O que está acontecendo com as ações e dólar

Entendo, mas acho isso muito mais trabalhoso do que ações.
Com ações é mais fácil de fazer buy n hold, ou só ter mais noção do mercado específico que a empresa atua pra fazer trade assim.

No início eu achava que FIIs eram algo mais simples de comprar e esquecer, e só aproveitar os dividendos, mas percebi que não e sinceramente pra mim não vale a dor de cabeça nem o trabalho.
concordo com você, problema de dividendo, é que precisa comprar MUITO pra conseguir ter um dividendo que preste e sempre tem que ficar de olho na empresa ou no fundo pra ver se não vai dar merda, se cortarem o dividendo lá se vai sua renda extra, isso é independente de estar no BR ou nos USA/Europa ou Asia.....
 
Noticias pra quem investe no BR:

1- SELIC baixou de 11,75 para 11,25
2- CRIs, CRAs, LCIs e LCAs: CMN ajusta lastros e prazos, impactando os títulos incentivados
https://euqueroinvestir.com/renda-f...s-e-prazos-impactando-os-titulos-incentivados
Tem mais fontes mas a maioria com paywall
 
O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu nesta quinta-feira (1) uma série de ajustes nos tipos de lastro elegíveis e nos perfis de emissores autorizados a captar recursos por meio de papéis isentos de Imposto de Renda (IR) para investidores, a populares letras, como a de Crédito Imobiliário (LCI), a de crédito do agronegócio (LCA) e a Imobiliária Garantida (LIG), mas também para os Certificados de Recebíveis imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA).

Segundo o Banco Central, as medidas funcionam como um ajuste de finalidade, porque, com o passar do tempo, empresas de diversos setores passaram a aproveitar brechas na interpretação do tipo de lastro elegível para emitirem CRI e CRA que não necessariamente serviam para financiar os setores imobiliário e agrícola.

Desse modo, companhias como fast food, farmácias, varejo e de saúde passaram a usar os certificados como uma forma de captação mais barata, porque, com a isenção, os investidores aceitam condições mais favoráveis ao emissor quando comparado a outros tipos de títulos, como as debêntures, ou mesmo com o tradicional crédito bancário.

Um exemplo que ficou conhecido no mercado recentemente é o chamado "CRI de aluguel". Essa modalidade possibilita à companhia obter recursos com prazos e custos menores na comparação com outros tipos de títulos de dívida, como as debêntures, para pagar locações de imóveis. As mudanças definidas pelo CMN agora vetam esse tipo de operação.

Segundo dados do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e da B3, o saldo financeiro, ou seja, o dinheiro atualmente investido em LCIs, LCAs, LIGs, CRIs e CRAs já alcança mais de R$ 1 trilhão. O crescimento das aplicações tem sido de dois dígitos anuais. Nos dois últimos anos, por exemplo, o estoque de Letras Imobiliárias e do Agronegócio aumentou 140%, para R$ 716 bilhões, enquanto o de certificados dos dois setores registrou alta de 25,6% em 2023 comparado a um ano antes para R$ 310 bilhões.

Os certificados de recebíveis são títulos securitizados, ou seja, emitidos por empresas que usam recebíveis como garantia da dívida.

As novas resoluções vedam as emissões de CRIs e CRAs com lastro (garantia) em títulos de dívida, como debêntures, de companhias abertas não relacionadas aos setores agro e imobiliário. Essa restrição atinge diretamente companhias de setores não imobiliário que usam debêntures, por exemplo, como lastro para CRIs de aluguel. Também proíbem o uso como garantia de direitos creditórios originados de operações financeiras ou entre partes relacionadas, cujos recursos sejam utilizados para reembolso de despesas.

Em 2022, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a emissão de CRIs e CRAs nos quais o lastro vinha de uma dívida que até podia ser emitida por companhia não ligada aos setores imobiliário e agro, desde que os recursos fossem utilizados para reembolso de despesas feitas por empresas dos setores. Agora, com a nova regra, esse tipo de solução não poderá mais ser utilizado.

As letras isentas são emitidas por instituições financeiras para captação de recursos a serem utilizados em novas operações de crédito imobiliário ou do agronegócio. Para esses papéis, houve uma mudaça nos prazos mínimos de vencimento que passaram de 90 dias para 12 meses, para a LCI, e nove meses na LCA.

Para a LCA, o CMN indicou que o dinheiro obtido com títulos do gênero que usam como lastro operações que foram firmadas com recursos subsidiados pelo governo não poderá mais usado em operações subvencionadas para evitar sobreposição de benefícios. Segundo a resolução, os recursos captados neste caso só poderão ser aplicados no crédito rural com taxas livremente pactuadas em condições de mercado. Essa restrição vai ocorrer de maneira gradual até primeiro de julho de 2025.

Outra mudança é a proibição de uso de adiantamentos sobre operação de câmbio, créditos à exportação, certificados de recebíveis e debêntures como lastro das LCAs. Nas LCIs, o conselho vetou a possibilidade de usar como lastro operações sem conexão com o mercado imobiliário, mesmo se houver garantia de imóvel.

De acordo com o BC, "deixam de ser admitidas como lastro de LCI operações para pessoa jurídica sem conexão com o mercado imobiliário, mesmo que garantidas por imóvel, como operações de capital de giro".

Outra questão, também como forma de evitar sobreposição de benefícios, é que o uso como lastro de operações que usaram os recursos da poupança têm de ser deduzidos dos saldos que servem de referência para o direcionamento de recursos. Esse direcionamento ocorre porque a legislação obriga as instituições a utilizar 65% do saldo da caderneta no crédito imobiliário, dentro do sistema financeiro habitacional, seja para aquisição ou para construção. Segundo o Banco Central, a mudança visa "evitar o duplo benefício tributário sem a correspondente originação de novas operações de crédito imobiliário".

O "funding" da poupança tem um custo muito abaixo da captação pelo mercado de capitais, porque o tradicional investimento remunera com uma taxa fixa de 0,5% ao mês acrescido da variação da taxa referenncial (TR), quando a Selic está acima de 8,5% ao ano. A nova regra, portanto, obriga os bancos a incluírem nos 65% obrigatórios os recursos obtidos com LCIs que tenham lastro em operações com recursos vindos da caderneta.

Para as LIGs, o CMN estendeu essas mesmas regras. As letras garantidas tinham um benefício de evitar essa dedução a partir de um determinado vencimento. Agora passa a valer a mesma obrigação das LCIs, com dedução dos saldos dos créditos imobiliários que servem de referência para a verificação do cumprimento da regra de direcionamento de 65% do saldo da poupança.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
mesmo com isso, a maioria já não funciona
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa eu realmente não esperava. Governo tá avançando em tudo mesmo. Bizarro
eles querem fazer as pessoas pararem de investir no que não paga IR, fazendo isso como? Começando a cobrar IR de tudo que eles podem

edit: só pra ferrar a classe média que mais investe nessas coisas. Isso certamente não é investimento de "rico", e arrecadar ainda mais.

Parabens BHuezil:br:
 
Última edição:
Para esses papéis, houve uma mudaça nos prazos mínimos de vencimento que passaram de 90 dias para 12 meses, para a LCI, e nove meses na LCA.

:mother:

O que era algo tranquilo "segura por 3 meses e se precisar saca depois rendendo 11% a.m" agora "vai sacar nada, espera 1 ano e foda-se se dermos canetada no meio do caminho"

Governo tá realmente armando para mexer na Selic nesse ano numa canetada...

Se eu fosse escolher algo para investir, seria IPCA+ Pós, inflação vai comer geral nos próximos anos...
 
:mother:

O que era algo tranquilo "segura por 3 meses e se precisar saca depois rendendo 11% a.m" agora "vai sacar nada, espera 1 ano e foda-se se dermos canetada no meio do caminho"

Governo tá realmente armando para mexer na Selic nesse ano numa canetada...

Se eu fosse escolher algo para investir, seria IPCA+ Pós, inflação vai comer geral nos próximos anos...

Quase um confisco diferenciado. :hmm:
 
eles querem fazer as pessoas pararem de investir no que não paga IR, fazendo isso como? Começando a cobrar IR de tudo que eles podem
A parte de mudarem os prazos foi sacanagem mesmo, porém a fiscalização sobre pra onde esse tipo de dinheiro tava sendo usado foi interessante, muitos bancos fazendo isso disso pra lucrar mais ainda. Tinham bancos usando a grana de LCIs pra resolver coisas de aluguéis, que não tem nada a ver com a ideia do título.
De toda forma, isso daí é tentativa de forçar o pessoal a migrar pros CDBs mesmo com seus belos 20~22.5% de IR.
Quem me dera ter isso :haha:
Se eu fosse escolher algo para investir, seria IPCA+ Pós, inflação vai comer geral nos próximos anos...
Diversificar em prefixados é sempre uma boa também.
Quase um confisco diferenciado. :hmm:
Isso vai ser só para novas emissões até onde entendi, quem já tava com a grana em algum com carência menor do que os 9/12 meses não vai ter problema.
 


Interessante video sobre El Salvador e o btc
 
Dando bump só pra dizer que consegui sacar a 4.96, façam suas especulações aí com oq vai acontecer agora.
 
Saquei! Vai para >5 ainda hoje!!!!
 
Ontem entrei no mercado de ações. Minha proposta é ir comprando e segurar por anos a fio.

Comecei de forma mais tímida possível, pra ver como é, enquanto ainda tô em fase de ter reservas maiores na renda fixa.
 
9 páginas meu informe de rendimentos do nubank tem.

:thinking:

Tenho que declarar meu trocados :kidding:
 
Ontem entrei no mercado de ações. Minha proposta é ir comprando e segurar por anos a fio.

Comecei de forma mais tímida possível, pra ver como é, enquanto ainda tô em fase de ter reservas maiores na renda fixa.

Entre no mundo de ações sólidas que pagam bons dividendos. Elas não valorizam muito, mas isso não interessa, o que interessa é ganhar de 8 a 15% (e média das melhores empresas) por ano como lucro real, sem descapitalizar o montante de ações.

Muita gente constrói patrimônio com isso, ficam 20 anos ou mais comprando direto, todo mês, só ações que pagam bons dividendos, e conseguem uma bela renda extra ou mesmo aposentadoria antecipada.

Pena que eu não tinha essa informação quando comecei a investir uns 25 anos atrás, mas minha meta é esperar o bitcoin ir para as alturas daqui a uns 10 anos e trocar pelo menos 50% de bitcoin por estas ações, aí é aposentadoria garantida em berço esplêndido.
 
Entre no mundo de ações sólidas que pagam bons dividendos. Elas não valorizam muito, mas isso não interessa, o que interessa é ganhar de 8 a 15% (e média das melhores empresas) por ano como lucro real, sem descapitalizar o montante de ações.

Muita gente constrói patrimônio com isso, ficam 20 anos ou mais comprando direto, todo mês, só ações que pagam bons dividendos, e conseguem uma bela renda extra ou mesmo aposentadoria antecipada.

Pena que eu não tinha essa informação quando comecei a investir uns 25 anos atrás, mas minha meta é esperar o bitcoin ir para as alturas daqui a uns 10 anos e trocar pelo menos 50% de bitcoin por estas ações, aí é aposentadoria garantida em berço esplêndido.
Quais ações?
 
Entre no mundo de ações sólidas que pagam bons dividendos. Elas não valorizam muito, mas isso não interessa, o que interessa é ganhar de 8 a 15% (e média das melhores empresas) por ano como lucro real, sem descapitalizar o montante de ações.

Muita gente constrói patrimônio com isso, ficam 20 anos ou mais comprando direto, todo mês, só ações que pagam bons dividendos, e conseguem uma bela renda extra ou mesmo aposentadoria antecipada.

Pena que eu não tinha essa informação quando comecei a investir uns 25 anos atrás, mas minha meta é esperar o bitcoin ir para as alturas daqui a uns 10 anos e trocar pelo menos 50% de bitcoin por estas ações, aí é aposentadoria garantida em berço esplêndido.
Gosto dessa estratégia. Obrigado.

Estou seguindo essa linha. Comecei com uns trocados de Itaú e Bradesco. E a intenção é comprar todo mês. Eu vou comprar pouco, porque eu já ganho pouco mesmo, e paralelamente tenho que comprar um apartamento pra no máximo daqui uns 3 anos, então o que eu separo pra investir uns 70% tá indo pra uma renda fixa de liquidez imediata.

Criptomoedas eu já tenho algumas que comprei em dezembro de 2021, mais pra entender como funciona a Binance. Coloquei 300 reais, que hoje estão em 160, ou seja estou no prejuízo. Mas já coloquei pra resultado de longo prazo mesmo, sem estresse. E fui aprendendo a usar algumas coisas na Binance. Fora que se eu considerar que esses 300 chegaram a reduzir pra 20 reais e agora voltaram a 160, dá pra ficar otimista.

Dos 30% que eu separo pra investir, vou separar metade em ações e metade em cripto, ou talvez eu reveja essa balança aumentando em ações. Vou analisar.

Hoje minha carteira está em 95% em renda fixa, 3% Cripto e 2% ações. Com o passar dos meses vai mudando.
 
Entre no mundo de ações sólidas que pagam bons dividendos. Elas não valorizam muito, mas isso não interessa, o que interessa é ganhar de 8 a 15% (e média das melhores empresas) por ano como lucro real, sem descapitalizar o montante de ações.

Muita gente constrói patrimônio com isso, ficam 20 anos ou mais comprando direto, todo mês, só ações que pagam bons dividendos, e conseguem uma bela renda extra ou mesmo aposentadoria antecipada.

Pena que eu não tinha essa informação quando comecei a investir uns 25 anos atrás, mas minha meta é esperar o bitcoin ir para as alturas daqui a uns 10 anos e trocar pelo menos 50% de bitcoin por estas ações, aí é aposentadoria garantida em berço esplêndido.
pega os seus BTC atual manda pra um endereço novo e resgata os forks ai pode converter pra BTC ou outra moeda
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo