet tanto faz se o seu projeto é local, se está num container ou em outro país a milhares de quilômetros de distância. Por fornecer um sistema de arquivos virtualizado, o Fleet funciona igualmente bem com projetos locais e remotos.

A arquitetura do Fleet é distribuída, e é dividida em front-end, back-end, servidor de espaço de trabalho e monitor do sistema de arquivos. Isso permite que o próprio Fleet também seja executado de forma distribuída, possibilitando que haja situações em que análises e outras operações podem ser executadas numa máquina remota, por exemplo.

O Fleet está no Space​


Todos já sentimos o quanto é trabalhoso ter que configurar um ambiente de trabalho ao começar um novo projeto, verificando se colocamos os parâmetros de configuração corretos, as dependências certas e tudo mais de que precisamos para efetivamente começarmos a trabalhar. O JetBrains Space traz o suporte à orquestração, tornando fácil iniciar uma instância de servidor remoto a partir de um repositório de código-fonte, que pode ser personalizado através de um Dockerfile.

Space.png

O Fleet é colaborativo​


O Fleet foi desenvolvido pensando na colaboração. Ele permite a você colaborar facilmente em um projeto, não importando se local ou remoto. O Fleet permite que você trabalhe no mesmo arquivo ou em arquivos diferentes, execute testes, acesse terminais e faça outras coisas que você esperaria encontrar em um IDE colaborativo, tudo ao mesmo tempo.

Fleet-Collaboration.gif


O Fleet foi desenvolvido com base no nosso conhecimento e nas nossas tecnologias já existentes​


Reunimos 20 anos do nosso conhecimento e da nossa experiência desenvolvendo ferramentas, especialmente IDEs, e aplicamos as lições que aprendemos para desenvolver o Fleet. Além disso, também usamos nossas tecnologias já existentes. Na verdade, todas as tecnologias inteligentes que você vê no Fleet usam o motor de processamento de códigos do IntelliJ no back-end.

O que vamos fornecer com o Fleet é uma experiência diferente para aqueles que às vezes só querem um editor, mas também querem um IDE com todos os recursos; para aqueles que querem usar uma única ferramenta, em vez de várias especializadas; e, é claro, para situações específicas que alguns dos nossos IDEs já existentes podem não atender, no que diz respeito ao desenvolvimento distribuído. Isto nos leva a um ponto muito importante: o Fleet não substitui as nossas ferramentas já existentes, mas aumenta as possibilidades de escolha. Continuamos investindo em todos os nossos IDEs, e o Fleet aproveitará esses aperfeiçoamentos.

Seja um Explorador do Fleet!​


O Fleet ainda está no início, mas temos o compromisso de entregar uma ferramenta que atenda os nossos usuários, e precisamos do seu feedback. Se você gostaria de ganhar acesso às versões iniciais do Fleet, preencha o formulário de solicitação para entrar para o programa de Exploradores do Fleet. Tenha em mente que no momento, o acesso é limitado a uma quota. Embora fôssemos adorar abrir o programa para todo mundo, precisamos fazer isso aos poucos. Então, se você estiver interessado, não deixe de inscrever-se o quanto antes!

 
O que vocês acham desses cursos tipo o Trybe que a galera sai empregada? https://www.betrybe.com/

O valor é extremamente salgado, mas você só paga se tiver empregado e ganhando 3k ou mais, sempre 17% do salário até quitar o curso ou a dívida é cancelada depois de 5 anos da formação.

Se perder o trabalho ou receber menos que 3k, não paga nada.

Frente a esse monte de exigência que querem pra Jr e o fato de eu ter 35 anos e em nenhum cargo de Jr eu receber resposta ou pelo menos passar pra próxima etapa, não me parece má opção pra ter uma entrada quase que garantida no mercado de trabalho.

Porém dizem ser extremamente puxado e talvez trabalhando não seja fácil acompanhar e eles cobram bastante.

Eu sei que da pra aprender tudo por conta, o que ja faço. To programando em go e python ( github.com/crdpa ) e gosto mais de backend/programação em si. To fazendo o CS50 da edx concomitante com meus projetos só pra ter uma grade mais completa, apesar de que a maioria do que ta sendo passado la eu ja saiba.

O grande problema é conseguir oportunidades pra ingressar na area. Não to desesperado nem nada, pois sou funcionário público, mas as exigências pra Jr me parecem tão fora da realidade.
 
O que vocês acham desses cursos tipo o Trybe que a galera sai empregada? https://www.betrybe.com/

O valor é extremamente salgado, mas você só paga se tiver empregado e ganhando 3k ou mais, sempre 17% do salário até quitar o curso ou a dívida é cancelada depois de 5 anos da formação.

Se perder o trabalho ou receber menos que 3k, não paga nada.

Frente a esse monte de exigência que querem pra Jr e o fato de eu ter 35 anos e em nenhum cargo de Jr eu receber resposta ou pelo menos passar pra próxima etapa, não me parece má opção pra ter uma entrada quase que garantida no mercado de trabalho.

Porém dizem ser extremamente puxado e talvez trabalhando não seja fácil acompanhar e eles cobram bastante.

Eu sei que da pra aprender tudo por conta, o que ja faço. To programando em go e python ( github.com/crdpa ) e gosto mais de backend/programação em si. To fazendo o CS50 da edx concomitante com meus projetos só pra ter uma grade mais completa, apesar de que a maioria do que ta sendo passado la eu ja saiba.

O grande problema é conseguir oportunidades pra ingressar na area. Não to desesperado nem nada, pois sou funcionário público, mas as exigências pra Jr me parecem tão fora da realidade.

Exigência é algo que vc pode ignorar, normalmente é feito por RH que não entende nada.

O que vc tem que fazer é sair aplicando pra vagas a rodo, alguém vai lhe chamar.
 
Exigência é algo que vc pode ignorar, normalmente é feito por RH que não entende nada.

O que vc tem que fazer é sair aplicando pra vagas a rodo, alguém vai lhe chamar.
Valeu! Antes tava indo com coisa que só batia no que eu conhecia (Go, Python, Linux, Shell scripting, MySQL... porém Go aqui é meio raro), só que nessa semana taquei o fodace mesmo e tudo que pipoca no e-mail de recomendação do linkedin to me inscrevendo. Vamos ver.
 
O que vocês acham desses cursos tipo o Trybe que a galera sai empregada? https://www.betrybe.com/

O valor é extremamente salgado, mas você só paga se tiver empregado e ganhando 3k ou mais, sempre 17% do salário até quitar o curso ou a dívida é cancelada depois de 5 anos da formação.

Se perder o trabalho ou receber menos que 3k, não paga nada.

Frente a esse monte de exigência que querem pra Jr e o fato de eu ter 35 anos e em nenhum cargo de Jr eu receber resposta ou pelo menos passar pra próxima etapa, não me parece má opção pra ter uma entrada quase que garantida no mercado de trabalho.

Porém dizem ser extremamente puxado e talvez trabalhando não seja fácil acompanhar e eles cobram bastante.

Eu sei que da pra aprender tudo por conta, o que ja faço. To programando em go e python ( github.com/crdpa ) e gosto mais de backend/programação em si. To fazendo o CS50 da edx concomitante com meus projetos só pra ter uma grade mais completa, apesar de que a maioria do que ta sendo passado la eu ja saiba.

O grande problema é conseguir oportunidades pra ingressar na area. Não to desesperado nem nada, pois sou funcionário público, mas as exigências pra Jr me parecem tão fora da realidade.

Tem um detalhe bem interessante, qualquer rendimento que lhe de mais de 3k por mês já faz vc pagar o valor, não precisa ser necessariamente um trampo em tecnologia.
 
Tem um detalhe bem interessante, qualquer rendimento que lhe de mais de 3k por mês já faz vc pagar o valor, não precisa ser necessariamente um trampo em tecnologia.
Sabia que tinha que ter algo nas entrelinhas.

Então já ia comer a porcentagem do meu salário atual de funcionário público.
 
Sabia que tinha que ter algo nas entrelinhas.

Então já ia comer a porcentagem do meu salário atual de funcionário público.

tenho um conhecido que foi fazer o curso deles, quando chegou o contrato e viu não assinou e dropou de fazer o curso, a Kenzie também pratica a mesma coisa.

esse vídeo explica também:

 
Acham que vale a pena usar Portugol Studio para aprender sobre lógica da programação?
 
Acham que vale a pena usar Portugol Studio para aprender sobre lógica da programação?
Não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acham que vale a pena usar Portugol Studio para aprender sobre lógica da programação?
Só complementando: recomendo que você procure aprender algoritmos e lógica usando uma linguagem de verdade (Java, Python, C etc.).

Pseudocódigo até pode ser bom para quem não tem nenhuma experiência, mas não penso que valha a pena.
 
Última edição:
Acham que vale a pena usar Portugol Studio para aprender sobre lógica da programação?

A maioria dos cursos que você ver que possuem lógica de programação sempre usam Portugol ou VisualG, é uma ótima introdução a quem não sabe nada.

Fora que vagas para estágio ou trainee sempre tem aquelas questões de fazer um algoritmo e pedem para fazer preferencialmente em Portugol.
 
Alguém conhece essa BairesDev? Marcaram uma reunião/entrevista e to respondendo uns testes de ingles e outras coisas. Pelo que vi é uma empresa que seleciona e te aloca em trabalhos? Não saquei direito.

Pelo pouco que andei lendo parece furada.
 
Falha zero-day do Log4j: O que você precisa saber e como se proteger
A vulnerabilidade Log4j afeta tudo, desde a nuvem até ferramentas de desenvolvedor e dispositivos de segurança. Aqui está o que procurar, de acordo com as informações mais recentes.

Uma falha no Log4j, uma biblioteca Java para registrar mensagens de erro em aplicativos, é a vulnerabilidade de segurança de maior perfil na Internet atualmente e vem com uma pontuação de gravidade de 10 em 10.

A biblioteca foi desenvolvida pela Apache Software Foundation de código aberto e é uma estrutura de criação de log Java. Desde o alerta da semana passada pelo CERT da Nova Zelândia de que CVE-2021-44228, uma falha de execução remota de código no Log4j, já estava sendo explorada em estado selvagem, avisos foram emitidos por várias agências nacionais de segurança cibernética, incluindo a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA ) e o National Cyber Security Center (NCSC) do Reino Unido. O provedor de infraestrutura de Internet Cloudflare disse que as explorações do Log4j começaram em 1º de dezembro .

QUAIS DISPOSITIVOS E APLICATIVOS ESTÃO EM RISCO?

Basicamente, qualquer dispositivo exposto à Internet está em risco se estiver executando o Apache Log4J, versões 2.0 a 2.14.1. O NCSC observa que o Log4j versão 2 (Log4j2), a versão afetada, está incluído nas estruturas Apache Struts2, Solr, Druid, Flink e Swift.

Mirai, um botnet que visa todos os tipos de dispositivos conectados à Internet (IoT), adotou um exploit para a falha. Cisco e VMware lançaram patches para seus produtos afetados, respectivamente.

A AWS detalhou como a falha afeta seus serviços e disse que está trabalhando na correção de seus serviços que usam Log4j e lançou atenuações para serviços como o CloudFront.

Da mesma forma, a IBM disse que está "respondendo ativamente" à vulnerabilidade do Log4j em sua própria infraestrutura e em seus produtos. A IBM confirmou que o Websphere 8.5 e 9.0 são vulneráveis .

A Oracle também lançou um patch para a falha .

"Devido à gravidade desta vulnerabilidade e à publicação de código de exploração em vários sites, a Oracle recomenda fortemente que os clientes apliquem as atualizações fornecidas por este Alerta de Segurança o mais rápido possível", disse.

AÇÕES NECESSÁRIAS: DESCOBERTA DE DISPOSITIVOS E PATCHING

O principal conselho da CISA é identificar os dispositivos voltados para a Internet que executam o Log4j e atualizá-los para a versão 2.15.0 ou aplicar as atenuações fornecidas pelos fornecedores "imediatamente". Mas também recomenda configurar alertas para sondagens ou ataques em dispositivos que executam Log4j.

"Para ser claro, essa vulnerabilidade representa um risco grave", disse a diretora da CISA, Jen Easterly, no domingo. "Só minimizaremos os impactos potenciais por meio de esforços colaborativos entre o governo e o setor privado. Instamos todas as organizações a se juntarem a nós neste esforço essencial e agirem."

As etapas adicionais recomendadas pela CISA incluem: enumerar todos os dispositivos externos com Log4j instalado; garantir as ações da central de operações de segurança a cada alerta com Log4j instalado; e instalar um firewall de aplicativo da web (WAF) com regras para focar no Log4j.

A AWS atualizou seu conjunto de regras WAF - AWSManagedRulesKnownBadInputsRuleSet AMR - para detectar e mitigar tentativas de ataque e varredura Log4j. Ele também tem opções de mitigação que podem ser habilitadas para CloudFront, Application Load Balancer (ALB), API Gateway e AppSync. Também está atualizando todo o Amazon OpenSearch Service para a versão corrigida do Log4j.

O NCSC recomenda atualizar para a versão 2.15.0 ou posterior e - onde não for possível - mitigar a falha no Log4j 2.10 e posterior definindo a propriedade do sistema "log4j2.formatMsgNoLookups" como "true" ou removendo a classe JndiLookup do classpath.

Parte do desafio será identificar o software que abriga a vulnerabilidade Log4j. O Nationaal Cyber Security Centrum (NCSC) da Holanda postou uma lista de AZ abrangente no GitHub de todos os produtos afetados que sabe serem vulneráveis, não vulneráveis, estão sob investigação ou onde uma correção está disponível. A lista de produtos ilustra a extensão da vulnerabilidade, abrangendo serviços em nuvem, serviços para desenvolvedores, dispositivos de segurança, serviços de mapeamento e muito mais.

Fornecedores com produtos populares conhecidos como ainda vulneráveis incluem Atlassian, Amazon, Microsoft Azure, Cisco, Commvault, ESRI, Exact, Fortinet, JetBrains, Nelson, Nutanix, OpenMRS, Oracle, Red Hat, Splunk, Soft e VMware. A lista é ainda mais longa ao adicionar produtos em que um patch foi lançado.

O NCCGroup postou várias regras de detecção de rede para detectar tentativas de exploração e indicadores de exploração bem-sucedida.

Finalmente, a Microsoft lançou seu conjunto de indicadores de comprometimento e orientação para prevenir ataques à vulnerabilidade Log4j . Os exemplos de pós-exploração da falha que a Microsoft viu incluem a instalação de mineradores de moedas, Cobalt Strike, para permitir o roubo de credenciais e o movimento lateral, e a extração de dados de sistemas comprometidos.

 
Coleguinhas da faculdade estavam reclamando de ter que resolver o calculo de um código na mão

:bem:
 
Coleguinhas da faculdade estavam reclamando de ter que resolver o calculo de um código na mão

:bem:
Mas dependendo do cálculo, fazer na mão complica bagarai (já vi professor impedir de usar calculadora científica :apelo: ).
Falha zero-day do Log4j: O que você precisa saber e como se proteger
A vulnerabilidade Log4j afeta tudo, desde a nuvem até ferramentas de desenvolvedor e dispositivos de segurança. Aqui está o que procurar, de acordo com as informações mais recentes.

Uma falha no Log4j, uma biblioteca Java para registrar mensagens de erro em aplicativos, é a vulnerabilidade de segurança de maior perfil na Internet atualmente e vem com uma pontuação de gravidade de 10 em 10.

A biblioteca foi desenvolvida pela Apache Software Foundation de código aberto e é uma estrutura de criação de log Java. Desde o alerta da semana passada pelo CERT da Nova Zelândia de que CVE-2021-44228, uma falha de execução remota de código no Log4j, já estava sendo explorada em estado selvagem, avisos foram emitidos por várias agências nacionais de segurança cibernética, incluindo a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA ) e o National Cyber Security Center (NCSC) do Reino Unido. O provedor de infraestrutura de Internet Cloudflare disse que as explorações do Log4j começaram em 1º de dezembro .

QUAIS DISPOSITIVOS E APLICATIVOS ESTÃO EM RISCO?

Basicamente, qualquer dispositivo exposto à Internet está em risco se estiver executando o Apache Log4J, versões 2.0 a 2.14.1. O NCSC observa que o Log4j versão 2 (Log4j2), a versão afetada, está incluído nas estruturas Apache Struts2, Solr, Druid, Flink e Swift.

Mirai, um botnet que visa todos os tipos de dispositivos conectados à Internet (IoT), adotou um exploit para a falha. Cisco e VMware lançaram patches para seus produtos afetados, respectivamente.

A AWS detalhou como a falha afeta seus serviços e disse que está trabalhando na correção de seus serviços que usam Log4j e lançou atenuações para serviços como o CloudFront.

Da mesma forma, a IBM disse que está "respondendo ativamente" à vulnerabilidade do Log4j em sua própria infraestrutura e em seus produtos. A IBM confirmou que o Websphere 8.5 e 9.0 são vulneráveis .

A Oracle também lançou um patch para a falha .

"Devido à gravidade desta vulnerabilidade e à publicação de código de exploração em vários sites, a Oracle recomenda fortemente que os clientes apliquem as atualizações fornecidas por este Alerta de Segurança o mais rápido possível", disse.

AÇÕES NECESSÁRIAS: DESCOBERTA DE DISPOSITIVOS E PATCHING

O principal conselho da CISA é identificar os dispositivos voltados para a Internet que executam o Log4j e atualizá-los para a versão 2.15.0 ou aplicar as atenuações fornecidas pelos fornecedores "imediatamente". Mas também recomenda configurar alertas para sondagens ou ataques em dispositivos que executam Log4j.

"Para ser claro, essa vulnerabilidade representa um risco grave", disse a diretora da CISA, Jen Easterly, no domingo. "Só minimizaremos os impactos potenciais por meio de esforços colaborativos entre o governo e o setor privado. Instamos todas as organizações a se juntarem a nós neste esforço essencial e agirem."

As etapas adicionais recomendadas pela CISA incluem: enumerar todos os dispositivos externos com Log4j instalado; garantir as ações da central de operações de segurança a cada alerta com Log4j instalado; e instalar um firewall de aplicativo da web (WAF) com regras para focar no Log4j.

A AWS atualizou seu conjunto de regras WAF - AWSManagedRulesKnownBadInputsRuleSet AMR - para detectar e mitigar tentativas de ataque e varredura Log4j. Ele também tem opções de mitigação que podem ser habilitadas para CloudFront, Application Load Balancer (ALB), API Gateway e AppSync. Também está atualizando todo o Amazon OpenSearch Service para a versão corrigida do Log4j.

O NCSC recomenda atualizar para a versão 2.15.0 ou posterior e - onde não for possível - mitigar a falha no Log4j 2.10 e posterior definindo a propriedade do sistema "log4j2.formatMsgNoLookups" como "true" ou removendo a classe JndiLookup do classpath.

Parte do desafio será identificar o software que abriga a vulnerabilidade Log4j. O Nationaal Cyber Security Centrum (NCSC) da Holanda postou uma lista de AZ abrangente no GitHub de todos os produtos afetados que sabe serem vulneráveis, não vulneráveis, estão sob investigação ou onde uma correção está disponível. A lista de produtos ilustra a extensão da vulnerabilidade, abrangendo serviços em nuvem, serviços para desenvolvedores, dispositivos de segurança, serviços de mapeamento e muito mais.

Fornecedores com produtos populares conhecidos como ainda vulneráveis incluem Atlassian, Amazon, Microsoft Azure, Cisco, Commvault, ESRI, Exact, Fortinet, JetBrains, Nelson, Nutanix, OpenMRS, Oracle, Red Hat, Splunk, Soft e VMware. A lista é ainda mais longa ao adicionar produtos em que um patch foi lançado.

O NCCGroup postou várias regras de detecção de rede para detectar tentativas de exploração e indicadores de exploração bem-sucedida.

Finalmente, a Microsoft lançou seu conjunto de indicadores de comprometimento e orientação para prevenir ataques à vulnerabilidade Log4j . Os exemplos de pós-exploração da falha que a Microsoft viu incluem a instalação de mineradores de moedas, Cobalt Strike, para permitir o roubo de credenciais e o movimento lateral, e a extração de dados de sistemas comprometidos.

Vi isso no LinkedIn, mas foi bem rápido. Vou alertar isso pro meu supervisor. Lá na empresa usamos coisas da Cisco e certamente outras que tem esse Log4j.
 
Coleguinhas da faculdade estavam reclamando de ter que resolver o calculo de um código na mão

:bem:

Já vi galera reclamando porque teve que buscar conteúdo por fora para fazer um trabalho que o professor passou, imagine uma pessoa assim trabalhando com programação.

Falou que se soubesse que iria precisar ficar vendo vídeo de programação no youtube ou lendo livros não precisaria fazer faculdade.
 
Já vi galera reclamando porque teve que buscar conteúdo por fora para fazer um trabalho que o professor passou, imagine uma pessoa assim trabalhando com programação.

Falou que se soubesse que iria precisar ficar vendo vídeo de programação no youtube ou lendo livros não precisaria fazer faculdade.
Quando estudava vi gente desistindo da faculdade pq pensava que era mais sobre rede social e não sobre desenvolvimento.
 
Já vi galera reclamando porque teve que buscar conteúdo por fora para fazer um trabalho que o professor passou, imagine uma pessoa assim trabalhando com programação.

Falou que se soubesse que iria precisar ficar vendo vídeo de programação no youtube ou lendo livros não precisaria fazer faculdade.
Programação é 70% do tempo lendo e decifrando documentação...
 
Mas dependendo do cálculo, fazer na mão complica bagarai (já vi professor impedir de usar calculadora científica :apelo: ).
Digamos que vc tinha um array, um pedaço de código que reorganizava os itens e colocava na tela o resultado. Me expressei errado ao falar calculo.

"Até parece que no dia a dia a gente fica fazendo coisa fora da IDE", uma das alunas disse.


Já vi galera reclamando porque teve que buscar conteúdo por fora para fazer um trabalho que o professor passou, imagine uma pessoa assim trabalhando com programação.

Falou que se soubesse que iria precisar ficar vendo vídeo de programação no youtube ou lendo livros não precisaria fazer faculdade.
Eu escuto esse papo toda semana

:que:
 
Já vi galera reclamando porque teve que buscar conteúdo por fora para fazer um trabalho que o professor passou, imagine uma pessoa assim trabalhando com programação
Programação é 70% do tempo lendo e decifrando documentação...
Eu escuto esse papo toda semana

:que:

Olha, buscar um conteúdo por fora eu não acho errado desde que o cara esteja procurando entender como funciona algum algoritmo ou um pedaço dele e a partir dali terminar de construir seu próprio código.

Buscar soluções ou códigos seja pelo stack overflow ou similares é quase a mesma coisa que buscar conteúdo em livros onde o autor mostrará o resultado e em cima dele todo o processo pelo qual ele conseguiu chegar até ali, com a diferença que num Stack da vida há vários outros usuários que podem mostrar outras formas de se chegar aquele resultado.

Cansei de buscar funções nesse sites para resolver meus problemas, mas a diferença é que eu não fazia copy/paste e sim entender como funcionava a lógica do cara para aí então aplicar de forma adaptada ao meu código (claro que tinha vezes onde o código era de uma biblioteca onde não tinha outra opção a não ser copiar para o programa funcionar, ex: biblioteca Bluetooth LE). Ngm aqui que trabalha com programação sabe tudo ou evita buscar ajuda na internet, até pq se esse cara não faz isso e nem em livros simplesmente pode se consagrar o guru de linguagem "X" ou "Y".
 
Programação é 70% do tempo lendo e decifrando documentação...
Não esqueça do nosso melhor amigo, primeiro nome Stack, sobrenome Overflow
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou no meu primeiro emprego na área de programação, é um pequeno emprego de trainee usando C#, ASP.NET, Docker e etc. em uma startup de Santa Catarina, eu basicamente estou sendo pago para estudar, estudar, estudar...
Meu chefe disse que essa semana (originalmente semana passada) eu ia fazer uma prova pra ver se continuo na empresa, se está valendo a pena o investimento, mas até agora nenhuma resposta, enquanto isso vou estudando pra caramba as tecnologias que a empresa quer e precisa, mas essa coisa no escuro é triste, nem sei se eles vão cumprir o contrato de 1 ano que assinei... Sem contar que essa é a ultima semana, pois dia 20 tem férias coletivas.
Eu estou aprendendo muito, e tenho muita gratidão, mas eu tô tendo uma experiência muito bizarra...
 
Última edição:
Gente, alguem aqui trabalha com Java ou C++ podia dar dicas pra uma entrevista de emprego?

Nao tenho experiência profissional só da facul. É pra uma vaga de suporte tec, entao nao vai ser tanto desenvolvimento, mais manter o codigo funcionando acho.
Ja baixei o eclipse e visual studio pra relembrar, vai q tem alguma dinamica de colocar a mao na massa.

mas tem algo q talvez eu mostrasse ou falasse pra me destacar?
vlw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo